Uma nova Ulbra TV já pode ser acompanhada tanto na transmissão tradicional, pelo canal 48.1 digital, quanto pelo youtube e redes sociais. Foi exatamente com este objetivo, mudar o status da emissora, que o Diretor-geral da Ulbra TV e Rádio Mix FM, Orestes de Andrade Jr. assumiu em abril deste ano. Em cerca de 100 dias de gestão, ele ressalta a rapidez e a quantidade de mudanças que estão acontecendo: “está sendo um enorme desafio reestruturar a emissora, mas não apenas isto: trabalhamos com foco em fazer diferente para fazer uma real diferença. Neste contexto, estamos promovendo uma verdadeira revolução aqui dentro”.
As mudanças incluem a integração entre a Ulbra TV e a Rádio Mix FM. As duas emissoras operam no mesmo espaço e, desde maio, iniciaram um processo de aproximação entre as redações. “Faz todo sentido atuar em conjunto. Produzimos dezenas, centenas de conteúdos diariamente, que na operação integrada são aproveitados de diferentes formas tanto pela Rádio quanto pela TV e também pelas redes sociais”, destaca o Diretor de Jornalismo e Programação das emissoras, José Pedro Villalobos.
ENCHENTE
Em meio à necessidade de implantar um novo projeto, surgiu o inesperado: as enchentes de maio, que atingiram a vida de milhares de gaúchos, afetaram também o trabalho na Rádio e na TV. “Precisamos repensar a logística e o modo de produção. Com as dificuldades para chegar até a sede em Canoas, quem morava em Porto Alegre acabou fazendo home office”, lembra Orestes Jr.
Como se não bastasse todo o caos instalado, ainda havia o desafio de estrear um programa novo: o Jornal da Mix, na Mix FM. “Foi uma prova de fogo, iniciamos um jornal em meio a um dos factuais mais importantes e impactantes da história do Rio Grande do Sul. Não só sobrevivemos como conseguimos marcar território realizando uma cobertura ampla e impactante”, avalia Villalobos.
NOVOS PROGRAMAS, NOVO ESTÚDIO
Nestes 100 dias de gestão, foram criados os programas Multicidades, que trata de assuntos da região metropolitana, Cafezinho Pocket (versão reduzida do tradicional programa da Mix FM), além da versão do Jornal da Mix para a Ulbra TV. Na Rádio Mix foi criado um espaço até então inexistente para o jornalismo: o Jornal da Mix, de segunda a sexta, das 6h às 8h da manhã. “É um espaço super nobre, no começo do dia, onde o público encontra diversas informações relevantes, além de entrevistas e comentários. Mas tudo isto de um jeito muito próprio, o jeito Mix de fazer jornalismo, mais leve mas não menos comprometido com a notícia”, ressalta Orestes Jr. Além destas, várias novas atrações estão em processo de criação e devem estrear em breve.
Sem esquecer do novo cenário, no Pontal Shopping, em Porto Alegre. “Ampliar a nossa atuação para a capital faz parte do nosso projeto de expansão e consolidação como uma das empresas de comunicação mais relevantes do Estado. Por hora estamos usando um espaço cedido por um parceiro, a Livraria Santos, de onde vem sendo feito o Jornal da Mix e, eventualmente, o Cafezinho e gravações de outros programas. É um projeto ambicioso, estruturado e que quer mudar o panorama da comunicação para os gaúchos”, define Orestes Jr.