ENTREVISTA COM JULIO RIBEIRO
Intro
O Nenê me liga dizendo que quer me entrevistar para a coluna dele. Mas, é uma entrevista diferente, porque o entrevistado responde praticamente sem ter perguntas. É um texto na primeira pessoa, falando de mim, minha profissão, família, hobbies, etc. Quase uma confissão.
Tempo pra mim anda tão escasso quanto as vitórias do Inter, mas eu não poderia negar esse pedido do Nenê. Primeiro quero deixar registrado que sou amigo do Avremiro há exatos 30 anos. O conheci quando eu trabalhei com o Dilamar Machado na Secretaria de Comunicação do governo Alceu Collares.
O Nenê é, sem dúvida, o maior vendedor de reclames que eu conheço. Mestre. O Daniel, que é meu amigo há quase tanto tempo, vai precisar comer muito doce com Coca diet para chegar lá. Talento ele tem! A propósito de doces, que saudades do Apple strudel da dona Dunha, mãe do Nenê. E sobre saudade, que falta fazem as risadas do Renatão, um cara super do bem, criativo e bem-humorado, tal como o clã dos Zimmermann sabem ser. Se bem, que eu acho que essa doçura toda vem da matriarca. Beijo Tia Bia!
1. Bem, quem é o Julio Ribeiro, que nos últimos anos virou o famoso “Tio Julio”?
Sou o filho do seu Alcebíades, um carregador de malas da rodoviária de Pelotas, que trabalhava 15 horas por dia para sustentar a família. E da dona Maria, outra guerreira, que eu cresci vendo se virar entre o tanque de roupas e o fogão. Sou o sétimo de uma ninhada de oito. Pobres, pobres de marre, marré (neste caso, nada a ver com o Marais!).
Desde guri que eu queria ser jornalista. Entrei para o colégio aos sete anos, já sabendo ler muitas palavras. Uma das minhas irmãs me ensinava com as páginas do Diário Popular.
Comecei a trabalhar aos 13 anos, já tendo formulado todo um projeto para vir a me tornar jornalista. Fui ajudante numa eletrônica, vendedor de tecidos e tipógrafo. Meu plano era me formar em Eletrônica na Escola Técnica Federal de Pelotas, um dos melhores cursos profissionalizantes do país, e então arrumar emprego numa emissora de tevê. Na época estreava a TV Tuiuti, em Pelotas. O plano se completava com o ingresso no curso de jornalismo de uma universidade pública. Então, já trabalhando numa emissora, na parte técnica, teria o relacionamento necessário para migrar para o jornalismo.
Esse era o plano do guri esquelético, e que desde os cinco usava óculos. Mas, a vida sempre é quem dá as cartas. Por problemas de saúde do meu pai, minha família se mudou para Porto Alegre, para onde eu viria também, um ano depois, junto com os meus mijados e um diploma de Técnico em Eletrônica.
Na capital, fui rejeitado na TV Pampa e na TV Guaiba, que estavam iniciando, em função da minha idade. Ainda não tinha a liberação do Quartel. No fim, fui ser técnico de televisão numa autorizada da Philco. Ou seja, eu queria trabalhar EM televisão, mas a vida me ofereceu trabalhar COM televisão. Consertei mais de 3.000 aparelhos na vida. E foi o que me permitiu estudar na UFRGS, pois tinha aulas nos diferentes turnos, e, como empregado, era impossível. Em 1982, abri minha própria empresa, junto com meu irmão mais velho. E só cerrei as portas quando me formei em 1988.
Quem me deu a primeira oportunidade para ser jornalista foi o então diretor-Geral do Departamento de Habitação da Prefeitura de Porto Alegre, Dilamar Machado, meu saudoso amigo, que seria como um segundo pai para mim. Hoje, o seu filho, meu querido amigo André Machado, ocupa esse mesmo cargo na Prefeitura.
Todos que me conhecem sabem o quanto eu trabalho. Sou uma máquina de trabalhar. Até porque reconheço minhas limitações, que só são superadas com muito esforço.
Em 1993, o Nenê me proporcionou ingressar no mercado publicitário, ao me oferecer uma coluna semanal no jornal ABC Domingo, do Grupo Sinos, a quem ele representava à época. Escrevi colunas sobre o publicidade, propaganda e marketing por quase cinco anos.
Paralelamente, passei a ancorar um programa sobre o mercado, na Rádio Bandeirantes AM, na época dirigida pelo Bira Valdez. O convite me foi feito pelo Olavo Silveira, comercial da emissora. O programa COMUNICAÇÃO RS ia ao ar aos sábados pela manhã. Eu sempre reunia um publicitário e um jornalista para falar de suas carreiras e do mercado de comunicação.
Em pouco tempo se tornou num dos mais ouvidos da rádio, e foi o embrião, alguns depois para as minhas revistas, primeiro a ADVERTISING, lançada com o apoio da ARP, em 1997, e a PRESS, lançada em 2000. Neste mesmo ano, realizamos o primeiro PRÊMIO PRESS, que se consolidou como o principal prêmio de jornalismo do RS, por 22 anos.
Desde outubro de 2020, voltei ao rádio, ancorando um programa diário na RÁDIO GUAIBA. O BOA TARDE, BRASIL! já se consolidou como um dos principais espaços de política e economia do Estado. Desde o final do ano passado, a edição das sextas-feiras é sobre temas variados, para limpar o veneno que a cobertura diária de política acaba produzindo. Isso tem me permitido fazer o que mais gosto, que é transitar pelas mais diversas áreas do conhecimento humano, algo que me estimula e instiga. Faço programas sobre temas tão diferentes como café, vinhos, viagens, pets, música, humor, alma humana, etc.
Já há dois meses, comando no meu canal no Youtube (JulioRibOficial) um programa diferente sobre saúde, o JUNTA MÉDICA. Sempre às segundas-feiras, das 20h às 21h, reúno três especialistas para trazer ao publico muita informação de qualidade, para que as pessoas, em conhecendo melhor o seu próprio corpo, possam cuidar melhor de sua saúde, viver mais e com mais qualidade de vida. É quase um programa de serviço, de utilidade pública. Rapidamente, está se transformando num sucesso!
Paralelamente, estou escrevendo meu terceiro livro, que pretendo lançar no início do segundo semestre. Será um guia para grandes empresários de pequenas empresas. Os dois primeiros foram: MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – GUIA BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA, lançado em 1998, pelo Senac Nacional; e TRENDS BRASIL – OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, escrito em parceria com a Susana Kakuta e lançado em 2007, pelo Sebrae Nacional. Ah, por que estes temas? Há 30 anos, sou especialista em marketing, já tendo dado consultorias e palestras em vários estados brasileiros.
O Nenê me pergunta se o fato de eu ser um jornalista com posição firme e declarada me prejudica em alguma coisa. É claro que, ao tomar posições sobre isto e aquilo, eu acabo sendo excluido por uma parte do mercado, do público, dos anunciantes e tal, mas eu prefiro esse efeito colateral do que não me posicionar. Em 2003, juntei um grupo de 30 jornalistas e criei o CLUBE DE EDITORES E JORNALISTAS DE OPINIÃO DO RS, o qual presidi por 18 anos, sempre na defesa das liberdades de imprensa, opinião e expressão. Eu tenho o meu posicionamento político, ideológico, mercadológico, etc, e respeito quem pensa diferente de mim, e defendo ardorosamente este direito.
Na vida pessoal, eu sou um cara de hábitos simples. Sou caseiro, gosto de cozinhar, assistir boas séries e filmes, gosto de curtir a família. Já li mais de 3.000 livros, mas nos três últimos anos, em função do compromisso diário na rádio, diminui esse ritmo. Tenho tido pouco tempo, inclusive, pras minhas dezenas de máquinas de escrever, minha centena de despertadores, minhas milhares de canetas e outros “ajuntamentos” que faço.
O tempo que me resta, gosto de curtir minha netinha, a Dara, que é uma “fofula” e passo com o meu gato, o “Farinha”, um anjinho de pelo que Deus me deu. Ah, e de me irritar com os jogos do Internacional!
Resumindo, sou um homem feliz, que aprendeu que a vida não é algo a ser enfrentado, mas saboreado. E vou tocando a vida, como Saramago disse em um de seus poemas: “a remos compassados”!
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 4 – Eventos, Shows e Summits
O quarto episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Eventos, Shows e Summits” está disponível através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Eliana Azeredo, Diretora Geral da Capacità, Marcus Rossi, fundador e CEO do Gramado Summit, Rodrigo Machado, Sócio-diretor da Opinião Produtora e Thiago Ribeiro, CEO do South Summit. Nenê Zimmermann e os convidados, mais uma vez, deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
Confira o episódio completo clicando aqui.
GAV RS
Está chegando o Mentoring Class presencial, DIFERENCIE-SE, com Beto Carvalho.
O evento acontecerá dia 29/05, às 19h, no Auditório Rooftop da ESPM/RS e é exclusivo para sócios do GAV RS.
A promoção e realização é do Grupo de Atendimento de Veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul (GAV-RS).
Contato: @gavrs
FRED MÜLLER
Principal nome do pilar de negócios do SBT desde 2019, Fred Müller está de saída da emissora.
O executivo segue no cargo de diretor executivo de negócios de marketing até o fim de maio, auxiliando na transição das funções. O SBT não definiu o nome do substituto para o cargo.
Fred Müller ingressou no SBT em outubro de 2019, substituindo, na época, Marcelo Parada, que era diretor comercial da emissora. Desde então, passou a responder por todas as negociações comerciais da casa.
Em comunicado, o SBT diz que o diretor desempenhou papel fundamental na inovação e transformação dos modelos comerciais da empresa. “Sua liderança e compromisso com a excelência foram extremamente relevantes para expandir a presença do SBT como parceiro de negócio de grandes marcas, em meio a integração dos meios e o investimento da emissora no formato multiplataforma”, diz o SBT, agradecendo ao profissional pelo trabalho.
Antes do SBT, Müller foi executivo da Globosat por quase 20 anos. Na divisão de canais pagos da Globo, foi diretor-executivo comercial. O executivo iniciou a carreira na TV Globo, em Recife, e também atuou na RecordTV e na Editora Três antes de ingressar na Globosat.
Em 2020, pelo trabalho no SBT, foi indicado ao Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo.
BAND
A Band confirmou afinal o boato que há semanas já circulava pelo mercado: Fausto Silva está deixando a emissora.
O Faustão na Band termina no
final de maio, depois de um ano e meio no ar. Neste período, a atração caiu dos 8,3 pontos iniciais para 3,5 pontos de audiência em São Paulo, com quedas para até 2 pontos.
As informações do mercado são de que Anne Lottermann e o filho de Faustão, João Guilherme Silva, assumiriam o programa, com outro nome. Eles já vinham participando do “Faustão na Band”.
O custo do programa não estaria se pagando, também se comenta. Faustão teria sido contratado por R$ 5 milhões mensais, mas já teria renegociado para cair para R$ 3 milhões nos últimos tempos, um dos motivos para a insatisfação do apresentador.
A Band emitiu o seguinte comunicado oficial:
“Em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre. Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio.
O “Faustão na Band”, com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras.
A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve.”
FBV
A 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), reunirá nomes importantes para abordar o Jeito brasileiro de fazer varejo, tema central do evento. A feira, que acontece no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, contará com diversos espaços, dentre eles, o palco Grandes Resultados, onde referências do setor compartilharão suas histórias e experiências. Com entrada gratuita para visitação, a 10ª FBV contará com experiências divididas em oito palcos, sendo cinco deles gratuitos e três exclusivos para quem adquirir os ingressos.
Entre os nomes já confirmados para a FBV 2023, estão Laura Barros, diretora de Marketing da Wine; Guilherme Almeida, líder da divisão de e-commerce, CRM, dados e inovação da Nivea; Carlos Curioni, CEO da Elo7; Flávio Steffens, sócio do Vakinha, maior site de vaquinhas do Brasil; Frederico Tonietto, head de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios da Linx/Stone Co; Débora Alcântara, co-fundadora da Orna Group; Greta Paz, CEO da Eyxo e Under 30 da Forbes em 2019; Guilherme Massena, co-fundador da Dobra; Poliana Corrêa, head de Pessoas e Cultura no Bergamotta Labs/Grendene; Renato Chaves, Growth Manager da Leroy Merlin; Tiago Gusmão, Ceo da Warren; entre outros.
GRUPO RBS
Um projeto que conecta a história do jornalismo impresso gaúcho com as ferramentas digitais foi reconhecido no Digital Media Awards – Americas 2023, evento promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra) na terça (16). O projeto Acervo ZH, de GZH, foi o vencedor na categoria Melhor Conceito de ePaper em conferência anual Digital Media Latam, na cidade de Mérida, no México. O gerente de Jornalismo Digital, Rodrigo Müzell, recebeu a distinção.
– O prêmio reconhece o trabalho de um time muito diverso, que trouxe para GZH um conteúdo histórico e importante. E reforça uma tendência de mercado clara que vimos no congresso da WAN-IFRA: usar ferramentas e mídias diversificadas no digital, para atendermos melhor nosso público – destaca Müzell.
O projeto ganhador tem como objetivo permitir acesso a todas as edições de Zero Hora, desde o lançamento do jornal, em 1964. A partir do ano 2000, as edições estão disponíveis com navegação completa, incluindo todas as páginas internas – as mais antigas são limitadas às capas. O serviço contempla os assinantes premium de GZH.
– Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento deste produto, que tem um papel importante em manter viva a memória do Rio Grande do Sul. Ao digitalizar e tornar acessíveis mais de 60 anos de edições de Zero Hora, levamos ao digital a história do nosso Estado e do principal jornal do sul do país – afirma Débora Pradella, gerente de Produto e Experiência Digital.
Os premiados concorrerão na etapa mundial que, neste ano, será realizada em Taiwan. Em 2019, GZH foi eleito pela Wan-Ifra como o melhor site de notícias da América Latina. Já em 2016, o especial A Vida que Eu Vejo foi finalista em Melhor Uso de Vídeo e, em 2015, o ecossistema Colorado ZH e Tricolor ZH – com site, mobile site e aplicativos – foi o ganhador na categoria Melhor Novo Produto.
GOVTECH SUMMIT
O GovTech Summit POA é um evento destinado a conectar e impactar decisores do setor público a empreendedores de startups em torno de palestras sobre o universo GovTech que cada vez mais impulsiona a gestão pública com exposições de novas tecnologias e soluções que modernizam a prestação de serviços para o setor público.
A realização do evento se dará nos dias 15 e 16 de junho no Nau Live Spaces e conta com a participação dos palestrantes: Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre, Luis Felipe Monteiro, Presidente da Cateno, Guilherme Dominguez, Co-fundador e CEO do BrazilLAB, Elis Radmann, fundadora do IPO – Instituto Pesquisa de Opinião, Wesley Vaz, Auditor-Chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União, Cássio Brandão, Head de Negócios Governamentais no Google, Jorge Krug, Diretor Geral de Tecnologia de Informação e Inovação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Robson Galiano, Diretor de Operações Microtarget.
Além disso, o GovTech Summit POA contará com dois palcos, sendo o Palco 1 para Governos Digitais onde ocorrerão as palestras de quem vive os desafios de realizar políticas públicas com novas soluções tecnológicas, e o Palco 2 para Soluções GovTech onde líderes de startups GovTech que fornecem soluções de tecnologia para governos falam sobre tendências e experiências para o tema da transformação digital dos governos no Brasil.
Os ingressos para o evento já estão disponíveis na plataforma Sympla acessando pelo link:
FEEVALE
A Universidade Feevale recebe inscrições para o curso Data Creative – Transformando dados em insights acionáveis. A qualificação, que acontece de 25 a 27 de maio, de forma online, tem o objetivo de demonstrar como os dados podem ser utilizados para potencializar a produção de conteúdo, os experimentos e as soluções digitais. Podem participar profissionais e estudantes de comunicação, marketing, publicidade, design e áreas afins que buscam crescimento e aprimoramento em projetos estratégicos e criativos.
O curso será ministrado por Patrícia Fender Silveira, publicitária e mestra em Indústria Criativa, com atuação no desenvolvimento de metodologias, soluções e processos criativos orientados a dados, já tendo trabalhado para marcas como Itaú, Vivo, C&A, Banco do Brasil e Votorantim, entre outras. As atividades acontecerão na quinta e sexta-feira (25 e 26) das 19h às 22h e, no sábado (27), das 9h15min às 12h. As inscrições podem ser feitas até dois dias antes do início da qualificação, pelo link https://feev.as/9ceaa0b.
ESCALA
Em 3 de agosto a ESCALA completará 50 anos, e a agência já deu o start nas comemorações. Na sexta feira dia 12 aconteceu a Convenção para todos os colaboradores de Porto Alegre, Brasília e São Paulo, e na segunda-feira foi realizado o lançamento da nova campanha/ID (vídeo aqui: https://www.instagram.com/p/CsQ-mgFg99G/), que traz o conceito ESCALA 50 ANOS NOVA – MUDANDO SEM MUDAR. A intenção é transmitir que a essência permanece forte (fazer a diferença nos negócios dos clientes, ser atual, ativo, criativo, próximo, envolvido, comprometido), mas sempre mudando no que diz respeito a entregas, soluções, modelos de trabalho e novas tecnologias. Como personagem que simboliza tudo isso, apresentaram um mascote, o camaleão, que traduz essa capacidade e coragem de adaptação e transformação, ativos que consideram fundamental para seguir firmes num mercado dinâmico como o da propaganda.
E para corroborar tudo isso, apresentaram mais uma novidade que encantou e motivou o time: em junho, a matriz de Porto Alegre da Escala está de mudança para o WeWork, uma estrutura moderna, dinâmica, global e sustentável, totalmente em linha com os caminhos que a agência deseja trilhar para os próximos 50 anos e mais.
PUBLYA MEDIA LEARNING
A Publya está lançando uma nova Certificação de Mídia Programática que será realizada no dia 30/05/2023 no Swan Generation, em Porto Alegre.
Aprenda sobre os conceitos e processos relacionados à compra de mídia programática em plataformas DSP e como elaborar de forma prática uma campanha de sucesso.
O curso é gratuito e contará com dinâmicas e exercícios práticos, além de oferecer certificação para todos os participantes.
O evento será realizado em parceria com a Brazo Midia e ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
Vagas limitadas!
Inscreva-se: https://materiais.publya.com/publya-media-learning-poa
IAB BRASIL
A publicidade “fora de casa”, também conhecida como Out of Home, está cada vez mais presente nas ruas em sua versão digitalizada – ou Digital Out of Home, o DOOH. Vemos essas telas digitais nas ruas, estações de trem e metrô, paradas de coletivos ou mesmo dentro do transporte público, shoppings, aeroportos etc. Neste contexto, o IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, lança o paper “DOOH: A Transformação da Publicidade Out of Home.”
Elaborado pelo IAB Brasil, o documento tem como objetivo fornecer conceitos básicos sobre o DOOH e suas características, abordando temas como compra de anúncios via programática, vantagens de investir neste modelo de mídia, pontos de atenção ao planejar uma campanha, e tendências para o futuro.
O DOOH vem ganhando destaque no setor de publicidade digital, impulsionado pelos avanços tecnológicos que aceleraram as transformações digitais e provocaram mudanças nos hábitos de consumo de mídia, e deve crescer ainda mais no futuro próximo. De acordo com um relatório de 2022 da Research and Markets, o DOOH foi avaliado em US$ 18,8 bilhões em 2020, e deve alcançar no mundo a marca de US$ 54,8 bilhões até 2030.
O paper é uma excelente ferramenta para profissionais que atuam no setor da publicidade digital, incluindo agências, anunciantes, publishers e outros players envolvidos em operações de publicidade digital, ou interessados em saber mais sobre esta mídia. O material proporciona um ponto de partida, com informações e conceitos básicos para a compreensão do DOOH, além de explicar como funciona o modelo de compra de anúncios via programática, conhecido como pDOOH.
O objetivo é trazer informações conceituais para o mercado sobre DOOH, destacando sua importância e potencial. Este é um meio que tem atraído cada vez mais atenção dos anunciantes, pois apresenta uma série de vantagens, como a capacidade de alcançar um grande número de pessoas em diferentes locais, a natureza interativa das telas, que permite maior engajamento, a possibilidade de veicular campanhas personalizadas, entre outros.
O paper evidencia também as principais tendências em DOOH para os próximos anos e quais inovações podem impactar esta mídia, como a utilização de realidade aumentada e virtual para criar experiências de anúncio mais imersivas e interativas e a utilização de Inteligência Artificial e Machine Learning para personalização de conteúdo e análise de dados.
O “DOOH: A Transformação da Publicidade Out of Home” já está disponível para download no site do IAB Brasil, clicando aqui.
PANVEL
Tem coisas que são essenciais para o bem-estar, a beleza e a saúde. Cuidar da pele é uma delas. E para tornar esse hábito ainda mais agradável e descomplicado, a Panvel Faces está de cara e alma renovadas. Dentro das embalagens com visual repaginado, as fórmulas 100% veganas vêm com nova composição e ativos de alta qualidade para uma rotina completa de skin care.
O lançamento também chega para reforçar a importância dos cuidados diários e do passo a passo correto para manter a pele sempre saudável e bonita, de forma fácil e natural. Para ajudar nesta tarefa, a Panvel Faces destaca-se como uma linha acessível e democrática, podendo atender a todas as idades, perfis e tipos de pele (mista, seca e oleosa). Além disso, é perfeita para quem está iniciando sua rotina de cuidados e curte rituais simples, mas com muito resultado.
Outra característica de Panvel Faces é justamente sua consolidação junto ao público, que a torna uma das linhas mais procuradas no universo de marca própria Panvel. Isso porque todos os seus itens são formulados com alta tecnologia e elementos especiais que respeitam a saúde da pele. Sua nova composição conta com produtos veganos e livre de testes em animais, reforçando o cuidado também com o meio-ambiente.
São mais de 30 opções que compõem o portfólio, desde demaquilante até itens de hidratação, para você usar diariamente em todas as etapas de tratamento da pele: limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. Os itens estão disponíveis nas lojas físicas da marca, além do site www.panvel.com, App Panvel e Alô Panvel, com a facilidade de receber em casa ou em outro lugar de sua preferência.
ARENA DA EXPORTAÇÃO JÚNIOR
Com o objetivo de explicar, compartilhar conhecimento e desmistificar a atividade exportadora, o Conselho do Prêmio Exportação RS apresenta mais uma edição da Arena da Exportação Júnior. O projeto visa de forma didática, contextualizar informações básicas e iniciantes sobre o tema, introduzindo os jovens estudantes na área e abrindo as opções de carreira aos participantes. A segunda edição será realizada no dia 18 de maio, às 13h30, no Instituto Caldeira, e contará com a participação de 25 alunos em formação pela Fundação Tênis*. O palestrante será o CEO do Prêmio Exportação RS e vice-presidente de Comércio Internacional, Edmilson Milan.
Além dos conceitos básicos sobre o setor exportador, serão abordados também os seguintes tópicos: quais os principais produtos exportados pelo Brasil, o motivo da atividade ser tão impactante para economia do país, além de pontos sobre o profissional de Comércio Internacional e como acontecem as negociações com outros países. “A Arena Júnior proporciona que estudantes de ensino médio tenham acesso as informações sobre a temática do comércio exterior. Objetiva disseminar o conhecimento sobre este relevante tema e inspirar estudantes a escolher este dinâmico campo para suas futuras atuações profissionais”, relatou o CEO do Prêmio Exportação, Edmilson Milan.
O evento é mais uma entrega do Conselho do Prêmio Exportação RS para a sociedade, e a entidade ou instituição que desejar receber a palestra, pode entrar em contato com uma das entidades do conselho do Prêmio Exportação ou com o comitê executivo do Prêmio.