NOTAS DA SEMANA – 18.03.2022

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ENTREVISTA COM GUSTAVO FAVERO

O que me motivou a escrever estas linhas sobre mim foi o carinho e respeito que eu aprendi a ter pelo Nenê, aliado ao fato de ter ficado muito envaidecido pelo convite de aparecer por aqui.

O Gustavo Fávero é um catanduvense, que foi abduzido por São Paulo e que em 2014 adotou Porto Alegre, como seu lugar para ficar. Um cara de hábitos simples e de fala mansa, que odeia injustiças e que ama sua família.

Minha formação – faculdade, pós e MBA – foi toda voltada para o Marketing e seus “periféricos” de produtos e serviços. Tive o prazer de absorver conhecimentos em instituições como Universidade Mackenzie, ESPM e IBMEC. Recentemente eu tive o enorme prazer em me aventurar como professor no MBA de uma grande instituição de ensino daqui, foi realizador!

Mas vamos lá, o que eu “aprontei” em minha carreira, até agora? Tudo começou em 1993, quando eu estagiei na Rádio Transamérica. Foi uma rápida incursão por veículo e mal sabia eu, o quanto eu me envolveria nesse mundo. No entanto, tive uma pausa de três anos, quando atuei em Pesquisa de Mercado, pelo Grupo Ibope – uma baita experiência em relação a análise de mercado, pragmatismo e condução de projetos.

Mas como eu já adiantei, grande parte de minha vida profissional foi construída em veículos de comunicação. Foi aí que a “Árvore” apareceu na minha vida. Em 1997 eu fui convidado a uma posição no Grupo Abril e por dezessete anos lá fiquei. Respondi pela gestão das marcas EXAME e VOCÊ S/A, toquei todo Marketing da VEJA, por maravilhosos 10 anos. Neste período, em VEJA, eu tive muito contato com agências fantásticas e com anunciantes de todos os setores e tamanhos.

Lá por 2013, infelizmente vendo o caminho que a Abril estava seguindo e felizmente vendo o caminho que meu coração queria seguir, comecei a vislumbrar a hipótese de me mudar para Porto Alegre. Numa daquelas conspirações a favor, a RBS me convidou para gerenciar a área de Planejamento e Marketing, dos jornais do Grupo. Foi uma experiência tão enriquecedora, quanto rápida. Pude conhecer gente nova, um novo mercado, um novo meio, um novo tudo! Aprendi muito e fui tocar outras iniciativas na minha vida.

Abri empresa, fechei empresa, investi dinheiro, perdi dinheiro, fiz amigos, perdi amigos, abri outra empresa, fechei outra empresa, mas não perdi dinheiro nem amigos. Neste período, de 2015 a 2019, criei uma “casca dura” que nem eu imaginava ser possível criar, agreguei visões de demitido, empresário, professor, investidor e pai.

Daí vem o começo de 2020 e eu volto ao mercado, como Head de Marketing e Conteúdo (nome bonito) de uma renomada empresa de eventos corporativos, em São Paulo. Dois meses depois, a pandemia toma conta do mundo e me dá duas opções: lamentar ou reinventar. Lembra da “casca dura” que eu falei? Pois então, ela me ajudou demais a assimilar o golpe e reinventar o que fazíamos nesta empresa em São Paulo.

Voltei a trabalhar em Porto Alegre, desde novembro de 2021 eu dirijo as áreas de Marketing e de Novos Negócios na Escala, fruto de algumas outras conspirações a favor. Primeiro, a confiança que os sócios da agência depositaram em mim. Segunda coisa, uma sólida carreira em comunicação. Terceiro, uma visão multilateral das relações comerciais.

Enfim, se você chegou até o fim desse texto, é porque se interessou na minha história. Se quiser continuar esta e outras histórias, eu vou adorar conversar, desde que tenha café envolvido! Por isso, peço licença ao Nenê e deixo aqui o meu e-mail: gustavo.favero@agenciaescala.com.br.

SKY

A Rede Pampa e a Band não irão responder por que o sinal da SKY no RS é de São Paulo?

SECOM

Ainda continua a indecisão(provisória definitiva),se as Agencias que atendem o Governo Gaúcho serão as novas,quando o contrato com as que estão foi mais uma vez prorrogado.

ARP

Que você gostaria que a ARP fizesse ou estivesse mais presente? Responda, a entidade quer a sua resposta.

RELAÇÃO E AUDIÊNCIA

O que é mais preponderante? Quem ganha, quem perde?

FMP

FMP recebe o Selo OAB Recomenda pela terceira vez consecutiva

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) recebeu ontem (16/03) o Selo de Qualidade OAB RECOMENDA. A FMP é a única Faculdade de Direito Privada do Rio Grande do Sul que, por três vezes consecutivas, recebe a maior distinção nacional de qualidade no ensino jurídico.
O Presidente da Instituição, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, e o Coordenador do Curso de Graduação em Direito, Prof. Dr. Mauro Luis Silva de Souza estiveram na solenidade, realizado na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, cumprindo os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias referente à Covid-19.
“Por mais esta conquista, em nome do Conselho de Administração e das instâncias de gestão administrativa e educacional da FMP, parabenizo e agradeço a todos(as) pela dedicação e resiliência na busca por distinção de tamanho significado, materializando novamente os níveis de excelência de nossa Instituição. Cada vez mais, reafirmamos o compromisso de prosseguir educando quem vai melhorar o mundo com determinação e muito idealismo, tendo como fundamento e orientação os valores do Ministério Público, pois o direito é para a vida, e a educação proporciona o desenvolvimento da cidadania”, destacou o Presidente Fábio Roque Sbardellotto.
Com o intuito de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no País, o Selo OAB Recomenda expressa o reconhecimento às instituições de educação superior cujo curso de graduação em Direito apresenta o mais elevado padrão de qualidade. As avaliações são feitas conforme critérios objetivos estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, pertencente ao Conselho Federal da OAB. Dos 1.896 cursos de Direito existentes no Brasil (que oferecem 361.848 vagas anuais), apenas 192 receberam tamanha distinção, a Fundação Escola Superior do Ministério Público está neste seleto grupo. Parabéns aos(às) estudantes da FMP e a todos os seus membros.

CRITÉRIO

Trimestralmente, a Critério – Resultado em Opinião Pública realiza um encontro com todo o time para avaliar resultados, analisar desafios, corrigir rumos, alinhar e ouvir os colaboradores. Como parte da equipe trabalha de forma remota, como Santa Catarina e São Paulo, o momento também serve para integrar os consultores. A última reunião, porém, teve novidade: a apresentação da nova sede de Porto Alegre. 

“Antes de convidar clientes, informar à imprensa ou até mesmo mostrar às nossas famílias, chamamos o time para conhecer a nova sede. É um gesto singelo, em gratidão e reconhecimento a quem ajuda a construir a Critério”, diz Cleber Benvegnú, sócio-fundador.

A empresa agora fica situada no edifício Corporate do Trend Orla, localizado no bairro Praia de Belas. A estrutura conta com 270 metros quadrados. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Studio Gris. Para além de salas de reunião, gabinetes individuais, espaço coletivo de produção, local de contemplação criativa, o projeto introduziu cabines de call — uma necessidade a partir do número cada vez maior de videoconferências.

 “Com o crescimento da carteira e do número de colaboradores, esse movimento foi necessário. Desde o primeiro semestre de 2021, vínhamos trabalhando neste investimento, que ficou em sintonia perfeita com o nosso jeito e estilo. E mesmo na era do digital e do home office, dobramos a aposta na presença, no olho no olho”, avalia Benvegnú.

Crescimento coletivo

Na ação preparada para o público interno, as arquitetas Alessandra Valente e Laís Longhi fizeram um tour guiado pela nova estrutura, apresentando as soluções para o dia a dia dos consultores de comunicação.

“Em um espaço físico, buscamos traduzir as inúmeras qualidades que enxergamos na equipe da Critério. Como resultado, um espaço acolhedor, instigante, versátil e estimulante, que deixa de ser apenas um escritório, para se tornar a casa da família Critério”, avaliam as arquitetas.

 O padre Lucas Matheus Mendes, pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, procedeu a benção inaugural. E o colaborador Antonio Felipe Purcino — com nove anos de empresa — falou em nome da equipe. 

“É lindo enxergar que a gente cresce quando a Critério cresce. Quando cheguei, éramos apenas quatro pessoas em uma salinha pequena. Hoje somos um time plural, com vários especialistas, em diferentes estados, com resultados nacionais. Essa nova sede mostra um pouco também como estamos crescendo juntos”, disse Purcino. 

Na avaliação da sócia-diretora Soraia Hanna, o novo momento faz parte de um planejamento ordenado de crescimento, que olha para a estrutura, para o mercado, para novos produtos e, sobretudo, para o seu capital humano. 

“Toda empresa é feita de pessoas. E aqui, pela artesanalidade e profundidade do nosso trabalho, essa premissa reforça ainda mais o seu sentido prático. Selecionamos com cuidado e depois cuidamos de quem está aqui. As pessoas crescem na Critério, enxergam uma carreira sólida. Aqui, todos são parte”, enfatiza.

Clientes e mercado

Em abril, a Critério prepara um momento para receber clientes, parceiros e o mercado. “Será uma  oportunidade para agradecer a quem confia no nosso trabalho e nos estimula a avançar, sempre com humildade e respeito”, salienta Soraia. 

“A gente vive muito perto do cliente, esse é o nosso jeito. Esse momento merece ser celebrado com quem é parte de tudo isso”, antecipa Benvegnú. 

SBT RS

O primeiro ‘Mural de Ideias do Jornalismo’ do SBT no RS de 2022 será nesta quinta-feira, dia 17 de março, às 14hs. O evento terá como tema a apresentação de notícias na TV. A palestra será com o apresentador do SBT Rio Grande, André Haar, que conversa com os colaboradores do SBT sobre as técnicas de apresentação, texto, edição e outras atribuições de quem divulga a notícia frente às telas.

Nosso ciclo de palestras e debates do Mural de Ideias está de volta em 2022 com novidades e também com maior participação dos nossos colaboradores“, afirma o editor regional, Danilo Teixeira.

André Haar é apresentador do SBT há mais de 2 anos, o profissional começou na televisão em 1991 na Band, passou 13 anos na RBS/TVCOM, ficou 12 anos Record TV e ainda passou pela TVE.

O circuito de encontros do Mural de Ideias do SBT RS acontece mensalmente e é exclusivo para os colaboradores da emissora. Debates sobre Política, Esporte, Meio ambiente, Mundo Digital e Noções jurídicas já foram tema do evento nos últimos 5 anos.

ATIVA

Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, a Ativa lançará no dia 9 de abril uma campanha com o intuito de convidar todos para conhecerem novos ângulos da nossa cidade. Uma Porto Alegre nova, jovem e com muitas coisas a serem descobertas.

Poa Sob Novos Ângulos foi a última campanha criada pelo publicitário Pintaúde para a Ativa, e que homenageava a cidade que tanto gostava. As imagens são do premiado fotógrafo Leonild Streliaev. 

A campanha poderá ser vista na cobertura de Digitais da Ativa. São 50 faces de bancas Digitais, 2 Painéis Digitais e também nas TVs do Canal Você, localizadas na rodoviária, Catamarã e Trensurb de Porto Alegre.

Na segunda fase da campanha, a Ativa convidará os interessados para enviarem fotos da cidade sob suas próprias perspectivas, mostrando a pluralidade de visões e impressões que a nossa Porto Alegre deixa em cada um.

 As fotos deverão estar com o mínimo de 800×800 pixel ,72 dpi e enviadas para o email – anakarina@ativa.com.br

Ao todo serão escolhidas 10 fotos através de votação interna dos colaboradores. 

Estas fotos estarão fazendo parte da campanha e divulgada nos mesmos canais digitais da empresa até dia 15 de abril.

Prazo para o envio das fotos é até 20 de março.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados aprovou em sessão na noite de quarta-feira, 16/03, o Projeto de Lei 4059/2021, do deputado Cacá Leão (Progressistas-BA), que permite que as licitações públicas de comunicação corporativa e de comunicação digital sigam as regras já estabelecidas pela Lei 12.232/2010 para as concorrências de publicidade.

Com a aprovação, o PL segue para discussão no Senado Federal, após o que poderá ir a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Na prática, isso termina com as distorções nas contratações daquelas áreas, que vinham sendo realizadas no processo de leilão de preços, muitas vezes definindo vencedores sem qualificação, apenas por oferecerem os preços mais baixos.

Dos 430 deputados votantes, 309 foram a favor da aprovação do PL 4059 e 121 contra. A maior discussão se deveu ao fato de que o PL passou a agregar também a PL 3187/2020, do mesmo autor, que dá possibilidade de que os órgãos públicos possam fazer mais publicidade neste ano de eleição, alterando a Lei nº 9.504/97, para combater a Covid-19.

Atualmente, pelo inciso VII do artigo 73 da Lei nº 9.504/1997 — com a nova redação dada pela Lei 13.165/2015 –, é proibido aos órgãos públicos realizarem, no primeiro semestre de ano de eleição, despesas com publicidade que excedam a média dos gastos do primeiro semestre dos três anos anteriores.

Na sua justificativa, Leão lembra que, nas eleições passadas, a média havia sido calculada sobre oito meses, já que as datas do pleito foram atrasadas em 60 dias. E, ainda citando que naquele ano houve um número grande de consultas aos TREs para esclarecer o valor que poderia ser gasto, a aprovação do PL deixaria todos os municípios mais tranquilos em relação ao uso de seus recursos com publicidade.

Os partidos de oposição tentaram derrubar este trecho, alegando que a medida poderia ser utilizada pelos governos não para campanhas de utilidade pública, mas para fins eleitorais.

O acompanhamento da tramitação do PL 4059/2021 pode ser feito no site da Câmara dos Deputados.

Veja abaixo o texto da Subemenda Substitutiva apresentado pela relatora, Deputada Celina Leão.

ARP

Apostar em publicidade de produtos é essencial para conquistar novos consumidores e alavancar vendas. De acordo com a Kantar, líder em dados, insights e consultoria, esse tipo de estratégia nunca foi tão eficaz como agora. 

Isso porque o Retorno do Investimento em Publicidade – também conhecido como Return on Advertising Spend (ROAS) – cresceu 54% durante a pandemia de covid-19. Em termos globais, a média em valor saltou de US$ 1,80 para US$ 2,80. 

Alguns fatores importantes ajudam a explicar a razão de os anúncios estão tendo resultados tão bons. O investimento no universo digital, que tende a trazer retornos superiores aos de outros meios, por exemplo, aumentou 70%. Além disso, empresas estão apostando em marketing de precisão. A partir do momento que identificam seus alvos de forma certeira, fica mais fácil gerar conversão. 

A disponibilidade das pessoas para consumir propaganda é outro fator que contribui para que o ROAS siga em alta. Atualmente, 57% dos americanos passam mais de cinco horas usando seus smartphones em atividades não relacionadas ao trabalho. Esse período pode ser visto como uma grande oportunidade para apresentar produtos ao público, conquistando novos clientes e engajando os que já conhecem a marca. 

Segundo a análise da Kantar, o resultado positivo é um indicador de que as companhias não devem parar de investir em anúncios. Além disso, empresas que não adotam essa medida podem estar perdendo oportunidades e dinheiro, já que os gastos dos lares impactados por propagandas passou de US$ 82 no período pré-covid para US$ 111 durante a pandemia. 

Os segmentos que mais se destacam no mercado figuram entre as melhores oportunidades para quem quer surfar na onda de crescimento do retorno de investimento em publicidade. Entre eles, é possível citar as categorias de comidas congeladas e refrigeradas; leites UHT, líquidos e frescos; queijos; óleos de cozinha; bebidas gaseificadas; cervejas; hidratante para pele; carne enlatada; pães e lanches salgados. 

GRUPO RBS

Conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor. Essa é a razão de existir do Grupo RBS. Em 2021, a empresa reforçou seu compromisso com os gaúchos, atuando para estar cada vez mais próxima do público, sendo a arena onde o desenvolvimento do Estado ganha repercussão. 

Além de exercer seu propósito a partir do jornalismo, do esporte e do entretenimento, a RBS também realiza uma série de ações de responsabilidade social, apoiando causas relevantes para as comunidades onde atua. Essas realizações fazem parte de um balanço que começa a ser compartilhado com o público nesta terça-feira (15). 

A partir da crença de que a comunicação tem a capacidade de amplificar os temas, a RBS, por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), doou mais de R$ 81 milhões de mídia em rádio, televisão, jornal e digital para mais de uma centena de entidades gaúchas e divulgou ações sociais, culturais, além de apoiar parcerias institucionais e de mercado.  

– Temos ciência do nosso papel como empresa de comunicação e sabemos da capacidade que a comunicação tem de mobilizar. É muito gratificante ver o resultado dessas ações acontecendo quando temos a oportunidade de dar voz a quem faz a diferença – destaca a gerente-executiva de Comunicação do Grupo RBS, Caroline Torma. 

A mobilização também foi o cerne de uma das principais articulações da RBS em 2021: o movimento Gaúchos Unidos pela Vacina. A empresa e suas lideranças fizeram parte da articulação no Rio Grande do Sul do Unidos pela Vacina, liderado em nível nacional pela empresária Luiza Trajano. Com conteúdos editoriais e campanha publicitária em todos os veículos da RBS – e compartilhados com os demais veículos de comunicação do Estado –, a empresa contribuiu para a arrecadação de mais de R$ 1,1 milhão em recursos que ajudaram a acelerar a vacinação em 270 municípios do Estado. O movimento Gaúchos Unidos pela Vacina teve ainda a parceria do Instituto Floresta e da Agert, além de dezenas de entidades e representantes da sociedade civil que se mobilizaram pela causa. 

Outra importante entrega da FMSS foi o projeto Editais. Há cinco anos, a ação destina recursos para iniciativas sociais voltadas à cultura, ao esporte, às crianças e aos adolescentes, via lei de incentivo fiscal. Em 2021, foram repassados mais de R$ 150 mil para quatro ações sociais, totalizando mais de 75 mil pessoas beneficiadas no Rio Grande do Sul. Os projetos apoiados foram: Margit Kolling e Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), da área de cultura; Associação Evangélica Luterana de Caridade (AELCA) na categoria Funcriança; e Fundação Tênis, através da Lei de Incentivo ao Esporte.  

A sétima edição do Natal do Bem, promovida pela RBS TV e realizada em parceria com a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, alcançou recorde de arrecadações. Com o auxílio da Cavalgada do Bem, adeptos do tradicionalismo se mobilizaram, unindo-se à coleta de doações e totalizando 811 toneladas de alimentos angariados para a campanha. 

As iniciativas sociais do Grupo RBS em 2021 estão sendo divulgadas a partir de um conjunto de ações de comunicação. O balanço completo pode ser conferido neste link

GAÚCHA

Palco de debate para as pautas mais relevantes do Estado, do país e do mundo e ponto de encontro dos ouvintes que torcem junto pelo seu time do coração, a Gaúcha acaba de comemorar mais uma conquista: sete anos na liderança de audiência na Grande Porto Alegre. Um mês após completar 95 anos, a Gaúcha também celebra o feito de se manter em primeiro lugar na audiência de forma ininterrupta por tanto tempo. 

Segundo a última pesquisa de audiência de rádio realizada na Grande Porto Alegre*, a Gaúcha alcançou cerca de 1,1 milhão de ouvintes mensais somente na região, no período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. Ao longo da semana, a rádio chega a manter 95 mil ouvintes por minuto na faixa entre 8h e 8h30, durante o programa Atualidade

A permanência na liderança é reflexo de um trabalho realizado dia após dia, alinhado a uma estratégia que aproxima a rádio dos gaúchos. Para celebrar os símbolos que a fizeram chegar até aqui com prestígio, em fevereiro, a marca lançou um novo posicionamento: Gaúcha. A tua voz. O conceito traduz a pluralidade que a rádio proporciona, em que muitas vozes se somam para amplificar uma única: a dos ouvintes. Sempre presente na hora em que os fatos acontecem, reforça a agilidade, a tradição e a emoção que os gaúchos conhecem e confiam. Um conjunto de ações de comunicação valorizará a manutenção da liderança para todos os públicos da marca. 

– Esse reconhecimento da audiência é fundamental para a nossa atividade. Existimos para um público exigente e que também está nas redes sociais e em todas as telas possíveis, aumentando a concorrência para o conteúdo que produzimos. Acredito que investimento em jornalismo e as nossas pessoas fazem a Gaúcha ser essa velhinha amada pelo público. Nossa equipe faz a rádio 24 horas por dia para entregar o melhor conteúdo possível e ser a voz de quem nos escuta – destaca Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha. 

Para acompanhar a programação da rádio, os ouvintes podem sintonizar no FM 93.7 (Porto Alegre), 105.7 (Santa Maria), 102.1 (sul do Estado) e 102.7 (Serra) ou acessar o site ou app de GZH, disponível para os sistemas IOS e Android.  

IPLACE
A iPlace comemora, neste mês de março, 12 anos de história no Brasil. Criada em 2010 pelo grupo Herval, a marca faz parte do programa APR – Apple Premium Reseller, na posição de maior APR do Brasil e da América Latina. De acordo com levantamento realizado em 2021, usuários Apple representam 26% de todo o mercado mundial de celulares na atualidade. É para esse público que a iPlace traz a linha completa de produtos Apple, serviços, equipamentos de áudio, além de possuir também a marca própria de acessórios, todos compatíveis com os dispositivos da empresa norte-americana.
Os 12 anos está sendo comemorado com muito otimismo, já que a empresa lançou recentemente o Buyback Online. O serviço consiste no cliente utilizar seu iPhone usado como parte do pagamento de um novo produto Apple, com todo o procedimento realizado através do site da marca. O programa Buyback já é consolidado nas lojas físicas da iPlace, com aceitação de iPhone, Apple Watch ou Smartphone Android usados (mediante análise prévia do modelo), também como parte do pagamento para um novo produto Apple.
A fim de facilitar a aquisição dos produtos para clientes finais e corporativos, a iPlace também traz múltiplos canais físicos e digitais e opções como: Carnê iPlace, que permite a compra de iPhone, Macbook, iMac, iPad e Apple Watch, além de acessórios para aparelhos Apple, com financiamento em até 36 vezes; parceria com os bancos Bradesco, que oferece parcelamento em até 21x, e Banco do Brasil em até 18x; Assistência Técnica especializada com técnicos certificados que oferecem toda a segurança dos aparelhos e dados dos usuários; além de treinamentos personalizados e workshops gratuitos nas lojas físicas.

Todas essas facilidades e novidades representam o perfil da marca: apaixonados por inovação, por inspirar pessoas e oferecer uma experiência de compra completa e acessível. “A iPlace não para. Tudo que é feito dentro da nossa marca, desde os serviços inovadores, produtos oferecidos, é pensado no conforto, estilo e a praticidade da vida dos clientes, tão importantes para o nosso time” finaliza Andrei Seger, vice-presidente da marca.

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