NOTAS DA SEMANA – 22.09.2023

WhatsApp Image 2023-09-18 at 10.12.54

ENTREVISTA COM MÁRIO BIRNFIELD

1. Quem é Mário Birnfeld?

Na CI é Mário Luis Birnfeld Baptista, filiação Iran Olivino Köbe Baptista e Gilka Celina Birnfeld Baptista, naturalidade Porto Alegre e data de nascimento 08/10/1971, mas pode chamar de MARIOZINHO.

Poderia me definir resumidamente como dedicado, comprometido, intenso, atento, batalhador, muito inquieto, criativo, praticamente um camaleão diário sem perder a essência, que gosta da vida, das pessoas, das relações e muito do que faz.

Desde cedo já tinha imaginado algumas metas para a minha vida, sendo assim em paralelo aos meus estudos sempre trabalhei para alcançar os meus sonhos, já fiz de tudo um pouco profissionalmente, pois quando adolescente também tive a dúvida na escolha profissional, pensei em ser contador, veterinário, administrador até conhecer a publicidade, através da minha cunhada Claudia Mainardi.

Nesse relato me veio a lembrança da UNISINOS na aula da professora Ana na cadeira de introdução a publicidade onde tive a certeza de ter me encontrado profissionalmente e foi com esse insight que logo fui procurar uma colocação no mercado, onde tive muito apoio dos meus pais, pois todo começo não é fácil.

Esse foi o começo de uma jornada para tentar definir quem é o Mariozinho, pois teria muitas histórias e citar várias pessoas desde a recepção, mídias, atendimentos, criativos, produtores, arte finalistas, diretores, operacional, financeiros, copa, clientes, fornecedores das mais diversas aeras, mas tenho um reconhecimento especial por algumas pessoas dessa jornada, que mesmo não sendo citadas (por medo de esquecer alguém) vão saber que estou direcionando o meu muito obrigado por acreditarem no profissional, pela oportunidade e principalmente pelos ensinamentos que certamente transformaram quem eu sou.

2. Durante a faculdade começastes cedo a trabalhar e passastes por produção, chegando às áreas de mídia de agências, mas te apaixonastes por ser veículo e daí que decolou tua carreira. É isso?

A história resumida é bem assim, comecei como RTVC na Agência Um, mas foi na Upper que comecei a minha jornada de mídia, mas com um carinho e atenção especial para os veículos que nos atendiam, acabei indo para a Escala e no decorrer da minha vivência de mídia, um belo dia a Vera Bavaresco me convida para fazer parte do “outro lado do balcão” trabalhando na Rádio Atlântida.

Pode ter a certeza de que foi aí que a minha carreira decolou, pois eu me senti realmente sendo uma engrenagem no processo de um planejamento de mídia ou de poder fazer propostas para provocar mais negócios, de fazer uma boa negociação, de argumentação para conseguir a confiança e o resultado esperado, muito recompensador.

3. Você teve um grande incentivador por mais de 20 anos como executivo comercial da LZ. O que te fez mudar?

Na verdade, praticamente 25 anos de LZ, trabalhando direto com o Marcus Zanetello que é uma referência e um empreendedor da mídia externa (OOH), meu grande mestre e hoje meu grande amigo.

Como definimos tudo em ciclos, alguns curtos outros duradouros, acredito que o meu ciclo na LZ estava em cheque por inquietudes pessoais e com o advento da pandemia, coloquei mais atenção nessa minha vontade de mudança aos 51 anos e quando a Luciana conversou comigo apresentando a BTN fui encantado e seduzido pelo formato dos Boletins de Trânsito unido com o comercial de dez segundos e distribuídos nas rádios parceiras, me senti voltando para o meio rádio de uma maneira diferenciada, isso é motivador.

4. Mariozinho no lazer e com os amigos?

Curto muito a família e os amigos, essa base é muito importante, sempre que possível vou estar grudado quase sempre envolvido em algo para comer, mas adoro uma atividade física, curto musculação, bike, as mais diversas aulas de ginástica, yoga… Bons tempos quando a idade permitia um jogo de futebol na época da Escala, com a turma da DCS, com os produtores gráficos, não era fácil passar pelo zagueiro Mariozinho.

Não descuido do espírito, curto estar em equilíbrio mente e alma para aproveitar o melhor da vida.

As viagens é o que me encanta e motiva, tenho que retomar.

O lazer também pede qualquer coisa que tenha água (piscina, mar, rio, lagoa, cachoeira, esguicho de mangueira…)

Quem me conhece sabe que já fui da balada, hoje muito tranquilo indo em poucas e selecionadas, pois ando curtindo estar em casa vendo um filme, uma série, colocando a leitura em dia ou fazendo absolutamente nada, o que é muito raro acontecer.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 14 – 12 anos da Critério – Resultado em Opinião Pública

Assista ao 14º episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “12 Anos a Critério Resultado & Opinião Pública”. Nesse episódio contamos com os sócios e diretores da Critério: Soraia Hanna, Cleber Benvegnú, Tomás Adam e Rafael Codonho.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

ELETRO É POA

A Eletromidia, empresa líder no mercado de OOH e DOOH, realizou o evento “Eletro é POA” nesta quinta-feira (21) de encantar a todos pela apresentação e decoração impecáveis. Principalmente, pelo evento ser sediado no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre localizado no Centro Histórico.

O evento contou com a presença das principais agências de publicidade e players do mercado da comunicação. Além deles, estavam persentes o time da Eletromidia e as suas lideranças aqui no RS.

O Gerente Comercial, Guilherme Valim, falou um pouco sobre as novidades da empresa para o próximo ano e da importância de dar continuidade a esses eventos que reúne o mercado e aproxima novas conexões, assim como geram novos negócios para as marcas.

Também foram apresentados alguns cases da Eletromidia, como o Mub Sustentável feito para o banco Santander que gerou muitos resultados para a marca, assim como trouxe novas oportunidades para diminuir o impacto ambiental sobre o consumo de mídia Out of Home.

GAV RS

Em breve teremos mais um evento do GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos com a ilustre presença do publicitário Paulo Gregoraci, atual Sócio Diretor da Greg Consultoria Empresarial e Gestor de negócios da Goodbrands que acontecerá no dia 9 de outubro (segunda-feira), às 19h00min, no Hotel Swan Generation (Rua 24 de outubro, 1611 – Auxiliadora).
Trabalhou em algumas das principais agências de propaganda, como Mauro Salles, Young Rubicam, Ogilvy, Leo Burnett, Talent, Fallon, W/Brasil, sendo os últimos 3 anos como Presidente. Também atuou como Diretor Executivo de Marketing e Publicidade da Editora Globo por 3 anos. Ex Vice Chairman e COO da WMcCann onde atuou por 10 anos. Foi também Diretor de Marketing Estatutário do Palmeiras na gestão Paulo Nobre de 2013/2016.
Paulo participou de várias entidades como o CONAR, CENP, APP, IVC e ABP (sendo as três últimas como diretor), foi Presidente do Grupo de Mídia de São Paulo entre os anos de 1996 e 1998 onde também esteve como Diretor Administrativo Financeiro por 35 anos.
Paulo, ao longo da sua carreira também recebeu vários prêmios importantes tais como: 3 Caborés (2010 e 96 como Profissional de Mídia e em 93 como Profissional de Atendimento e Planejamento), ABP (2011 como Executivo de Agência), Prêmio de Mídia Estadão e Prêmio Anatec (ambos em 2009, como Personalidade de Mídia). Prêmio Contribuição Profissional APP (1998 como Profissional de Mídia e 2015 como Profissional Dirigente de Agência).

ARP

Nos últimos anos a Olympikus se transformou. De uma marca com fama de preços atrativos, tornou-se referência quando se fala em corrida – garantindo, além de atributos quantitativos, também referências qualitativas. Até mesmo um medalhista olímpico que entrou para esse time: o novo patrocinado é o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima. Esse é um case de sucesso que merece ser explorado. Por isso, este será o tema da próxima palestra da ARP!

Realizado junto ao Grupo de Marketing-RS, o evento “O Case do Corre: Como a Olympikus se tornou uma marca admirada no mundo da corrida” receberá Marcio Callage, CMO da Vulcabras (responsável por marcas como Olympikus, Under Armour e Mizuno), que contará os detalhes da construção de um dos cases mais falados do marketing esportivo brasileiro.

O encontro gratuito é exclusivo para associados da ARP e do Grupo de Marketing, e acontece na terça-feira (26/09), às 19h30min, no auditório do Edifício Green Office Caixeiros (Rua Mostardeiro, 777, Rio Branco).

SBT RS

Neste sábado (23), o “Masbah!” embarca rumo a Igrejinha e convida os telespectadores a conhecerem a rotina de uma gaúcha que viralizou na internet por conta do sotaque gaudério inconfundível. A apresentadora Brunna Colossi vive um dia no campo ao lado de Grasiele Schneider, que compartilha o dia a dia nas redes sociais e gera polêmica entre os seguidores com o “gauchês”, forma que o sotaque foi apelidado na internet.

O programa mostra também um felino que impressiona pelo tamanho. Simba, o gato gigante, é o protagonista do quadro “Meu Pet É Uma Estrela”, que chega para esbanjar toda a sua personalidade e fofura.

No quadro “Meu Xodó”, a atração conhece o dono de um “Fenemê”, caminhão fabricado em 1970 que faz sucesso por onde passa. O “Masbah!” bate um papo com Mateus Machado, que divide a rotina de caminhoneiro na internet.

Logo após, “Anonymus Gourmet” chega para deixar o final de semana mais saboroso. O cozinheiro mais querido dos gaúchos prepara duas receitas com sabor de Nordeste: pudim de tapioca e tapioca de cuscuz.

Já domingo é dia de sentir o cheiro da fumaça no ar com “Na Beira do Fogo com El Topador”. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta convida o telespectador a acompanhar o preparo de uma receita deliciosa e barata, que custa apenas 16 reais: o frango no varal. E também tem sobremesa: arroz de leite. El Topador conta ainda com a presença ilustre da cantora Catherine Vergnes, do violinista e cantor Gabriel Selvage e do compositor Luciano Maia.

KWAI

Nesta sexta-feira (22), acontece a primeira festa da 15ª edição de A Fazenda na Record TV, e o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos e patrocinador do programa, será o tema da noite. Com a estrutura feita para geral brilhar, a festa vai levar o clima do aplicativo para dentro da Fazenda com a participação especial e virtual dos fãs do programa que se destacaram na atividade “Vem Brilhar com #AFazendaNoKwai”.

Para participar, usuários postaram vídeos usando a música do Viny Cantor, vencedor da terceira edição do concurso Talento São João, produzido pelo Sua Música em parceria com o Kwai. Os conteúdos mais criativos serão exibidos amanhã na festa do Kwai na Fazenda mais famosa do Brasil.

Além disso, durante a farra, os 18 peões que já estão na casa vão conhecer os quatros vencedores do Paiol Kwai, a disputa paralela entre dez personalidades que ficaram confinadas em um anexo da sede da Fazenda e disputam por uma vaga no reality. Dessa vez, três dos dez participantes do Paiol são criadores de conteúdo que fazem sucesso e brilham no Kwai: Alicia X, famosa por interpretar a “neta” de Silvio Santos em suas mininovelas mais icônicas do app; JP Venâncios, comediante paraibano que ficou conhecido por suas esquetes de humor com a família; e Sol do Deboche, carioca que faz do deboche uma marca de seus conteúdos. A votação, que acontece no R7, se encerra hoje (21), e o resultado será apresentado à noite durante o programa.

Ao longo da edição, além da festa temática e o Paiol Kwai, no confinamento, os peões poderão usar um celular para fazer conteúdos e compartilhar o dia a dia dentro da Fazenda, que serão postados na página especial do aplicativo. Eles também terão acesso a um espaço do Kwai dentro do reality, que contará com uma câmera para desabafar, chorar ou contar um causo — sempre que um peão interagir com o equipamento, o conteúdo será postado no perfil do programa.

O público também vai poder interagir no perfil oficial de A Fazenda no aplicativo. Além de conferir a Live do Fazendeiro e a Live do Eliminado, será possível votar para escolher quais serão as próximas provas e decidir qual será o Poder da Chama da semana. Outra exclusividade do Kwai é o quadro “Pé na Estrada”, que acontece no perfil oficial da apresentadora Adriane Galisteu dentro da plataforma.

GRUPO DE MÍDIA SP

O Grupo de Mídia de São Paulo realiza, em parceria com a Kantar Ibope Media, uma pesquisa quantitativa com o propósito de identificar quais os gaps no desenvolvimento do profissional de mídia atualmente. Batizada “Que Mídia é essa?”, a pesquisa pretende obter uma fotografia atual do profissional de mídia em atividade para, então, oferecer cursos e oportunidades de qualificação de forma assertiva para as necessidades do mercado.

Voltada a profissionais de mídia de agências de publicidade e mídias de clientes e veículos, a pesquisa está com questionário disponível aqui. Os profissionais de mídia interessados em responder podem realizá-lo até esta sexta-feira, 22. Depois de concluído o estudo, seus resultados serão divulgados abertamente ao mercado, gratuitamente. A previsão é de que isso ocorra no início do mês de novembro. Ela irá ancorar futuramente as iniciativas de educação do Grupo de Mídia de São Paulo.

SEEDTAG

Focada na expansão dos negócios no mercado brasileiro, a Seedtag, adtech de origem espanhola líder em publicidade contextual, acaba de fechar parceria com a JC Comunicações, hub de mídia, sediado em Porto Alegre – RS, que conecta publishers de conteúdo premium com marcas e agências.

Com o acordo, a Seedtag passa a oferecer suas soluções de publicidade contextual a anunciantes do estado do Rio Grande do Sul. A expectativa da adtech, que iniciou suas atividades no Brasil em 2017, é reproduzir na região o sucesso alcançado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

“Temos um histórico com algumas marcas gaúchas, mas com negócios fechados por meio de agências de publicidade de outros estados. Esperamos que a experiência e o relacionamento que a JC Comunicações tem no Rio Grande do Sul nos ajudem a estar no dia a dia dos principais anunciantes locais. O mercado gaúcho tem todo o potencial para impulsionar nosso crescimento como um todo”, diz Gabriel Souto, Head de Mercados Regionais da Seedtag.

“Nossa meta é aproximar a Seedtag dos principais decisores de compra de mídia do mercado gaúcho, do pequeno ao grande anunciante de diversos segmentos e setores, tanto na capital Porto Alegre quanto em cidades do interior”, reforça Lucas Pontes, diretor-geral da JC Comunicações.

Em fase de expansão no território nacional, recentemente, a Seedtag firmou parcerias para oferecer suas soluções de publicidade contextual a anunciantes dos estados da Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo.

BCONNECTED 2023

O Grupo Bittencourt, consultoria brasileira com atuação internacional, com mais de três décadas de mercado, com foco em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de negócios, se uniu ao Grupo Mulheres do Brasil, presidido por Luiza Helena Trajano, para disseminar conteúdo gratuito de negócios e empreendedorismo a mulheres do mundo inteiro. A parceria prevê mil inscrições gratuitas destinadas ao público feminino para acompanhar, de forma online, o BConnected 2023, o maior evento de gestão de redes de negócios da América Latina, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo.

Nomes como Carla Assumpção, Diretora Geral da Swarovski, Maria Flavia Ciampi, Senior DTC Manager da Levi’s Brasil, Ana Minuto, Fundadora e CEO da Minuto Consultoria e Sandra Hara Chayo, Sócia e Diretora do Grupo HOPE, estarão presencialmente no evento, em sessões com cases práticos e inéditos.

Além das mil vagas destinadas às mulheres para acompanhamento do evento de forma virtual, o BConnected também disponibiliza vagas afirmativas para pessoas negras, trans, indígenas e com deficiência. Os interessados devem se credenciar no site https://www.bconnected.com.br/bc23-acao-afirmativa . O restante do público pode adquirir os ingressos no site https://www.bconnected.com.br/.

Com o tema “Um mundo nada óbvio”, o BConnected 2023 vai abordar a disrupção nos modelos de negócios, canais, formatos e expectativas dos consumidores, e como se adaptar a esse mundo nada óbvio em que estamos vivendo, identificando oportunidades e enfrentando desafios. Nele, serão discutidos temas, como inovação, tecnologia, experiência do cliente, novos modelos de negócios e estratégias de crescimento.

O BConnected é uma realização do Grupo Bittencourt, consultoria brasileira com atuação internacional, com mais de três décadas de mercado, com foco em desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios, e com correalização da Startse, plataforma de conhecimento.

Para Caroline Bittencourt, Sócia-Diretora do Grupo Bittencourt, além de conteúdo relevante, o público também usufrui de momentos de descontração e descompressão oferecidos pelos parceiros e patrocinadores do evento, em experiências artísticas e ativações de diversas marcas.

“O BConnected se diferencia dos eventos tradicionais do mercado por trazer além de um conteúdo excepcional, também muito entretenimento. Cada interação com o participante desde a sua chegada até o final do dia é recheada de encantamento,  performances e surpresas que deixam memórias significativas em que participa”, comentou.

Para Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, o BConnected mantém, há 13 anos, a tradição de ser o evento de negócios que proporciona ao público geração de novas ideias e oportunidades de negócios, inspiração para direcionar estratégias de marca, além de relacionamento com grandes nomes do mercado.

“Todos os anos nos desafiamos a sermos maiores e melhores e superarmos as expectativas dos participantes entregando cada vez mais valor em nosso evento. Esse ano decidimos mostrar o que as empresas têm feito na prática para gerar mais resultados, ganhar eficiência e inovar em modelos de negócios, formatos e canais de vendas”, explicou.

Só em 2022, a conferência reuniu mais de 1.300 líderes de mercado presencialmente, mais de 1.000 em live streaming e 40 palestrantes em 16 horas de conteúdo. Entre eles, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Magalu e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Rodolfo Chung, CEO da Ambev; Dorival Oliveira, vice-presidente do Mc Donald’s; Marissa Voguel, CEO do Ibope; Tayna Leite, Gerente de Direitos Humanos da ONU, Adriana Barbosa, CEO da plataforma PretaHub, e Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas. Nos anos anteriores, também recebeu Rony Meisler, CEO da Reserva; Iuri Miranda, CEO do Burguer King; Romeo Bonadio, CEO da Hugo Boss; Cristina Arcangeli, empresária e CEO da Beauty’in; Ana Paula Padrão, jornalista e empresária.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.