ENTREVISTA COM RENATO MACHADO
1. Quem é Renato Machado?
É o marido da Isabel (Bel), pai da Juliana e da Fernanda, mas principalmente, vô da Isabel (Belzinha).
Me criei ali na Quintino Bocaiuva onde pulando o muro dos fundos da casa chegava no Prado (hoje Parcão – Moinhos de Vento).
Me formei em Engenharia Civil na PUCRS em 1983 e casei com a Bel 6 meses depois (com 23 anos), me “achando”, pois era responsável técnico de uma obra de 40.000 m2 em Novo Hamburgo – o NovoShopping NH – onde havia começado como estagiário e muito tempo depois voltei como Superintendente.
Nestes 40 anos, que se passaram voando, morei em muitas cidades sempre trabalhando em shopping centers (atuei, ao todo, em 29 empreendimentos). Se eu tivesse que escolher os 3 shoppings que mais me orgulharam em participar não tenho dúvida em afirmar que foram o “O Porto Shopping” (Shopping da Boa Vista no Porto – PT) em 1994, O “Bourbon São Paulo” (da Cia Zaffari) em 2008 e o Pontal Shopping (da SVB Par) em 2023.
Por ironia do destino hoje atuo no shopping mais antigo de nossa cidade (Shopping João Pessoa, com 52 anos de história) e no mais novo, o recém nascido Pontal Shopping.
Do meu pai, Eugênio Machado, 93 anos, que trabalhou a vida inteira na Exprinter Turismo, herdei a paixão por viajar, de preferência para destinos de montanhismo e trekking, tendo feito 3 vezes o Caminho de Santiago (melhor experiência que vivi). Passei por diversos esportes: Tênis na ALJ, Squash, WindSurf e hoje estou viciado em bike para pequenas viagens de fim-de-semana no estilo Bikepacking (carregando na bike o necessário para 2 ou 3 dias).
2. Como teve inicio essa tua paixão por shoppings?
A paixão iniciou como estagiário de engenharia no Novo Shopping de Novo Hamburgo à convite do João Laitano e do Avelino Andreis, e com a paciência dos construtores Carlos Schettert e Paulo Fam (meus amigos até hoje). Fui de estagiário a superintendente sempre no mesmo segmento. Hoje presto Consultoria na área desde que iniciamos a Topool Ass em Shopping em 2015. Até hoje já atendemos 11 empreendimentos.
3. Shoppings grandes ou pequenos? Fechados ou abertos? Longe ou perto?
Cada shopping cumpre uma função. O próprio nome já se desdobrou em Open Mall, Strip Centers, Power Center, etc. Hoje estamos vendo um crescimento muito grande de pequenos malls de vizinhança fortemente ancorados como o Pátio Guadix na Zona Sul de Porto Alegre, Pátio 24, Spot da Melnick, entre outros. A nova paixão dos consumidores são os Life Centers como o Pontal Shopping, talvez o shopping mais “instagramável” do Brasil.
Os shoppings estão se adaptando aos novos tempos.
4. Renato em família, com amigos e no lazer?
O fenômeno das redes sociais e dos aplicativos de mensagem aproximou todo mundo de uma maneira fantástica. Participo de um grupo no Whatsapp (quem não?) chamado Velho Amigos, onde companheiros de viagens para Santa Catarina seguem se falando e se encontrando regularmente após 40 anos.
Com o tempo a família se dispersa, tenho saudades dos natais na casa dos primos Brenner Della Casa. Nosso núcleo familiar é pequeno e a distância das filhas e neta que moram em SP chega a doer, mas nada como uma ligação de vídeo para programar o próximo encontro e esperar uma promoção da LATAM.
A “nova Porto Alegre”, como dizem minhas filhas (tem até Hard Rock Café) está muito legal. Amo Porto Alegre, e talvez, por ter viajado muito a trabalho, valorizo o tradicional Barranco e o Konka, mas também as novidades como o Dionísia e o 20/9.
A churrasqueira aqui de casa ainda é o meu refúgio predileto, mas aumentou a presença de “legumes grelhados”.
Sinais dos tempos
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 7 – A Criação do Mercado RS
A segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo iniciou com o tema “A Criação do Mercado RS” e foi apresentada na segunda-feira (3) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. No sétimo episódio contamos com os participantes: Alessandro Carlucci, Planejador Criativo e UX Writer, Ricardo Bottega, Profissional de Criação com Ouro em Cannes Lions, Taise Kodama, Head of Design & Communication no GAD e William Mallet, Sócio e Diretor de Criação na 3.ag.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
H MÍDIA
A H Mídia acaba de contratar Carla Golbert para somar ao time de Atendimento e se dedicar mais à área de agências.
Com certeza, Carla, pela sua experiência e conhecimento do mercado, vai agregar em muito a área comercial da empresa de mídia Out of Home.
ARP
Sempre focada no desenvolvimento do mercado da propaganda e no fortalecimento das conexões entre agentes do setor criativo, a Associação Riograndense de Propaganda passa a contar, no segundo semestre, com uma Diretoria de Conexão com Veículos e Plataformas. A iniciativa, além de reafirmar a importância dos meios no ecossistema gaúcho de comunicação, engrandece ainda mais o papel da ARP.
O responsável por assumir o novo espaço será Guilherme Valim, que já integrava a diretoria da ARP na posição de Head de Conexão Young, estando à frente de um grupo muito ativo e relevante para a área. O profissional, que é executivo da Eletromidia, também foi o vencedor da categoria Young do Ano no Salão ARP de 2021.
Agora, Guilherme passa a ser referência na entidade como Head de Conexão com Veículos e Plataformas. Segundo ele, o novo objetivo com a mudança é ter um olhar mais específico e contínuo para esses meios, criando novas conexões junto à ARP: “Esse é um grande ecossistema, muito ativo, muito importante e que movimenta o mercado publicitário”.
Em paralelo, a diretoria de Conexão Young passa a ser comandada por Maria Eduarda Pergher, que atua no marketing do SBT RS e participa das atividades e iniciativas da ARP há mais de cinco anos. Líder nata, ela agregará ainda mais engajamento com os novos talentos que vêm tendo destaque crescente na indústria.
O novo momento é visto por Duda, como é conhecida, como uma oportunidade de seguir o trabalho de qualidade já realizado e intensificar o contato deste público com a ARP. “A ARP é um grande hub de conexão com o mercado e com os players, […] por isso pretendo fazer com que, cada vez mais, a galera Young se identifique e use todas as ferramentas que a ARP oferece para crescer”, diz ela.
De acordo com o presidente da Associação, Fernando Silveira, o movimento vem em boa hora. “A diretoria da ARP faz um ótimo trabalho e, diante de algumas necessidades para o segundo semestre, entendemos que adequações precisavam ser efetivadas. Não se trata de mudar, mas, sim, de reforçar e ampliar nossa atuação”, considera Fernando.
SINAPRO RS
Um tema bastante contemporâneo e oportuno para as agências de comunicação estará na pauta das discussões do Frente a Frente, principal fórum de lideranças do mercado publicitário no Estado, promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). “Inteligência Artificial” irá pautar as discussões da terceira edição do evento em 2023. O tradicional encontro dos líderes das agências gaúchas está agendado para o dia 13 de julho (quinta-feira), a partir das 9h30min, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre.
O tema desta edição será abordado por três painelistas convidados. Gabriel Fuscaldo, CEO da Moove, irá apresentar “Inteligência Artificial: plágio ou referência”; Gregório Colla Leal, diretor de criação executiva da HOC, trará para o debate o assunto “Inteligência Artificial x Criatividade Humana”; e Wagner Cambruzzi, head do Data Intelligence do Grupo Brivia, irá discorrer sobre “Inteligência Artificial para além da criação”.
Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado, em um bate-papo entre as lideranças das empresas associadas que tem como propósito trazer insights e ferramentas para o fortalecimento da gestão e a busca de novas oportunidades de negócios. O presidente Juliano Brenner Hennemann reforça que o espaço é um importante fórum de discussão e apresentação de ferramentas para potencializar o negócio das agências. “Com entregas como o Frente a Frente e seu conteúdo, que tem abordagem específica sob a ótica do negócio das agências, reforçamos o compromisso do Sinapro com o fomento da gestão das nossas associadas e com o desenvolvimento do nosso mercado.”
As inscrições para participar do evento são gratuitas e exclusivas para agências associadas, através da plataforma Sympla no link. As vagas são limitadas. O Frente a Frente tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM. Mais informações pelo e-mail gestao@sinaprors.com.br.
MOOVE
A Moove criou a nova campanha de divulgação da tradicional promoção Junte & Ganhe do jornal Diário Gaúcho. Desta vez, o kit Lindinho & Assadinho é composto por três peças de vidro refratário – assadeira, forma de bolo e lasanheira com tampa e alças –, e a campanha traz uma linguagem popular e referências inspiradas no universo sertanejo.
A agência recebeu o desafio de criar o nome e a campanha de lançamento do novo kit Junte & Ganhe, de forma alegre, jovem e descontraída. Para isso, trouxe como novidade a participação das apresentadoras do programa ‘Que papo é esse?’, da RBS TV, Mari Araújo e Amanda Souza.
Para a ação, foram desenvolvidas peças como filme de 30”, spot de 30”, anúncios para jornal, materiais para redes sociais, além de outdoor, front e Canal Você. A campanha já está em veiculação e atinge todo Rio Grande do Sul, nos meios TV, rádio, jornal, internet e OOH.
Para garantir o kit Lindinho & Assadinho, o leitor precisa juntar os 70 selos que acompanham as edições diárias do DG. O primeiro será publicado no dia 7 de julho.
UNISINOS
A Unisinos está entre as 60 melhores universidades da América Latina, segundo o ranking da Times Higher Education para a região. Ele é baseado nos 13 indicadores de desempenho utilizados para a classificação mundial do THE, mas de acordo com as características das universidades latino-americanas.
Em 2023, 197 instituições em 15 países foram avaliadas dentro de cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (corpo docente, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
A produção de conhecimento está presente na Unisinos desde a sua fundação, em 1969, com constante evolução em nível de importância. Tradição que é mantida pelo trabalho de qualidade realizado por profissionais competentes e comprometidos com seu tempo. A instituição investe em ensino, pesquisa e extensão. Seu empenho e qualidade são reconhecidos pela sociedade e atestados por creditadoras nacionais e internacionais.
INTEGRADA
A Integrada Comunicação Total é finalista do Festival Élan 2023. Com a campanha Aventure-se na Cozinha do Arroz Sepé, a agência é a única participante gaúcha. A premiação é organizada pelos Amigos do Mercado, comunidade que conecta profissionais da comunicação e homenageia as criações do mercado publicitário.
A entrega dos troféus será realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A cada noite, quatro cases serão premiados. “Estar entre os cases selecionados é muito importante. Vai além do fato, pois significa estar entre os melhores numa iniciativa tão interessante como essa, liderada por reunião de publicitários muito atuantes no mercado, o que a torna muito significativa. Estamos muito felizes”, avalia Fernando Silveira, CEO da Integrada.
SECOM
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou no Diário Oficial da União, na semana passada, a Instrução Normativa nº 01/23.
O documento apresenta novas diretrizes para as contratações de agências pelo Governo Federal, sendo que a principal delas é que a seleção de agências deve acontecer por meio de concorrência técnica, e não por pregão eletrônico, medida que agora está vetada.
Segundo a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), as mudanças são resultado de uma extensa troca com a Secom e promoverão maior segurança jurídica para os contratos de serviços de relações públicas, assessoria de imprensa, comunicação corporativa e promocional.
ABAJUR
A Abajur Propaganda, em busca de uma solução criativa, criou um programete para a rede Center Shop, combinando humor stand up e animação 3D. O personagem original traz típicas fofocas de vizinhança, sempre relativas a acontecimentos em torno do supermercado Center Shop. Desde a pandemia, a rede tem crescido com novas unidades em direção aos bairros, se tornando naturalmente um ponto de encontro de vizinhos de diferentes regiões de Porto Alegre.
A aposta de inovação e aprofundamento de marca através de um programa audiovisual para as redes sociais também funciona como um alívio cômico em um setor em que o conteúdo das postagens é com frequência tomado por postagens de ofertas. Segundo o setor de criação da agência, a proposta também reforça o posicionamento da rede como especialista em porto-alegrenses e um tom animado que contrasta com concorrentes que miram em uma linguagem mais emocional. O formato de buscar unir entretenimento à informação na conversação com o público é uma constante no trabalho da Abajur, que defende (e cunhou) o conceito de Propaganda de Convivência.
DROPS DO CARVALHO
Episódio 50 – Imaginação Relevante