NOTAS DA SEMANA – 30.08.2024

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ENTREVISTA COM TAMIRES RIBEIRO

1. Quem é Tamires Ribeiro?

Sou natural de Planalto, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Desde cedo, sempre gostei de tudo que envolve criatividade, e foi essa paixão que me trouxe a Porto Alegre aos 17 anos.

Ainda na faculdade de Publicidade e Propaganda, comecei a empreender na área da saúde, o que me deu uma base sólida para os desafios que estavam por vir.

Nos últimos anos, tive a oportunidade de vivenciar diversas áreas: fui empreendedora, professora e consultora de Design em um curso de empreendedorismo oferecido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Criatec da Unijuí, além de atuar como gestora de projetos em uma agência de publicidade. Em 2023, dei um passo importante na minha carreira ao abrir minha própria empresa, a Pietros Comunicação. Atualmente, sou analista de marketing no Grupo Innova, uma incubadora de canais de streaming, como o canal UMiss e o canal Republic.

2. Passou a tua trajetória de gestão de conteúdos, criação e gestão de projetos, mas qual mais te agrada, ou uma complementa a outra?

Eu me vejo como uma profissional que transita em várias áreas, pois acredito que precisamos ter um pouquinho de conhecimento de tudo. Para mim, uma área complementa a outra. O que mais me agrada é justamente essa interseção, onde posso unir a parte criativa com a capacidade de estruturar projetos de forma estratégica. É essencial ter essa visão holística, onde a criatividade e a gestão andam de mãos dadas para alcançar resultados concretos.

3. Como professora, consultora, empreendedora e analista de marketing, onde queres chegar?

Meu foco está no empreendedorismo e na minha atuação como analista de marketing na Innova. Meu objetivo é fazer com que a Pietros Comunicação cresça e se consolide, permitindo que eu, através dela, preste consultorias, contribuindo para o crescimento de negócios e projetos, ao mesmo tempo em capacito outras pessoas a alcançarem seus próprios objetivos.

4. Tamires com a família, com os amigos e no lazer?

Sou uma pessoa diurna, que adora aproveitar o dia com programas que envolvem boa gastronomia e um bom vinho. Gosto de estar rodeado pelas pessoas que amo, seja em um almoço com amigos ou um jantar em família. Tenho duas border collies, Ella e Lillet, e passear com elas em praças é um dos meus momentos preferidos.

CENTRO

A Executiva de Mídia, Bruna Becker Coutinho, que estava na Moove assume na mídia digital da agência Centro.

Uma grande profissional em uma grande agência!

EXPOINTER

A Feira Expointer 2024 foi um acerto total do Governo RS no número de expositores, visitantes, executivos e produtos que mostraram o patamar que o Rio Grande do Sul merece chegar a ser de novo. Algumas outras marcas como Banrisul, Unimed, Unicred, Sicredi, Icatu e Stihl souberam levar a mensagem certa para o público e seus consumidores. Em suas campanhas valorizam o potencial humano do agronegócio.

RENOVAÇÃO

A expressão usada pelo Secretário de Comunicação do RS, Caio Tomazeli, é a mais inteligente e adequada para o RS e supera todas as outras. E, que venha o PLANO RIO GRANDE.

SBT RS

O “Masbah!” deste domingo (1) vai fazer a nostalgia passar pela telinha da TV e te fazer lembrar dos velhos tempos. Os azulejos, com cores e padrões únicos, faziam sucesso como decorações de paredes de banheiros e das cozinhas das casas das avós. Hoje em dia, essas peças podem se tornar recordações especiais, presentes e até mesmo verdadeiras obras de arte.

O programa também leva o telespectador para um carnaval fora de época com ritmos de longe do Sul. A apresentadora Brunna Colossi faz uma aula com um grupo de percussão de Porto Alegre que toca ritmos tradicionais da cultura brasileira: o reggae, o funk e principalmente o de Olodum.

Sempre em busca de novidades, a atração traz uma sobremesa que tem feito sucesso na capital. Com formato de fruta, sabor de fruta, mas sem ser fruta, o Entremet é feito com ganache de creme de leite e muito chocolate.

Por fim: o “Masbah!” vai mostrar tudo de Ipanema, bairro localizado na zona sul de Porto Alegre e que é uma homenagem para a famosa praia do Rio de Janeiro. Histórias que estão presentes desde monumentos construídos na década de 90, até os tradicionais food trucks que por várias gerações encantam os moradores.

CENP

Em um novo movimento para contribuir com o desenvolvimento da indústria, o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário lança o Cenp Educa, uma plataforma de educação online, com o objetivo de capacitar e promover trocas qualificadas entre os profissionais da indústria publicitária brasileira.

Para abraçar profissionais de todo o país, os cursos serão em formato remoto, com aulas ao vivo e interativas. Cada um terá 8 módulos, somando um total de 20 horas/aula, sempre ministradas por profissionais reconhecidos pelo mercado. As aulas terão início na segunda quinzena de setembro e os associados do Cenp terão condições especiais na inscrição.

Mais informações: cenp.com.br/cenp-educa

Essa plataforma nasce com dois cursos voltados para lideranças, com propostas diferentes, mas complementares, numa trajetória de carreira dentro do ecossistema da comunicação. Em “Novos Limites da Comunicação”, o Cenp busca traçar uma análise de contexto atual e dos principais vetores de mudanças em curso no ecossistema da comunicação, além de estudo de cases que abordem novas formas e dinâmicas de produção, consumo de conteúdo e o impacto da IA na atividade.

Por sua vez, o curso “Gestão de Negócios em Tempos Incertos” vai focar em perspectivas e oportunidades de negócios, com análises e reflexões práticas sobre o impacto das transformações na atividade de comunicação na indústria.

O Cenp Educa faz parte de uma engrenagem definida por Luiz Lara, quando assumiu o Fórum em 2021: o resgate da conexão e da relevância do Cenp frente aos agentes que compõe a indústria publicitária.  Nos últimos anos, ampliou sua agenda institucional e propôs um novo pacto de valor para o seu papel no mercado. O zelo pela idoneidade das relações comerciais segue intacto, mas o Fórum incorporou novas frentes para se adequar à transformação social e dos negócios. Suas premissas, por exemplo, reconhecem e valorizam o avanço da tecnologia, a multiplicidade de canais e a essencialidade dos dados.

Sob essa ótica, de completa metamorfose da comunicação, o Cenp também percebeu a importância na contribuição do desenvolvimento dos profissionais via eventos para troca de experiências, pesquisas para subsidiar planejamentos de mídia e insights, conteúdo relevante em seus canais sociais e site. Além de road shows regionais para uma imersão na dinâmica e peculiaridades de cada mercado. E, agora, um novo passo mais intencional e inédito nestes mais de 25 anos de atuação, com o lançamento oficial do Cenp Educa.

“Mais do que um Fórum de diretrizes, pesquisas e boas práticas, o Cenp busca ser um aliado e agente de transformação. E a qualificação profissional é um passo fundamental para a sustentabilidade e longevidade dessa indústria. O Cenp Educa chega com esse propósito de capacitar e contribuir com a formação desses profissionais.”, reitera Luiz Lara.

ORQUÍDEA ALIMENTOS

Durante a ExpoAgas 2024, realizada entre os dias 20 e 22 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre, a Orquídea Alimentos fechou R$ 4,8 milhões em negócios com seus clientes. Os valores são referentes ao cadastro de produtos em lojas onde ainda não eram comercializados e ampliação do mix de produtos para os clientes.

Na oportunidade, a empresa de Caxias do Sul, também lançou as novas embalagens de farinha de trigo, massas e biscoitos sortidos, mais clean e modernas. Essas mudanças encerraram o ciclo das comemorações de 70 anos da empresa, iniciadas em agosto do ano passado. Novos produtos também foram apresentados, como os biscoitos laminados tamanho família, pacotes de 665 gramas.

Entre os mais de 63 mil visitantes que passaram pela feira nesta edição, muitos prestigiaram o estande da Orquídea Alimentos, onde degustação de produtos como pães, massas, pizzas e sobremesas foram oferecidas ao público. Foram servidas mais de cinco mil degustações; sete mil amostras de biscoitos foram distribuídas e 900 kits de produtos foram entregues na feira. O espaço também contou com a presença do personagem Bob Esponja, que esteve no local tirando fotos com o público e divulgando os produtos que levam sua imagem estampada nas embalagens.

GLOBO

A receita líquida da Globo cresceu 5% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando R$ 3,97 bilhões. O resultado foi puxado para cima pela publicidade. As vendas no período foram 9% maiores em relação ao ano passado, atingindo R$ 2,6 bilhões. Em comunicado interno, o presidente da Globo, Paulo Marinho, afirma que foi a maior receita publicitária no segundo trimestre da Globo desde 2018.

Por outro lado, as receitas de conteúdo diminuíram 2%, em função da redução da base da TV por assinatura, parcialmente compensada pelo aumento do número de assinantes do Globoplay, do Premiere Play e de outros produtos digitais, aponta o executivo.

No segundo trimestre, o Globoplay registrou crescimento de 33,5% em sua base de assinantes, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o Premiere Play registrou novo crescimento de 44% em sua base.A estratégia digital que adotamos, com uso de dados para construção de soluções  personalizadas, aliadas à força do nosso conteúdo e ao esforço na eficiência de custos, têm se mostrado um caminho cada vez mais assertivo, impactando de forma positiva nossos números. A potência do nosso portfólio de canais e plataformas continua impulsionando os resultados, com destaque para as receitas publicitárias provenientes da TV aberta e plataformas digitais. Resultado que só é possível devido à força do nosso conteúdo, que alcança todo o Brasil e mantém nossa relevância.

Os custos de vendas e despesas operacionais atingiram R$ 3,54 bilhões, uma redução de 5% na comparação ano a ano do segundo trimestre. Esses resultados geraram um EBITDA (lucros antes de juros,impostos, depreciação e amortização) positivo de R$ 422 milhões, o maior em quatro anos, comemora Marinho.

IAB BRASIL

Falta menos de um mês para um dos eventos mais importantes da publicidade digital no Brasil. O IAB Brasil – associação que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital – ampliou a programação e, pela primeira vez, o AdTech & Branding 2024 terá dois dias de duração, em 3 e 4 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo. O encontro é uma oportunidade de trocar experiências com profissionais reconhecidos mundialmente e explorar as tecnologias que estão transformando os formatos da publicidade digital.

O AdTech & Branding 2024 tem como temática principal neste ano o reforço de sua campanha institucional, lançada em junho deste ano – “IAB é a casa da publicidade digital. Chega mais” – e abordará assuntos como formação do profissional que atua na publicidade digital, anúncios na era do streaming, publicidade digital e privacidade, além dos desafios e possibilidades que a inteligência artificial traz para quem atua na comunicação.

A participação do CEO do IAB US, David Cohen, da apresentadora Ana Hickmann e da influenciadora Camila Coutinho estão confirmadas, assim como a de profissionais de empresas como Netflix, Globo, Google, Microsoft, Samsung, Mercado Livre e Kantar Ibope Media, entre outras. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

“Este evento tem se consolidado ao longo dos anos. Distribuir os conteúdos por dois dias, além de trazer uma audiência maior e acomodar melhor o mercado como um todo, mostra a variedade de temas que formam a agenda do que entendemos como publicidade digital. Não há comunicação sem tecnologia. Abraçar este ponto de vista traz para a mesa uma gama imensa de possibilidades em temas emergentes como DOOH, CTV, Retail Media, AI e Creator Economy”, diz Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil.

As inscrições podem ser feitas aqui.

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