ENTREVISTA COM LUCIANA ARNHOLD
Quem é Luciana Arnhold?
Sou uma escorpiana cinquentona com ascende em touro e com fortes características dos dois signos.
Natural de Taquara, filha de torneiro mecânico e dona de casa. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unisinos.
Otimismo e perseverança fazem parte da minha essência. Penso que o amanhã sempre será melhor que o hoje. E que sem foco e determinação de nada adianta ser otimista.
Comecei a trabalhar cedo, com 15 anos de recepcionista, aos 18 anos iniciei como telefonista na Calçados Azaléia em Parobé, onde trabalhei por 10 anos e passei por diferentes setores até chegar no marketing, onde permaneci por 3 anos. Durante esse período, dois dos meus grandes ídolos me convidaram para trabalhar na DCS, Tiago Pinto e Gisele Cesa, que nos deixou muito cedo. Foi uma escola incrível, foram 7 anos de aprendizado e crescimento, conheci muita gente bacana e competente. Poderia escrever um livro para citar todos os nomes que fizeram diferença na minha vida, foram anos memoráveis.
Após a DCS, fiquei por 6 anos na E21, outra escola que me proporcionou muito conhecimento e crescimento.
Em 2014 iniciei uma nova jornada, Executiva Comercial na Ativa, onde conheci mais um ídolo, Ricardo Silveira meu professor. Devo a ele grande parte do meu conhecimento e experiência enquanto Veículo de Comunicação. Muito obrigada, Ricardo!
Em 2016 fui agraciada com o prêmio de Atendimento de Veículo do Ano – Top of Mídia. Foi uma surpresa inesquecível, aqui vai meu obrigada a todo mercado que aprovou meu trabalho.
No mesmo ano fui para a JCDecaux, outra empresa grandiosa.
Em 2017 fui convidada para representar em Porto Alegre a BTN – braziliantrafficnetwork.com.br a maior prestadora de serviços de informação de trânsito do Brasil, tem parceria com 92 emissoras. Acredito que esse foi meu maior desafio profissional, pois abrir mercado não é nada fácil, especialmente quando a empresa não é conhecida na região. Porém, o mercado foi extremamente generoso comigo e minha lista de anunciantes cresceu rapidamente. Atualmente sou Gerente Comercial do RS. Sem dúvida alguma, estou em uma empresa excelente que conta com um produto maravilhoso. Sem dúvidas, sou muito feliz aqui.
2. Como foi para ti o momento da pandemia que mexeu com a tua inquietude?
Foi um momento de adaptação. Nunca gostei do home office, pois prefiro a relação dia a dia, o famoso “olho no olho”. Mas a necessidade nos ensina, então tive que me adaptar.
3. O mercado está mais no home office, modelo híbrido ou voltou ao presencial?
Depende. Percebo que a maior parte da agências seguem o modelo híbrido. Mas, os clientes estão presencial. Atualmente está bem mais fácil conversar presencialmente com clientes.
Tenho esperança que o relacionamento veículo x agência volte a ser mais próximo. Como disse na resposta da primeira pergunta, sou otimista.
4. Um dia ou um tempo inesquecível?
O reconhecimento de Atendimento de Veículo do Ano foi imensamente marcante, pois eu jamais imaginava que com tão pouco tempo de mercado seria merecedora desse prêmio.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO #Ep. 3 – Lideranças nos Veículos de Comunicação do Mercado do RS
O terceiro episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Lideranças nos Veículos de Comunicação do Mercado do RS” será apresentado na segunda-feira (8) através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Claudia praetzel, Gerente de Negócios do Grupo RBS, Mara Bussolin, Executiva Comercial do SBT RS, Marcela Froes da Motta Mattos, Gerente Comercial e de Relacionamento com o cliente da Midialand e Paulo Fernandes, Gerente Comercial Regional Sul da Clear Channel. Nenê Zimmermann e os convidados deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
CONFERÊNCIA “MENTES BRILHANTES”
A capital gaúcha será palco de um grande evento que reunirá as maiores referências do empreendedorismo nacional para compartilhar suas experiências, ideias e conhecimentos sobre o mundo dos negócios. A primeira edição da Conferência Mentes Brilhantes acontece no dia 27 de junho, no Auditório Araújo Vianna, e terá como tema “BRASIL. PRESENTE E FUTURO”. Além de especialistas do mercado, o encontro terá como convidado especial o economista Ricardo Amorim, um dos principais nomes quando se trata de análise econômica no país. Os ingressos já estão disponíveis no site www.projetomentesbrilhantes.com .
Direcionado para empreendedores que buscam por informações de qualidade, capacitação e desenvolvimento de suas habilidades, o evento iniciará com painéis e palestras no formato de “talk” – rápidas e objetivas, com duração máxima de 20 minutos – com a participação de líderes em seus campos de atuação, trazendo informações valiosas e atualizadas sobre suas áreas para os participantes. Ao final, a programação contará com uma palestra especial de 1h30, com Ricardo Amorim
Entre os conferencistas estão nomes como Daniel Randon, presidente do Grupo Randon; Harry Fockink, escritor, consultor e presidente da Fockink Consultoria Brasil/Portugal; Luciano Potter, jornalista e comunicador do Grupo RBS; Manuela Bordasch, empreendedora e cofundadora do Steal The Look; Cris Silva, empreendedora e comunicadora do Grupo RBS; Marcus Rossi, fundador e CEO da Gramado Summit; Tinga, atleta, empreendedor, palestrante, ativista social; e Arildo Junior, mentor especialista em Propósito, Gestão e Liderança.
Economia, Gestão, Inovação e Tendências são temas que serão debatidos no encontro. Entre os assuntos que serão levados ao público estão as tendências do mercado financeiro e seus impactos na economia; como atrair e reter talentos, gerar mais resultados e ter um time feliz; como equilibrar vida pessoal e profissional; propósito empresarial e de vida; além de conteúdos para entender mais sobre IA – Inteligência Artificial e M&A – Fusões e Aquisições.
“O objetivo da conferência é trazer soluções para empreendedores que buscam crescer em um ambiente de incertezas, mas também de muitas oportunidades. Os participantes terão acesso a informações atualizadas e valiosas, que vão ajudar a entender como as oscilações e instabilidade do mercado podem impactar os seus negócios, além de outras questões que surgem no dia a dia de quem empreende. Independentemente do segmento, tenho certeza de que será uma experiência transformadora para todos”, conta Márcio Oliveira, Fundador e CEO do projeto “Mentes Brilhantes”.
Homenagem – Em cada edição, a Conferência Mentes Brilhantes vai homenagear pessoas notáveis que foram e são importantes para o desenvolvimento de grandes empresas, marcas e negócios. Os nomes escolhidos para receber a distinção no dia 27 de junho são Clóvis Tramontina, Presidente da Tramontina entre 1992 e 2021 e atual Diretor do Conselho de Administração da Tramontina; e Roberto Argenta, Presidente da Beira Rio S/A.
“Além de uma justa homenagem, essa é uma forma de agradecimento da sociedade gaúcha por essas mentes brilhantes que nos inspiram e nos ensinam”, explica Márcio.
Parte da arrecadação do evento será destinada ao projeto social Mentes Brilhantes, que através do programa “Despertar” fomenta o empreendedorismo, levando conteúdo sobre educação empreendedora para jovens das escolas públicas do Rio Grande do Sul.
SBT
O SBT é a segunda emissora mais lembrada pela população do Rio Grande do Sul, segundo informações levantadas pelo TOP OF MIND RS 2023. A conceituada pesquisa é feita pela revista Amanhã desde abril de 1991 e tem como principal objetivo ranquear as marcas mais lembradas de forma espontânea pelos gaúchos. As entrevistas foram feitas entre os dias 5 e 26 de janeiro de 2023.
Por meio de um questionário online, milhares de pessoas com idades entre 16 e 75 anos, foram entrevistadas e compartilharam suas opiniões sobre diversas marcas do Brasil e do mundo. Segundo os organizadores, o Top of Mind RS tem um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de até 4%, para mais ou para menos.
O SBT gostaria de agradecer aos gaúchos pela escolha e confiança. A emissora preza por desenvolver um conteúdo de qualidade e tem como missão produzir programas que reúnam, divirtam e informem a todos, igualitariamente, contribuindo com o desenvolvimento dos espectadores do Sul e de todas as regiões do país.
GOVTECH SUMMIT
O GovTech Summit POA é um evento destinado a conectar e impactar decisores do setor público a empreendedores de startups em torno de palestras sobre o universo GovTech que cada vez mais impulsiona a gestão pública com exposições de novas tecnologias e soluções que modernizam a prestação de serviços para o setor público.
A realização do evento se dará nos dias 15 e 16 de junho no Nau Live Spaces e conta com a participação dos palestrantes: Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre, Luis Felipe Monteiro, Presidente da Cateno, Guilherme Dominguez, Co-fundador e CEO do BrazilLAB, Elis Radmann, fundadora do IPO – Instituto Pesquisa de Opinião, Wesley Vaz, Auditor-Chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União, Cássio Brandão, Head de Negócios Governamentais no Google, Jorge Krug, Diretor Geral de Tecnologia de Informação e Inovação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Robson Galiano, Diretor de Operações Microtarget.
Além disso, o GovTech Summit POA contará com dois palcos, sendo o Palco 1 para Governos Digitais onde ocorrerão as palestras de quem vive os desafios de realizar políticas públicas com novas soluções tecnológicas, e o Palco 2 para Soluções GovTech onde líderes de startups GovTech que fornecem soluções de tecnologia para governos falam sobre tendências e experiências para o tema da transformação digital dos governos no Brasil.
Os ingressos para o evento já estão disponíveis na plataforma Sympla acessando pelo link:
ELETROMIDIA
A Eletromidia (B3: ELMD3) — empresa líder no mercado de OOH (out of home) brasileiro e primeira oferta pública de uma empresa Adtech no país, divulgou seus resultados consolidados do 1º trimestre de 2023 (1T23), encerrado em 31 de março de 2023.
O ano de 2023 marca o primeiro ano da retomada de circulação de pessoas sem restrição e a realização de eventos, o que elevou a audiência nos principais ambientes em que a Eletromidia está presente. Desta forma, a companhia obteve uma Receita Bruta de R$196 milhões no primeiro trimestre de 2023, aumento de 48,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já o EBITDA Ajustado alcançou R$51 milhões, significativa ampliação em relação ao EBITDA de R$9 milhões do primeiro trimestre de 2022.
A expansão dos painéis digitais em edifícios, sobretudo residenciais, e a digitalização dos ativos de rua, também foram destaques no 1T23. Neste período, a Eletromidia atingiu 63,7 mil faces publicitárias, aumento de 484 quando comparado ao 1T22, sendo o maior número de faces publicitárias em um primeiro trimestre. O crescimento registrado foi impulsionado pela instalação de novas telas em ativos já existentes, digitalização e expansão em elevadores.
“O ano de 2023 celebrou a retomada de circulação sem as restrições da pandemia. O carnaval, uma das festas populares mais importantes do Brasil foi celebrado por inteiro em todo território nacional, com grande visibilidade e alcance de público. Assim como a edição 2023 do Lollapalooza em São Paulo. Com nossa atuação estratégica, a Eletromidia se destacou por oferecer soluções criativas e inovadoras para marcas que buscaram aumentar sua presença e visibilidade durante os eventos. Estando posicionados em locais estratégicos das cidades e com projetos diferenciados, transmitimos mensagens publicitárias, conteúdos relevantes para o público, maximizando o impacto das campanhas de nossos clientes.”, afirma o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.
O Lucro Bruto alcançado totalizou R$ 70,7 milhões, um crescimento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado, por sua vez, atingiu R$3,5 milhões, representando um crescimento de 155,6% ou R$9,8 milhões em relação ao primeiro trimestre do último ano. A Margem Líquida Ajustada no 1T23 foi de 1,9%, um aumento de 7.7p.p. em relação à Margem Líquida Ajustada de -5,8% registrada no no primeiro trimestre de 2022.
A companhia também seguiu expandindo os investimentos em ESG em suas operações. No mês de fevereiro, a Eletromidia oficializou seu Programa e Estratégia de Diversidade e Inclusão, o Eletro Vozes, que vem sendo preparado desde 2021 com auxílio de uma consultoria especializada no tópico. O objetivo da companhia é se tornar cada vez mais responsável socialmente. Essa ação é mais um passo alinhado ao propósito da empresa de impactar positivamente o mercado e a sociedade.
Já em março, a Eletromidia ampliou a parceria com a Tembici. O projeto, que já estava presente em Brasília, Recife e Rio de Janeiro, agora também conta com uma nova oferta de mídia em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, contemplando o fornecimento, instalação e manutenção de 194 faces digitais nas cidades. Este é mais um passo importante da Eletromidia na expansão do core business com a consolidação de seu posicionamento no mercado de mídia out-of-home no Brasil na vertical de ruas, atuando em 10 das 11 maiores capitais do país.
“Continuamos a nos preparar diligentemente para capitalizar as oportunidades do mercado, investindo em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas que nos permitam avanço contínuo no out-of-home, fruto de uma estratégia equilibrada e consistente, priorizando tanto o crescimento quanto a rentabilidade. Acreditamos que essa combinação de ousadia e determinação é essencial para alcançar nossos objetivos e manter nossa posição de liderança no competitivo mercado de mídia OOH.”, conclui Guerrero.
GRUPO RBS
Há cinco anos, a rádio 92 conquista a audiência com uma programação popular, eclética e bem-humorada. É a música que faz companhia no carro. A presença nos shows com boa energia. As vozes amigas e as histórias que divertem e emocionam. Para celebrar ao lado de quem faz parte de tudo isso, ao longo do ano serão realizadas ações de comunicação, ativações de marca e concursos culturais com diferentes prêmios.
Com estilo focado no sertanejo, a emissora acompanha as tendências musicais e mantém uma forte conexão com os ouvintes por meio de um time de comunicadores conhecidos e qualificados. No último levantamento de audiência, no período de janeiro a março, a 92 figurou como a terceira rádio mais ouvida da Grande Porto Alegre, somando mais de 32 mil ouvintes por minuto.
– Parece que foi ontem que a 92 entrou no ar, mas já são cinco anos da nossa rádio. A emissora que veio para mudar a vida das pessoas com música, shows e prêmios. Para mim e todo o time de comunicadores é uma honra fazer parte deste projeto de entretenimento do Grupo RBS. Cinco anos de vida, cinco anos entre as mais ouvidas da Grande POA. O ouvinte pode ter certeza de que vem muita coisa boa por aí, tudo pensado com muito carinho – destaca Martim TJ, líder de Produto e de Programação da emissora.
Para celebrar a data e reforçar a conexão com a audiência, a rádio está veiculando uma campanha com a participação de seis ouvintes, escolhidos por meio de um concurso cultural. Gilson Paim está entre os selecionados e comenta sobre o sentimento de pertencimento com a rádio:
– Estou muito feliz em participar do quinto aniversário da nossa rádio 92, aqui a interação com a audiência é digna e com programação sensacional.
No próximo mês, a 92 estará ainda mais próxima dos ouvintes. A rádio marcará presença no show da dupla Henrique e Juliano, a ser realizado pela produtora Opus Entretenimento no Parque Harmonia, em Porto Alegre, com espaço de experiência e distribuição de brindes. A marca já promoveu, no Rio Grande do Sul, atrações com mais de 30 artistas nacionais de diferentes segmentos musicais.
Até dezembro, os ouvintes também poderão ser contemplados com prêmios por meio de concursos culturais durante a programação da rádio. Para acompanhar as novidades da emissora, basta sintonizar na 92.1, entrar no site https://92radio.clicrbs.com.br ou acessar o app Rádio 92 FM, disponível para os sistemas IOS e Android.
FEEVALE
A Universidade Feevale lançou, em evento nesta terça-feira, 2 de maio, a proposta de 2023 do convênio Educação Antidiscriminatória. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Novo Hamburgo se iniciou em 2021 e tem como objetivo construir uma política pública educacional antidiscriminatória no município, formando profissionais da rede pública para que sejam agentes de combate ao preconceito no território escolar. Neste ano, o convênio terá duas frentes norteadoras.
A primeira frente, intitulada Violências em pauta, busca mobilizar diferentes profissionais que impactam o território escolar para que participem de encontros mensais de análise e debate das diferentes camadas de violência que perpassam o cotidiano coletivo, para que possam refletir sobre a proteção das infâncias. As formações são direcionadas a psicólogos, agentes de segurança, assistentes sociais, professores, conselheiros tutelares, jornalistas e demais categorias que demonstrarem interesse; a participação será por adesão, mediante inscrição no endereço www.criancanamidia.com.br/acoes-e-campanhas/violencias-em-pauta.
A segunda frente é a campanha Criança não é propriedade, é responsabilidade, que alerta para violências cotidianas contra o público infantil e, por meio de um conjunto de fotografias, reflete situações e frases que costumam ser direcionadas às crianças a fim de invisibilizá-las ou desvalorizá-las. A campanha é composta por quatro peças, com fotografias e ditos populares que apresentam as temáticas violência psicológica, alimentação compulsória, castigos físicos e desrespeito à intimidade. Nas cenas, pessoas adultas representam situações em que se costuma ver crianças. Os cartazes serão distribuídos nas escolas da rede municipal de Novo Hamburgo e a exposição está disponível para empréstimo, podendo ser montada em diferentes espaços públicos, como prefeituras, unidades de saúde, hospitais e centros comunitários, por exemplo. O empréstimo dos materiais pode ser solicitado em www.criancanamidia.com.br/acoes-e-campanhas/crianca-nao-e-propriedade-e-responsabilidade.
Para a pesquisadora e professora Saraí Schmidt, que coordena o grupo de pesquisa Criança na Mídia – responsável pelas atividades do convênio – as iniciativas em defesa da proteção e do respeito às infâncias são uma forma de sanar a dívida que existe com as crianças do passado. “Que possamos oferecer para as crianças de hoje uma infância mais plural e menos discriminatória do que a que tivemos. Esse é o compromisso de cada um de nós”, declarou.
A atividade desta terça-feira, que aconteceu no Salão de Atos do Câmpus II, em Novo Hamburgo, também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, da pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, da secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, de demais membros do grupo de pesquisa Criança na Mídia e profissionais que atuam no âmbito escolar.
FENAPRO
Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda -, é um dos conselheiros eleitos para compor o novo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. A cerimônia de posse do novo conselho acontecerá nesta quarta-feira, 3 de maio, às 11h30, na sala de audiências da Presidência do Senado, com a presença do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e do Congresso Nacional.
Sócio da Ampla Comunicação, além de presidente da Fenapro, Daniel Queiroz atua no setor de publicidade e propaganda há 25 anos. “Ter a oportunidade de participar das discussões e auxiliar o Congresso Nacional nos assuntos relacionados a comunicação é, pra mim, uma grande honra como cidadão e profissional da área, além de uma missão no papel de liderança associativa que desempenho representando o setor Publicitário no País”, afirma Queiroz.
Instituído pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1991, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional é composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo.
O Conselho tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil.
“Sempre que um Senador ou Deputado Federal quiser, pode enviar um projeto de lei para que o Conselho de Comunicação Social dê um parecer, com a opinião dos conselheiros sobre o tema em questão”, explica Queiroz, salientando que o Conselho de Comunicação Social foi criado pela Lei 8.389, de 1991, e possui Regimento Interno próprio, aprovado pelo Ato da Mesa do Senado Federal nº 1, de 2013.
SPR
A área de novos negócios da SPR ganha o reforço de um profissional de peso, extremamente qualificado e bastante conhecido no meio da comunicação. Ubiratan Fontoura assume a diretoria de novos negócios da agência com o desafio de turbinar essa área, trazer grandes e importantes clientes e expandir ainda mais a atuação da SPR em estados estratégicos como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A missão certamente não será difícil de ser cumprida tendo em vista a vasta experiência profissional e o amplo relacionamento que o executivo traz na bagagem em mais de 30 anos de trajetória atuando nas áreas comercial, vendas e marketing de empresas multinacionais, além da longa e enriquecedora passagem por agência de propaganda. Fontoura transitou por grandes companhias como Souza Cruz, Danone, Cremer e Círculo, onde ocupou cargos de gerência e diretoria. Permaneceu por quase 20 anos na e21, onde atuou como gerente, diretor e posteriormente também como sócio, responsável pelo atendimento de contas como Votorantim Cimentos, Massey Ferguson, Dow Química, Basf e Banco Pan. Na agência ajudou na construção do grupo MTCom, ligado a São Paulo. “Carrego a e21 com muito carinho. Passei grande parte da minha vida lá e trago histórias construídas com boas lembranças, muitos relacionamentos e grandes amigos”, afirma.
Economista de formação, aos 59 anos o profissional diz se sentir em um dos melhores momentos da carreira. “Sinto-me extremamente energizado pelo desafio e pelas pessoas que estão ao meu lado. Encontrei na SPR um ambiente especial e muito motivador. É uma empresa com uma visão desafiadora e que empodera as pessoas no dia a dia para alcançar esses desafios e objetivos”, complementa.
Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR, afirma que a chegada de Fontoura ao time traz uma conjunção de habilidades mais do que especial aos novos negócios. “Pelo lado da SPR temos a expertise de performance, ferramental de apoio nas etapas de venda e CRM – que nossa área de prospecção tem desenvolvido nos últimos oito anos. Por outro lado, com o Ubiratan passamos a contar com a experiência e o know-how de um grande profissional que, além de muito talentoso, é muito querido pelo nosso mercado”, comemora.
ABA
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou nesta quinta (27), o “Guia diálogo aberto sobre o negócio e o relacionamento Cliente-Agência” do original “Client-agency performance evaluations – 2022 update”. Referente ao ano de 2022, o documento consiste em um panorama sobre como as agências e clientes estão enxergando suas relações e percebendo os seus próprios processos de feedback de desempenho.
Além de inspirar um relacionamento melhor e mais dinâmico entre os diferentes players do setor, o material tem objetivo de fomentar a adoção de boas práticas para a conquista de um mercado dinâmico, eficiente, responsável e ético. Para se ter uma ideia, entre as principais áreas da pesquisa exploradas no novo guia, estão: percepção da avaliação de desempenho; seleção, valor e percepção dos KPIs; frequência e percepção da avaliação do profissional de marketing; remuneração da agência vinculada às avaliações de desempenho; e recomendações sobre como nosso setor deve proceder.
Foram entrevistados mais de 90 pessoas de 82 organizações multinacionais – 49 clientes e 33 agências -, incluindo anunciantes responsáveis por cerca de US$ 70 bilhões em gastos globais com publicidade. Um dos resultados é que hoje as agências se sentem mais à vontade para dizer a seus clientes o que precisam mudar, em comparação com apenas 45% há dois anos. Fruto de uma parceria entre a World Federation of Advertisers (WFA) e a Decideware, o conteúdo é uma livre tradução da versão original. Este é o segundo estudo lançado pela ABA neste ano e, junto com os seis do ano passado, formam um acervo de 28 guias de boas práticas até agora.
“Esta pesquisa nos mostra que as abordagens para o feedback de desempenho foram aprimoradas ao longo dos anos e hoje inspiram perspectivas mais positivas para o futuro. Prova disso é a queda na percepção de que os clientes ignoram esses feedbacks, cometendo os mesmos erros”, destaca Lívia Duarte de Barros Scoralick, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de Compras de Marketing e Varejo do Grupo Boticário.
“Quando um cliente reconhece a importância do feedback e aceita as mudanças sugeridas, quando faz sentido, está encorajando as agências e as deixando mais à vontade e otimistas para serem transparentes com seus clientes anunciantes”, completa Duarte.
O papel dos líderes de marketing e principais executivos da equipe do cliente com o time da agência, também influencia para o sucesso dessa boa relação. Consequentemente, a entrega de campanhas e ações criativas que se conectam com os clientes e o público-alvo da empresa geram mais eficiência e crescimento real. É preciso uma revalorização dos agentes do mercado, tanto das agências como dos executivos de marketing dos anunciantes, como pontos fundamentais para uma dinâmica mais eficiente.
“Reforçamos a importância do compromisso com a transparência nas relações entre cliente-agência, desde o início do contrato, a fim de assegurar que as formas das avaliações e medições de desempenho tenham valor e impacto baseados em resultados objetivamente com adoção de KPIs para uma medição de desempenho eficiente e sustentável”, afirma Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa.
A falta de KPIs objetivos ou mensuráveis por parte das agências está entre os principais desafios apontados pelos clientes na pesquisa, enquanto as agências reclamam da falta de alinhamento dentro do cliente. Paula Marsilli, presidente do Comitê de Mídia e vice-presidente da ABA, e diretora de Mídia e Audiências da Natura & Co., pontua que “a forma como as organizações avaliam o desempenho das agências que trabalham em sua conta precisa ser útil para impulsionar ações e melhorias, e não apenas protocolares. Especialmente para grandes anunciantes que gerenciam muitas agências, a utilização de ferramentas para gestão de avaliações de desempenho em grande escala pode indicar o comprometimento e investimento nessas práticas por parte dos clientes”.
Entre as orientações do Guia, disponível apenas para associados da ABA, ressalta-se o incentivo de ter um diálogo aberto sobre o negócio e o relacionamento em si para que se construa um relacionamento entre clientes e agências próspero e de longo prazo. Desta forma, o feedback de desempenho vem para fortalecer essas relações e parcerias, além de evitar frustrações e insatisfações que acabam resultando na troca da agência. A colaboração e confiança são fundamentais para uma parceria efetiva. Clientes e agências precisam estar alinhados também nas dificuldades que enfrentam.
“Reiteramos que a proximidade gera relação de confiança facilitando a dinâmica de produção de campanhas, além de economizar tempo e recursos de ambas as partes. Para crescer juntos é preciso caminhar juntos e é isso que acreditamos na ABA”, destaca Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.
NELLY
A Nelly – marca de produtos de limpeza criada em 2021, fruto da Indústria Química Mascia – lançou nesta semana um clube de assinatura de produtos do segmento a partir da perfumaria fina, com fragrâncias como lavanda inglesa, pimenta rosa, lima da Pérsia, ameixa negra, avelã e cereja. O conceito criativo de todas as peças foi desenvolvido pela Plane Comunicação, também de Caxias do Sul e parceira desde o início das atividades. Para saber mais sobre a proposta do clube de assinatura, acesse a plataforma.
A empresa aposta no poder das fragrâncias para propiciar saúde e bem-estar. A partir de essências importadas da França e dos Estados Unidos e de qualidade comprovada pelos químicos, os assinantes poderão explorar uma variedade de perfumes que prometem estimular o olfato e a sensação de se sentir bem.
A Nelly – com produção de 100 toneladas por mês de um portfólio de 40 produtos, entre os quais lava-roupas, amaciante, alvejantes sem cloro, água sanitária, detergente, desinfetante, limpa-vidros e limpa-tecidos – aumentou em 80% sua capacidade produtiva desde 2021. Entre abril de 2022 e 2023, o faturamento cresceu 60%, contabiliza a diretora-executiva da Nelly, Fernanda Mascia Fadanelli. Ela acredita no modelo de assinaturas para fortalecer a marca. “Estamos apostando na economia da recorrência dos clubes de assinaturas, uma tendência em crescimento contínuo, porque queremos que o consumidor conheça toda a variedade das fragrâncias, que fazem parte do diferencial dos nossos produtos, além da solidez e qualidade química”, pontua a advogada com pós-graduação em Direito e em inovação de negócios.
Fernanda destaca, ainda, que os produtos com aromas alcançam diversos nuances olfativas, como florais, frutados e amadeirados, e podem ser combinados entre si: “É como lavar a louça com o detergente de cereja, limpar a casa com o desinfetante de avelã e cereja e as bancadas e armários, com o multiuso de aroma frutado. A ideia é entregar na casa do cliente as melhores combinações de aromas para uma experiência de limpeza completa”.
Os produtos saneantes – com eficiência comprovada de 99,9% na eliminação de algumas cepas de bactérias – podem ser encontrados em supermercados de todo o Rio Grande do Sul e existe um plano de expansão para os demais Estados da Região Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Nelly nasceu a partir da Mascia Indústria Química com sede em Caxias do Sul, fundada em 1972 pelo engenheiro químico Luiz Santiago Veronese Mascia, pai de Fernanda. Nestes 50 anos, a Mascia converteu-se em uma das mais reconhecidas indústrias químicas do Rio Grande do Sul, pela expertise no tratamento de águas que proporcionou inúmeras soluções para empresas de todo o Brasil. A marca Nelly é inspirada no nome da mãe do fundador, Nelly Veronese Mascia, grande incentivadora na caminhada profissional da família que carrega mais de 100 anos de história e empreendedorismo na química.
KOH PEE PEE
Com uma atmosfera encantadora e enigmática propiciada pela gastronomia e cultura tailandesa, a Thai House by Koh Pee Pee — casa de eventos do restaurante — prepara para o almoço de Dia das Mães, 14 de maio, um menu que é uma verdadeira experiência sensorial para quem for degustar suas receitas. Englobando entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas (água e refrigerante), o cardápio elaborado terá o requinte e a exuberância, característicos da casa. Para as crianças, também terá opção de menu kids.
As vagas são limitadas e os convites para o almoço devem ser adquiridos antecipadamente. O valor por pessoa (adulto) é R$ 225,00 e o menu kids, para crianças de até 10 anos, tem o valor de R$ 75,00.