NOTAS DA SEMANA – 03.06.2022

WhatsApp Image 2022-05-31 at 11.34.25

ENTREVISTA COM CLEBER BENVEGNÚ

  1. Quem é Cleber Benvegnú?

Um menino do interior que veio para a cidade grande em busca de qualificação e oportunidades. O resumo é esse. Ao menos foi o que procurei construir nos meus 44 anos: evoluir, mas sem jamais perder a essência, sem esquecer de onde vim.

Também sou um homem de fé e sempre aberto a aprender com o outro. Com defeitos e virtudes, mas procurando manter o rumo da caminhada.

Marido da Renata. Pai da Isabela, do Bento e da Teodora.

Sou jornalista, advogado e, hoje, na maior parte do meu dia, empreendedor. Fundei a Critério – Resultado em Opinião Pública, onde ganhei três irmãos de vida (meus sócios Rafael Codonho, Soraia Hanna e Tomás Adam), além de um time de primeira qualidade.

Tive experiência em todos os lados do balcão: comecei como repórter de rádio e jornal do interior, passei pelo setor financeiro e também já fui governo. Estreei um dos primeiros blogs da Zero Hora, o Senso Incomum. Hoje sigo fazendo jornalismo de opinião na Band e em mais de 150 municípios, por meio de emissoras de rádio que reproduzem meus comentários.

A passagem pela Secretaria de Comunicação e pela Casa Civil do governo Sartori me ensinou muito. E agora me realizo na Critério, onde nosso acúmulo ajuda empresas, marcas, instituições, governos e líderes de expressão a evoluírem em sua reputação.

  1. O fato, a versão, a notícia, a política, a propaganda?

Tudo. Comunicação humana é vida, é um componente da civilização. É um universo múltiplo, diverso e de infinitas possibilidades e dimensões. E, por isso mesmo, não pode ter uma interpretação aprisionada como se fosse apenas uma mera operação, seja ela criativa ou jornalística.

A propósito, talvez aqui resida um erro de quem superestima seus poderes dentro do universo da comunicação. Nossa área envolve necessariamente conhecimentos complementares e transversais. É uma ciência humana e inexata, mas que também precisa de técnica, método e processo. Tem nisso sua beleza e também seu desafio.

A raiz de tudo, a mim parece, é perceber o outro: entender o objeto atendido e melhorá-lo. É um trabalho que exige humildade e respeito, o que muitas vezes tem faltado. Depois é que vêm todas nossas técnicas, ferramentas, fórmulas e auxílios.

Não se pode subverter a essência de um cliente, porque seria um grave erro. Mas tampouco deixar de melhorá-lo, porque seria uma grave ineficiência.

Tudo isso vale também para a política, uma área que conversa com comportamento humano, filosofia, antropologia, sociologia e, claro, também com as técnicas de comunicação.

O que liga tudo é a arte de compreender e de gostar de gente.

  1. Lidar com a pessoa pública, física ou jurídica?

Eu gosto de compreender cada ente justamente como pessoa. Hoje chamam de persona, mas é a mesma coisa.

Você olha para uma empresa: ela é o resultado de valores, de uma cultura, do legado de seu fundador, da composição moral dos seus sócios e da tradução operacional da sua equipe e da sua entrega. Um governo, idem. Apesar da complexidade, olhando como ente, você percebe uma identidade, defeitos e virtudes, características comportamentais muito claras. E, olhando como pessoa, vamos perceber que os desafios são parecidos, tanto de lidar com um ser individual (pessoa física) como com um ser coletivo (pessoa pública ou jurídica).

Uma das missões da Critério é fazer uma espécie de psiquiatria comunicacional, conectando as marcas e os líderes com suas identidades e suas equipes, e vice-versa. Um trabalho de governança em comunicação passa por isso.

  1. A terra natal, família e lazer?

Sou casquense! Casca é minha terra natal. Nasci em Paraí, por um acaso médico, cidade pela qual também tenho carinho. Mas minha identidade repousa em Casca, São Domingos do Sul e Vanini – as duas últimas eram distrito da primeira, todas cidades da minha infância. Sempre estarão em meu coração e em meu testemunho, além dos vínculos familiares que lá permanecem.

Família é meu porto seguro – não sei  quem disse essa frase, mas ela é absolutamente verdadeira. É o locus primeiro de qualquer experiência humana de virtude, de educação, de misericórdia, de perdão e, claro, de amor.

Lazer tem sido embarcar nos programas dos nossos três filhos. Noto que tanto eu quanto a Renata relaxamos quando vemos que a Isabela, o Bento e a Teodora gostaram de uma agenda. Mas, individualmente, gosto de um bom livro, uma confraria com bons amigos e bons vinhos, ambientes acolhedores de prosa e convivência.

Conviver é o melhor lazer que existe.

ALICE E O CHAPELEIRO

Vitor Faccioni mais uma vez inova e empreende para o sucesso com sua característica forte de ser um vencedor.

A nova casa de entretenimento de Gramado promete ter tudo e muito mais que as fantasias e técnicas americanas.

ISABELA ALIMENTOS

Uma das contas mais disputadas pelo mercado finalmente vai voltar aos seus velhos tempos de bom anunciante. A conta de comunicação desta famosa marca será da agência Global.

CORRE PORTO ALEGRE

Uma das mais importantes maratonas do mundo que, realizada em Porto Alegre, que tem a realização do Corpa e o apoio total de Unimed POA e da marca Olympykus, movimenta mais que qualquer outro evento grandioso que custam milhões.

A maratona de Porto Alegre que será realizada dia 12 de junho trará mais de 15 mil corredores sendo que 10 mil são de fora que com seus técnicos, familiares, estarão rendendo para a cidade alguns milhares de reais em gastronomia, hospedagem e comércio.

MIOLO E 20BARRA9 SÃO AS NOVAS ATRAÇÕES DOS ESPETÁCULOS DO ARAÚJO VIANNA

Pensa bem… assistir um show com todas as comodidades que você nunca imaginou, sem sair do seu lugar e deixar de assistir algo, assim é o auditório Araújo Vianna administrado pela Produtora Opinião.

Seu consumo será com a melhor linha de espumantes e vinhos da Miolo e seu bom e saboroso acompanhamento será com a novidade que está se espalhando no Brasil, os smash burgers.

HOMENAGEM

Será neste sábado (4) a homenagem ao grande jornalista, comunicador e publicitário José Salimen.
Logradouro José Salimen sábado 04/06 às 10.30h
(Em frente ao museu de ciências e tecnologia da PUCRS na avenida Ipiranga)

SECOM RS
Como esta coluna vinha publicando, que seria o melhor para o mercado a renovação com as agências que atendem a comunicação publicitária, ela aconteceu.

CLEAR CHANNEL

A Clear Channel, empresa multinacional de mídia OOH, acaba de contratar para a área comercial do escritório do Sul do Brasil o profissional Fabio Pinheiro, com 15 anos de mercado e que acumula passagens pela Rádio Gaúcha, Metro Jornal, Band TV e BTN. Fabio substituirá Debora Centeno.

LIFE

Antonio Leonardis, que tem a honra e a grande alegria de ser filho da Suzana e Felipe, é um talento que está integrando o time do Zigon e da Ana a partir do dia primeiro de junho desse ano.

GAV RS

Dia 31 foi um dia de muitas emoções e alegrias para o maior grupo de profissionais do mercado, o Grupo de Atendimento GAV, que teve a grande iniciativa de trazer a Porto Alegre a publicitária, Cris Pàz para palestrar na sede da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB). Vou definir a Cris Pàz ao meu modo como -MULHER DAS ROCHAS E DAS FLORES – assim agradecendo a sua participação fico com o gosto de quero mais.

ENCONTRO DE GRUPOS 2022

O primeiro Encontro de Grupos de 2022 tem data marcada: será realizado em 9 de junho. Em formato presencial e com apoio da ESPM-Sul, será na sede da instituição (Rua Guilherme Schell, 268, Prédio C – Auditório do 6º andar, em Porto Alegre). Promovida pela ARP – Associação Riograndense de Propaganda, a iniciativa pretende proporcionar aos representantes do mercado gaúcho da Comunicação, exclusivamente convidados, um momento para troca de ideias.
Na ocasião, a nova diretoria da entidade, liderada pelo sócio-diretor da Integrada Comunicação Total, Fernando Silveira, apresentará os objetivos da gestão, seus pilares de atuação e convidará os integrantes dos grupos a fazerem o mesmo. Cada um poderá expor suas ações e sinalizar como a ARP deve colaborar com o ecossistema criativo como um todo. O encontro será finalizado com um amplo debate sobre os aspectos levantados no encontro.
Até o momento, estão confirmados os grupos de Mídia, Atendimento de Veículos, Marketing, Live Marketing, Produção e o Clube de Criação – vale destacar que dois grupos historicamente ativos no mercado se encontram sem atividade, sendo eles o de Planejamento e de Atendimento. “Uma das fortes atuações da nossa diretoria é no sentido de tornar a ARP um ponto de encontro desses agentes do mercado, proporcionando conexões. Por isso, salientamos que, se profissionais entenderem que podem colaborar para reativar essas iniciativas, a entidade estará sempre à disposição para dar todo suporte necessário”, destaca Fernando.

DÉBORA TESSLER

À frente da Débora Tessler Comunicação Estratégica, a empresária Débora Tessler lançou nesta quarta-feira, dia 02 de junho, o primeiro episódio de uma websérie em que conta sua trajetória pessoal e profissional, através de quatro pilares: comunicação, relacionamento, conexões e autoconhecimento. O projeto que tem direção de Gabriella Bordasch (Daterra Studio), ideação e roteiro da jornalista Fernanda Pandolfi (FP Ideação em Mídias Sociais)e locação na WeWork, em Porto Alegre, é composto por 4 episódios que vão ao ar quinzenalmente.

Nos vídeos, que serão postados no perfil @deboratessler no Instagram, Débora relata como a comunicação entrou na sua vida. Fazendo um resgate do final da adolescência, também apresenta grandes projetos já realizados com marcas como Intercity Hotels, Hits Entretenimento (atual Opus Entretenimento), Alexandre Herchcovitch e Grupo Cortel. Além disso, fala sobre a coragem de ser quem se é e a respeito da importância de manter seus valores sempre em pauta.

“Minha motivação para realizar esse projeto foi registrar e responder perguntas que sempre recebo como: Com o que você trabalha? O que você faz? Optei por gravar uma websérie, conduzida por duas profissionais que admiro muito, por considerar essa uma forma mais confortável para me sentir à vontade, pois sentia dificuldade em simplesmente ligar a câmera do celular e gravar vídeos sobre mim mesma. Fiquei mais segura tendo a condução da Fernanda e da Gabi ”, explica a empresária da comunicação.

Além de vida e trabalho, a cada episódio, o público será convidado a refletir sobre uma pergunta de uma caixinha de exercícios de inteligência social – dinâmica que a profissional utiliza para trocar ideias com as pessoas que a acompanham no Instagram.

GRUPO RBS

Nesta sexta-feira (3), o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, vai abrigar a maior sala de aula da América Latina – o Crie o Impossível. A iniciativa, criada em Minas Gerais e que teve no Rio Grande Sul sua maior audiência online na última realização, agora ganha edição nacional. Reafirmando a crença na educação como o caminho para o desenvolvimento, o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, integra o time de embaixadores do projeto e a RBS marca presença como apoiadora da edição.

O evento tem a expectativa de levar cerca de 10 mil estudantes de escolas públicas para se inspirar e aprender lições de empreendedorismo com nomes de destaque nacional. Serão quatro horas de palestras com falas de personalidades como o ex-jogador de futebol Tinga e a cientista Jaqueline Goes de Jesus. Ao todo, 11 palestrantes subirão ao palco montado com a missão de inspirar os jovens.

Durante o evento, realizado das 8h às 12h, GZH estará transmitindo o evento ao vivo no YouTube. Os programas Atualidade e Timeline, da Gaúcha, serão apresentados diretamente do campo do estádio. O Bom Dia Rio Grande e o Jornal do Almoço, da RBS TV, terão entradas ao vivo e reportagens acompanhando o evento e a repercussão nas escolas do interior do Estado. A noite, os destaques do evento estarão no RBS Notícias. A cobertura completa estará disponível em GZH e Zero Hora com notícias, reportagens e ações digitais.

No mesmo dia, às 12h30, será realizado um almoço para oportunizar o relacionamento com parceiros do projeto e representantes de empresas gaúchas que apoiam esta causa. Além do aulão a céu aberto, o evento incentiva os jovens a participar da jornada Empower, na qual os alunos identificam problemas de suas escolas e comunidades e criam soluções para mudar o futuro. Os estudantes que se destacarem receberão mais de R$ 10 milhões em bolsas de estudo integrais.

A quarta edição do Crie o Impossível é organizada pela ONG Embaixadores da Educação, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.

FENAPRO

A entrada em vigor da lei que muda as regras de limite de gastos com propaganda no primeiro semestre de anos eleitorais para órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, publicada ontem (01/06), foi muito bem recebida pela Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda, que representa sindicatos das agências do setor em todo o País. A lei permite amplia os limites a serem investidos pelos órgãos públicos em 2022, e que antes estavam limitados a média das despesas com publicidade no primeiro semestre dos três anos anteriores ao do pleito.
Apenas da parte do governo federal, o texto da lei permite um aumento de R$ 25 milhões nessas despesas ainda em 2022.
“O fato de a legislação limitar até aqui os gastos públicos com propaganda em anos de eleições causava grande impacto aos negócios da indústria da comunicação e prejudicava a comunicação dos órgãos governamentais sobre temas relevantes, como o de Saúde, que não deveriam esperar para serem divulgados ao público”, observa Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. “Esta lei flexibiliza a aplicação do orçamento público para uma realidade mais próxima das demandas dos governos e da própria sociedade.”
As restrições que vigoravam até aqui sempre tiveram, historicamente, um forte impacto na receita das agências de propaganda que atendem contas públicas, ao limitarem os gastos de publicidade governamental à média dos primeiros semestres dos últimos três anos.
Agora, os órgãos públicos federais, estaduais ou municipais ou respectivas entidades da administração indireta, estatais, por exemplo, poderão empenhar, no primeiro semestre de anos eleitorais, o montante de gastos com publicidade de até seis vezes a média mensal dos valores empenhados e não cancelados nos três últimos anos que antecedem o pleito. Ficam, contudo, excluídos da lei, a publicidade institucional de atos e campanhas.
Já em relação à Covid-19, a lei permite neste ano a publicidade institucional de atos e campanhas destinados exclusivamente ao enfrentamento da pandemia e à orientação quanto aos serviços públicos de combate à doença, sendo que o limite de gasto em ano eleitoral não será aplicável a essas ações de combate à pandemia.
“Com a nova lei, as agências terão um fôlego maior para gerenciar suas operações em anos eleitorais”, acrescenta o presidente da Fenapro.

RÁDIO GRENAL

Apaixonada por futebol! Há uma década, durante as 24 horas do dia, a Rádio Grenal comprova o slogan escolhido para a emissora, que integra a Rede Pampa de Comunicação.
Oficialmente inaugurada em 28 de maio de 2012, a Rádio Grenal segue como a única emissora conhecida no mundo a transmitir, ao vivo, uma programação dedicada exclusivamente aos assuntos relativos ao futebol, com destaque total para as informações de Grêmio e Internacional.
Aproveitando a brecha entre os jogos, a comemoração de aniversário acontece nesta terça-feira (31). A partir das 08h e estendendo-se até às 20h, uma centena de convidados especiais, entre craques do presente e do passado, autoridades e anunciantes, visitará a Rede Pampa para brindar a data e interagir com os comunicadores e ouvintes. Toda a programação, com direito a “parabéns a você”, será transmitida pelos canais da Rádio Grenal e de lives no Facebook e no YouTube. Entre os nomes que passarão pelos estúdios da Rádio Grenal, estarão os presidentes e os vices de futebol do Grêmio e do Inter, o Vice-presidente da CBF, Francisco Novelletto, além de dezenas de craques que fazem parte história da dupla, como Paulo Roberto Falcão, Celso Roth, Tinga, Fabiano, entre outros.
Para o Presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, “É um momento de muito orgulho e de realização por termos optado por esse nicho de mercado, que não era atendido. Hoje, contamos com grandes parceiros comerciais que levam suas marcas a milhares de ouvintes que nos prestigiam. E muitas novidades serão divulgadas, em breve, para agitar gremistas e colorados no mundo inteiro”, declara Gadret.
“Os nossos parabéns vão para os nosso patrocinadores, ouvintes e a todos os nossos profissionais que, de forma muito qualificada, fazem uma rádio de futebol firme e forte, ouvida por todo o planeta”, ressalta o Vice-Presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto.
O maior narrador de clássicos Grenal da história, Haroldo de Souza, conta que, em 2012, conheceu a Rádio Grenal e aceitou o grande desafio de integrar o elenco da emissora: “A Grenal, para mim, é vida e emoção!”. Do mais experiente, para um dos mais jovens comunicadores, a revelação Kalwyn Corrêa atua na emissora desde a inauguração: “Sou grato por fazer parte desse time, acompanhando de perto o crescimento da rádio e podendo evoluir junto com ela.”
A diretora da Rádio Grenal, Marjana Vargas, explica alguma das razões pelas quais a emissora completa dez anos entre as mais ouvidas, vistas e seguidas no Brasil: “Além deste elenco fora de série, nos valemos das potencialidades das plataformas das redes sociais e das inovações tecnológicas para impulsionar a divulgação, engajamento e fidelização dos ouvintes e internautas. Além do FM 95,9, a Rádio Grenal sempre pôde ser ouvida de qualquer lugar do planeta, pelo aplicativo próprio, pelo www.radiogrenal.com.br, pelos canais de áudio das TVs por assinatura e pelas transmissões ao vivo (lives) através das redes sociais, mostrando os comunicadores atuando nos estúdios e nos estádios, durante as jornadas esportivas. E não temos dúvida: vamos conquistar o mundo!”, finaliza Marjana.

FEEVALE

A Universidade Feevale e o programa RS Criativo, iniciativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, estão preparando o Relatório de Tendências Comportamentais 2023 (Prevers), que será disponibilizado a partir do segundo semestre deste ano. O projeto, realizado pelo Centro de Design e o Laboratório de Criatividade da Instituição, por meio do trabalho de professores, estagiários, bolsistas e voluntários, tem como objetivo mapear as práticas e os hábitos do comportamento dos consumidores gaúchos a fim de indicar caminhos criativos em cenários mercadológicos.
De acordo com a coordenadora do estudo e professora do curso de Moda da Feevale, Renata Fratton Noronha, a investigação atual está centralizada em um cenário pós-pandemia. “O afrouxamento das medidas sanitárias, em função da vacinação, fez com que experienciássemos nosso cotidiano de outra forma. Muitos hábitos adquiridos durante a pandemia foram incorporados e outros foram esquecidos por completo. O que ainda fará sentido quando pensarmos no desenvolvimento de negócios e produtos?”, questiona.
O coordenador do mestrado em Indústria Criativa e do Laboratório de Criatividade da Instituição, Cristiano Max Pereira Pinheiro, afirma que, por ser uma pesquisa local, o Prevers torna-se uma ferramenta importante que une olhares de segmentos acadêmicos ligados à indústria criativa, profissionais e iniciativas governamentais. Para a realização do mapeamento, um dos meios utilizados será um questionário, que ficará disponível para respostas até o dia 15 de julho. Para participar, basta preencher o formulário no site https://feev.as/43c0eb1.

W3HAUS

A W3haus, agência do Grupo Stefanini, anuncia a conquista da conta da Remessa Online, principal fintech brasileira de transferências internacionais, e a Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil.

As marcas passam a contar com as equipes de atendimento de Criação e Conteúdo da W3haus para potencializar suas campanhas.

Com mais de 400 mil clientes, a Remessa Online, adquirida no final de 2021 pelo Ebanx, fintech brasileira líder em pagamentos na América Latina, fechou contrato com a W3haus para ativações previstas para o início deste mês nas redes sociais, a fim de dar ainda mais visibilidade aos seus serviços, que proporcionam acesso de transferências internacionais de forma mais fácil, rápida, confiável e de baixo custo.
O objetivo é tornar a marca mais atraente para o público de consumidores que precisam realizar transferências internacionais. A Remessa Online, que tem certificações pelo Banco Central (Bacen), também conta com uma das menores taxas do mercado e executa remessas para todas as finalidades, tanto para pequenas e médias empresas quanto para pessoas físicas. Atualmente, uma em cada três operações de envio realizadas por pessoas físicas no país trafegam pela plataforma da Remessa Online. Além disso, atende a muitos criadores de conteúdo que são remunerados pelas redes sociais em dólar, como por exemplo, o Google Adsense.
Para a Ancar Ivanhoe, gestora de 24 shoppings em cinco regiões do País e mais de 45 anos de experiência de mercado, a agência já está produzindo as ações para divulgação do novo aplicativo e da assistente virtual Ana. Ambas trarão ainda mais praticidade e vão tornar a experiência do cliente das redes de lojas dos shoppings mais relevante e integrada.
“Dar as boas vindas a duas marcas de segmentos tão diferentes e que conversam com públicos tão variados é o tipo de desafio que nos motiva e mostra a versatilidade do nosso time estratégico. Também é um sinal da maturidade das empresas quando olham para o digital, que é o nosso DNA, e enxergam que ele permeia toda a estratégia, independente dos meios”, destaca Rafael Macedo, co-CEO da W3haus.

As novas contas somam-se a outros clientes da agência, como O Boticário, Tramontina, Quem Disse, Berenice?, AutoPass, Gramado Parks, Iguatemi Porto Alegre, Eudora, HBO, entre outras.

ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou ontem, 26/05, mais um #ABAforadaABA. O encontro, em formato híbrido, marcou a 3ª reunião do Comitê de Mídia da ABA, no qual também foi entregue mais um guia de diversidade ao mercado, seguido por um Happy Hour patrocinado pela NEOOH.
O lançamento do “Guia Diversidade e Representação: Foco no planejamento e compra de mídia” é uma entrega dos Comitês de Mídia, presidido por Marco Frade, head of media, digital & CRM para Brasil, Paraguai e Uruguai da Diageo; vice-presidência de Paulo Carneiro, gerente de comunicação & mídia digital da Coty; e de Comunicação & ESG, presidido por Fabiola Duarte, head of communication da L’Oréal.
A ABA tem levado ao mercado diversas iniciativas relacionadas ao pilar de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), por meio de sua agenda estratégica, tendo lançado o “Guia de Diversidade & Inclusão no Processo Criativo das Marcas”, “Guia para Diversidade e Inclusão: A abordagem de um profissional de marketing”, “Guia de boas práticas de combate ao etarismo”, além do “Guia para representação responsável de gênero na publicidade”.
Diante da responsabilidade dos profissionais da área de atuarem como agentes transforma¬dores da sociedade e contribuírem para um mundo mais justo através de uma comunicação mais diversa, inclusiva e representativa, a ABA trouxe para o mercado brasileiro este Guia, uma livre tradução de sua versão original elaborada pela WFA — World Fede¬ration of Advertisers, com o propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.
“Nosso objetivo é estimular os anunciantes a terem um olhar progressista e inovador. Com este guia, provocarmos os profissionais de marketing a se desafiarem e não aceita¬rem os estereótipos ou generalizações que ainda temos em relação a alguns públicos. Ele traz à luz reflexões e indica alguns caminhos para que o marketing dê mais visibilidade à pluralidade de consumidores que representam oportunidades muitas vezes desperdiçadas pelas marcas; mas que podem ser alcançadas com planejamento e execução de mídia mais inclusivo e representativo”, diz Nelcina Tropardi, presidente da ABA, vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+.
“Desde 2018, DE&I está na agenda estratégica da ABA. Já publicamos quatro guias que abordam essa temática, inúmeros webinares, o livro `Reflexões — Diversidade & Inclusão´ (Editora Leader), que escrevi com Nelcina Tropardi, publicado no ano passado, e o Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing, que construímos junto com a WFA. Acreditamos que o marketing precisa ser fundado em uma base sólida de valores, e que diversidade e inclusão não podem mais ser dissociadas das estratégias de marcas. Atuamos em diversas iniciativas acerca desta pauta, porque acreditamos que com um ecossistema diverso e inclusivo, o marketing é mais criativo e inovador para transformar os negócios e a sociedade”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.
“Ao trazer o presente guia para o mercado brasileiro, o Comitê de Mídia da ABA propaga as boas práticas que promovem a diversidade e a representação em nosso ecossistema, por meio de reflexões e orientações para um planejamento e compra de mídia mais inclusivo. As marcas poderão aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas, como se humanizar, zelar por suas reputações, pela lealdade do consumidor, ter mais criatividade e inspiração, ser inovadora e consequentemente, ter uma melhor performance”, relata Marco Frade.
“Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e precon¬ceitos. Este guia tem como objetivo apoiar os profissionais de marketing para atuarem de forma crítica, questionadora e disruptiva, garantindo que a diversidade esteja presente em todas as etapas da criação, bem como no planejamento e compra de mídia.”, afirma Fabíola Duarte.
A 3º reunião do Comitê de Mídia da ABA contou com Fernanda Castilho, general manager da MOSS; e Calvin Trubiene, environmental consultant da Gol Linhas Aéreas, como guest speaker, discorrendo sobre “Sustentabilidade e Mídia”. Em seguida, o espaço foi aberto para o debate entre os líderes presentes.
Acesse o guia clicando aqui, e a foto do Comitê de Mídia clicando aqui.

INFLUENCIADORES

O Brasil conta com mais de 500 mil influenciadores digitais, superando os 374 mil dentistas formados, 455 mil engenheiros civis e quase empatando com os médicos, que somam 502 mil.

Quem são esses influencers?

Gente desenvolta em frente às câmeras, que tem pelo menos 10 mil seguidores no seu perfil e faz algum tipo de #publi.

A profissão não é regulamentada, mas já movimenta muito dinheiro no mercado: as redes sociais receberam R$ 1,43 bilhão em investimento publicitário em 2021. O valor supera o investimento em rádio, jornal, revista e cinema.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.