ENTREVISTA COM CLAUDIA PRAETZEL
1. Quem é Claudia Praetzel?
Sou uma aquariana raiz , curiosa, inquieta, disciplinada (até demais) que adora desafios e que busca fazer o impossível para ter uma vida feliz. Adoro minha família, meus amigos, meu trabalho e procuro contribuir para criar sempre um ambiente agradável pra todos. Sou divorciada, colorada e a mãe mais orgulhosa de um guri chamado João.
Como profissional, iniciei minha carreira como mídia na Centro de Propaganda, fui atendimento e diretora de atendimento na Upper, até chegar na RBS, há 24 anos como executiva de contas na Zero Hora, depois Gerente Comercial e, em 2017 , Gerente de Negócios com a unificação da área de mercado. Mudamos juntas ao longo dos anos sempre com o objetivo de fazer o melhor.
2. Estar como Profissional de Mídia te ajudou no trabalho como Atendimento de Veículo de Comunicação?
Trabalhar em agência foi fundamental para a construção da minha carreira em veículo. Nesse ambiente entendi que o cliente sempre é a parte mais importante da relação. Deve estar no centro. E foi assim que cheguei na Zero Hora em 1999, já com um olhar consultivo , quando ainda não se falava nisso. Em 11 meses de ZH, ganhei meu primeiro prêmio pelo Grupo de Mídia como Atendimento de Veículo do Ano. Depois desse vieram mais 3 pela ARP. Reconhecimento que me orgulha muito e me motiva sempre a ser melhor.
3. O que mais te motiva?
As mudanças, os desafios, o novo e a capacidade de acompanhar as exigências do mercado. Eu e a RBS somos parecidas: inquietas , curiosas, atentas às necessidades dos clientes e do mercado e sempre procurando entender e entregar valor.
4. Claudia, uma mãe orgulhosa. O que te estimula e emociona?
Ser feliz é minha busca constante , ser mãe o maior desafio e ser mãe do João, meu maior presente. Tentamos construir juntos uma relação de aprendizado, respeito , muita negociação, mas cheia de amor. O que mais me motiva é ser exemplo pra que ele busque sempre ser feliz.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 5 – Simplificando o Marketing
O quinto episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Simplificando o Marketing” será apresentado na segunda-feira (29) através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Beto Carvalho, Sócio Diretor da Clientar, Dado Schneider, fundador da Dado Schneider Capacitação, Cassio Grinberg, fundador da Grinberg Consulting e Rafael Martins, CEO do Share. Nenê Zimmermann e os convidados deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
GOVTECH SUMMIT
A Moove promove a primeira edição do GovTech Summit, evento pioneiro que vai fortalecer relacionamentos e reunir empresas e governos interessados em inovação tecnológica voltada ao setor público. O encontro acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Nau Live Spaces, no 4º Distrito de Porto Alegre.
O projeto é uma iniciativa da Moove, a primeira agência do Brasil a conquistar, em 2022, o Selo GovTech pela BrazilLAB – hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o poder público.
Gabriel M. Fuscaldo, head do GovTech Summit e CEO da Moove, estima um público de 500 pessoas circulando nos dois dias do evento. “Estamos preparando um grande fórum que vai conectar agentes governamentais envolvidos com processos de inovação e tecnologia em serviços, startups e profissionais de TI”, projeta.
“Governos e instituições precisam estabelecer conexões com as pessoas, prestar os melhores serviços para a população e gerar impacto positivo na comunidade, acelerando os processos de digitalização e buscando a inovação tecnológica em produtos, serviços e canais de informação”, explica.
Além da concepção do evento, que foi baseada na expertise da agência em alavancar a conexão entre o setor público e a população, utilizando as ferramentas de marketing digital e de publicidade mais tecnológicas, a Moove está envolvida no planejamento, na organização, na programação e na criação da marca e das peças de ambientação e de divulgação do GovTech Summit.
“A receptividade de palestrantes e apoiadores tem sido muito grande. Estamos com uma programação diversificada, que mostra que é possível conectar tecnologia, inovação e serviços públicos de qualidade. Isso mostra que o GovTech Summit é um evento que veio para ficar”, destaca Gabriel.
O GovTech Summit – Edição POA tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, da Famurs, do BrazilLAB e do Pacto Alegre. O patrocínio é do Banrisul, da Oracle, da Dataprom, da HT4 Tecnologia. A organização é da Storia – Eventos e Projetos.
Para saber mais sobre o GovTech Summit – Edição POA já está no ar o site govtechsummit.com.br. Também é possível cadastrar-se no grupo do WhatsApp para receber informações sobre inscrições.
FBV 2023
A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios.
Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.
E, mais uma vez, o Sindilojas Porto Alegre promoveu a 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.
Entre as opções gratuitas estavam o Trocando Experiências e o Jogo Rápido. Na primeira, o público contou com um espaço de networking, com dinâmicas para que o empreendedor pudesse realizar conexões e trocas com o mercado. Já a segunda iniciativa ofereceu conversas de 20 minutos sobre temas diversos e que abrangeram práticas possíveis para serem adotadas nos negócios.
Passaram na 10ª FBV cerca de 10 mil pessoas durante os três dias de evento, que conferiram a participação de mais de 40 nomes de referência no mercado, em mais de 20 horas de conteúdo por dia. Assim como lojistas e empresários do varejo, bem como suas equipes de trabalho, a feira ainda ofereceu oportunidades para estudantes e profissionais de outras áreas devido a sua multiplicidade de conteúdos.
ARP
Seguindo na missão de promover qualificação, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) realiza, no fim do mês, mais um momento repleto de aprendizados, trocas e fortalecimento para quem nos acompanha. No dia 30 de maio (terça-feira), das 19 às 22h, o co-fundador e CEO da NR Lidera Business Intelligence, Renato de Mesquita, irá ministrar o workshop Data & Analytics: a Mídia no Universo de Dados e vice-versa.
Pós graduado em Big Data & Inteligência em Marketing pela ESPM Sul, Renato possui vasta experiência no mercado, tendo atuado como executivo do Grupo RBS por mais de 20 anos, além de ter sido professor do MBA da ESPM Sul e diretor da ARP. O workshop, que acontecerá na sede da ARP — rua Tobias da Silva, 120, sala 03, bairro Moinhos de Vento —, trará os principais conceitos e promoverá entendimento do ecossistema de dados, possibilitando um trabalho mais qualificado junto ao ambiente de mídia.
O evento conta com o apoio do Grupo RBS e da Eletromidia, empresas associadas na categoria Mantenedora, que a partir de 2023 serão parceiras permanentes nas ações da ARP.
SOPRANO
A primeira usina fotovoltaica em unidades da Soprano está em funcionamento em Caxias do Sul. São 2.104 placas solares instaladas na fábrica da empresa no bairro Desvio Rizzo, onde são produzidas nove linhas de interruptores por cerca de 200 funcionários. A ação é voltada para a sustentabilidade ambiental e para a economia com gastos com energia.
Com investimento de R$ 2,2 milhões, a empresa gera 63% da necessidade de consumo de energia da planta. Isso significa uma economia mensal de aproximadamente R$ 40 mil. A previsão é de que o aporte financeiro feito na planta seja pago em seis anos, devido à redução na conta de energia elétrica. A usina tem uma durabilidade prevista de 25 anos. Portanto, serão quase três décadas de retorno para a empresa.
Além disso, as placas de energia solar colaboram para o cuidado com o meio ambiente, o que é uma das preocupações da Soprano. E a energia solar é considerada uma fonte limpa, por ser abundante e renovável. O coordenador de Engenharia de Produto da empresa, Tiago Dalzochio, explica que o Brasil é um dos países com melhor capacidade de uso desses recursos.
Engenheiro responsável pela usina fotovoltaica instalada, Dalzochio destaca ainda que o projeto está dentro das iniciativas ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) da Soprano, que analisa inclusive ampliar o sistema de geração de energia solar para outras unidades: – Buscamos por tecnologias que tragam sustentabilidade e baixem o custo da operação e, como consequência, do próprio produto – pontua.
C-LEVEL
O Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, será palco no mês de junho do C-LEVEL-RS – encontro inédito na região, com realização do Grupo Sinos, contando com a participação de CEOs de sete grandes empresas do Rio Grande do Sul para compartilhar suas experiências e cases de sucesso.
O evento é direcionado a empreendedores, gestores, lideranças e entidades que anseiam por ampliar seu conhecimento em negócios, marketing e inovação. Estarão presentes os Executivos da da Arezzo&Co (Alexandre Birman), Calçados Beira Rio (Roberto Argenta), da Docile (Ricardo Heineck), das Empresas Randon (Daniel Randon), da Icatu Seguros (César Saut), da Panvel (Julio Mottin Neto), da Rede Swan (Gabriela Poltronieri) e da Sicredi Pioneira (Solon Stapassola). Eles falarão sobre cases de varejo, transformação digital, internacionalização e inovação. Além dos speakers principais, a programação trará ainda um painel com CEOs de empresas regionais.
O C-LEVEL RS está sendo desenvolvido para entregar experiências diferenciadas ao público e às marcas parceiras do projeto. Desde a escolha dos nomes dos speakers, passando pela cenografia e o formato dinâmico das apresentações (falas de 20 minutos). O formato é inovador e inédito para a região. O intuito é gerar conexões, inspirações e novos negócios. Os ingressos estão à venda pela Blueticket com valores a partir de R$ 65 (sessenta e cinco reais), com o objetivo de tornar o acesso ao conhecimento acessível a todos os interessados.
“O Grupo Sinos sempre promoveu grandes eventos na região em que o foco é a geração de networking e troca de conhecimento. O C-LEVEL RS é uma excelente oportunidade para que o público possa aprender com empresários consagrados e que lideram grandes marcas nacionais. Vamos valorizar os talentos do nosso Estado que são expoentes nas pautas de gestão, empreendedorismo e inovação. Sete notáveis CEOs vão compartilhar suas estratégias de negócios e experiências. Imperdível!”, conta Carlos Eduardo Gusmão, Presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos.
O evento chamou atenção do mercado e conta com grandes marcas apoiando a iniciativa.
O C-LEVEL tem a apresentação da Rio Grande Seguros e Icatu. Patrocinam Doctor Clin, Exatus Contabilidade, Frattini Associados, REP Seguros, Sicredi Pioneira, Teevo e Unimed Vale do Sinos. O apoio é do Colégio Sinodal, EFCT – Estratégias Tributárias e Lyon Peugeot.
GRUPO RBS
A 19ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento consagrou, na segunda-feira (22), trabalhos das equipes de conteúdo que se destacaram ao longo do último ano. Na cerimônia, foram apresentados os 12 trabalhos finalistas e anunciado o vencedor do Grande Prêmio Jayme Sirotsky: a cobertura multiplataforma das eleições de 2022. O presidente emérito do Grupo RBS, que dá nome à principal categoria da premiação, também foi homenageado por seus 60 anos de empresa e dedicação à comunicação e à liberdade de imprensa.
– Ao longo dessas quase duas décadas, o prêmio foi adaptado às mudanças pela qual a sociedade e o jornalismo continuam passando. Creio que jamais deixaremos de reconhecer os valores humanos expressos nessa premiação. A paixão pelo jornalismo, esporte e entretenimento, o trabalho individual, coletivo e criativo de cada um é o que faz das marcas do Grupo RBS o principal veículo de comunicação dos gaúchos. Tenho muito orgulho de ver meu nome associado a esse prêmio e a essa casa – destacou Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS.
Escolhido pelo Conselho Editorial da RBS, o vencedor do Grande Prêmio envolveu todas as equipes de jornalismo da empresa. Com uma cobertura focada na prestação de serviço, a RBS buscou contribuir para que os eleitores fizessem suas escolhas a partir de um jornalismo profissional, independente e comprometido com a pluralidade.
– O prêmio é uma síntese do trabalho maravilhoso que produzimos para o nosso público diariamente. É muito importante reconhecermos os trabalhos e verificarmos que cada uma das distinções tem um simbolismo fantástico daquilo que nós fazemos e, sobretudo, do que queremos continuar fazendo: jornalismo, esporte e entretenimento com qualidade, voltado ao interesse do público. E que a gente nunca perca a perspectiva de produzir coisas novas – pontuou Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.
Além do Grande Prêmio Jayme Sirotsky, também foi anunciado o vencedor na categoria Escolha Popular, definido em votação realizada com colaboradores da RBS. Conquistando 102 dos 527 votos, foi eleito o projeto Bem Pra Ti, sequência de 15 programas especiais pelo interior do Estado em comemoração aos 50 anos do Jornal do Almoço.
– A premiação é o momento de celebrar as conquistas e realizações das nossas áreas de conteúdo. Esse prêmio, sobretudo, representa duas importantes crenças da RBS: o nosso olhar para as pessoas que produzem e se conectam com o público todos os dias, e a qualidade e o desenvolvimento no nosso produto que faz a RBS ser a empresa que ela é. Essa soma inspira, estimula, reconhece e celebra as vitórias – ressaltou Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
MASBAH!
Neste sábado (27) o “MasBah!” vai mostrar os bastidores de um jogo de baseball, esporte que é febre em diversos países e que vem caindo no gosto do brasileiro. Além de entender como funciona uma partida e suas regras, a apresentadora Brunna Colossi também se arrisca e entra em campo. O programa também visita um refúgio que recentemente foi aberto ao público para fugir da correria no centro de Porto Alegre. O público vai conhecer o café que fica nos jardins da Catedral Metropolitana, novidade que está há pouquíssimo tempo em atividade mas já desperta a curiosidade de quem passa diariamente na região.
No Quadro “Meu Xodó”, Brunna visita uma coleção de 37 mil de gibis. Com títulos que vão desde os mais tradicionais como Turma da Mônica e Tio Patinhas, até exemplares raros e de difícil acesso, a atração conversa com o dono da coleção, que é um apaixonado pela leitura desde criança. Em seguida, no programa “Anonymus Gourmet”, receitas que lembram memórias da infância: polenta e o “Frango da Vovó”. No domingo tem “Na Beira do Fogo com El Topador” e o Mestre Parrillero Antônio Costaguta prepara uma receita inusitada: sanduíche gaudério com bolachas. Na ocasião, o convidado do programa é o cantor Desidério Souza.
FEEVALE
O curso de Relações Públicas da Universidade Feevale, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom), realiza, na próxima quarta-feira, dia 31, mais uma edição do RP+, evento que reúne profissionais da área para debates com estudantes e professores do curso. O encontro, gratuito e aberto à comunidade, será no Espaço Cosmos, localizado no terceiro andar do prédio Vermelho, no Câmpus II (ERS-239, 2755, bairro Vila Nova, Novo Hamburgo) da Feevale, a partir das 19h30min. Com o tema O que fazer na hora da crise, a edição deste ano discutirá gestão de crises no cenário da comunicação organizacional e o que fazer em situações inesperadas. A conversa será conduzida pela empresária e jornalista Soraia Hanna, sócia-diretora da Critério Comunicação.
Para a professora Adriana Stürmer, coordenadora da Agecom, o tema das crises organizacionais é relevante não somente para estudantes e profissionais de Relações Públicas, mas para jornalistas, empreendedores e gestores de forma geral. “Nossa convidada é perfeita para abordar o assunto, tendo em vista sua experiência, que inclusive permitiu que desenvolvesse uma metodologia voltada à gestão de crises”, explica.
ENCERRAMENTO FAUSTÃO NA BAND
Em reunião com Johnny Saad e André Aguera, presidente e vice-presidente da Band, há duas semanas, Fausto Silva recebeu uma proposta dos chefes da emissora que não o agradou. Com o programa Faustão na Band, exibido de segunda a sexta à noite, amargando média de 2 pontos de audiência, seria necessário reduzir ainda mais os custos — inclusive o salário do titular. Desde a noite de seu lançamento, em 17 de janeiro de 2022, a atração de auditório não conseguiu repetir os incríveis 8 pontos daquela estreia pomposa.
De lá para cá, os problemas foram se empilhando. Apesar de ser de início um sucesso comercial, com filas de anunciantes e cotas de patrocínio ofertadas a 20 milhões de reais, os resultados não se converteram em ibope e lucros — pelo contrário, provocaram demissões, reformulações e perda de merchandisings. Sem querer negociar seus ganhos estimados em 3 milhões de reais, entre salário e publicidade —, Faustão tomou, então, a decisão de abandonar o posto deixando o buraco para o filho João Guilherme Silva e a jornalista Anne Lottermann, seus assistentes no ar, preencherem até o fim de julho — tempo para a emissora encontrar uma solução para substituí-lo.
SPR
A Helm do Brasil é a nova conquista da SPR. Após anunciar recentemente a chegada da Frasle Mobility à sua cartela de clientes, agora é a vez da agência comemorar a conquista da conta da subsidiária brasileira da multinacional alemã que se destaca pela forte presença no agronegócio. Fundada em 1900 e com atuação em mais de 30 países, a Helm é focada em soluções para a agricultura (como fertilizantes e defensivos agrícolas), em produtos químicos e para a indústria farmacêutica.
Logo após os primeiros contatos com a Helm do Brasil, que tem sua sede em São Paulo, a SPR recebeu um importante desafio: auxiliar a empresa com a divulgação de sua plataforma online para agricultura de precisão, o SKYFLD. A missão foi colocada em prática com a criação de uma campanha de captação de leads para impulsionar a adoção e a capilarização da ferramenta. A participação de Christian Schünke e Fabio Schünke (os irmãos Schünke), que assumiram a diretoria de digital da SPR no final de 2022, foi fundamental neste job, em especial a do Fábio, que se debruçou no desafio de encontrar uma estratégia de performance digital. Como solução, ele criou uma campanha de conversão com inteligência de variação de segmentação de público e teste A/B de criativos nas principais redes de display da Helm do Brasil. Em tempo recorde os números apareceram junto com o primeiro lugar no ranking de cadastros entre as subsidiárias da companhia no mundo.
Esse resultado surpreendente esquentou e aproximou mais a relação entre a Helm do Brasil e a SPR, fazendo com que a agência fosse convidada para assumir a conta full-service da empresa, passando, assim, a atender a comunicação on, off e de endomarketing da operação da Helm no Brasil. E na sequência já veio outro desafio: a SPR foi escolhida para realizar também a gestão das redes sociais do SKYFLD.
“Um dos primeiros desafios que assumimos para a Helm do Brasil foi executar um trabalho de estratégia de performance, no qual fomos muito bem-sucedidos. E agora passamos a atender toda a conta, o que deixa a SPR muito feliz e ainda mais motivada com os próximos desafios na gestão da comunicação dessa marca que é referência no setor agrícola e de produtos químicos no Brasil e no mundo”, destaca Fabio Schünke, head de performance digital da SPR. Agora, a agência já começa a desenhar estratégias para a atualização dos canais digitais da Helm do Brasil, contemplando o Linkedin, Instagram, Facebook e Youtube, qualificando e consolidando, assim, a presença digital da marca.
GANG
A Gang, uma das maiores marcas jovem do Sul do país, reforça seu propósito e o comprometimento com a liberdade criativa e lança sua nova marca, com layout mais moderno, inspiracional e conectado com seu público.
O novo design traz linhas mais fluidas e orgânicas e as letras, com mesmo peso, reforçam a proximidade como um atributo. O G, símbolo tão icônico da marca, se desprende do logo, proporcionando mais leveza e liberdade, e segue sendo usado como um apoio gráfico. A paleta de cores segue nos tons azuis, mas agora numa versão mais escura.
Segundo Ana Luiza Ferrão Cardoso, CEO da Gang, esse é um momento muito especial, no qual a marca entende toda a sua história e revitaliza seu DNA de marca de moda que traduz as principais tendências. “Se em 1976 as pessoas contaram com a Gang para mudarem o mundo, hoje elas podem contar com a Gang para mudar o seu mundo. Desejamos ser uma plataforma de inspiração, que tem a expressão criativa como norteador”, declara.
Com 51 lojas no Rio Grande do Sul, a Gang aposta um ano de crescimento, em que projeta o incremento de 18% no faturamento em relação a 2022. Para isso, está com um olhar diferenciado para Porto Alegre, trazendo novidades. A loja do Shopping Iguatemi, flagship da marca, passará por uma reformulação e as lojas da Otávio Rocha, no Centro; e do Barra Shopping serão reformadas. No interior do estado, a Gang já inaugurou quatro novas operações.
Atualmente, a marca está presente fisicamente em mais de 40 cidades gaúchas e com o e-commerce e o APP alcança consumidores de todo o Brasil.