Vice-presidente global de tecnologia dissipa medos da IA ​​e destaca otimismo de profissionais que lideram mudanças e outros artigos da semana – 24.10.2025

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você vai ler na coluna de hoje: Vice-presidente global de tecnologia dissipa medos da IA ​​e destaca otimismo de profissionais que lideram mudanças, Banrisul é o primeiro banco a operar com o Programa BNDES de Regularização de Dívidas Rurais, Protarget completa 43 anos e apresenta nova identidade visual e posicionamento, Júri com 90 nomes de fora do RS prioriza representação com lideranças diversas, Quinze vencedores, três em cada uma das cinco categorias, receberão o Troféu Magis no dia 11 de novembro, às 19h, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Comércio,  No reinado da influência, líder deve ser o top voice da cultura organizacional.

Quer receber diariamente a Coluna do Nenê no seu WhatsApp?
Salve o número (51) 9440-7275 na sua agenda, nos dê um “OI” e receba, todos os dias, os artigos selecionados direto no seu celular.

 

 

Vice-presidente global de tecnologia dissipa medos da IA ​​e destaca otimismo de profissionais que lideram mudanças

 

O avanço da inteligência artificial gera uma mistura de fascínio e preocupação. Embora a tecnologia prometa inovação, muitos profissionais temem que ela substitua seus empregos. Uma pesquisa do Datafolha evidenciou esse receio, mostrando que 56% dos brasileiros familiarizados com a tecnologia têm medo de perder o emprego.

Para Mariana Diniz, especialista em Inteligência Artificial e Vice-Presidente de Capacitação Digital para Operações Globais e Parcerias da Foundever, esse medo é natural. No entanto, ela acredita que, em vez de ser uma ameaça, a IA pode ser um catalisador para o crescimento profissional, e a verdadeira ameaça reside na resistência a ela.

A visão de Diniz se alinha à de especialistas globais como Karim Lakhani, professor da Harvard Business School . Ele resume a situação com uma frase que se tornou um mantra na indústria: “A IA não substituirá as pessoas, mas os humanos que usam IA substituirão as pessoas que não usam IA”.

“Se olharmos historicamente, 60% dos trabalhadores atuais estão empregados em ocupações que não existiam em 1940. Cada nova tecnologia que surgiu trouxe consigo a criação de novos empregos e novas oportunidades. Com a inteligência artificial não é diferente: já vemos diversos cargos sendo criados a partir dela. É claro que a automação pode substituir alguns processos e transformar certas profissões. Em alguns casos, isso exige que os profissionais se reinventem, adquirindo novas habilidades e adaptando sua forma de trabalhar. Mas, ao mesmo tempo, a IA, especialmente a Inteligência Artificial Generativa, também apoia esses profissionais, automatizando tarefas mais simples e operacionais, permitindo que eles tenham mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas e de maior valor”, afirma Mariana Diniz.

 

Ferramenta de aumento de produtividade

A inteligência artificial está se tornando rapidamente a principal ferramenta para aumentar a produtividade e a competitividade entre profissionais. Um estudo realizado por pesquisadores do MIT e Stanford com mais de 5.000 trabalhadores de diversas áreas, por exemplo, demonstrou que o uso de ferramentas de IA generativa pode aumentar a produtividade em uma média de 14% . Para Diniz, esse aumento não se limita apenas à velocidade, mas também à qualidade e ao foco do trabalho.

O vice-presidente enfatiza que esse processo não só aumenta a produtividade, como também potencializa o potencial humano. “Ao assumir tarefas repetitivas, a inteligência artificial libera tempo e energia dos profissionais, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Isso permite que eles direcionem seus talentos para o que realmente gera impacto e valor para as empresas, os clientes e para o próprio desenvolvimento de carreira.”

 

A qualidade da interação humana e a evolução do trabalho

A capacidade de interagir efetivamente com a IA é outra habilidade crucial. Estudos recentes, como o publicado pelo MIT , mostram que a qualidade da interação humana com a IA influencia diretamente a qualidade das respostas geradas. Um prompt bem elaborado, com detalhes e contexto, resulta em resultados mais precisos.

“A IA aprende com os dados e com a forma como interagimos com eles. Quanto mais claros, estruturados e até respeitosos formos em nossas orientações, melhores serão as respostas e maior o potencial de transformar a IA em uma verdadeira parceira na obtenção de resultados”, explica Diniz.

Para ela, o cenário é de transformação, não de eliminação. A história mostra que, com cada nova onda tecnológica, surgem novas oportunidades e novos empregos, que não eliminam o trabalho, mas o redirecionam para áreas mais complexas.

“Nós, da Foundever, estamos comprometidos em capacitar nossos profissionais e clientes para essa nova realidade. A mensagem é clara: o futuro pertence àqueles que se empoderam, que entendem a IA como uma extensão de suas próprias capacidades e que estão prontos para evoluir com a tecnologia”, conclui Mariana Diniz.

 

 

Banrisul é o primeiro banco a operar com o Programa BNDES de Regularização de Dívidas Rurais

 

O Banrisul já iniciou a operação do Programa BNDES de Regularização de Dívidas Rurais desde a última quarta-feira (15). Produtores rurais de 459 municípios gaúchos afetados por eventos climáticos, como a enchente do ano passado e as sucessivas secas, podem entrar em contato com sua agência de relacionamento para solicitar financiamento.

A Medida Provisória nº 1.314/2025, publicada pelo Governo Federal, permite que produtores rurais, mediante apresentação de laudo técnico, que tenham sofrido perdas em duas ou mais safras, entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2025, em decorrência de eventos climáticos adversos, renegociem suas dívidas em condições diferenciadas.

Segundo o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a iniciativa complementa os esforços já empreendidos pelo Governo do Estado, em parceria com o Banco, para dar fôlego aos produtores rurais, com o aporte de R$ 150 milhões destinado ao alongamento das dívidas do crédito rural — medida anunciada em julho pelo governador Eduardo Leite. “Nosso compromisso é ajudar a ‘consertar o campo’, reorganizar as finanças dos produtores e garantir a continuidade do plantio, promovendo, assim, a recuperação da capacidade produtiva do agronegócio gaúcho”, afirma.

“O Banrisul foi o primeiro banco entre as 47 instituições financeiras a operar com o programa do BNDES, demonstrando sua agilidade no recebimento de propostas de produtores e no processamento de pedidos de financiamento”, destaca Fernando Lemos. Ele destaca que o Banrisul recebeu o terceiro maior volume de financiamento entre as instituições financeiras a operar no programa, totalizando R$ 880,7 milhões.

O diretor destaca que, com extrema rapidez e eficiência, o Banco desenvolveu um novo sistema para processar os pedidos de renegociação dos produtores da carteira do agronegócio da instituição, acelerando a qualificação técnica e creditícia.

O Programa de Regularização de Dívidas Rurais do BNDES oferece prazo de pagamento de até nove anos, com carência de até um ano. Os recursos são destinados a produtores rurais que possuam imóveis rurais em municípios que, entre 2020 e 2024, foram declarados em estado de calamidade pública ou emergência pelo Governo Federal devido a eventos climáticos adversos.

 

 

Protarget completa 43 anos e apresenta nova identidade visual e posicionamento

 

Em 2025, a Protarget completará 43 anos de sólida atuação como uma das agências de comunicação mais antigas ainda em atividade no Rio Grande do Sul. Em evento recente que reuniu fundadores, funcionários e clientes, a agência revelou sua nova identidade visual e seu posicionamento: “Brand Makers. Para marcas do futuro”. Este conceito reflete o propósito da Protarget de construir futuros possíveis para empresas, negócios e pessoas.

Segundo o Diretor de Criação e Estratégia, Ricardo Müller, o novo conceito reforça o papel da agência na construção de narrativas estratégicas e criativas. “Combinamos as tendências mais atuais — como o metaverso pop, cores vibrantes, blocos 3D e ícones da construção — para formar nossa identidade. É como se cada projeto desenvolvido para nossos clientes se tornasse um bloco de construção para o futuro”, explica. A nova estética visual foi inspirada na construção civil e evolui para o conceito “Future Makers”, com referências digitais e pixeladas, que lembram jogos como Minecraft .

Reconhecida pela construção de grandes marcas, a agência gaúcha, com sede em Novo Hamburgo, segue expandindo sua presença para novos segmentos e regiões estratégicas do país, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No primeiro semestre, registrou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024, reforçando seu compromisso com o fortalecimento das empresas e a entrega de resultados consistentes. “A expertise que construímos posicionando marcas com atuação regional e nacional nos dá confiança para expandir nossos horizontes e conquistar novos mercados”, afirma Annie Müller, Diretora de Relacionamento e Novos Negócios.

Seus clientes incluem as prefeituras de Gramado e Caxias do Sul, além da Feira Nacional da Indústria do Calçado (FENAC), que visa fortalecer ainda mais sua posição no setor de eventos e atrair grandes players do mercado. O portfólio da agência também inclui DoctorClin, Pegada e Mississipi.

Liderada pela segunda geração da família fundadora — responsável pela criação de marcas icônicas como Ortopé e Via Marte —, a Protarget assinou mais de 50 campanhas somente em 2024 e atualmente atende mais de 15 clientes regulares .

 

História e legado da família

Fundada em 1982 por Maria Helena e Osvaldo Müller, a Protarget sustenta o legado familiar, que envolve o aprendizado adquirido pelos fundadores.

Hoje, a agência é liderada pelos filhos do casal fundador, Annie e Ricardo Müller, que mantêm os valores herdados, mas trazem uma abordagem contemporânea e incansável, alinhada às transformações do mercado. Essa transição geracional, muitas vezes um desafio em empresas familiares, tornou-se uma oportunidade para a Protarget fortalecer sua cultura e inovar sem perder sua essência.

A presença ativa dos fundadores continua sendo um diferencial. Maria Helena, por exemplo, continua atuando no conselho e em decisões estratégicas. “Começamos há mais de quatro décadas, e o mercado era diferente. Hoje, nossos filhos comandam o negócio, acompanhando de perto os desafios deste momento dinâmico. Mesmo assim, continuamos em segundo plano porque amamos o nosso trabalho”, afirma.

 

 

Júri com 90 nomes de fora do RS prioriza representação com lideranças diversas

 

A Associação Gaúcha de Publicidade e Propaganda (ARP) anuncia um marco histórico no Salão ARP 2025. O evento contará com um júri recorde de 90 profissionais de renome nacional – um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

Em um movimento estratégico que visa garantir a máxima equidade e elevar o nível de excelência dos prêmios, a ARP manteve sua tradição de selecionar um júri composto integralmente por especialistas de fora do Rio Grande do Sul. A expansão do júri, agora totalizando 90 especialistas, proporciona uma perspectiva mais aprofundada e diversificada sobre os casos apresentados.

A curadoria do painel se concentra em fornecer uma perspectiva mais atualizada e diversificada sobre as tendências do mercado brasileiro. O corpo de jurados é composto por líderes de grandes agências e executivos com vasta experiência em inovação, selecionados para garantir a máxima diversidade de gênero, cultura e perspectivas, essencial para uma avaliação moderna e abrangente.

Entre os nomes que reforçam a credibilidade e alto nível técnico da avaliação estão: Andy Canciani (Diretor de Criação, Droga5), André Chaves (Fundador, Papel & Caneta), Felipe Nepomuceno (Gerente de Criação, Warner Bros. Discovery), Fernando Christo (Redator Sênior, AlmapBBDO), Flaviane Bronner (Gerente de Mídia, Grupo Boticário), Leo Silva (Sócio e Diretor Comercial, Agência Best Friends), Joana Mendes (CCO, Jungle Kid), Luiz Henrique Menezes de Lima (CEO e sócio fundador, Trope), Ricardo Dolla (CCO, Dentsu Creative Brasil) e Naiá Tupinambá (Fundador, BND DIGITAL). Conheça todos os profissionais confirmados para o júri deste ano em www.salaoarp.com.br/jurados

” A presença massiva e diversificada desses líderes de mercado garante um julgamento criterioso e alinhado aos desafios contemporâneos da comunicação. O Salão da ARP se consolida como um termômetro da qualidade da publicidade produzida no Sul, avaliada pelos mais altos padrões nacionais “, enfatiza o presidente da ARP, Fernando Silveira.

O Salão ARP 2025 reforça sua credibilidade e relevância com o apoio de marcas-chave do mercado, viabilizado pelo patrocínio de gigantes como Grupo RBS, Eletromidia, IFPRO, Banrisul, SBT e Sicredi . As inscrições estão abertas até 29 de outubro, e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de dezembro, na Casa NTX, em Porto Alegre.

Para mais informações sobre a Feira ARP 2025 ou para se tornar um membro, entre em contato conosco pelas redes sociais, pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo telefone (51) 9 9872-5567. Empresas e profissionais interessados ​​em se tornarem membros da ARP têm até 10 de novembro para aproveitar os benefícios de se inscrever na Feira com condições especiais.

 

 

Quinze vencedores, três em cada uma das cinco categorias, receberão o Troféu Magis no dia 11 de novembro, às 19h, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Comércio.

 

Os presidentes da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, e da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, anunciaram nesta quarta-feira (22) os 15 vencedores do prêmio Líderes & Vencedores – 31ª edição. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de novembro, às 19h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio.

Na primeira fase da premiação, realizada em julho, jornalistas de todo o estado e presidentes de entidades filiadas à FEDERASUL e ao SEBRAE/RS indicaram e justificaram suas escolhas. Foram 180 indicações no total. Cinco comissões julgadoras, compostas por vencedores anteriores do prêmio e figuras de destaque em suas respectivas áreas, selecionam os homenageados. A Comissão Coordenadora de cada categoria orienta e supervisiona todo o processo. A cerimônia de premiação acontecerá no Salão Nobre do Palácio do Comércio, às 19h do dia 11 de novembro.

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, afirmou que “o prêmio Líderes e Vencedores, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa, é especial para a FEDERASUL, pois não só destaca o Rio Grande do Sul que faz sucesso, mas também reconhece lideranças e projetos vencedores que superaram desafios e nos inspiram a fazer mais e melhor, em nossas vidas, em nossas empresas, em nossa sociedade”.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, “a Assembleia promove, com a FEDERASUL, uma parceria tradicional de 31 anos que tem dado certo, valorizada pela importância do prêmio”.

 

O Prêmio

A iniciativa, promovida desde 1995, valoriza projetos, empresas e lideranças empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Divididos nas categorias Mérito Político, Sucesso Empresarial – subdividido em micro e pequenas empresas; médias e grandes empresas e lideranças empreendedoras –, Destaque Comunitário, Expressão Cultural e Referência Educacional, os 15 homenageados foram divulgados em coletiva de imprensa na sede da FEDERASUL (o total de indicações chegou a 166 em todas as categorias), no dia 22 de outubro.

Confira os vencedores do prêmio Líderes e Vencedores de 2025:

 

 Mérito Político

Carlos Gomes – Porto Alegre

Ernani Polo – Ijuí

Sebastião Melo

 

Sucesso Empresarial Micro e Pequenas Empresas

Di Paolo – Garibaldi

 

Sucesso empresarial para médias e grandes empresas

DaColônia Alimentos Naturais – Santo Antônio da Patrulha

 

Líder Empreendedor

Lindonor Peruzzo Junior – Bagé

 

 Destaque da comunidade

Frei Luciano Bruxel – Porto Alegre

Fundação Pescar – Porto Alegre

William Ling – Porto Alegre

 

Expressão Cultural

Grupo Tholl – Pelotas

Luís Fernando Veríssimo – Porto Alegre

Tangos e Tragédias – Porto Alegre

 

 Referência Educacional

Escola Tiradentes – Ijuí

Encanta Hub – Centro de Inovação Educacional – Encantado

José Paulo da Rosa – Novo Hamburgo

 

 

No reinado da influência, líder deve ser o top voice da cultura organizacional

 

O 10º livro de Analisa de Medeiros Brum integra as ações pelos 25 anos da Happy House, fundada por ela e entre as agências de endomarketing mais reconhecidas dentro e fora do Brasil

Depois de nove livros técnicos publicados nas últimas duas décadas, Analisa de Medeiros Brum conquistou seu lugar de referência em cultura organizacional. Ela conhece tanto que se antecipou a um cenário do setor – inclusive em nível internacional – e escreveu uma nova obra que trata do movimento a orientar o presente e o futuro da área. Em “Cultura & Liderança”, a fundadora da Happy House – uma das mais respeitadas agências de endomarketing dentro e fora do Brasil – também trata de estratégia, estabelecendo a trindade dos temas mais debatidos no ambiente corporativo devido às transformações no mundo do trabalho. O lançamento será no dia 5 de novembro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi.

Analisa decidiu escrever sobre cultura, estratégia e liderança neste 10º livro porque as empresas, em geral, estão criando, revisando ou trabalhando para consolidar a sua cultura. E defende duas ideias principais: o líder deve ser um influenciador da cultura organizacional e a cultura precisas estar a serviço da estratégia da empresa. “Falo da influência como o ‘novo poder’, especialmente no exercício da liderança, mostrando como um líder pode se tornar um ‘influenciador da cultura organizacional’, o que é muito mais do que ser um ‘agente’ ou um ‘embaixador’, dois conceitos trabalhados no passado”, detalha Analisa.

Ela argumenta que, para influenciar, não existe outro caminho que não seja o da comunicação. O líder precisa tornar-se, antes de tudo, um líder comunicador. Somente dessa forma ele conseguirá influenciar positivamente a sua equipe. Tanto que dois dos principais capítulos são: “O Poder da Palavra” e “O Poder da Postura” de um líder, trazendo muitas informações sobre comportamento.

“Meu objetivo é que as empresas usem este livro para treinar seus líderes a fim de que passem a ter um papel ativo na construção e consolidação da cultura organizacional, agindo como influenciadores desde o chão de fábrica até os níveis mais altos de liderança”, complementa Analisa.

A abordagem tem, ainda, outras facetas. O livro desenvolve aspectos sobre o “blend geracional”, quando as muitas gerações atuam juntas, no mesmo ambiente, constituindo um dos maiores desafios de liderança no momento.

O lançamento coincide com a comemoração dos 25 anos da Happy, deixando Analisa e a CEO, Andressa de Medeiros Brum, ainda mais motivadas para celebrar a data por entregar ao mercado outro livro com conteúdo relevante. Assim, ratificam a imagem da Happy como uma empresa que constrói e compartilha conhecimento.

A obra foi editada pela Integrare, de São Paulo, tendo à frente André Tiba. Piscólogo como o pai, o renomado Içami Tiba, André se especializou em obras de profissionais também palestrantes. O CEO da Lojas Renner S.A., Fábio Faccio, assina a apresentação, enquanto a vice-presidente da Apsen Farmacêutica, Renata Spallicci, escreveu o prefácio.

 

Quer receber diariamente a Coluna do Nenê no seu WhatsApp?
Salve o número (51) 9440-7275 na sua agenda, nos dê um “OI” e receba, todos os dias, os artigos selecionados direto no seu celular.

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.