ENTREVISTA GABRIEL HABEYCHE
1. Quem é Gabriel Costa Habeyche?
Um curioso. Acredito que temos muito para conhecer e pouco tempo para aprender tudo. Uma pessoa leal e movida por propósitos. Muito ligado a família, que é a base de tudo. Filho do seu Fernando e da dona Ida Beatriz, sou o temporão de 3 filhos, 10 anos de diferença para a Gisela e 12 para a Daniela. Herdei do meu pai a habilidade para negociar e da minha mãe a curiosidade, o que me faz ser inquieto. Tive uma educação mais tradicional, respeitando os mais velhos, sendo desde cedo orientado a ter responsabilidade sobre os meus atos e sabendo que, a honestidade não é qualidade, e sim, uma obrigação. Há quase 30 anos sou casado com a Elise, que considero uma parceira de vida, o meu contraponto e que muitas vezes, me chama a atenção para olhar as questões por uma outra visão.
2. Tu defines a comunicação como uma “cachaça” ou um mundo de oportunidades e realizações?
Acredito que as oportunidades vêm através do nosso trabalho, criatividade e dedicação. Assim que consegui o meu primeiro estágio na publicidade. Fui, com a faculdade, visitar a agência Escala com um currículo embaixo do braço. Na ocasião, meus colegas começaram a pegar no pé porque não tinha experiência na área. Ao ser questionado, indaguei que tinha certeza de que em um ano de agência, aprenderia muito e que isso me daria uma experiência que levaria para vida profissional. E assim foi, pois quem estava apresentando a agência era a Analisa de Medeiros Brun, que escutou a conversa e me chamou para participar do processo seletivo. Uma semana depois, comecei na área de mídia da maior agência de publicidade do sul do país, na época. O mesmo aconteceu na ADVB, onde entrei na área de ensino e, através do meu trabalho e dedicação, fui para área de marketing. Lá ajudei a realizar os maiores eventos da história da instituição sob a orientação o meu amigo, João Volino Corrêa. O que aprendi nestes 4 anos em ambas as instituições moldaram a minha persona profissional com ensinamentos que aplico ainda nos dias de hoje.
Me sinto feliz e realizado em trabalhar no meio da comunicação. Em minha trajetória profissional fiquei 3 anos afastado e me senti sem chão. Quando voltei para o mercado, vi que neste mundo me sinto confortável, feliz e realizado, por isso a brincadeira sobre a cachaça. Trabalhar neste meio nos possibilita nos conectarmos com pessoas das mais diferentes origens, aprender sobre diversos negócios, como funcionam e para quem são idealizados.
O acesso a informação possibilita a criação de ações, ao desenvolvimento de marcas que tenham um propósito para o crescimento da economia e negócios.
3. A confiança, o networking, a credibilidade e a criatividade são as armas da comunicação?
Todas são fundamentais em qualquer meio, ainda mais na comunicação. Vivemos na era da mídia on versus a mídia off. Inúmeros players de mídia e centenas de meios de comunicação, disputando espaço com os influencers, marketing de experiência, podcasts e por aí vai. Estou no mercado da comunicação há quase 30 anos, sempre procurando aprender, me atualizar, trabalhar duro e estabelecer metas claras para chegar nos objetivos traçados. O network é uma importante arma, bem como, uma constante construção. Acredito que construímos o nosso nome sempre norteados de valores e princípios que se traduzem em confiança e credibilidade. Sendo reconhecido por toda a nossa rede de relacionamentos, clientes, parceiros, líderes, pares, colaboradores e até concorrentes.
É fato que a criatividade é a palavra chave para um publicitário e é isso que as empresas buscam em uma agência de propaganda para posicionar as suas marcas e destacá-las das demais. Além do mais, a publicidade brasileira é reconhecida mundialmente como uma das mais criativas do planeta, sendo assim, a criatividade é uma forte arma da comunicação.
4. Gabriel na intimidade, em casa e com os amigos?
Sempre digo que os amigos são a família que escolhemos para nós. Fico muito feliz quando consigo ter momentos de reuniões familiares e com os amigos. As vezes junto todos ao mesmo tempo, o que deixa a minha esposa louca. Sou o legitimo tiozão das piadas e dos trocadilhos. Sou movido a boa música e adoro uma boa mesa. Na minha família mostramos o carinho pela comida. Meu pai dizia que vivemos para comer ao invés de comer para viver. Também gosto de ver TV, filmes e de viajar. Tenho uma ligação muito forte com a água, principalmente com o mar.
GOVERNO
O Governador do RS colocou bem claro que as enchentes não poderiam ser politizadas, mas o que se viu no auditório da Unisinos em São Leopoldo foram cânticos apoiando o presidente Lula, além de discursos animados, atos e medidas incabíveis como a da nomeação do Ministro Pimenta.
Realmente lamentável tudo isso.
MÍDIA
Todos os veículos de comunicação dentro das possibilidades e com muito profissionalismo e tecnologia avançada estão desempenhando seus papéis.
Mídias de jornais impressos, digitais, rádios e OOH.
APELO ARP
A Associação Riograndense de Propaganda vem, por meio deste Apelo Oficial, pedir a atenção de todo o mercado publicitário nacional. A catástrofe está sendo trágica, sem dúvida alguma, mas o Rio Grande do Sul mantém a sua força, prova disso é tudo que os brasileiros estão testemunhando via imprensa e redes sociais. Estamos enfrentando o problema e recebendo muito apoio de todos os cantos do Brasil. Desde já e para sempre, obrigado. Entretanto, precisamos deixar claro que precisamos seguir trabalhando, inclusive para que voluntários e entes públicos sigam atuando em restantes, acolhimento e atendimentos diversos.
Sendo assim, precisamos deixar claro que o mercado publicitário está ativo. Se sua agência está veiculando campanhas no Rio Grande do Sul, mantenha. Se a sua marca tem contratos com veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, mantenha. Se aquele plano de mídia com espaços em jornal, rádio, TV ou OOH em solo gaúcho, assine. Mesmo com todas as dificuldades deste momento catastrófico, os veículos de comunicação seguem operando. Não torne este momento ainda mais complicado acreditando que nada está funcionando por aqui. Estamos operando, exibindo e propagando sim. Mantenham suas marcas aqui.
Contamos com a sensibilidade e a seriedade de todo o mercado.
Fernando Silveira – Presidente e Diretoria da ARP Gestão 2024/25
W3HAUS
A W3haus, agência da plataforma Haus do Grupo Stefanini, acaba de conquistar a conta de Dr. Jones, marca do Grupo Boticário focada no público masculino. A agência será responsável pela comunicação 360º, incluindo planejamento, criação, produção e influência, além de ser uma parceria estratégica em mídia com a missão de reforçar o posicionamento e reconhecimento de marca. A escolha se baseia nos resultados sólidos e na experiência bem-sucedida da agência com Clu_b, canal de Instagram de O Boticário voltado para o mesmo público-alvo.
A habilidade em estabelecer conexões genuínas entre marcas e consumidores por meio de conversas relevantes é enfatizada por Débora Barbezani, Vice-Presidente de Atendimento e Negócios da W3haus. “Estamos felizes com a oportunidade e super animados em utilizar nossa experiência como um dos maiores hubs de conteúdo de beleza e autocuidado do país para fortalecer a conexão de Dr. Jones com o consumidor, potencializar os resultados e aumentar a visibilidade da marca. Em breve, lançaremos nossa primeira campanha”, comenta a executiva.
A integração da Dr. Jones à operação de beleza da W3haus fortalece um time já robusto de profissionais com expertise no segmento e que inclui trabalhos para marcas reconhecidas como O Boticário, Quem Disse, Berenice? e Eudora.
“A parceria de Dr Jones com a W3haus reforça a confiança nesse time e no trabalho que temos construído juntos e em nossa potência para conquistar espaços ainda maiores de mercado”, ressalta Marcela de Masi Nogueira, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
SBT
O SBT e a AACD anunciam que o programa televisivo da 27ª edição da Campanha AACD Teleton será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2024.
Mais uma vez, a maratona de solidariedade irá contar com a madrinha Eliana, a madrinha digital Maisa Silva, o padrinho Daniel, o padrinho digital Celso Portiolli, além da embaixadora Virginia Fonseca. Neste ano, o Teleton será dirigido por Marcelo Kestenbaum.
A meta da campanha para este ano é de R$ 35 milhões, valor que será utilizado para cobrir parte dos custos dos atendimentos SUS às pessoas com deficiência física nas unidades da AACD distribuídas pelo Brasil.
Outras novidades da Campanha AACD Teleton serão divulgadas posteriormente em coletiva de imprensa que acontecerá em data ainda a ser definida.
FEEVALE
Diversos cursos da Universidade Feevale se mobilizam para prestar atendimento à comunidade afetada pelas enchentes na região. O curso de Farmácia iniciará a manipulação de repelentes que farão parte do quadro de produtos da Farmácia Universitária. Promove, também, a organização de um plantão farmacêutico e manipulação de medicamentos para o abrigo montado no ginásio da Escola de Aplicação Feevale e para o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Instituição e a organização de medicamentos doados pelos alunos para garantir a segurança na administração.
O curso de Enfermagem está envolvido ativamente em atendimentos no Cies e no abrigo do Câmpus I. Acadêmicos e professores realizam a organização do fluxo dos serviços de atendimento, acolhimento aos pacientes, verificação de sinais, testes rápidos de dengue, soroterapia, curativos, administração de medicamentos e encaminhamento a consultas médicas quando necessário. Também foram promovidas ações do curso de Moda, que produz, com o auxílio de voluntários, egressos e alunos, caminhas, coleiras e guias para pets, roupas íntimas, nécessaires e cobertores a partir de doações arrecadadas.
O curso de Quiropraxia está dedicado, por meio de acadêmicos e professores, à campanha Ajuste Solidário, que promove o atendimento aos voluntários que atuam nos diversos abrigos da região. Já o curso de Fisioterapia atua em conjunto com voluntários, prestando atendimento às pessoas, nos abrigos, que possuem restrição de mobilidade e necessidade de fisioterapia respiratória.
A graduação em Jornalismo promove uma campanha de checagem de boatos que circulam nas redes sociais. A iniciativa faz a recepção de informações pelo Instagram e conta com estudantes do curso atuando como voluntários. As informações são apuradas e divididas em três grandes grupos: falso, fato ou impreciso. As apurações são publicadas pelo Instagram @deixavirgula.
CADASTRA
No campo, a área de CRM apresenta uma complexidade extra. Além dos diferentes perfis dos compradores (empresários, pequenos produtores, técnicos, consultores, etc.), as compras ocorrem de forma programada, tendo em vista o período da safra e características de cada cultura. Este cenário levou a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, uma das maiores empresas deste mercado e com uma ampla gama de produtos, a trabalhar com a Cadastra, empresa global de serviços de tecnologia, comunicação, dados e estratégia e Rising Star no Quadrante de Líderes no ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partner Brazil 2024, em um projeto de maturidade digital de sua base de clientes agro na América Latina.
As principais estratégias e resultados deste projeto serão apresentados em um painel do Salesforce World Tour São Paulo 2024, um dos principais eventos de CRM do País, no dia 15 de maio, às 16h, no Partner Theather, com a participação de Rafael Uceda, gerente de Marketing Digital de Soluções para Agricultura LATAM da BASF, eMonique Invernizzi, Salesforce Specialist da Cadastra.
A área de CRM, com a digitalização forçada da pandemia e o anunciado fim dos cookies de terceiros, vem recebendo mais atenção das marcas. Tanto que esta área na Cadastra cresceu 88% em 2023 e 54% apenas no primeiro trimestre de 2024. A companhia conquistou clientes como Decathlon, Bridgestone, Edenred, Ultragaz e Reckitt, principalmente em projetos de CRM, que contam estratégia para aumento da maturidade digital, hiper personalização e arquitetura de dados.
A parceria BASF/Cadastra resultou na maior digitalização da jornada do cliente no setor agrícola, com a migração para uma nova plataforma e a criação de jornadas personalizadas por país, unidade de negócio e segmento. Estratégias avançadas de CRM foram implementadas, incluindo o aprofundamento do entendimento comportamental das segmentações, o enriquecimento de dados e o desenvolvimento de réguas de relacionamento (conjunto de interações e ações programadas) mais complexas.
“Com a Cadastra, nosso objetivo foi investir em estratégias de CRM para nossas unidades de negócio na América Latina, criando um ecossistema de comunicação mais robusto, integrado e personalizado. E, com isso, melhorar o aproveitamento de nossa base total de clientes na região”, ressalta Rafael Uceda.
Para a Salesforce Specialist da Cadastra, “a mudança de plataforma e estratégia possibilitou a BASF amadurecer sua atuação no CRM, conhecendo seu público com mais profundidade e permitindo uma melhor segmentação. Com isso, foi possível abordar cada perfil, de cada cultura e momento de safra com maior acuracidade. Não por acaso, a base reagiu rápido, demonstrando maior abertura para compartilhamento de dados e engajamento”.
O projeto BASF/Cadastra resultou em um crescimento significativo na base de clientes nutridos, com um aumento de mais de 51%. Além disso, a implementação de 4 réguas personalizadas para a jornada do agricultor registrou um aumento de 6 pontos percentuais no engajamento em jornadas, comparado a envios pontuais.
Acompanhe a transmissão ao vivo do evento em: Link
INSTITUTO ASCENDENDO MENTES
Neste momento tão desafiador, com a catástrofe climática que assola o RS, o Instituto Ascendendo Mentes (IAM) expressa sua solidariedade em união ao povo gaúcho. Colocando seus esforços à disposição para auxiliar na superação desta tragédia, o foco na causa humanitária, com empatia, solidariedade e amor, permanecerá ativo por tempo indeterminado.
Através das lideranças locais da rede Gerando Falcões (GF), estão sendo realizadas ações emergenciais que já impactaram mais de 67 mil pessoas em 80 ONGs do estado. Donativos de todos os gêneros são enviados para Porto Alegre e Região Metropolitana, Vales do Taquari e do Rio Pardo e Região Carbonífera. Além dos mantimentos, os voluntários levam alento, esperança e coragem para as famílias que foram fortemente atingidas pelas enchentes.
Foram entregues:
· Mais de 44 toneladas de alimentos;
· Mais de 10 mil litros de água;
· Mais de 20 mil fraldas;
· Mais de 12 mil produtos de higiene;
· Mais de 6 mil marmitas e sanduíches;
· Mais de 5 mil peças de roupas e calçados;
· Produtos de limpeza e de necessidades infantis;
· Itens de cama, mesa e banho.
Com o alagamento urbano e a vulnerabilidade social cada vez mais presente, o número de voluntários tende a reduzir em muitas entidades sociais. Pensando numa solução, o IAM lança a campanha “DOE UM FUNCIONÁRIO POR UM DIA”, criada para que a mão de obra voluntária siga auxiliando mais pessoas durante este período. As empresas que aderirem a campanha não apenas estarão engajadas numa causa social, mas também demonstrarão um posicionamento consciente, gerando uma reconstrução mais ágil e eficaz do RS.
REDETV!
A RedeTV! anuncia a chegada de Heitor Pontes para a liderança comercial da Peanuts, divisão que gerencia os ativos digitais da emissora, integrada à ‘Value Creation Unit’.
O executivo será responsável por fomentar oportunidades e estratégias para a expansão de parcerias e negócios direcionadas ao portfólio de produtos e serviços digitais da RedeTV!.
“Os canais digitais são uma fortaleza da RedeTV!. Essa imersão no universo da televisão aberta buscando conexões com as plataformas digitais para distribuirmos omnichannel traz a perspectiva de aumentarmos consideravelmente o alcance e engajamento da emissora com sua audiência. Para mim, profissionalmente, é uma grande oportunidade participar desse momento da RedeTV!“, afirma Pontes.
Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, Heitor possui uma longa trajetória no mercado de comunicação com grande experiência em liderança, gestão de equipes, planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios.
Ao longo da carreira ocupou cargos executivos em companhias nacionais e multinacionais, como JCDecaux, onde dirigiu as áreas comercial e marketing por mais de oito anos. Nesse período atuou diretamente no processo de transformação digital da companhia.
Recentemente, como Chief Sales Officer na Helloo, participou da condução da empresa para o universo da mídia programática, além de liderar equipes e desenvolver estratégias de marketing.
Antes, teve passagens pela MTV Brasil, Valor Econômico, Infoglobo, Rolling Stone, Brasil Econômico e TRIP.
WEBBY AWARDS
O Tomorrowland, maior evento de música eletrônica do mundo, junto com a Amazon Music, recebeu o maior prêmio de publicidade do mundo, o Webby Awards, pelo seu documentário “We are Tomorrow ft. Alok”, na categoria Video – Events & Live Streams. O Webby Awards é apresentado pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS), a principal organização internacional de prêmios que homenageia a excelência na Internet e a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Nova York no dia de hoje. Dirigido por Wim Bonte, o documentário é uma jornada cinematográfica de 30 minutos que retrata as histórias do produtor brasileiro, Alok, e sua família, dois refugiados ucranianos, Veronika e Mykola, do peruano Carlos que conheceu no festival seu parceiro, o arquiteto de Antuérpia, Kurt, e do índio-australiano Alwyn, que trouxe sua irmã na aventura pela primeira vez.
Em colaboração com a Amazon Music, “We Are Tomorrow” oferece uma visão aprofundada da música e da comunidade global que define o Tomorrowland, transcendendo preconceitos em relação à cena eletrônica e oferecendo aos espectadores uma visão íntima do icônico festival ao apresentar os diferentes protagonistas de uma forma crua e autêntica durante a sua viagem e até a celebração do festival.
“É de grande conquista para a nossa cena ter o reconhecimento do maior prêmio de publicidade do mundo. Percebo um crescente interesse na música eletrônica não apenas por parte do público, mas por toda a indústria do entretenimento. O Tomorrowland, mais uma vez, nos insere em uma vitrine de grande importância e traz uma renovação da cena eletrônica para o mundo”, afirma o produtor musical, Alok, que vai ser se apresentar no Tomorrowland Brasil no dia 13 de outubro em Itu, SP.
O documentário “We are Tomorrow” está disponível no canal do YouTube do Tomorrowland e pode ser acessado pelo link.