NOTAS DA SEMANA – 23.12.2022

fernando-rohsig-scaled

ENTREVISTA COM FERNANDO RÖHSIG

1. Quem é Fernando Röhsig?
Um administrador de empresas por formação que se aventurou nos mundos da comunicação, do cooperativismo, da governança, do voluntariado e do empreendedorismo. Tenho 51 anos, sou casado com a Francini e pai do Frederico. Nasci em Roca Sales e me criei em Lajeado. Cheguei a jogar futebol nas categorias de base do Lajeadense. Vim morar em Porto Alegre para estudar Administração na UFRGS, e também cursei o CPOR na Capital.
A academia sempre fez parte da minha vida. Tenho pais professores e por isso sempre dei muito valor à teoria. Além da graduação, fiz especializações em Gestão da Qualidade, Gestão da Produção, Custos e Qualidade e Gestão Empresarial, o Mestrado em Controladoria na UFRGS, MBA na Fundação Dom Cabral e cursos na Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris e em Kellogg (Chicago). Meu Lattes: http://lattes.cnpq.br/9698387903828651

2. Ocupastes o cargo de Diretor Financeiro de uma das maiores agências de publicidade do Brasil de 1996 à 2012, inclusive publicando um livro sobre as expectativas e sobrevivência do setor. Qual a situação desse segmento hoje?
Ingressei em 1996 na Escala, uma das maiores do Brasil na época. Comecei como assistente administrativo e fui conquistando posições até chegar a diretor de Finanças e Operações, em 2004. Foi um período de muito aprendizado, a cultura da agência nos movia, tínhamos um propósito muito forte. Tenho certeza de que vivi o auge do modelo de negócio de uma agência de publicidade e propaganda do início dos anos 2000.
O segmento das agências sofreu grande transformação desde 1996. Quem não se adaptou diminuiu ou desapareceu. A mudança da distribuição da mídia, da veiculação tradicional para os meios digitais através da internet caracterizaram a grande mudança na minha opinião. Antes as agências tinham o modelo de negócio organizado para os meios de mídia tradicional (jornal, rádio, tv, mídia exterior, produção gráfica e eletrônica). Existia um início, meio e fim na distribuição da veiculação da mídia aos públicos consumidores. Com a distribuição da mídia através dos meios digitais da internet (sites, blogs, redes sociais e etc) observei que o acompanhamento das mídias criadas e distribuídas a partir da agência para os meios passou a ser 24 horas por dia, 7 dias na semana. Isso afetou o modelo de remuneração das agências e aumentou os custos do pessoas (time-sheet). Uma alteração silenciosa, constante e gradual que a tecnologia proporcionou, gerando o que chegamos a chamar de agências “on” e “off”. Na verdade isso não existe. O que se busca na comunicação é alcançar através dos meios mais eficazes e eficientes o público consumidor desejado. Essa disputa pelo consumidor gera demanda e é o que literalmente paga a conta.
Alfredo Fedrizzi, Auri Frantz, Fernando Picoral, Miguel De Luca, Paulo Melo e Reinaldo Lopes me ensinaram muito sobre gestão empresarial. Na diretoria tive o coleguismo do Eduardo Axelrud, da Lucia Xavier e da Kenya Couto. Permaneci na Escala até 2012, quando decidi procurar um novo rumo. Nesta época, escrevi um livro digital sobre o negócio da publicidade e propaganda que pode ser acessado em: http://pt.slideshare.net/FERNANDORHSIG/o-negcio-da-publicidade-viii-jul15

3. Ser autônomo, professor, palestrante e sócio te deu muito mais visão do todo?
Ainda estava na Escala, em 2008, quando me aproximei do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), fazendo a formação de Conselheiro de Administração. Em 2013 obtive a certificação para exercer a atividade de conselheiro. A atenção com a governança corporativa faz toda diferença no ambiente empresarial. A partir do IBGC surgiu o voluntariado, em que participo de grupos de trabalho e de palestras. Depois da Escala atuei em projetos muito bacanas em banco cooperativo, entidades associativas e indústria de alimentos. Também mantenho atividades como professor em cursos de pós-graduação e in company, atuando especialmente na formação de conselheiros de administração e fiscal para entidades cooperativas.
Em 2013 comecei meu negócio de consultoria nas áreas de gestão empresarial e governança corporativa. Em 2018 e 2019, em Jornadas Técnicas do IBGC ao Vale do Silício (EUA) e a Israel, veio minha disrupção pessoal. Depois de conhecer in loco os ecossistemas de inovação mais avançados do mundo, decidi investir em soluções digitais customizadas e escaláveis, mas com características de empresas especialistas. Participo hoje de três empresas nesta linha.
Na primeira, a MOOH_360, com o Aloísio Campos Dias e o Mateus Bücker somos uma consultoria em soluções inteligentes, rápidas e customizadas para projetos de comunicação para anunciantes e agências. É uma startup Adtech, unindo tecnologia e conhecimento, para transformar o processo de compra e venda de mídias OOH e DOOH. Vendemos agilidade, rapidez e conveniência para as marcas. São 55.000 faces de mídia out of home, geolocalizadas, identificadas e precificadas, tanto no Brasil como no Uruguai e Argentina, em mais de 2.500 veículos na América Latina. A plataforma conecta anunciantes e marcas aos veículos de mídia out of home gratuitamente e de forma automatizada. O anunciante não precisa mais perder tempo indo viajar até as capitais do Nordeste, por exemplo. É possível encontrar a melhor solução através da MOOH_360 de forma rápida, econômica, sendo mais eficaz e eficiente.
Já a segunda, a SanBank, é uma fintech moderna, ágil e articulada para escalar o mercado financeiro de um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo, o Health and Beauty. Neste negócio conectamos os públicos do ecossistema de saúde e beleza, com foco na necessidade de crédito inteligente. Meus sócios são o Douglas Rutz, Guilherme Previdi, Eduardo Provenzano, Maurinho Santos e Paulo Rutzen. Atuamos em todo mercado brasileiro a partir de Porto Alegre, com uma carteira de crédito que no seu primeiro ano atingiu R$ 25 milhões. Há seis meses lançamos o primeiro FIDC da Sanbank na plataforma da Harbour. As perspectivas para esse negócio são excelentes, principalmente por estarmos associados à vertical de uma indústria de equipamentos estéticos e de medicina estética.
E meu terceiro investimento é na F&F_4Buziness, na qual atuamos com soluções digitais de Business Intelligence (BI). Os aprendizados em gestão empresarial e governança na carreira executiva contribuíram muito. O Cristiano Rempel é meu sócio há quatro anos. Com o Power BI da Microsoft, conseguimos organizar, a partir dos dados no ERP do cliente, o balanço patrimonial, demonstrativo de resultado do exercício, fluxo de caixa, orçamento gerencial, KPIs, dashboards comerciais, para pessoas, produção, estoque, etc. Tudo para garantir segurança operacional e agilidade na tomada de decisão aos empreendedores. Hoje atendemos mais de 30 clientes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com faturamentos que alcançam R$ 150 milhões.
Em paralelo aos meus negócios, tenho muito orgulho dos trabalhos voluntários que desenvolvoo em organizações sem fins lucrativos, tanto em Lajeado como em Porto Alegre. Como Conselheiro da Junior Achievement RS, formamos 4.000 estudantes do ensino médio em Lajeado e Estrela em 2022. Também atuo na direção da Paróquia Santo Inácio de Loyola, de Lajeado, que tem 5.500 famílias associadas, e no Clube Tiro e Caça, de Lajeado, que tem 8.500.
No IBGC desenvolvemos Squads para Famílias Empresárias e Cooperativas no RS. No Clube Esportivo Lajeadense (https://www.celajeadense.com.br/home) atuo na estruturação da governança e da gestão do clube de futebol profissional.
Atuo ainda de forma voluntaria e semanalmente na rádio local, fazendo um comentário sobre economia e escrevendo sobre liderança, gestão e governança no jornal do mesmo grupo.
São contribuições que gratificam porque permitem à gente devolver para a sociedade de alguma forma o que recebemos ao longo da jornada. Estes trabalhos voluntários também oferecem uma oxigenação e proximidade com a realidade que nos alimenta com novos conhecimentos e permite conhecer mais e mais pessoas.

4. Família, bate papo, amigos e futebol são o teu os teus momentos discricionários?
Amo minha família e nada é mais importante do que isso. Recentemente venho sendo mais sensível às questões da fé. É uma conexão que deixo acontecer e que incrivelmente acontece. É incrível! A Francini é jornalista, atuou mais de 15 anos na RBS e me apoia muito, trazendo sempre um olhar diferente, de perspectivas que nos fazem evoluir, seja como pessoa, seja como casal. Já o Frederico é um guri muito querido, estuda hoje na mesma escola que eu estudei e queremos pra ele a melhor educação e que trilhe o seu próprio caminho. Além de estarmos mais perto das nossas famílias, temos os pais aposentados e muito bem de saúde. Nos faz crescer como pessoas essa convivência familiar.
O futebol é um capítulo à parte na minha vida. Foram tantas amizades que fiz ao longo desses anos, muita gente boa e nem tão boa de bola jogou junto com a gente. Talvez com essa entrevista surjam mais histórias lembrando de jogos no frio, no calor e na chuva. As resenhas, notas e avaliações eram um capítulo importante no pós jogo. Sempre uma luta conseguirmos dois goleiros e campos que tivessem grama, mesmo que sintética…
A relação entre Porto Alegre e o Vale do Taquari segue me acompanhando. Muita gente pensa que ainda resido em Porto Alegre, e outros nem sabem que vivi tantos anos na Capital. Nos últimos 30 anos, devo ter feito mais de 150 mil quilômetros na BR-386 entre Porto Alegre e Lajeado.
Mas um dos meus grandes orgulhos nestas idas e vindas profissionais é ter conseguido manter as portas sempre abertas. Passei, passo e passarei por muitas organizações, mas são as pessoas desses lugares que fazem isso acontecer e permitem manter estes relacionamentos. Às vezes estamos mais próximos, outras ficamos anos sem nos ver, mas quando surge algo parece que o tempo não passou e conseguimos nos aproximar novamente. Muitas vezes é apenas uma conexão, mas como estamos falando sempre de pessoas, percebo que não é por acaso, sempre há uma razão nesses relacionamentos que podem ser revelados a qualquer momento.
Sou muito grato pelas tantas amizades ao longo dessa vida. E tenho uma vida muito boa. Tenho insistido com as pessoas para que a gente pare e reflita de vez em quando: “A nossa vida é muito boa!”.

Contatos:
fernandorohsig@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/fernandorohsig/

DESCASO
É impressionante como a Secretaria de Turismo do RS deixa de incentivar e divulgar o turismo do nosso litoral que cresceu muito com melhorias em todos os segmentos e não reage a uma campanha do nosso país vizinho, o Uruguai, tentando amealhar milhares de pessoas para passar férias.
Não valorizamos o que é nosso e fazemos de tudo para não observar e contar.
Sirva nosso modelo… Para quem?

PANVEL

Com o apoio a 26 ações sociais ao longo de 2022, que totalizaram aporte de R$ 849 mil, o Grupo Panvel já está recebendo projetos de ONGs e instituições que buscam ajuda no próximo ano. A iniciativa avalia e patrocina trimestralmente, por meio de lei de incentivo fiscal, ações ligadas aos pilares da saúde, bem-estar, sustentabilidade, diversidade, inovação e cultura em todas as áreas onde atua — Região Sul e São Paulo.

“Além do cuidado com a saúde e bem-estar dos nossos clientes, essa é uma forma de contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos, um dos compromissos reafirmados na nossa plataforma de sustentabilidade Todos Bem”, afirma Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.

Entre os projetos apoiados, estão três direcionados a pacientes idosos da Santa Casa de Porto Alegre — Humanização e cuidado à saúde e bem-estar do idoso, Melhoria no atendimento ao idoso e no serviço de emergência e Serviço de Geriatria. Para a Santa Casa de Curitiba, o incentivo contribuiu com um projeto de acessibilidade, para facilitar a locomoção dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Em Curitiba, outro beneficiado é o Hospital Pequeno Príncipe, com os projetos Pelo Direito à Vida, que tem o objetivo de efetivar o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes por meio de promoção de assistência hospitalar e ambulatorial, e Saúde Integral, que visa oferecer assistência em saúde com qualidade e humanização. “Temos nove anos de parceria com a Panvel a partir do Troco Amigo e em 2022, pela primeira vez, tivemos apoio via lei de incentivo fiscal. O projeto Saúde Integralcontribui com a efetivação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em tratamento no Hospital, mediante assistência à saúde de qualidade e humanizada, associada aos atendimentos médico, psicossocial e odontológico; às atividades educacionais, lúdicas e culturais; e ao desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas à saúde infantojuvenil” afirma a Diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Os projetos selecionados pelo Grupo Panvel são patrocinados através de leis como Rouanet, Funcriança, Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e Lei de Incentivo ao Esporte.

Inscreva seu projeto

Os pedidos de apoio a projetos incentivados e patrocínios são realizados por meio do site www.grupopanvel.com.br, seção Patrocínios e Projetos, que traz informações sobre as áreas de atuação priorizadas e as premissas de escolha dos projetos. As análises são feitas trimestralmente, com o apoio do Comitê de Projetos Incentivados.

Confira outros projetos apoiados:

— ICI — Conhecer para Transformar

— Maternidade Mater Dei — Amor à Vida UTI Neo-natal

— Wimbelemdon

— Tacchini

— Pertence

– Médicos do Sorriso

— Sol Maior

— SESC – 11º Festival Internacional de Música

— Porto Alegre em Cena

— Concertos de Natal da Redenção

— Porto Verão Alegre

— Notas pela Vida

— Doutorzinhos

— Fazedoria — Liga Gaúcha de Futsal

— GNU — Projeto Paralímpico

— E-Futebol de Rua

– Walmor Corrêa

– Aniversário de Xangri-lá

– Biblioteca POA 250 anos

– Aniversário de Eldorado do Sul

SPR

Addiante Serviços Financeiros e Digitais é a nova empresa anunciada pelas Empresas Randon e a Gerdau. A joint-venture fruto da parceria entre as duas companhias nasce com o propósito de impulsionar negócios para o futuro da mobilidade. Especializada em serviços de locação de veículos pesados e equipamentos, por meio da inteligência na gestão de ativos, a Addiante oferecerá ao mercado soluções rentáveis e adequadas à demanda de transportadores e embarcadores, com a prestação de serviços de locação de produtos relacionados ao transporte e movimentação de cargas. Para o desafio da concepção da marca, profissionais da Randon e da Gerdau foram em busca de um parceiro para a condução dessa etapa tão importante do negócio. A SPR, que já é responsável pela comunicação da Randon Implementos e por grandes projetos de branding e design da Fras-le, foi escolhida para assumir a jornada em parceria com a equipe da Estrategeria.

Juntas, SPR e Estrategeria embarcaram em uma imersão para conhecer o mercado, entender o cliente e sua cultura, alinhar expectativas, reconhecer potenciais do novo negócio, entre outras questões estratégicas, e a partir disso encontrar um naming que traduzisse o DNA e desse forma e vida à nova empresa. Assim nasceu a Addiante, com dois d’s para traduzir o propósito do novo negócio, que se propõe a adicionar valor ao dia a dia dos clientes, possibilitando uma gestão inteligente de ativos de alto valor. E também para imprimir dinamismo e inovação à joint-venture, sem esquecer do legado das marcas que tornaram o novo negócio possível.

Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR, ressalta que o amanhã dá luz alta e as Empresas Randon e a Gerdau sempre estiveram atentas e conectadas a esse sinal do mercado. “A Addiante vem como mais uma resposta para o que a visão de futuro deve trazer. E a SPR e Estrategeria sentem muito orgulho de participar da concepção de branding e design de tudo o que está sendo lançado”, reforça.

VIDA FARMÁCIAS

Uma rotina de exercícios, pausas, sono, autoconhecimento e alimentação equilibrada são suficientes para uma vida mais saudável? Foi pensando no caminho para um 2023 com mais qualidade de vida e feliz que a Moove criou e produziu um vídeo para o fim de ano da Vida Farmácias, que conta com mais de 200 associados no interior, na Região Metropolitana e em Santa Catarina. A peça foi ao ar nas redes sociais da Vida Farmácias nesta terça-feira (20) e tem 60 segundos.

“Nosso trabalho foi levar uma mensagem de positividade, conexão e união, já que neste ano as pessoas voltaram às atividades e aos reencontros, após períodos de restrições e isolamento social. Se, no ano passado, falamos sobre o que estava por vir e o que deveria melhorar, desta vez, apresentamos uma receita para que os dias sejam melhores e mais perto de quem realmente importa”, destaca o CEO da Moove, Gabriel M. Fuscaldo.

O vídeo mostra como a felicidade e a saúde estão interligadas. Ser feliz preserva a saúde, e ter uma vida saudável oportuniza uma vida feliz. A produção foi feita pela Moove e o áudio ficou sob a responsabilidade da Balacobaco Produções Fonográficas.

KANTAR IBOPE MEDIA

A partir de 1º de janeiro, com base nas novas estimativas populacionais, a Kantar IBOPE Media atualizará a representatividade do ponto de audiência de televisão, na qual 1 ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.

Em 2023, 1 ponto de audiência nos 15 Mercados aferidos regularmente pela empresa representará 268.083 domicílios e 717.088 indivíduos. Abaixo, a lista de equivalência também para as demais praças aferidas pela empresa.

MASBAH!

O verão chegou e o “Masbah!” deste sábado (24) apresenta duas receitas bem refrescantes para enfrentar a nova estação. Mas não é qualquer receita, essas contam com um ingrediente que todo gaúcho ama: a erva-mate. No programa, o telespectador conhece um chefe de cozinha que resolveu ousar nos pratos e prepara um sorvete de erva-mate e um picolé de tererê.

É sabido que, cada vez mais, os pets ocupam lugares especiais nas famílias. O amor é tanto, que muitos registram esse sentimento literalmente na própria pele. Neste sábado a atração vai acompanhar um processo de tatuagem com uma profissional que é especialista em tatuar imagens de animais.

Quem acha que história em quadrinho é coisa da antiga, é hora de conferir os bastidores dessas produções literárias e artísticas, e descobrir como elas ainda fazem muito sucesso hoje em dia. A apresentadora Brunna Colossi será até transformada em desenho.

E para entrar no clima natalino, o “Masbah!” vai às ruas no quadro “Quizquisito” especial de Natal para testar o conhecimento da galera sobre data.

Em seguida, tem pratos especiais para o Natal no programa “Anonymus Gourmet”. As receitas da vez são: “Abacaxi Natalino” e “Farofa Flambada”.

Já domingo é dia de “Na Beira do Fogo com El Topador” no SBT Rio Grande do Sul. Em clima natalino, o Mestre Parrillero Antônio Costaguta ensina como preparar e assar diferentes tipos de espetinho e ainda recebe o maestro Lucas de Azevedo.

“Masbah!” é exibido aos sábados a partir das 12h no SBT Rio Grande do Sul.

“Na Beira do Fogo com El Topador” vai ao ar nos domingos a partir das 9h30, logo após a edição especial do “Masbah!”.

DESAFIOS PESSOAS 2023

Uma recente pesquisa do *Statistic Brain Research Institute* aponta que 50% das pessoas desistem das resoluções feitas no Réveillon já em janeiro.
O alto índice de deserção pode estar ligado a um fator que parece se repetir ano após ano: metas ambiciosas demais. No quinto e último episódio de 2022 do programa *Tudo Bem?*, da Panvel, a jornalista Mônica Salgado conversa com Gabriel Carneiro, escritor e terapeuta; e Carol Tilkian, comunicadora e pesquisadora de relacionamentos, para inspirar os espectadores na hora de botar no papel suas promessas para 2023. Assista ao programa através do link *https://www.youtube.com/watch?v=K9NAwTwCInw.
Para iniciar a conversa, Mônica faz uma provocação. “Só para variar, procure trocar feitos de grande impacto por pequenos prazeres, coisas grandiosas pelas simples”, propõe, sugerindo um novo olhar sobre as metas que costumamos definir nesta época do ano. A comunicadora Carol diz que, na prática, sabemos que é só uma mudança do dia 31 para o dia 1º, mas que o ritual de passagem cria uma camada de significado emocional. “Criamos símbolos e eles são importantes para basear nossos desejos e nos ajudar a ir na direção que queremos”.
Já Carneiro propõe algo mais ousado, que é trocar a lista do futuro por uma do passado. “O que geralmente não fazemos é avaliar nossos avanços no ano que se encerra. Antes de vibrar ‘o que eu quero’, é importante reconhecer o que de fato conseguimos realizar. E valorizar isso”. Depois, fazer projeções que não dependam de terceiros, mas que possam ser colocadas em prática “já”. Um fato curioso, destaca Carneiro, é que as listas são sempre muito parecidas. “Todo mundo quer saúde, dinheiro, relacionamentos felizes, viajar e perder peso”.
As reflexões dos convidados ajudam a entender o quanto todos nós idealizamos a felicidade e costumamos projetá-la sempre à frente, em uma busca muitas vezes infinita. “O amor próprio e a autoaceitação nos permitem viver o hoje, sem condicionantes”, comenta Carol. E Carneiro completa com um questionamento que faz pensar: “enquanto não chegamos na vida ideal, qual é a vida possível?”. São 47 minutos de bate-papo no programa com muitos ensinamentos e inspirações a fim de ajudar o público a construir uma lista mais possível de se tornar realidade.
*Reflexões para sua lista de promessas:*
*1.    **Nem sempre dá para realizar tudo, mas sempre dá para reconhecer o que já realizamos;*
*2.    **Plenitude é fantasia. A falta é que move nossas buscas;*
*3.    **Cuidado para seus desejos não virarem vilões de obsessão e opressão; *
*4.    **Não espere esperando. Espere fazendo;*
*5.    **Para ter o resultado que te deixa feliz, é preciso cumprir as tarefas que te deixam infeliz;*
*6.    **Muitas vezes o ganho que a gente procura está na perda que a gente não aceita;*
*7.    **Treine o mantra: agradecer mais e pedir menos*
*8.    **Para seguir em frente com mais felicidade e aceitação, não hesite em acionar sua rede de afetos;*
*9.    **Acredite, não é só você. Todo mundo está se sentindo menos. Menos rico, menos inteligente, interessante e bonito. Antídoto? Combater as idealizações;*
*10.  **Qual é a narrativa da sua vida e que outras histórias você pode contar?*

TV CONECTADA

Durante a pandemia de Covid-19, os brasileiros passaram a explorar as TVs Conectadas de forma mais ampla. Tanto que o eletrônico atingiu seu auge em penetração e utilização. Dados da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – mostram que a inserção do eletrônico mais do que dobrou em quatro anos, passando de 27% em 2017 para 57% em 2021.

As TVs também estão, cada vez mais, se tornando a tela preferida para reprodução de conteúdo, pois 92% dos brasileiros usam o aparelho para consumir vídeo. Nesse contexto, 79% do tempo é dedicado às emissoras de televisão linear e 21% aos serviços de _streaming_ – sendo 15% para conteúdos gratuitos e financiados por publicidade (AVOD) e 6% para produtos por assinatura (SVOD).

Todo esse movimento fez com que as TVs Conectadas entrassem para a lista de tendências do _Media Trends & Predictions 2023_, previsão anual da Kantar IBOPE Media, que visa mostrar como o cenário de mídia evoluirá globalmente no próximo ano. Tal _insight _pode ajudar os anunciantes na hora de direcionar os gastos e de fortalecer seu posicionamento no mercado.

Chegar em casa, relaxar e ligar a televisão da sala é uma realidade para a maioria dos brasileiros. O conteúdo e formato escolhidos, no entanto, variam conforme o gosto do telespectador.

As emissoras de TV Linear alcançam 93% da população pesquisada mensalmente pela Kantar IBOPE Media, sendo que a audiência é formada, principalmente, por pessoas acima de 35 anos (75%) e que fazem parte da Classe C (49%).

Vale destacar também que, em média, os brasileiros gastam 5h37min diariamente em frente à TV Linear. Em relação aos conteúdos, 25% do tempo é dedicado a programas jornalísticos, 18% a novelas e 11% ao futebol e outros esportes.

Enquanto isso, os serviços de _streaming _(AVOD e SVOD) atingem 61% dos brasileiros mensalmente. O público é formado, majoritariamente, por usuários de 35 a 49 anos de idade (26%) pertencentes à Classe C (48%).

Embora YouTube e Facebook estejam estabelecidos há algum tempo, os serviços AVOD continuam em crescimento. Principalmente por conta dos vídeos mais curtos – 77% dos jovens conectados de 15 a 19 anos consomem o formato mensalmente. Já os produtos SVOD costumam atrair a assinatura por conta do preço (47%), do catálogo (47%) e da conexão em diferentes_ devices_ (30%).

À medida que a distribuição de vídeo avança em direção ao futuro, as TVs Conectadas terão um papel ainda mais importante na vida dos brasileiros, sendo porta de entrada do entretenimento nos lares.

Uma projeção da Kantar IBOPE Media é que o _Internet Protocol_ (IP) se tornará padrão para toda a distribuição de conteúdo e publicidade de TV, seja linear, seja _streaming_. A expansão da rede de fibra e de 5G será essencial para lidar com enormes cargas de distribuição de vídeo em resolução cada vez maior. Assim, a transmissão da forma que é visto hoje poderá durar até a próxima década.

Em uma realidade mais próxima, investimentos significativos estão sendo feitos em aplicativos de realidade virtual e aumentada para televisão.

A Apple deve lançar a AR TV, enquanto Mark Zuckerberg, da Meta, esboça um cenário em que os aparelhos não serão objetos físicos, mas softwares em execução dentro de um metaverso.

Para 2023, por sua vez, além de facilitar novas formas de publicidade, como a exibição de anúncios em telas e menus domésticos, as TVs Conectadas estão preparadas para desenvolver capacidades de publicidade

endereçável e expandir seu alcance. A previsão é que o setor cresça quase US$ 30 bilhões até 2024.

SM CONCEPT

As festas de final de ano se aproximam e, com elas, surgem novas metas, planos e renovação para 2023. Por falarmos em renovação, nada mais adequado do que iniciarmos essa mudança pelo local onde ficamos mais relaxados, merecendo o melhor em termos de conforto e energia. Foi justamente pensando nisso que a SM Concept, expert na arte de harmonizar ambientes, desenvolveu linhas autorais de seus produtos e que podem, perfeitamente, ser um lindo presente de Natal. Portanto, tornar a vida uma celebração é viver cada momento como um presente. Conheça, abaixo, as opções para presentear quem você ama.

Coleção Emoções: diversas opções de almofadas. Tem a que pisca, a que sonha, a que sorri, mas o destaque é a almofada do abraço — perfeita para este momento de confraternização. A partir de R$ 270,00.
Coleção Energia: sincroniza as vibrações com a energia de todas as cores. No estilo handmade, as peças autorais são feitas artesanalmente. A partir de: R$ 388,00
Coleção Gifts Upcycling: são bolsas que podem ser utilizadas de forma versátil e aventais estilosos para os amantes da cozinha. Todas as opções com cores e estampas fortes e vibrantes. Levantando a bandeira da sustentabilidade, a SM Concept lançou essa linha para aproveitamento dos tecidos das confecções autorais. Bolsas a partir de: R$276,00. Aventais a partir de: R$132,00.
Linha Home Spray: a SM Concept possui uma fragrância exclusiva em Home Spray para tornar a permanência na sua casa ou escritório ainda mais agradável. A partir de: R$ 125,00

W ESCAPES

No segundo semestre de 2025 já deverá iniciar a primeira operação W Escapes (Resort) da América do Sul na serra gaúcha. O W Escapes Gramado – Hotel & Residences, integrante da rede Marriott, maior operadora hoteleira do mundo que conta com 7 mil hotéis divididos em 30 bandeiras, é considerado uma das joias da coroa e sua instalação deverá ser motivo de comemoração para a região, pois a rede Marriott só autoriza a utilização da marca W em destinos especiais. O empreendimento, que contará com hotel e apartamentos privados (não multipropriedade), terá a sofisticação e o lifestyle reconhecido internacionalmente da marca W. A comercialização das unidades dos Residences será feita pela One Imóveis de Luxo que, conforme o CEO Cristiano Cruz, já há lista de espera de clientes.
Sofisticação, música, moda são pilares que diferenciam o renomado hotel mundo afora. Com uma infraestrutura incrível e sofisticada, terá em suas instalações um Club Indoor completo com piscinas, saunas, um amplo e equipado Kids Club e um fitness espetacular envidraçado para mata, além de Wine Bar, grande Living com diversos lounges com lareiras externas e cabine de DJ e ainda um Destination bar com palco para pocket shows. Tudo isso à disposição dos futuros hóspedes do W Hotel e proprietários do W Residences. Outro diferencial será a operação hoteleira/residencial com serviços 24/7. “Será o primeiro hotel de Gramado com este sistema de funcionamento 24 horas por dia nos sete dias da semana”, salienta Cruz.
Objeto de desejo, tanto para hospedagem como para moradia ou investimento, o W Escapes Gramado será construído na Vila Suíça, um platô 60 metros mais alto que a Avenida Borges de Medeiros e a poucos metros da Rua Coberta. Vizinho ao Parque das Orquídeas, que será implantado como contrapartida do empreendimento ao município, moradores e frequentadores de Gramado, o empreendimento terá o melhor de dois mundos: localizado a uma distância que permite ir caminhando até o agito de Gramado e ao mesmo tempo inserido no meio da mata em um cenário preservado e tranquilo.
Para elaboração do Plano de Manejo e Implantação das trilhas e comunicação visual do Parque das Orquídeas foi convidado o Instituto E, que tem larga experiência nesse tipo de projeto (www.institutoe.org.br). O Instituto E foi fundado por Oskar Metsavaht, que além de fundador e diretor de estilo da Osklen, é embaixador de Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade.
Para ser autorizado pela Marriott, um projeto de W Hotel deve ter os equipamentos e sofisticação da marca W com o DNA do destino de onde será construído, por isso o renomado arquiteto Gui Mattos adotou como inspiração as casas históricas, construídas na época da colonização de Gramado, para criar o projeto do W Escapes Gramado, trazendo a história da arquitetura local em um projeto contemporâneo e moderno com pátios internos e passarelas de vidro entre as araucárias existentes no local. Além disso, outro destaque será o restaurante O Pinhão, nome escolhido por ser referência ao DNA da região, que utiliza muito este ingrediente na gastronomia local.

Com investimento de R$ 300 milhões, o empreendimento ocupará uma área de 20 mil metros quadrados, sendo 32 mil metros quadrados de área construída, com previsão de início das obras em Junho de 2023 e entrega em Agosto de 2025. Nos empreendimentos W Hotel e Residences em outras partes do mundo, um W Residence chega a valer 30% mais do que outros imóveis na mesma região devido aos serviços, acesso ao club lounge e bares e restaurante do Hotel e rentabilidade na locação, através do Rental Program (programa de locação no qual a Rede Marriot administra o imóvel para seu proprietário).

ISLA XANGRI-LÁ

Água em abundância e muita área verde. Estes são alguns dos muitos diferenciais do Isla Xangri-lá, condomínio de terrenos da DeMello Incorporações, que tem como parceira a ECL Participações. Em uma área de 38 hectares, dos quais sete serão com áreas de lagos, o empreendimento, que terá 482 lotes, desponta como o maior lançado do Litoral Norte Gaúcho nos últimos 14 anos. Somada a uma arquitetura imponente e moderna, o condomínio ainda conta com praia privativa, muitas áreas de esportes com diversas quadras, um playground enorme, clube completo com piscinas, restaurantes, salões de festas, salão de beleza, minimercado, área de serviços para facilitar a vida dos moradores e muito mais.
Somente a área de clube será de 1 hectare, sendo que a área condominial de uso comum e mais os lagos chegam a 12 hectares. “O Isla Xangri-lá é um marco para o litoral norte. Fugindo do padrão dos empreendimentos recentes, a DeMello buscou trabalhar em um projeto que visa a maior valorização dos lotes. O condomínio se diferencia dos últimos lançamentos, pois além de uma infraestrutura robusta e uma área de lago extraordinária, ainda se localiza em uma das últimas áreas nobres de Xangri-lá. Buscamos unir os esportes, a tranquilidade da vida do litoral, os serviços necessários do dia a dia e a diversão das crianças”, salienta José Pedro Gomes, gerente executivo da DeMello.
Todo o projeto arquitetônico, arquitetura de interiores e paisagismo foi desenvolvido pelo Grupo Sólido que, conforme o sócio proprietário, Juliano Souto, “buscou, com uma linguagem contemporânea, mas também materialidade rústica, uma forma bem moderna voltada ao aconchego e clima praiano com paisagismo bem tropical. Valorizamos muito o contato com a água. Inspirado nos melhores resorts do Brasil e do Exterior, o Isla trará o que há de melhor, não só em experiência de uso, mas também em linguagem de arquitetura, muita contemporaneidade e elegância às edificações que fazem parte das áreas comuns do empreendimento”.
O tamanho dos lotes também é um atrativo, pois vai de 300 metros quadrados a 612 m², totalmente integrados às áreas verdes e de lagos, com valor médio de R$ 499.990,00. Segundo José Pedro Gomes, “no traçado, pensamos em linhas que fossem orgânicas, garantindo uma suavidade para quem está dentro do empreendimento, onde os lotes ganham maior privacidade e os lagos se interligam, possibilitando até a prática de esportes como stand up paddle e canoagem. Foi um projeto pensado e planejado para o bem-estar do cliente”. A DeMello prevê o início das obras em março de 2023, com previsão de entrega em março de 2026 e deve gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos, além de grande movimentação com as vendas no litoral.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.