NOTAS DA SEMANA – 16.08.2024

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ENTREVISTA COM RAQUEL PEREIRA

1. Quem é Raquel Pereira?

Sou uma pessoa que se satisfaz realizando coisas. Transformar uma ideia em uma coisa concreta e seguir para o próximo job. Cheguei no meu estágio na DCS em 2004 sem nem saber o que iria fazer e me encontrei. Tive o privilégio de trabalhar com pessoas que acrescentaram muito a minha trajetória

2. Quando você diz aprender tu te refere às várias agências que passou ou aos adventos das tecnologias?

Como a gente roda bastante no mercado tem oportunidade de trabalhar com tipos de clientes bem diversos e públicos também. O varejo tem um público diferente da indústria ou contas públicas, por exemplo. É bacana poder ter tido experiências variadas. Hoje atuo no endomarketing, mas já estive em agência online e, por mais tempo, em agências tradicionais.

O produtor tem que se manter informado sobre novos materiais, tecnologias, possibilidades. Daí também vem a importância da nossa união para fomentar essa troca e crescimento da categoria.

3. Lidar e imprimir valor ao público interno é mais produtivo?

Há dois anos trabalho na Vibees Endomarketing, atendendo somente demandas de comunicação interna. Costumo dizer que nesse meio não precisamos vender nada. E sim, demonstrar que a força de trabalho do cliente tem valor. Não podemos dar sempre o mesmo presente de dia das mães, nem ecobag em todos os eventos. Alguns trabalhos exigem muita pesquisa e criatividade para sugerir soluções.

Na publicidade convencional não temos retorno sobre o sucesso das campanhas mas no endo a gente consegue ter essa devolutiva. Vemos os colaboradores compartilhando nas redes sociais.

4. Raquel no convívio e com a família e amigos?

Sou bastante caseira e muito dedicada à minha filha, a minha melhor produção. Minha família é pequena e unida e meus amigos são uma extensão dela.

47ª EXPOINTER

O governo gaúcho promoveu na segunda-feira, 12, em Porto Alegre, o lançamento da 47ª Expointer, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do País. O evento ocorrerá entre 24 de agosto e 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e, após as cheias que assolaram o Estado entre o fim de abril e maio, terá como slogan “Superar é da nossa natureza”.Os nove dias de feira contarão com competições e julgamentos de animais, bem como de comércio e lazer, mostrando a produção rural gaúcha, a tecnologia, a inovação e práticas sustentáveis, além do melhor da genética do Rio Grande do Sul, disse em nota a Secretaria de Agricultura o Estado.

Este ano, a Expointer contará com 3.458 animais de argola (que vão a julgamento), quase o mesmo número da edição passada (3.480). A categoria de animais rústicos teve um incremento de 69% no número de inscritos, totalizando 1.344.O Parque Assis Brasil, que também foi afetado pelas cheias, está tomado de obras, diz a pasta. “Devido às enchentes que atingiram o local, o governo do Estado está investindo cerca de R$ 6 milhões em reformas e benfeitorias para melhorar a experiência do público”, continua a secretaria, na nota. “A reestruturação das redes elétrica e hidráulica está em andamento, assim como a recuperação de calçamento das ruas e o conserto das calhas dos pavilhões Internacional, da Agricultura Familiar, do Comércio e do Gado de Leite.”

MÍDIA MASTER 2024

Foi de casa cheia (Auditório da ESPM) que a Head de Mídia da HOC colocou o novo e dinâmico momento do que é retail media e todas suas vertentes. Foi uma noite de muito aprendizado!

MOOVE

A Moove é agraciada pela edição 2024 do Prêmio Colunistas do Sul com 5 premiações nas categorias Mídias Integradas, Branded Content, Filme, Mídia Impressa e Rádio. As peças premiadas foram produzidas para campanhas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Banrisul e Diário Gaúcho. Reconhecimento merecido também para os profissionais Silvia Ferreira (Diretora de Arte), Lucas Costa (Diretor de Arte) e Val DallaCorte (Motion Designer).

Esta iniciativa, organizada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), destaca os mais notáveis trabalhos de Comunicação de Marketing no Brasil.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP) anuncia o lançamento de seu curso de Pós-Graduação EaD em Direito Eleitoral. As inscrições estão abertas durante o mês de agosto para formação de novas turmas para setembro e outubro.

Destinado a profissionais que atuam na área eleitoral – políticos, advogados, contadores, jornalistas, assessores, entre outros, o curso tem duração de 6 meses, com dois módulos por mês, e foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer uma preparação aprofundada em Direito Eleitoral. Essa pós ganha ainda mais relevância por abordar o impacto da Inteligência Artificial na campanha eleitoral, além da atualização acerca de normativas e resoluções da Justiça Eleitoral.

O curso conta com a coordenação do Promotor de Justiça do MPRS e Diretor da Faculdade de Direito da FMP, Dr. Mauro Luis Silva de Souza, e da Advogada, Presidente do IGADE (Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral) e Consultora da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Dra. Francieli Campos, que destacou a importância da criação da parceria com a FMP: “Como temos as resoluções, e a Justiça Eleitoral vai mudando as suas normativas a cada eleição, então tinha essa necessidade de ter um aprimoramento e uma atualização, que era muito sentida aqui no RS,” afirma Dra. Francieli.

A grade curricular do curso aborda temas importantes como financiamento de campanha, compliance, registro de candidatura, ações eleitorais, direito constitucional, fundamentos do Direito eleitoral, propaganda e questões emergentes como o Direito digital. Essa diversidade de temas foi projetada para garantir que os estudantes adquiram um conhecimento robusto e atualizado: “Foi um curso muito pensado e focado para os profissionais que atuam na área eleitoral,” ressalta Dra. Francieli.

Uma característica distinta desta pós-graduação é a flexibilidade oferecida aos alunos. É possível cursar módulos específicos, permitindo que os profissionais se capacitem em áreas de interesse particular sem a necessidade de completar todo o curso: “A Pós ainda permite ao estudante o aprendizado de módulos específicos. Caso o interessado busque aprender apenas financiamento de campanha, é possível,” complementa Dra. Francieli.

O curso de Direito Eleitoral da FMP surge em um momento de constantes mudanças e atualizações na legislação brasileira, e meio ao fenômeno da IA que promete desafiar a fiscalização eleitoral. Com as resoluções e normativas sendo revisadas a cada eleição, a necessidade de aprimoramento contínuo é vital para os profissionais que desejam se manter relevantes e bem-informados.

GUSTAVO ERMEL

“Com grandes sonhos conquistei a mulher da minha vida”, assim começou a palestra no Instituto Caldeira, organizada pela ESPM.

Aqui abaixo estão as lições que podemos extrair da conversa:

Efetividade é a grande perseguição a ser cumprida.

Ainda se pratica o marketing sem saber se vai dar certo, mas os dados estão nos ajudando, pois quem tem a informação detém o poder.

Quantidade infinita de mensagens numa velocidade estupida e sem retenção.

Coisas de pouquíssimos segundos que só gastam dinheiro, e, acredite, isso acontece com todos os targets.

Pense e cuide, não existe tempo para tudo, e, principalmente atenção!

RAIANY TOLEDO

Raiany Toledo, graduada em Publicidade e Propaganda e residente em Ribeirão Preto, possui DRT em direção cinematográfica e uma carreira de 12 anos no setor audiovisual. Com uma trajetória marcada pela busca contínua do conhecimento, passou seis meses em Los Angeles, aprimorando suas habilidades no Kings College. Durante esse período, teve a oportunidade de conhecer de perto os principais estúdios de Hollywood, enriquecendo sua visão técnica e cinematográfica. Além disso, também passou por instituições renomadas como a Academia Internacional de Cinema e o Ateliê Bucareste, onde se especializou em Direção Cinematográfica e Direção Publicitária. Diretora que se destaca pela capacidade de trazer criatividade e soluções inovadoras para os seus projetos, seu domínio técnico permite uma comunicação eficiente com todos os departamentos envolvidos na produção, além da versatilidade e adaptabilidade para liderar equipes de variados tamanhos e estruturas. Seu portfólio inclui projetos para marcas importantes como Predilecta, Unimed, Lupo, Avon, Sicoob Cocred, Algar, entre outros, reforçando sua versatilidade e habilidade de adaptação a diferentes demandas e estilos criativos. Reel 2024 https://vimeo.com/943799133

ND SINERGY

A ação publicitária é uma parceria da Britânia e ND Sinergy que exibe uma air fryer gigante que faz barulho e exala aroma de comida, impactando as pessoas que passam em frente ao relógio da ND Sinergy, no centro de Florianópolis, gerando engajamento nas redes sociais.

Para a campanha Out of Home, exibida no relógio da ND Sinergy, a Britânia contou com a parceria da agência Calia, Prepare Mídia e Bizsys. A ideia é destacar a inovação e a qualidade dos produtos da marca de um jeito impactante e memorável – o que rendeu mídia espontânea, já que muitas pessoas pararam para fotografar, gravar vídeos e compartilhar os conteúdos nas redes sociais.

Se antes os outdoors eram a principal forma de comunicação visual fora de casa, hoje a mídia Out of Home (OOH), ou mídia externa, oferece experiências cada vez mais imersivas e sensoriais, como essa air fryer gigante aplicada no relógio da ND Sinergy.

Além dos tradicionais outdoors e paineis digitais, as marcas estão explorando formatos mais criativos e interativos para se conectarem com o público, principalmente quando a atenção está cada vez mais disputada com as redes sociais.

A ação realizada pela Britânia é um exemplo de como as mídias tradicionais estão buscando novas alternativas para chamar a atenção, mostrando que a publicidade pode ir além do visual, estimulando outros sentidos, como o olfato e a audição.

A ação com a air fryer gigante também demonstra como as marcas estão buscando se conectar com o público mais jovem, como a Geração Z e os Millenials, conhecidos por valorizar experiências autênticas e personalizadas – inclusive, pesquisas apontam que a busca por interações exclusivas está moldando o comportamento desses consumidores e impulsionando marcas a investirem em ações mais criativas.

A escolha da air fryer também é estratégica: esse eletrodoméstico é um dos favoritos entre os jovens, pois permite preparar alimentos de forma rápida e saudável. Além de facilitar o dia a dia, ele incentiva Millennials e a Geração Z a se aventurarem mais na cozinha.

Muitos estudos mostram que para conquistar a Geração Z e os Millennials, as marcas precisam construir relacionamentos autênticos e transparentes com seus consumidores. Isso também significa estar presente nas redes sociais, ouvir as opiniões dos jovens e criar campanhas que geram conversas e engajamento.

A ação da air fryer gigante no relógio da ND Sinergy é um exemplo de como a mídia OOH pode ser utilizada para criar experiências memoráveis e conectar-se com as novas gerações. Ao entender as necessidades e desejos do público jovem, as marcas podem construir relacionamentos duradouros e fortalecer sua posição no mercado.

ORQUÍDEA ALIMENTOS

Maior feira do setor supermercadista do Cone Sul, a ExpoAgas, é uma vitrine para as empresas apresentarem seus lançamentos. E a Orquídea Alimentos, de Caxias do Sul, não poderia ficar de fora da 41ª edição da feira — que acontece nos dias 20, 21 e 22 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Na oportunidade, a empresa apresentará muitas novidades para o público: embalagens de biscoitos Maria e Água e Sal em tamanho família, com 665 gramas; massa caseira; e novas embalagens de farinha de trigo, massas e biscoitos sortidos, mais clean e modernas. As mudanças nas embalagens fecham o ciclo das comemorações de 70 anos da empresa, iniciadas em agosto do ano passado.

No estande, que possui 120m², haverá degustação de produtos como pães, massas, pizzas e sobremesas, durante todo o dia, e os visitantes também poderão conferir alguns dos produtos que fazem parte do portfólio da empresa: Orquídea, Panifique, Sabor de France, Artigianale, multipack “O biscoito que vira oito” e a linha Bob Esponja (wafers e misturas para bolo).  “Além do comprometimento que nós (Orquídea) temos em entregar um produto de qualidade para o consumidor, sempre buscamos inovar e trazer novidades que agradem todos os públicos”, afirma a Coordenadora de Marketing da Orquídea, Vanessa Sousa.

O espaço da Orquídea na feira também contará com a presença do personagem Bob Esponja, que estará no local tirando fotos com o público e divulgando os produtos que levam sua imagem estampada nas embalagens. A participação é possível devido a uma parceria firmada no início deste ano entre a Orquídea Alimentos e a Paramount, detentora dos direitos autorais do clássico personagem dos desenhos animados.

SBT RS

O “Na Beira do Fogo com El Topador” deste domingo (18) chega com uma receita saborosa de um corte clássico dos churrascos gaúchos em família. O Mestre Parrillero Antônio Costaguta promete deixar os telespectadores do SBT no RS com água na boca ao preparar uma parte nobre da alcatra: a maminha na brasa. De acompanhamento, pimentões assados com ovo. Para saborear as delícias feitas na parrilla, ele recebe a bailarina gaúcha Emily Borghetti, filha de Cadica Costa e Borghettinho, que estreou em julho seu primeiro espetáculo solo, o CHULA.

Em seguida, o “Masbah!” convida os gaúchos a darem um giro por Gramado e conhecerem atrações inéditas na cidade, que têm atraído turistas de diferentes partes do país. Após edição especial, ao vivo, direto da 52ª edição do Festival de Cinema, a apresentadora Brunna Colossi vai visitar pontos imperdíveis e charmosos da Serra Gaúcha, com direito a uma deliciosa sequência de fondue, dicas valiosas e até mesmo neve.

O programa também mostra um peso-pesado de quatro rodas que atravessou as Américas e chegou em Porto Alegre. Diretamente de Ohio, nos Estados Unidos, o clássico caminhão de bombeiros Hurricane 95 — que já ajudou a apagar centenas de incêndios — veio parar nas mãos do gaúcho Carlos Vianna, que angariou o veículo em um leilão e hoje desfila as mais de 36 toneladas pelas ruas da capital.

A nostalgia também vai pintar na atração. Os azulejos, com cores e padrões únicos, faziam sucesso como decorações de paredes de banheiros e das cozinhas das casas das avós. Hoje em dia, essas peças podem se tonar recordações especiais, presentes e até mesmo verdadeiras obras de arte.

E no mundo da moda, o público vai conhecer um jeito diferente de colocar estilo e personalidade naquela roupa que todo mundo diz que já deu o que tinha que dar, mas que é um verdadeiro “xodó”. O programa mostra o trabalho da artista gaúcha Juliane Mousquer, responsável por dar uma cara nova nas peças de roupa para ninguém mais por defeito.

PROTARGET 42 ANOS

No ano em que completa 42 anos, a Protarget, agência de comunicação gaúcha, com sede em Novo Hamburgo e reconhecida pela construção de grandes marcas, mira expandir a sua atuação para novos segmentos, vislumbrando outras regiões do país, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Os mercados de moda e indústria estão nos planos da agência, que registrou crescimento de 10% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. “Nosso objetivo sempre foi impulsionar marcas e gerar resultados. A  expertise de mercado que estabelecemos no Rio Grande do Sul nos encoraja a olhar para outras regiões”, explica a diretora de Relacionamento e Novos Negócios, Annie Müller.

Posicionada como uma agência de “Brand Makers”, no português: Construtora de Marcas, a Protarget é comandada pela segunda geração de uma família que tem a publicidade e a propaganda no seu DNA, e que foi responsável pela construção de marcas calçadistas, como Ortopé, Via Marte, Pegada e Mississipi.  A jornada da empresa iniciou em 1982 com Maria Helena e Osvaldo, sócios da Protarget. Hoje, a agência é comandada pelos filhos Annie e pelo Diretor de Criação e Estratégia, Ricardo Müller.

Com uma equipe formada por nomes do mercado, a Protarget acumula um portfólio com mais de 50 campanhas criadas somente em 2024. Ela também soma mais de 15 clientes fixos e atua em quatro frentes de negócios, sendo elas creative, strategy, performance and design. Para cada cliente, uma estratégia personalizada e focada em  resultados. Destaca-se o posicionamento “A Marca da Conquista” desenvolvido para a Pegada e que se tornou referência no segmento e líder no calçado casual masculino. E a recente campanha institucional “Cuidar: Está no nosso coração”, criada para o maior sistema de saúde da região Sul, a Doctor Clin.

Na frente digital, a Protarget triplicou o faturamento do e-mail marketing da loja virtual da Calçados Pegada e foi a criadora da estratégia de comunicação das lojas próprias do grupo em grandes shoppings. Já no setor público, ela atua ao lado das cidades de Gramado e Caxias do Sul, o segundo maior município do Rio Grande do Sul em número de habitantes e em importância econômica, desenvolvendo campanhas estratégicas para a atual administração. “Mais do que uma agência em busca de objetivos para os seus clientes, construímos relacionamentos e confiança com as marcas parceiras”, reflete Ricardo sobre a jornada de sucesso da Protarget.

A ZONA SUL É TUDO DE BOM

Renovada e com a mesma simpatia e adesão do ano em que foi criada, 2011, a campanha “A Zona Sul é Tudo de Bom” está de volta para ressaltar um estilo de vida único em Porto Alegre, oferecido àqueles que vivem e trabalham na região. O propósito é valorizar e expandir ainda mais a Zona Sul da capital gaúcha, mostrando sua evolução, tanto na estrutura como no comércio, pois os estabelecimentos parceiros são pontos de retirada gratuita do adesivo alusivo à iniciativa. Podendo ser vistos nas ruas em quatro cores vibrantes, para adquirí-lo basta se cadastrar no site https://azonasuletudodebom.com.br/ e ver os locais onde pode ser retirado gratuitamente.

Idealizadora da campanha, a Peiter Assessoria Imobiliária, tem à sua frente moradores da região que sentem orgulho de morar e trabalhar nesta área de Porto Alegre. É uma empresa familiar, que, dedicada à excelência no atendimento, viu sua trajetória de sucesso se entrelaçar com a ascensão da Zona Sul, transformando-se em uma referência no mercado imobiliário local. Assim, estar nesta região da cidade é sinônimo de experienciar um estilo de vida diferente que tem ainda a proximidade das margens do Lago Guaíba, cartão postal da capital gaúcha.

Segundo salienta um dos sócios da empresa, Bruno Peiter, o retorno quer mostrar que hoje a Zona Sul é completa e pode oferecer tudo que um morador precisa para ter qualidade de vida. “A Zona Sul cresceu muito em relação à sua infraestrutura, tendo toda variedade de serviços antes ofertados somente em outras áreas de Porto Alegre”, destaca.

Criação da campanha Desenvolvida pela Peiter Assessoria Imobiliária, em 2011, seu objetivo era colocar a Zona Sul no mapa de Porto Alegre, região que não era muito conhecida e valorizada. Ademais, mostrar que as pessoas encontrariam qualidade de vida e espaço para crescimento, no caso de quem possuía negócios, já que muitas áreas ainda não estavam habitadas. “O sucesso da campanha na época foi tamanho que rendeu até prêmio para os profissionais envolvidos”, comenta o sócio.

A iniciativa deu tão certo que vários pontos comerciais aderiram à esta etapa da campanha. “Quase todos os dias, um novo comerciante nos procura para participar”, observa com otimismo a gerente da Peiter, Grasiela Madruga. Ela destaca ainda que é um ganha-ganha e essa colaboração fortalece os laços comunitários, além de promover um ciclo virtuoso de valorização mútua. “A nova edição não só celebra o crescimento econômico e estrutural, mas também exalta a diversidade de público que hoje chama a Zona Sul de lar. Novos comércios, restaurantes e serviços têm surgido, atendendo a um público variado e trazendo ainda mais vitalidade à região”, evidencia.

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