LOVE BRANDS 2023
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Na semana passada saiu o resultado da pesquisa anual Love Brands que mede a intensidade da relação dos consumidores com as marcas brasileiras.
E o que me chamou a atenção foram as marcas líderes que substituem as do “nosso tempo”: iFood, WhatsApp, Uber e Nubank. Apenas a Coca Cola e a Havaianas ainda resistem às mudanças.
E cabe a pergunta: que razoes levaram a estas alterações? Fácil ver isto.
A lider iFood recebe mais de 70 milhoes de pedidos mensais que vêm de 42 milões de consumidores. E promocionalmente apostou nos eventos musicais como delivery do Rock in Rio, o iFood Music Fest, o São João de Caruaru e o The Thow onde criou três sabores de pizza inéditos para o evento.
Alimentou a conexão afetiva por meio da musica e do apetite appeal.
O WhatsApp, o “nosso WhatsApp”, tem 147 milhões de pessoas usando-o. Seus principais valores são a privacidade que cria uma relação de confiança e o fato de ser uma ferramenta democrática e acessivel.
Já o aplicativo Uber é outra unanimidade que conecta dois polos: de um lado pessoas que desejam movimentar-se e do outro os que contam com o serviço para aumentar sua renda.
Eu teria muito mais aspectos para ressaltar mas como o Nenê está me pressionando para enviar a crônica vou encerrar com a relação das 10 marcas mais amadas pelos consumidores:
iFood
Coca Cola
Uber
Nubank
Boticário
Havaianas
Samsung
Sadia
Nestlé