ENTREVISTA COM YASMIN ZANUTTO
1. Quem é Yasmin Zanutto de Moraes?
Não tem como falar de mim sem antes falar de algumas das minhas influências.
Cresci em um lugar onde a música se fazia presente todos os dias, acariciando os meus ouvidos. Onde os livros das estantes despertavam a busca pelo desconhecido. Onde uma tela em branco não tinha limites para as cores da criatividade. Onde o clique de uma câmera fotográfica e o “rec” da filmadora registravam momentos que dali pra frente seriam uma lembrança imortal. Tudo isso moldou a Yasmin de hoje: inquieta, curiosa, apaixonada pela criatividade. Sendo impossível fugir dessas características, o curso de publicidade se apresentou como um mundo dinâmico, sempre em movimento, e isso se alinha perfeitamente com quem sou agora.
Fotógrafa e filmmaker, atuo no mercado de trabalho atendendo não somente eventos e retratos, mas também empresas que necessitam de registros visuais que compactuam com seu propósito. Realizei diversas produções para empresas locais, entre elas Vovi’s Biscoiteria, Lá de Casa com Amor, Clínica Pet e Veterinária Bicho Bom, Juliana Schiling Tortaria, além de editorial de moda para Chamaquitas.
Graduanda de Comunicação e Publicidade na ESPM, atualmente no 5º semestre, já participei de agências experimentais, como gerente da Co.De Foto atuando como fotógrafa de eventos internos da faculdade e atendendo demandas de clientes externos; atuei na Co.De AV como diretora de cena do comercial da 68º Feira do Livro de Porto Alegre; fui cinegrafista da HUB Jornalismo, editando VTs e também produzindo o podcast da agência; já fui monitora de fotografia o que despertou ainda mais o gosto de ensinar e de trocar conhecimentos com os colegas.
2. A profissão de fotógrafa vem de berço e você abraçou essa carreira expandindo para a anmiação. Na tua visão acha que o mercado valoriza essas especializações?
Para mim, a fotografia e a filmagem sempre estiveram muito próximas, campos em que venho constantemente ampliando meu conhecimento técnico. Este contínuo aprimoramento técnico não apenas atende à demanda do mercado, que busca profissionais com habilidades específicas, mas acredito, que também esteja acompanhado por um reconhecimento da sensibilidade no âmbito da produção visual.
A sensibilidade, em minha visão, representa uma habilidade diferencial essencial, a qual transcende o domínio técnico. Vai além da compreensão do cliente, do mercado e dos concorrentes, mas incorpora também a capacidade de compreender diretamente o público-alvo. Em qualquer processo criativo de produção de imagem, aplicamos técnicas como enquadramento, iluminação e composição. Contudo, entrelaçado a esses aspectos técnicos, a sensibilidade determina como a imagem será percebida por aqueles que a receberão. O desafio é criar não apenas uma imagem visualmente atraente, mas uma imagem significativa para o espectador e que atue amplamente como uma ferramenta de comunicação.
O mercado, por sua vez, valoriza não apenas as especializações técnicas, mas também aquelas que incorporam uma abordagem sensível e contextualizada. Ambos os aspectos estão em constante evolução, pois as demandas e as tendências no campo da produção visual continuam a se transformar. Portanto, a capacidade de se manter atualizada com as novas tecnologias e novos meios de comunicação não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para destacar-se de maneira significativa em um cenário em constante mudança. Ao tentar acompanhar e compreender todas essas mudanças, não apenas nos aprimoramos como profissionais, mas também ampliamos nossa capacidade de perdurar no mercado.
3. Não satisfeita estás completando o teu portfólio com locução e dublagem. Ou seja, o áudio e o vídeo integram tudo?
Como disse antes, a música sempre esteve presente na minha vida, e isso permitiu um conhecimento sensível de interpretação, e expressão através da voz. Mas foi na faculdade que eu descobri toda essa potencialidade vocal e como isso se conecta, quase que intrinsecamente, com o audiovisual.
Tudo começou com a produção de um jingle publicitário, desde a composição da letra até a adaptação dos arranjos sonoros, e por fim a locução cantada. Depois disso, outras disciplinas e oficinas proporcionaram a imersão dentro desse universo do áudio, expandindo para o conhecimento não só na música, mas na pós-produção de som de filmes, séries e animações. E nesse momento que a KF Studios me proporcionou um conhecimento direto em desenhar o som de diversos conteúdos audiovisuais brasileiros. No meio dessa evolução, realizei meu primeiro trabalho como locutora no mercado, sendo a voz do vídeo de comemoração de 70 anos da PepsiCo Brasil. Acredito que a integração entre a locução, a dublagem, e as camadas de som com a produção audiovisual representam uma síntese artística potente da qual tenho muita curiosidade em expandir, cada vez mais, meus conhecimentos.
4. A Yasmin em casa, no lazer e com os amigos?
A Yasmin nas horas de lazer sempre está envolta de muita música, quando não é arranhando uma música no violão, é reorganizando as playlists do Spotify ou descobrindo uma música nova. Em casa, não perde a chance de estar ao máximo de tempo com seus cachorrinhos, afofar os peludos é quase uma terapia. E claro que, os podcasts do momento também ganham espaço nas horas de lazer: Não Inviabilize, Rádio Novelo e Bom Dia, Obvious. E quando em amigos é de praxe que as fofocas da semana sejam atualizadas.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 20 – Dinamize: Unindo marcas e consumidores
Assista o 20 º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com a equipe da Dinamize. Nesse episódio contamos com a presença dos sócios da empresa: Jonatas Abbott, sócio fundador e diretor executivo, Caroline Branchi, Diretora de Integrações e Lívia Menna, Diretora de Marketing.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
SALÃO ARP 2023
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) divulga informações sobre a premiação do Salão ARP 2023, que ocorrerá em 7 de dezembro, às 20h, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Sócios e não sócios estão convidados a acompanhar a maior premiação da comunicação gaúcha, mantendo a tradição da entidade de abrir a oportunidade para quem não faz parte da instituição.
A programação inicia com um coquetel para os participantes e, logo em seguida, os premiados serão conhecidos. Após a entrega das estrelas, também haverá uma confraternização para os presentes no evento. O Salão ARP deste ano conta com o patrocínio fundamental de marcas importantes do mercado que ajudam a viabilizar o evento, como o Grupo RBS, Clear Channel, Eletromidia, e SBT-RS.
O valor dos ingressos é de R$ 360 para sócios e R$ 460 para não sócios, ambos incluem serviço de gastronomia e bebidas, contando com produtos da Le Grand Burger e cardápio vegano. Neste ano, os ingressos não serão mais físicos, mas digitais, com o acesso ao evento acontecendo mediante apresentação de QR Code.
O período de vendas vai até 7 de dezembro, entre 9h e 12h e 13h30 e 18h. Os ingressos podem ser adquiridos através da Central de Vendas da ARP (Rua Tobias da Silva, 120/401), pelos números (51) 99872-5567 e (51) 3233-3354 ou através do e-mail arp@arpnet.com.br.
PANVEL
A temporada de ofertas de Black Friday já está movimentando a Panvel. Neste ano, a marca inovou e está promovendo o “Desafio Creator”, entre os dias 13 e 25 de novembro. A dinâmica convocou usuários do TikTok para produzirem conteúdo sobre a maior temporada de descontos da rede. A ação fortalece a ligação da marca com os Panvel Lovers e expande o seu vínculo com o público jovem.
O desafio, que conta com duas etapas, vai escolher o próximo creator integrante do squad de Panvel Farmácias no Tik Tok. Usando as hashtags #DesafioCreatorPanvel e #BlackFridayPanvel, os usuários da rede devem postar um vídeo até o dia 25 de novembro incluindo produtos que fazem parte da Black Friday da marca. Após a publicação, oito vídeos selecionados pelo time de embaixadores da Panvel e pela equipe de marketing seguem para a próxima etapa. A divulgação dos perfis acontecerá até o dia 1º de dezembro, quando inicia a segunda parte da ação.
Na etapa final, o tema “Verão Panvel” deve dominar os conteúdos. Incorporando os produtos de marca própria da rede, os creators precisarão usar a criatividade para conquistar a equipe que avaliará os vídeos. O vencedor receberá um super kit de produtos Panvel e mais um voucher no valor de R$ 1.000 para ser utilizado nas lojas, além de entrar para o squad da Panvel no Tik Tok em 2024.
KIA SUN MOTORS
Em 2023, a Kia Sun Motors comemora 30 anos. Inserida no mercado automobilístico, a empresa é da família Fürstenau. Localizada na Avenida Ceará, 370, em Porto Alegre, a marca é uma das únicas no Rio Grande do Sul a vender carros com tecnologia coreana. Para celebrar a data, um coquetel foi realizado no salão da concessionária com amigos, familiares, clientes e funcionários da Sun Motors.
O diretor, Jefferson Furstenau destaca a concessionária é o ideal da família. Ele afirma que um dos maiores desafios no início da empresa foi de consolidar uma concessionária de carros com tecnologia coreana. “A Kia é uma marca altamente tecnológica reconhecida mundialmente que traz a inovação e inspiração nos seus automóveis. Nesses 30 anos, temos mais de 20 mil veículos zero km vendidos. Somos a concessionária de veículos importados (somente importado) mais antiga do Brasil”.
Ele ainda relembra que a empresa tem inúmeras memórias de grandes conquistas. “O auge da Kia foi em 2006 com a entrada do designer de carros Peter Schreyer que revolucionou a marca que deixou de ter a característica de veículos utilitários e robustos para ter um design com teor jovialidade, aventura e design”. O diretor da Sun Motors ressalta que inovação é a palavra que resume os 30 anos da marca. “Tivemos que nos recriar várias vezes e trazer a inovação. Eu acho que isso define a história da Sun Motos e a história da Kia”.
A Sócia-diretora da Kia Sun Motors, Juliana Furstenau, ressalta que a festa promovida em comemoração de 30 anos é motivo de orgulho a família e também a todos que contribuiram para a história da empresa. “Os convidados são pessoas que realmente construíram a nossa história. A gente fez questão de fazer uma grande festa para reunir todos os amigos e familiares. Por isso, convidamos as pessoas para desacelerarem e recarregarem as energias na festa porque é a forma que os nossos veículos hoje funcionam, os nossos veículos híbridos”.
Juliana ainda diz que Sun Motors pode ser definida como família. “O motivo é simples, é uma empresa familiar e que busca trazer os colaboradores também prestarem junto nessa família”.
NUNCA DESISTIR
O livro será lançado dia 27/11 no Farol Santander a partir das 18h com um Talk show entre, o fundador e diretor presidente da SABEMI, Antonio Túlio Lima Severo com Tânia Carvalho. O autor conta a sua história de 50 anos de SABEMI ao completar 85 anos de idade.
SBT RS
Um dos trechos de rodovia mais movimentados do país. Em média, 140 mil veículos passam por dia pela BR-116, na altura do município de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Mas esse trajeto tem provocado muito estresse e dor de cabeça nos motoristas. O motivo? As longas, barulhentas e congestionadas obras de melhorias.
A equipe de reportagem formada pela repórter Gabriela Lerina e pelo cinegrafista Marcos Ozanan foi até o bairro Scharlau, em São Leopoldo, onde uma terceira faixa está sendo construída em meio ao vai e vem do dia a dia. Além disso, dois viadutos são erguidos sobre a rodovia. Para uma obra desse tamanho, há diversos bloqueios, que geram quilômetros de congestionamento. Muitos comerciantes com negócios às margens da BR se viram obrigados a buscar as alternativas para não perderem a clientela.
O primeiro episódio da série “Em Obras” será exibido nesta segunda-feira (20), a partir das 19h30min, no SBT Rio Grande Segunda Edição. Composta por três episódios, a série busca orientar e alertar os usuários da rodovia sobre os bloqueios. Além de responder as seguintes perguntas: em que pé está a obra? Quais os próximos passos? Quando ela será concluída? A reportagem especial tem edição de Ingrid Oliveira, editora-chefe do SBT Rio Grande Segunda Edição, produção de Matheus Valêncio e finalização de Heitor Pires.
“O que a gente constatou fazendo essa série de reportagens é que, sim, está um inferno se deslocar nessa região. As pessoas não aguentam mais passar por esse engarrafamento todos os dias. Porém, a maioria das pessoas que ouvi faz a ressalva que, no fim das contas, é um mal necessário”, diz Gabriela.
“É importante, de tempos em tempos, deslocar a equipe da correria da redação, do hardnews, para ir atrás, sem pressa, das melhores respostas para a sociedade. Neste caso, a BR é importante para economia em vários aspectos, até um passeio a Gramado fica mais longe no para e acelera da obra”, explica o gerente regional de Jornalismo Israel de Castro Fritsch.
POSSE DA NOVA DIRETORIA DO BANRISUL
Nesta segunda-feira (20) tomou posse a nova diretoria do Banrisul. Com a presença de muitos convidados e da imprensa o Presidente Fernando Lemos e o Governador Eduardo Leite apresentaram os novos 8 diretores, entre eles 2 mulheres.
Essa nova gestão do Presidente Fernando, que já desempenhou essa função de 2003 à 2010 terá três pilares:
Empresa aberta por ser de capital aberto, por ter ações na bolsa, por ser aberto ao mundo e as novas tendências. Aberto para melhorar e evoluir, para ter soluções e para surpreender. Ser sempre reconhecida como uma instituição sólida e rentável, cada vez mais competitiva e mais conectada com as comunidades onde está presente.
Uma companhia inteligente, que utiliza dados, automação e tecnologias emergentes para sempre aprimorar a gestão. Na prática é fazer com que as novas possibilidades da transformação digital tragam uma melhor experiência para o cliente. Os lemas “Banrisul rumo aos +100” e “O banco único porque te entende” evidenciam que são raras as instituições que chegam aos 100 anos com a relevância e o tamanho do Banrisul. O passado dá orgulho, mas o que fará a instituição chegar a mais 100 anos será a visão estratégica do presente e do futuro.
Na ocasião do evento foi apresentado um vídeo de 12 minutos que gerou uma admiração e encantamento de todos os presentes durante todo o tempo com todo o mérito da Critério – Resultado em Opinião Pública que realizou essa apresentação. O vídeo da campanha produzido pela Agência Moove também foi admirado por todos.
Confira o material clicando no link a seguir:
https://www.youtube.com/live/Z8jFnSSmUcs?si=Gt2EdjVSXPcJ_b29
PRINTSTORE
Comemorar 30 anos é um grande número, principalmente num mundo e país em grandes transformações.
Com um livro que conta essa guerreira trajetória, com mudanças na sede em cores e vida e um mural assinado pelo artista gaúcho Renan Ganzi que vale ser admirado na Rua Câncio Gomes ,219 no Bairro Floresta. Sucessos e muitas impressões para a Printstore, uma gráfica diferente.
FEEVALE
A Universidade Feevale lançou, nesta quarta-feira, 22, o Feevale Summit 2024, durante um brunch oferecido para a imprensa e parceiros no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo. A segunda edição do evento que busca apontar tendências, inspirar o público e fortalecer o ecossistema de inovação acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, também no Câmpus II. As inscrições para o público serão abertas no dia 25 de março.
Com o tema Conexões que transformam pessoas. Pessoas que transformam o mundo, o evento terá atrações como palestras, feira de empregabilidade, Vila de Startups, Sebrae Like a Boss, exposição de negócios locais, hackathon, rodada de negócios, câmpus e parque aberto e feiras e atrações culturais e gastronômicas, bem como um happy hour. De forma totalmente gratuita, as atividades terão o propósito de conectar empresas, instituições, academia, estudantes e comunidade em um ambiente inspirador, tornando a inovação e o empreendedorismo acessível a todos.
O Feevale Summit 2024 contará com quatro palcos temáticos. O Palco Finanças focará em conteúdos de gestão e captação de recursos; o Palco Conexões trará cases de empresas, ecossistemas de inovação e informações para o crescimento dos negócios; o Palco Carreira será voltado à qualificação e à preparação para o mercado; já o Palco 360º terá palestras das áreas de comunicação e marketing, diversidade, governança ambiental, social e corporativa, empreendedorismo e outras.
Em sua fala, o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, agradeceu a parceria de todos que se dedicaram a apoiar o Feevale Summit, destacando que este não é um evento importante apenas para a Instituição, mas também para a região, que já possui tradição empreendedora, industrial e inovadora, colocando-a ainda mais no mapa do desenvolvimento. “O Feevale Summit promove a conexão entre as pessoas, a transformação de ideias em negócios, a possibilidade de enxergar como se pode ter uma atitude mais empreendedora. Ele tem essa função, agregar pessoas e ideias e transformar o câmpus da Feevale em um câmpus de novos negócios e novas oportunidades aos nossos estudantes, à nossa comunidade e a todo o estado”, afirmou.
A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, explica que a Universidade resolveu antecipar o evento para o primeiro semestre para que o público não precisasse escolher entre os diversos eventos que já são realizados no segundo semestre. “Assim, as pessoas poderão ter acesso, de forma gratuita, a um evento de inovação e empreendedorismo. Por isso, ao percebermos que temos potencial para trazer muito mais conteúdo, aumentamos a quantidade de palcos, iremos trazer uma palestra principal, com nome a ser confirmado, além de diversas palestras com diversos conteúdos para agregar ainda mais aos participantes, e também promoveremos uma feira cultural e gastronômica, que vai aproximar, ainda mais, a comunidade para dentro do nosso Summit”, completou.
ELETROMIDIA
A Eletromídia, líder de mídia Out-Of-Home (OOH) do Brasil com quase 65 mil faces digitais e estáticas nas maiores cidades do País, dá início a instalação de telas nas quatro novas praças do Norte e Nordeste, passando a comercializar ativos de mídia em Teresina (Piauí), São Luís (Maranhão), Belém (Pará) e Manaus (Amazonas).
A empresa irá comercializar publicidade em telas instaladas em shoppings e edifícios residenciais e comerciais, com mais de 400 monitores instalados até o final do ano nas novas praças. A novidade foi anunciada ainda em agosto, e passou a ser executada no mês de outubro, iniciando a instalação pela cidade de São Luís.
“Temos presença nos maiores mercados publicitários do país e estamos expandindo nossa atuação nas praças do Norte e Nordeste. Vamos entregar cada vez mais oportunidades às nossas marcas parceiras, oferecendo uma cobertura com mais capilaridade e relevância nas principais capitais da região”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
A operação foi conduzida por Daniel Joca, diretor da Eletromidia Ceará, Antônio Vidal, diretor da expansão destas quatro praças e Elias Tahim, da Samba Comunicação Estratégica. Para Joca, a chegada de ativos da Eletromidia irá impactar não só os edifícios contratantes, mas as cidades como um todo.
“Estamos levando mais modernidade em comunicação para essas capitais. São prédios e espaços que passam a se comunicar de maneira digital e sustentável, sem gasto excessivo de papel. Também significa mais informação de qualidade e instantânea ao público”, reforça o diretor da Eletromidia Ceará.
BAND TV
Luciane Kieling Martins é a nova conquista da Band TV para atuar como executiva comercial e em planejamento. Com experiência em comunicação e marketing, construiu sua carreira como gerente de comunicação – Rossi SA – e diretora de atendimento em agências. Oxi – e21 – Brivia. Em sua trajetória atendeu marcas internacionais e nacionais como: John Deere, RiceTec, BASF, Votorantim Cimentos, Banco PAN, HughesNet, AGCO Valtra, Syngenta, Golden Harvest, JBS entre outras.
Para Lu é uma migração de carreira, mas principalmente é a oportunidade de trazer a sua experiência, em diferentes segmentos de mercado, para contribuir com os novos desafios estratégicos da Band TV.
“A Band está projetando um novo ano com muita inovação e mudanças que buscam impactar de forma positiva o dia a dia dos clientes. Estou muito feliz em participar dessa transformação” – diz Luciane.
A equipe é liderada pelo Diretor Carlos Toillier que faz a gestão comercial, para ele “a Band sempre esteve comprometida com seus clientes na construção de suas marcas e divulgação de produtos, mas agora estamos num momento muito especial de reposicionamento de nosso time para novas conquistas e a Lu, fará parte dessa revolução”.
A Band TV está em movimento e a chegada da Lu vem agregar o time.
SARAU DA QUEBRADA
O Instituto Ascendendo Mentes (IAM) comemora um ano de Sarau da Quebrada em sua 10ª edição, que acontece no sábado (25/11), às 10h, na Escola Estadual Dom Pedro I — Rua Pedro Boticário, nº 654, no Bairro Glória. O evento é gratuito e aberto à comunidade, um momento de reunir famílias e amigos para uma mostra de talentos de todos os tipos, reiterando que a quebrada é, sim, lugar de cultura. Além das apresentações dos alunos, a programação também conta com a Banda da Brigada Militar, Negra Jaque e outros convidados.
O Sarau da Quebrada é um projeto que começou em novembro do ano passado com o objetivo de promover a integração dos alunos do Instituto através da promoção da arte, cultura e ancestralidade — e hoje, já se tornou um dos momentos mais esperados pelos alunos.
UNIPRIME SUL
Iniciando seu processo de expansão em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a instituição financeira cooperativa Uniprime Sul abre sua primeira agência em área nobre da capital dos gaúchos no dia 29 de novembro. Fundada em 1996 como braço financeiro da Unimed Erechim, ela mantém seu DNA na área da saúde.
Com a recente homologação, pelo Banco Central, de sua nova área de ação e admissão, a Uniprime Sul passa a ter atuação estadual e abrangência nacional. “A ampliação da área de atuação de 39 para 444 municípios no Estado do Rio Grande do Sul transforma a então cooperativa regional, restrita ao Alto Uruguai, em uma cooperativa financeira estadual com área de admissão nacional. É um mar de oportunidades que se descortina à nossa frente e iremos aproveitar muito bem”, explica o presidente do Conselho de Administração, Dr. Antônio Gabriel Teixeira.
Como instituição financeira cooperativa, a Uniprime Sul é completa e tem em seu portfólio produtos e serviços financeiros destinados à área da saúde, pessoa física ou jurídica. A nova agência de Porto Alegre foi projetada para oferecer, também, um espaço de relacionamento a seus cooperados. Localizada na Rua Padre Chagas, nº 415, no coração do Moinhos de Vento, sua proposta inova com a criação de um espaço de negócios onde os cooperativados podem realizar reuniões, entre outras atividades.