ENTREVISTA COM RICARDO GOMES
1. Quem é Ricardo Gomes?
Sou um cara recém chegado aos 50 anos, mas que sabe que tem muito a aprender, aliás, nem sei se me sinto com a idade real.
Sou tímido e ninguém acredita, uma das coisas que me ajuda a enfrentar a timidez é o sorriso fácil, herança do meu pai, que ensinava que sorrindo tudo se resolve na vida, hoje tenho certeza que sim.
Gosto também sempre de contar que sou vegetariano, foi uma escolha mais espiritual, acredito que isso ajuda na evolução do meu espírito.
Sou publicitário e atuo na área há 26 anos. É a paixão da minha vida, não teria outra profissão. Me defino dizendo que não existe o que não sei fazer, mas o tempo que tenho para apreender. Confesso que quanto maior o desafio e à urgência mais empolgado fico.
Me dedico à inovação, e à transformação que ela pode fazer na vida das pessoas. Por isso, atuo como voluntário no Pacto Alegre, que muito tem melhorado à nossa cidade e ajudado a colocá-la na posição de destaque que ela tem hoje.
Sou um cara extremamente prático e resolutivo, mas com certeza meu perfil afetuoso ajuda a fazer as coisas de uma forma sempre me aproxima das pessoas ao meu redor, pessoal e profissional.
Finalizando, posso dizer que sou um virginiano típico… Eu juro, podem acreditar que isso é bom! Tenho minhas manias, não deixar louça na pia de um dia para o outro, arrumar a cama antes de sair de casa. No trabalho gosto de organizar minha mesa, adoro fazer uma planilha para gerir de gastos à atividades… Essas coisas, mas tudo bem salutar (risos)!
2. De Dom Pedrito pulando para o mundo e passando por tudo em comunicação?
Sim, foi à comunicação que abriu o meu universo e me permitiu viver muitas coisas. Tive passagens por veículos, departamentos de marketing e também no público e 3º Setor. Nas agências que trabalhei: fui atendimento, Diretor de Criação e de Planejamento. Já tive experiência como redator, social media, diretor de comerciais e vídeos. Até uma condução de pesquisa internacional sobre o consumo de arroz, coordenando duas agências, sendo uma portuguesa e outra cabo-verdiana.
Liderei times diversos, de dois à 30 colaboradores ao todo, e sempre me vali, não apenas do quanto estudei sobre liderança propositiva, mas dos ensinamentos da minha mãe, sobre ser firme, sem perder a ternura e a empatia com o outro. O que acredito me permitiu construir um legado de amizades que ficaram para à vida.
3. Quando se deu o verdadeiro pulo do gato? Ou ainda não aconteceu?
Eu acredito que o pulo do gato, se dá no momento que estamos vivendo. Explico, quando começo algo quero fazer o melhor, entregar ao máximo e surpreender de forma positiva quem confia em mim e acredita no meu trabalho. Sendo assim, a cada nova experiência, vem um novo pulo do gato, que espero conseguir atingir!
Mas afetivamente, sempre conto que em dois momentos fizeram me sentir plenamente publicitário, o primeiro, foi quando o apresentador da formatura me chamou para fazer o discurso de orador da turma, quando ele disse “o publicitário Ricardo Martins Gomes…”, à segunda, foi quando fui contratado pela primeira vez para uma agência, e que trouxe à mesma euforia e o sentido de que sou o que sempre sonhei, o Fábio me contratou na Paim, como executivo de atendimento e um e-mail da Lara sobre à confiança que eu iria conseguir conduzir a campanha Novo Sinal.
4. Entre prosas e versos, entre pedaladas e paixões, viver sempre feliz?
E tem outra forma de viver que não seja sendo feliz? Claro que existem tristezas, perrengues e momentos que são difíceis, mas a oportunidade de estar aqui, de viver esse momento deve nos alegrar, pois, sempre temos um novo dia para construir.
Eu sou aquele cara que agradece a Deus por tudo o que recebe, o que me faz imensamente realizado e até o que dá errado. Tento apreender a cada momento e aí fica bem mais fácil ser feliz. Quando não estou muito alegre, eu pego a minha bicicleta e vou pedalar sem destino, no meio do caminho, tudo parece mais tranquilo e volto a sorrir, afinal é muito bom estar nesta existência!
TAL PAI ,TAL FILHO…
O FRUTO NÃO CAI LONGE DA ARVORE,
PAI RICO, FILHOS RICOS,
E POR AÍ VAI…
Na semana que passou postamos uma nota sobre o sucesso do empreendimento de Canoas da ARCADIA/MELNICK… Fato este que é uma redundância que se espalha, pois é uma realidade no mercado imobiliário de tudo que é lançado nas cidades gaúchas que levam a assinatura desta marca.
Para os meus leitores jovens e que não sabem de como o RS virou uma referência em condomínios horizontais, vou contar:
Porto Alegre teve um estudante de Engenharia, falecido precocemente, que gostava e tinha vocação para construir prédios no bairro Bom Fim em conjunto com a família da sua esposa que possuía recursos, pois era um pelado fora do tempo.
Passado uns tempos criou a mais famosa marca de negócios imobiliários do RS a HABITAT, formando corretores, criando e inovando sempre.
Na sua capacidade visionária e agressiva de desenvolver tudo, foi criando laços, sendo respeitado e abrindo portas para todos nunca esquecendo suas origens de um ser humilde e bondoso. Os seus amigos de toda vida tinham uma admiração pelo seu poder realizador e de estar sempre há frente do tempo, como por exemplo, o Resort Xangri-lá, Capão Novo, etc.
O nome dele Gilberto Sclovsky, Beto para todo e sempre.
Pois o filho deste ser maravilhoso teve com ele nos seus primórdios de empreendedorismo, mas resolveu que com outros grandes e talentosos profissionais criaria a DEZ PROPAGANDA, uma das mais brilhantes agências de publicidade que o Brasil já presenciou. Este filho, também visionário, e com seus parceiros, desbancou a todos e tudo.
Quem é ele? Fabio Sclovsky.
Depois deste feito excepcional, ele resolveu voltar para o mercado imobiliário e se tornar um sucessor da magia do seu mestre pai.
Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Litoral Norte(Atlântida e Xangri-lá), Canoas, Rio Grande, conhecem e conheceram a força da ARCADIA.O mais notável é que a expertise desenvolvida e a força de vendas destes empreendimentos tiveram sucesso em apenas alguns dias depois de inaugurar.
A bondade, a preocupação com os que gravitam em torno dele e mesmo os que surgem são uma constante na sua vida. A criatividade, os ensinamentos e as histórias são uma constante neste cara, um gigante em tudo que diz e faz.
Como a DEZ que foi TOP em tudo, a ARCADIA/MELNICK é TOP, é CASE, é um orgulho e uma referência nacional.
Não sei se expressei e disse tudo direitinho, mas a intenção desta nota foi de colocar que existem seres que fazem, e muito bem, e que merecem todo o respeito e admiração.
GAV RS
“Ontem, hoje e amanhã: os desafios da Comunicação” é tema de palestra do Grupo de Atendimento aos Veículos do Rio Grande do Sul (GAVRS). O evento acontece na próxima quinta-feira, 13, a partir das 19h no auditório da ADVB/RS, em Porto Alegre.
Dedicado a falar sobre os desafios do mercado da Comunicação, o evento contará com três profissionais da área. São eles: o diretor da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), Adão Casares; o diretor de Operações da RZK Digital, Paulo Queiroz; e o Chief Sales Officer da Eletromidia, Marcelo Pacheco. O painel abordará, ainda, as dificuldades do futuro frente às mudanças atuais.
Associados da ARP concorrem a cortesias para participar do evento. Responda a esse e-mail ou entre em contato com a gente manifestando interesse.
SERVIÇO
DATA: 13 de outubro
HORARIO: 19h
LOCAL: auditório da ADVB/RS – Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1000 – Praia de Belas – Porto Alegre.
INSCRIÇÕES: O evento é exclusivo para sócios GAVRS e convidados dos patrocinadores e apoiadores.
ARP
A ARP – Associação Riograndense de Propaganda anunciou seus parceiros de Comunicação. A agência Compacta e a Faro – assessoria de comunicação – passam a atender à entidade pela primeira vez, enquanto a HOC trabalhará exclusivamente com o Salão ARP, realizado em dezembro, pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com o executivo da associação, Germano Bedin, historicamente é preciso que a associação realize parcerias com empresas do mercado para trabalharem em sua Comunicação. “É necessário fazer campanhas, ter uma assessoria de imprensa com um trabalho mensal, e até diário, para acompanhar as ações que a ARP executa, como workshops, palestras, ações e movimentos da diretoria e, pontualmente, campanhas de adesão de novos sócios”, explicou o profissional.
E é dentro deste conceito que acontece o trabalho da Compacta junto à ARP. De acordo com o diretor da agência, Jairo Medeiros, a empresa dará suporte à Comunicação para ações e eventos. “Nosso objetivo é ajudar a fortalecer a entidade e trazer um maior engajamento da classe publicitária”, disse. Ele ainda ressalta que o próximo passo será a criação de uma campanha de sócios, apostando em um trabalho de sensibilização para mostrar o “quanto é enriquecedora a participação coletiva”.
Já a Faro Comunicação, como conta a diretora da empresa, Aline Moura, trabalhará com a Assessoria de Imprensa. O objetivo será de criar ações que impactem o mercado, em uma estratégia definida com a direção da entidade para “colocar a ARP na vitrine que merece”. A Faro atenderá também as demandas de imprensa do principal evento do mercado publicitário gaúcho.
Diferente das demais, a HOC trabalhará exclusivamente com o Salão ARP, evento tradicional de final de ano, que engloba uma premiação aos destaques do setor. Pelo segundo ano consecutivo, a agência assume o trabalho, como conta Germano, que ainda explica que este movimento acontece por se tratar de uma empresa com a qual a entidade está acostumada e que sempre se disponibiliza a fazer o trabalho, especialmente pela demanda que exige.
Lara Piccoli, sócia-diretora da agência, fala que a conta é uma “oportunidade de lembrar como a criatividade é importante na Comunicação e na gestão de marcas”. Quanto ao primeiro aspecto, ela explica que se trata do “pensamento criativo e estratégico”, que vê como vital atualmente para alavancar as empresas. A diretora completa ressaltando que criar para “os colegas de mercado” parece ser mais difícil, uma vez que a exigência aumenta, porém é “um desafio bacana, que dá um friozinho gostoso na barriga”.
MOOVE
Principal mobilização pelo combate ao câncer de mama no mundo, a campanha nacional do Outubro Rosa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) conta com a parceria da Moove. Neste ano, a agência recebeu o desafio de desenvolver a campanha da Rede Femama, que conta com mais de 70 ONGs associadas e com impacto em todo o Brasil. A Federação é protagonista em ações para mobilização e conscientização da população brasileira para os cuidados com a saúde e na promoção de iniciativas de controle do câncer de mama no país.
A campanha segue o conceito ‘Três perguntas que salvam’ e promove a conscientização para o diagnóstico precoce e para a importância da informação como aliada no combate ao câncer de mama. Neste ano, foram criadas novas questões, com o slogan ‘Três perguntas que conscientizam, alertam e salvam’: 1) Sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura?; 2) Você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?; e 3) Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama?.
A primeira pergunta destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura em até 95%. No Brasil, a maioria dos casos de câncer de mama é diagnosticada em estágios avançados, segundo o DataSUS. A segunda questão evidencia os tipos mais comuns da doença e alternativas de tratamento disponíveis. Por fim, a terceira pergunta informa sobre a evolução das tecnologias aliadas ao tratamento, que ampliam os efeitos positivos e minimizam os colaterais em pacientes.
A estratégia de divulgação desenvolvida pela Moove contempla os meios digitais, por meio de redes sociais e YouTube, divulgação em rádio e TV, além de materiais impressos, camisetas e ecobag.
Ficha Técnica:
CAMPANHA: Outubro Rosa 2022 – Três Perguntas que Salvam
CEO: Gabriel Milão Fuscaldo
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Caroline Fuscaldo e Leandro Mello
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Lucas da Costa, Daniel Lemos e Sílvia Ferreira
REDAÇÃO: Ana Clara Soares, Claudia Mainardi e Francine Massoco
PLANEJAMENTO: Marlene Martinez e Eugênio Lumertz
MOTION: Valéria Dalla Corte
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Débora Martins
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Femama
APROVAÇÃO CLIENTE: Maira Caleffi, Gabriel Morás, Érica Hobold e Vinícius Costa
ABA
A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes, comemora, neste mês de outubro, seu novo parceiro de mídia, a comunidade Amigos do Mercado, somando agora 14 parceiros de mídia e uma base ainda mais fortalecida de apoio às iniciativas da entidade, que conta até este momento com cerca de 130 associadas, 22 parceiros estratégicos e 5 apoiadores.
O Amigos do Mercado foi idealizado pelo publicitário Marcos Braga e um grupo de outros profissionais de marketing, veículos e agências de publicidade. Braga, hoje CEO do Amigos do Mercado, já atuou como diretor de negócios na PULLSE, head comercial do Aceleraí, gerente de negócios na Band, HBO e O Globo, além de membro da diretoria da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda. O Amigos do Mercado atua há seis anos, e já reúne mais de 50 mil publicitários em seus grupos e redes. A iniciativa busca unir o mercado publicitário através de inúmeros canais, promovendo assim, maior networking, ajuda mútua e o reconhecimento dos profissionais.
“Assim como a ABA, acreditamos na importância da união do mercado em prol de um mercado mais amigável, marketing mais progressista, responsável e que impacte positivamente nossa sociedade, ao mesmo tempo em que garante uma boa performance nos negócios”, comenta Marcos Braga.
Os parceiros de mídia da ABA são de extrema importância para a divulgação das iniciativas da Entidade no mercado, amplificando o alcance para que mais pessoas e marcas possam se beneficiar de eventos, lançamentos de guias e livros, projetos, conteúdos e boas práticas propostos.
Como Entidade que representa os anunciantes e cumprindo seu propósito de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, a ABA tem uma agenda proativa voltada para a construção de um mercado publicitário transparente, ético e responsável. “Ter esta importante iniciativa, Amigos do Mercado, que reúne as mais renomadas lideranças e profissionais do mercado publicitário conosco, reforça nosso protagonismo colaborativo dentro do ecossistema que reúne marcas anunciantes, agências, plataformas, veículos e outras entidades e associações. Além de mostrar que estamos no caminho certo para, juntos, construirmos um marketing mais diverso, responsável e transformador da nossa sociedade”, reflete Sandra Martinelli, presidente-executiva da Entidade.
LOJAS LEBES
O maior campeonato de futebol do mundo, que este ano acontece no Catar, só começa em novembro, mas a Lojas Lebes já está movimentando a torcida. A rede de varejo criou a campanha “Bolão Premiado Lebes” que tem como mega prêmio a quantia de R$ 1 milhão. Essa bolada vai ser dividida entre todos os clientes que acertarem os quatro primeiros colocados da competição.
E é muito fácil participar desta super promoção, que tem como garoto propaganda, o jornalista esportivo Paulo Brito. A cada R$ 250,00 em compras no setor de moda, ou R$ 1.000,00 em eletromóveis, ou na aquisição de qualquer serviço financeiro Lebes, ou ainda a partir da contratação de R$ 3.000,00 em Empréstimo Pessoal, o cliente ganha um palpite. Da mesma forma, se a compra for feita com o Crediário Lebes ou através do saque do FGTS tem direito a um palpite. E também, ao adquirir algum produto das marcas parceiras, o cliente também ganha um “chute”, aumentando as chances de ganhar o prêmio. Para concorrer, após comprar, basta acessar o site da promoção www.bolaopremiado.lebes.com.br e cadastrar os palpites.
“Esta é a maior campanha promocional da história da Lebes e estamos muito entusiasmados em curtir uma das maiores paixões brasileiras com nossos clientes e ainda presenteá-los com R$ 1 milhão de reais. Certamente este vai ser um mundial inesquecível para todos os clientes da nossa rede”, comenta Otelmo Drebes Jr, Diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão da Lebes.
A campanha “Bolão Premiado Lebes”, que foi criada pelo departamento de Marketing da rede, já está no ar e vai até o dia 09 de dezembro, com divulgação na TV, rádio, jornal, no e-commerce, na revista, nas redes sociais e nas mais de 350 lojas em mais de 300 municípios. Consulte regulamento no site www.bolaopremiado.lebes.com.br.
W3HAUS
A Haus, ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini, promoveu a 2ª edição do Haus Talks, iniciativa que tem como objetivo debater tendências e estratégias do mercado de marketing digital.
Com o tema “Marcas e conversas que importam”, o evento contou com uma palestra de Rafael Camilo, head do Twitter, que compartilhou resultados da pesquisa Papo Reto, realizada pelo Twitter globalmente, que reúne dados sobre a percepção das pessoas em relação à entrada das marcas em conversas que estão repercutindo nas redes.
Já Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus e CAPS, juntamente com Karen Bezerra, superintendente de Comunicação do Santander, e Marcela De Masi, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, dividiram as experiências das empresas nas redes e como identificam conversas que estejam alinhadas com as organizações para transformá-las em oportunidades e relacionamento com os clientes, bem como a diferença que essa atuação faz nos negócios, que incluem resultados de vendas, mas vão muito além, como percepção de imagem, conexão com novos públicos, identificação e posicionamento ágil em temas sensíveis, e principalmente, cocriação com as comunidades, que reforça o vínculo com consumidores.
Para mostrar a força dessas estratégias, o trio compartilhou cases que tiveram resultados expressivos para o Santander (campanha do Dia do Cliente) e para O Boticário – a volta da fragrância sucesso dos anos 90, Ma Chérie, e Quem Disse, Berenice?, com Dia do Orgasmo.
“Queremos contribuir cada vez mais para que nossos clientes se comuniquem de forma efetiva com seu público, tornando os perfis mais humanos e com o consumidor no centro. No Haus Talks, conseguimos mostrar como essas estratégias geram vendas e de share of attention a partir da escuta e interações das redes”, ressaltou Guilherme Stefanini, CEO do Ecossistema Haus.
“Este é um evento que reforça como o Ecossistema Haus está preparado para auxiliar as instituições a alcançarem resultados e conexão com consumidores. Estamos muito felizes com o sucesso que tivemos, que vai além de uma palestra e proporciona um espaço para networking para clientes e profissionais de grandes empresas do mercado”, completa Rafael Macedo, CEO da W3haus & CAPS.
RENNER
Na infância, sempre dá para inventar um jeito novo de se divertir: desde as brincadeiras clássicas, que nunca saem de moda, até as mil e uma possibilidades do universo digital. Inspirada pela imaginação dos pequenos, a Renner comemora este Dia das Crianças com a campanha “Dia dos Fuzarkas – Dê play na diversão”, que desperta para todos os estilos de brincar. Mesclando o mundo dos games com o ambiente físico, a marca lança um outfit (roupa virtual) exclusivo no PK XD, jogo imersivo que virou febre entre crianças do mundo todo, com avatares e itens personalizáveis. O lookinho foi inspirado em uma peça real, que estará em breve disponível também para compra em loja. Os clientes que comprarem acima de R$199 em produtos infantis da Renner até o dia 12 de outubro vão ganhar o outfit virtual para usar dentro do jogo, além de outros ativos e recompensas no game.
“A Renner tem apostado de forma consistente no encontro entre o potencial da tecnologia e o afeto das conexões humanas para garantir experiências personalizadas e encantadoras aos clientes. Neste Dia dos Fuzarkas, reforçamos mais uma vez nossa estratégia phygital, oferecendo às crianças a possibilidade de se vestir brincando tanto no mundo físico quanto dentro do jogo PK XD. Desenvolvemos uma campanha que dialoga com pais e filhos e estimula a família toda a entrar na diversão”, afirma a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.
No filme de Dia dos Fuzarkas, a varejista traduz o conceito da campanha, misturando referências do analógico e do digital. A produção mostra crianças de diferentes idades jogando bola, andando de patins e dançando juntas em um ambiente colorido, lúdico e interativo que simula a dinâmica de um game virtual. Elementos do jogo PK XD e do universo Renner entram em cena e ativam efeitos de transição dos lookinhos dos pequenos, transformando as roupas que eles vestem em fantasias incríveis e dando play na diversão. O filme vai ao ar na TV aberta e no YouTube da varejista a partir do dia 28 de setembro. O roteiro foi criado pela Suno Paim e a produção foi assinada pela Zeppelin.
“Uma das premissas do PK XD é a diversão. Ficamos muito animados com essa parceria com a Renner porque une a roupa virtual disponibilizada dentro de jogo com o produto que pode ser comprado em loja. Vemos nessa ação um potencial enorme de engajar ainda mais os jogadores, trazendo para seu dia a dia os personagens do jogo de forma lúdica, criativa e interativa, assim como é o nosso game”, afirma o head de publishing de Afterverse, Fernando Collaço.
Nos canais digitais da Renner, a brincadeira já começou, com um time de creators que promete animar e convidar a criançada e a família toda para inventar moda e se divertir com conforto e estilo. O grupo conta com a fofura de Noah Tavares (@euamonono), Flávia Louise (@flavinhalouise) e Maria Flor (@mariaflorsamarao), além da dupla de mãe e filha Morgana Secco e Alice (@morganasecco) e de pai e filha Pablo e Veronica (@pabloeveronicaoficial). O jingle “Dá Play”, que embala o filme da campanha, também terá desdobramentos em um challenge de dança no TikTok e no Reels.
Com o objetivo de reforçar a mecânica promocional da campanha e a parceria com o jogo PK XD, um time de gamers e youtubers fará a divulgação em seus perfis no Youtube e Instagram, como o Mundo da Vivi (@mundo_da_vivi), Peter Toys (@petertoys), Sophie PK DX (@pkxd.sophie), e Kira (@kiravinicius). As dicas de presentes para todos os estilos e ocasiões serão compartilhadas pela apresentadora Thais Fersoza (@tatafersoza) e pela influencer Giovanna Bichels (@giovannabichels).
Para estimular todos os estilos de brincadeiras entre a garotada e conversar também com os adultos que fazem parte do dia a dia dos pequenos, a Renner apostou na parceria com a plataforma Tempo Junto, que inspira as famílias a transformar momentos da rotina em tempo de qualidade e diversão com as crianças. No blog Estilo Renner, o público poderá conferir conteúdos desenvolvidos pelas especialistas da plataforma sobre as diferentes personalidades do brincar, com ideias de atividades para diversas faixas etárias, associadas ao desenvolvimento de habilidades como autonomia e autoestima.
A campanha de Dia dos Fuzarkas já está no ar em todos os canais digitais da Renner – Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, TikTok e no blog Estilo Renner. Todos os detalhes sobre as ações e a mecânica da promoção que entrega ativos no jogo PK XD estão disponíveis na landing page oficial da campanha.
Ficha técnica do filme
Título: Dê Play na Diversão
Produto: Dia das Crianças 2022
Cliente: Lojas Renner
Agência: Paim
Duração: 15″
Diretor de criação: Rodrigo Pinto
Head de criação: Paloma Peixoto e Ismael Goli
Criação: Laura Sonego e Shayane Azevedo
Produtor agência / RTVC: Ana Paula Luce e Mario Seefeld
Diretora de atendimento: Ligia Soletti
Atendimento agência: Michele Bruschi e Ketlen Hoenes
Aprovação cliente: Maria Cristina Amarante Merçon e Vivian Gomes
Direção de Cena: Fernanda Rotta
Produção Executiva: Everson Nunes Gringo
Atendimento: Thais Chiappetti
DOP: Lucas Cunha
Direção de Arte: Bernardo Zortea
Diretor de Produção: Arnoni Lenz
Produtor de figurino: Daiane Senger
Produtor de Casting: Fabianne Freitas
Make e Hair: Tais Andrade
Montador: Kadu Mirapalhete
Finalização e animação: Berro Motion
Colorista: DOT Cine
Produção de Áudio: Mission Music
HOSPITAL MOINHOS DE VENTO
Os 95 anos de história do Hospital Moinhos de Vento estão eternizados em uma exposição que marca a data e reúne em depoimentos e fotos histórias que ajudaram a construir a trajetória da instituição. A mostra Histórias que Movem o Futuro, lançada nesta segunda-feira (3), traz relatos de diaconisas, médicos, colaboradores, pacientes, familiares e pessoas da comunidade que se destacaram ao longo de quase um século. A exposição também conta com a reprodução de quatro obras em braille do artista Flávio Scholles, sendo Quadros que falam: narrativas migratórias o primeiro livro de pintura em braille do mundo.
“Precisamos reconhecer e valorizar todas as pessoas que ajudaram a solidificar a nossa história ao longo desses 95 anos e todo o time de profissionais que colaboram diariamente para a excelência da instituição”, enfatiza o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. A mostra está dividida em dois espaços físicos: vitrine do bloco C e 8º andar do bloco B, além de painéis itinerantes e uma página no site do hospital com o conteúdo na íntegra.
ABAJUR
A agência Abajur lançou sua nova campanha. O slogan “a mistura de inteligência e criatividade” define o posicionamento da agência, que se posiciona como especialista em combinar uma criação capaz de ganhar destaque em premiações nacionais e internacionais com uma equipe de inteligência de mercado de áreas não exclusivas à publicidade.
As peças de digital e mídia OOH também demonstram o hábito da agência em criar campanhas multiplataforma e a defesa da “Propaganda de Convivência”. Segundo André Zambam, diretor de criação, “Quando falamos na Metodologia de Propaganda de Convivência, não só estabelecemos que nossas campanhas procuram estar em meios mais diversos e de forma menos massiva, mas também reforçamos nossas pesquisas de que o consumidor está mais aberto à comunicação que o impacta em meios diferentes, que oferecem interação e entretenimento. A gente se comunica e se informa sensorialmente a todo o tempo. E adora! A propaganda, em algum momento, informou com os meios errados, de forma errada e na quantidade errada. Por isso, as pessoas muitas vezes encaram propaganda como uma interferência ao invés de um serviço. A nossa campanha mostra – em ambientes de convivência – o contraste de imagens que remetem à inteligência e outras mais ligadas à criatividade. A Abajur procura viver naquele local intermediário, e entre mídias, usando capacidade analítica de dados e capacidade artística.”
Para o diretor administrativo Gustavo Dutra, a campanha também é metafórica para o momento da agência, que acaba de completar seu 13º ano. “O fato de a campanha trazer uma linha que une dois lados é muito simbólico. Houve tempos em que se falava em offline, online, below the line,… A gente sempre tentou pisar na linha, cruzar a linha. Porque tudo que está sendo feito ainda é comunicação. E a gente ainda trabalha pra criar e apostar em novas plataformas, que a gente chama de “venture medias”, além de inovar nas existentes. Nosso spot de rádio é um exemplo: uma mídia super tradicional, mas ressignificada (com inteligência tecnológica) para convidar a audiência a interagir e, por consequência, ativar seus assistentes virtuais.”
A campanha da agência pode ser acompanhada de traseiras de ônibus e placas de rua em Porto Alegre a redes sociais como Linkedin ou Tiktok seguindo o @abajurpropaganda.
EVENTECH
A EvenTech chega ao mercado para conectar e desenvolver soluções inovadoras para o setor de eventos ao proporcionar experiências que impactam positivamente o futuro do ecossistema. Para apresentar a novidade, o Café Coworking do Tecnopuc, em Porto Alegre/RS, recebe convidados no dia 11 de outubro, às 15h30, e conta com palestra inédita de Luis Justo, CEO do Rock In Rio — o festival que pôs o Brasil no mapa mundi do show business. Na conversa, o executivo falará sobre sua trajetória profissional, explorando temas como liderança, inovação, gestão e estratégia no setor de eventos.
O setor de eventos registrou queda de 95% no faturamento de 2020. Porém, encontrou uma maneira de se recuperar na modalidade online, levando empresas de tecnologia a crescerem até 400%. É um mercado que movimenta anualmente R$ 75,4 bilhões em consumo e R$ 4,65 bilhões em impostos federais — impactando uma cadeia de serviços que inclui mais de 50 setores e movimenta um total de R$ 1 trilhão, de acordo com a Agência Brasil.
A ideia do hub nasceu a partir da análise do impacto da tecnologia na recuperação e ressignificação de eventos durante a pandemia. O uso de recursos tecnológicos ampliou imensamente as possibilidades de inovação e a entrega de novas experiências nos mais diversos perfis de eventos. No entanto, não chegou perto da experiência que a tecnologia pode proporcionar ao segmento — por isso a relevância de um hub que desenvolva logísticas facilitadoras que promovam soluções efetivas.
“Eventech” é uma expressão proprietária criada para designar as startups com soluções para a área de eventos, abrindo inúmeras oportunidades de investimento e negócios — uma vez que traz soluções das mais diversas áreas. A proposta é ampliar toda a operação, criando arenas experimentais para testar soluções e fazer com que a experiência seja replicada em âmbito nacional. Um ambiente inventivo e aberto a testes permite o surgimento de tecnologias disruptivas e quebras de barreiras.
Entre as estratégias para impactar o setor estão: o EvenMatch, que busca conectar o ecossistema e impulsionar a troca de conhecimento, a fusão entre áreas e a possibilidade de negócios; o EvenTalk, com momentos de fala e exposição a fim de compartilhar informações; o EvenJourney, o desenho de uma jornada completa e contínua que visa estruturar experiências transformadoras ao conectar ideias e pessoas de diferentes áreas; e o EvenUp, focado no desenvolvimento e escala de novos negócios, entendendo o investimento como ponto crucial na virada de momento das startups.
Além de conectar e desenvolver soluções, a EvenTech — pioneira do segmento no Brasil — chega para transformar a forma como as pessoas irão experienciar os eventos no futuro. “Na pandemia, a experiência de quase tudo mudou. Foi preciso adaptar, criar novas formas e modelos de presença. Foi fundamental ressignificar as palavras acesso, segurança, interação e entretenimento”, explica Liliane Basso, CEO da Eventech. “O progresso do setor depende da exponencialização da transformação que a tecnologia nos oferece, colocando a experiência em um patamar jamais imaginável. Nesse cenário, quem vai brilhar serão as eventechs. O futuro dos eventos começa aqui”, complementa Liliane.
II FÓRUM INTERNACIONAL PSIORÍASE BRASIL
A Psoríase Brasil, associação nacional de pacientes com doença psoriásica, realiza o II Fórum Internacional de Psoríase, no dia 6 de outubro, às 19h30, cujo tema abordado será A Face Oculta da Psoríase e seu Impacto no Bem-Estar. O evento online é gratuito e será transmitido pela plataforma de streaming, eduprimebrasil. Para se inscrever basta acessar a plataforma do Fórum – https://psoriasebrasil.org.br/2fip/. Lá já estão disponibilizadas informações sobre cada um dos 11 convidados, entre médicos e pacientes.
Esta edição irá reunir médicos dermatologistas (Dra. Clarissa Prati; Dr. Dimitri Luz; Dr. Leandro Leite e Dra. Paula D’elia), o reumatologista, Dr. Thiago Willers, a psicóloga, Dra. Hericka Zogbi e pacientes, que irão tratar de questões como a jornada do paciente, a importância do diagnóstico precoce, dos cuidados com a forma física e mental e como buscar o melhor tratamento, além dos hábitos que auxiliem o bem-estar de quem tem psoríase. Médicos e pacientes também irão trazer a experiência de outros países no tratamento da doença e haverá a participação da presidente da Associação da Argentina de Psoríase, Silvia Fernandez Barrio e da presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima.
Sem fins lucrativos e fundada em 2000, a Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele – tem como objetivo lutar pelos direitos dos pacientes ao acesso a políticas públicas de saúde, disseminar informações relativas à doença psoriásica e a outras doenças crônicas de pele e diminuir o preconceito. As ações da Psoríase Brasil visam buscar o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento às doenças, seja no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos planos privados de saúde (ANS).
A Associação se baseia no Relatório Global da Psoríase da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2014, e do qual o Brasil é signatário, para guiar suas atividades focadas aos pacientes com psoríase. Desde 2020 o trabalho foi ampliado e incorporou-se à causa da psoríase novas doenças crônicas de pele, como urticária crônica espontânea, dermatite atópica, hidradenite supurativa e vitiligo.
A Psoríase é uma doença inflamatória, sistêmica, crônica e autoimune, que causa placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas. Essas lesões podem apresentar coceira, dor, queimação e descamação. Inchaços e rigidez nas articulações podem ocorrer. A doença não é contagiosa e afeta muito a qualidade de vida dos pacientes, indo muito além da questão estética da pele.
A sua causa é genética, ocorrendo um desequilíbrio imunobiológico, mas fatores ambientais e o stress podem ser importantes agravadores. A psoríase se manifesta, na maior parte dos indivíduos, entre os 20 e 40 anos. Porém, em 15% dos casos aparece durante a infância. Ela tem gravidade variável, podendo apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações além de poder desencadear demais comorbidades.
SANTA CASA
Focada na importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a tradicional campanha de Outubro Rosa do Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, já está no ar. Com o tema ‘Rosa combina com vida. Vista-se de prevenção’, a iniciativa convida a sociedade a se vestir com aquele que é o principal papel no cuidado pessoal com a saúde: a prevenção.
Neste ano, a campanha de conscientização traz a cor rosa — símbolo do movimento — associada à perspectiva de uma vida saudável e um convite à prevenção como demonstração de amor pela vida. Apesar de ser considerado o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, as chances de cura da doença podem chegar a 95%, caso o diagnóstico seja realizado logo no início.
“O Outubro Rosa é uma das datas mais importantes do nosso calendário de marketing de causas. Pensar nesse tipo de campanha é um trabalho contínuo de olhar para as formas de prevenção contra o câncer de mama e lembrar as mulheres sobre a importância de um cuidado permanente com a saúde”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing da Santa Casa, Andrea Schüür Macagnan.
O trabalho, criado pela equipe de Comunicação e Marketing da instituição, ainda conta com uma série de intervenções nos diferentes espaços do hospital e inclui uma nova edição do Desfile das Poderosas. Depois de dois anos sem ser realizado devido a pandemia, o evento reúne mulheres que já passaram ou estão em tratamento contra o câncer de mama. Na ação, elas são transformadas em modelos por um dia e participam de um desfile organizado pela instituição, empoderando as mulheres e desmistificando os tabus da doença.
GNC CINEMAS
Quase 3 mil crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão assistir ao filme “O Lendário Cão Guerreiro” em oito salas do GNC Cinemas no dia 10 de outubro (segunda-feira). As sessões especiais em parceria com a Paramount começam às 14h, integram ação pelo Dia das Crianças e são direcionadas a instituições e projetos que atuam com crianças e adolescentes carentes e em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 6 a 15 anos.
O filme será exibido nas maiores salas de cada complexo exatamente para que mais público possa ser recebido. A alimentação será por conta do GNC e demais parceiros. O transporte das crianças também será disponibilizado por parceiros. “Estamos em operação desde 1991 e, sempre que possível, procuramos nos engajar em atividades que beneficiem a comunidade, levando entretenimento e bem-estar, que são a nossa razão de existir”, afirma a diretora de marketing do GNC, Lucia Cuervo Silva.
Hank (com a voz de Paulo Vieira), um cão de caça sem muita sorte, está em uma cidade cheia de gatos, que precisam de um herói para defendê-los do plano maligno de um vilão implacável para varrer a cidade do mapa. Com a ajuda de um professor relutante para treiná-lo, o azarão deve assumir o papel de samurai da cidade e se unir aos aldeões para salvar o dia. Só tem um único problema: gatos odeiam cães! A atriz Deborah Secco e o ator Ary Fontoura também dublam personagens nesta animação dirigida por Rob Minkoff e Mark Koetsier. Minkoff dirigiu o clássico “O Rei Leão” (1994) e o sucesso “O Pequeno Stuart Little (1999)”.
Confira os cinemas que vão receber as crianças:
GNC Praia de Belas (Porto Alegre/RS)
GNC Iguatemi (Porto Alegre/RS)
GNC Caxias (RS)
GNC Criciúma (SC)
GNC Blumenau (SC)
GNC Mueller (Joinville/SC)
GNC Garten (Joinville/SC)
GNC Balneário Camboriú (SC)