NOTAS DA SEMANA – 04.10.2024

will

ENTREVISTA COM WILL WEBER

1. Quem é Will Weber?

Mestre em gestão especialista em experiência do cliente, é um empreendedor, palestrante e mentor de negócios que auxilia pessoas e empresas a deixar de vender produtos e começar a vender experiências. É CEO da marca Hector Dragão ganhador de diversos prêmios entre eles 9 vezes o TOP ADVB de marketing. Escreveu o livro 10 Passos Mágicos para o Sucesso e criou o movimento A Onda da Experiência

2. O que faz a experiência ser vista hoje de forma diferente?

Tudo que toca nossos sentidos é uma forma de se viver experiência. Naturalmente vivemos experiências quando saímos pela natureza, passeamos no shopping ou comemos em um restaurante. O segredo dos negócio para mim esta em controlar estas experiências para que elas sejam o mais próximo da perfeição, ao ponto de criar memórias mágicas na vida das pessoas. Hoje eu acredito que uma experiência perfeita segue tres pilares: Uma recepção surpreendente, um bom processo de atendimento e show e uma despedida espetacular.

3.Viver em Gramado e ter negócios para o Brasil todo se tornam realidades novas?

Gramado é uma cidade fantástica. Uma pequena cidade no alto da montanha no interior do Rio Grande do Sul, com menos de 50 mil habitantes, se transforma a todo tempo recebendo gente de todos os lugares do país e da América do Sul. As pessoas que vem até esta cidade se sentem passando por um portal, um mundo escondido dentro do país. Ter negócios e criar negócios por aqui é uma responsabilidade muito grande. Nossos empreendimentos deixam de ser comparados com negócios brasileiros e a comparação acaba sendo sempre com empreendimentos dos Estados Unidos e da Europa, onde a régua de entrega é muito maior. Mas é gratificante, receber visitantes em Gramado é manter um mundo mágico de imaginação para as pessoas

4. Will com os amigos, em família e na Serra Gaúcha?

Eu, Minha esposa Lisia e nosso filho Archie somos muito gratos pelas oportunidades que recebemos no Rio Grande do Sul e especialmente na Serra Gaucha. Nosso caminho de especialização nos levou para um seguimento muito especifico e de pouca atuação no Brasil. Entretenimento e hospitalidade são muito mais fortes em países do emisfério norte e se não fosse a receptividade que tivemos por aqui não haveria chance de ficarmos no nosso país. Lisia Diehl é diretora de marketing e comercial da Gramado Parks, um grupo que nasceu em Gramado e ganhou o país. Curioso que nosso filho Archie nasce em meio a personagens que são Dragões, feiticeiros, Yeti (pé grande) e elfos. Nos acostumamos e criar e viver em um mundo mágico. É nossa vida e também nossos negócios, hoje nossos amigos de alguma forma estão ligados a esta magia, minhas partidas de tênis, os jantares em hotéis e restaurantes de amigos circulam por um mundo de imaginação e estamos criando um filho com capacidade de criar histórias e se sentir na Disney brasileira dia após dia

GAV RS

O Grupo de Atendimento de Veículos (GAV) tem a honra de anunciar uma palestra imperdível com Dado Schneider, Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Com um vasto conhecimento sobre o comportamento das novas gerações, Dado abordará o tema: “Como vender para as Gerações Z e Alpha?”.

Em um mercado em constante transformação, entender as nuances que diferenciam a Geração Z, que já está presente no ambiente de trabalho, e a Geração Alpha, que em breve fará o mesmo, é essencial para empresas que desejam se manter relevantes. Durante a palestra, Dado compartilhará insights valiosos sobre as características e expectativas dessas gerações, além de estratégias eficazes de marketing e vendas.

Não perca a oportunidade de aprender com um dos principais especialistas do Brasil no assunto. A palestra promete oferecer uma visão profunda e instigante sobre o futuro do consumo e as novas gerações.

Evento exclusivo para associados e convidados.

Para mais informações, entre em contato:

Quando:  07/outubro às 19hs

Onde: Trinca – Av. Paraná 1761

GRUPO RBS

A partir do dia 7 de outubro, o jornalista Diego Araujo passa a atuar como gerente de Esportes da RBS TV e do ge.globo/rs. Com três décadas de trajetória no Grupo RBS, o profissional retorna para uma área na qual tem história: esteve à frente do Esporte de Zero Hora entre 2012 e 2018, período em que coordenou coberturas de uma Copa do Mundo e de duas Olimpíadas, além de ter colaborado no processo de integração entre os conteúdos do impresso e do digital.

– O desafio de voltar ao esporte, agora na TV, é algo que me encanta, pois une duas paixões que percorrem a minha vida: jornalismo e esporte. Nos últimos seis anos, assisti a uma revolução no pilar de esportes dentro da empresa e sei que terei muito aprendizado pela frente. Acredito também que, com minha experiência, poderei contribuir com pessoas, processos e conteúdo no segmento – projeta o jornalista.

Ao longo de sua trajetória na RBS, Araujo foi repórter, chefe de reportagem, editor e coordenador na editoria de Geral de Zero Hora. Desde 2018, atuava como editor-chefe do Diário Gaúcho.

Com o novo desafio do jornalista na RBS TV, Lis Aline Silveira ficará responsável pela edição do DG – ela integra a equipe do jornal desde sua fundação, em 2000. Neste período, acumulou experiências como repórter até assumir como editora de Dia a Dia, em 2013.

– Como uma das “fundadoras” do DG, me sinto muito feliz por assumir mais este desafio junto ao veículo. Meu objetivo é nunca perder o foco em nosso leitor, o morador das periferias de Porto Alegre e Região Metropolitana – enfatiza Lis Aline.

Diego Araujo permanece à frente do Grupo de Investigação (GDI) da RBS neste momento de transição – um novo coordenador será anunciado em breve.

LOJAS LEBES

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, o Grupo Lebes comemora a conclusão do processo de revitalização da loja do Centro Histórico de Porto Alegre/RS. Localizada em uma das áreas mais atingidas pela enchente, na Rua Borges de Medeiros, a loja logo reabriu as portas, mas durante os últimos meses passou por melhorias e ampliações para oferecer uma experiência ainda mais prazerosa aos clientes.

Agora com cerca de 2000 m² e layout renovado, a Lebes do centro ganhou também uma placa na vitrine que estampa o Manifesto da empresa em homenagem aos heróis e heroínas de todo o Rio Grande do Sul.

“A Lebes Life Store do centro é mais um exemplo da força e da união dos gaúchos, e para nós, se tornou um símbolo de resiliência e de amor à nossa terra. Fico muito feliz em poder entregar agora uma loja ainda maior e melhor à nossa comunidade. Ver esta loja que esteve debaixo d’água totalmente revitalizada, me dá mais garra para seguir investindo na reconstrução e no progresso do nosso Estado”, comenta Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes.

E hoje teve programação especial com a assinatura de autógrafos dos ex-jogadores da dupla Gre-Nal, Bolívar e Edílson que estiveram presentes na loja para interagir com os clientes e conhecer as novas instalações. Durante a tarde, o músico Zeco animou os visitantes com uma apresentação ao vivo.

A Lebes, que já conta com 350 lojas distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, preparou ofertas exclusivas, com condições especiais como 10x sem juros na Moda e até 20x no setor de eletromóveis. Os clientes também podem realizar suas compras pelo WhatsApp (51) 9.9760-0832 ou pelo site www.lebes.com.br

WEBINAR ABAP RS

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) realizou na manhã desta quarta-feira, 2, um webinar exclusivo para as agências de Comunicação da Região Sul. O evento teve como objetivo principal apresentar a nova missão da entidade neste momento, considerado de transformação do mercado da Publicidade e também com novidades às empresas.

O encontro contou com a presença de Camila Ness, coordenadora de Comunicação da RBS, Fernando Silveira, presidente da Associação Riograndense Propaganda (ARP), e Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sistema das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Além deles, Nenê Zimmermann, presidente do Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul (GAV-RS), também participou da iniciativa.

A reportagem de Coletiva.net esteve presente no encontro para acompanhar todos os detalhes. Márcia Esteves, presidente da Abap nacional, recordou que nos dois últimos anos foi feita uma gestão de dentro para fora, e que a entidade perdeu força devido à pandemia de Covid-19 e aos fatores externos. “Ficamos um ano e meio arrumando a nossa casa. Estudamos como a Abap pode ajudar todas as regiões”, afirmou.

Conforme a dirigente, serão realizados diversos eventos, como palestras, webinars, capacitações, entre outros, não só no Rio Grande do Sul, mas em todas as regiões do Brasil, a fim de aproximar o mercado publicitário à associação. “Esses encontros serão realizados até o final do ano, com o objetivo de ensinar as agências como construir cases para o Effie, debater assuntos como Inteligência Artificial, processos de gestão e de eficiência de pessoas”, explicou.

Uma das novidades apresentadas no encontro foi o lançamento da ‘Abap Academy’, que conta com curadoria e parcerias em educação para sustentabilidade do mercado e capacitação de agências. O projeto conta com parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (ESPM-Sul), Iab Brasil, Adobe entre outros.

Também foi informado que, em parceria com a Abap do Rio Grande do Sul, a Scopem – empresa que realiza pesquisas e rankings sobre o mercado publicitário e Marketing -, haverá o lançamento de um ranking, no qual serão destacadas as melhores marcas para as agências atenderem, tendo como ponto de vista os negócios. O lançamento está previsto para novembro. “Não pode ser só as empresas expostas nessas pesquisas, os clientes também precisam aparecer, claro, sem ‘queimar’ ninguém”, colocou Márcia.

Para Alexandre Skowronsky, presidente da Abap-RS, as novidades apresentadas no encontro proporcionam um momento importante e especial. “É a valorização do mercado regional.

SEBRAE RS

O crescimento e o desenvolvimento econômico estão diretamente ligados às iniciativas dos empreendedores, tanto pelos novos negócios criados quanto pela manutenção e expansão dos negócios já estabelecidos. Para entender as características e percepções daqueles que ainda não são empreendedores, mas têm a intenção de se tornar no futuro, e ter uma fotografia daqueles que já têm seu próprio negócio, o Sebrae RS realizou a Pesquisa GEM 2023, em parceria com a Associação Nacional de Estudos de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

A pesquisa é realizada em anos alternados desde 2016 e os dados são coletados por meio de entrevistas junto à população adulta do RS, entre os quais estão empreendedores e especialistas. O último grupo é selecionado para opinar sobre as condições que o país, estado ou região oferece para desenvolver essa atividade. No RS, para o ciclo de 2023, a pesquisa entrevistou 2 mil indivíduos da população adulta e 39 especialistas.

“A pesquisa GEM fornece dados e análises cruciais para que governos, entidades econômicas, meio acadêmico, organizações não governamentais e sociedade possam planejar e implementar estratégias de apoio e estímulo ao empreendedorismo”, explica Andréia Grätsch do Nascimento, da Gerência de Gestão Estratégica e coordenadora da Pesquisa GEM do Sebrae RS.

Conforme o estudo, a taxa de empreendedores potenciais do RS partiu de 12,7%, em 2016 e atingiu o maior valor em 2020 (46,7%). Em 2023, ficou em 39,5%. Em números absolutos estimados, 39,5% de empreendedores potenciais no estado representam aproximadamente 1,9 milhão de pessoas que poderão se tornar empreendedoras no futuro próximo.

Empreender significa qualquer tentativa de criar um negócio, possuir um negócio formal ou informal, seja individualmente ou em parceria, atuando como autônomo ou como empresa, ou ainda expandir um empreendimento já existente. Desse modo, de acordo com a Pesquisa GEM 2023, o percentual dos gaúchos que sonham “ter o próprio negócio” é mais alto na população masculina (43%), do que na feminina (37,5%). Já cerca de 45% da população em cada uma das três faixas de idade mais jovens (18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos) sonham “ter o próprio negócio”.

Nessa edição da pesquisa foi possível identificar uma elevada taxa de empreendedorismo novo (12,5%), pouco menor que em 2020 (12,7%). Também mostra elevada taxa de empreendedorismo estabelecido (14,7%), ligeiramente menor que 2020 (14,8%).

Destaque também para a alta participação das mulheres no empreendedorismo inicial (47,1%), o que faz o RS ter quase paridade percentual de homens e mulheres à frente negócios iniciais. A grande presença dos adultos jovens (18 a 34 anos) no empreendedorismo nascente (41%) também é relevante, o que dá potencial de o RS ter elevado percentual de pessoas atuando como empreendedores e gerando riqueza por mais tempo ao longo da vida.

“A Pesquisa GEM permite que possamos conhecer e acompanhar as características dos empreendedores e de seus negócios para fornecer informações que embasem a tomada de decisão, o planejamento de apoio aos negócios e a formulação de políticas públicas de estímulo e suporte a novos empreendimentos. A GEM busca definir e medir a intensidade da atividade empreendedora de forma confiável e consistente ao longo do tempo, permitindo comparações entre economias ou entre diferentes períodos no mesmo país, além de adotar uma visão ampla do empreendedorismo, considerando que a decisão de criar um negócio é pessoal e individual, mas influenciada por fatores socioeconômicos”, salienta Andréia.

OLYMPIKUS

Os porto-alegrenses vivenciaram um final de semana inesquecível que marcou a retomada da cidade após as enchentes, em maio deste ano. A resiliência do gaúcho estava estampada com um sorriso no rosto de cada um que viu sua cidade ser povoada pelos participantes da 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre e celebraram o esporte que ocupou as ruas da capital gaúcha na maior edição da história. A Olympikus, que desde 2022 é a marca esportiva oficial e neste ano foi também apresentadora da competição, estava nos pés dos atletas e no pódio com os campeões.

No primeiro dia de competição, a Meia Maratona reuniu os atletas que largaram às 7h com clima ameno em Porto Alegre. Giovani dos Santos, atleta patrocinado da Olympikus, conquistou o 3º lugar. No feminino, a atleta Aline Prudêncio ficou em primeiro lugar e cruzou a linha de chegada usando um Olympikus no pé. Ambos garantiram além da premiação do pódio da prova, as quantias de R$1.000,00 e R$3.000,00, respectivamente, com a bonificação que a marca propôs aos primeiros brasileiros e às primeiras brasileiras dos 21km que estavam com tênis da marca. Além deles, os atletas Emerson Rosa Oliveira (2º lugar na classificação geral e 1º no desafio da marca), Juliano de Araújo (6º geral e 3º no desafio), Fabrícia Stedille (5ª geral e 2ª no desafio) e Senara Almeida da Silva (7ª geral e 3º desafio), também ganharam bonificação.

Os três primeiros brasileiros e brasileiras que cruzaram a linha de chegada com um tênis da marca, nos 42km e nos 21km, ganharam prêmios com valor total de R$51.000,00. Na Meia Maratona, os primeiros colocados ficaram com R$3.000,00, os segundos R$2.000,00 e os terceiros colocados, R$1.000,00. Já na Maratona os valores foram de R$20.000,00, R$15.000,00 e R$10.000,00, respectivamente.

Ainda no sábado, as provas de 10km e 5km tiveram a largada às 9h, com a capital ensolarada. Muitos carregavam a bandeira do estado do Rio Grande do Sul e cruzaram a linha de chegada emocionadas. Já os pequenos de 3 a 14 anos, tiveram a experiência de corredores na Maratoninha, encantando a todos os presentes.

Já no domingo, a emocionante Maratona passou pela primeira vez dentro do Mercado Público, o mais antigo do Brasil e um dos pontos simbólicos de Porto Alegre, que foi duramente atingido pelas enchentes. A Olympikus estava nos pés de 9 dos 10 atletas que subiram ao pódio. Neste ano, além dos primeiros cinco colocados, a organização da prova chamou ao palco os 10 primeiros de cada categoria e em clima de celebração, entregou um troféu e presentes dos patrocinadores a cada um, como forma de agradecimento e respeito pela conquista.

Na Elite masculina, o atleta de Uganda, Maxwell Kortek Rotich, foi o grande campeão com tempo de 02:18:55, seguido por Elisha Kiprop Barno, do Quênia, que ficou com a segunda colocação e tempo final de 02:20:11. Ambos tiveram apoio da Olympikus para a competição. Samuel Souza do Nascimento (02:21:17 – 3º lugar), Antonio Marco Pereira de Araujo (02:21:54 – 4º lugar) e Eliezer de Jesus Santos (02:23:21 – 5º lugar) foram os vencedores do Desafio Olympikus no pé.

Já na Elite feminina, a vencedora foi a queniana Vivian Jeftanui Kiplagati com tempo final de 02:42:57. Sua conterrânea Susy Chebet Chemaimak ficou em 3º lugar completando a prova em 02:44:12. Ambas tiveram apoio da Olympikus. As brasileiras Franciane dos Santos Moura (02:43:35 – 2º lugar), Susane de Araujo Martins (02:49:03 – 4º lugar) e Rejane Ester Bispo da Silva (02:50:00 – 6º lugar) foram as campeãs do Desafio Olympikus no pé.

“Esse resultado é a confirmação do trabalho que a Olympikus vem fazendo de desenvolver tecnologia e colocar o tênis em atletas de Elite para mostrar que o Brasil tem uma marca nacional capaz de produzir um tênis competitivo, de alta performance e estar no topo do pódio. Mas junto com isso, essa Maratona também celebra o amor de Porto Alegre pela corrida, que volta a sorrir a partir desta prova. A transferência da competição de junho para setembro trouxe esse ar de adversidade. De alguma maneira acabou conectando um grupo muito grande e agora o mundo está entendendo que existe uma das principais provas do Brasil aqui na cidade.”, conta Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.

Todos os atletas que completaram os 42km com tempo abaixo de 3 horas ganharam uma camiseta finisher personalizada e exclusiva da Olympikus, a “sub 3”, como forma de parabenizar e incentivar os atletas e o esporte.

A 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre está entre as provas do Desafio Supra que vai premiar com R$25.000,00 o atleta ou a atleta que tiver o melhor tempo nos 42km em uma prova nacional. Além disso, o embaixador da marca, Vanderlei Cordeiro de Lima, que também participou do evento na distância de 10km e finalizou a prova em 37 minutos e 46 segundos, é padrinho do Desafio Vanderlei Cordeiro de Lima. O prêmio no valor de R$50.000,00 será do atleta que bater o recorde nacional masculino de 2:11:19, conquistado por ele na edição da Maratona Int. de SP, em 2002, e para a atleta que for mais rápida que a Márcia Narloch, que detém o recorde no feminino com 2:34:18, conquistado na Maratona Int. de Porto Alegre, em 2000.

No km41, a tradicional celebração no verdadeiro estilo gaúcho foi comandada por Marcel Agarie, do Canal Mania de Corrida, e reuniu a torcida para incentivar os atletas a darem o último gás no quilômetro final. A Olympikus entregou kits de torcida para os presentes e instalou um telão em um contêiner em parceria com as assessorias de corrida parceiras Winners e FS, para que todos pudessem acompanhar a transmissão ao vivo da prova, no YouTube da GZH.

A venda com exclusividade no e-commerce da Olympikus, o Corre 3 edição especial 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre teve 100% do lucro revertido para o Instituto Caldeira, uma Instituição sem fins lucrativos, que está à frente de diversos projetos como o “De Volta Para Casa”, que oferece apoio à reconstrução dos lares de jovens da rede pública ligados aos programas educacionais do próprio Instituto, articulada em parceria com o Ciclo Empreendedor, o Instituto Cultural Floresta e a Câmara Americana.

ORQUÍDEA ALIMENTOS

Já está no ar a campanha “Sem Dúvida Nenhuma”, uma parceria da Orquídea Alimentos e Imama, que tem como objetivo informar e incentivar a prática do autocuidado. A Orquídea é a apoiadora do Imama e, desde 2019, participa ativamente com a campanha do Outubro Rosa, alertando sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Neste ano, a campanha responde às questões mais frequentes sobre o tema, chamando a atenção para os cuidados, prevenção e tratamento do câncer de mama. Entre as perguntas abordadas estão: Quando devo fazer mamografia?; Próteses de silicone aumentam o risco de câncer de mama?; É genético?; Quais os sintomas?; entre outras dúvidas.

Durante todo o mês, as embalagens de farinha de trigo da Orquídea também estarão com o selo indicando a parceria com o Imama. A ação pode ser acompanhada no Instagram e no YouTube da empresa (@amoprodutosorquidea).

ENFATO

A Enfato Multicomunicação passa a ser parceira comercial no Rio Grande do Sul da Cosafe LATAM. Com a parceria, a empresa gaúcha amplia sua atuação na área, passando a oferecer também uma plataforma tecnológica de comunicação e gestão de incidentes críticos e crises, tema ainda mais relevante após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. “Atuamos para fortalecer cada vez mais a reputação de marcas e empresas com estratégias de comunicação para estabelecer relações de confiança. A crise está ligada a fatores desestruturantes para uma organização, independente de área ou porte e sabemos o quanto é importante uma ação urgente e estratégica. A partir da parceria, passamos a oferecer uma solução tecnológica de comunicação ágil e assertiva de gestão em momentos de crise. A ferramenta contribui também para uma atuação preventiva, mitigando possíveis danos. Não se questiona mais se a crise vai ocorrer, mas, sim, quando acontecerá. Com isso, o trabalho prévio torna-se imprescindível”, afirma a sócia-fundadora da Enfato, Mariana Turkenicz.

Segundo a CEO da Cosafe LATAM, Ana Flavia Bello, a plataforma foi projetada por especialistas em gerenciamento de crises e tem o propósito de salvar vidas, organizações e o meio ambiente, por meio da instituição de uma cultura corporativa voltada para a segurança, resiliência, agilidade e sustentabilidade. “É uma solução completa e de fácil usabilidade, que permite respostas rápidas, documentadas e seguras para as organizações. Além de agilizar a comunicação, a plataforma oferece comandos automatizados que permitem respostas a emergências customizadas por cenários de crise”, explica.

“Há uma demanda natural por empresas que já possuem estrutura em Riscos e Crises como as do segmento financeiro, setor aéreo, indústrias, além de empresas no setor de transporte, logística e varejo. Mercados regulados como fornecimento de água, energia, gás e telefonia também podem se beneficiar muito, assim como escolas e condomínios”, salienta Ana Flavia. “Cada vez mais as organizações percebem a necessidade de estarem preparadas para situações inesperadas. Vivemos constantemente novos desafios e adversidades que exigem das instituições atitude para enfrentar a complexidade dos cenários e das relações. Este universo coloca a comunicação como protagonista para a construção de reputação e a plataforma Cosafe é uma oportunidade para que valores sejam mantidos, estratégias e narrativas construídas, qualificando os negócios”, complementa Mariana.

A Cosafe foi fundada na Suécia e customizada para as necessidades do mercado brasileiro, recebendo investimentos constantes em desenvolvimento para melhorias e inovações. Conta com equipe própria no Brasil, qualificada em Gestão de Crises e em Tecnologia, para treinamentos e suporte, oferecidos em português, inglês e espanhol. É uma solução completa por meio de uma plataforma tecnológica que tem como premissa a proteção e a privacidade dos dados dos usuários. Em sua sede na Suécia, a empresa recebeu, em 2023, a certificação ISO 27001 de Gestão da Segurança da Informação. A Cosafe está presente em nove países e tem mais de 100 mil usuários ativos.

PUCRS

Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da PUCRS, Rafaela Kuhn, Nícolas do Rio, Felipe Julius e Manoela Fonseca, conquistaram um prêmio no Latin American Design Awards, na categoria Advertising, B2C Activaciones, com o trabalho ‘Totally Off The Wall’. A cerimônia ocorreu no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (Ceará), e reuniu grandes nomes da indústria criativa latino-americana, reconhecendo os melhores trabalhos em criatividade e inovação.

O trabalho premiado é uma ativação de marca criada no contexto da parceria entre a Vans e a Mongoose, duas marcas que se uniram para lançar uma coleção especial de calçados e roupas, celebrando sua herança compartilhada. A Vans é amplamente conhecida por sua forte conexão com o skate, enquanto a Mongoose tem raízes no BMX. Com base nisso, os estudantes propuseram, em seu trabalho, uma ativação no Skate Park localizado na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, por ser um local que concentra o público-alvo das duas marcas.

Para Rafaela Kuhn, a experiência de ter conquistado um prêmio internacional ainda na graduação foi inesquecível. ”Definitivamente ganhar um prêmio latino-americano ao lado de colegas, melhor dizendo, amigos, torna tudo mais especial. Sentíamos que o trabalho tinha potencial e investimos nele. O evento foi ótimo, proporcionando networking com profissionais de vários países e a oportunidade de ouvir grandes nomes da indústria criativa. Minha dica para os estudantes: acreditem e apostem nos seus trabalhos”.
Nícolas do Rio conta que ter participado de um evento prestigiado em toda a América Latina foi algo incrível. ”Conversar com grandes players do mercado e adquirir insights valiosos mostra que valeu o esforço e a dedicação de ir atrás desse prêmio”.

Felipe Julius demonstra como o evento proporcionou novos olhares para a área da comunicação. ”Estar lá foi uma experiência incrível, possibilitada por um pensamento estratégico, que permitiu ao nosso trabalho acadêmico se conectar com o mercado, semeando inspiração e colaboração”.
Manoela Fonseca conta que ser reconhecida com um prêmio latino-americano por um trabalho realizado na faculdade foi um marco muito especial na sua carreira. ”Agradeço à Famecos e aos meus professores, Vini Mano e Márcio Blank, pela oportunidade de produzir um trabalho capaz de ir além do curso, e um agradecimento especial aos meus colegas que representaram o nosso grupo muito bem no dia da premiação”.

HICKMANN

A fábrica catarinense Hickmann anunciou a instalação da sua filial em solo gaúcho. O Distrito Industrial de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo,  foi o local escolhido para sediar a nova empresa, a quarta a entrar em operação. Com um investimento de mais de R$ 12,2 milhões, é especializada na exportação de produtos sólidos de madeira de pinus com alto valor agregado (painéis e artefatos derivados). As obras deverão começar em fevereiro de 2025 e a inauguração está prevista para novembro do mesmo ano.

A implantação da fábrica é resultado de uma lei municipal de novembro de 2021 que autorizou a prefeitura a fazer a doação do terreno para a Hickmann, com a contrapartida de a mesma gerar emprego e renda para Encruzilhada do Sul. “Esse é mais um negócio a apostar nas potencialidades da nossa cidade. Estamos atraindo novas empresas, aquecendo a economia local e proporcionando novas oportunidades para os nossos munícipes”, destaca o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Alessandro Mendes Silveira.

Segundo o proprietário, Lucio Hickmann, com a nova operação, a expectativa é alavancar as exportações para a Europa (França, Itália), e expandir as vendas para a América do Norte (Estados Unidos e Caribe). Os recursos para a efetivação do empreendimento são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiados através do Banco do Brasil, com uma geração de cerca de 150 empregos diretos nos primeiros anos de funcionamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.