NOTAS DA SEMANA – 20.10.2023

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ENTREVISTA COM MÁRCIA CHRISTOFOLI

1. Quem é Márcia Pillon Christofoli?

Por onde começar? Sou publicitária e professora, hoje atuando como coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos / PUCRS. Curiosa, atenta e organizada. Também sou mãe, filha, esposa e irmã. Nasci e morei toda a minha vida na cidade de Porto Alegre. Estudei no Instituto de Educação General Flores da Cunha e no Santa Inês, e fui escoteira por alguns anos no Anchieta, lugares de onde carrego lembranças muito felizes da minha infância e adolescência. E também minha paixão pelos estudos e pelos livros.

A opção pelo curso de Publicidade e Propaganda, feito na Famecos, veio por acaso. Mas despertou um grande interesse na área, e por isso sempre busquei por uma vaga de estágio desde o início do curso, época em que a gente lia a revista Advertising impressa (acho que era esse o nome!).

Atuei na Escala e na Matriz, como Atendimento. Muitos aprendizados nestes anos todos de agência, da qual sinto muita saudade. Em 2012 iniciei na PUCRS como docente, e aqui estou hoje.

2 Como Doutora e Mestre em Comunicação Social adquirisse um reconhecimento e respeito maior como publicitária?

Sem dúvida. Embora esses títulos não sejam tão valorizados pelo mercado e muito mais pela academia, é claro que o reconhecimento acontece. Como professora, estou sempre estudando e buscando novidades na área, mesmo que a função de coordenação hoje não me permita atuar no mercado – por uma questão de tempo mesmo, de hora-relógio!

Estudar hoje, no Brasil, é um privilégio para poucos. Então com certeza uma graduação e uma pós-graduação nos colocam numa posição de destaque. Como publicitária, onde o conhecimento é a base do nosso fazer, não tenho dúvidas de que o mestrado e o doutorado me fizeram crescer muito como profissional.

3. Como coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS/Famecos acreditas que estamos formando novos e responsáveis líderes?

Se eu não acreditar nisso, tenho que abandonar a sala de aula. Esse é o meu papel, auxiliar na formação de novos e responsáveis líderes. Minha tese de doutorado foi sobre comunicação e liderança, inclusive! Um dos meus assuntos preferidos – de estudo e de discussão.

Acredito muito no papel do professor enquanto agente de transformação social.
Em sala de aula conseguimos identificar jovens com perfis engajados e apaixonados pela nossa área sim. É claro que, como em todas as profissões e atividades, encontramos pelo caminho um pessoal mais descomprometido e não tão empolgado com a profissão. Mas não podemos generalizar, como muitos têm feito.

4. Márcia no seu canto com família e amigos?

Uma das prioridades na minha vida: estar com a família e estar com os amigos. Tenho uma filha de 4 anos, e sou casada há 8 anos (com direito a véu e grinalda!). Além disso, pais, irmãos e tios também fazem parte do meu dia a dia. O almoço de domingo é quase sagrado na casa da minha mãe – e quase sempre com a churrasqueira funcionando. Sou colorada de carteirinha, além de outras paixões… Livros, séries e Spotify quase sempre tocando, embora nos últimos tempos as playlists da Disney passaram na frente de The Cure, anos 80, e Coldplay – sim, sou bem eclética. Tudo isso acompanhado de um bom prato de comida e uma taça de espumante bem gelada. Talvez por isso seja muito mais observadora do que tagarela.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 17 – 18 anos de IMOBI

Foi gravado o 17º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “18 anos de IMOBI” e será apresentada na segunda-feira (23) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com o famoso time do Grupo Imobi, entre eles: Daniel Costa, Sócio-Fundador, Ricardo Silveira, Diretor Executivo, Daniela Sulzbach, Advertising Sales Manager e Rodrigo Rorato, Executivo Comercial.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

SALÃO ARP 2023

O tradicional Salão ARP, o maior prêmio de publicidade e propaganda do Rio Grande do Sul, já está com inscrições abertas para cases. Mas, neste ano, além de mudanças no regulamento, o evento contou com uma campanha de divulgação mais do que especial: participaram dela mais de 20 profissionais de diferentes áreas da comunicação, mostrando a relevância de atuar multidisciplinarmente.

A campanha convida os profissionais de propaganda a “darem a cara a tapa”, ou seja,  estarem dispostos a colocar suas melhores ideias à prova — sem medo de ouvir julgamentos. A direção de criação foi de responsabilidade da agência Escala, de Porto Alegre, a convite da ARP.

“Essa campanha é provocativa em um bom sentido, desafiando pessoas e empresas a se provarem mais uma vez. Principalmente porque as principais provações já foram realizadas em etapas anteriores, o projeto já foi apresentado ao público. Porque não colocar esse case para competir com outros profissionais do mercado e, quem sabe, ser agraciado com um prêmio?”, pontua o diretor criativo da Escala, Roberto Lopes.

Apoiado nesse conceito, Raul Krebs foi o fotógrafo da campanha. “Tirar as fotos foi muito desafiador. Logicamente não apoiamos nenhum tipo de violência física, então precisaríamos simular o tapa na cara. Então tive que explicar anatomicamente como cada um dos atores deveria agir e eles foram sensacionais. Acho que a fotografia é uma parte essencial dessa campanha e o resultado foi maravilhoso. A Meca, responsável pelo tratamento das fotos, ajudou ainda mais a potencializar essas imagens”, comenta.

Outra figura importante para o resultado final foi a Zepp Filmes, responsável pela produção. Paula Jobim, diretora de cena da Zepp, considera a atuação com os demais como positiva: “Além de mim, participou também minha colega Fernanda Rotta. Além de já ter atuado com ela, adorei dividir o set com o Raul. O tema da campanha é divertido e os atores colaboraram muito com os actings. Um dos aspectos mais bacanas foi reencontrar no set vários profissionais do mercado que a gente não vê com tanta frequência, além de conhecer pessoas novas”, relembra.

“O mais interessante é que conseguimos criar uma campanha concisa, que mostra exatamente o que esperamos para o Salão ARP. Que as pessoas tenham coragem em apresentar seus cases para nós. E, com isso, pudemos demonstrar a importância das diferentes áreas de comunicação”, pontua o presidente da ARP, Fernando Silveira.

Confira quem participou da campanha do Salão ARP 2023:

Agência: Escala
Cliente: Associação Riograndense de Propaganda
Direção de Criação: Roberto Lopes
Direção de Arte: Lucas Trevisani
Redação: Cristiano Werkhauser
Conteúdo: Keigiro Ueno e Felipe Dossena
Atendimento: Renata Schenkel e Rafaela Picolli
Produção: Zepp Filmes
Direção de cena: Paula Jobim e Fernanda Rotta
Produção Executiva: Gringo Nunes e Ricardo Baptista da Silva
Assistente de Produção Executiva: Thais Chiappetti
Direção de Produção: Arnoni Lenz Hostyn
Assistente de direção de Produção: Edgar Nunes
Direção de fotografia: Juliano Dutra
Equipe de Câmera: Josias Salvaterra e Aryel Martins
Logger: Amanda Nogueira
Motorista Van de Câmera: Maurício Rossetti
Maquinaria: Cristian Peretto
Eletricista: Guilherme Kroeff
Maquiagem: Fernando Sanches
Assistente de Maquiagem: Dudu Souza
Montagem: Kadu Mirapalhete
Finalização e cor: Edmundo Machado
Atendimento: Nádia Yacoub
Comunicação: Miltinho Talaveira
Estúdio e equipamentos de luz e maquinaria: Locall POA
Fotógrafo: Raul Krebs
Assistente de Fotografia: Henrique Santos
Tratamento de Imagens: Estúdio Meca
Produção de Áudio: Radioativa
Aprovação ARP: Fernando Silveira e Germano Bedin

OPINIÃO

Chegar aos 40 anos, depois de fazer um bar para encontro de amigos onde cada um trazia suas preferências em cervejas e comidas, os dois primeiros sócios acabaram criando o Bar Opinião, hoje com sede própria na Rua José do Patrocinio, na Cidade Baixa, com capacidade para 1700 lugares e contando com seis sócios.

A Opinião Produtora segue fazendo sucesso recebendo shows de todos os gostos e costumes, simbolizando uma casa reconhecida no Brasil e no mundo.

Com o Auditório Araújo Vianna e com uma entrega constante de entretenimento para o povo gaúcho transformam a atmosfera da cidade, sendo considerada uma das três casas com maior público no Brasil.

Que essa capacidade empreendedora e realizadora torne cada vez mais vencedora a Opinião Produtora.

FEEVALE

Nos dias 23 e 24 de outubro, a AGECOM Feevale realiza a 1ª edição do Festival de Criatividade, evento do curso de Publicidade e Propaganda para estudantes e profissionais da indústria criativa.

O objetivo é proporcionar um ambiente de conexões entre estudantes, agências e outras empresas da área, por meio de palestras, workshops e atrações musicais. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A primeira noite do festival (23) será marcada por 7 diferentes temáticas de workshops, ministrados por profissionais de referência no mercado. Aqueles que se inscreverem poderão escolher entre as áreas de empreendedorismo, redação, comunicação verbal, fotografia, criatividade, portfólio e carreira. Para participar, é necessário realizar inscrição, no endereço www.feev.as/festival-de-criatividade.

No dia 24/10, o Festival de Criatividade acontece no Salão de Atos do Câmpus II e contará com palestras de dois grandes nomes da Comunicação. Keni Martins é sócio e idealizador do Rap in Cena e atua como CEO do festival desde 2018. É um dos responsáveis pelos eventos do Museu da Cultura Hip Hop RS e atua como Comunicador na Rede Atlântida. Já Marcelo Pires, atende e atendeu grandes contas publicitárias como Bombril, Arno, Embratel, Grendene, SBT, Grupo RBS, Panvel e muitas outras. Atualmente tem uma empresa de conteúdo, a ‘Ideia da Silva’, além de ser roteirista e escritor. Em ambas as noites, as atividades acontecem a partir das 19h30.

PLANETA ATLÂNTIDA

Após um reencontro histórico com o público, o Planeta Atlântida anunciou nesta segunda-feira (16) as datas da sua 27ª edição: dias 2 e 3 de fevereiro de 2024, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), no Litoral Norte. Uma realização Grupo RBS e DC Set Group, o festival traz novidades para garantir a melhor experiência para os planetários que aguarda o ano todo pela maior festa do sul do Brasil.

Depois de dois anos de hiato devido à pandemia, o evento deste ano reuniu 80 mil pessoas em dois dias de música: foram mais de 20 horas de shows, com pop, funk, trap, sertanejo, rap, pagode, rock, música eletrônica, reafirmando a diversidade de estilos que virou marca do Planeta. O sucesso pôde ser medido pelo sold out dos ingressos, anunciado na segunda noite da programação. E vêm muito mais por aí em 2024.

Para além do site oficial e de tudo o que rola nas redes sociais do evento, o festival se consolida como uma plataforma de conteúdo com a estreia do Invasão Planeta, programa que será transmitido aos sábados na RBS TV e na rádio Atlântida. Apresentada pelos comunicadores Carol Sanches e Vini Moura, a atração relembrará os principais momentos da história do festival e, à medida que fevereiro se aproxima, trará informações de serviço e tudo o que vai rolar para os planetários curtirem a experiência completa. Também serão anunciadas, em breve, novidades na infraestrutura montada para receber o Planeta na Saba.

– Ter 26 anos de vida e seguir sempre jovem: esse é o espírito do Planeta, em todas as suas dimensões. Por isso, estamos preparando um evento com muita inovação para o público e oportunidades para as marcas que estarão conosco em 2024. O line-up virá com a diversidade que caracteriza o festival, com atrações para todos e todas, diferentes estilos e gerações distintas. Estamos planejando tudo, ouvindo as demandas dos planetários e com foco em gerar a melhor experiência tanto para quem estiver conosco na Saba, em Atlântida, quanto para o público que estará na órbita do Planeta, a partir de nossos diferentes canais de comunicação — adianta Caroline Torma, diretora de Marketing do Grupo RBS e head do Planeta Atlântida.

Com patrocínio master já confirmado de Renner, Ulbra, Banrisul e Coca-Cola, o Planeta Atlântida promove uma experiência que vai muito além dos dois dias de festival. É um encontro entre amigos e fãs de música de diferentes gerações e um marco do verão gaúcho que se renova a cada ano.

– Começamos a preparar o Planeta de 2024 logo que encerramos o de 2023, é assim que funciona, todos a postos para mais um superevento — destaca Cicão Chies, sócio-fundador da DC Set Group.

KWAI

A consolidação dos vídeos curtos está promovendo uma revolução na maneira como o conteúdo é produzido e consumido. De acordo com um relatório de 2022 do BofA Securities, o aumento do consumo de vídeos curtos é previsto como a maior mudança no uso da internet nos próximos cinco anos, sinalizando uma tendência que está transformando o cenário digital. Desta forma, o formato não está apenas entre o preferido dos usuários, mas também passou a fazer parte das estratégias de marketing de marcas de diferentes segmentos, além de se tornar uma importante fonte de renda para pessoas comuns.

E neste cenário o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, tem se destacado no Brasil como uma plataforma onde a democratização de conteúdo e perfis é uma realidade. Este crescimento é impulsionado por criadores de conteúdo que não apenas ascenderam na plataforma, mas também ultrapassaram os limites do aplicativo, estabelecendo novos padrões para o sucesso no mundo digital.

Segundo Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai no Brasil, o objetivo do aplicativo é também oferecer aos criadores um ecossistema que os possibilite desenvolver parcerias e fontes de receita distintas em suas produções. “Queremos investir cada vez mais na economia criativa do país ao oferecer oportunidades diversas aos criadores da plataforma. Hoje o app é pioneiro na produção de mininovelas, fomentando e empoderando o setor audiovisual brasileiro, além de ter uma forte presença no mercado de entretenimento em diferentes categorias como música, esportes, games e lifestyle”, destaca.

A atriz mineira Markelly Oliveira se destacou no cenário de TeleKwai – as mininovelas em formato de vídeos curtos do Kwai, conquistando mais de 8,7 milhões de seguidores no aplicativo. Com tramas emocionantes e mensagens motivacionais, ela atraiu um público cativo e ávido por melodramas. A partir desse sucesso como criadora de conteúdo de mininovelas, Markelly fechou parcerias com marcas como Cheetos, Skol e Porta dos Fundos, demonstrando seu impacto nas redes sociais. Como pioneira nesse formato inovador, ela lidera uma tendência promissora e que cada vez mais vem sendo utilizada por grandes marcas para alcançar novos públicos.

Laís Sousa e Renan Jereissati, realizaram seu sonho de viajar pelo Brasil em um motorhome, compartilhando suas experiências no Kwai, onde contam com mais de 2,8 milhões de seguidores. Deixaram seus empregos formais para criar o projeto “Traveleiros” com o objetivo de inspirar outras pessoas a se tornarem nômades digitais. O sucesso na plataforma os levou a fundar uma agência de conteúdo, que atende a diversos clientes e projetos publicitários e gerencia centenas de criadores de conteúdo. “Nosso sonho é viajar pelo mundo, conhecer novas culturas e mostrar todas essas experiências de aventura na estrada nas redes sociais. E o Kwai foi uma ferramenta essencial para a realização desse objetivo, uma vez que nos possibilitou compartilhar esses momentos com uma diversidade de usuários de diferentes idades e regiões”, reforça Renan. Atualmente, o casal está em processo de construção de um novo motorhome para partir em uma expedição internacional.

A paulista Alicia X é atriz, cantora e protagoniza um dos maiores virais de TeleKwai: no vídeo “Alguém já desmereceu você?”, em que interpreta uma parente de Silvio Santos, ela é impedida de entrar na casa do Homem do Baú por ser confundida com uma faxineira. O conteúdo já foi visto mais de 15 milhões de vezes no app, fez a atriz ganhar muitos apelidos na web, como “a neta de Silvio Santos” e “Alicia Abravanel”, e faz parte do seu canal Fora das Telas, um dos maiores na plataforma, com mais de 4,5 milhões de seguidores e que já realizou campanhas em formato de mininovela para marcas como Coca-Cola. Atualmente, Alicia X é uma das participantes do reality show A Fazenda, da Record TV.

Viny Cantor, após uma jornada musical que incluiu períodos de desafios e superação, conquistou o título de “Talento São João” através de um concurso promovido pelo Sua Música em parceria com o Kwai. Ele obteve mais de 193 mil votos na plataforma e agora está gravando seu primeiro álbum. Segundo Viny Cantor, o aplicativo teve um papel fundamental em sua jornada, quando durante a pandemia passou a produzir conteúdos musicais e lives pela plataforma, obtendo um bom engajamento e apoio da comunidade de seguidores. Seus esforços agora estão direcionados para a criação de novas músicas e a expansão de sua base de fãs pelo Brasil.

Recentemente, o Kwai divulgou um levantamento interno, realizado entre março de 2022 e abril de 2023, que revela o investimento de mais de US$ 52 milhões apenas em seu programa de parcerias com criadores de conteúdo, com grande destaque para o exclusivo projeto de mininovelas TeleKwai, que foi fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa no mercado brasileiro. O investimento atingiu mais de 32 mil criadores de conteúdo, que durante esse período produziram cerca de 6,7 milhões de vídeos, alcançando mais de 185 bilhões de visualizações.

GANG

Patrocinadora oficial do Rap In Cena, festival de rap que acontece em Porto Alegre, a marca Gang realiza uma ação de vendas junto aos clientes para desconto no ingresso. Válida para todas as lojas da marca, da capital e do interior do Estado, a promoção dá desconto de 50% no ingresso a cada R$ 200 em compras.

Além disso, a marca também viabiliza várias ações em relação ao festival, como dicas de looks para os dois dias de shows e ativações nas lojas e com influenciadores. No palco, a Gang também estará presente e as artistas Cristal e Clara usarão looks da marca.

Uma promoção relâmpago, realizada de tempos em tempos e com viés social, será realizada no Instagram do Rap In Cena e da Gang. Chamada A Gang tá formada, juntos pela 100 toneladas, dará 30% de desconto na compra de ingressos, doando 5kg de alimentos em cada dia do festival.
O Rap In Cena acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Parque Marinho Sirotski Sobrinho, em Porto Alegre/RS.

SINAPRO RS

Investir em propaganda, comunicação e marketing constrói marcas fortes e faz toda a diferença no resultado do negócio. Com esse propósito, o Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) está colocando na rua uma importante campanha, que busca sensibilizar empreendedores e gestores da iniciativa privada, sejam empresas, instituições ou entidades, para a importância de alocar investimentos em comunicação para o sucesso do negócio.

Assinada pela agência Conjunto, a iniciativa utiliza como mote para impactar a audiência “É só 3%, mas pode valer até 100% do seu negócio”, mostrando que com um pequeno investimento em comunicação tem-se grandes resultados. O índice de 3% do faturamento como indicador do percentual mínimo a ser investido é referenciado pela Agency Scope de 2022, que afere que as marcas bem-sucedidas atuantes no Brasil investem, em média, 3,5% da receita anual em marketing, comunicação e publicidade.

“Sabemos como muitos clientes não têm o hábito de investir de forma consistente em comunicação e, muitas vezes, quando o fazem, investem valores insuficientes. Por isso, decidimos colocar essa ação na rua, para mostrar quão fundamental é investir na marca para que os negócios sejam bem-sucedidos e o quanto isso pode impactar e transformar o negócio. Afinal, a marca é um dos principais ativos da empresa”, destaca Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS. O dirigente reforça que a missão de fortalecer o mercado é um movimento contínuo do Sinapro-RS e que essa campanha é mais uma iniciativa da entidade para auxiliar na construção e na consolidação de um mercado forte para todos.

A ação reforça ainda que, para auxiliar empreendedores e gestores de comunicação na busca por uma agência de propaganda, o site do Sinapro-RS disponibiliza o Buscador de Agências. A campanha é composta por peças como spot de rádio, gravado pela produtora Lewis, além de anúncios para jornais, revistas e portais, painéis de mídia Out of Home (OOH) e peças digitais, contando com o apoio de veículos de comunicação do Estado.

CLEAR CHANNEL

A Clear Channel, empresa de mídia out of home, iniciou a instalação dos relógios de rua em Caxias do Sul (RS). O primeiro equipamento foi montado na Praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu, um dos lugares mais tradicionais do município. A inauguração oficial acontece neste sábado (21) e contará com as presenças de autoridades e executivos locais da empresa.

Com a implantação do primeiro relógio, será feita uma avaliação técnica. Uma vez aprovado por técnicos do município, terá início a ativação dos demais relógios. O contrato com a Prefeitura, oficializado no final de julho e com prazo de concessão de 20 anos, permite que a Clear Channel forneça e opere 40 relógios digitais em áreas públicas.

O objetivo do projeto é ampliar a presença da companhia no Sul do país, onde já administra os relógios digitais de Porto Alegre e o mobiliário urbano de Curitiba. A cidade, com cerca de 500 mil habitantes, é a segunda maior do Rio Grande do Sul. O novo projeto pretende transformar Caxias do Sul em uma cidade mais segura e conectada, com disponibilização de wi-fi, conteúdo de publicidade e mensagens da prefeitura aos cidadãos.

“A operação dos relógios digitais é um marco do ponto de vista administrativo, por ser o primeiro contrato de concessão assinado desde a implantação de nosso Escritório de Parcerias Estratégicas. Esses espaços irão oferecer informações relevantes para a população, em tempo real, e proporcionar  mais segurança, sem custo para o município”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.

Dos 40 relógios, 18 serão equipados com câmeras de videomonitoramento que integrarão o sistema de segurança pública do município, somados a outros pontos com serviço de wi-fi gratuito, permitindo que os moradores de Caxias do Sul aproveitem a internet em espaços públicos.

“A instalação dos novos relógios é um investimento 100% privado, sem qualquer custo aos cofres públicos e representa um avanço significativo para a cidade, unindo tecnologia e serviços relevantes para a região. Além disso, estamos oferecendo ao mercado publicitário uma moderna e versátil opção para as marcas levarem suas mensagens a um público com alto poder de consumo. O prazo para a instalação de todos os relógios é de dois anos, mas estamos trabalhando com o município para antecipar o cronograma ao máximo possível”, destaca Wlamir Lino, diretor Comercial e Marketing Brasil da Clear Channel.

SPR

O famoso jogo Super Trunfo é a estrela principal da campanha que a SPR idealizou para a linha Hot Melt Afix da Artecola, indústria química brasileira especializada em adesivos e laminados especiais para diversos setores, com mais de sete décadas de atuação no mercado. No briefing repassado para a agência, o cliente apontava a necessidade de se apresentar como uma alternativa de excelência em adesivo hot melt na América Latina. Ao se debruçar sobre a estratégia criativa para a campanha, a SPR foi muito além de destacar informações do produto e os diferenciais da tecnologia Hot Melt da Artecola, como sustentabilidade, alta qualidade, aplicação em diferentes velocidades, versatilidade, segurança, produtos polivalentes e alta resistência térmica. A agência propôs a criação de um jogo para ser usado diretamente com clientes e prospects, baseado no famoso jogo de cartas Super Trunfo. Com ele, seria possível uma abordagem criativa e interativa na apresentação do portfólio Hot Melt.

A campanha ganhou o conceito “ARTEMELT e SUPERA. Um super trunfo para o seu projeto.” Giorgia Antunes Lorenz, diretora de Operações da SPR, conta que o principal desafio foi encontrar uma forma dinâmica e criativa de apresentar e vender o portfólio Hot Melt, tendo como objetivos aumentar a visibilidade da marca e da linha de produtos e fortalecer o relacionamento com o público. “Aproveitamos a popularidade do jogo para que clientes e prospects tenham mais facilidade em interagir durante a abordagem e conhecer o portfólio”, explica. Além do jogo de cartas, a campanha conta com um enxoval de peças, entre elas banner digital, card para WhatsApp, mídia Out of Home (OOH) e redes sociais.

De acordo com Jairo Korndoerfer, gerente de Marketing da Artecola, o impacto da campanha não poderia ser mais positivo. Ele reforça que, de forma geral, a empresa sempre busca apresentar aos clientes os diversos mercado em que atua, pois isso mostra robustez comercial e conhecimento técnico, e essa sinergia e troca de experiência entre os mercados de atuação oportuniza encontrar soluções interessantes. “Essa campanha, além de ‘simpática e diferenciada’, permite a apresentação das diversas tecnologias de nosso domínio, bem como os diversos mercados que atuamos, facilitando ao cliente nos perceber como excelente alternativa como parceiro de negócios. Tudo isso de forma lúdica, simples e muito visual”, afirma.

PRÊMIO TOP MKT ADVB RS

Com mais de 100 cases inscritos — recorde histórico em 40 anos — o TOP de Mkt ADVB/RS anuncia os vencedores no dia 26 de outubro no evento de premiação. A edição, que já nasce fazendo sucesso, apresenta importantes novidades ao mercado. A principal, será a revelação dos vencedores na noite de entrega dos troféus, no Teatro Bourbon Country em Porto Alegre, no tradicional evento que conecta o público diretamente aos principais players gaúchos e suas boas práticas. Os ingressos para a premiação podem ser comprados até 25 de outubro pela Sympla.

Quase 40% superior em número de inscrições em relação ao ano passado, a edição de 2023 ainda trouxe uma novidade para a Personalidade de Marketing e Vendas. A mudança, de acordo com o Presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado, dialoga com os novos tempos.

“Foi uma ótima experiência, mais coerente com as melhores práticas de governança”, ressalta Rafael. “Temos, com isso, uma primeira etapa em que uma lista restrita de nomes é definida pelo Conselho de Administração da ADVB/RS. Depois, a parte final, em que cada um dos mais de 70 jurados vota, de forma individual e confidencial, em um dos nomes constantes da lista.

Sendo eleito, então, o nome mais votado por esse júri técnico”. A Diretora Presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini, foi quem se consagrou Personalidade de Marketing e Vendas de 2023.

A edição ainda traz consigo novidades no regulamento, categorias e roteiros de elaboração de case. “Trouxemos para essa edição categorias mais técnicas e correspondentes aos atuais desafios das áreas de marketing e vendas e como resultado tivemos o recorde de inscrições.

Vamos fazer a grande noite do marketing gaúcho com quem reinventa nosso mercado, todos os dias”, frisa a vice presidente de Marketing da ADVB/RS, Karine Battisti. “E todos os vencedores serão anunciados na noite de premiação, outra novidade deste ano”, finaliza.

LOJAS LEBES

A partir deste mês, a rede de varejo Lojas Lebes vai disponibilizar crédito a jovens com mais de 14 anos, filhos de clientes com bom histórico de relacionamento com a empresa. Para obter um limite pré-aprovado de R$ 500,00, será necessário a autorização dos pais.

“O ‘Meu Primeiro Crediário Lebes’ é um programa que incentiva a independência e a educação financeira, oferecendo uma ótima oportunidade para os jovens começarem a aprender, desde cedo, a ter responsabilidade e gestão de suas finanças”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

IGET

Disseminar e debater temas técnicos e corporativos que envolvem o cenário tributário e conectar profissionais ligados à gestão de tributos das empresas é o propósito do IGET (Instituto de Gestores e Executivos de Tributos), que será apresentado na capital gaúcha. A instituição, sem fins lucrativos, idealizada pelo escritório Charneski Advogados, reunirá periodicamente profissionais responsáveis pelas questões centrais que envolvem a gestão de tributos em empresas qualificadas.

Promoverá ainda atividades como podcasts e capacitações in company, para incentivar, fomentar e estimular o conhecimento, a educação e o treinamento dos associados e interessados sobre os assuntos relacionados à gestão tributária. Será um espaço aprimorado para discussões, troca de conhecimento e aprofundamento das temáticas que impactam diretamente o cenário tributário nacional, como a reforma tributária brasileira, por exemplo.

“Nosso compromisso é oferecer um ambiente colaborativo, onde todos os participantes possam se beneficiar do compartilhamento de ideias, experiências e melhores práticas, contribuindo para o desenvolvimento conjunto do conhecimento tributário”, enfatiza Heron Charneski, advogado e contador, fundador do IGET.

O IGET surge do GET (Grupo de Estudos Tributários), desenvolvido nos últimos dez anos, pelo Charneski Advogados, escritório especializado nas áreas tributária e societária. Desde 2013, o projeto promoveu 27 encontros, reunindo mais de 80 executivos das áreas tributária, jurídica, contábil e financeira, de empresas de destaque da Região Sul do País. Nas ocasiões, foram tratados temas técnicos da legislação e jurisprudência, além da abordagem de cases e assuntos relacionados à gestão tributária.

Assim, em 2023, a ideia do Instituto de Gestores e Executivos de Tributos busca a consolidação e aprimoramento das experiências dos encontros realizados no formato GET, com a organização e ampliação dessas atividades. O evento de lançamento do IGET, em 20 de outubro, contará com a explanação dos advogados Heron Charneski e Tiago Rios Coster, ambos sócios do Charneski Advogados e integrantes do IGET, sobre os impactos da reforma tributária em discussão no Senado Federal. Na oportunidade, também estará presente o vice-presidente de Gestão Tributária da Volvo para a América do Sul, o contador, analista tributário e escritor Augusto Flores.

Os advogados Heron Charneski e Tiago Rios Coster debaterão como as principais mudanças da reforma – que tem como objetivos a redução da complexidade da tributação sobre o consumo, a mitigação da competição fiscal injusta e a atualização da tributação em relação à economia atual – impactarão as rotinas fiscais das empresas. Já Augusto Flores falará sobre seu livro “Manicômio Tributário – Reflexões de um sobrevivente”.

Em sua obra, o autor mostra que o Brasil é um dos países com a legislação tributária mais complexa do mundo, mas também é destaque em insegurança jurídica, tempo gasto para obedecer a legislação e em discussões administrativas e judiciais, entre vários outros aspectos. Nas páginas da publicação, ele salienta que gestores tributários que atuam no País são sobreviventes de um mundo inóspito.

PRÊMIO DE JORNALISMO

Está chegando ao fim o prazo para a inscrição de trabalhos na 9ª edição do Prêmio Sindilat de Jornalismo. As criações que abordem a temática do leite podem ser enviadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) até o dia 1 de novembro.

São três as categorias em disputa: Impresso, Eletrônico e On-line. Os primeiros lugares receberão como prêmio um troféu e um celular Iphone. Os segundos e terceiros classificados receberão um troféu de colocação. Para se inscrever é necessário enviar cópia da matéria, além de documento de identidade, registro profissional e ficha de inscrição preenchida e assinada ao e-mail imprensasindilat@gmail.com. O link está disponível abaixo, juntamente com o de acesso ao Regulamento completo.

Realizada anualmente, a distinção irá premiar os melhores trabalhos que tenham sido produzidos no prazo entre 02/11/22 e 01/11/23. Não há limite de número de publicações a serem inscritas pelos candidatos e cada uma deve ser protocolada separadamente. A divulgação dos finalistas está prevista para acontecer até o dia 25 de novembro.

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