GERAÇÃO Z E O HÁBITO DE CANCELAR MARCAS – 02.12.2022

Multicultural group of young friends bonding outdoors and having fun - Stylish cool teens gathering at urban skate park

Atentos em relação à atuação das empresas além do propósito comercial, os membros da geração Z não hesitam em deixar de lado algum produto ou serviço se identificarem algo que vá contra seus valores.

A pesquisa inédita “Geração Z Pelas Lentes Latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca, aponta que 50% dos jovens da região já “cancelaram”, ou seja, deixaram de consumir ou boicotaram alguma marca por conta de alguém escândalo.

O estudo foi realizado com 2 mil jovens com idades de 17 a 24 anos, que moram no Brasil, Argentina, Colômbia e México, pertencentes às classes A, B e C.

Para a head de pesquisas do Grupo Consumoteca, Mariana Roale, a geração Z constrói uma relação horizontal com as marcas e as olha de maneira humanizada, o que tem dois impactos: por um lado, facilita a proximidade e o diálogo sobre desejos e demandas e, por outro, também cobra uma postura humana quando essas empresas erram. “Os Zs não esperam perfeição por parte das marcas e até duvidam quando sentem que uma empresa projeta uma imagem de perfeita. O que eles mais esperam é uma postura transparente de quem assume suas falhas e busca evolução constante”, diz Mariana.

Apesar de críticos, os membros da geração Z também parecem flexíveis à mudança de opinião. Entre aqueles que deixaram ter deixado de consumir alguma marca por conta de algum escândalo, 20% disseram que esse “cancelamento” foi temporário. Já 30% preferiram romper as relações com aquelas empresas definitivamente.

A pesquisa apontou, ainda, que 56% dos entrevistados acham importante se posicionar de acordo com o contexto em que vivem, já que as ideias e cenários mudam constantemente.

Fonte: Meio & Mensagem

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.