NOTAS DA SEMANA – 16.02.2024

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ENTREVISTA COM MILA BASTOS

1. Quem é Mila Bastos?

Baiana, que cresceu no Paraná e que mora no Rio Grande do Sul há 10 anos. Me considero uma mistura do Brasil, numa mesma frase consigo misturar todos esses sotaques. Hehehe

Casada com um gaúcho e agora à espera da Malu, nossa primeira filha.

Comunicadora, especialista em Comunicação Empresarial, Marketing e Branding. Sou apaixonada pelo o que faço e estou sempre em busca de evolução.

Sagitariana, gosto de viver a vida leve e sempre com otimismo. Valorizo as coisas simples e as relações com as pessoas.

2. Baiana com vida no Sul sendo jornalista tomou gosto pelo marketing quando?

Primeiramente, me interessei pela comunicação corporativa. Desde o final da faculdade de comunicação lá no Paraná, eu já vi que essa frente de atuação me encantava e que não queria seguir a vida de redação de jornal. A partir disso, fui buscando cursos com foco em negócios e marketing. E, cada vez que eu me aprofundava, mais me identificava. Trabalhando com marketing há mais de 14 anos, eu cheguei no Branding, e aí encontrei mais uma grande paixão e que guia minha carreira atualmente.

3. Acha que o varejo brasileiro caminha para a venda online ou a venda física, principalmente de um varejo de vizinhança, vai prevalecer?

Acredito na união dos dois universos, com cada vez mais o online e o físico se potencializando e retroalimentando. O comportamento do consumidor não é mais só físico ou só online, mas sim de acordo com as suas necessidades momentâneas. Então, o que sempre prevalecerá é oferecer uma experiência fluída e confortável para o consumidor.

4. Mila em casa, com os amigos, no lazer e hobbies?

Janta com os amigos está entre uma das coisas que mais adoro fazer e, claro, que também sempre rola um tradicional churrasco em família, que foi uma das melhores coisas que o Rio Grande do Sul me apresentou.
Além disso, amo viajar, conhecer novos lugares e culturas. Também sou louca por praia e não recuso uma boa festa ou show. Amo dançar!

G5

A ETERNIT marca líder do mercado brasileiro de telhas no mercado brasileiro é o mais novo cliente da Competence, somando com a Tintas Renner PPG e a CASSOL, grandes marcas também com atuação Brasil. O grupo está se consolidando como uma agência com alta knowhow do mercado de Material de Construção. Além disso, desenvolvem todo o reenquadramento estratégico da Atlas – empresa do Grupo Inbetta.

Já a SUN business | branding abriu o ano em alto estilo. Com dois novos projetos para empresas de alta relevância nos seus segmentos:
ESTRUTURAL (Grupo DALLASANTA)
e ROTOPLASTYC (AGRO).

Nos próximos dias será lançando o novo site da SUN e o terceiro livro do CEO, João Satt, chamado SALTO. João também se tornou TOP BRANDING VOICE Brasil do LinkedIn. Ao que sabemos nenhum outro estrategista do Sul havia se tornado antes.

A questão toda é que a Competence -Powered by Sun, tem entregáveis totalmente diferentes do resto do mercado. A SUN tem seus clientes, e a Competence tem os dela. Mas, tem clientes que compram a consultoria em comunicação que envolve estratégia. Portanto, possuem um atendimento diferenciado.

REVISTA EXPRESSO VERÃO

Do ciclone às temperaturas extremas, da falta de luz à ressaca do mar, a temporada do veraneio 2023-2024 enfrentou bravamente aquilo que parecia ser roteiro para nova versão do filme “Férias Frustradas”. E não foi nada disso!

Desde meados de dezembro até o Carnaval, pelo menos, o que se viu nas praias do litoral norte foi a alegria vencendo. Eventos à beiramar, como o brilho do Paleta Atlântida ou os campeonatos esportivos, consagraram as areias como palco. Shows nacionais e internacionais, lotaram as casas noturnas e fizeram do Planeta Atlântida, o maior festival de música já realizado no Sul. Novos espaços comerciais, novas lojas, novos bares e restaurantes, todos surpreenderam. E em tudo o que poderia estar, a equipe da revista Expresso Verão esteve.

Nestes 7 anos consecutivos de edição, aprendemos a identificar um litoral diferente: empreendedor, pujante, e ao mesmo tempo disperso entre beira-mar, lagoas, serra, natureza, religiosidade e vida urbana. Aliás, vida essa que é a maior transformação já vista em termos de desenvolvimento sócio-econômico gaúcho.

Os números do censo do IBGE comprovam. Os municípios de Osório, Tramandaí, Xangri-lá e Capão da Canoa cresceram e são verdadeiras vitrines da efervescência no mercado imobiliário, na expansão do comércio, das contratações para serviços e infraestrutura.

Ao finalizar a temporada, temos renovada a nossa certeza de que informar e apresentar as novidades das praias é um prazer profissional combinado com prazer pessoal. Entre idas e vindas, gostamos do que fazemos e somos gratos aos que acreditam em nossas visões, principalmente, nossos patrocinadores. Revista de papel parece ser uma mídia resistente. E é! Nossas capas e suas fotos vistosas esgotaram em várias das semanas programadas.

Da equipe de jornalistas, incluindo, design, logística e o pessoal da gráfica, bem como fotógrafos parceiros, só tenho a agradecer. Em nossos mais de 30 pontos de distribuição gratuita, em alguns, ficamos sabendo que havia pedido de reserva: “guarda a revista pra mim!”, contaram alguns. Diante de tudo isso, só me resta um sonoro e feliz “vem aí, 2025!”.

GRAMADO SUMMIT

Numa era de discussões acaloradas sobre as novas frentes de comunicação marcadas pela otimização de tempo e transmissão correta da mensagem, trocar experiências com profissionais da área se torna cada vez mais necessário. Isso porque, com o surgimento de ferramentas contemporâneas como os recursos de Inteligência Artificial, atualizar-se sobre elas é fundamental para mirar no futuro assertivamente e aplicar, de fato, o conhecimento na prática.

Dessa forma, eventos como a Gramado Summit podem ser alicerces fundamentais para as marcas construírem uma comunicação sólida e de propósito que engaje o cliente, além de difundir o conteúdo para o maior número de pessoas possíveis.

Por isso, entre 10 e 12 de abril de 2024, um dos maiores eventos de brainstorming, vendas e inovação da América Latina anuncia, entre as novidades, um palco exclusivo sobre Marketing e Conteúdo, além de espaços temáticos voltados para debates específicos focados exclusivamente em Comunicação. Com curadoria da empresa Share, que busca democratizar a educação para profissionais da área, os principais temas a serem discutidos serão design, diversidade, criatividade, criação de conteúdo, plataformas, mercado e vendas.

Entre os nomes já confirmados para esse palco do evento estão:

  • Cairê Moreira, consultor de inovação na Lojas Renner
  • Deh Bastos, diretora-executiva de Criação na Map Brasil
  • Lucas Schuch, criador na Propaganda Não é Isso Aí
  • Rafael Wirz, gerente de Marketing e Relacionamento com cliente na Flormel
  • Rebecca Lyrio, gerente de Comunicação e Marcas na Rede Bahia
  • Mariana Rosa, sócia-fundadora da Palco Inteligência de Mercado
  • Eduardo Zanelato, diretor de novos negócios na The Juju

Todos os nomes anunciados até agora podem ser conferidos aqui.

Segundo Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit, em 2024 o evento será o maior e o melhor de todas as edições passadas. “Em 2023, quando conseguimos a marca de 10 mil participantes, percebemos que tínhamos capacidade de trazer ainda mais pessoas. A conferência não é mais um evento gaúcho, ela ocorre em Gramado, mas é nacional, sendo que 70% do público vem de fora do Rio Grande do Sul”, garante.

Rossi explica ainda que a melhor forma de descrever um palco de Comunicação e Marketing é que, há muitos anos, Gramado foi sede de um grande festival de Publicidade, e isso abriu oportunidades para que a Gramado Summit pudesse dar palco a esses temas.

“Estruturamos essa parceria anualmente com a Share, justamente para discutir tendências de mercado e entender como a comunicação tem se transformado, pois vivemos em um mundo cada vez mais conectado e com novas plataformas surgindo a todo momento” comentou Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit.

Outra novidade é que haverá ainda uma área exclusiva nos pavilhões do evento para a Mynd, agência de Marketing de Influência. “O objetivo é debater sobre a creator economy, tema que faz cada vez mais sentido para nós”, acrescenta Rossi.

Ao todo, o evento espera receber aproximadamente 500 palestrantes e mais de 15 mil participantes por dia.

SBT RS

A partir deste sábado (17), o programa mais divertido da televisão gaúcha chega com atrações inéditas, que vão deixar os finais de semana ainda mais leves e animados. Quem não gosta de garimpar alguns looks em brechós? A atração pega a estrada rumo ao litoral norte gaúcho para conhecer o primeiro garimpo móvel do Brasil, que opera no interior de um ônibus. O programa mostra detalhes desse negócio que virou febre por onde passa e, atualmente, circula pelas praias do estado.

O programa também convida os telespectadores a conhecerem uma combinação “buoníssima” e inusitada, que acaba de desembarcar em Porto Alegre diretamente da Itália: o sorvete no brioche. Original da Ilha da Sicília, a sobremesa é perfeita para saborear nos dias quentes de verão e conta com alguns dos ingredientes vindos da região do mar Mediterrâneo.

Além disso, o “Masbah!” mergulha no universo de uma profissão típica das ruas comerciais do Brasil: o locutor de loja. A apresentadora Brunna Colossi vai pegar o microfone na mão e encarar o desafio de viver essa função por um dia no calçadão de Canoas. Será que ela vai conseguir agradar a clientela?

Logo após, “Anonymus Gourmet” chega para deixar o final de semana saboroso. O cozinheiro mais querido dos gaúchos convida os telespectadores a acompanharem o preparo de uma receita de dar água na boca: o “cuscuz de luxo”.

E domingo (18) é dia de sentir o cheiro da fumaça no ar com “Na Beira do Fogo com El Topador”. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta assa um suculento e delicioso vazio para receber o cantor gaúcho Rafael Malenotti.

RBS VENTURES

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, está em destaque no State of Global Media Capital Funding 2023, relatório publicado anualmente pela plataforma mediaforgrowth (MFG), de Londres, referência global em informações sobre investimentos de media for equity. Com pouco mais de um ano de operação, a Ventures figura entre as principais investidoras do mundo, contribuindo para solidificar o formato e impulsionar marcas no mercado gaúcho e nacional.

O estudo destaca o crescimento do Brasil, que desponta como um mercado emergente na sétima posição no ranking global dos países com maior número de negociações com nove deals acordados no período. Dos seis investimentos realizados pela RBS Ventures em 2023, três tem parte do aporte no modelo de media for equity nas empresas Kravi, Doji e Salute, respectivamente dos segmentos de tecnologia em segurança, varejo online e saúde — sendo este último o segundo setor com mais negociações no ranking global de investimentos, atrás apenas do de Alimentos e Bebidas.

A partir da atuação da RBS Ventures, as três empresas fecharam o ano com resultados promissores. A Kravi, líder do setor de portaria remota no Rio Grande do Sul, teve mais de 300% de aumento no volume de usuários no site. Já a Doji, plataforma britânica de revenda de celulares usados, encerrou o ano com 42% de crescimento de usuários no site no Brasil, tendo a capital gaúcha registrado o dobro da audiência de São Paulo. Com investimentos em mídia e recursos, a rede de cuidados em saúde Salute teve um aumento de 22% na base de clientes da carteira.

Estes números representam a força da mídia como importante ativo da RBS Ventures para potencializar negócios ao oferecer a visibilidade e a expertise do Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação do país, com grandes índices de audiência e penetração em diferentes públicos e mercados.

– Estamos literalmente construindo e solidificando uma nova categoria de investimentos em nosso país, mostrando o valor dos veículos de mídia para alavancar e acelerar o crescimento dos negócios – destaca Mauricio Sirotsky Neto, membro do Conselho de Representantes do Grupo RBS e sócio-fundador da RBS Ventures.

A pesquisa apontou ainda a televisão como o recurso mais procurado na estratégia de investimento em mídia, com destaque também para a combinação de diferentes canais e formatos, como impresso, TV, mídia externa, digital e rádio. E, pela primeira vez, o marketing de influência também foi citado.

Para 2024, consolidando os resultados observados em 2022 e 2023, o estudo sugere que, além do crescimento do formato de media for equity, segue a tendência de aumento dos investimentos em publicidade na TV entre as empresas nativas digitais.

W3HAUS

A W3haus, agência da plataforma Haus do Grupo Stefanini, anuncia sua entrada como parceira de mídia da Riachuelo em parte das suas campanhas. O escopo dessa parceria estará focado nos projetos especiais da marca, incluindo ações no Carnaval e os investimentos em mídia Always On.

A estratégia adotada concentra-se em ações contínuas, abrangendo planejamento, gerenciamento, compra e operação de mídia. Tais atividades, alinhadas ao planejamento da companhia, têm como objetivo amplificar a visibilidade da Riachuelo, otimizar as operações comerciais e fortalecer a presença da marca no cotidiano dos consumidores.

O contrato firmado é fruto de experiências bem-sucedidas anteriores com a W3haus em colaborações com outras marcas. Aline Manha, Gerente de Mídia da Riachuelo, destaca: “Apostamos nessa parceria com a W3haus para otimizar ainda mais nossa consistência e relevância perante nossos consumidores por meio de estratégias 360 e dados sólidos para constante aprendizados”.

Para o Carnaval, a agência entrou com um papel fundamental de reverberar e impulsionar a estratégia da marca, que teve diferentes pontos de contato na jornada do cliente, que partiu de uma parceria poderosa com o estilista João Incerti, passou pela presença do casal mais famoso do Carnaval, Lore Improta e Leo Santana, e culminou no patrocínio do Bloco Coruja, de Ivete Sangalo.

Patrícia Angeletti, Diretora Executiva de Mídia da W3haus, explica: “A partir do público-alvo, desenhamos uma jornada para chegar até os foliões, começando no pré-Carnaval, tornando a Riachuelo a parceira ideal para qualquer tipo de celebração carnavalesca. Nosso objetivo é potencializar essas ações de marca, espalhando por todo o Brasil o residual potente de que na Riachuelo tem looks para todos os Carnavais.”

A estratégia permeia as principais redes e portais, utilizando formatos de alto impacto e visibilidade, como TikTok, Meta, X (ex-Twitter) e Globo.com, sob o tema “Fervo da Riachu”.

Patrícia destaca ainda que o formato “branded mission” no TikTok será ideal para conectar-se com os foliões, incentivando a criatividade e a autoexpressão por meio da moda, arte e diversão, proporcionando acessibilidade na busca pelo look perfeito para brilhar no meio da festa. “Nosso objetivo é mostrar a diversidade de roupas e acessórios que a Riachuelo oferece, não apenas para o dia a dia, mas também para uma das datas mais emblemáticas do ano. Com naturalidade, conseguimos unir a comunidade, Ivete, a marca e os criadores de conteúdo em uma fusão bem-sucedida.”

Além da gestão de mídia da Riachuelo, a W3haus também será responsável por outro projeto da marca relacionado aos Jogos Olímpicos, atuando como agência full service.

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

Até a próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, os interessados podem se inscrever na chamada, que investirá R$ 10 mil em cada um dos seis projetos selecionados. Idealizada pela Fundação Gerações, a primeira chamada pública de apoio a negócios de impacto social periféricos ocorre por meio do Fundo Comunitário Porto de Todos – o primeiro do Rio Grande do Sul. A iniciativa, em parceria com a Coalizão pelo Impacto Porto Alegre e o Programa Transformando Territórios, tem como finalidade apoiar a atuação de negócios que se proponham a desenvolver soluções às problemáticas sociais e ambientais, trazendo resultados positivos para as comunidades/territórios onde atuam.

As seis propostas serão escolhidas com base nos requisitos e critérios estabelecidos na chamada pública. “Para participar, o negócio precisa ser de impacto, ou seja, atuar com o propósito de resolver um problema ambiental ou social de comunidades e/ou territórios periféricos de Porto Alegre, pois nossa intenção é apoiar negócios que tenham essa intencionalidade e abrangência”, detalha a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente por formulário online, até as 23h59min do dia 23 de fevereiro (sexta-feira). O link para acesso ao  formulário está disponível em https://forms.gle/Jx3TAQp3oqKrPtdcA

CIDADES INTELIGENTES

No próximo dia 20 de fevereiro, será realizado o evento Cidades Inteligentes: Bairro Vigilantes, uma ação das Associações de Moradores à frente do sistema comunitário de Vigilância Colaborativa, presente em nove bairros da capital. Com objetivo de apresentar o projeto para a comunidade e resgatar o espírito de vizinhança em prol da segurança pública, a atividade é aberta ao público e acontecerá no Salão Vila Rica da Associação Leopoldina Juvenil, a partir das 19h.

Neste último ano, a Vigilância Colaborativa atingiu a marca de dois mil metros de área de cobertura das câmeras Astro nos bairros Auxiliadora, Moinhos de Vento, Higienópolis e Mont’Serrat, além de estar em franca expansão para outros dois: Bela Vista e Petrópolis. Também novas parcerias estão sendo firmadas para melhorar — ainda mais — o sistema de vigilância. Assim, a gestão das Associações convida a comunidade a participar do evento e estimula a adesão de condomínios, comerciantes, instituições sociais e de ensino, animados com o percentual de 50% a 75% de redução da criminalidade nos bairros participantes.

COPA ACX BEACH TENNIS

A rede de restaurantes Galeto Mamma Mia marcará presença no litoral gaúcho como a principal patrocinadora de um torneio que tem agitado as areias de Xangri-lá: a 2ª Copa ACX de Beach Tennis, com finais marcadas para os dias 17 e 18 de fevereiro. Realizada pela Associação de Condomínios Horizontais de Xangri-lá, com apoio da Prefeitura Municipal do município, através da Secretaria de Turismo, a competição promove a integração de 25 condomínios associados da ACX por meio do esporte.

Cada condomínio realizou sua fase classificatória em 10 categorias, com 156 duplas vencedoras de 22 condomínios classificadas para a final, que será disputada em 12 quadras na Beira-Mar de Xangri-lá. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão troféus, medalhas e brindes fornecidos por patrocinadores e apoiadores. Entre eles, um jantar exclusivo no Galeto Mamma Mia do Pontal Shopping, no dia 21 de fevereiro.

Em seus eventos, a Copa ACX promove ações solidárias em prol da comunidade local. Desta vez, haverá uma barraca da Causa Animal, com o apoio da Prefeitura de Xangri-lá e da Ajuda Meu Pet, que receberá doações de ração para os pets das famílias carentes do município. Além disso, cada atleta inscrito na Etapa Final contribuiu com uma doação em dinheiro para outras ações solidárias realizadas pela ACX.

Em 2022, mais de 2 mil pessoas acompanharam as finais da estreia da Copa ACX de Beach Tennis. Neste ano, a expectativa é superar o número de público, com a participação das torcidas, familiares e dos veranistas que assistirão às competições.

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