NOTAS DA SEMANA – 27.09.2024

gabriel

ENTREVISTA COM GABRIEL BARBOZA

1. Quem é Gabriel Barboza?

Um inquieto. Sempre gostei de empilhar vivências distintas para formar minha identidade.

Nasci em São Borja, onde vivi com joelhos ralados e 150 bolitas num pote. Em 2001, vim para Porto Alegre para desenvolver meus estudos. Participei de grêmios estudantis lá e aqui. Filho de advogado com professora, irmão de médico. Quando me imaginei lendo um “Vade Mecum”, as Relações Públicas se tornaram uma convicção. E trabalho com muita paixão, pois entendo que entregar informação para as pessoas é uma responsabilidade enorme.

Já escrevi um livro e já plantei uma árvore, mas o filho ainda vai esperar um pouco. Sou Tesoureiro do CONRERP4. Toco em uma banda de punk rock. E moro com a Taís, minha companheira que compreende esse meu ritmo de vida nada linear.

2. Tua formação profissional te levou a construir uma carreira mais voltada para a comunicação como todo, fazendo e tendo experiências em todas plataformas dentro de entidades e empresas. Estás na plenitude ou almejas muito mais?

Entendo que o comunicador precisa se desenvolver de duas formas. Primeiro buscando ser competente em uma atividade única, pois as empresas contratam para solucionar um problema (redação, diagramação, planejamento, mídia, vídeo, digital, etc). Segundo tentando saber um pouco sobre todas as demais áreas da comunicação. Isso ajuda a demonstrar o quanto o profissional é útil: “ele é muito bom nisso e ainda sabe daquilo e daquele outro”.

É assim que construo minha carreira. É difícil falar em plenitude com uma comunicação que muda muito em pouco tempo. 3 anos já é um prazo enorme. O comportamento do usuário, a forma como ele oferece sua atenção para veículos e marcas, tudo isso muda rapidamente. Acho que plenitude pode ser entender sobre pessoas. Pensar menos no que eu quero falar e mais no que as pessoas estão abertas a ler / ver / ouvir. E, claro, ainda almejo grandes desafios.

3. Qual o grande e principal questionamento da tua carreira profissional em toda sua formação?

Presente e futuro. Presente porque é um mercado instável, é onde as empresas apertam o cinto quando o mercado não responde positivamente às estratégias executadas. Futuro porque é algo que não temos a menor ideia de como será, mas igual temos de estar preparados para os cenários que ainda nos esperam. “Estabilidade” não costuma ser um sentimento do comunicador. Se você quer uma carreira estável e linear, acho que a comunicação não é para você.

4. A diferença de estar numa multinacional dirigindo a comunicação tem suas especificidades que te tornam mais ou menos preocupado?

Nem preocupado, nem despreocupado. Mas é preciso ter atenção redobrada a cada detalhe. A quantidade de públicos com os quais nos relacionamos é muito grande.

Quando falamos da CMPC, falamos de uma empresa chilena com operações no Brasil. Precisamos atuar alinhados aos objetivos corporativos, porém levando em consideração o contexto local. O Brasil já é o diferente da América Latina. E o Rio Grande do Sul é o estado diferente do Brasil. Cultura, hábitos, comportamentos e confiança são requisitos que mudam conforme o ambiente – e é preciso se adaptar.

Mas um ponto que cabe ressaltar é a proporção. A exigência, a responsabilidade, o investimento, a crise: tudo possui tamanhos estratosféricos. A expectativa da audiência e dos públicos de interesse sempre é alta quando se fala de CMPC.

5. Gabriel, com a família, amigos e no lazer?

Eu brinco que “troco de roupa” quando saio do trabalho. A comunicação empresarial tem uma formalidade que comunicadores não são acostumados. Então a primeira coisa que faço quando saio do trabalho é deixar o sapato de lado para calçar as alpargatas.

Falo isso porque sou muito simples na intimidade. Faço churrasco para família e amigos. Toco violão quando sobra um tempo. Fico em casa curtindo minha parceira e meus bichos. Viajo sempre que a rotina permite. Ainda insisto em ir a jogos do Inter. E comemoro seus gols antigos pelo YouTube.

GOVTECH LAB

Estrela é o próximo município gaúcho a receber o Conexão GovTech, evento itinerante que está percorrendo o Estado para apresentar soluções de transformação digital destinadas à gestão pública. A agenda acontecerá no dia 30 de outubro, a partir das 8h15min, na sede do CACIS.

A iniciativa do GovTech Lab, que já teve edições em Passo Fundo, Novo Hamburgo e Bento Gonçalves, vem promovendo discussões construtivas sobre soluções GovTech disponíveis aos profissionais, às lideranças e aos gestores do setor governamental. O objetivo é demonstrar como a cultura de inovação torna os governos mais eficientes, transparentes e inteligentes, além de contribuir para o desenvolvimento dos municípios.

A fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que a programação do Conexão em Estrela promoverá o debate sobre práticas que podem ser implementadas pelos municípios para o enfrentamento dos principais desafios do setor público. “Com uma gestão pública inteligente e inovadora, temos a capacidade de identificar soluções rápidas e eficazes, que minimizem o impacto das enchentes nos vales, integrando tecnologia e planejamento estratégico para buscar alternativas sustentáveis e preventivas”, enfatiza a CEO.

Apoio e Patrocínio

O Conexão GovTech é uma realização do GovTech Lab, com organização da Storia, idealização da Moove, patrocínio do Banrisul e DIGITVS e apoio do Sesi-RS,  Senai-RS, e IEL-RS. A iniciativa conta com o apoio das respectivas prefeituras e de entidades e empresas locais, reforçando o compromisso de inovar a gestão pública.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Sympla. O certificado de participação será enviado para o e-mail cadastrado. Confira mais informações sobre o Conexão GovTech no site do GovTech Summit.

Agenda

Data: 30 de outubro de 2024

Horário: 8h15min

Local: CACIS – (Rua Fernando Abbot, 560)

Programação

08:15 – Credenciamento e welcome coffee

09:00 – Abertura e boas-vindas

09:15 – Abertura técnica com Head do GovTech Summit e GovTech Lab (Téo Foresti Girardi)

09:30 – Painel Conexão GovTech

10:35 – Abertura para perguntas e participação do público

10:45 – Sessões temáticas dos patrocinadores

11:30 – Encerramento

*Para agendamento de entrevistas com a CEO Téo Foresti Girardi e outras informações, favor entrar em contato.

HOC

Fazem 4 anos de HOC que parecem mais, muito mais.

O que começou como Morya, uma sociedade baiana, paulista e gaúcha, hoje é uma grande agência gaúcha que se consagra a cada dia que passa. E, que tem no seu portfólio os melhores players anunciantes privados do mercado e que se somam a marca pública máxima Governo RS.

São mais de 180 profissionais de excelente nível que fazem a grande diferença em participação, em premiações, e, principalmente, em sintonia com todo o desempenho vencedor.

Sem dúvida, se temos uma agência no RS na liderança de mercado, podemos chamar de HOC, sei que é difícil e perigoso dizer e afirmar isso, mas desafio se não for verdadeiro.

Atenta ao crescimento do mercado esportivo no Brasil e no mundo, e à necessidade de maior envolvimento das marcas com a base de fãs do esporte, a HOC – House Of Creativityacaba de lançar a sua primeira unidade de negócios autônoma, a Hoc Sports, focada em gerar conexão e negócios nos esportes.

Já temos clientes com patrocínios e ativações esportivas, como Sicredi, CMPC, Unimed Porto Alegre e Panvel, além do próprio Sport Club Internacional, e esta unidade vai oferecer mais ideias e oportunidades para potencializar estes ativos.Mas queremos também ampliar o leque de negócios e de parceiros, sendo mais um passo na nacionalização e internacionalização da HoC. Vai funcionar independente, mas com vasos comunicantes sempre que a estrutura da agência oferecer uma solução mais adequada.”, diz Fábio Bernardi, sócio da HoC.

Para comandar a nova operação a agência buscou Liana Bazanela, ex-diretora de Marketing do Sport Club Internacional e ex-presidente da ARP. “Vamos colocar a criatividade da HoC em torno de 4 pilares: experiência, engajamento, relacionamento e vendas, unindo clubes, torcedores e marcas. A ideia é conectar todos os públicos deste tripé com um modelo de negócios que garanta resultados para as 3 pontas”, afirma Liana.

A nova unidade de negócios já nasce com dois parceirosnacionais, Adidas e KTO, que serão clientes exclusivamenteno modelo inovador de assinatura. “Seja no Boost-Plan, para impulsionar assets já existentes, ou no Sponsor-Plan, para criar oportunidades, nosso modelo Subscription permite que as marcas, clubes e instituições tenham uma equipe especializada desenvolvendo todo tipo de conteúdo, canal ou plataforma criados originalmente para seus objetivos comerciais e estratégicos. Todos os meses um cardápio de ideias novas feitas com os ingredientes disponíveis, em que o cliente só remunera aquilo que consumir, afirma Liana.

Criado exclusivamente para a HoC Sports, o modelo de assinaturas deve evoluir e ser levado também para outras duas spin-off que serão lançadas brevemente pela agência.

ESPM POA

O mercado digital está cada vez mais em alta e a busca por profissionais qualificados tem se tornado essencial para atender a essa demanda. Pensando nisso, a ESPM, escola de referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, anuncia o lançamento da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital, no campus de Porto Alegre. O programa tem início em 17 de outubro e acontece às segundas e quartas-feiras, de forma online, e um sábado presencial por disciplina.

O curso é indicado para quem busca compreender o marketing digital e tem o objetivo de desenvolver uma visão criativa, além de planejar ações inovadoras na área. Com modelo diferenciado, o programa tem seis aulas na parte da noite, durante a semana, no formato online e ao vivo, com participantes da ESPM São Paulo, e uma aula em um sábado, presencial, na ESPM Porto Alegre, para estudos de caso e outras atividades experienciais.

Serão dois semestres de duração, com 360 horas de conteúdo, que abordam conceitos desde os fundamentos da comunicação e do marketing, passando pelo estudo e prática de cada uma das estratégias modernas de interação e conversão, além de entrar em produção e comunicação em ambientes interativos, até a articulação desses aspectos na construção de campanhas e produtos digitais.

Interessados em participar podem fazer a inscrição no site da instituição.

PERSONA

No 4º episódio da quinta temporada da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “GAÚCHO O JEITO DE SER EM TODO MUNDO-PERSONA CONFIRMA”, nossos convidados, Daniel Bertoli (Gerente de Insights e Analytics do Grupo RBS), Ana Paula Kremer (Gerente executiva do grupo RBS que cuida da área de dados e operações digitais do grupo) e Patrícia Fraga, (Diretora da área de mercado do grupo RBS) falam da nova pesquisa Persona que estudaram características culturais, de formação do povo gaúcho, comportamento do gaúcho como consumidor e relacionamento com as marcas gaúchas e para ampliar a pesquisa usaram o estado de São Paulo como um comparativo como referência o com o resto dos estados do Brasil.

Outros pontos muito interessantes da nova pesquisa Persona trás: O orgulho dos gaúchos em relação a suas origens culturais, da formação de sua sociedade muitas vezes com influências de povos europeus como alemães, italianos, povos eslavos, portugueses e espanhóis que tão diferentes criaram uma sociedade única na formação do gaúcho. Também foi citado que os consumidores gaúchos lembraram na pesquisa Persona de inúmeras marcas gaúchas e no caso de São Paulo as pessoas não souberam identificar marcas locais e alguns aspectos da formação do povo local demonstrou que não existe um orgulho de ser do estado diferente do povo gaúcho. Talvez porque São Paulo teve outro tipo de colonização e o volume de empresas e pessoas vindas do mundo inteiro até hoje faça essa questão das respostas culturais e de conhecer marcas locais se percam porque todas as empresas mais importantes do país e no mundo estão em São Paulo e as referências de algumas coisas se percam . Claro, isso é um resumo desta entrevista incrível do episódio.

A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma coprodução com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS, SBT, BANRISUL, HOC e Clear Channel.

Assista o episódio completo abaixo

GRUPO BANDEIRANTES

O Grupo Bandeirantes acaba de anunciar a nova organização na estrutura do Departamento Comercial.

A ideia com essas mudanças é otimizar os processos e fortalecer ainda mais a atuação do conglomerado de mídia no mercado.

Quem assume a superintendência executiva nacional é Giselle Estefano – foto de abertura da matéria -, que será responsável pela coordenação estratégica de toda a área comercial, assegurando a integração e  o alinhamento entre as diversas frentes da empresa.

Rogério Domingues comandará, na TV, a direção de mercado, liderando as iniciativas de expansão e relacionamento com as marcas em São Paulo e no Brasil, buscando maximizar as oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

Já Amanda Andrade, continuará à frente da direção comercial das rádios e importação, além de continuar na direção nacional da rede.

Quem responderá pela direção de Soluções Comerciais, será Paola Giganti, supervisionando o suporte estratégico e operacional.

ARP ACADEMY E FEEVALE

A partir de uma atividade proposta em uma disciplina do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale, dois estudantes se tornaram os autores de uma campanha da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Lucas Möller e Thaisa Silva, atendendo a um briefing da ARP, criaram as peças de divulgação do concurso ARP Academy, que premia a criatividade de estudantes de comunicação do Rio Grande do Sul.

Toda a turma precisou participar do desafio e propor suas ideias de campanha, atividade que consistiu na avaliação final do componente curricular. Ao final, onze propostas foram apresentadas e avaliadas por um comitê de profissionais do mercado. A dupla vencedora foi convidada para o desdobramento das peças e manutenção da campanha, com mentoria de profissionais do Clube de Criação do RS.

Geferson Barths, professor da disciplina e diretor de Conexões com a Academia na ARP, reforça a importância das atividades acadêmicas que se proponham a resolver problemas reais do mercado. “Desafios como esse motivam o estudante e proporcionam conexões importantes com os profissionais do mercado. Para além disso, a aproximação com a ARP é muito importante para as projeções de carreira, visto que é a principal entidade da profissão aqui no Estado”, pontua.

Möller, um dos vencedores do desafio, afirma que a oportunidade é gratificante. “Estou achando o máximo toda essa experiência junto do professor Geferson e toda a equipe da ARP. Eles nos auxiliaram e acrescentaram em muito para que esse projeto fosse veiculado”, comemora. A dupla segue atuando no desenvolvimento de peças e ações durante o período de inscrições do concurso.

PUBLYA

Publya promove workshop sobre marketing de influência Treinamento em parceria com a Airfluencers acontece em Porto Alegre no dia 1º de outubro No próximo dia 1º de outubro, às 09 horas, será realizado em Porto Alegre-RS um workshop gratuito com o tema “Marketing de Influência na Prática: Planejamento, Operação e Resultados”, promovido pela Publya, Trading Desk especializada em mídia programática, em parceria com a Airfluencers, agência de influência de São Paulo.

O evento é destinado para profissionais de marketing, mídia e público interessado em entender como funcionam as estratégias de comunicação com influenciadores, e tem por objetivo capacitar os participantes acerca de estratégias e práticas eficazes para realizar ações de influência, identificando oportunidades no ambiente digital para potencializar os resultados das marcas.

O treinamento será realizado pela Publicitária Luana Cevei, Sócia e Diretora Comercial da Publya, juntamente com a Cientista de Dados Alexsandra Silva, representante da Airfluencers. Luana possui quase 20 anos de experiência no mercado da Comunicação, tendo passagem por grandes grupos de comunicação do Sul do país. Alexsandra acumula experiências no gerenciamento de pesquisas em empresas como Ipsos e Nielsen e, atualmente, é pesquisadora de mercado e Coolhunting Digital.

O evento conta ainda com o apoio da Associação Riograndense de Propaganda – ARP e da Brazomidia, empresa da Publicitária Márcia Budke, representante da Publya no Rio Grande do Sul. Recentemente a Publya e Airfluencers lançaram em conjunto uma solução combinada de Marketing de Influência e Mídia Digital, que integra campanhas de mídia com ações de influenciadores, incluindo o planejamento estratégico das ações, seleção de influencers, co-criação do conteúdo e a associação da estratégia com ativações de mídia multicanal. De acordo com Luana Cevei, as vantagens da nova solução estão além de oferecer o conteúdo e engajamento dos influenciadores para uma marca, mas sim utilizar das campanhas de mídia digital para ampliar o alcance, a conexão com novas audiências e contar com maior precisão na entrega do conteúdo para um público qualificado. “A partir do momento que se coloca o impulsionamento em plataformas como Meta e TikTok, o resultado do marketing de influência deixa de depender apenas do alcance orgânico do digital influencer, que em geral é de 3 a 5% dos seguidores, e passa a atingir um percentual maior de público identificado com o segmento de produto.”, afirma Luana.

Um estudo realizado pela Influencer Marketing Hub, empresa de pesquisa especializada no marketing de influência, demonstrou que este formato de mídia deve movimentar até o final de 2024 aproximadamente US$ 24 bilhões em negócios.

O evento é gratuito e os interessados devem fazer sua inscrição antecipada através do link: https://materiais.publya.com/workshop-marketing-de-influencia-rs

GAV RS

Foi muito importante e com muito conteúdo a noite desta quinta-feira (26) quando na sede da ESPM, Tiago Cirqueira, Gerente de esportes do grupo RBS, Alice Bastos e Luciano Perico, comunicadores do grupo, deram um show de jornalismo e entretenimento deixando o som e as histórias serem ouvidas com relevância.

“Não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como somos. Não ouvimos as coisas como são, as ouvimos como somos”. Essas duas frases servem para dar o grande brilho de mais uma noite que o GAV proporcionou aos seus sócios!

NATURA

Vanguardista em inovação, a Natura apresenta uma tecnologia inédita na perfumaria mundial, capaz de traduzir sons e cores em fragrâncias. Criada e desenvolvida em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent*, como foi batizada, é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura. O anúncio vem acompanhado do lançamento de Kaiak Sonar, nova linha de fragrâncias de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros*.

De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, VibraScent* parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).

Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura, destaca que, assim como o oceano, o novo Kaiak Sonar não tem barreiras para oferecer uma verdadeira experiência sensorial. “Ao integrar as vibrações do mar na composição das fragrâncias, criamos uma sinfonia de cheiros que encantam os sentidos”, ressalta. “Traduzimos os sons e cores que viajam pelas águas para uma essência vibracional que estimula os sentidos mais profundos e fazem essa ponte entre o mundo real e as nossas experiências pessoais”, complementa.

Inspirada no conceito de Blue Mind, ciência que aborda os benefícios emocionais e psicológicos que os ambientes aquáticos têm sobre os seres humanos, como efeitos revitalizantes e de bem-estar sobre o cérebro e sistema nervoso, a nova fragrância foi elaborada para ativar os sentidos de maneira inovadora.

A perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato,  em colaboração com perfumistas nacionais e internacionais, selecionou ingredientes traduzidos pela Tecnologia VibraScent* que foram capturados em uma expedição marítima da Voz dos Oceanos da família Schurmann e criou duas fragrâncias, Masculina e Feminina, que vibram na mesma frequência do mar. Uma verdadeira viagem sensorial. “Kaiak Sonar é uma celebração da inovação e da conexão com a natureza, elevando a marca para outra dimensão”, comenta.

A experiência sensorial inédita oferecida pela Colônia Kaiak Sonar está disponível em embalagens de 100ml, proporcionando uma duração de até 8h na pele, reunindo notas marinhas e aquosas, semelhantes à maresia. A masculina possui um toque amadeirado e a feminina possui um toque floral. As fragrâncias são uma homenagem ao espírito aventureiro e à conexão entre ser humano e a natureza aquática, refletindo o compromisso da Natura com a regeneração e a inovação.

Assim como as demais fragrâncias da marca, Kaiak Sonar conta com as tampas das embalagens feitas com mais de 50% de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro.

Desde seu relançamento em 2022, a marca foi responsável por utilizar mais de 230 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens – o equivalente ao peso de 115 milhões de tampinhas plásticas, evitando que alcancem o destino mais comum: o mar, reafirmando seu compromisso de apoiar a regeneração do oceano.

Toda a circularidade envolvida em Kaiak corrobora com as metas da Visão 2030 da Natura América Latina. Até 2030, a empresa tem o compromisso de tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis; e 50% de todo o plástico usado deverá ter sua origem na reciclagem pós-consumo. O lançamento de Kaiak Sonar marca um novo capítulo para a Natura, oferecendo aos consumidores opções que combinam tradição e inovação, e que reforçam o compromisso da empresa com produtos que respeitam e celebram a natureza.

CANTO DE AMÉRICA

A cantora Shana Müller, uma das mais importantes vozes femininas do cenário regional, celebra 20 anos de carreira com uma nova turnê do show “Canto de América”, uma homenagem à música e cultura latino-americana, a partir do dia 3 de outubro, em Santa Maria(RS). A série de shows percorrerá oito cidades do Estado, promovendo a descentralização da cultura e levando ao público canções de grandes referências da música latina. Os shows terão tradução em libras e serão fornecidos abafadores de som e objetos sensoriais para incluir a comunidade neuro divergente. Em cada cidade a cantora vai receber uma musicista convidada, trazendo o protagonismo feminino para os palcos.

O espetáculo, que  estreou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 2022, é construído em português e espanhol, e destaca ritmos como bolero, tango, milonga, chacarera e zamba. A interpretação da cantora imprime sua personalidade a canções gravadas por grandes referências de sua carreira como Mercedes Sosa, com quem dividiu o palco em duas oportunidades, Teresa Parodi e Violeta Parra. “O roteiro faz referência ao papel das mulheres artistas e compositoras sul-americanas que marcaram a minha sonoridade desde a infância”, conta. “É também um resgate da cultura índia, negra e espanhola, tão importantes na formação da nossa gente. Acredito que minha arte é ao mesmo tempo regional e plural, sem fronteiras e para diversos públicos”.

A turnê faz parte do projeto Banrisul Apresenta, selecionado no Edital Reconstruir Cultura RS, e conta com o patrocínio do Banrisul, além das parcerias de Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu, e o apoio do Armazém Bom Gado, RBSTV e TVE. O espetáculo promete encantar o público com interpretações cheias de emoção e autenticidade tendo, além do compromisso artístico, a acessibilidade para garantir que todos possam desfrutar da experiência cultural de forma inclusiva.

Com uma banda formada por grandes músicos, com Felipe Barreto no violão, o acordeonista Guilherme Goulart, o pianista Cristian Sperandir, Bruno Coelho e Giovani Berti, na percussão, terá, em cada cidade, a participação especial de uma musicista. “Sou uma defensora da presença da mulher na música, da composição à interpretação, e acho de extrema importância trazer para o palco comigo talentosas colegas que têm a minha admiração”, destaca. “Trago a pauta do feminino em todas minhas atividades e acredito que a união das mulheres é o caminho para avançarmos na equidade de gênero”.

Agenda da Turnê:

  • 03/10: Santa Maria – Theatro Treze de Maio
  • 11/10: Novo Hamburgo – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno
  • 23/10: Caxias do Sul – Teatro Municipal Pedro Parenti
  • 25/10: Camaquã – Teatro SESC Camaquã
  • 20/11: Carazinho – Teatro do SESC Carazinho
  • 21/11: Passo Fundo – Teatro Sesc Passo Fundo
  • 29/11: Santa Rosa – Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson
  • 14/12: Alegrete – Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Hoayek

Serviço:

O que: Show Canto de América – Shana Müller

Quando: 03/10/24 – quinta-feira (primeiro espetáculo)

Onde: Theatro Treze de Maio – Praça Saldanha Marinho, s/n – Bom Fim, Santa Maria – RS

Horário: 20h

Ingressos: R$40,00 inteira | R$20,00 meia | R$30,00 (Ingresso solidário + 1 Kg de alimento) *Doações para instituições que atendem mulheres.

OLYMPIKUS

A Olympikus, maior marca de calçados esportivos brasileira, reforça seu compromisso em incentivar o esporte nacional e apresenta a 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre, da qual também é a marca esportiva oficial e patrocinadora desde 2022. A competição acontece especialmente nos dias 28 e 29 de setembro e celebra o esporte na retomada da capital gaúcha após as enchentes em maio deste ano.

A realização e organização do evento é do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), que entregará a maior edição da história, com expectativa de 18,5 mil atletas participando entre as provas de Maratona, Meia Maratona, 10km, 5km, além da Maratoninha, a corrida para crianças de 3 a 14 anos. Uma das novidades da edição deste ano está no percurso dos 42km, que passará pelo interior do Mercado Público, um dos pontos simbólicos de Porto Alegre, que foi duramente atingido pelas enchentes.

Pelotão Olympikus – Para os 42km, os atletas patrocinados Wellington Cipó, Geilson dos Santos, Jéssica Ladeira e Raisa Marcelino, vão em busca do pódio e da quebra do recorde pessoal no domingo, dia 29 de setembro. A marca também apoiará seis atletas internacionais que vão participar da prova com Olympikus no pé. São eles: Justin Moose (Quênia), Elisha Kiprop Barno (Quênia), Maxwell Kortek Rotich (Uganda) Paul Simotwo Korir (Uganda), Abraham Kiplimo (Uganda), Susy Chebet Chemaimak (Quênia) e Vivian Jeftanui Kiplagati (Quênia), somam o pelotão para a Maratona.

Para a Meia Maratona, que acontece no sábado, dia 28 de setembro, o atleta patrocinado Giovani dos Santos vai representar a marca em busca dos lugares mais altos no pódio. Todos os atletas de Elite vão correr com o Corre Supra, o primeiro supertênis desenvolvido por uma marca brasileira, que carrega as melhores tecnologias do mundo em sua formulação e que possui um desafio que carrega seu nome para os atletas de Elite brasileiros propondo uma bonificação em dinheiro para quem for o mais rápido em Maratonas no Brasil.

A 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre está entre as provas do Desafio Supra que vai premiar com R$25.000,00 o atleta ou a atleta que tiver o melhor tempo nos 42km em uma prova nacional. Além disso, o embaixador da marca, Vanderlei Cordeiro de Lima, que também participará do evento na distância de 10km, é padrinho do Desafio Vanderlei Cordeiro de Lima. O prêmio no valor de R$50.000,00 será do atleta que bater o recorde nacional masculino de 2:11:19, conquistado por ele na edição da Maratona Int. de SP, em 2002, e para a atleta que for mais rápida que a Márcia Narloch, que detém o recorde no feminino com 2:34:18, conquistado na Maratona Int. de Porto Alegre, em 2000.

Outra premiação que a Olympikus promove está conectada diretamente com esta edição da Maratona Int. de Porto Alegre. Os três primeiros brasileiros e brasileiras que cruzarem a linha de chegada com um Olympikus no pé, nome dado à bonificação, nos 42km e nos 21km, ganharão prêmios com valor total de R$51.000,00. Na Meia Maratona, os primeiros colocados ganharão R$3.000,00, os segundos levam R$2.000,00 e os terceiros colocados, R$1.000,00. Já na Maratona os valores são de R$20.000,00, R$15.000,00 e R$10.000,00, respectivamente.

Além disso, a marca também presenteará todos os 300 primeiros atletas, entre homens e mulheres, que completarem os 42km antes de 3 horas, com uma camiseta personalizada e exclusiva “Sub 3”.

Hora da torcida – Durante a Maratona, no domingo (29), a tradicional celebração no verdadeiro estilo gaúcho será instalada no km 41 da prova. Essa ativação está aberta ao público e será conduzida pelo representante do Canal Mania de Corrida, Marcel Agarie, para incentivar os atletas a darem o último gás no quilômetro final. A Olympikus apoiará a iniciativa com a distribuição de alguns kits torcida para os presentes. Além disso, a marca também instalará um telão na Rua Edvaldo Pereira Paiva, 5497, no bairro Cristal, em uma contêiner em parceria com as assessorias de corrida parceiras Winners e FS, que fará a transmissão ao vivo da prova. Para aqueles que quiserem torcer de suas casas, a competição poderá ser assistida através do canal de YouTube da GZH, a partir das 6h30.

Feira da Maratona – A Olympikus terá uma loja na Expo que começa três dias antes da primeira prova. Os corredores vão encontrar todos os produtos da Família Corre, linha de calçados esportivos para alta performance na corrida, e as peças da coleção Roupa do Corre, lançamentos que entregam tudo que um atleta precisa para correr bem com modelos funcionais, que unem tecnologia, conforto e estilo. Além disso, a marca preparou um modelo exclusivo de camisetas finishers para os 42km e 21km da competição.

Dentre os destaques está o modelo mais usado pelos corredores brasileiros no Strava em 2023 e que ganhou recentemente uma nova versão com inovação nos detalhes, o Corre 4. O tênis carrega tecnologia Eleva Pro 2.0, o que traz mais conforto e responsividade, e solado com Gripper Plus, nova formulação que garante 40% mais durabilidade e 50% mais aderência. Os clientes que comprarem o lançamento na loja da Expo exclusivamente ganharão um pack especial da competição com um par de atacador, um par de dubre e uma gym sack personalizados.

Outro lançamento que ganha destaque nesta edição da Maratona Int. de Porto Alegre é o Corre Grafeno 3, o tênis que estará nos pés dos pacers das provas e que chega a sua terceira edição totalmente novo. A Olympikus mais uma vez ouviu a comunidade corredora e evoluiu para entregar um produto completamente reformulado, pensado para melhorar o desempenho do atleta e unir a alta tecnologia esportiva em um único modelo. Carrega a exclusiva tecnologia NT-X em Super Critical Foam expandido com nitrogênio (SCF) e a Eleva Pro 2.0 em sua entressola que entregam máximo retorno de energia, aumento dos índices de resiliência, baixa deformação, extrema leveza e amortecimento.

Ativações além da corrida – E antes da maratona, na loja da marca montada na feira, na sexta-feira (27), das 11h às 14h30, quem quiser poderá personalizar seu tênis com frases e palavras especiais. E no sábado (28), das 14h às 15h30, haverá uma sessão de autógrafos com o embaixador da marca, Vanderlei Cordeiro de Lima.

Corre Junto RS – A venda com exclusividade no e-commerce da Olympikus, o Corre 3 edição especial 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre terá 100% do lucro revertido para o Instituto Caldeira, uma Instituição sem fins lucrativos, que está à frente de diversos projetos como o “De Volta Para Casa”, que oferece apoio à reconstrução dos lares de jovens da rede pública ligados aos programas educacionais do próprio Instituto, articulada em parceria com o Ciclo Empreendedor, o Instituto Cultural Floresta e a Câmara Americana.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Olympikus, acesse: @olympikus, nas redes sociais.

Serviço – Loja Olympikus na Feira da 39ª Maratona Int. de Porto Alegre
Data: 25 a 28 de setembro
Local: Centro de Eventos do BarraShoppingSul
Horário de funcionamento:
Dias 25, 26 e 27 de setembro: das 11h às 20h
28 de setembro: das 11h às 19h
Personalização de tênis: das 11h às 14h30, no dia 27/09
Sessão de autógrafos com Vanderlei Cordeiro de Lima: das 14h às 15h30, no dia 28/09
Endereço: Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre

BACCO WINE HEAVEN

Inspirado no contexto singular da beleza dos vinhedos e da natureza do entorno, o projeto arquitetônico do Bacco Wine Heaven, primeiro Resort Eno Experiences do Brasil, que leva a assinatura dos arquitetos Leonardo Dallanora e Mariah Elis Arndt, busca dialogar com a topografia em aclive do terreno e com os visuais do local onde está situado, na Rua das Videiras, 1.791, em Garibaldi/RS, no Vale dos Vinhedos. Com as obras em ritmo acelerado, registrando a execução de 15% do cronograma total, o empreendimento, lançado em abril de 2023, funcionará em sistema de Condo-hotel, através de uma central de locação, a Stremma.Stay, também gestora da operação. Conta ainda com incorporação da Stremma Inc. e construção do Grupo Belmais.

Arquitetura – Construído ao longo de uma colina, os apartamentos do empreendimento compartilham da mesma disposição. Conforme explicam os arquitetos, os blocos ficam dispostos um aos fundos do outro, sempre em cota mais elevada em relação à torre anterior. “Com esta estruturação, todas as unidades desfrutam da vista do Vale dos Vinhedos e da orientação solar Norte que favorece o terreno”, observam Leonardo Dallanora e Mariah Elis Arndt.

Nas fachadas, destacam os arquitetos, irão prevalecer o uso de floreiras e os panos em vidro, enfatizando uma frente avarandada para contemplação do terreno. Já o projeto de interiores, busca na simplicidade do desenho criar espaços aconchegantes e atemporais, fazendo uso de materiais como o basalto, rocha predominante da Região, e que domina inclusive a geologia do terreno. As paredes receberão texturas em tons pastéis e eventualmente matizes em cinza escuro. “Nossa ideia foi criar uma arquitetura mais discreta, silenciosa e que transcende ao tempo, enaltecendo o local e o verde”, salienta Mariah.

Apartamentos – Alcançando 79% de comercialização, o que quer dizer 297 de um total de 372 apartamentos, com metragens que vão de 27m² a 53m², as unidades serão entregues totalmente mobiliadas, equipadas e decoradas. Conquistando clientes de doze estados do Brasil e de cinco países que já adquiriram unidades no empreendimento, de acordo com os arquitetos, uma das premissas do Bacco Wine Heaven foi criar uma diversidade de tipologias que atendesse a um variado conjunto de públicos. “Percebemos que os hotéis se focam muito nos casais jovens, deixando uma lacuna em projetos pensados para famílias com crianças pequenas e que viajem em grupos”, comentaram os profissionais. Por isso, o empreendimento contará com apartamentos em formato studio; um dormitório, com sala de estar; dois dormitórios; bem como loft, com pé direito mais elevado; além de duplex, com dois pavimentos e living em pé direito duplo.

Mobiliário – Com o uso de móveis confortáveis, a ideia é aproveitar os mobiliários para o maior número de pessoas acomodadas. Assim, os apartamentos contarão com sofás-camas e colchões ocultos em marcenaria, gerando mais conforto para quem vai desfrutar das unidades. Serão utilizados materiais que harmonizam com o restante do projeto, entre eles madeira, basalto e cores em tons pastel. Além disso, um dos quesitos pensados foi a manutenção dos itens, a fim de ter fácil reposição quando necessário e que sejam extremamente duráveis.

Espaços comuns – Foi previsto para o empreendimento um conjunto de equipamentos e serviços para as áreas de uso comum, tanto para adultos quanto para as crianças. O restaurante, que já está em pleno funcionamento e esperando a todos, oferece experiências gastronômicas diferenciadas, com a harmonização de rótulos de vinhos, espumantes e demais bebidas, comporá com o futuro Wine Bar, ambos integrados a um espaço externo, o Wine Garden. Ainda fazem parte do complexo terraço panorâmico, playground infantil, espaço fitness, coliving com grab’n go (sistema de atendimento com produtos já embalados e prontos para levar), além de piscina térmica coberta, ofurô, sauna e amplo centro de eventos.

Diferenciais – Uma vinícola para o proprietário produzir e assinar seu próprio vinho ou espumante, além de cursos e workshops em parceria com vinícolas e enólogos da Região farão parte do Bacco Wine Heaven. O empreendimento contará ainda com uma área de preservação de mais de 10 mil m², na qual os frequentadores poderão percorrer uma trilha ecológica que cruza um córrego. Quesitos de sustentabilidade também integram os diferenciais do complexo. Entre eles, iluminação de led, geração fotovoltaica em 100% da extensão condominial, reaproveitamento da água da chuva, telhado verde e tomada para carregamento de veículos elétricos.

AVON

Que tal ‘botar a cara no sol’ nesta primavera? Com uma época ensolarada e florida batendo à porta, a Avon apresenta seu novo lançamento da linha Ultra Color, seguindo a tendência de enaltecer uma beleza mais natural por meio da maquiagem. A coleção contempla produtos que entregam uma pele mais corada com uma make leve, como se estivesse passado uma tarde na praia. As cores quentes dos novos produtos representam o calor reconfortante do sol e criam uma atmosfera que deixa o look primavera-verão ainda mais completo, trazendo à vida uma sensação de energia e bem-estar.

Sunkissed é uma ‘trend’ que ficou popular nas redes sociais após criadoras de conteúdo especialistas em maquiagem compartilharem truques de como simular o efeito ensolarado na pele, sem se expor ao sol. A partir desse conceito, nasce a novidade que leva o nome e segue o mesmo mote da tendência: algo simples e descomplicado, mas ainda assim, bonito e sofisticado.

Andrea Echeverri, diretora de Maquiagem da Avon no Brasil, destaca que a verdadeira beleza reside na autenticidade e que o lançamento não só marca a capilaridade das tendências de maquiagem conectadas à marca como também reforça o propósito de realçar as qualidades naturais das consumidoras. “Os lançamentos de Avon Ultra Color celebram a pele radiante e saudável como uma verdadeira expressão da beleza autêntica, oferecendo produtos que destacam a luminosidade individual e promovem um acabamento fresco e vibrante!”, reforça a executiva.

Com produtos versáteis em tons rosados e terrosos, os novos lançamentos da Avon são as opções perfeitas para apostar no rosto com aspecto iluminado. “A linha conta com um portfólio que casa perfeitamente com a próxima estação, mas que são multifacetados e podem funcionar tanto juntos, quanto separadamente para diversas ocasiões”, comenta Andrea.

Entre as novidades, temos dois diferentes tipos de paletas para sombra além de uma paleta multifuncional com duas versões para contemplar todos os tipos e tons de pele: Sunkissed (para peles mais claras) e Golden Hour (para peles mais escuras). Os tons podem ser utilizados como Iluminador, Blush e Contorno, ou seja, um pack compacto e completo para usar dos olhos às bochechas.

Já as duas paletas de sombras são acabadas em matte, glitter/brilho e metálico, cores majoritariamente nude, cada uma com um toque rosa ou verde – sendo super indicadas para utilizar em todas as ocasiões, feitas para durar o dia todo. Por fim, as cores novas dos batons semi mate, lip pant e esmaltes 60 segundos acrescentam o que faltava na composição do visual ensolarado.

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