Segundo a rede CNBC, as vendas de imóveis virtuais no Metaverso chegaram a US$ 500 milhões em 2021 e podem dobrar este ano. Com a mudança de nome e de estratégia do Facebook, recém anunciada por Mark Zuckerberg, e a aceleração da evolução digital, cada vez mais profissionais e áreas têm se perguntado qual será o seu papel em um futuro que já chegou. E, com os vendedores, não poderia ser diferente.
Porém, enquanto cada vez mais marcas correm atrás de estratégias de Customer Experience e de personalização nas vendas para não ficar de fora do que vem por aí, o comportamento do consumidor não para de mudar. E essa é só mais uma das questões que devem ser trabalhadas pelos profissionais da área de vendas.
Qual o papel dos vendedores na realidade virtual?
Nesse cenário, uma pesquisa da Universidade de Stanford levantou uma questão interessante: qual efeito a escolha de avatares virtuais online teria no comportamento de uma pessoa? O resultado traz mais um alerta aos vendedores: o usuário não apenas operaria seu avatar de uma forma consistente com sua aparência no digital, como também tais características mudariam seu comportamento no consumo.
“Não se trata de achar que a Inteligência Artificial irá tomar o lugar dos vendedores, porque isso é impossível. E sim de transformar o mindset sobre a importância das vendas para o mundo, posicionando os vendedores como protagonistas do faturamento das empresas”, reforça Marcelo Scharra, especialista e CEO da Aceleração de Vendas, plataforma de treinamento e consultoria de desenvolvimento de pessoas e equipes comerciais que buscam alta performance.
Segundo Scharra, enquanto a revolução digital acelera, é preciso acelerar também o progresso para empresas e pessoas prosperarem. “Quando falamos de Customer Experience, focamos em um conjunto de estratégias para um pós-venda de sucesso. E os vendedores também demandam essa atenção, com atualização constante para que possam lidar com a nova realidade de forma assertiva, preparados para esse novo momento”, destaca.
Para isso, é preciso treinar os profissionais de vendas, com seus diferentes perfis, avaliando a realidade existente e reformulando o jeito de treinar o time – e de vender, também. “Apenas com a reestruturação das metas, com uma nova validação do processo de vendas, será possível vender mais e melhor, sejam as NTF’s, seja no Metaverso ou em qualquer outro ambiente digital que está por vir”, finaliza o especialista.