NOTAS DA SEMANA 06.12.2024

Design sem nome (7)

ENTREVISTA COM SUZANA LEONARDIS

1. Quem é Suzana Leonardis?

Parada em frente ao mar, ela reflete… Organiza os pensamentos, revê sentimentos e atitudes, se reinventa a cada segundo. Sobrevivendo aos erros e acertos. Toma pra si a responsabilidade de suas decisões, busca viver o novo, levanta novas possibilidades. Com a calma de sua vivência vai em frente, com um passo de cada vez. Busca em cada período da sua vida a sabedoria para as escolhas de hoje. Quando decidiu se formar em jornalismo ela já vivia no mundo da propaganda.

Conhecer e conviver com ícones da comunicação na época que tudo começou fez com que ela cada vez mais se sentisse parte relevante desta construção do mercado publicitário. Foi jornalista,
redatora de agência, mídia e finalmente atendimento de veículo de comunicação.

Participou com a RBS da busca de resultados para crescer em audiência e relevância. Superando crises, superando metas. Participou da criação de um legado, que é o Planeta Atlântida, desde a ideia inicial até a sua realização.

Quando se pensava em atendimento, contato, executivo de contas… Para ela já era ser uma consultora de negócios de comunicação. Para ela já era briefing, planejamento, soluções, novas possibilidades, criatividade, objetivos… E, principalmente alinhar expectativas.

Toca o telefone e de repente sai do transe dos anos 80, 90, 2000 e vários… Rádios, jornal, televisão, mídias on line… Eventos memoráveis como shows, Planetas, inauguração de estádios… Canpanhas de resultados incríveis… Memórias boas de reviver. Tudo era inédito, fora da caixa, ousado… E que até hoje se faz com mais segurança e tranquilidade.

Toca o telefone… E o mar continua seu vai e vem encantador… E, daí que resolvi morar na praia do Rosa. Época que trabalhava no SBT, onde com uma equipe incrível elevamos a empresa a sua real condição de relevância no mercado publicitário, veículo do ano, atendimento do ano… Conquistas, mas o trabalho até lá é que era o mais gratificante de tudo.

Ela foi ao encontro de seus sonhos, aconchego, lugar de viver e ser feliz, pousada Villa Suzana, na praia do Rosa Delícia de viver e sentir o poder da natureza por todos os lados.

E… Olhando o mar… chegou a sentir o sabor do alimento criado pelas proprias mãos… Aquela veia italiana trouxe a Massaria das Amigas… Prazer em fazer, comer… E vender. Foram anos produzindo massas na praia do Rosa e conquistando cada vez mais fãs… Sim, fãs não só clientes.

E… Bah… O telefone ainda toca… E, ela finalmente decide atender.

Era um chamado de Porto Alegre,

Quem… Grupo Bandeirantes.

Nossa… Passaram- se 6 anos desde que saiu de lá.

Mas… De novo, é hora de fazer a diferença.

O quê , nestes anos de experiência em propaganda , trouxe mais significado para ela? Com certeza são as relações humanas, as trocas, as experiências vividas em equipe, sempre colocando a ética e o respeito acima de tudo. E a crença nas pessoas, na energia que faz tudo acontecer. Seja o desafio que for.

Subindo a escada rolante do prédio 50 da PUC onde está a Band, o coração parece que explode pela boca… Como abrir de cortinas para uma estreia… Os passos avançam firmes, frio na barriga… Entrando na maior empresa de comunicação da América Latina, seu maior ativo: a credidibilidade.

A força do jornalismo imparcial, a referência nacional em esportes…e um trabalho gigante pela frente. Como as pessoas fecham os negócios hoje? Reuniões presenciais, on line, projetos, recebem briefing, conhecem os veículos, os profissionais de marketing saem das suas salas? E-mails, whats?
E projetos? Ideias? Ouvir e saber defender suas ideias…. A certeza de que existem pessoas em cada ponta das decisões faz com ela não abra mão nunca de priorizar o “olho no olho”. Esta é a grande diferença, porque tecnologia e sua evolução contínua sempre fará parte do dia a dia…

VENCEDORES SALÃO ARP 2024

Neste ano, os associados ARP votaram nas seguintes categorias: Empresário ou dirigente de comunicação do ano, Agência do ano, Empresa de tecnologia do ano, Marca do ano, Veículo do ano, Serviço de conteúdo digital, Serviços especializados, Profissional de marketing do ano e Young do ano. Na noite de quinta-feira (05) foi realizado o Salão ARP coroando os finalistas das categorias do prêmio tão cobiçado pelos publicitários e mercado de comunicação do Rio Grande do Sul.

Confira a lista completa de vencedores:

EMPRESÁRIO OU DIRIGENTE DE COMUNICAÇÃO DO ANO:

– Ricardo Silveira (Imobi)

AGÊNCIA DO ANO:

– HOC

EMPRESA DE TECNOLOGIA DO ANO:

– Imobi Ads

MARCA DO ANO:

– Banrisul

VEÍCULO DO ANO:

– Eletromidia

SERVIÇO DE CONTEÚDO DIGITAL:

– Pulso Creators

PRODUÇÃO DE ÁUDIO:

– Clamp.Music

PRODUÇÃO ELETRÔNICA E/OU DIGITAL:

– Estúdio Aluisio

PRODUÇÃO DIGITAL E/OU ANIMAÇÃO:

– Pé Grande

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS:

– Brazo Mídia

PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO OU REPRESENTANTE DE VEÍCULO:

– Daniela Sulzbach (Imobi)

PROFISSIONAL DE MARKETING DO ANO

– Vannice Ramos (Banrisul)

YOUNG DO ANO

– Rodrigo Oliveira (DZ Estúdio)

ESTUDANTE(S) DO ANO (ARP ACADEMY)

– Felipe Pyhus Julius (PUCRS)

PROFESSOR (A) DO ANO:

– Marcelo Aimi (ESPM)

PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO DO ANO:

– Graziela Kellermann (Escala)

PROFISSIONAL DE MÍDIA DO ANO:

– Karla Barbosa (HOC)

PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO DO ANO:

– Juliana Luderitz (HOC)

PROFISSIONAL DE PRODUÇÃO DO ANO:

– Monique Sabater (Matriz)

REDATOR DO ANO:

– Cauã Teixeira (HOC)

DIRETOR DE ARTE DO ANO:

– Thomas Bauer (HOC)

DIRETOR DE CRIAÇÃO DO ANO:

– Marlon Abrahão (HOC)

PROJETO FÊNIX:

– Preto´s Bar

BRAVOS RS:

– Voltar a Sonhar

RECONHECIMENTO:

– Michel Couto (Agência Formô)

RECONHECIMENTO:

– Francisco Santos (Projeto Fênix)

PRÊMIO LAIRSON KUNZLER:

– Jaime Sirotsky

TRAMONTINA

A entrevista que o presidente do Conselho da Tramontina deu após a derrota do seu time Carlos Barbosa de futsal que causou a eliminação foi digna de uma pessoa despreparada, mal-educada, dona de clubes a moda antiga, ignorância e soberba.

O mais triste desse episódio infeliz é que ninguém da imprensa desportiva sequer deu uma notinha… Mostra que com isso tem lado sim, o lado da vergonha!

SBT RS

Neste domingo (8) no “Na Beira do Fogo com El Topador”, o Mestre Parrillero Antônio Costaguta vai preparar uma dupla de cordeiro: a costela e paleta. E mostrar alguns segredos da tradicional salmoura. Tudo isso para receber Ernesto Fagundes e Paulinho Fagundes, integrantes da banda porto-alegrense nativista Os Fagundes.

A seguir, o “Masbah!” vai desembarcar na Serra Gaúcha para explorar todo o clima natalino de Gramado. Entre ruas iluminadas e decorações pela cidade, a apresentadora Luciane Kohlmann visita um famoso hotel que há anos se decora e ambienta para o Natal. Inclusive, com o escritório do Papai Noel, no qual se pode até deixar uma cartinha para o bom velhinho.

Ainda em Gramado, o programa vai visitar um parque de olivas que possui uma experiência inédita no mundo todo: a possibilidade de criar o próprio azeite com vários sabores, extratos e níveis de picância e amargura diferentes.

Erick Clepton (@oerickclepton) é o convidado do quadro “Masbah! por um Dia” e vai atrás de um vídeo que viralizou na redes sociais: dois atletas de Porto Alegre que plantaram bananeira por um minuto e meio. Além de entender a história dos atletas, o youtuber desafiou o pessoal em casa e nas ruas para tentar bater os tempos deles.

No quadro “Panelando”, o “Masbah!” vai conhecer uma mistura de culturas diferentes: um hamburger de sushi.

“Na Beira do Fogo com El Topador” é exibido aos domingos, a partir das 9h45, seguido pelo “Masbah!”, a partir das 10h15, no SBT RS.

ABAJUR PROPAGANDA

Clientes atuais dos 15 anos da agência, além de parceiros comerciais e colegas foram entrevistados ao longo do último trimestre. Um mês após “debutar” em uma festa para amigos e colegas, a Abajur lançou um curta-metragem documental em que pessoas chave na jornada da agência relembram cases, estratégias e diferenciais da agência. Os participantes provinham de três grupos: abajures, formados por ex-colegas e os sócios André Zambam e Gustavo Dutra; parceiros comerciais, que iam de produtoras como Magna e Moropolo, a artistas como Hique Gomez ou representantes de veículos como a Imobi; e clientes, de empresas regionais como o Grupo Sinosserra, nacionais como a 99 e internacionais como a ANDRITZ.

A iniciativa foi publicada nas redes da agência e pode ser acompanhada em 5 capítulos que relatam o início inovador da empresa, o seu elo com o empreendedorismo, alguns cases de sucesso, histórias de relacionamento e o posicionamento da Abajur para o futuro de seus clientes. Nesse sentido, o próprio filme é um indicativo da aposta no audiovisual, um setor que cresceu em demandas, tamanho de equipe e equipamentos.

Dirigindo a criação, Zambam, que também é roteirista e cria para uma das maiores plataformas de streamings globais, defende que o design narrativo é um grande diferencial da agência na hora de construir histórias em que marcas interajam e entretenham ao invés de interromper. Dutra, diretor administrativo e responsável pelo núcleo digital, completa que essas histórias estão sempre projetadas para uma participação e conversão futura, contínua. Completa que a atual campanha da agência promove a agilidade na mensagem publicitária, mas reforça a importância de relacionamento com marcas e a capacidade de oferecer também conteúdos mais aprofundados, como é o caso do próprio documentário da Abajur. Sob o slogan “15 anos: mais histórias em menos tempo”, a agência, que tem novos clientes na carteira de 2025, promete novidades nas áreas de estratégia, digital, criação e audiovisual.

IA

• Como esperado, a Inteligência Artificial foi o grande tema deste ano. Ao circular pelos pavilhões de startups, podíamos ver que praticamente todas elas, desde as alphas até as growth, estavam prometendo ganho de eficiência operacional através da IA. Mas, não apenas as startups, as grandes corporações como a KPMG ou a IBM também traziam esta promessa como foco principal.

• Uma das falas de maior repercussão sobre eficiência operacional foi a do presidente do Alibaba, Kuo Zhang, que divulgou os resultados práticos de seu primeiro experimento com IA no próprio marketplace.
• 60k lojistas usando as ferramentas de IA.
• 7M de produtos foram postados usando IA.
• 52% de aumento em taxas de conversão destes produtos.
• 20M de perguntas de usuários respondidas por IA.
• 26% de aumento nas respostas a perguntas de clientes
• De olho em um mercado de 30 trilhões de dólares ao ano, o Alibaba também anunciou a criação da Accio, uma plataforma B2B acelerada por IA para que pequenos varejistas possam encontrar fornecedores chineses e promover seus produtos localmente.

A busca de eficiência operacional também foi uma verdade nos palcos de marketing. Uma das palestras com dados mais impressionantes foi a do David Jones, CEO da Brandtech Group. Ele compartilhou os resultados de sua plataforma de IA Ads com a qual foram criados mais de 1 milhão de anúncios para mais de 5.000 marcas. Segundo ele, o conteúdo foi criado, em média, 10 vezes mais rápido, 50% mais barato e com 40% a mais de retorno.
Os avanços na parte de vídeo também tiveram destaque. O CEO Synthesia, Brewster Stanislaw Stanislaw, apresentou o caso de uso da Salesforce, que reduziu em 90% o tempo de criação de vídeos de treinamento interno, gerando uma economia de US$ 1,5 milhões.

“Nos próximos três a quatro anos, toda e qualquer grande marca do mundo será capaz de reduzir pelo menos 50% de sua criação de conteúdo” – David Jones.

Embora a eficiência operacional tenha sido a bola da vez, grande parte dos palestrantes aposta que a virada de jogo acontecerá quando a IA for usada para personalizar as experiências das marcas com as pessoas.

Talvez, a fala mais impactante sobre personalização tenha sido do Victor Ai, CEO da Terminus Group, que apresentou ao mercado a Hali, uma agente de IA que possui habilidades de “pensamento lento”, percepção multimodal, memória de longo prazo e capacidade de trabalhar em equipe com outros agentes de IA.

A Terminus Group também apresentou a marca de eletrônicos de luxo Buttons, que irá integrar a IA de Hali em diversos produtos, como fones de ouvido, óculos de AR, pulseiras, alto-falantes e até robôs de companhia. O objetivo é criar uma categoria de “inteligência de luxo”, onde a Hali estará presente em diversos dispositivos do dia a dia, melhorando a experiência do usuário. “A IA pode ganhar mais valor ao antecipar as necessidades humanas, como se fosse um assistente de loja de luxo. Hoje, o uso de IA está muito focado em eficiência e precisa evoluir para maior personalização” – Dan Gardner, CEO da Code and Theory.

Segundo os especialistas, o desafio que segurou a robótica no passado foi a inteligência necessária para controlar esses sistemas, e não a parte mecânica em si. Então, com o avanço da IA, a robótica deve dar um salto.

Assim, durante os quatro dias de evento vimos muita demonstração de uso de robôs para indústrias, entregas e atendimento ao cliente – embora devemos ressaltar que muitas demonstrações deixaram a desejar no desempenho, como por exemplo o Digit da Agility Robotics. Ele foi pensado para realizar tarefas repetitivas e desgastantes em ambientes industriais e logísticos, liberando os trabalhadores humanos para se concentrarem em atividades mais complexas. Mas, falhou ao desempenhar tarefas simples no palco como colocar a camiseta correta no cesto.

MOOVE

A Moove assina a nova campanha do Banrisul de lançamento da Banri Global Account, a conta internacional do banco, idealizada para atender às necessidades de clientes que desejam uma experiência financeira globalizada.

Com o conceito “O mundo pra investir e viajar”, essa ação não só destaca as características da nova conta, mas também enfatiza a estratégia que a sustenta. A Banri Global Account é uma solução digital que oferece um cartão de débito em moeda estrangeira, proporcionando aos clientes a liberdade de gerenciar suas finanças de forma prática e segura, onde quer que estejam.

Os protagonistas da ação publicitária, que se preparam para embarcar, mostram como o cartão Banri Global Account é mais do que um meio de pagamento; é a chave para novas experiências. Para ilustrar que se trata de um cartão aceito em todo o mundo, que pode ser tudo o que você precisa levar em uma viagem, os cartões são representados como malas, valises e mochilas levadas pelos passageiros.

Com início nesta segunda-feira, 9, e veiculação até o final de janeiro, a campanha será divulgada em diversos meios, incluindo TV aberta, TV fechada, rádio e mídias digitais. A ação conta com um filme de 30 segundos – com adaptações para utilização na mídia digital -, anúncios, spots de rádio, além de painéis digitais.

O comercial foi o primeiro a ser gravado no Aeroporto Salgado Filho após sua reabertura – já que ficou inoperante por 5 meses devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Assim, a campanha também marca o retorno da infraestrutura do Rio Grande do Sul e a conexão do Banrisul com o mundo.

Assista ao filme de TV neste link: https://www.youtube.com/watch?v=waLevtgELyY

BRZ FRUITS

Loja no Barra Shopping Sul apresenta um cardápio variado à base do genuíno sabor das frutas da Amazônia
Um novo espaço para saborear o gosto autêntico da Amazônia foi inaugurado no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. A BRZ Fruits instalou-se junto ao Baixo Barra para oferecer o melhor das frutas típicas da Região Norte do Brasil em formato de sucos, geleias, cremes e cachaças, e como recheio e acompanhamento de tapiocas e empadas.
No local, o público pode se deliciar com o autêntico gosto de frutas originárias da Amazônia, como açaí, bacuri, murici, cupuaçu, taperebá, uxi, ingá e cumaru (a chamada “baunilha da Amazônia”). A carta também oferece ovos aerados de diversos tipos e o verdadeiro açaí. Esses sabores puros, sem conservantes ou adoçantes artificiais, refletem o solo fértil e a rica biodiversidade da floresta amazônica, agora ao alcance de quem visitar a loja no Barra Shopping Sul.

A BRZ Fruits é a materialização do sonho de Reginaldo Gomes Pantoja, paraense de Mocajuba que vive no Rio Grande do Sul há décadas: criar uma empresa familiar que valoriza a tradição ribeirinha, respeita o meio ambiente e promove a sustentabilidade amazônica. “Temos um compromisso socioambiental com a floresta e as comunidades que lá vivem”, conta Reginaldo Gomes Pantoja. “Compramos as frutas de forma justa dos ribeirinhos, geramos empregos e investimos no desenvolvimento sustentável da região, criando um ciclo virtuoso em que cada real gasto em produtos é reinvestido em práticas que respeitam a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da floresta.” Isso ocorre por meio de práticas como a Coleta Seletiva Sustentável, com fornecedores que utilizam métodos tradicionais e seletivos para colher frutas sem prejudicar o ambiente, e com a manutenção das palmeiras e da biodiversidade, uma prioridade para as comunidades que trabalham com a empresa.

Com o investimento nas comunidades ribeirinhas, de quem compra seu insumo, a BRZ Fruits auxilia na geração de renda e na proteção dos plantadores locais contra a exploração das grandes cadeias comerciais, sobretudo do açaí, que não priorizam o bem-estar dos povos e da Amazônia. A fábrica, no Pará, em desenvolvimento, é equipada com sistemas de gestão de resíduos que minimizam o impacto ambiental, além de utilizar energia renovável em seu processo produtivo. Enquanto finaliza sua construção, a BRZ Fruits trabalha com parceiros locais, no Pará, para a transformação dos produtos in natura e envio à loja, em Porto Alegre. Foram investidos R$21 milhões na fábrica e R$1 milhão na loja do Barra Shopping Sul. No total, 34 empregos diretos e 78 indiretos foram criados.
*Saiba mais sobre a BRZ Fruits no Instagram @brz.fruits.

SINERGY

Com visão de negócios alinhada, a Sinergy, líder em OOH na região Sul, e a NEOOH, referência no segmento de mídia Out Of Home com telas em todo o país, firmaram um essencial acordo:elas estão juntas para enfatizar uma relação importante de muita qualidade dos novos formatos com tecnologia e impacto. Com a parceria, a Sinergy passa a ser a representante exclusiva da NEOOH no Rio Grande do Sul, para exportar as marcas gaúchas para todo o Brasil. Com cobertura nacional, a NEOOH atua nos setores de mídia aeroportuária e mídia em terminais rodoviários, impactando milhões de passageiros todos os anos.

As telas interativas e ecoeficientes estão presentes em 41 aeroportos, 59 terminais rodoviários e 81 terminais urbanos. Espaços para destacar as marcas gaúchas pelo País também em 15 parques, 18 shoppings e 30 WeWorks com soluções criativas. E já há iniciativas em andamento. A campanha nacional de turismo do RS, que tem como objetivo atrair visitantes de todas as regiões do Brasil, destacando a hospitalidade gaúcha e as belezas naturais, está em destaque por meio da Sinergy a partir da parceria.

Tudo com muita conectividade e conteúdos personalizados para gerar visibilidade para marcas, produtos e serviços por meio de estratégias inteligentes de mídia Out Of Home, transformando trajetos em experiências. A Sinergy, além de ativos próprios, conta com mais de 80 exibidores parceiros em todo o Brasil, reforça que a parceria com a NEOOH é mais um avanço no compromisso com a qualidade para solidificar ações, produtos e serviços.

CONEXÃO GOV TECH

Lajeado sediou a última edição do Conexão GovTech, agenda itinerante que promoveu debates sobre inovação na gestão pública no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2, no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), reunindo gestores públicos, empreendedores de startups e a comunidade local.

Idealizado pelo GovTech Lab, o Conexão GovTech percorreu seis cidades gaúchas, incluindo Passo Fundo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Santa Maria e Rio Grande. Em Lajeado, o encontro abordou soluções para minimizar o impacto de catástrofes climáticas, como as recentes enchentes nos Vales. Os painelistas discutiram a integração de tecnologia e planejamento estratégico em busca de alternativas mais sustentáveis.

Durante a abertura, Téo Foresti Girardi, Founder e CEO do GovTech Lab, ressaltou o que o Conexão GovTech nasceu com o propósito de aproximar governos, startups e cidadãos, promovendo a construção de soluções tecnológicas que melhorem os serviços públicos e, acima de tudo, a qualidade de vida das pessoas. “A cada edição, temos levado esse propósito para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, porque acreditamos que a transformação digital e a inovação não devem estar restritas a grandes centros urbanos, mas precisam alcançar todas as cidades e todas as pessoas”, enfatizou.

O painel principal contou com a participação de Hipárcio Stoffel, Diretor-Geral no Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do RS; Cristiano Zanin, Diretor de Inovação na Prefeitura de Lajeado; Tiago Guerra, Diretor-Executivo da Promove Lajeado; e Flávia Blanco Tissot, CEO e sócia-fundadora do PLACE. Eles compartilharam suas experiências, destacando como a tecnologia pode otimizar serviços e atender às crescentes expectativas dos cidadãos por soluções rápidas e eficientes.

Jerry Amarildo Hibner, Gerente de Operações do Senai em Lajeado e Região; e Luis Loro, Mestre em Educação e Professor da Digitvs, também apresentaram iniciativas de transformação digital que estão sendo desenvolvidas para o desenvolvimento das cidades.

Entre os projetos desenvolvidos pelo ecossistema de inovação do município, estão o Labilá, o Promove Lajeado e a Ágil, que refletem o compromisso da cidade com a inovação e o desenvolvimento sustentável.

O evento em Lajeado encerrou o ciclo de debates, reafirmando seu compromisso com a construção de governos mais inteligentes e conectados às necessidades da população. Em 2025, Porto Alegre receberá a segunda edição do GovTech Summit, o maior evento GovTech do Brasil. Saiba mais detalhes e garanta seu ingresso.

ECC

O Espaço Cultural Castellan (ECC), pioneiro na proposta de levar arte a um Tabelionato de Notas, comemora a sua décima exposição, intitulada “De volta pra casa”, da artista leopoldense Cacau Weimer. O espaço inusitado e acessível está localizado nas dependências do Castellan 2º Tabelionato de Notas, em São Leopoldo(RS), e foi inaugurado em maio de 2022 a partir de uma iniciativa da tabeliã Jenifer Castellan de Oliveira. Com grande receptividade do público, dos funcionários e dos artistas, as exposições de obras contemporâneas têm a curadoria da Genuinaobra. Com visitação gratuita no horário do expediente, das 9h às 17h30min, a atual exposição explora cenas do cotidiano e marca a volta das atividades do Cartório no pós-enchente, ficando no local até o dia 24 de janeiro de 2025.

Com uma proposta inovadora, o ECC se consolidou como um exemplo de integração entre a cultura e o espaço público. “Nosso objetivo é proporcionar um momento de reflexão e inspiração para todos que frequentam o cartório, democratizando a arte”, afirma a tabeliã, reforçando o compromisso de criar um ambiente harmonioso e diferenciado para o público. “Desde a primeira exposição, “Lugares Habitados”, com a artista Lurdi Blauth em 2022, o ECC destacou-se como um importante polo cultural na região, trazendo exposições de artistas de renome e mostras coletivas que abordam temas atuais”.

Para Ester Rodrigues dos Santos, funcionária do tabelionato desde 2017, o ECC oferece uma atmosfera acolhedora e enriquecedora. “É um privilégio fazer parte da equipe Castellan e vivenciar momentos inesquecíveis. Esse espaço proporciona ao público não só exposições de arte, mas também concertos e workshops, agregando conhecimento e inspiração,” comenta Ester.

“Desde que iniciamos o projeto, sempre buscamos tornar a arte acessível para pessoas que normalmente não frequentam galerias e museus. Foi essa missão que me motivou a aceitar o convite para curar o Espaço Cultural Castellan, em especial em São Leopoldo, cidade pela qual tenho carinho e memórias familiares,” destaca Viviane Kauer Possa, curadora do ECC e diretora da Genuinaobra.

A exposição “De volta pra casa” marca simbolicamente o encerramento de um ciclo para o ECC, consolidando seu papel como um espaço de conexão e diálogo cultural. Para informações sobre a programação completa e próximas exposições, o público pode acompanhar as redes sociais do cartório: @castellan2tabelionatonotas

PADRINHO

Danilo Teixeira foi apresentado nesta segunda-feira como gerente de Pessoas da Padrinho Conteúdo e Assessoria, agência na qual passa a responder, também, pela coordenação de assessoria de imprensa. O jornalista assume após conduzir consultoria em gestão na empresa, na qual mapeou processos e conduziu entrevistas com os 13 profissionais da Padrinho. O anúncio, portanto, representa a continuidade de um trabalho para desenvolver  carreiras e qualificar processos, resultando em melhores atendimento e entregas aos clientes.

“A Padrinho é uma agência em crescimento constante e ciente de que isso só é possível a partir da contribuição dos nossos profissionais. Isso explica a decisão de contar com Danilo, um nome com trajetória reconhecida em nosso mercado de comunicação e que representa bem onde queremos chegar”, afirma o sócio e diretor de Novos Negócios da Padrinho, Carlos Guilherme Ferreira.

Para a diretora de Relacionamento e sócia da Padrinho, Alexandra Zanela, o reforço de Danilo consolida o planejamento estratégico da agência de ser referência em seus produtos – assessoria de imprensa, podcasts/videocast e conteúdo. Ela lembra que o novo gerente de Pessoas tem mais de 20 anos de experiência em posições de liderança em organizações como Globo, RBS TV, SBT, Record e Band, tanto no mercado gaúcho quanto no de São Paulo – Danilo, 43 anos, é paulista radicado no Rio Grande do Sul.

“Danilo é um gestor extremamente qualificado e que passou por uma verdadeira imersão na Padrinho no último mês. Sua dedicação contagiou nosso time e transformou a sua chegada em um movimento natural, de continuidade. A gestão de Pessoas precisa ser um processo permanentemente aperfeiçoado, e é o que faremos”, explica Alexandra.

O bom trânsito nas redações (em níveis nacional e regional) e o conhecimento de mercado também serão fundamentais para a coordenação de assessoria de imprensa – área na qual a Padrinho atende a clientes como Colégio Farroupilha, Sesi-RS, DEx01, Senar-RS e Funerária São Pedro. Nos próximos dias, adianta Carlos, haverá o anúncio de uma nova conta na área.

Na conversa na sede da agência, no Centro de Porto Alegre, Danilo comentou sobre o desafio:

“Entro para esse time da Padrinho com a ideia de colocar em prática a minha energia de trabalho. Os objetivos são: ajudar a equipe e a agência a crescerem bem unidas e, também, contribuir nos processos utilizando a minha experiência em gestão das redações de grandes veículos que passei nesses 20 anos”.

Danilo assume as funções já a partir deste mês de dezembro.

DAIKÔ

Pôr do sol, vista para o Guaíba e a já conhecida qualidade do Grupo Daikô. Essa é a nova experiência gastronômica que será apresentada no Pontal Shopping no dia 04 de dezembro. Com uma proposta inovadora — e o slogan “Espetacular em todos os sentidos” —, o restaurante Daikô Sen contará com a assinatura do chef Luca de Lima, que trará uma experiência sensorial completa com a fusão da comida japonesa e a brasa gaúcha.
Com um investimento de R$ 3 milhões, o restaurante de 351m², comporta até 100 pessoas. No mezanino, serão oferecidas duas mesas baixas com tatames, que podem ser convertidas em um espaço de eventos para até 12 pessoas. Para aqueles que preferem uma experiência mais completa e única, um espaço exclusivo — chamado de Omakase — para seis pessoas, contará com serviço direto do chef, onde as criações serão realizadas conforme a conversa com o cliente e um prato dificilmente será igual ao outro.
O Daikô Sen também terá uma carta de drinks selecionados e autorais elaborada pelo mixologista Tom Oliveira. O restaurante está localizado no 3° andar do shopping, e funcionará das 11h às 23h, com serviço de almoço, happy hour e jantar. De segunda a sexta-feira, ao meio-dia, será oferecido o menu executivo. À noite, finais de semana e feriados, os pratos são à la carte.

GOV EXPO SUMMIT 

Encontro reunirá gestores e agentes públicos com o propósito de propor soluções e caminhos à excelência da gestão pública, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, com entrada franca.

Discutir a administração pública a partir da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento e soluções é a proposta do evento que reunirá palestrantes com sólida base técnica e experiências bem-sucedidas na área pública em nível local, estadual e nacional. Essa é a proposta do GOV EXPO SUMMIT, que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre.
Com apoio da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o encontro tem entrada franca e é destinado a gestores e agentes públicos, como prefeitos, secretários, diretores e servidores com responsabilidades de decisão e capacidade de influência nos atos da gestão administrativa estatal.

A programação do GOV EXPO SUMMIT abordará assuntos inerentes às diferentes áreas da gestão pública – Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Previdência, Parcerias Público-Privadas, Gestão de Pessoas e de Contratos e Sustentabilidade e Drenagem e Prevenção de enchentes, entre outros. Nomes como Adriano Naves de Brito, Erno Harzheim, Leomar Teichmann, Sergio Avelleda e Thiago Barros Ribeiro integram a lista de curadores do evento.
As inscrições gratuitas para o GOV EXPO SUMMIT, que ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, podem ser realizadas no site govexposummit.com.br, onde também é possível conferir mais detalhes sobre o encontro.

RÁDIO

Pesquisa aponta que rádio continua sendo uma ferramenta de comunicação autêntica e de impacto, mantendo sua conexão com o ouvinte.

A publicidade no rádio se mostra bem recebida pelo público, conforme revela a pesquisa recente da AERC Rádio Value. De acordo com os dados da pesquisa, 41% dos ouvintes consideram a publicidade no rádio menos incômoda, 36% afirmam que ela é mais próxima do ouvinte e 30% a percebem como mais crível.
Roberto Cervo Melão, presidente do SindiRádio, o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul, comenta os resultados da pesquisa, ressaltando a importância do rádio nesse contexto. “Esses dados são uma confirmação do que já sabemos: o rádio é um meio que consegue estabelecer uma conexão genuína com seu público. Ao contrário de outros meios, a publicidade no rádio, quando bem planejada, é percebida como mais natural, menos invasiva e mais próxima do ouvinte. Isso cria um impacto maior e resulta em maior efetividade nas mensagens publicitárias”, afirma Melão.

Para o presidente do SindiRádio, o rádio continua a se adaptar às novas demandas do mercado sem perder sua essência. “O rádio mantém sua autenticidade, sendo um veículo capaz de se renovar continuamente. A proximidade com o público é uma das características mais fortes do meio, e as marcas que sabem explorar isso conseguem se comunicar de forma mais eficaz e com maior credibilidade”, completa.

A pesquisa da AERC Rádio Value também destaca a importância do rádio como meio de publicidade em um momento em que o consumo de conteúdo está cada vez mais fragmentado. Mesmo com o avanço de outras plataformas digitais, o rádio segue sendo uma escolha sólida e eficaz para marcas que buscam atingir um grande público de forma autêntica e envolvente.

SBT

A direção do SBT tem o prazer de anunciar oficialmente que José Luiz Datena, um dos mais renomados comunicadores da televisão brasileira, é o mais novo contratado da emissora. Datena traz todo o seu talento na apresentação de programas jornalísticos para abrilhantar a programação do SBT já a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro, no comando do programa ‘Tá na Hora’. No mesmo dia, Marcão do Povo assumirá a apresentação de parte do jornalístico ‘Primeiro Impacto’.

Lançado em 2024, o “Tá Na Hora” leva informação e prestação de serviço, ao vivo, para o público do SBT de segunda a sexta-feira nos finais da tarde. A atração acompanha o cotidiano do brasileiro com foco em facilitar a vida do espectador. O programa conta com a participação do Comandante Hamilton e repórteres espalhados pelos quatro cantos do Brasil.

“Vir para o SBT é cumprir o meu sonho de trabalhar na casa que foi montada pelo maior apresentador de todos os tempos. Silvio Santos foi e sempre será o meu ídolo e a minha referência”, celebra Datena.

Para Mauro Lissoni, diretor de programação e artístico do SBT, a chegada de Datena faz parte de um planejamento estratégico para a grade de programação. “Essa aposta reforça a missão da emissora em continuar inovando e entregando conteúdo de qualidade aos nossos espectadores”, destaca.

Nascido em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, José Luiz Datena iniciou sua carreira no rádio, destacando-se como locutor esportivo no programa Plantão Esportivo. Seu talento o levou à televisão, onde ampliou sua atuação, cobrindo vários temas e conquistando diversos prêmios, incluindo dois “Vladimir Herzog de Direitos Humanos” por reportagens realizadas na então TV Ribeirão, atualmente EPTV, afiliada da Rede Globo.

Em 1989, Datena ingressou na equipe esportiva da Rede Bandeirantes, exercendo as funções de repórter e, posteriormente, narrador. Em 1996, na Record TV, ganhou ainda mais destaque comandando programas policiais. Desde então, acumulou experiências também na RedeTV! e em novas passagens pela Record e Band, onde permaneceu até junho deste ano quando se afastou para concorrer às eleições municipais de 2024 na cidade de São Paulo. Agora, retorna à televisão com a energia renovada para integrar o time do SBT, trazendo seu estilo inconfundível em uma combinação de irreverência, seriedade e empatia com o público.

A chegada de José Luiz Datena marca um momento de início às novidades do SBT, reafirmando o compromisso da emissora com a qualidade e a pluralidade no jornalismo.

ORQUÍDEA ALIMENTOS

A Orquídea Alimentos, empresa de Caxias do Sul, conquistou o troféu de Melhor Fornecedor de Massas do Rio Grande do Sul, prêmio entregue pelo Carrinho Agas 2024. A divulgação aconteceu durante a coletiva de imprensa realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) nesta terça-feira (03/12). A cerimônia de premiação será realizada na próxima semana, em um jantar para empresários, agraciados e imprensa, no Grêmio Náutico União.

Desde 2006, quando foi inaugurado o pastifício, a Orquídea venceu outras oito vezes na categoria. E, desde 2010, a empresa é agraciada todos os anos em alguma das categorias em que concorre. Já foram nove vezes como Melhor Fornecedora de Massas, quatro vezes Melhor Fornecedora de Biscoitos, duas vezes como o Melhor Lançamento do Ano — em 2013, com os biscoitos Tortíssimas e Wafer e, em 2020, com as Misturas para Bolo Chocolate com Prestígio e Chocolate com Alpino —, e uma vez como Melhor Fornecedora de Farinhas e Grãos (em 2017, único ano que teve essa categoria).

A empresa segue investindo no segmento, sendo o mais recente o lançamento da Massa Caseira, em dois cortes: talharim e papardelle. Este ano também foram remodeladas as embalagens de todas as massas e mais novidades serão lançadas ainda este ano.

GOV EXPO SUMMIT

Encontro reunirá gestores e agentes públicos nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre e tem entrada franca
Discutir a administração pública a partir da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento e soluções é a proposta do GOV EXPO SUMMIT, evento que reunirá palestrantes com sólida base técnica e experiências bem-sucedidas na área pública em nível local, estadual e nacional, em Porto Alegre. O encontro será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, e tem entrada franca. O GOV EXPO SUMMIT tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, Badesul, Procergs, Caixa, Governo Federal e o apoio institucional do BRDE e da Famurs.
Destinado a gestores e agentes públicos, como prefeitos, secretários, diretores e servidores com responsabilidades de decisão e capacidade de influência nos atos da gestão administrativa estatal, o GOV EXPO SUMMIT abordará assuntos inerentes às diferentes áreas da gestão pública – Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Previdência, Parcerias Público-Privadas, Gestão de Pessoas e de Contratos e Sustentabilidade e Drenagem e Prevenção de enchentes, entre outros.
Confira a programação do GOV EXPO SUMMIT:

QUARTA-FEIRA, 11/12
9h30 – Recepção e credenciamento

10h – Abertura
Gabriel Souza (Vice-Governador do Rio Grande do Sul) e Marcelo Arruda (Presidente da Famurs)
10h30 – 12h – Comunicação e Interesse Público
● Caio Tomazelli (Secretário de Comunicação do RS);
● Marcos Ricardo dos Santos (Coordenador Geral de Avaliação, Qualidade e Experiência do Usuário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos);
● Alexandre Saltz (Procurador-Geral de Justiça).

14h – 15h30 – Gestão em Saúde
● Julio Flavio Dornelles de Matos (Diretor Geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre);
● Natan Katz (professor do Departamento de Epidemiologia da UFRGS e ex-secretário adjunto da saúde de Porto Alegre);
Mediador – Pablo Sturmer, Consultor em Gestão de Saúde, ex-Secretário de Saúde de Porto Alegre.

14h – 15h30 – Drenagem Urbana
● Darcy Nunes (Diretor Geral Adjunto do DMAE);
● Ricardo Dal Farra (Ulbra);
Mediador – Leomar Teichmann, Engenheiro Civil, consultor, palestrante e professor, Diretor Adjunto DMAE (2018 – 2020), Especialista em Drenagem.

15h30 – 17h – Parcerias Público-Privadas
● Guilherme Bianco (Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR);
● Pedro Capeluppi (Secretário de Reconstrução do RS);
● Marcelo Bruto (Secretário executivo de parcerias, ex-diretor da ANTT);
Mediador: Thiago Barros, Diretor de Concessões e Relações Governamentais da Eletromidia.

15h30 – 17h – Educação
● Valdoir Wathier (Diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica no Ministério da Educação – MEC);
● Edgard Charles Stuber (Professor Insper);
Mediador: Adriano Naves de Brito, CEO da Fundação Bienal do Mercosul e Secretário de Educação de Porto Alegre (2017-2020).

17h – 18h30 – Sistema Financeiro
● Ranolfo Vieira Jr (Presidente do BRDE);
● Claudio Gastal (Presidente do Badesul);
● Fernando Lemos (Presidente do Banrisul).

QUINTA-FEIRA, 12/12

8h30 – Recepção e credenciamento

9h – 10h30 – Inovação e Comunicação na Gestão Pública
● Paula Mascarenhas (Prefeita de Pelotas);
● Ana Tarouco (Prefeita reeleita de Santana do Livramento);
● Santiago Uribe (Líder da Oficina da Resiliência – Medellín, Colômbia);
● Luiz Fernando Záchia (Presidente da Procergs)
Mediador: Paulo Ardenghi, CEO Wise Inovation.

10h30 – 12h – Mobilidade Urbana
● Nívea Oppermann (Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Gestão de Cidades Unisinos);
● Gabriel Fajardo (Secretário de Estado Adjunto da Reconstrução Gaúcha);
● Diego Buss (consultor da Optibus).
Mediador: Sergio Avelleda, Ex-presidente do metrô de São Paulo e ex-secretário de mobilidade e transportes da cidade de São Paulo.

10h30 – 12h – Gestão, Planejamento, Finanças e Execução
● Juliana Castro (Assessora de Planejamento do BRDE foi Secretária de Administração de Porto Alegre e Secretária de Governo da Prefeitura de São José do Norte.);
● Renato Brown (Consultor de Orçamentos do Senado Federal, foi Secretário de Planejamento do DF e Secretário de Finanças em Niterói.);
● Renato Scalabrin (Superintendente da Caixa Econômica Federal).
Mediador: Cassio Mattos, Sócio-Diretor da Cássio Mattos, foi Coordenador Técnico do Banco de Talentos de Porto Alegre.

14h – 15h30 – Saúde
● Otávio Pereira D’Ávila (Professor, Ex-Diretor de Saúde da Família do Ministério da Saúde);
● Diego Espindola (Secretário Executivo Cosems);
● Blenda Leite Saturnino Pereira (Assessora Técnica para Economia em Saúde);
Mediador: Erno Harzeim, Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS e Ex-Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

14h – 15h30 – Drenagem Urbana – Antecipação e preparação para eventos extremos
● Jaime Federici Gomes (Professor Doutor Engenheiro PUCRS);
● Estael Elisabete Kems Sias (Meteorologista Metsul);
Mediador: Leomar Teichmann, Engenheiro Civil, consultor, palestrante e professor, Diretor Adjunto DMAE (2018 – 2020), Especialista em Drenagem.

15h30 – 17h – Previdência
● Pablo Pinto (Presidente BRPREV);
● Maurício Fontana (economista do Banrisul).
Mediador: Renan Aguiar, Assessor da Previmpa, Presidente Previmpa (2016 – 2020).

15h30 – 17h – Mobilidade Urbana – Trânsito
● Marta Obelheiro (Consultora Banco Mundial);
● Orion Ponsi (Secretário de Mobilidade Urbana Prefeitura de Santa Maria);
● Fernando Espitalher (Coordenador de Municipalização do Trânsito CETRAN RS);
Mediador: Rodrigo Tortoriello, da Urucia Mobilidade, Ex-Secretário Mobilidade POA RS e Juiz de Fora MG – Consultor do BID;

17 – 18h30 – Finanças
● Vitor Puppi (Procurador do Estado do Paraná, Ex-Secretário da Fazenda);
● Renan Aguiar (Previmpa).
● Carlos Eduardo da Silveira (Coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria da Reconstrução Gaúcha foi Procurador-Geral de Porto Alegre);
Mediador: Leonardo Busatto, Diretor do BRDE, foi Secretário da Fazenda do RS e da prefeitura de Porto Alegre.

As inscrições gratuitas para o GOV EXPO SUMMIT, que ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, podem ser realizadas no site govexposummit.com.br. A realização do GOV EXPO SUMMIT é do Instituto GLOBAL GOV.

É NOSSO!

A executiva Simone Sotille, da Match Conexões, foi a grande vencedora do prêmio, AMIGOS DO MERCADO BRASIL, como melhor representante comercial.

GRAMADO SUMMIT

Em parceria com o governo do Estado do Rio Grande Sul, a Gramado Summit 2025 dá o pontapé inicial no dia 9 de dezembro, em um evento exclusivo no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Além de apresentar as novidades da programação, bem como os primeiros palestrantes confirmados e as trilhas de conteúdo, o evento contará com a participação de Simone Stulp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, além de palestra do apresentador e escritor Marcos Piangers.
Além das novidades da edição 2025, o encontro contará com um momento de solidariedade. O valor arrecadado com os ingressos da edição realizada em Punta del Este será doado para o Instituto RSnasce – instituto das organizações, empresas e entidades da Economia de Turismo e Eventos do Estado. “Estamos muito felizes em apoiar o Instituto RSnasce. Isso reforça nosso compromisso com ações de impacto social positivo visando o fortalecimento das comunidades gaúchas. Acreditamos que a tecnologia e a inovação podem andar de mãos dadas com a solidariedade, gerando um impacto positivo duradouro”, afirma Marcos Rossi, CEO da Gramado Summit.
Melhor evento de inovação e tecnologia da região Sul do Brasil, a 8ª edição da Gramado Summit ocorre de 4 a 6 de junho de 2025, no Serra Park, em Gramado. Ao todo serão mais de 500 palestrantes e especialistas dos setores público e privado, com o objetivo de convergir e diversificar ideias para o futuro.
Serviço
Lançamento Gramado Summit 2025
Segunda (9/12), às 17h, no Instituto Caldeira (Tv. São José, 455, Navegantes)
Inscrições gratuitas neste link: https://lp.gramadosummit.com/lancamento-gs-2025

Programação:
17h – Abertura oficial e boas vindas com Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit
17h20 – Apresentação da parceria Governo do Estado + GS com Simone Stulp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS
17h50 – Felippe Guerra, curador Palco Convergente da Gramado Summit
18h – Luiz Candreva, curador do Palco Divergente da Gramado Summit
18h30 – Convidado especial Marcos Piangers
19h30 – Encerramento

CENP

O Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário (Cenp), apresentou nesta terça-feira, 3, durante evento realizado em São Paulo, o Pacto Cenp, guia de boas práticas pensadas para construir relações mais sustentáveis entre marcas, agências, veículos e demais agentes da indústria.

Elaborado ao longo de 18 meses, o documento se debruça sobre quatro temas, determinados pelas lideranças que compõem a entidade: concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo.
Regina Augusto, diretora executiva do Cenp, afirmou que relações sustentáveis serão um tema central para a gestão do órgão em 2025. “Esse passou a ser o tema de um dos nossos grupos de trabalho, que se debruçou sobre assuntos difíceis e cruciais para nossa indústria. Ao longo do ano que vem, todos nossos eventos tratarão desse assunto”.

Para divulgar o Pacto Cenp, a AlmapBBDO, responsável pela comunicação da entidade, criou uma campanha pro bono que será divulgada sobretudo nas redes sociais. A agência, que também deu nome à iniciativa, teve a intenção de explicar o que é o Cenp para jovens ingressantes do mercado, compartilhou Ricardo Silveira, o Chester, vice-presidente de creative insights da empresa.

“O Pacto Cenp é um norte, um farol erguido pelo mercado para navegarmos todos de forma autorregulada e perene, mesmo em meio às constantes mudanças apresentadas pelos tempos atuais, mesmo em meio a tantos interesses concorrenciais”, diz o manifesto de apresentação do documento, lido por Chester durante o almoço, que contou com a presença de algumas das principais lideranças do mercado.

Em seu discurso, Luiz Lara, presidente do Cenp, enalteceu a presença das lideranças de outras entidades mantenedoras, como Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Interactive Advertising Bureau (IAB); Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), entre outras.

“Existem discussões quentes, difíceis, debates e pontos de vista controversos, o que é fundamental. É importante que sejamos capazes de sentar à mesma mesa para conversar. O que nos trouxe até aqui é importante, mas não necessariamente nos levará adiante”, declarou Lara, que também reiterou que o Pacto Cenp não é uma imposição de regras, mas um ponto de partida para a evolução ética e sustentável da indústria.

SAINDO

Segundo comunicado colocado em suas redes sociais, pelo próprio Paulo Trindade, ele anuncia a saída como executivo comercial do SBT e ainda coloca que fará um ano sabático.

OPINIÃO SEM FÉRIAS

A Opinião Produtora engata 2025 sem pular os meses de Janeiro e Fevereiro no Auditório Araújo Vianna pretendendo bater recordes de belíssimos shows.

PRÊMIO CABORÉ 2024

Evento celebrou profissionais e empresas ganhadores em 14 categorias

Na noite de quarta-feira (4), data em que também é comemorado o Dia Mundial da Propaganda, o Prêmio Caboré levou a maravilhas 14 profissionais e empresas que conquistaram a famosa coruja, troféu que simboliza a premiação.
Realizado há 45 anos por Meio & Mensagem, a premiação é considerada a principal da indústria de comunicação do Brasil, é responsável por reconhecer os talentos que inovam e contribuem para o avanço do setor.
Publicidade

A cerimônia aconteceu no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, onde reuniu profissionais de agências de publicidade, veículos, plataformas de mídia, anunciantes, produtoras e outras empresas que compõem a cadeia da comunicação. Neste ano, 24 profissionais e 18 empresas receberam indicação. Apenas oito profissionais e seis empresas levaram a coruja em meio a comemorações e discursos ao longo da noite. Os vencedores foram escolhidos pelos assinantes de Meio & Mensagem, em votação online auditada pela PwC.

O Prêmio Caboré também prestou homenagens a grandes nomes da comunicação brasileira que faleceram ao longo do ano, como Silvio Santos, Octávio Florisbal e Washington Olivetto. As filhas de Silvio Santos, Daniela Beyruti, Rebeca e Silvia Abravanel, estiveram presentes e receberam um troféu especial em celebração à contribuição do apresentador para a indústria da comunicação e da mídia no Brasil. Já para homenagear Octávio Florisbal, o prêmio dedicou neste ano a categoria de Dirigente da Indústria da Comunicação a ele.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.