NOTAS DA SEMANA – 18.11.2022

rafael

ENTREVISTA COM RAFAEL MARTINS

1. Quem é o jovem Rafael Magnífico?

O Jovem Rafael é apaixonado por educação, nasceu no hospital conceição em porto alegre, filho da kátia e do paulo, nasceu em um familia com muito amor e com poucos recursos, começou estagiar com 14 anos e com 16 anos já estava dando suas primeiras aulas de informática na Data Control, de lá começou carreira de professor, passando por diversas escolas de cursos profissionalizantes, faculdades, ficou morando e trabalhando 1 ano em SP, até que voltou e resolveu estudar marketing digital, isso há 13 anos atrás, logo achou uma vaga no grupo paquetá, que estava lançando seu ecommerce, um dos primeiros no brasil, aprendeu muito sobre a área e foi para as lojas lebes, onde ficou por 3 anos. Depois foi coord de CRM da Cadastra, onde lá ficou por mais 3 anos e concomitantemente fez primeiro evento em Dezembro de 2013, o Share, que logo depois virou sua empresa de lá prá cá já fez mais de 98 eventos presenciais em todas as regiões do brasil, 180 turma de cursos e formou 17 mil alunos no Brasil. Em meio à pandemia a empresa que só fazia formatos presenciais teve que se reinventar, onde ai criou o Clube Share, uma plataforma de educação online, que recebeu investimento de 13 investidores anjo e vem crescendo mês a mês.

2. Como professor e palestrante de várias instituições de ensino em MBA e Comunicação Social, além de vários outros segmentos, a tecnologia e a inovação são as prioridades, ou não?

Acho que passamos por estágios de entendimento da nossa relação com a tecnologia e a inovação, ainda vemos muita espuma no mercado e pouco líquido para beber, muita gente especialista em coisas que nem foram lançadas ainda. Acho que nossa vontade grande pelo novo, nos faz adorar inovação e tecnologia, mas acho que estamos na fase de pensar o que faremos com tudo isso, como se tivéssemos o “quarto da bagunça” e temos que ir lá ver como vamos usar tudo isso. Para muitas empresas inovação é sobrevivência, para outras é apenas PR, mas todas hoje precisam de tecnologia para seguir existindo e crescendo, pois a competição do mercado foi para outro patamar.

3. A Share é uma plataforma vencedora para o mundo, ou falta pouco?

Para o meu mundo vencemos, mas para o mundo todo ainda não, estamos crescendo muito, mas ainda 10% de onde tenho certeza que vamos chegar. O mercado muda muito rápido e é afetado por diversos desafios que temos na economia, política, meio ambiente, saúde e tantos outros temas, ter um bom negócio, que as pessoas queiram e achem útil e balancear com todos os desafios que temos no dia a dia, são os pontos que estamos tentando equalizar para crescer.

4. O Rafa, fora dos drives e softwares, como é?

É um cara caseiro, não é muito de festa, gosta de futebol, um gremista fanático, novato jogador de beach tenis e um adorador de viagens, gosta também muito do mar e de quindim.

DEMOCRACIA

Tenho lido bastante de todos os lados, ângulos, gêneros e cheguei a triste conclusão dita por um Ministro do Supremo Tribunal Federal que democracia é: “Perdeu mané, não amola”

Aprendi e agradeço.

NOTA
A executiva e profissional Ana Cássia Langsch Miguel recebeu duas propostas de trabalho. Uma como gerente de marketing de uma instituição e outra em uma grande empresa de OOH.

A executiva já se definiu e na próxima segunda-feira o mercado vai ficar sabendo.

SEMANA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE HSL

Cerca de 10 mil pessoas necessitam de bolsas de sangue, diariamente, no Rio Grande do Sul. Pensando nisso, o Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS e o H.Hemo, maior grupo de serviços de hemoterapia do país, realizarão a Semana Nacional do Doador entre os dias 21 e 26 de novembro. A ideia da iniciativa é incentivar a comunidade a doar sangue periodicamente e, assim, repor os estoques de bolsas de sangue que estão em estado crítico.

A doação é um procedimento rápido e indolor, além de ser uma ação solidária que auxilia uma série de pessoas. Durante a semana, os lanches que são oferecidos após a doação terão um cardápio diferente e os doadores receberão brindes temáticos sobre a Copa do Mundo 2022. Mais informações sobre a doação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98503-9958. O atendimento ocorre no 2º andar do HSL (Av. Ipiranga, 6690, bairro Jardim Botânico), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h, e aos sábados, das 7h30min às 12h30min.

FMP

O Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, o Procurador de Justiça, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, tomou posse, nesta quarta-feira (16), para o segundo mandato à frente da FMP. No Conselho de Administração do FMP, também foram empossados como vice-presidente, o Promotor de Justiça, Dr. Luciano de Faria Brasil, e como representante do Corpo Docente, o Procurador de Justiça, Dr. Alexandre Lipp. A Promotora de Justiça, Dra. Josiane Superti Brasil Camejo, assume a cadeira de secretária do Conselho, substituindo o Procurador de Justiça, Gilberto Thums, que permanece como Diretor da Faculdade, assim como Silvio Teitelbaum, que permanece como CEO da Instituição.

Antes do discurso de posse, o Presidente da FMP para o triênio 2022 – 2025 prestou homenagem ao Procurador de Justiça, Gilberto Thums, que deixa a função de Secretário do Conselho Administrativo da Fundação. Na sequência, Sbardellotto agradeceu às pessoas que enfrentaram e superaram, juntas, os desafios dos últimos anos na Fundação, mantendo a excelência acadêmica em meio a uma crise de saúde mundial.

“Vencemos obstáculos e produzimos educação com sentimento e com respeito às diferenças. Juntos, produzimos resultados acadêmicos de muita qualidade e lapidamos alunos, pois são nossos diamantes”, destacou. Ainda sobre os discentes, o Presidente da FMP reforçou que são o sentido da existência da Instituição. “Agradeço a confiança que depositam em um espaço focado na excelência do conhecimento jurídico, pois a educação constrói e transforma”, finaliza.

Sbardellotto lembrou, ainda, que, atualmente, a FMP conta com 17 mil alunos em seus diferentes cursos. “São alunos que sairão com predicados educacionais e cientes de uma educação humanista que concentra os valores do Ministério Público e conjuga conhecimento jurídico com valor humano”, explica. Para finalizar, Sbardellotto lembrou que “o tempo do Direito não é mais o tempo da vida. Todos nós sabemos que a educação é o melhor caminho para o progresso humano. Estamos prontos para uma nova jornada. Vamos, juntos, educar quem vai educar o mundo, pois o Direito é para a vida das pessoas. Estas são as escolhas que fizemos na FMP.”

Já o presidente do Conselho Deliberativo da FMP, o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Marcelo Lemos Dornelles, reforçou, em sua fala, que a construção educacional da FMP é de excelência. “Fui aluno há 30 anos e a Escola foi um diferencial na minha vida. Sou Promotor de Justiça porque fui aluno da FMP”, lembrou. “A sinergia dos membros do Ministério Público com a FMP é um processo contínuo. Gostaria, em nome do MPRS, agradecer o trabalho feito,” concluiu.

Além do Procurador-Geral de Justiça, a cerimônia de posse da nova Diretoria da FMP contou com a presença dos seguintes integrantes do Conselho: o Corregedor-Geral do Ministério Público (MPRS), Dr. Marcelo Liscio Pedrotti; Presidente da Associação do Ministério Público (AMP/RS), Dr. João Ricardo Tavares.

Também estiveram presentes na cerimônia, a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Diretora-presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública, Defensora Pública Dra. Patrícia Kettermann, representando o Defensor Público-Geral do Estado, Dr. Antonio Flávio de Oliveira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, representando o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. A solenidade ainda contou com a presença de outras autoridades, professores da FMP e familiares.

BAND

O Prêmio Band Cidades Excelentes chegou a segunda edição no Rio Grande do Sul com a presença de mais de 60 prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios gaúchos, além do governador, Ranolfo Vieira Júnior, e a secretária de comunicação, Zete Padilha.

Em parceria com o instituto Áquila, o Grupo Bandeirantes de Comunicação promove uma competição saudável entre os municípios gaúchos. O evento teve a apresentação de Oziris Martins e Lúcia Mattos, foi gravado no auditório do TECNOPUC e será transmitido no domingo, dia 20, às 23h30 na tela da Band.

A premiação celebra as boas práticas nas gestões municipais. As cidades são premiadas em sete categorias, separadas por número de habitantes. O prêmio é o igma: Índice de Gestãio Municipal Áquila, com 62 indicadores. Os outros seis pilares são “governança, eficiência fiscal e transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

Para Lisiane Russo, Diretora Geral da Band RS, o Prêmio Band Cidades Excelentes enaltece as boas práticas públicas de todos os municípios do Rio Grande do Sul e ajuda a disseminar as melhores ações, que servem como exemplo para outras cidades.

Para o Diretor Comercial da Band RS, Carlos Toillier, “o Cidades Excelentes é o Oscar da gestão pública no Brasil. Da mesma forma que as empresas atuam na iniciativa privada com seus indicadores de performance, o Cidades Excelentes valoriza e coloca as melhores práticas da gestão pública no centro das atenções”.

SPR

Uma comunicação leve, alegre, descontraída e contagiante. Esse é o tom da nova campanha institucional que a SPR assina para o Serviço Nacional do Comércio (SESC/RS). A agência recebeu a missão de reformular a comunicação institucional já bem-sucedida do SESC/RS com o objetivo de aproximar a instituição ainda mais dos gaúchos e mostrar que os seus serviços e benefícios podem ser acessados por qualquer pessoa e estão abertos a todos os públicos. A mensagem ganhou reforço no conceito “Sim! Todos podem ser SESC”.

A campanha é protagonizada por uma agente de atendimento ao cliente alegre e contagiante, afinal, no seu trabalho quando alguém pergunta se “O SESC é pra mim?”, a resposta é sempre “SIM!”. A protagonista ilustra as diversas peças, incluindo filme, material gráfico e digital. Estratégias digitais garantem o reforço da ação nas mídias sociais. O principal desafio da SPR ao conceber a nova campanha institucional foi abordar os principais serviços oferecidos pelo Sistema Fecomércio-RS/SESC nas áreas de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência, Saúde e Educação, mostrando que qualquer um pode fazer a sua credencial e aproveitar os inúmeros benefícios da entidade. Algumas atividades são gratuitas e outras possuem valores acessíveis e facilidades de pagamento para possibilitar o acesso a todos.

Fábio Henckel, diretor de criação da SPR, ressalta que essa campanha finaliza um ciclo muito bonito na comunicação do SESC/RS. “Nos últimos anos nos dedicamos a ampliar o reconhecimento dessa marca para o bem-estar da população gaúcha. O trabalho vem de longe. Iniciamos nos propondo a comunicar as diversas áreas e serviços oferecidos pela instituição para, em seguida, lançar a primeira versão do comercial ‘Sim, o SESC também é para você’. A abordagem procurava evidenciar o caráter inclusivo da instituição, que, de algum modo, pode ajudar qualquer um a ter uma vida mais ativa, cultural e feliz. Neste ano, nos alegra muito o fato de fazer uma releitura desse bem-sucedido approach e, outra vez, repetimos em alto e bom tom, independente de quem você é, ‘Sim! Todos podem ser SESC’”, destaca Henckel.

Confira o filme da campanha no link.

RBS TV

A RBS TV comemora, neste ano, seu aniversário de 60 anos, celebrado oficialmente no dia 29 de dezembro. A data reforça a conexão histórica da emissora com os gaúchos. Para celebrar este marco ao lado do público, os telespectadores serão presenteados com um programa especial neste sábado (19), direto do Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, em Porto Alegre. O evento irá reunir jornalismo, esporte e entretenimento a partir das 10h30 – com transmissão ao vivo no G1 RS e, das 11h45 às 13h, para todo o Estado pela RBS TV. Ao longo do especial, comunicadores conhecidos pelo público conduzirão a festa: Cristina Ranzolin, Daniela Ungaretti, Eloi Zorzetto, Seguidor F, Fernanda Carvalho, Léo Saballa Jr., Marco Matos, Marck B, Neto Fagundes e Simone Lazzari.  Repórteres e apresentadores por todo o Interior também irão participar do programa com entradas ao vivo de 11 cidades diferentes. Quem estiver pelo local poderá acompanhar shows de Tchê Guri, Neto Fagundes, Loma, Cesar Oliveira, Rogério Melo, Glau Barros, Tati Portella e Duca Leindecker. Além das atrações, o público vai se divertir também com a roleta de brindes comemorativos da RBS.

A estrutura ainda contará com uma tenda do Natal do Bem que estará arrecadando doações de alimentos para a campanha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a RBS TV e a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul para estimular a arrecadação de donativos em todo o Estado. – A RBS TV construiu ao longo destas seis décadas uma relação de carinho e proximidade com todos e fortalece esta conexão todos os dias. E não podíamos celebrar de melhor forma. Com festa e ao lado do nosso público. Nada melhor do que o contato olho no olho pra reafirmar este laço e este sentimento de confiança que os gaúchos tem pela RBS TV. Vai ser um programa com muita música, solidariedade, histórias e também com a participação ao vivo das nossas equipes pelo Estado. Todos estão convidados. Estamos muito felizes e orgulhosos em comemorar estes 60 anos! – destaca Ellen Appel, gerente executiva de telejornalismo da RBS.
Com o posicionamento “Bem Pra Ti”, a RBS TV está sempre conectada com os gaúchos, fazendo parte da sua história, tradição e dia a dia. Essa relação de confiança construída há seis décadas se observa nos números: cerca de quatro milhões de telespectadores são alcançados por dia no Estado. A emissora cobre 98,5% da população do Rio Grande do Sul.

PRÊMIO PROFISSIONAIS DO ANO

Foram anunciados nesta quinta-feira (17) os vencedores do Prêmio Profissionais do Ano, que chegou à sua 44ª edição.
A premiação é uma iniciativa da Globo que, há mais de 40 anos, reconhece e celebra talentos da publicidade brasileira. O mote desta edição, “do break ao click”, faz referência ao posicionamento da Globo, “do plim ao play”.
Ao todo, foram mais de 600 trabalhos inscritos em todas as categorias do prêmio. São elas: Integrada, Ações em Conteúdo, Valor Social, Filme de até 15”, 30” e 30”+ e Campanha na Classe Nacional, e Filme e Campanha na Classe Regional.
“É uma alegria enorme o retorno do Profissionais do Ano presencial. Amamos reconhecer talentos brasileiros e mostrar o resultado maravilhoso de todos os trabalhos”, disse Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados de Publicidade da Globo, na abertura da premiação.
“Temos um papel muito importante quando o assunto é publicidade. Precisamos observar se estamos criando um ambiente e formando times que representem a sociedade brasileira e toda a sua pluralidade”, continuou.
O júri da premiação é composto por 63 profissionais, entre criativos de agências, diretores de cena, produtores, e executivos de entidades e anunciantes. Marcos Mion, Sabrina Sato e Valéria Almeida apresentam a cerimônia, que ainda tem shows da banda Lucio Mauro e Filhos e do DJ Pedro Sampaio.
Veja abaixo os finalistas nas categorias nacionais e os vencedores em negrito:

Campanha

Título: Desendivida / Anunciante: Banco Santander Brasil / Agência: Suno United Creators
Título: Privacidade / Anunciante: Itaú Unibanco / Agência: Africa
Título: Skol Verão 2021-22 / Anunciante: Ambev, Skol / Agência: Gut
Filme 30″+

Título: Discurso / Anunciante: O Boticário / Agência: Almapbbdo
Título: Jutta / Anunciante: Mitsubishi Motors / Agência: Tech And Soul
Título: Pequena Princesa / Anunciante: O Boticário / Agência: Almapbbdo
Ações em Conteúdo

Título: De Olho No Lance / Anunciante: Amazon / Agência: Almapbbdo
Título: Presença Preta / Anunciante: Vivo – Telefonica Brasil / Agência: Vmly&R
Título: Santander Reiventando O Merchanzera / Anunciante: Banco Santander Brasil / Agência: Suno United Creators

Integrada

Título: O Guarda-Roupa Mais Famoso Do Brasil / Anunciante: Ypê / Agência: Dpz
Título: Paredão Tropical – Um Encontro De Carnavais / Anunciante: Heineken Brasil, Devassa / Agência: Hnk Lab, Atenas, Red Star, Press Pass
Título: Roupa Não Tem Data De Validade / Anunciante: Electrolux Do Brasil / Agência: Dpz
Filme Até 15″

Título: Escritório / Anunciante: 99 / Agência: Cp+B Brasil
Título: Livre De Clichê / Anunciante: Alpargatas / Agência: Almapbbdo
Título: Pique Esconde / Anunciante: Vivo – Telefonica Brasil / Agência: Vmly&R
Filme 30″

Título: Alice e Fernanda / Anunciante: Itaú Unibanco / Agência: Africa
Título: Eleições / Anunciante: Zamp / Agência: David Brasil Comunicação
Título: Eno – Cara De Azia / Anunciante: Glaxosmithkline Brasil / Agência: Publicis Leon
Título: Vai Ter Carnaval / Anunciante: Brahma / Agência: Africa

Valor Social

Título: Aqui / Anunciante: Secretaria De Comunicação Social – Secom / Agência: Leiaute Comunicação E Propaganda
Título: Inter Consciência Negra / Anunciante: Sport Club Internacional / Agência: Hoc – House Of Creativity
Título: Presença Preta / Anunciante: Vivo – Telefonica Brasil / Agência: Vmly&R

A Hoc – House of Creativity, agência gaúcha, conquistou o prêmio com um filme do Inter, parabéns pelo troféu nacional.

KANTAR IBOPE MEDIA

A divisão de mídia da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, acaba de lançar o Media Trends & Predictions 2023, sua previsão anual de como o cenário da mídia evoluirá globalmente no próximo ano. Dessa vez, o material se concentra em cinco tendências para o setor. São elas: o futuro da visualização, o impacto da inflação, evolução do uso de dados, desenvolvimento de novas tecnologias de mídia e o caminho para o zero líquido.

O relatório fornece uma visão definitiva das próximas tendências do setor de mídia usando os dados da Kantar, juntamente com previsões baseadas em evidências e pontos de vista de especialistas. Os insights ajudarão produtores de conteúdo, como emissoras e plataformas de video on demand as marcas a navegar em 2023 e planejar o futuro.

Segundo Adriana Favaro, Diretora Comercial de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media, prevemos um ano cheio de desafios e oportunidades para a indústria de mídia. À medida que os preços globais sobem, impactando os gastos do consumidor e os custos de publicidade, o planejamento de campanhas pode ser otimizado por meio do uso de dados e insights. De soluções pós-cookie a um melhor planejamento de campanha, os dados são nosso combustível mas seu uso está mudando. 2023 está programado para entregar uma série de novas tecnologias repletas de potencial.

As plataformas de assinatura de Vídeo Sob Demanda (SVOD) sentiram o pós-lockdown e a inflação de preços e, consequentemente, começaram a explorar novos meios comerciais. As estratégias de fornecimento de conteúdo também se diversificaram. Este ano trouxe um novo equilíbrio entre Vídeo Nativo Sob Demanda (VOD) e televisão linear, ajudado pelo crescimento da TV Conectada e da entrega de conteúdo pela internet.

O Media Trends & Predictions 2023 aponta que os profissionais de marketing continuarão investindo em vídeo online, streaming e mídias sociais. Mas, com novos canais chegando, os orçamentos e as audiências se dividirão ainda mais. O mercado, por sua vez, se afastará das estratégias de lançamento de uma só vez e da compulsão por novos conteúdos para maximizar as receitas.

A mídia e o marketing não escaparam dos impactos inflacionários causados pela pandemia de Covid-19. Três resultados claros despontam deste cenário: a redução no poder de compra do consumidor, o aumento nos gastos da mídia de assinatura, e a alta dos custos de publicidade em determinados canais.

Dados do Media Trends & Predictions 2023 ainda apontam que este é o momento certo para investir, uma vez que os consumidores estão aceitando mais a publicidade, e como os custos crescentes estão tornando o conteúdo financiado também mais palatável, o momento deve ser adequado para introduzir camadas financiadas para limitar a rotatividade sensível ao preço.

Em 2022, o Google anunciou outra prorrogação de prazo antes de acabar com os cookies de rastreamento de terceiros. Agora, a data de desligamento está marcada para a segunda metade de 2024.

Embora o Google tenha dado mais tempo para as empresas se prepararem, ele não deve ser desperdiçado. Os profissionais de marketing devem se preparar para um cenário pós-cookie experimentando sistemas de segmentação baseados em proxy e publicidade contextual.

Uma série de tecnologias ganharam força ao longo de 2022. Uma delas foi a TV Conectada, que atingiu seu auge em penetração e utilização. Dados do estudo da Kantar IBOPE Media mostram que, no Brasil, a inserção do eletrônico mais do que dobrou em quatro anos para 57% dos lares.

Para 2023, além de facilitar novas formas de publicidade, como a exibição de anúncios em telas e menus domésticos, as TVs Conectadas estão preparadas para desenvolver capacidades de publicidade endereçável e expandir seu alcance. A previsão é que o setor cresça quase US$ 30 bilhões até 2024.

Este foi mais um ano de recordes de ondas de calor, secas e inundações, causando impactos em cascata que são cada vez mais difíceis de administrar.

Em resposta, os setores de mídia e marketing estão tentando reduzir o impacto de carbono do desenvolvimento, produção e execução de publicidade a um zero líquido.

Os consumidores também estão dispostos a fazer sua parte. De acordo com o Media Trends & Predictions 2023, metade da população global diz estar preparada para investir tempo e dinheiro para apoiar as empresas a fazer a coisa certa, e 42% deixaram de comprar produtos e serviços devido ao seu impacto ambiental.

ABA

ABA lança versão atualizada do Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação  A parceria é assinada por Google, Meta, TikTok, Twitter e Yahoo São Paulo, 18 de novembro de 2022 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lança versão atualizada do Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação. A publicação é uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela World Federation of Advertisers — WFA, por meio de sua iniciativa GARM – Global Alliance for Responsible Media -, e uma entrega do Comitê de Mídia da ABA, presidido por Marco Frade, da Diageo, e vice-presidido por Paulo Carneiro, da Coty.

O documento tem como parceiros o Google, Meta, TikTok, Twitter e Yahoo, plataformas globalmente filiadas à GARM e localmente alinhadas com o lançamento deste Guia, sua disseminação e com sua observância pelo mercado; e conta com o apoio global da WFA. Nacionalmente, a ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – e IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau também foram convidadas a apoiar a publicação.

A publicação é dedicada a fornecer ao ecossistema publicitário, a partir de 11 categorias-chave, a estrutura para diferenciar e localizar conteúdos online seguros e nocivos e/ou prejudiciais, com o propósito de resguardar o potencial positivo do digital e promover a transparência em prol de uma comunicação responsável, que mantenha a segurança do consumidor e do conteúdo anunciado.

“O Brand Safety busca proteger as marcas de veicularem seus anúncios em ambientes inseguros como, por exemplo, sites vinculados a crimes ou qualquer outro aspecto que comprometa a imagem da marca. Consiste basicamente em um meio de seleção de meios e parcerias seguras, que irão transmitir a identidade do negócio e estarão alinhados aos valores da marca. Este Guia busca garantir a eficácia do marketing e da comunicação, incentivando as boas práticas do mercado”, ressalta Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da DASA.

“Remover conteúdo prejudicial da indústria de publicidade traz grandes benefícios não só para os anunciantes e a sociedade, mas também para as próprias plataformas. Em um momento em que a reputação da marca, a sustentabilidade da indústria e o capitalismo das partes interessadas se tornam cada vez mais importantes e examinados, é importante desenvolver sistemas da indústria que enfrentem os desafios de conteúdo nocivo e/ou prejudicial e atores ruins de uma forma mais consistente.” Stephan Loerke, CEO da WFA.

Nesta versão atualizada de 2022, foi incluída a categoria que aborda as diretrizes sobre desinformação, tema de grande destaque nos últimos dois anos com o aumento de notícias falsas e nocivas em todo o mundo, não só a respeito da Covid-19, mas também sobre o Conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Seguindo sua vocação para o protagonismo colaborativo, a ABA lança esta versão atualizada do Guia, voltado para o ecossistema publicitário, com objetivo de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

Pautado pelos rigorosos conceitos de Brand Safety, a publicação busca promover conexões transparentes entre marca e consumidor, por meio da relevância e qualidade das informações e combatendo conteúdos falsos e nocivos”, ressalta Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.

“A publicidade e as dinâmicas comunicacionais estão em constante evolução em decorrência do advento de novas ferramentas tecnológicas.

Para acompanhar esse movimento, é necessário rever frequentemente os padrões de Brand Safety, que tem como objetivo garantir a segurança das marcas, assegurando as narrativas, posicionamentos e destinação de recursos das marcas de forma responsável”, diz Marco Frade, presidente do Comitê de Mídia da ABA e Head of Media & Precision Factory da Diageo BR.

A versão atualizada do Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação está disponível para download no site da ABA, acesse o link aqui.

PASEO ZONA SUL

O Paseo Zona Sul, empreendimento da Dallasanta, já está em fase final de preparação da Arena Dallasanta Paseo, que irá proporcionar aos apaixonados por futebol um clima de festa e confraternização durante as principais partidas da Copa do Qatar. E para receber a torcida, haverá novidades como um novo e lindo deck, logo na entrada do empreendimento. Tudo isso já poderá ser visto a partir da próxima semana e a arrancada será no domingo, dia 20, com a transmissão da abertura do evento. E, claro, para os jogos do Brasil haverá uma programação intensa e especial com shows, decoração temática, brindes, promoções, brincadeiras e muita descontração. Programe-se e participe desta torcida pela nossa seleção canarinho em busca do Hexa!

FOOD SERVICE

Acompanhada mundialmente e considerada uma febre nacional, a Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar. Já pensando nas estratégias que englobam o campeonato, que terá início em novembro deste ano, a Galunion, consultoria especializada no mercado de Food Service, levantou esta questão na última semana de agosto de 2022, por meio de seu call center. Como resultado, foi possível observar que 58% das representantes de redes que atuam no setor estão com planos de lançar produtos focados no evento.
Segundo a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante, este campeonato esportivo afeta o mercado de Food Service, pois introduz novas ocasiões de consumo para encontro com os amigos e familiares. “Em setembro deste ano, produzimos a sexta edição da pesquisa com consumidores que traz dados que evidenciam esta questão, já que 64% dos entrevistados disseram que, neste momento, o principal motivo para saírem e irem se alimentarem fora de casa é para encontro com amigos e familiares. O segundo item de motivação são os pratos e menus novos e inovadores ou que não podem ser reproduzidos em casa, que aparece na pesquisa como a preferência de 44%. E quando falamos em encontro com os amigos, isso é especialmente importante em restaurantes de serviço completo, porque também podemos falar de uma celebração, principalmente se tivermos o Brasil como finalista da competição”, explica.
Dessa forma, a pesquisa de operadores revela que muitos negócios estão pensando de forma antecipada neste evento, pois quase 60% dos ouvidos estavam planejando ter novos pratos e novidades justamente para este período, o que reforça uma positividade com relação à Copa do Mundo. Do ponto de vista da Galunion, como especialista deste mercado, a orientação é investir nisso, já que sim, as novidades são muito importantes e trazer algo que o consumidor espere, que seja algo mais interessante, é a preferência de 95% com relação às opções de alimentos e bebidas.
Se preparar para este tipo de evento pode impulsionar as vendas, principalmente em locais tradicionais para essa ocasião de consumo e encontros, que são os restaurantes com serviços de garçom, além de bares e outros estabelecimentos que conseguirem trazer uma temática para a Copa do Mundo e reverberarem as iniciativas em suas redes sociais, trazendo informações e alertando o consumidor que haverá esse tipo de conforto para que ele possa desfrutar com a companhia e da forma que desejar. “No entanto, um fator muito relevante neste momento de bolso curto é que o consumidor veja uma clara vantagem em ir a um determinado local. Portanto, as promoções são bem-vindas. A transmissão dos jogos em televisões e telões também se tornam um atrativo. Além disso, notamos que houve um esvaziamento na hora do almoço no dia a dia com a questão do trabalho híbrido. Por isso, acreditamos que nesses locais o impacto positivo pode ser bastante significativo, aumentando em até 10% ou 15% as vendas do período”, revela Galante.
Pensar nos detalhes torna-se um diferencial. Dessa forma, a decoração e a transmissão dos jogos nos estabelecimentos são ações relevantes, pois estamos falando de uma situação que engloba sair de casa e, assim, os espaços instagramáveis para fotos e postagens são importantes neste momento. Também há a questão sobre as preferências dos consumidores neste momento, já que preferem que os estabelecimentos de Food Service não reduzam qualidade dos produtos e refeições, que ofereça também pratos bons, gostosos e mais acessíveis. Ou seja, há uma oportunidade de trazer, por exemplo, porções maiores, compartilháveis e que proporcionem melhor custo-benefício.
O tempo de planejamento também é algo a ser levado em consideração. No caso de redes que precisam abastecer todo o Brasil com um produto novo, é quase obrigatório que tenham um plano traçado com certa antecedência. Ou seja, no cenário atual, tal planejamento já ocorreu certamente muitos meses atrás. Já para negócios independentes, sempre é possível pensar em algo que possa ser feito com uma ou duas semanas de antecedência, no máximo. Mas vale ressaltar que tudo que é deixado para última hora nem sempre é programado olhando para todas as oportunidades e os riscos inerentes a essa ação e ao negócio, com base em um planejamento adequado para ser desenvolvido no menor custo possível. Isso deve ser levado em conta ainda mais neste período inflacionário, pois tais projetos requerem um cuidado com relação ao que o negócio está fazendo, se trará lucratividade e contribuição de fato para o resultado final.

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