ENTREVISTA COM LEONARDO MENEGON
1. Quem é Leonardo Menegon?
Sou Leonardo, natural de Veranópolis, cidade na Serra Gaúcha. Me considero um cara muito curioso, sou colorado, apaixonado pela comunicação e pelos números. No momento, estou no 7º semestre do curso de Comunicação e Publicidade na ESPM Porto Alegre. Desde criança, sempre tive como hobby brincar com softwares de criação, como o Paint, evoluindo para o Photoscape e chegando no Photoshop e derivados. Foi assim que descobri a trilha dessa área que encanta tanto: a comunicação. Na adolescência eu já trabalhava com freelas, tendo me lançado como designer em 2019. Em 2020, em meio ao caos pandêmico, entrei na ESPM e fui descobrindo as inúmeras – e praticamente infinitas – possibilidades da área da publicidade. Trabalhar com dados foi uma das paixões que surgiram. Com isso, comecei a me reaproximar desse lado dos números – gosto que estava inativo desde a época da escola – e consegui misturar com a comunicação, chegando na área de Business Intelligence na grandiosa SUNOPAIM.
2. De freelancer como designer a paixão por dados, foram extremos que te levaram a esse caminho?
Embora de longe possam parecer extremos, eles têm um ponto em comum: a comunicação. Os dados são essenciais para entender o impacto da publicidade, para medir o sucesso de uma campanha, entender comportamentos de consumidores e otimizar estratégias. Nesse sentido, eu vejo que ter esse background mais “artístico” me ajuda muito ao realizar análises de peças, já que consigo ter um ponto de vista duplo, entendendo o lado do designer e o lado analítico, tentando correlacionar esses fatos.
3. A comunicação está sendo muito mais que esperavas?
Sim! Quando estava no Ensino Médio, buscando um curso onde me encontrasse, a Publicidade, especificamente na ESPM, brilhou meus olhos. Entretanto, naquela época, não tinha noção alguma da vasta gama de funções que um publicitário pode exercer. Entrei no curso achando que seria designer (não conhecia o termo diretor de arte ainda), mas, como falei anteriormente, acabei descobrindo os demais cargos. Então, sim, foi muito mais do que eu esperava, já que não tinha tanta noção do que realmente era vivenciar esse ambiente da comunicação.
4. Leonardo no lazer e com os amigos?
No lazer eu gosto muito de sair pra conhecer lugares novos. Como não sou de POA, mas estou morando aqui por causa da faculdade, adoro ir descobrir locais com meus amigos, seja pra um “rolê” ou pra uma aventura gastronômica.
FMP
O período de inscrição no vestibular da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS (FMP) termina no dia 13 de dezembro. A prova on line será no dia 14. Também é possível entrar na FMP por transferência ou como ingresso diplomado – para quem já tem uma graduação. Outros detalhes no site fmp.edu.br/vestibular.
Além disso, a FMP completou 40 anos no dia 30 de novembro numa trajetória de excelência comprovada pelos selos de Melhor Faculdade Privada de Direito do Rio grande do sul, OAB Recomenda e nota máxima 5 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
VALE TUDO
Gente que sai e diz que ficou como investidor quando não tem e fez m…
Gente que vai, mas está em outra, fala com várias e não confirma nada.
Gente que está em uma, mas diz que pode estar em outra e acusa para se defender, mentindo.
Que momento!
SALÃO ARP 2023
Considerada a maior premiação da Comunicação do Rio Grande do Sul, o Salão ARP agraciou, nesta quinta-feira (7), as empresas e os profissionais de publicidade e propaganda que mais se destacaram neste ano. O evento, realizado no BarraShoppingSul, contou com a presença de mais de 600 pessoas e foi acompanhado da tradicional confraternização após a entrega das Estrelas.
No momento mais aguardado, foram anunciados os vencedores das 23 categorias. Todos foram escolhidos por um júri formado por quase 60 profissionais de fora do Estado, que possuem reconhecimento de mercado em níveis nacional e internacional, garantindo a isenção e a idoneidade na escolha dos cases premiados. Em fala oficial, o presidente da ARP, Fernando Silveira, agradeceu às empresas participantes, patrocinadores, jurados e demais parceiros por possibilitarem a realização da maior edição do Salão ARP até hoje.
Dentre as categorias mais aguardadas, destaca-se tradicionalmente Empresário(a) ou Dirigente de Comunicação do Ano, entregue a Renata Schenkel, da Escala. O reconhecimento de Agência do Ano foi conquistado pela HOC, enquanto a Panvel foi agraciada com a Estrela de Marca do Ano. Ainda, a Eletromidia se consagrou como o Veículo do Ano.
A noite também foi marcada pela entrega do Reconhecimento ARP ao projeto Rumos Mais Pretos e para Eduardo Axelrud, além da estrela dourada do Prêmio Lairson Kunzler ao escritor, compositor e publicitário Luiz Coronel. Já o prêmio de Estudante do Ano, escolhido através do concurso ARP Academy. Nesta edição, o vencedor foi Diego Wilsmann — graduando de Publicidade e Propaganda na Univates, de Lajeado —, com campanha elaborada para a ONG Parceiros Voluntários com foco em incentivar o voluntariado.
Conheça os vencedores na lista abaixo:
EMPRESÁRIO OU DIRIGENTE DE COMUNICAÇÃO
Renata Schenkel (Escala)
AGÊNCIA
HOC – House of Creativity
MARCA
Panvel
VEÍCULO
Eletromidia
EMPRESA DE TECNOLOGIA
ImobiAds
SERVIÇO DE CONTEÚDO DIGITAL
GZH
PRODUÇÃO DE ÁUDIO
Radioativa Produtora
PRODUÇÃO DE IMAGEM GRÁFICA
Meca Engenharia de Imagens
PRODUÇÃO ELETRÔNICA
Zepp Filmes
PRODUÇÃO DIGITAL E/OU ANIMAÇÃO
Estúdio Pé Grande
SERVIÇOS ESPECIALIZADO
Gana&Voga
PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO OU REPRESENTANTE DE VEÍCULO
Karine Battisti (Grupo RBS)
PROFISSIONAL DE MARKETING
Priscila Franzeck Barbosa (Panvel)
REDATOR
Matheus Dias (Eyxo)
DIRETOR DE ARTE
Max Fonseca (Eyxo)
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Fábio Bernardi (HOC)
PROFISSIONAL DE MÍDIA
Karla Barbosa (HOC)
PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO
Marcel Maineri (Eyxo)
PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO
Alexandre Godoy (Eyxo)
PROFISSIONAL DE PRODUÇÃO
Lori Pintos (HOC)
YOUNG DO ANO
Luiza Fonseca (Grupo RBS)
ESTUDANTE(S) (ARP ACADEMY)
Arturo Garziera
PROFESSOR(A)
Diego Wilsmann (Univates)
COLUNA DO NENÊ E CLEAR CHANNEL
A Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo esteve presente no Salão ARP junto com a produtora Gorillas Play que conseguiu realizar um trabalho de cobertura brilhante do evento com um filme publicitário que será disponibilizado em breve e que vai mostrar todos os detalhes dessa noite histórica para a propaganda gaúcha.
A Clear Chanel, empresa líder no segmento de OOH, apostou nessa iniciativa prestigiando com o patrocínio e apoio dessa iniciativa para levar engajamento e conteúdo para dentro do Salão ARP 2023. Portanto, em breve no canal será publicado o material inédito feito pela produtora Gorillas Play para o mercado de comunicação do Rio Grande do Sul.
RAFAEL GUERRA
O incansável e dedicado profissional de marketing, Rafael Guerra, está encerrando um ciclo na Unimed Porto Alegre e indo para novo e belo voo. Rafael está indo para a empresa que administra os aeroportos, a Fraport, inclusive o Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
FEEVALE
Os egressos da Feevale, Christiane Lanius Lautert, do curso de Administração, e Dudu Rodrigues, do curso de Jornalismo, foram finalistas no prêmio Salão ARP 2023, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda. Christiane concorreu ao prêmio de Profissional de Atendimento do Ano, e Rodrigues, ao prêmio Diretor de Criação do ano.
Segundo Christiane, o reconhecimento é resultado de desenvolvimento profissional. “Concorrer ao prêmio de atendimento do ano é motivo de muito orgulho e não é uma conquista individual. A minha profissão me permite transitar em diferentes tipos de negócios e promover uma parceria estratégica com clientes”, avalia.
Rodrigues destaca que estar na lista de finalista é resultado de muito trabalho. “Eu me dividi entre escritórios no Rio Grande do Sul e São Paulo para dar apoio às equipes. Meu papel é direcionar, oferecer suporte e usar minha bagagem para que a tomada de decisão não seja só minha, abrindo espaço para que todos possam brilhar”, explica.
Luis Henrique Rauber, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Feevale, salienta que, para a Universidade, é muito importante perceber graduados da Feevale se destacando no mercado. “A Christiane e o Dudu, inclusive, ainda têm vínculos com a Feevale, como convidados em diferentes atividades”, ressalta.
OPINIÃO PRODUTORA
O sucesso da empresa líder no segmento de eventos, Opinião Produtora, está em ter gente que entende, que se dedica ao show business com profissionalismo e faz acontecer com respeito e muita seriedade.
Em quase quatro décadas de história, o bar Opinião conquistou o posto de uma das mais importantes casas de shows e festas do sul do país. Além disso, a Opinião Produtora possui responsabilidade e comprometimento com a movimentação da cultura e entretenimento da cidade de Porto Alegre.
Atualmente, a Opinião Produtora executa cursos, oferecem palco para teatros e apoia qualquer tipo de manifestação artística.
PRÊMIO CABORÉ 2023
Quatorze profissionais e empresas concretizaram o desejo de ter em suas estantes a famosa coruja, animal que simboliza o troféu do Prêmio Caboré. Em sua 44ª edição, a principal premiação da indústria de comunicação brasileira promovida pelo Meio & Mensagem, contou com uma lista de vencedores marcada, mais uma vez, pela representatividade e inovação da indústria de comunicação.
A Africa Creative levou o prêmio de melhor Agência de Comunicação. Na categoria anunciantes, o Itaú foi o escolhido pelos leitores. CazéTV e Globoplay também foram premiados nas categorias Plataforma de Conteúdo e de Comunicação, respectivamente. Já a Dream Factory, levou o caboré na categoria Serviço de Marketing. Marco Bebiano (Google) foi o vencedor e levou o prêmio de Profissional de Veículo. Marina Daineze (Profissional de Marketing) e Raquel Virgínia (Profissional de Atendimento e Negócios) foram homenageadas e conquistaram o troféu. Paula Puppi (WPP), Alexandre Guerrero (Eletromidia), Paula Marsilli (Natura & Co), entre outros, também levaram a coruja.
Com convites esgotados, o Caboré 2023 reuniu, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, mais de 800 profissionais de agências de publicidade, veículos, plataformas de mídia, anunciantes e outras empresas que compõem a cadeia da comunicação.
A cerimônia de premiação foi conduzida pelo jornalista e apresentador Felipe Andreoli, com transmissão dos vencedores ao vivo pela internet, com sinal aberto e gratuito a todo o público. Vale lembrar que os vencedores foram escolhidos em votação aberta aos assinantes do Meio & Mensagem e auditada pela PWC.
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Africa Creative
PROFISSIONAL DE VEÍCULO
Marco Bebiano (Google)
SERVIÇO DE MARKETING
Dream Factory
PROFISSIONAL DE MARKETING
Marina Daineze – Vivo
PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO E NEGÓCIOS
Raquel Virgínia – Nhaí
PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO
Globoplay
PROFISSIONAL DE ESTRATÉGIA
Chiara Martini (Coca-Cola)
ANUNCIANTE
Itaú
PLATAFORMA DE CONTEÚDO
CazéTV
PROFISSIONAL DE MÍDIA
Paula Marsilli (Natura & Co)
DIRIGENTE DA INDÚSTRIA DE COMUNICAÇÃO
Alexandre Guerrero (Eletromidia)
PRODUÇÃO
Boiler
PROFISSIONAL DE CRIAÇÃO
Keka Morelle (Ogilvy)
PROFISSIONAL DE INOVAÇÃO
Paula Puppi (WPP)
ZEPP FILMES
Está no ar o filme institucional de Natal do Grupo Zaffari, criação da Agência Matriz, com produção da Zepp Filmes, que assina pelo segundo ano consecutivo o conteúdo de fim de ano da marca. Onde tem amor, é sempre Natal apresenta um paralelo na vida de uma mãe zelosa e uma filha residente de medicina na véspera do Natal. A filha está começando a sua carreira e dedica muito tempo ao trabalho, enquanto a mãe tem um cotidiano mais tranquilo.
A direção é de Fernanda Rotta e a trilha sonora é uma composição de Nico Nicolaiewsky, escrita para sua filha, Nina. Ela, que hoje é cantora, interpreta a canção no filme que promete emocionar mais uma vez todos os gaúchos. Quem assina a trilha do filme é a Radioativa Produtora.
Rodado ao longo de três dias em Porto Alegre, o filme destaca a época de celebração do amor. “Buscamos a conexão familiar e os corações, enfeites da árvore de Natal do filme, para marcar a data e a importância da presença nas vidas de quem amamos”, declara Fernanda Rotta. A direção de arte é de Bernardo Zortea e a fotografia de Fernando Bertolucci.
Assista ao filme :
https://www.youtube.com/watch?v=9Df0Nt6Rzxs
PRÊMIO AMIGOS DO MERCADO 2023
Na última quinta-feira, dia 30 de novembro, foi encerrada a votação da sétima edição do Prêmio Amigos do Mercado. Através da plataforma do Amigos 4.727 profissionais votaram, o período de votação resultou em campanhas dos mais diversos tipos na internet, criadas pelos indicados ao prêmio, suas empresas e amigos, que pediam seus votos para todo o mercado de comunicação, num clima muito divertido.
O Prêmio Amigos do Mercado cumpre o papel de ampliar a relação dos profissionais da publicidade com o universo das premiações. Democrático, envolve os diferentes níveis hierárquicos do mercado da propaganda em todas as etapas: da indicação ao voto, incluindo a possibilidade de ser premiado e de prestigiar a festa. Independentemente do cargo, todos são bem-vindos aos eventos.
“Parabenizamos a todos que se engajaram no prêmio, cumprimos a missão de jogar a luz sobre os profissionais das mais diversas funções do nosso mercado, em todos os níveis hierárquicos, rompendo também as barreiras geográficas. Estamos muito felizes com a repercussão da sétima edição do Prêmio Amigos do Mercado, e no entendimento que o mercado teve do nosso diferencial, que é reconhecer a atuação técnica somada ao papel relevante dos finalistas na boa convivência e desenvolvimento do mercado de maneira amigável. A votação foi bastante disputada e tivemos um número recorde de participantes” – Marcos Braga, CEO do Amigos do Mercado.
A organização do prêmio revelou os 17 vencedores das categorias: Anunciante, Atendimento, Criação, Executivo de vendas, Mídia, Planejamento, Operações, Dados, Marketing Digital, Branded Content, Creators, Professores, Profissional de Apoio, Estagiário, Recursos Humanos, Mercado Regional e O Amigo do Mercado. Além dos profissionais que o mercado elegeu através do voto, os Top 100 Gestores que indicaram os finalistas também escolheram o profissional que será homenageado in-memorian na abertura da cerimônia, que será divulgado em breve.
A festa de premiação ocorrerá no dia 13 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo, com um show cover do Queen, que interpretará os maiores sucessos da banda. Com o patrocínio master mantenedor da Neooh, Logan e Record; patrocínio da Clear Channel, Carrega+, Peach, Nós (Novo Outdoor Social), The Led e Virau; apoio da Inarco, Gin Vitória Régia e Unibes Cultural.
Conheça os vencedores na lista abaixo:
ANUNCIANTE
Fernanda Yamamoto Uada – Grupo Boticário
ATENDIMENTO
Yohanna Maia – AlmapBBDO
CRIAÇÃO
Vanessa Silva – Publicis Brasil
EXECUTIVA DE VENDAS
Karla Borges – Kallas Mídia OOH
MÍDIA
Vanuza Gonçalves – Agência WE
PLANEJAMENTO
Luiza Lopes – BETC HAVAS
OPERAÇÕES
Cleber Morales – Kallas Mídia OOH
DADOS E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Julie Teixeira – BETC HAVAS
MARKETING DIGITAL
Luana Oliveira – Logan
PROJETOS ESPECIAIS E BRANDED CONTENT
Luana P. Marcolongo – Eletromidia
CREATOR E INFLUENCIADOR
Casimiro Miguel Vieira – CazéTV
PROFESSORA
Lívia Montemor – ESPM
PROFISSIONAL DE APOIO
Jesús Giovanni Palma – AlmapBBDO
ESTAGIÁRIO
Wesley Barbosa – SBT
RECURSOS HUMANOS
Talita Leal Santos – Africa
PROFISSIONAL DE MERCADO REGIONAL
Celio Robledo – Kallas Mídia OOH
A AMIGA DO MERCADO
Ana Brito – Kallas Mídia OOH
ACEG: DESTAQUES DO FUTEBOL GAÚCHO 2023
Nesta sexta-feira (08/12) são conhecidos os Destaques do Futebol Gaúcho, em votação que mobiliza centenas de associados à Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG). Nesta terça-feira (05/12), a entidade divulgou os três finalistas em cada categoria – craque masculino e feminino; revelação masculina e feminina; treinador masculino e feminino; dirigente e árbitro. O evento será no rooftop do Hotel Master Cosmopolitan, no Bairro Moinhos de Vento, a partir das 19h30min, com o apoio de Banrisul, Desco Atacado, KTO Brasil, Master Hotéis, Trilegal, Fruki e Vinícola Aurora.
Aos 78 anos, completados em setembro, a ACEG permanece em movimento constante. Uma das novidades desta edição é valorizar também atletas de outros esportes. A judoca campeã mundial Mayra Aguiar, o nadador Anton Karl Biedermann, o jogador de futebol para cegos Ricardinho e a nadadora PCD Milaini Alviço Araújo serão homenageados por suas vitoriosas e inspiradoras trajetórias. O presidente da ACEG, Rogério Amaral, explica que é propósito de sua gestão exatamente ampliar a participação e a representatividade das demais modalidades na entidade. “Estamos procurando evoluir na premiação na medida do possível. Já equiparamos no masculino e no feminino e realizamos a primeira edição do Torneio ACEG de Futsal/Copa João Garcia”, conta o dirigente, que também é o 1º vice-presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB).