ENTREVISTA COM DANIEL ABRAVANEL
1. Quem é Daniel Abravanel?
Filho de Henrique que é irmão e sócio de Silvio Santos, sou formado em Administração e com MBA de gestão na FGV. Comecei a trabalhar como estagiário em 1997 no Banco PAN e acabei virando Diretor de Captação viajando pelo país inteiro. Quando o PAN foi vendido para o BTG passei para o SBT fazendo o relacionamento das 106 afiliadas e 8 emissoras próprias, e, atualmente 109 afiliadas e 8 emissoras próprias. Transmitindo a todos os 3 pilares que nos norteiam: Família, informação e diversão.
2 A comunicação te pegou em cheio?
Na realidade, ainda dei uma pulada de 2011 até 2012 sendo Diretor do BVA.
Em 2013 voltei e aqui estou, assistindo o Silvio cada vez mais intenso e criador com o maior sucesso, servindo de exemplos para todos. Os princípios do SBT com seus produtos vencedores fazem o telespectador ter significado e se sentir bem representado. Dizer que somos a família mais feliz do Brasil não é um exagero, e sim, um modo de fazer pensando no todo.
3. Telesena, Baú,Tamakavi, Jequiti, por si só já bastariam para manter o SBT no ar?
Estas criações que foram sempre um grande poder da família não foram feitas para se tornarem somente produtos e anunciantes, mas para transformar a vida dos brasileiros. Elas não foram criadas para sustentar o grupo que tem muitos outros talentos, sendo que o principal é a comunicação e divulgação dos nossos produtos.
Respeitamos os clientes e telespectadores para terem sempre o melhor e usufruírem de resultados de felicidade.
4. Daniel família e no lazer?
Experenciei ser pai aos 17 anos, quando casei com a Patrícia tinha 23 anos e duas filhas.
Tenho quatro netos.
Sou como meu pai, apaixonado por cavalos de corrida,on de temos um Haras em Sorocaba / SP e lá passo grande parte do tempo nas horas do final de semana.
Fora isso, sou um torcedor Corintiano, e que, quando posso, estou na Arena!
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 6 – Entidades do Mercado RS
O sexto episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Entidades do Mercado RS” foi apresentado na quarta-feira (7) através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Alexandre Skowronsky, fundador e diretor de estratégia e novos negócios da Global e Presidente da ABAP/RS – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Fernando Silveira, fundador da Integrada e Presidente da ARP – Associação Riograndense de Propaganda e Juliano Hennemann, fundador e CEO da SPR e Presidente do Sinapro/RS – Sistema Nacional das Agências de Propaganda. Nenê Zimmermann e os convidados deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
C-LEVEL
O Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, será palco no dia 20 de junho a partir das 14 horas do C-LEVEL-RS – encontro inédito na região, com realização do Grupo Sinos, contando com a participação de CEOs de sete grandes empresas do Rio Grande do Sul para compartilhar suas experiências e cases de sucesso.
O evento é direcionado a empreendedores, gestores, lideranças e entidades que anseiam por ampliar seu conhecimento em negócios, marketing e inovação. Estarão presentes os Executivos da da Arezzo&Co (Alexandre Birman), Calçados Beira Rio (Roberto Argenta), da Docile (Ricardo Heineck), das Empresas Randon (Daniel Randon), da Icatu Seguros (César Saut), da Panvel (Julio Mottin Neto), da Rede Swan (Gabriela Poltronieri) e da Sicredi Pioneira (Solon Stapassola). Eles falarão sobre cases de varejo, transformação digital, internacionalização e inovação. Além dos speakers principais, a programação trará ainda um painel com CEOs de empresas regionais.
O C-LEVEL RS está sendo desenvolvido para entregar experiências diferenciadas ao público e às marcas parceiras do projeto. Desde a escolha dos nomes dos speakers, passando pela cenografia e o formato dinâmico das apresentações (falas de 20 minutos). O formato é inovador e inédito para a região. O intuito é gerar conexões, inspirações e novos negócios. Os ingressos estão à venda pela Blueticket com valores a partir de R$ 65 (sessenta e cinco reais), com o objetivo de tornar o acesso ao conhecimento acessível a todos os interessados.
“O Grupo Sinos sempre promoveu grandes eventos na região em que o foco é a geração de networking e troca de conhecimento. O C-LEVEL RS é uma excelente oportunidade para que o público possa aprender com empresários consagrados e que lideram grandes marcas nacionais. Vamos valorizar os talentos do nosso Estado que são expoentes nas pautas de gestão, empreendedorismo e inovação. Sete notáveis CEOs vão compartilhar suas estratégias de negócios e experiências. Imperdível!”, conta Carlos Eduardo Gusmão, Presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos.
O evento chamou atenção do mercado e conta com grandes marcas apoiando a iniciativa.
O C-LEVEL tem a apresentação da Rio Grande Seguros e Icatu. Patrocinam Doctor Clin, Exatus Contabilidade, Frattini Associados, REP Seguros, Sicredi Pioneira, Teevo e Unimed Vale do Sinos. O apoio é do Colégio Sinodal, EFCT – Estratégias Tributárias e Lyon Peugeot.
SIMERS
Ao completar 92 anos, o SIMERS – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – lançou uma campanha de forte apelo emocional, acompanhada de um filme que contou com a participação de dirigentes e colaboradores. Com o tema “O futuro da Medicina está na valorização dos médicos”, a iniciativa foi idealizada pela Gerência de Marketing e Comunicação da entidade. “Médicos não são super-heróis. São apenas pessoas. Pessoas inteligentes, dedicadas. São curiosas, apaixonadas, ficam exaustas. Às vezes, assustadas e se emocionam como todo mundo”, diz o texto na abertura do vídeo do SIMERS, que é o maior sindicato médico da América Latina.
Para Leandro Melo, gerente de Marketing e Comunicação do Simers, a campanha reforça a posição de porta-voz dos médicos e a discussão sobre o futuro da Medicina. “Buscamos chamar a atenção da sociedade para um fato: não há saúde sem médicos”, resume. Segundo o gerente, para criar o conceito, foram escolhidos dois pilares da atuação da entidade: a defesa e a proteção da categoria médica e a valorização individual e coletiva desses profissionais.
O filme publicitário contou com roteiro e direção criativa de Ricardo Bottega e realização da Mythago Produções. Além do vídeo, a campanha reúne peças de mídia exterior e spots de rádio. O sindicato também conta com a Critério na gestão estratégica de imagem. A campanha foi lançada na festa de 92 anos do Simers — que, na atual gestão, é presidido por Marcos Rovinski.
Agora em junho, uma série de ações alusivas ao tema e conteúdos especiais será produzida e veiculada nos canais de comunicação do Simers. As iniciativas são o resultado das novas estratégias da organização, implementadas pelo diretor-geral Fernando Uberti — que, além da forte atuação política nos Núcleos Nacional e de Psiquiatria — tem promovido reformas administrativas e de gestão estruturais na entidade, com a modernização de processos e de práticas internas. “A área de comunicação é crucial para a entidade. E esse formato que funciona como um ecossistema, onde temos parceiros estratégicos orientados pela nossa agência interna, tem otimizado recursos e trazido resultados muito positivos”, descreve Uberti.
FEEVALE
Uma parceria inédita, em âmbito nacional e internacional, está sendo concretizada com a formação da primeira turma do Mentored Teacher Education – Brazil/Finland, programa baseado em um acordo de cooperação internacional entre a Universidade Feevale e a Tampere University, da Finlândia. A cerimônia de formatura acontecerá na noite de 15 de junho, às 19h30min, no Teatro Feevale. Os 69 professores que participaram do programa serão os replicadores da metodologia no Estado e no Brasil, sob a licença da Tampere University.
O programa, que dá continuidade a uma relação de 18 anos da Universidade Feevale com instituições finlandesas, teve duração de dois anos, sendo composto por quatro módulos: Fundamentos da formação de professores com mentoring; A mentoria na formação de professores; Desenvolvimento institucional na formação de professores; e Pilotando a mentoria.
“Vamos trabalhar para a criação de um modelo operacional conjunto entre os docentes da educação básica, professores universitários e licenciandos, formando professores com competências essenciais para o século XXI”, afirma o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembrando que a Finlândia está no topo de rankings internacionais que aferem a qualidade da educação em todos os níveis. “A nossa instituição será um centro difusor desse trabalho colaborativo e internacional, disseminando as possibilidades de avanços dos projetos educacionais e práticas inovadoras, seguindo um novo conceito de ensino, baseado em metodologias e tecnologias finlandesas”, destaca.
Logo após a cerimônia de formatura será realizado, no Teatro Feevale, o workshop Educação e felicidade. Os palestrantes serão os professores Gabriel Grabowski, da Universidade Feevale, e Minna Mäkihonko e Minna Van Nunen, da Tampere University. A atividade é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos estão disponíveis em teatrofeevale.com.br.
Em 2023, a Finlândia foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Global sobre Felicidade. A Feevale também passou a oferecer, neste ano, a disciplina Felicidade: a arte do bem viver. O objetivo foi ampliar a oferta de disciplinas que incentivem a formação cognitiva e socioemocional dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades para atuação em um mundo em transformação.
BAND
O Grupo Bandeirantes vai acompanhar nos dias 7, 8 e 9 de junho a realização do South Summit Madri, um dos mais importantes eventos de inovação do mundo. A cobertura vai contar com participações ao vivo e boletins gravados pelo jornalista Guilherme Macalossi.
Há dois anos na emissora, Macalossi comentou a responsabilidade de fazer a primeira cobertura internacional representando a casa: “Ter o privilégio de fazer parte da delegação como enviado da Band é uma realização profissional, ainda mais quando estamos falando de um evento dessa proporção. Esse ano, ancorei meu programa, “Bastidores do Poder”, direto da South Summit em Porto Alegre, e agora terei a possibilidade de trazer os relatos e ambientação do South Summit original, e seu impacto numa cidade do porte de Madri”.
A diretora-geral do grupo Bandeirantes, Lisiane Russo avalia que “ a ida do Macalossi a Madri ratifica o compromisso do Grupo Band RS em acompanhar de perto as transformações aceleradas que o South Summit traz.”
Nascido na Espanha, em 2012, o South Summit atravessou o oceano para chegar em Porto Alegre em 2022, primeira vez em que foi realizado fora da capital espanhola. A programação do Grupo Bandeirantes incluirá conteúdos para TV Band, Rádio Bandeirantes, Band News FM e também todas as plataformas digitais abordando a programação, os painéis, as discussões, a participação de personalidades do ambiente de negócios e também a comitiva do governo do Estado que estará presente liderada pelo vice-governador Gabriel Souza.
Segundo o Diretor Comercial do Grupo Band RS, Carlos Toillier, “ No ano da mudança do Grupo Bandeirantes para o TecnoPuc, reafirmamos nossa crença no Jornalismo de Qualidade , cada vez mais instantâneo e multiplataforma.”
JORNAL DA BAND
A partir da próxima segunda-feira (5), Eduardo Oinegue e Adriana Araújo estreiam uma nova fase do Jornal da Band. A jornalista está entusiasmada com o desafio. “A Band tem a tradição de fazer jornalismo com responsabilidade e equilíbrio. A prioridade é sempre a notícia, apurada com precisão e agilidade por uma equipe muito competente e comprometida com a missão de informar e combater fake news comandada por um mestre, Fernando Mitre. Isso me dá a tranquilidade de que estou no time certo e ao lado de um grande parceiro como Eduardo Oinegue, profissional muito experiente que conheço e admiro há muito tempo. Vamos dar início a um novo capítulo dessa história, produzindo um jornal ainda mais atual e dinâmico. Tenho certeza que faremos um grande trabalho juntos. Estou honrada pelo convite, grata pela confiança da Band em meu trabalho e feliz por estar de volta e poder me reconectar com o público. Estava com saudade”.
Eduardo Oinegue, âncora do telejornal há quatro anos, está muito feliz em trabalhar com Adriana. “Terei ao meu lado uma grande professora, tremenda apresentadora e jornalista de mão cheia. Vai ser muito legal ter na bancada uma amiga querida. Tenho certeza de que o telespectador vai aprovar essa parceria nessa nova fase. Colocaremos os avanços tecnológicos a serviço da tradição da Band no jornalismo. Num momento em que o mundo está coalhado de desinformação, a Band reafirma seu compromisso inalienável com a busca e a checagem dos fatos, razão de ser do reconhecimento do trabalho do nosso jornalismo”.
O cenário é mais amplo, com 120 metros quadrados, e conta com dois grandes painéis de LED de última geração. Foram mais de 200 horas de construção. As paredes de luz têm 30 lâmpadas tubulares e 35 metros de impressão em tecidos. Destaque também para o aro de luz suspenso, de 8 metros, com a marca da emissora, além do número maior de câmeras e uma nova grua.
O jornal, que já era ágil, fica ainda mais dinâmico com ferramentas tecnológicas que vão possibilitar novas formas de apresentar a notícia.
“Essas novidades vão aprimorar ainda mais nosso principal jornal, que ficará mais moderno, interativo e tecnológico. O mundo não para de mudar, cada vez mais rapidamente, e o Jornal da Band acompanha essas mudanças. Temos uma história de credibilidade construída no respeito ao telespectador e no compromisso com a verdade, praticando um jornalismo sério atendendo sempre o interesse público”, avalia Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
O programa seguirá contando com a participação das jornalistas Lana Canepa, direto de Brasília, Paloma Tocci com as notícias do esporte, Joana Treptow com as questões climáticas e Juliana Rosa com os assuntos relacionados à economia.
“Depois de um grandioso 2022, com a maior cobertura eleitoral que já fizemos e debates com formatos inovadores, o jornalismo da Band dá um salto de qualidade. É uma inovação importante que traz um enorme ganho para a grade de programação. Essa é apenas uma das novidades que a Band vai trazer até o fim do ano para seus telespectadores no jornalismo, esporte e entretenimento”, afirma Rodolfo Schneider, diretor executivo de Conteúdo da Band.
O Jornal da Band vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 19h20, com transmissão simultânea no Band.com.br, no Bandplay e nos canais digitais Band Jornalismo no YouTube, Facebook e Twitter
CONGRESSO ANDAV 2023
Os principais conceitos do Marketing 5.0 serão apresentados pelo professor universitário americano Philip Kotler, durante o Congresso Andav 2023, que é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, e será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto de 2023, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Considerado o maior especialista e estudioso de marketing no mundo, Kotler encerrará a programação da Plenária no dia 8 de agosto. Em sua apresentação, ele conceituará o processo de cinco etapas de um cliente, passando a conscientização para a defesa, e as novas ferramentas e tecnologias desenvolvidas pelos profissionais do marketing para entender e influenciar os clientes, e falará sobre a mudança de mentalidade de diferentes gerações.
“O trabalho do marketing é criar e moldar o valor percebido aos olhos de diferentes clientes. Por isso, os profissionais precisam mapear cuidadosamente como as commodities passam da agricultura para a produção e a distribuição final em diferentes mercados para compra. Muitos fatores afetam a velocidade e o sucesso desse movimento”, pontua Kotler.
Para ele, diferentes profissionais dos canais de Distribuição devem desenvolver habilidades em criar consciência, interesse e preferência de marca. “As empresas devem concentrar a atenção em três pontos para terem sucesso: gerenciamento de produtos, gerenciamento de clientes e gerenciamento de marcas”, destaca Kotler.
Em sua avaliação, as empresas brasileiras precisam de profissionais de marketing para atingir suas metas de vendas de curto prazo. “Mas, isto não é suficiente. É necessário também profissionais de marketing empreendedores para imaginar novas oportunidades que proporcionem sobrevivência financeira e sucesso a longo prazo”.
Em sua primeira participação no Congresso Andav, Kotler reafirma a importância do evento como um fórum amplo para discussão dos principais temas da Distribuição de Insumos Agropecuários, ao afirmar que o mercado sempre terá opiniões diferentes sobre a aceleração dos planos do Brasil para a distribuição de produtos agrícolas.
O Congresso Andav é o principal encontro nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários. Com o tema central Agroeconomia brasileira: um olhara para o futuro, a plenária contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais para tratar dos temas mais relevantes na Distribuição de Insumos Agropecuários.
O Congresso Andav 2023 reunirá também mais de 160 marcas, que apresentarão as tendências desse mercado e os principais lançamentos, produtos e tecnologias para atender as demandas por produtividade e eficiência nas propriedades rurais brasileiras, visando uma produção sustentável e de qualidade. A expectativa é receber ao menos 10 mil profissionais, entre palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.
DROPS DO CARVALHO
Episódio 41 – Protagonismo do legado
Episódio 42 – Ingredientes do mundo corporativo
GRUPO RBS
A 31ª ExpoBento e a 18ª Fenavinho movimentam a cidade de Bento Gonçalves, na Serra, desde ontem (8). O Grupo RBS está presente com cobertura integrada e um espaço exclusivo – a Casa RBS -, reforçando sua conexão com o público e seu compromisso de estar ao lado de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado.
Até o dia 18 de junho, quem visitar a ExpoBento/Fenavinho poderá conhecer o espaço da RBS, ponto de encontro para ações de relacionamento, ativações das marcas da empresa e transmissões ao vivo. A casa receberá programas como Timeline, Chamada Geral Gaúcha Serra, Supersábado e Show dos Esportes, da Gaúcha, e Tá Vazando ATL Serra, da Atlântida.
Neste sábado (10), a partir das 11h45, o Jornal do Almoço será transmitido para todo o Rio Grande do Sul, direto do Parque de Eventos de Bento. A apresentadora Cristina Ranzolin e o repórter Marco Matos serão os responsáveis por mostrar os destaques da festa que, neste ano, deve receber mais de 300 mil pessoas.
LEBES
Faz parte dos valores e da cultura Lebes estar sempre próxima das comunidades onde atua. Assim, a empresa apoia e participa de campanhas que impactam na vida da população. Por isso, em junho, a filial Lebes do Centro Histórico de Porto Alegre vai se colorir com luzes de diferentes cores para chamar a atenção de três datas especiais.
Neste início de Junho, a Lebes se “vestiu” de lilás em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado no dia 06/06. Esse importante exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida do bebê, detectando seis tipos de doenças. Já de 7 a 20 /06, a Lebes vai usar iluminação vermelha em homenagem ao Dia dos Namorados e em incentivo à campanha de doação de sangue .
Desta forma, além de deixar o centro da capital gaúcha mais bonito, a Lebes também incentiva os cuidados com a saúde e com o coração.
JORNADA TOP CONEXÕES & ENCONTROS
O consultor de estratégia Cássio Grinberg, que já ajudou clientes a emplacarem mais de cem cases vencedores no Top de Marketing ADVB/RS é o convidado da Jornada TOP: Conexões e Encontros, no dia 13 de junho, das 10h às 11h. O evento é aberto à comunidade em geral. Quem se inscrever pelo Sympla receberá certificado.
Autor do livro Desaprenda, palestrante e articulista do Estadão e Zero Hora, Grinberg é sócio fundador da Grinberg Consulting, que tem o propósito de fazer as empresas liderarem com longevidade. Sua participação no painel será focada nos mais de 15 anos em criação de estratégias para negócios e marcas. Atualmente, ele é professor do MBA em Marketing Estratégico na PUCRS e atua em projetos com Marcopolo, Sicredi, Apsen, Itaú, CMPC, Unimed, Melnick, Icatu Seguros, Grêmio, Sindilojas, HTB, Grupo RBS e Vinhos Salton. Também tem formação em ecossistema de inovação de Israel pelo Ministry of Foreign Affairs.
O encontro será ainda uma boa oportunidade para os profissionais de marketing e vendas das empresas entenderem melhor como participar do TOP de Mkt 2023 e como trabalhar seus cases, explorando todos os vieses. As inscrições à edição deste ano da premiação se encerram dia 14/06 e a submissão de cases e categorias vai até 26/06.
HUSTLERS.BR
A incessante busca por ideias inovadoras e criativas no universo do marketing e da publicidade é uma realidade. As marcas estão ávidas por campanhas que se sobressaiam, que cativem a atenção do público e, é claro, que gerem resultados positivos. E, nesse cenário, a colaboração entre agências tem se mostrado um caminho promissor para o desenvolvimento de campanhas plurais e bem-sucedidas.
Apesar de não ser uma solução inovadora no mercado, Ramon Prado e Bibi Amarante, co-fundadores da Hustlers.br, agência especializada em live marketing e que possui como solução as collabs, ressaltam que a parceria entre diferentes agências traz consigo uma série de benefícios que impulsionam a criatividade e a inovação. Ao unir forças, elas podem somar vivências, perspectivas e expertise distintas, gerando um caldeirão de ideias e possibilidades antes inimagináveis.
“Quando todas as partes envolvidas têm clareza sobre suas competências e compartilham de um objetivo comum, o resultado é uma atmosfera propícia para o aprimoramento e ampliação de ideias. Isso contribui para que tenhamos um processo enriquecedor com uma solução ampla e complexa, respeitando, agregando e potencializando as perspectivas ali expostas, sempre focados na missão em comum do grupo”, explica Ramon.
Bibi também chama a atenção sobre a diversidade de experiências tanto profissionais quanto pessoais. Segundo ela, a pluralidade de vivências também é um fator crucial para o desenvolvimento de ideias criativas e que todo e qualquer mercado, não somente o de comunicação, deve estar aberto para enaltecer, respeitar e ouvir opiniões diferentes que nem sempre são confortáveis, mas que podem levar a grandes ideias.
“Se no desenvolvimento de projetos somos desafiados a ter as famosas “big ideias”, como podemos tê-las a partir só do que conhecemos ou do que vivemos no nosso entorno? As co-criações agregam o que há de melhor nos profissionais de cada agência a partir de várias vivências colocadas em discussão”, acrescenta.
No entanto, é importante destacar que a colaboração entre agências apresenta desafios a serem enfrentados. Para garantir o sucesso dessa solução, é necessário autoconhecimento para saber quais são suas qualidades e fraquezas, pois isso vai facilitar o cenário para potencializar em uma empresa o que já é feito, bem como complementar o que é uma possível fraqueza. E o resultado desse processo é a criação de soluções autênticas, complexas e diversificadas, que se alinham com diferentes realidades e perspectivas, bem como o ganho de maturidade e enriquecimento do portfólio das equipes envolvidas.
A Hustlers.br tem colecionado cases de sucesso em projetos de co-criação. Parcerias estratégicas com agências como AlmapBBDO, Holding Clube e Avantgarde, resultaram em campanhas impactantes para grandes marcas como Nestlé e Dove. Um exemplo prático é a parceria para a Coca-Cola entre a Hustlers.br e a agência Holding Clube, que resultou em um projeto de endomarketing para a celebração do Dia da Consciência Negra.
A parceria transformou a data em uma celebração ao longo de todo o mês de novembro, exaltando os valores ancestrais dos colaboradores negros e negras da empresa. A repercussão interna foi positiva, fornecendo informações genéticas e impactando tanto o ambiente corporativo quanto as esferas pessoais dos colaboradores.
ICATU
Com o objetivo de estar cada vez mais próxima do dia a dia dos seus parceiros, a Icatu – maior seguradora brasileira independente em Vida, Previdência e Capitalização – está fazendo importantes avanços em seus canais de comunicação com os corretores. A novidade mais recente é o lançamento do IcatuCast – Corretor que Inspira, videocast sobre planejamento e proteção financeira.
O novo canal chega na esteira de diversas ações da Icatu para uma maior aproximação com os corretores, com intuito de marcar presença em canais em que eles já estão e que utilizam com frequência.
“O corretor é um parceiro essencial para ampliarmos o impacto social da proteção e planejamento financeiro, principalmente pensando na combinação de seguro de vida e previdência privada. No caso do nosso mercado, temos um grande desafio: diferentemente de um produto de bem de consumo, que as pessoas escolhem com facilidade, o seguro de vida ou a própria previdência privada precisam de uma venda consultiva, que, neste caso, é o corretor. Por isso, ampliar a comunicação com os corretores é uma forma de nos aproximarmos cada vez mais deles, facilitando a sua jornada e entendendo as suas necessidades na relação com a Icatu e com o cliente final”, afirma Alexandre Vilardi, vice-presidente Corporativo da companhia.
IcatuCast – No último mês, essa relação de proximidade ganhou um novo capítulo com o lançamento do primeiro episódio do IcatuCast, videcast disponibilizado no Spotify e no canal do Youtube da seguradora. O episódio de estreia contou com a participação do vice-presidente Corporativo da companhia, Alexandre Vilardi, que abordou o propósito da Icatu no mercado segurador e o papel fundamental da força de vendas. O segundo episódio, publicado na última quinta-feira (01), traz o Vice-Presidente Corporativo da Icatu e Presidente da Rio Grande Seguros e Previdência, Cesar Saut, discutindo o tema “Qual a importância do Seguro de Vida e o seu impacto na sociedade?”.
“Os corretores são parceiros essenciais nessa jornada intensa de estímulo à proteção e o planejamento financeiro. É por este motivo que seguimos trabalhando para ir até onde eles estão, criando novas pontes em canais que eles já frequentam e procuram. Por este motivo lançamos agora o videocast, com conteúdos valiosos que auxiliarão na sua força de venda. Nosso propósito é democratizar cada vez mais o acesso a soluções de proteção e planejamento financeiro e isso, sem dúvida alguma, começa pela informação”, afirma Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu.
A Icatu tem feito ainda diversos investimentos no Educatu – plataforma de treinamento e capacitação online com mais de 60 cursos presenciais e ao vivo, totalmente gratuitos. Recentemente, a plataforma recebeu diversas melhorias, entre elas experiências gamificadas, rankings, premiações e o desenvolvimento e infraestrutura em nuvem, que garantem uma plataforma robusta, estável e confiável.
SHOPPING TOTAL
Desde a última segunda-feira, o Dia Mundial do Meio Ambiente, no TOTAL será o primeiro shopping do Rio Grande do Sul a receber um serviço cujo aplicativo transforma recicláveis em dinheiro. Trata-se de uma unidade do Ciclo, uma parceria com o Grupo Recicla, que ficará no Largo Cultural do TOTAL e receberá resíduos (veja abaixo) da comunidade entorno do shopping com objetivo de tornar o bairro e a cidade mais limpos e estimular o consumo consciente.
Na prática, funciona assim: as pessoas baixam o app da Ciclo pela Google Play ou App Store, cadastram uma conta digital gratuita com seus dados para acumular créditos em dinheiro e selecionam sua conta bancária já previamente cadastrada.
A partir disso, é levar os resíduos recicláveis separados, limpos e secos até a unidade Ciclo do TOTAL, quando o material é pesado e valorado de acordo com o preço praticado no mercado. O valor é creditado na conta bancária em até 24 horas úteis, pois se trata de uma transferência do tipo TED, e os créditos em dinheiro podem ser gastos como o cliente quiser, inclusive podendo ser doado para entidade beneficente.
O horário de funcionamento da unidade Ciclo no TOTAL será de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h. A expectativa é receber 12 toneladas por mês dos seguintes materiais:
Papel, papelão e embalagem longa vida: papéis de escrever, impressos, revistas, jornais, papéis de embalagens, papelão, cartolinas e embalagens cartonadas.
Plástico duro: embalagens de produtos de limpeza e higiene, tais como xampu, condicionador, detergente etc.
Plástico filme: embalagens de fardos de bebidas e alimentos, sacolas plásticas, sacos de lixo entre outros.
PET: plásticos de bebidas e suas tampas.
Alumínio: latas e lacres de bebidas e alimentos, aerossóis de desodorantes, utensílios domésticos como panelas.
Óleo vegetal usado: óleo de cozinha sem restos de alimentos ou molhos.
“O objetivo do TOTAL na parceria com o Grupo Recicla e instalação do Ciclo é auxiliar a comunidade e nossos clientes a descartarem corretamente seus resíduos. Faz parte de um programa que o TOTAL vem desenvolvendo ao longo do tempo para contribuir para o entorno e um mundo mais sustentável”, diz Gilson Ritter, gerente Operacional do shopping.
Através do descarte consciente, cada resíduo tem um ciclo de vida completo, gerando assim um impacto positivo na construção de um mundo mais sustentável. De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza), o Brasil produziu cerca de 82 milhões de toneladas de lixo no ano de 2022, e 30% tem potencial de reciclagem, mas apenas 3% são de fato reaproveitados. Conforme o órgão, Brasil teve aproximadamente 19% de aumento na geração de resíduos entre 2010 e 2019 e estima se um aumento de 50% até 2050.
98% Das pessoas consideram a reciclagem importante para o futuro do País. 94% Concordam sobre o descarte correto de resíduos através da separação de recicláveis.