NOTAS DA SEMANA – 17.11.2023

WhatsApp Image 2023-11-17 at 14.36.18

ENTREVISTA COM RICARDO MÜLLER

1. Quem é Ricardo Müller?

Ricardo Müller é natural de Novo Hamburgo, 32 anos, criativo por natureza e publicitário por consequência. Redator de formação, hoje atuo como sócio Diretor de Criação e Estratégia na Protarget. (E, por vezes, head de cafézinho e chimarrão).

2. Depois de formado aqui e no exterior trabalhastes em grandes agências e por fim assumiu a empresa da família, isso foi pensado ou aconteceu?

Acredito que tenha sido meio planejado… e atualizado no meio do caminho. Foi fundamental esta experiência em outras agências e clientes do mercado, e especialmente a experiência de executivo de marketing na Tangerine em Londres. Pude ver o outro lado do balcão e fazer a ponte entre clientes de diversos países. Em 2014, entrei na Protarget. Fui entendendo a empresa, meu papel, e crescendo aos poucos. Acho que aprendi mais aqui do que em qualquer outro lugar. A dor de dono. A entrega criativa e estratégica. Estes dois pontos foram a principal ‘herança familiar’ que tive o privilégio de herdar.

3. Criação e planejamento são duas etapas que serão prioridades dos anunciantes e agências?

Acho que depende do anunciante e depende da agência. Sou completamente contra verdades prontas e soluções mágicas. Há de tudo. Na minha opinião, sim, criação e planejamento devem ser prioridades sempre. Por esse motivo, admiro as agências que têm pelo menos um criativo como sócio. Assim como a Pro trabalha apenas com produtoras de filme onde o dono também é diretor.

4. Ricardo na poesia, com a literatura, com a fotografia e com os amigos?

Pergunta complicada… Sou especialmente apaixonado por literatura e música. Acho que é fundamental o profissional criativo ter este gosto por diferentes tipos de arte. Em 2013, quando morei em Londres, fiz o projeto ‘Canto de Olho’ que misturou foto + poesia e teve uma repercussão legal na época. https://cantodeolho.tumblr.com/ . Estou com outros projetos em andamento agora, que espero em breve botar na rua.

E sobre o último ponto… sou uma daquelas pessoas que prefere poucos e bons amigos. Tento não passar uma semana sem me reunir com eles.

SALÃO ARP 2023

Foram divulgados nesta sexta-feira (17) os nomes escolhidos pelo júri em cada uma das categorias do Salão ARP 2023. Neste ano, a premiação organizada pela Associação Riograndense de Propaganda contou com 270 cases inscritos – 120 a mais em relação ao último ano. Para chegar à lista final, uma comissão julgadora formada por quase 60 profissionais avaliou os projetos participantes. Todos eles atuam fora do Rio Grande do Sul, medida que busca garantir a idoneidade e isenção do júri. Os ganhadores serão conhecidos em evento no dia 7 de dezembro, no BarraShoppingSul.

Os vencedores de cada uma das 23 categorias receberão o troféu “Estrela”, que reconhece os destaques do mercado da comunicação gaúcha no ano corrente. Para o presidente da ARP e sócio-diretor da Integrada Comunicação Total, Fernando Silveira, nesta edição a premiação se mostra ainda mais madura, contando com melhorias no regulamento: “Ouvimos as demandas do mercado e fizemos algumas mudanças no regulamento, incluindo novas categorias e aumentando o número de jurados avaliadores dos trabalhos, por exemplo”.

No evento também acontecerá a entrega do prêmio ARP Academy, concurso paralelo, que premia o “Estudante do Ano”, e o reconhecimento de “Professor do Ano”, o qual, nesta edição, passou a ser realizado via inscrição individual de cases. Os convites para o evento poderão ser adquiridos a partir de 20 de novembro.
Na categoria Agência do Ano concorrem ao prêmio Eyxo, HOC e Moove. Dentre os Veículos do ano, são finalistas Eletromidia, Grupo Imobi e H Mídia. Ainda, os concorrentes ao reconhecimento de Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano são Daniel Costa, do Grupo Imobi; Fábio Bernardi, da HOC; e Renata Schenkel, da Escala).

Confira a seguir a lista completa dos finalistas:

AGÊNCIA DO ANO
– Eyxo
– HOC
– Moove

EMPRESA DE TECNOLOGIA DO ANO
– Cadastra
– ImobiAds
– Pmweb

MARCA DO ANO
– Grêmio Foot-Ball Portoalegrense
– Panvel
– Stihl

VEÍCULO DO ANO
– Eletromidia
– Grupo Imobi
– H Mídia

SERVIÇO DE CONTEÚDO DIGITAL
– Cartola Conteúdo
– Duuna
– GZH

PRODUÇÃO DE ÁUDIO
– Batuque Música
– Radioativa Produtora
– Vox Haus

PRODUÇÃO ELETRÔNICA E/OU DIGITAL
– Allas Produtora
– Polvo Content
– Zepp Filmes

PRODUÇÃO DIGITAL E/OU ANIMAÇÃO
– Berro Motion
– Brava Filmes
– Estúdio Pé Grande

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
– IRP – Instituto Reality de Pesquisas
– Gana&Voga
– ZK Comunicação e Relacionamento

PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO OU REPRESENTANTE DE VEÍCULO
– Fábio Pinheiro (Clear Channel)
– Karine Battisti (Grupo RBS)
– Simone Sotille (Match Conexões)

MARKETING DO ANO
– Caroline Torma (Grupo RBS)
– Priscila Franzeck Barbosa (Panvel)
– Thais Menegat Cansan (Viação Ouro e Prata)

YOUNG DO ANO
– Jordana Rondon (Panvel)
– Luiza Fonseca (Grupo RBS)
– Thomas Bauer (HOC)

ESTUDANTE(S) DO ANO (ARP ACADEMY)
– Diego Wilsmann
– Maria Rafaele Souza e Lucas Machado
– Mateus Abreu da Silva

PROFESSOR(A) DO ANO
– Arturo Garziera
– Elisa Piedras
– Roberta Krause

PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO DO ANO:
– Alexandre Godoy (Eyxo)
– Andrea Monteiro (HOC)
– Christiane Lautert (HOC)
– Felipe Rockenbach (Escala)
– Leticia Peroni (HOC)

PROFISSIONAL DE MÍDIA DO ANO:
– Camila Ferrareli (HOC)
– Cristiane Dellazeri (HOC)
– Douglas Mac Farland (Eyxo)
– Karla Barbosa (HOC)
– Sofia Dipp (Escala)

PROFISSIONAL DE PLANEJAMENTO DO ANO:
– Alexandre Laybauer (HOC)
– Gabriella Barreto (HOC)
– Juliana Luderitz (HOC)
– Laura Marques (Moove)
– Marcel Maineri (Eyxo)

PROFISSIONAL DE PRODUÇÃO DO ANO:
– Cassio Studzinski (Eyxo)
– Ernani Furtado (HOC)
– Gabriela Krakhecke (Eyxo)
– Lori Pintos (HOC)
– Rodrigo Taborda (HOC)

REDATOR DO ANO:
– Barbara Vicente (Eyxo)
– Cauã Teixeira (HOC)
– Gabriel Diniz (Eyxo)
– Matheus Dias (Eyxo)
– Rodrigo Pompeo (HOC)

DIRETOR DE ARTE O ANO:
– Max Fonseca (Eyxo)
– Melizza Vargas (Eyxo)
– Rafael Dallegrave (HOC)
– Thomas Bauer (HOC)
– Willian Santos (HOC)

DIRETOR DE CRIAÇÃO DO ANO:
– Anelise Santos (HOC)
– Dudu Rodrigues (WT.AG)
– Fábio Bernardi (HOC)

– Helder Oliveira (Eyxo)
– Marlon Abrahão (HOC)

LUIZ CORONEL

A condição de escritor e compositor, comemorando 50 anos de atuação, me proporcionou dois momentos de pura emoção e reconhecimento, por ocasião da 69a Feira do Livro de Porto Alegre: Recital Jorge Luis Borges e Concerto Comunitário de encerramento, em minha homenagem.

Quero expressar meu agradecimento às atrizes Deborah Finocchiaro, Fera Carvalho Leite e ao músico Sérgio Rojas e sua equipe. Da mesma forma, ao maestro Evandro Matté, aos instrumentistas da Orquestra Theatro São Pedro e cantores, Isabela Fogaça e Daniel Germano, incluindo em meu reconhecimento a atuação sempre envolvente de Tânia Carvalho.

Agradeço ao presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro Maximiliano Ledur e sua equipe pelo desmedido apoio.

E, de uma forma muito especial, dizer do melhor agradecimento ao Grupo Zaffari, conferindo centenas de meus livros infantis às crianças e viabilizando tão esplendoroso concerto pautado, em boa parte, em composições de minha parceria com Marco Aurélio Vasconcellos. A palavra gratidão, em meu dicionário, fura a fila e ganha prioridade.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 19 – “MOOVE, a primeira agência GOVTECH do Brasil

Assista o 19º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “ MOOVE, a primeira agência GOVTECH do Brasil”. Nesse episódio recebemos a presença de Gabriel Fuscaldo, CEO da agência MOOVE, José Fuscaldo, diretor fundador da agência e as sócias Luana Rodrigues e Aira Franciosi. Nesse episódio são abordados temas como a fundação da MOOVE, as transformações estruturais da empresa que tem 75% de seu quadro de profissionais formado por mulheres, a implantação de uma reestruturação preocupada com o fator humano, os setores que a empresa atua e seu trabalho com os clientes, estratégias utilizando ferramentas como o GOVTECH e o aniversário de 21 anos da empresa, entre vários outros temas. Essa produção é uma parceria da do publicitário Nenê Zimmermann com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado de comunicação com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

MOOVE

A Agência Moove criou a nova campanha para o Vestibular de Verão 2024 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que oferece mais de 1,8 mil vagas em 54 cursos de graduação gratuitos presenciais e a distância em 18 municípios.

Na campanha, a Moove buscou atingir um público específico – os vestibulandos. Para isso, a agência optou por dar continuidade ao raciocínio conceitual do posicionamento institucional da Universidade. Dessa forma, o conceito “Ser Udesc é assim” recebeu uma nova leitura, convidando o vestibulando a fazer parte da instituição.

Assim, o conceito “Vem ser Udesc!” destaca as formas como os vestibulandos podem ingressar no Ensino Superior: pela prova presencial; pelo histórico escolar do Ensino Médio; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando as chances de aprovação.

As peças físicas e digitais têm fotografias de sete estudantes da Udesc, que foram modelos voluntariamente. Para essa ação, a Moove contou com a parceria da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) e com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest).

A campanha inclui peças e anúncios em ônibus, terminais urbanos, outdoors, front lights, painéis de LED, redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook, YouTube e Kwai), mídia programática, games on-line e Google Ads.

As mídias físicas da campanha podem ser vistas em rodovias, avenidas e ruas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Joinville, Ibirama, Itajaí, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

FICHA TÉCNICA:

CAMPANHA: Vestibular de Verão 2024 Udesc
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Nayara De Marco
ATENDIMENTO: Nayara De Marco e Carolina Sartori
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Natan Soares e Lucas Costa
REDAÇÃO: Ana Clara Soares
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Ávila
MÍDIA: Vanessa Quinsani
MOTION: Valéria Dalla Corte e Natan Soares
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Udesc
APROVAÇÃO CLIENTE: Rodrigo Brüning Schmitt

AGEPAL

A AGEPAL – Associação Gaúcha das Empresas de Publicidade ao Ar Livre, através de sua diretoria, vem por meio desta, parabenizar as Empresas de OOH e DOOH, HMidia, Grupo Imobi e Eletromidia, pela indicação na Categoria de Veículo do Ano, no Salão da Propagando da ARP – Associação Riograndense de Propaganda. Este fato inédito, pela primeira vez, são indicados três empresas do nosso segmento, para esta importante premiação. Isto vem enaltecer o crescimento do nosso segmento e a importância para o mercado Gaúcho e Nacional. O Mercado de OOH e DOOH com certeza será merecedor, independente de quem ganhar.

FEEVALE

O projeto social Valorização dos Saberes e Fazeres Locais: artesanato e produção de alimentos, desenvolvido pela Universidade Feevale, promove uma oficina sobre divulgação de produtos em redes sociais. O objetivo da atividade é capacitar empreendedores para postagens de fotos e elaboração de vídeos para divulgação nas mídias. A oficina será ministrada por Luis Henrique Rauber, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Feevale.

A atividade acontecerá na próxima segunda-feira, 20, às 14h, no auditório da biblioteca do Câmpus II, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). A oficina é gratuita, aberta ao público e não é necessário realizar inscrição.

KOH PEE PEE

Primando pela excelência no bem servir e buscando sempre trazer aos seus clientes a experiência da gastronomia da Tailândia e os hábitos que a envolvem, o Koh Pee Pee inclui em sua carta o Chá Yen, também conhecido por chá gelado tailandês. A bebida, vendida naquele país em todos os lugares, é adorada e consumida pelos habitantes desde carrinhos de esquinas até em restaurantes sofisticados, amenizando a sensação de calor devido ao clima tropical do lugar.

A infusão, tão famosa e admirada pelos tailandeses, agora pode ser degustada no restaurante, em Porto Alegre/RS. Com o sabor inebriante do chá preto, a picância do gengibre, o azedo do limão, o doce do açúcar de palmeira e a fragrância de baunilha, o Chá Yen promove uma explosão de sabores. Bastante aromático e com gosto penetrante, garante uma experiência que reúne prazer e tradição!

Todos os ingredientes utilizados para prepará-la são usados na Tailândia, sendo o chá preto e o açúcar de palmeira vindos diretamente de lá. As mais de 40 variedades de pratos que compõem o menu do Koh Pee Pee, inclusive opções vegetarianas, podem ser harmonizadas com o Chá Yen, produzindo uma atmosfera fiel de um verdadeiro restaurante thai.

E para os adoradores da bebida, segue a receita do Chá Yen, ideal para ser preparada nessa época do ano, quando o termômetro sobe marcando temperaturas mais altas.

Ingredientes:

30ml de suco de limão siciliano

200ml de chá preto Thai

5 rodelas de gengibre

4 gotas de essência de baunilha

2 colheres de açúcar de palmeira

Misture o chá preto e o gengibre em um recipiente, e acrescente o açúcar de palmeira a gosto e a essência de baunilha. Próximo à hora de servir, adicione o suco de limão siciliano e misture bem. Sirva em um copo long drink com bastante gelo. Na decoração, inclua uma rodela de limão siciliano e folhas de hortelã.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.