NOTAS DA SEMANA – 06.10.2023

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ENTREVISTA COM RAFAEL GUERRA

1. Quem é Rafael Guerra?

Um cara curioso. Que gosta de gente. De viajar, de conhecer. Que reflete pra caramba sobre situações, vivências e decisões. Que gosta demais quando os planos dão certo. Que sofre e se irrita as vezes com o Tricolor, mas tem o Grêmio no coração. Gaúcho, porto alegrense, que nasceu na zona norte, morou na zona sul e hoje aproveita o Menino Deus. Um cara que tem a felicidade e orgulho de ter familiares, amigos, e profissionais que de alguma forma contribuem todos os dias pra que eu seja uma pessoa melhor.

2. Há 22 anos presente no mercado de comunicação, passando por veículos, entidades de classe… E, agora atuando numa empresa de planos de saúde. O que mais te impressionou nessas atuações?

Há poucos dias conversei com uma amiga sobre trajetória e vivências profissionais. No meio da conversa ela me sinalizou: “Tu percebeu que em todas empresas que tu atuou, elas passaram por mudanças estruturais significativas?”. Não tinha olhado sob essa ótica, mas fez muito sentido. Na RBS, nos 14 anos que atuei por diferentes áreas, acompanhei o crescimento do digital e o impacto em todo o mercado de mídia e comunicação. Na Opus, participei da implantação da nova tiqueteira (a uhuu.com) e a mudança de um serviço de venda de ingressos para uma potencial plataforma de dados e comportamento de consumo do entretenimento, com impacto em todo ecossistema e modelos de negócio. Na CDL Porto Alegre, além de acompanhar de perto a estrutura política de uma entidade extremamente relevante para o mercado do RS, vi mudanças no mercado de crédito , com a entrada em vigor do Cadastro Positivo e o mar de oportunidades para lojistas e empreendedores. Sem contar as mudanças comportamentais de consumo no varejo. Agora, na Unimed Porto Alegre, um momento onde o mercado da saúde passa por provações e discussões de extrema relevância: sobre modelos de negócio, oportunidades, relação das pessoas com o cuidado e sua saúde, com investimentos em tecnologia e inovação… enfim, mudanças e transformações de mercado tem sido uma marca interessante nessas experiencias profissionais. Com esses cenários, o que realmente impressiona é a velocidade das mudanças. A forma que tudo acontece e nos envolve de uma forma all in: você precisa entender, mergulhar… pra conseguir propor soluções, resolver questões do dia a dia e principalmente olhar para frente e para o futuro.

3. Todas as especializações que tens e que continuas cursando, te dão mais conhecimento ou afirmação pessoal?

Eu gosto demais da tecnologia. De conhecer, pesquisar, experimentar… saber o que está sendo discutido, planejado e construído para o presente e futuro. De novo a velocidade: há dois anos sai da NRF (maior feira de varejo do mundo, em NY) com o Metaverso sendo a bola da vez. Terminou 2022 e pouca gente fala do Metaverso. Desde o ano passado, com muita força, falamos da IA e os impactos em nosso dia a dia , com possibilidades infinitas de transformação das nossas vidas. E não para o futuro apenas, mas de forma imediata. Temos que falar mais sobre isso. As instituições de ensino precisam ter na ponta da língua as pautas de hoje e de amanhã. O mundo está rápido demais para ficarmos muito tempo em um ambiente acadêmico com modelos antiquados. Tive experiencias na Unisinos, na ESPM, na UFRGS e recentemente fiz um XBA na Startse. A diferença está na dinâmica, na atualização, na forma de compartilhar conteúdo. De engajar e manter o vinculo com os alunos através de conteúdos infinitos. Quero voltar a estudar. No início de 2024, com certeza. E a busca é por conhecimento. Não por diploma ou certificados. Prova disso é que, muito pela minha passagem na CDL POA, tive a oportunidade de participar de algumas missões empresariais em eventos internacionais. O aprendizado, por conteúdo e networking nesses eventos tem um valor incrível para conhecimento e também para afirmação. Como é bom saber, conhecer e compartilhar o que aprendemos. Outro exemplo é a participação em entidades empresariais. Já atuei na ADVB/RS e atualmente na ARP, com a equipe liderada pelo Presidente Fernando Silveira. A troca, a conversa, os eventos, o compartilhamento e as discussões sobre situações comuns ajudam demais a pensar o dia a dia, ampliar conhecimento e manter uma rede de relacionamento sempre sólida. Acredito que somos a soma do que acreditamos, das experiencias que vivenciamos e do aprendizado que temos com as pessoas que nos rodeiam.

4. Rafael Guerra, participante ativo de entidades de marketing e propaganda, tem tempo para o lazer?

Fundamental! Eu procuro organizar meu ano com viagens. É uma das minhas prioridades. Faz um bem danado. E não falo pro ego, falo pra cabeça mesmo. Ambientes novos, lugares diferentes ou ate mesmo aqueles que já conheço. O viajar, o olhar as coisas de outro ângulo, estimulam a criatividade, inspiram e ajudam a deixar o dia a dia mais leve. Mas como não da pra viajar tanto como gostaria… tenho meu futebol sagrado as segundas-feiras, retomei o basquete após 20 anos, e aproveito bem a nossa Orla revitalizada pra jogar. Acredito demais que esses momentos nos ajudam a melhorar, a organizar as pautas, demandas. Me faz sentir bem, para as atividades de hoje, mas sempre olhando para o futuro.

SALÃO ARP

Estão abertas as inscrições de cases para o Salão ARP 2023, o principal prêmio de publicidade e propaganda do Rio Grande do Sul. Os interessados em concorrer devem realizar sua inscrição pelo site do evento até o dia 3 de novembro. Os finalistas serão conhecidos ainda durante o mês de novembro.

Neste ano, a Associação Riograndense de Propaganda escutou as demandas do mercado mais uma vez, trazendo atualizações ao seu regulamento, incluindo o aumento no número de jurados que avaliam os trabalhos. Confira as novidades de cada categoria:

Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano: será definido por três colegiados. O primeiro deles reunirá todos os vencedores desta mesma categoria na última década. O segundo será formado pela atual diretoria da ARP. Por fim, contribuirão representantes de grupos e entidades do mercado.

Agência do Ano: a partir de agora, os três finalistas serão definidos por duas frentes. Dois deles virão da categoria “Agência do Ano” e o outro finalista virá da inscrição na categoria Projetos de Agência, ou seja, a agência com o melhor desempenho entre os projetos inscritos nesta categoria já será finalista automaticamente.

Professor do Ano: antes não era necessário se inscrever individualmente, estando este título vinculado ao concurso ARP Academy. Agora, cada professor deverá ser associado à ARP e realizar sua própria inscrição de case.

Profissional de Marketing do Ano: a categoria se desvinculou do case de Marca do Ano, passando a ser necessária inscrição individual.

Profissional de Atendimento de Veículo: dos três indicados, dois surgirão por inscrição de case, enquanto o terceiro nome será indicado pelo Grupo de Atendimento de Veículos (GAV).

Produção Eletrônica: mudou de nome, deixando de receber os projetos voltados à produção digital e animação — agora separados em uma categoria própria.

Produção Digital e Animação: a categoria é inédita e foi criada para atender aos estúdios de animação e produtoras digitais.

Serviço de Conteúdo Digital: a nova categoria foi criada para contemplar empresas que atuam oferecendo conteúdo para o meio digital.

As demais categorias e orientações podem ser conferidas no regulamento completo.

MOOVE

A Moove criou a nova campanha de divulgação da tradicional promoção Junte & Ganhe do jornal Diário Gaúcho. Desta vez, a atração é o kit Chique Demais, composto por uma jarra e quatro taças de vidro com um sofisticado design bico de jaca.

A agência criou o nome do kit e desenvolveu a campanha com uma linguagem em clima de primavera/verão, com referências inspiradas no mundo pop. A ideia criativa transmite alto astral, sugerindo que os leitores aproveitem momentos refrescantes com a família e recebam amigos em casa.

Para a ação, foram desenvolvidas peças como filme de 30”, jingle de 30”, anúncios para jornal e materiais para redes sociais. A campanha já está em veiculação e atinge todo Rio Grande do Sul, nos meios TV, rádio, jornal e internet.

Para garantir o kit Chique Demais, o leitor precisa juntar os 70 selos que acompanham as edições diárias do DG. O primeiro foi publicado no dia 26 de setembro. E mais, nessa edição da promoção, o leitor concorre a vales-presentes de até R$ 10 mil*.

Confira o regulamento em www.diariogaucho.com.br/junteeganhe.

RÁDIO GRENAL

A Moove criou para a Rádio Grenal, estação de rádio sediada em Porto Alegre e que pertence à Rede Pampa de Comunicação, a campanha “Paz entre as torcidas” para o próximo Gre-Nal do dia 08/10 que acontecerá no estádio Beira-Rio. A campanha é uma tentativa da Rádio Grenal levar uma mensagem solidária aos torcedores com a intenção de acalmar os ânimos e deixar a violência de lado nessa que é a maior atração do futebol gaúcho. Com vídeos dos hinos de ambos os lados, o clima é de descontração e de animação para aproveitar o espetáculo sem distúrbios e brigas.

FEEVALE

A Universidade Feevale promoverá, nos dias 23 e 24 de outubro, a primeira edição do Festival de Criatividade, evento para aproximar estudantes de Publicidade e Propaganda do mercado de trabalho e criar oportunidades de networking. As atividades, organizadas pela Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Feevale, acontecerão no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), e se iniciam, em abas as datas, às 19h30min.

A primeira noite de atividades será no prédio Amarelo. Os estudantes poderão escolher entre sete workshops, em áreas como empreendedorismo, redação, criatividade e carreira, entre outras. No dia seguinte, duas palestras serão ministradas no Salão de Atos do Câmpus II. A primeira, com Keni Martins, sócio e idealizador do festival Rap in Cena e comunicador na Rede Atlântida; e a segunda, com Marcelo Pires, publicitário que já atendeu a contas de empresas como Bombril, Arno, Embratel, Grendene, SBT, Grupo RBS e Panvel, e que atua na Ideia da Silva, empresa de criação de conteúdo da qual é proprietário.

Apesar de o evento ser pensado para a área de Publicidade e Propaganda, qualquer membro da comunidade pode participar. Apenas para os workshops é necessário realizar inscrição, no endereço www.feev.as/festival-de-criatividade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail agecom@feevale.br.

LOJAS LEBES

Com 3 meses de duração, a promoção irá sortear 1 casa e 130 viagens nacionais.

Já imaginou ganhar um voucher da CVC para fazer aquela viagem nacional dos sonhos e ainda ter a chance de ganhar uma casa de presente? Agora, isso é possível com a grande campanha “Natalzão Lebes: Casa Nova & Mala Pronta”, que promete agitar o varejo neste fim de ano.

Participar desta promoção é muito simples. A cada R$ 300,00 em compras de produtos e serviços, o cliente receberá um cupom para concorrer ao sorteio de 10 vouchers de viagens por semana.  Além disso, no último sorteio, todos os participantes terão a chance de concorrer a uma casa no valor de R$ 200 mil reais.

“Temos certeza de que esta campanha vai empolgar a todos pois viajar é um dos grandes sonhos das pessoas e uma das melhores formas de curtir a vida.  Assim, seguindo nosso propósito de facilitar o acesso das pessoas a seus sonhos, ficamos especialmente felizes em poder proporcionar essa experiência a 130 clientes. Se ganhar uma viagem já é bom, imagina ainda levar de presente uma casa nova?”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

A campanha estará em vigor até 31 de dezembro e poderá ser acompanhada no site, lojas, redes sociais e mídias.

Consulte regulamento no site:www.lebes.com/regulamentos

TOP DE MKT ADVB/RS

Com foco total no mercado gaúcho e uma das principais do segmento no Rio Grande do Sul, a Fruki Bebidas vive um grande momento. Investindo R$ 174 milhões na nova planta industrial e abrindo tanto oportunidades de mercado quanto de empregos, a empresa familiar fundada em 1924 se tornou uma potência do setor, produzindo 420 milhões de litros ao ano. Após um período de transformação iniciado em 2002 e que levou à profissionalização, ao amadurecimento, à implementação de processos e à sucessão da primeira mulher ao cargo máximo, a organização colhe agora os frutos de um trabalho comprometido de quase um século — jornada que se consagra com a escolha de Aline Eggers como a Personalidade de Marketing e Vendas do TOP de Mkt ADVB/RS.

Com a mesma paixão que o negócio foi iniciado três gerações atrás, Aline se orgulha da cultura de engajamento e motivação passada de geração para geração, que sempre garantiu resultados sólidos e crescentes. De desafios como o lançamento de produtos à abertura de centros de distribuição e o aumento considerável de faturamento, sua trajetória elevou a empresa a um novo patamar. Hoje, com um amplo portfólio, a Fruki figura entre marcas preferidas dos consumidores. “Este prêmio tem um significado muito especial, uma vez que ele simboliza o quanto a Fruki vem se destacando e fortalecendo sua imagem neste mercado altamente competitivo. Sem dúvida o reconhecimento nos inspira a seguir inovando cada vez mais, focados em entregar sempre o melhor para os nossos clientes e consumidores.”, ressalta.

“A escolha da Aline foi uma grande satisfação para a ADVB/RS e comprova a relevância do seu trabalho para o mercado de marketing e vendas de nosso Estado”, comemora o presidente da ADVB/RS, Rafael Bicca Machado. “Com certeza a trajetória da Aline e os cases de marketing e vendas por ela liderados são um exemplo para todos”.

Em 2023, o processo de escolha do Personalidade de Marketing e Vendas se deu por meio de um novo formato. “Foi uma ótima experiência, mais coerente com as melhores práticas de governança”, ressalta o Presidente da ADVB/RS. “Temos, com isso, uma primeira etapa em que uma lista restrita de nomes é escolhida pelo Conselho de Administração da ADVB/RS. Depois, a parte final, em que cada um dos mais de 70 jurados vota, de forma individual e confidencial, em um dos nomes constantes da lista. Sendo eleito, então, o nome mais votado por esse júri técnico”.

GRUPO RBS

Completando um ano de atuação, a RBS Ventures anuncia mais uma empresa investida. A media capital do Grupo RBS vai aportar até R$ 9 milhões em mídia e recursos financeiros em empresa de tecnologia originada da fusão de duas pioneiras do segmento de portaria virtual condominal, a VPort e a Maguen.

Com a integração das duas marcas, a nova organização já surge como líder do setor, respondendo por 30% do mercado de condomínios com portaria virtual em Porto Alegre. Somam-se a experiência em consultoria da VPort, fundada em 2015, com as inovações inéditas no mercado gaúcho proporcionadas pela Maguen, em atuação desde 2018, para oferecer as mais avançadas tecnologias e soluções para este segmento em expansão. Com apoio da Píer Partners, que deu suporte ao processo de fusão, o foco agora é na gestão e na governança do negócio, promovendo a integração de times e tecnologias e buscando sinergias.

A partir do investimento da RBS Ventures, a empresa, que anunciará a sua nova marca em breve, busca alavancar negócios, incrementando seu portfólio, aprimorando a excelência dos serviços prestados e ampliando sua atuação no mercado.

– Com a fusão, nos tornamos a maior empresa do setor no Rio Grande do Sul, proporcionando aos clientes uma melhor experiência no que diz respeito a segurança e controle de acesso do seu condomínio ou empreendimento. A partir do aporte em mídia e recursos da RBS Ventures, iremos expandir a atuação da empresa que acaba de se formar e aprimoraremos ainda mais a entrega aos condomínios – afirma Leandro Cardon, sócio-fundador da VPort

– Esta parceria com a RBS Ventures, além de validar a nossa atuação enquanto líderes de um setor em franca expansão, aumenta a capacidade de entregar um serviço de segurança de excelência ao nos apropriarmos de altos padrões de gestão empresarial que a RBS Ventures e Pier aportarão no negócio – destaca Fernando Salama, sócio-fundador da Maguen.

Tendo, além de recursos financeiros, a mídia como ativo para potencializar negócios, a RBS Ventures diferencia-se dos fundos de venture capital tradicionais, podendo oferecer a visibilidade e a expertise de um dos maiores grupos de comunicação do país, com grandes índices de audiência e penetração em diferentes públicos e mercado. Com o objetivo de expandir a atuação do Grupo RBS para outros segmentos e ampliar o alcance e a liderança da empresa a partir da força da comunicação, a media capital tem, entre as empresas investidas, uma das principais plataformas de games do Brasil, a Player 1 Gaming Group, em sociedade com a Globo Ventures, além da exclusividade comercial na Arena do Grêmio e no Estádio Beira-Rio.

Em abril, a empresa anunciou investimentos na rede de cuidados em saúde Salute e, neste mês, lançou a Pulso Creators, empresa de marketing de influência que soma o casting de talentos da RBS aos principais creators do sul do país em uma proposta única para conectar marcas e influenciadores.

– Com o investimento na empresa originada da fusão da Maguen e da VPort, a RBS Ventures segue avançando em territórios estratégicos como os setores de tecnologia, saúde, segurança e creative economy. E até o fim do ano esperamos anunciar novas investidas em outros segmentos-alvo com alto potencial de crescimento – afirma Eduardo Seib, head de Operações da RBS Ventures.

ÁGUA DA PEDRA

A Pink Run, corrida de rua que ocorre em diversas cidades do país em alusão ao Outubro Rosa – campanha nacional pela prevenção ao câncer de mama – acontecerá no último domingo do mês, dia 29, em Porto Alegre. A ação ocorre na Orla do Guaíba, com largada às 8h, na Edvaldo Pereira Paiva, próximo à Usina do Gasômetro, Centro da Capital. A atividade terá três possibilidades de percurso: 3km, 5km e 10 km. Realizada pela Sprint Final, a rústica deste ano tem patrocínio exclusivo de Água da Pedra com a campanha “Sinta-se, a prevenção é o primeiro passo”, em parceria com o Instituto Camaleão.

Ao longo do trajeto, os corredores poderão se hidratar com água mineral Água da Pedra. O evento também marcará o primeiro contato do público com os lançamentos da marca, as águas saborizadas de abacaxi com hortelã, frutas vermelhas e limão com alecrim, que serão distribuídas em sampling no local.

“Estar em um evento do calendário oficial da campanha de Outubro Rosa é muito gratificante. Novamente, levamos Água da Pedra ao centro da causa em prol da saúde por meio do incentivo à prática de esporte, que diminui os riscos do desenvolvimento de câncer e promove a autoestima e o bem estar”, salienta a presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini.

O evento também servirá como marco para a mudança da identidade visual de Água da Pedra, que será apresentada ao público durante a corrida e atualizada nas redes sociais. Os participantes receberão kits com camiseta, sacola e materiais oficiais da prova, com número de inscrição, chip, e medalha, que devem ser retiradas na véspera, na Decathlon do Praia de Belas. Inscrições em sprintcrono.com.br

Água da Pedra e Instituto Camaleão também irão oferecer ao público a série Papo de Especialista, conteúdo elaborado junto a profissionais das áreas de Saúde, tanto clínica quanto mental, Direito e Social. Os vídeos serão publicados ao longo de todo outubro no perfil @aguadapedra do Instagram.

Participarão da produção especialistas em Mastologia, Fisioterapia, Ginecologia, Nutricionista e Psicologia, além Assistente Social e Serviço Social. Os profissionais são voluntários e parceiros do Camaleão. Entre os temas abordados, estarão dúvidas comuns sobre hereditariedade, risco envolvendo próteses mamárias e chances de cura. A série será iniciada com a participação da vice-presidente e gestora de atendimento do Instituto Camaleão, que falará sobre a ajuda da equipe de serviço social, benefícios proporcionados pelas atividades do instituto e a importância do cuidado um com o outro na rede de apoio psicológico.

PRÊMIO CABORÉ

Aquele desejo de ser surpreendido com a chegada das cobiçadas gaiolas, que representam a indicação ao Prêmio Caboré, deixou de ser uma ilusão e foi vivenciado nesta quarta (27) e quinta-feira (28) por 14 profissionais e empresas indicados na edição 2023. Constantemente atenta às transformações da indústria, a premiação realizada pelo Meio & Mensagem, considerada a principal da indústria da comunicação no Brasil, atualiza nomes e abrangências de duas categorias.

A primeira delas é na categoria “Plataforma de Comunicação”, até então chamada de “Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia”. Com a mudança, a área passa a considerar não apenas o poder das plataformas como veículos de mídia, mas também seu potencial para vendas, atendimento aos clientes e comunicação das marcas com seus públicos.

Outra mudança foi na categoria “Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo” que ganhou o nome de “Plataforma de Conteúdo” e, a partir de agora, passa a retratar melhor o que representam atualmente os veículos de mídia com atuação multiplataforma.

A próxima etapa da premiação é o início da votação online, aberta exclusivamente aos assinantes do Meio & Mensagem (ativos até a edição 2079), que começa em 30 de outubro e vai até 30 de dezembro. A revelação dos vencedores acontece em 4 de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Propaganda, em cerimônia no Espaço Monte Líbano, em São Paulo (SP).

B.DROPS

A b.drops, foi fundada pelos irmãos Frederico e Felipe Viante em 2011 em Curitiba e hoje está presente com telas em mais de 820 salões de beleza e barbearias em 14 estados e 50 cidades.

A b.drops, desde 2016 multiplica seu inventário e hoje está presente com telas em mais de 820 salões de beleza e barbearias em 14 estados e 50 cidades.

“Escolhemos a Curi pela sua experiência de mais de 30 anos e interlocução com o mercado publicitário Gaúcho. Estamos muito felizes em celebrar essa parceria com todo o time da Curi “. Disse Rogério Gabriel Comprido , CRO da b.drops.

“Acreditamos no potencial de crescimento do segmento OOH e principalmente no público da b.drops. Tenho certeza que a b.drops no nosso portfólio melhora nossa capacidade de entrega para nossos clientes gaúchos”. Disse Fernando Curi – Fundador da Curi Propaganda e Promoções.

DIA DAS CRIANÇAS GNC CINEMAS

O GNC Cinemas promoverá sessões para um público muito especial: crianças e adolescentes na faixa de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade. No dia 16 de outubro (segunda-feira), às 10h, quase 3 mil crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão assistir, nas maiores salas da rede, ao filme “Elementos”, disponibilizado pela Walt Disney em parceria.  Os convidados vão receber alimentação por conta do GNC e parceiros, que também viabilizarão o transporte.

A diretora de marketing do GNC, Lucia Cuervo Silva, destaca que esta ação é comemorativa ao Dia das Crianças. “O cinema é sinônimo de magia, cultura e entretenimento. Então, queremos proporcionar aos estudantes momentos de diversão entre amigos e também ao lado dos professores”, afirma a executiva da rede em atividade desde 1991.

O longa-metragem “Elementos”, da Disney e Pixar, é ambientado na Cidade Elemento, onde vivem seres do fogo, água, terra e ar. Os quatro possuem forças e fraquezas que são afetadas pela presença um dos outros. Enquanto lidam com suas rotinas, eles também precisam saber quando evitar um determinado elemento para não ocorrer algum problema.  A história apresenta Ember, uma jovem impetuosa, cuja amizade com Wade, um garoto sentimental, divertido e que segue o fluxo das coisas, desafia suas crenças sobre o mundo no qual vivem.  Uma das lições que ficam depois de assistir à animação é o quanto todos necessitam saber lidar melhor com o que é diferente e olhar para além das aparências.

FARFETCH

A FARFETCH Limited (NYSE: FTCH), principal plataforma global para a indústria de luxo, realizou uma análise aprofundada deste setor do mercado, destacando tendências e comportamentos que envolvem a indústria. Nesta análise, é possível entender quem é o consumidor de luxo brasileiro, como ele se comporta e o que esperar em termos de novas tendências e mudanças para o próximo ano. A análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências.

Entusiastas do luxo são consumidores que têm o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda. Esse perfil tende a preferir produtos de marcas estabelecidas. Já os seguidores de tendências, que são iniciantes na experiência de luxo em sua maioria, tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e, por isso, costumam optar por marcas mais tradicionais. Tal cenário é reforçado por dados da FARFETCH, que revelam que nas categorias femininas e masculinas, as marcas mais acessadas no marketplace são grandes casas de moda europeias como Dolce & Gabbana, Gucci e Prada.

Um marco importante na evolução desse cenário foi identificado no relatório “Luxury Goods in 2022: The Big Picture”, publicado pela consultoria de pesquisas Euromonitor. Em 2020, os consumidores focaram na aquisição de produtos atemporais, mas, a partir de 2021, começaram a direcionar seu interesse para os grandes lançamentos de marcas e tendências.

Sobre a experiência de compra, observa-se que o consumidor de luxo, de maneira geral, busca experiências exclusivas no momento da compra, com um atendimento humanizado e personalizado. De acordo com o relatório ‘True-Luxury Global Consumer Insights” publicado em Julho de 2023 pela BCG x Altagamma’, mais de 40% dos consumidores anseiam por orientação humana mais sólida, segurança e cuidado das marcas, tanto online quanto offline.

De acordo com Renato Guerra, Vice-Presidente LATAM da FARFETCH, é nesse ponto que programas de lealdade podem fazer toda a diferença para o cliente de luxo. “O Private Client é a experiência de compra que oferece ainda mais benefícios dentro do ecossistema da FARFETCH e um verdadeiro case de sucesso para a companhia. Com vantagens como acessos exclusivos e serviços de personal stylist e fashion concierge, conseguimos criar uma experiência personalizada, especialmente pensada para os consumidores com alto poder aquisitivo”. A solução do Fashion Concierge, por exemplo, atende aos pedidos de clientes por produtos de luxo de acesso limitado, unindo conhecimento de mercado à rede global de parceiros e à expertise tecnológica da FARFETCH.

Outra tendência que ganha força localmente é o crescimento do consumo sustentável, que também se reflete no mundo da moda, impulsionada principalmente pelas gerações X, Millennials e Z, que buscam mais informações sobre a origem e a ética dos produtos. As marcas têm respondido a esse desejo, destacando preocupações sociais e ambientais em suas estratégias. Isso se reflete no resultado do terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente divulgado pela FARFETCH, que mostra que a taxa de conversão foi 10% maior para produtos Conscientes no marketplace, em comparação com os demais produtos. Em 2022, 27% dos clientes da FARFETCH compraram pelo menos um produto consciente, um aumento significativo em relação aos 16% registrados em 2021.

Renato completa: “A análise da FARFETCH destaca a diversidade e a evolução do mercado de luxo brasileiro. Os consumidores locais estão cada vez mais atentos às tendências globais e à sustentabilidade, enquanto também mantêm um apreço pelo luxo tradicional. Essa combinação torna o Brasil um mercado empolgante para as marcas de luxo globais.”

NAU MARINA E MORADAS

Situado estrategicamente na região que traz a proposta da experiência navegável misturada a verdadeiros refúgios, o empreendimento conta com 494 lotes, entre 300 m2 a 730 m2, e já está com suas obras em andamento. Muito próximo ao Litoral Norte Gaúcho e à Capital, possibilitando equilibrar a rotina de trabalho com momentos de lazer e bem-estar para toda família, o condomínio fechado de terrenos tem ligação direta por um canal que conecta as lagoas da Pinguela e do Peixoto, somando mais de 180 km de áreas navegáveis.

Tendo à frente a expertise da Aviva Urbanismo, o condomínio tem previsão de entrega para outubro de 2026, e terá marina exclusiva com pier flutuante, assinada por Klaus Peters, referência em projetos náuticos no Brasil. Também fazem parte dos diferenciais do Nau Marina e Moradas boat house, com mais de 60 vagas para barcos e lanchas e lotes molhados exclusivos na orla e no canal navegável. Os moradores ainda terão à disposição mais de 40 ambientes de entretenimento, entre praças equipadas e áreas sociais; e a privilegiada vista tanto da Lagoa do Peixoto como do Morro da Borússia, com direito à contemplação do pôr-do-sol.

FRENTE PARLAMENTAR PELAS DOENÇAS CRÔNICAS NA PELE

A Câmara dos Deputados instalou, na tarde de ontem (02/10), a Frente Parla¬mentar Pelas Doenças Crônicas de Pele — uma iniciativa da Psoríase Brasil (Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele) com coordenação do deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD/RR). Conforme o texto, a frente pretende apoiar políticas públicas e ações relacionadas às doenças crônicas de pele, além de defender o acesso universal ao diagnóstico e tra¬tamento das doenças, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelos planos privados (ANS).

A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (4/10), no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, às 14h — precedendo um encon¬tro de alta relevância na área da saúde. O I Simpósio Brasileiro de Doenças Crônicas de Pele congrega a comunidade médica e órgãos públicos para debater diagnósticos, tratamentos e políticas públicas voltadas a pacientes com psoríase, der¬matite atópica, vitiligo, urticária crônica espontânea e hidradenite supurativa. Pro¬movido pela ONG através do projeto Doenças de Pele, o simpósio terá a participação do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia, CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), ANS (Agência Nacio¬nal de Saúde Suplementar) e da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia — e inclui apresentação das pesquisas recentes realizadas no país.

ABAJUR PROPAGANDA

Um teclado – metade de computador, metade musical – é o símbolo da nova campanha da Abajur. A agência, que cunhou o conceito de Propaganda de Convivência, defende a importância de criar campanhas misturando inteligência de mercado e criatividade internacionalmente premiada. “Com 14 anos da Abajur, trouxemos uma linguagem jovem na divulgação deste ano e até fizemos nossa festa aniversário em uma escola, com show de bandas e doação de material. Por outro lado, é um momento de muita maturidade da Abajur. Temos o ímpeto e a disrupção de uma agência jovem, mas, com mais de 30 abajures no Brasil e fora dele, além de campanhas em mais de 30 países, temos consciência da nossa relevância no mercado e de que toda a nossa criatividade parte de insights estratégicos e de um elo de business muito forte com o cliente.” diz o sócio-diretor Gustavo Dutra.

Somente nesse ano, além de sua carteira de clientes fixos, a Abajur passou a trabalhar com marcas como DoubleTree by Hilton, CDL POA e Beira-Rio. Uma série de clientes históricos da agência como Sodexo, Ralf Beer e Silvestrin retornaram com novos jobs. “Nosso reconhecimento concomitante local e global é a prova de que nosso modelo de propaganda funciona. Ele não depende de um simples trocadilho ou de pura alavancagem de mídia. A gente faz propaganda com melhor uso dos veículos, mais narrativa e participação, por isso dá mais resultado onde for. O spot da campanha da Abajur brinca um pouco com essa interatividade aproveitando os recursos do meio rádio. Com o fenômeno da indução temporal a gente faz o cérebro do ouvinte completar a palavra abajur três vezes (confira em https://www.instagram.com/p/CxyfDHiNnDA/). Traz inteligência, porque existe uma base até científica, mas traz criatividade, porque não é todo dia que você vê um anúncio que insiste em não dizer o nome da marca. Esse anúncio, essa lógica, funcionam em qualquer língua.” exalta André Zambam, diretor de criação.

No mês de outubro a campanha estará no ar em redes sociais, portais digitais, DOOH e televisão, fazendo uso de animação 3D, desenvolvimento web e produção audiovisual, áreas em expansão na agência. A campanha pode ser acompanhada em diversos pontos da região metropolitana de Porto Alegre e no perfil da @abajurpropaganda.

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