NOTAS DA SEMANA – 09.08.2024

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ENTREVISTA COM ABNER WILLIAM QUINTINO DE FREITAS

1. Quem é Abner William Quintino de Freitas?

Me olhar na terceira pessoa é um saudável desafio. Dizer quem eu sou é mais difícil do que dizer o que faço. Sou uma pessoa extremamente feliz com quem me tornei apesar de todas as dificuldades que vivi. Parece cair no local comum dizer isso, mas ao viver as perdas dos meus pais ainda garoto, me jogou numa vórtice de maturidade que estrutura minha seriedade quanto à tudo que faço. Sou uma pessoa incendiária, intensa e que ama muito a vida com tudo o que ela oferece. Sou recolhido na minha privacidade e intimidade: algo que amo profundamente. Embora seja muito sociável, adoro o silencio da intimidade, da vida privada. É aí onde recarrego minhas energias.

2. A educação de um povo é o maior responsável por um desastre?

A educação comunitária (ou a falta dela) não é responsável pelo desastre, mas contribui significativamente para seus danos. Saber o que fazer nos desastres podem possibilitar que você evite ele, reduza seus danos e signifique a experiência depois.

3. Por que não existem políticas e políticos que se preocupam verdadeiramente com esse tema tão significativo para o planeta?

Dois pesquisadores australianos se dedicaram a pensar as intersecções entre política e desastre. E o que eles destacaram é que o desastre pode e é um momento de “redenção” ou “desgraça” de qualquer liderança política em qualquer parte do planeta. Os desastres forçam as pessoas à olharem para o que os políticos estão fazendo para proteger a sua vida. A política se movimenta, em qualquer país, pelos interesses imediatos. E o desastre não se comporta dessa maneira. Eles podem ter causas tão distantes do presente, como também, podem ser “semeados” aqui e agora que não imaginamos o legado de risco que estamos entregando à próxima geração.

4. Abner na intimidade, com os amigos e no lazer?

Parece estranho, mas sou de poucos amigos. Amizade é algo de único e extremo valor. São pouquíssimos. Isso não quer dizer que não goste de estar com as pessoas. Amo isso. Ademais, meu lazer é dormir. Quando não estou trabalhando, estou pensando no trabalho. Preciso melhorar isso.

OPINIÃO

A Opinião Produtora não para de produzir mais e mais e já está com datas de shows extras para 2025 no Auditório Araújo Vianna.

RSNASCE

O trabalho da Fabiana Londero e Eliana Azeredo com apoio de empresários e voluntários é digno de orgulho e representa o que nós queremos e desejamos para o nosso estado do RS.

As histórias contadas no evento do Araújo Vianna no dia 6 confirmam que sem politicagem com atitude, força e muita garra tudo e muito pode ser feito, mesmo que não seja de bate pronto, mas com certeza será.

H MÍDIA

A H Mídia acaba de ser reconhecida com o Prêmio de Vendas Top Setor Privado 2024 no evento “Conexões by We Super OOH”, uma das principais celebrações do setor nível Brasil, que reúne os grandes nomes e as inovações mais impactantes da mídia digital. Esse prêmio destaca nosso esforço constante em criar conexões mais humanas e eficazes entre marcas e pessoas, o que tem sido a base do nosso trabalho.

UNIMED POA

Com mais de 20 anos de experiência no mercado da Comunicação, Ângela Sosa é a nova gerente de Marketing da Unimed POA. Graduada em Comunicação Social, Propaganda e Marketing pela ESPM, Ângela soma passagens pelas principais agências de propaganda do Estado.

GAV RS

O Grupo de Atendimento de Veículos (GAV), com o apoio da ESPM tem o prazer de anunciar um evento exclusivo para sócios e convidados: “Os Melhores Insights do Media Master 2024”. O encontro será realizado no dia 12 de agosto de 2024, às 19h, na ESPM têm o patrocínio da Clear Channel, Eletromdia, Exibe Mídia, H Mídia, HOC, Match Conexões e Sinergy.

A grande atração da noite será Denise Marusiak, Diretora de Inteligência em Canais na HOC. Com uma carreira brilhante e mais de 25 anos de experiência em publicidade e marketing, Denise traz um conhecimento profundo sobre a dinâmica dos meios e estratégias eficazes para alcançar resultados de destaque. Graduada em Publicidade e Propaganda e com MBA em Marketing pela ESPM, Denise já atuou em renomadas agências de publicidade no Rio Grande do Sul, incluindo Escala, McCann-Erickson, DCS, Morya e HOC House of Creativity.

Na HOC, Denise lidera uma equipe de 16 profissionais dedicados à mídia, atendendo a importantes marcas dos segmentos varejo, indústria e governamental. Entre as marcas que estão sob sua responsabilidade estão Unimed, Zaffari, Bourbon, Panvel, Sicredi, Internacional, Lojas Pompéia, Iplace, Lojas Taqi, PUC, CMPC e o Governo do Estado.

O evento proporcionará uma oportunidade única para aprender diretamente com uma das líderes mais influentes do setor, oferecendo insights valiosos sobre as melhores práticas e tendências do Media Master em 2024.

ARP

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) anuncia a retomada da campanha “ARP+”, que tem como objetivo reforçar a conexão entre os associados e a instituição. Inicialmente lançada no final de abril, na ocasião do seu aniversário de 68 anos, a campanha precisou ser pausada devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Agora, a “ARP+” retorna com força total, reafirmando a relevância das marcas para a retomada da economia gaúcha.

Desenvolvida em parceria com a agência Batuca, a campanha tem como mote a frase “Associar e somar”, que destaca a instituição como um espaço de trocas de experiências e conexões significativas, valorizando as ações tangíveis e intangíveis.

“Queremos mostrar que, além do pilar de eventos, dos descontos, dos ingressos, a ARP também oferece a oportunidade de vivências e convivências. Ela junta ideias, inteligências, potenciais, e o resultado dessa convergência nem sempre pode ser visto a olho nu”, explica o responsável pelo planejamento da campanha e pelo Atendimento e Estratégia da Batuca, Raphael Rodrigues.

A campanha está dividida em cinco pilares fundamentais, que refletem a diversidade e a abrangência da associação. São eles: Grupos/Entidades & Mercado; Eventos; Convênios & Parcerias; Desenvolvimento; e Reconhecimento.

Conforme o presidente da ARP, Fernando Silveira, esta é uma oportunidade única para dialogar diretamente com os públicos da organização. “Ao mesmo tempo que celebramos toda a história da ARP, queremos também ampliar a nossa atuação, aumentando o quadro de sócios em 35% entre os profissionais da área e 25% entre as empresas. É uma meta audaciosa, mas à altura dos nossos quase 70 anos”, afirma.

A campanha fortalece o compromisso da ARP com o desenvolvimento contínuo da comunicação no Rio Grande do Sul. Por isso, estende o convite a todos os profissionais e empresas da área a se unirem a esta jornada, contribuindo para a retomada e o crescimento da economia gaúcha.

POLO FILMS

Plantar árvores pode salvar vidas. Depois de tudo que a população do Rio Grande do Sul sofreu com a enchente em maio, ficou mais fácil entender por que aumentar a cobertura vegetal é um dos caminhos para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos. Áreas verdes amenizam a temperatura da superfície e do ar, e regiões com equilíbrio térmico ficam menos propensas a grandes volumes de chuvas. Por isso, a Polo Films, desde 2018, é uma das empresas participantes do Projeto Arborizar.

Na edição 2024, a indústria do segmento de filmes flexíveis para embalagens, rótulos, etiquetas e fitas adesivas, plantou 100 mudas de ipê-roxo, ipê-amarelo, Pitangueira e Araçá em diversas ruas de Montenegro, onde está localizada a unidade fabril da Polo, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Estância Velha.

Após o plantio, é realizado o monitoramento e a manutenção das mudas durante um período de seis meses pelos técnicos do projeto a fim de garantir a adaptação e a sobrevivência das plantas.  A perda da cobertura vegetal leva as cidades a um risco de agravamento das condições ambientais, pois, cada vez mais, se vai impermeabilizando os terrenos, causando um problema que leva ao superaquecimento e a enchentes devido à baixa infiltração da água da chuva.

“Cada muda plantada pelo Arborizar garante a redução do volume do escoamento superficial proporcionando a proteção do solo onde está inserida. E, diante do quadro de extremos climáticos, a atitude de cada pessoa, instituição ou empresa importa muito. Afinal, quando as massas de calor extremo se formam, aumenta o perigo de alagamentos e inundações”, explica o engenheiro ambiental e sanitário Rafael Ferreira Rocha, que atua na Polo na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Assim, a manutenção de áreas verdes ao meio urbano pode significar uma redução na sobrecarga dos sistemas de drenagem, melhorando a infiltração pelo solo e auxiliando na redução da velocidade de água das tempestades. Além de trazer uma considerável melhoria e estabilidade no microclima local, fazendo com que a variação de temperatura entre regiões arborizadas e áridas, em uma mesma cidade, possa chegar a mais de 4ºC.

As 100 mudas representam 15 toneladas de CO2 absorvidas a cada ano, tendo atividade na descarbonização e, ainda, em diminuir a poluição do ar e proporcionar paisagismo e bem-estar aos moradores. O critério na escolha das espécies cultivadas neste ano foi as que mais se adaptam ao calor do ambiente urbano, além de apresentarem rápido crescimento, presença de frutos à fauna e um paisagismo que valoriza a beleza”, acrescenta Rafael.

Dentro das iniciativas do Arborizar apoiadas pela Polo, ainda ocorrem palestras de educação ambiental em escolas municipais de ensino fundamental. A partir de setembro, crianças de seis a oito anos de Montenegro, São Leopoldo, Canoas, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Estância Velha vão participar de atividades que incluem o plantio de árvores.

PROJETO AR

Comunidades indígenas das etnias Guarani, Charrua e Xokleng estão recebendo uma leva considerável de donativos para minimizar os impactos causados pela enchente histórica que assolou o Rio Grande do Sul (RS), em maio, e ainda afeta o bem-estar dos povos originários que vivem em solo gaúcho. A articulação realizada durante o período das enchentes pela direção do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM), responsável pelo Projeto Ar, Água e Terra, que conta com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, resultou no recebimento de 3.000 cobertores e 150 colchões que estão sendo distribuídos em áreas indígenas no RS.

Além disso, no auge da tragédia climática, entre maio e junho, o IECAM, com o apoio de entidades indigenistas, promoveu doações de itens de primeira necessidade, como água, alimentos, roupas, entre outros, a mais de 405 famílias indígenas que vivem em mais de 30 aldeias do estado. Mediante a grande necessidade das comunidades indígenas, a Petrobras viabilizou a transferência de recursos para o Movimento União Brasil e Instituto da Criança adquirirem os donativos que estão sendo entregues pelos colaboradores do IECAM em 25 aldeias da etnia Guarani, Charrua e Xokleng. No total, mais de 3 mil indígenas estão sendo beneficiados.

Dia Internacional dos Povos Indígenas – A ação está sendo realizada no mês em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, 09 de agosto. A data é comemorada em referência à primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, em Genebra, em 1982, quando foram discutidas pautas sobre direitos humanos e proteção aos povos indígenas, no que tange às suas culturas, línguas e costumes.
Posteriormente, o grupo elaborou a minuta da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 13 de setembro de 2007. Como ressalta a coordenadora do Projeto, Denise Wolf, “ainda que possamos celebrar a data, a contribuição com os donativos e com ações que assegurem os direitos dos povos originários em um mês que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, todo dia é dia dos povos indígenas”.

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