NOTAS DA SEMANA – 01.03.2024

Leandro Nazari de Melo

ENTREVISTA COM LEANDRO MELO

1. Quem é Leandro Melo?

Pra resumir numa frase, uma pessoa que busca ver o melhor em tudo! Não é tarefa fácil e é claro que é preciso seguir atento. Mesmo assim, prefiro essa entrega total e considero toda experiência um aprendizado. Foi essa visão de mundo e das pessoas que me permitiram as vivências mais intensas e gratificantes. Procuro dar muito valor ao tempo, à vida e é nos encontros e trocas que isso acontece.

2. Completando um ano à frente da área de marketing e comunicação do Sindicato Médico do RS conseguistes atingir os propósitos da entidade?

A atuação em entidades representativas é uma campo vasto, de muitas oportunidades. E na Comunicação o desafio é enorme e grandioso, porque é a área que materializa com rosto e voz os esforços de todas as frentes de atuação para representatividade de toda uma categoria profissional, com a relevância social que têm os médicos. Além disso, muita gente boa passou por ali, em todas as seções.

Passei a integrar o Simers, há nove anos, atuando na  assessoria de relações institucionais com foco no interior do estado. Depois da estruturação da área e de atingirmos avanços importantes como o completivo de remuneração para médicos em Pelotas e o primeiro Plano de Carreira estruturado para médicos no estado, em Santa Cruz do Sul, passei a contribuir à frente da chefia de Gabinete da Presidência. Até que no ano passado, fui convidado a conduzir a área de Marketing e Comunicação, a in-house da entidade médica referência no segmento.

O primeiro passo era a reestruturação interna e o avanço de projetos da gestão. Em paralelo, aquela rotina de toda agência com múltiplos clientes. No nosso caso, a necessidade de atender 14 núcleos temáticos e de especialidades e 14 áreas técnicas, além de eventos, ativações e a gestão de crise. Considerando isso, agora, fechando um ano, o balanço é positivo.

O que fizemos foi construir um Ecossistema de Comunicação, com parceiros estratégicos que apoiam com  consultoria e também mão na massa. E como base, um time interno sensacional – aliás, é assim em todas as áreas do Simers –, de prontidão para todas as demandas, desde a geração de conteúdo e design, até campanhas e PR. Na primeira esfera de atuação estão a Agência NEO, a Critério e a Estratégia DS. Na seguinte, a Agência Preview, Sérgio Stock e o pool de veículos que nos atendem. É uma soma de talentos e de pessoas maravilhosas que enriquecem o trabalho.

3. Em 2024 farás mudanças na estratégia e planejamento de marketing do Sindicato Médico RS ou terás novos planos?

Este é um ano com calendário bastante enxuto para nossa atividade, devido aos pleitos eleitorais, nos municípios e também na entidade. Nosso próximo passo é a qualificação e ampliação dos canais de comunicação do Simers com todo o direcionamento para o digital. Há um potencial enorme a ser explorado e assim como no trabalho de reestruturação dos últimos meses, devemos seguir com otimização de recursos e foco em resultados. As verbas de publicidade são cada vez menores, então precisamos buscar as melhores oportunidades! Vem muita coisa boa por aí. O Simers trabalha sobre muitos temas com uma atuação bastante múltipla na defesa político-institucional e no lado mercadológico. A organização desses conteúdos é um exercício permanente. Agora, vê que no ano passado chegamos a mais de R$ 65 milhões de mídia espontânea, o maior índice dos últimos cinco anos pelo menos. E fizemos uma campanha belíssima com a NEO que traduziu a nossa principal bandeira com o “O futuro da Medicina está na valorização dos médicos”! Agora, contabilizamos 16 mil associados, sendo que 1 mil ingressaram nos últimos sete meses! A perspectiva para 2024 é manter o crescimento e a qualificação na oferta de serviços.

4. Leandro com a família, amigos e no lazer?

Cara, já me chamaram de workaholic low profile. São quase sinônimos pra mim, então, meu lazer está sempre misturado com algum trabalho. Mas nos últimos anos tenho procurado ordenar melhor essas dimensões e com mais atenção para a família principalmente! Quando a gente foca só no trabalho, às vezes perde a mão um pouco. Quando eu estava em jornal, na gerência Comercial entre meta, clientes e produção, tive um pico de estresse gigante. Cuido muito pra não voltar àquele quadro. Me tornei o tipo daquele ditado “qualquer prazer me diverte”. É o lance de valorizar o tempo. Já faz uns anos que descobri a meditação, aprendi a parar para ouvir música, e minha leitura hoje é audiobook na esteira. Os hábitos mudam muito com o tempo e acho que estou acertando nas minhas escolhas. Minha filha tem 21 anos e sou cheio de orgulho das escolhas que ela faz e minha esposa está comigo há anos compartilhando e apoiando essas loucuras todas e eu as dela. Nesses aspectos, só tenho o que agradecer. Parafraseando e incrementando Camus, dar tudo ao presente é a verdadeira generosidade para com o futuro e que não se tenha vergonha da própria felicidade! A vida é um pouco de tudo isso!

PAIM UNITED CREATORS

A agência Paim United Creators abriu as portas da sua sede no Instituto Caldeira para os executivos e representantes de veículos de todas as mídias do mercado.

Essa iniciativa grandiosa e que deve ser seguida por todas as agências que querem que os veículos tenham uma maior interação e apresentem as melhores oportunidades para os anunciantes. Mas, infelizmente algumas teimam em não receber e não abrir oportunidades onde todos possam ganhar.

O executivo Cesar Paim, Sócio-Diretor da agência e Simone Maggon, Diretora de Mídia durante quase duas horas expuseram e debateram suas propriedades e necessidades.

Estavam presentes os 12 profissionais de midia e diretores de outras áreas da agência.

Depois de 4 anos as portas se abrem, portanto espera-se que todas se sigam o exemplo.

GRUPO RBS

Há um ano, o Grupo RBS dava o pontapé inicial do projeto de expansão para o interior do Estado com o lançamento de GZH Passo Fundo. Em uma redação integrada com a RBS TV Passo Fundo, a empresa investiu no jornalismo hiperlocal, dando voz e visibilidade para uma importante região do Rio Grande do Sul e gerando oportunidades para parceiros de negócio. O movimento fez parte das ações do novo ciclo digital da empresa, anunciado em 2022, para ampliar a presença e acelerar ainda mais o crescimento da marca.

Neste período, o site publicou cerca de 4.500 conteúdos, valorizando notícias, colunas, opiniões, histórias e personagens locais. Ao lado dos temas que impactam a população, GZH Passo Fundo acompanhou desde as cheias que atingiram a região, até uma viagem para Barcelona de estudantes da rede municipal de Passo Fundo.

– Um veículo hiperlocal, como é o caso de GZH Passo Fundo, precisa estar próximo da comunidade. E essa tem sido a essência do nosso trabalho: identificar o que é relevante para o público, contando o dia a dia da cidade e da região. Em cada pauta que produzimos, o foco é o impacto que esses assuntos têm na vida das pessoas – ressalta Mateus Rodighero, editor-chefe de GZH Passo Fundo e líder de uma equipe formada por sete profissionais que também produzem reportagens para a rádio Gaúcha e Zero Hora.

Os números deste primeiro ano atestam a força e relevância do jornalismo hiperlocal. Mais de 6 milhões de acessos no site e o aplicativo de GZH Passo Fundo. Uma média de 258 mil pessoas por mês em ambas as plataformas. Somente em janeiro deste ano foram 550 mil acessos, resultado acima da média dos meses anteriores.

– A chegada de GZH Passo Fundo nos aproximou ainda mais da nossa comunidade, com a redação integrada da RBS TV e GZH, contribuímos dando maior visibilidade a temas e pautas importantes, na cultura, na economia e do cotidiano desta região tão importante do estado, passado o primeiro ano, celebramos estas conquistas e reforçamos o nosso compromisso de estar ao lado da nossa gente ajudando no desenvolvimento da nossa região. Vida longa à GZH Passo Fundo! – celebra Mauro Vanin, gerente executivo da região Norte.

Além de oportunizar alcance e visibilidade para as marcas que buscam conexão com a região, a expansão para Passo Fundo ampliou a percepção de valor do principal produto digital da empresa, GZH, que hoje contabiliza mais de 10 milhões de usuários mensais.

– O futuro do jornalismo digital depende da proximidade com o seu público e da capacidade de informar o que mais importa para a comunidade. Com GZH Passo Fundo funcionando em uma redação integrada, queremos estar ainda mais juntos nesta missão – ressalta Rodrigo Müzell, gerente de Jornalismo Digital.

ARP

É com grande satisfação que destaca-se a participação da ARP como um dos apoiadores do World Creativity Day em Porto Alegre. Como representantes dos profissionais e empresas do setor de comunicação e propaganda, a associação desempenha um papel crucial ao incentivar a criatividade e promover soluções inovadoras. Portanto, a ARP convida a se envolver ativamente na construção deste evento colaborativo e inspirador.

O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo! Este ano, o festival ocorre de 19 a 21 de abril, ressaltando a importância da criatividade em diversas áreas da vida. Teremos a oportunidade de unir esforços em Porto Alegre, juntamente com mais de 50 cidades brasileiras e Portugal, para celebrar simultaneamente o poder da criatividade.

A ARP acredita que os associados possuem uma ampla gama de experiências e perspectivas únicas para compartilhar. Por isso, a associação está convidando os sócios a se inscreverem como “Inspiradores” para compartilhar suas ideias e conhecimentos em palestras, workshops, apresentações de cases, bate-papos e muito mais, explorando o vasto universo criativo em apresentações de até 50 minutos.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 03/03 e podem ser feitas através do seguinte link: https://worldcreativityday.com/brazil/porto-alegre/home

Essa é uma oportunidade excepcional para empresas, profissionais e jovens talentos se destacarem como líderes inspiradores no cenário da criatividade. Suas ideias, projetos e experiências podem fazer toda a diferença e contribuir para tornar o World Creativity Day uma experiência verdadeiramente inesquecível para todos os envolvidos.

GRUPO IMOBI

A Retail Media e o Grupo Imobi celebram a conquista dos ativos de mídia digital Out of Home (DOOH) nas praças de pedágio do Grupo CCR. Nesta parceria estratégica, a operação conjunta das duas empresas assume a responsabilidade pela comercialização e gerenciamento da publicidade nos painéis de LED distribuídos em 12 pontos estratégicos ao longo das rodovias controladas pela concessionária nos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A colaboração reúne a expertise do Grupo Imobi, com 18 anos de atuação no mercado de OOH e liderança na exposição de mídia digital em pedágios no Sul do Brasil; com a abrangência nacional e a força comercial da Retail Media, operando nesse segmento por meio da M3DOOH – seu braço de mídia urbana.

Além de enriquecer o portfólio de ambas as empresas, que agora contarão com mais 90 painéis digitais distribuídos nos três estados, o novo contrato envolve também a renovação dos equipamentos. O objetivo é proporcionar oportunidades únicas a anunciantes de diversos setores, tanto local como nacionalmente.

“Os pedágios são ativos muito valiosos, onde é possível impactar a audiência de forma efetiva e com altos níveis de atenção. Essa nova parceria com a CCR gera uma importante oportunidade complementar para nossos clientes, em uma solução que une pertinência, tecnologia e capilaridade”, destaca Cristiano Tassinari, CEO da Retail Media.
“Tivemos uma experiência muito positiva ao entender a importância desse produto para nossos anunciantes e usuários das rodovias. A partir disso, visamos ampliar essa cobertura, algo que o contrato com a CCR está nos permitindo”, completa Daniel Costa, sócio-fundador do Grupo Imobi.

Além disso, o Grupo Imobi possui os principais portfólios do país e ganhou a licitação das placas de rua da cidade de Novo Hamburgo. Lembrando que a empresa faz o mesmo trabalho na capital Porto Alegrense.

GOVERNO FEDERAL

Começaram a valer, com a publicação na segunda-feira, 26/02, no Diário Oficial da União, as novas regras da Secom-PR para a publicidade dos órgãos federais na internet.

O objetivo, como diz o texto da Instrução Normativa (IN) 4/2024, assinada pelo ministro Paulo Pimenta, é mitigar os “riscos à imagem das instituições do Poder Executivo Federal”.

Por conta da IN, todas as agências que atendem contas ligadas ao Governo Federal deverão agora assinar um “Termo de Ciência e Compromisso” no qual não apenas se comprometerão a “adotar todas as medidas necessárias para garantir a conformidade de suas práticas publicitárias com os padrões estabelecidos pelo Governo Federal”, como declararão assumir “responsabilidade integral por quaisquer ações que importem no descumprimento dos dispositivos constantes na referida Instrução Normativa, sujeitando-se às sanções previstas na legislação aplicável”.

No texto, a agência terá que declarar que:

I – possui contrato/acordo comercial com todos os sites parceiros citados na lista de parceiros positivos, constando cláusula padrão que proíba os sites parceiros de veicularem conteúdos ilegais;

II – não distribuirá publicidade do Governo Federal a sites que não permitam tecnologia para verificação de todas as veiculações: implementação de TAG segura, Verification, Viewability e Brand Safety.

III – não distribuirá a publicidade do Governo Federal a segmentos que contemplam sites dedownloads de conteúdo/vídeos (segmento:Torrents); e

IV – não distribuirá publicidade do Governo Federal a sites que não constem no inventário apresentado na lista de parceiros positivos.

E ainda se comprometerá a:

I – não realizar parceria com sites de conteúdo ilegal ou de conteúdo impróprio;

II – apresentar contrato/acordo comercial firmado com os sites parceiros sempre que solicitado pelo Núcleo de Mídia da SECOM, agências de propaganda que atendem a órgãos ou entidades integrantes do SICOM;

III – manter sempre atualizada a lista de parceiros positivos aqui mencionados;

IV – não manter, na lista de parceiros positivos, URL sem duplicidade,URLs inválidas ou inexistentes, URLs de redes sociais ou blogs como Tumblr, com conteúdo impróprio (linguagem ofensiva, discurso de ódio, drogas, violência e conteúdo sexual);

VI – informar na lista de parceiros positivos, no caso de cadastro nacional, somente sites que possuírem veiculação no Brasil;

VII – não informar o Brasil, na lista de parceiros positivos aqui mencionados, como país de veiculação, no caso de cadastro internacional; e

VIII – cumprir todos os itens relacionados nos incisos “I” a “VII” acima, sob o risco de ter sua inativação no MIDIACAD.

Não é de hoje que a atual gestão do Governo Federal se preocupa com o assunto. Em abril de 2023, chegou a ser estabelecido um Grupo de Trabalho para “avaliar a conveniência de ser elaborado um ato normativo a respeito das veiculações dos órgãos de governo nos veículos da internet”.

GRUPO DE MÍDIA SP

Com a viagem marcada para Singapura entre os dias 21 e 26 de abril, o Grupo de Mídia de São Paulo retoma o seu projeto de viagens de aprendizado interrompido pela pandemia. A Innovation Journey tem curadoria do KES – plataforma de conteúdo e inovação com foco em tecnologia comportamento e criatividade – e vai levar seus participantes a desvendarem a mundialmente conhecida “Smart City”. Singapura tornou-se o maior hub de inovação da Ásia e a proposta da jornada é descobrir tendências e conhecer de perto quem está transformando a indústria de mídia e entretenimento e as tecnologias emergentes que irão impactar o futuro dos negócios.

Para Fabio Freitas, presidente do Grupo de Mídia, a viagem para o “Silicon Valley da Ásia”, onde estão sedes e labs de diversas das principais empresas globais, vai proporcionar ao grupo uma experiência profunda e inovadora: “Os singapurenses desfrutam da conexão à internet mais rápida do mundo e o plano de digitalização do governo é baseado em três pilares que nos mostram o futuro: digital society, digital economye, digital government. Nosso roteiro é visionário e tem o objetivo de ampliar o repertório de todos”.

Através de visitas, imersões, workshops e muitas conversas, a curadoria do KES desafia os viajantes a olhar para o mundo a partir de novas lentes. Segundo Ricardo Al Makul, CEO da empresa, “vamos questionar crenças e modelos mentais, provocar a reflexão sobre novas tecnologias e dialogar sobre disrupções futuras, tudo isso no habitat mundial da inovação. A indústria de mídia e entretenimento é referência, pois situa-se na encruzilhada criativa entre o Oriente e o Ociente e consegue inovar em experiência, marketing digital, cinema, publicidade e temas relacionados.”

Desde 2019 o governo de Singapura tem aprofundado sua estratégia nacional de IA. A ideia é aproveitar a IA para transformar serviços. Em 2022 a Deep Tech recebeu mais de um US$ 1 bilhão em investimentos. Este e outros cases fazem parte da Innovation Journey, ao lado da observação de cenários de venture, conhecendo fundos e startups da região para o setor de mídia, imersão em DeepTech e AI aplicadas ao marketing e mídia. Será também a oportunidade de conhecer o Inside Singapura – o mais bem sucedido case mundial de sustentabilidade e smarties cities.

Complementam a viagem visitas ao principais hubs e empresas, conversas com experts que são referência na Asia e no mundo, e a oportunidade de imersão na cultura, gastronomia e arte locais. Os interessados podem conhecer os valores, a programação completa e efetivar sua inscrição por meio do e-mail viagemgmsp@gmail܂com

PUCRS

Estão abertas até o dia 08 de março, as inscrições para concorrer a uma das 100 bolsas de graduação ofertas pela PUCRS através do Professor do Amanhã, programa do Governo do Estado com foco na formação de docentes para atuarem na educação básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. As bolsas serão para os cursos de Letras – Língua Portuguesa (54 bolsas), História (36 bolsas) e Ciências Biológicas (10 bolsas), conforme publicado no Diário Oficial do RS.

Podem participar da seleção candidatos que tenham estudado em escola pública ou com bolsa integral em escola privada, ou ainda professores da rede pública estadual com, pelo menos, três anos de atuação e que não tenham Educação Superior. A seleção será feita pela nota do Enem.

Além da bolsa de estudos 100% integral, os alunos selecionados ganharão uma bolsa-auxílio de R$ 800,00 por mês, paga pelo Governo do RS. O edital prevê bolsas para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

As inscrições devem ser feitas de 1º a 8 de março, exclusivamente de forma presencial, com a entrega da documentação completa, conforme listagem apresentada no edital, na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS, prédio 15 – Living 360, das 8h às 20h.

A divulgação dos Classificados no Processo Seletivo em 1ª Chamada será realizada a partir do dia 18 de março de 2024, e a matrícula do candidato classificado em 1ª chamada será realizada no dia 20 de março e de forma presencial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.