TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – 29.09.2023

Three special agents in the central Bureau of Investigation are searching for a particularly dangerous criminal. This is an unknown hacker who broke into the servers and the website of the FBI.

A transformação digital já não é mais um assunto apenas para o futuro. Ela está acontecendo a todo vapor, e impacta diretamente os negócios de todos os segmentos. A inteligência de dados é uma das frentes existentes dentro do processo de transformação digital, e é um tema que tem sido cada vez mais recorrente quando se fala em crescimento das empresas.

A tomada de decisão estratégica baseada em dados tornou-se imprescindível para as empresas em todo o mundo diante deste cenário. Nunca foi tão importante analisar informações, processos e pessoas, mas esse mercado ainda tem um grande potencial a ser explorado,pelo menos 66% das empresas ao redor do mundo levam seus negócios orientados por dados. Entretanto, também em níveis mundiais, são poucas as que sabem tratar esses dados adequadamente apenas 21%. No Brasil, 48% dos negócios estão na faixa inicial no trabalho com dados.

Aproximadamente metade das empresas do país afirma estar sobrecarregada pela quantidade e variedade dos dados que coletam e que precisam de melhor estrutura e conhecimento para lidar com essa área.
Além de simplesmente coletar dados dos clientes, é necessário compreender o comportamento do consumidor através desses dados coletados, por meio da análise das informações obtidas e o entendimento dos cenários em que este consumidor está inserido.

Através da análise assertiva dos dados, é possível obter inputs e insights que farão toda a diferença para o negócio em um cenário tão competitivo. No mundo data-driven atual, as organizações que não aproveitam o poder de ferramentas de inteligência de dados correm o risco de ficar atrás de seus concorrentes. As empresas precisam adotar essas plataformas para obter informações valiosas e vantagem competitiva significativa, e otimizar a tomada de decisões.

As empresas podem se aprofundar nos dados disponibilizados por seus clientes, como faixa etária, localização, preferências de compra, hábitos e muitos outros, e descobrir a partir deles informações significativas, como padrões de comportamento e os níveis de envolvimento dos clientes de diferentes segmentos. Por meio da inteligência de dados é possível identificar tendências, prever as necessidades dos clientes e tomar decisões para aprimorar as experiências e os relacionamentos. A consolidação dos dados é a chave para o sucesso, pois tende a aumentar a escalabilidade, agilidade e flexibilidade na estratégia do negócio. É fundamental ter em mente que os clientes compram mais quando recebem as informações corretas e pertinentes a seus hábitos de aquisição de produtos .

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.