PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – 20.01.2023

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Para as empresas, 2023 representa um ano de desafios sem fim, com obstáculos como a inflação e o aumento das taxas de juros, entre outros. O desafio é ainda mais profundo para as pequenas e médias empresas (PMEs), que não possuem capital elevado, e que no Brasil ocupam um lugar-chave na economia, com mais de 99% dos empreendimentos no país, segundo o Ministério da Economia.
Neste contexto, a transformação digital e a utilização do Marketing surgem como oportunidades para que as PMEs desenvolvam uma comunicação mais próxima e personalizada com os consumidores, uniformizem os seus canais de venda e atendimento na internet e, com isso, promovam um aumento nas vendas que podem atingir alguns percentuais bem significativos.
Ao investir em mensagens de última geração, é possível combinar o benefício de alcançar a totalidade dos clientes com uma experiência rica, personalizada, e com uma taxa de abertura de 98%. Apesar dos 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens e das 100 bilhões de mensagens enviadas diariamente entre WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, a comunicação entre marca e cliente em aplicativos de bate-papo móvel permanece um território inexplorado para muitas empresas.
De acordo com o estudo ‘Conversational Messaging’, produzido pela Sinch, o SMS de 160 caracteres tem uma impressionante taxa geral de leitura de 95% em menos de 2 minutos. As mensagens móveis omnichannel, por sua vez, permitem que as empresas se conectem com os clientes por meio de qualquer canal e sem perder o fluxo do diálogo durante todo o processo.
No Brasil, o fato de as PMEs gerarem 72% do emprego e 30% do PIB reforça a importância dessas soluções para a sobrevivência desses negócios. Para enfrentar este desafio, estratégias de marketing inovadoras e a utilização de novos canais digitais tornaram-se uma grande aposta para chegar aos consumidores e, embora as grandes empresas tenham sido as precursoras desta transformação digital, as PMEs não devem ficar para trás.
Por um lado, as empresas PMEs reduzem os custos operacionais envolvidos no atendimento e nas vendas por meio de canais digitais, elevando assim a satisfação do cliente. Por outro, sua conversão de vendas aumenta — motivo pelo qual a utilização de aplicações de mensagens, bem como a compra e venda de produtos e serviços a partir do smartphone, será uma das grandes apostas para 2023.
Como conclusão, é indicado criar uma estratégia de mensagens móveis em aplicativos de conversação, que permite às empresas aumentar a receita, reduzir custos e ampliar a satisfação do cliente. As mensagens móveis conversacionais possibilitam que os usuários resolvam de maneira simples, fácil e eficiente suas solicitações de atendimento em uma única conversa.
Além disso, estar disponível 24 horas por dia permite que a equipe de suporte ao cliente se concentre apenas nas solicitações mais complexas, em vez das tarefas repetitivas mais frequentes. E o mais importante: os usuários se sentem mais à vontade para interagir com uma marca.
O marketing digital conseguiu aproximar o mundo da publicidade aos clientes, e um de seus pontos mais marcantes é que permite manter uma relação de sentido duplo entre o consumidor e a marca. Personalizar e dar importância às opiniões dos clientes é essencial para ter sucesso com o marketing online em 2023.

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