Crise de Engajamento: Geração Z e Liderança Puxam Queda que Já Gera Prejuízo Bilionário e outros artigos da semana – 27.10.2025

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você vai ler na coluna de hoje:Crise de Engajamento: Geração Z e Liderança Puxam Queda que Já Gera Prejuízo Bilionário, Panvel lança canal de vendas com IA, SPR assina novo posicionamento para a Keko Acessórios, Escrita e Processo Criativo no Jeito Critério, Panvel relança Vert e transforma natureza em cuidado e Sabe aquela sensação de colocar algo no mundo que carrega sua própria história?

Quer receber diariamente a Coluna do Nenê no seu WhatsApp?
Salve o número (51) 9440-7275 na sua agenda, nos dê um “OI” e receba, todos os dias, os artigos selecionados direto no seu celular.

 

 

 

Crise de Engajamento: Geração Z e Liderança Puxam Queda que Já Gera Prejuízo Bilionário

Por Mariana Krunfli

 

A falta de motivação no trabalho deixou de ser um problema individual e passou a ser um desafio real para as empresas e para a economia, no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo Engaja S/A, conduzido pela plataforma de RH e benefícios Flash em parceria com a FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas), o desengajamento profissional custa cerca de R$ 77 bilhões por ano às companhias brasileiras, o equivalente a 0,66% do PIB.

Na sua terceira edição anual, o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta que o índice de engajamento no país caiu para 39%, o menor nível da pesquisa. Ou seja, mais de seis em cada dez profissionais estão desmotivados ou ativamente desengajados. A queda é puxada principalmente por profissionais em cargos de liderança, e a Geração Z é a menos engajada. “Esse estado se manifesta de forma sutil: menos colaboração, apatia, procrastinação e ausência de iniciativa”, explica Renato Souza, professor de recursos humanos da FGV EAESP e coautor do estudo. “O profissional está presente, mas não está inteiro.”

O cálculo do prejuízo gerado pelo desengajamento no trabalho foi feito com base em duas dimensões principais: intenção de demissão e presenteísmo — quando o profissional está fisicamente presente, mas improdutivo. “Desengajados podem perder até cinco horas de trabalho por dia, gerando um custo muitas vezes invisível para as empresas.”

Mais de 40% dos profissionais brasileiros admitem perder de uma a duas horas de produtividade por dia por falta de motivação. Segundo o estudo, melhorar o engajamento poderia gerar uma economia de R$ 6,2 bilhões em perdas de produtividade.

 

Líderes cansados, equipes desmotivadas

Mesmo entre os cargos mais altos, o engajamento vem desmoronando. A pesquisa revela que, embora 65% dos executivos ainda se declarem engajados, esse grupo foi o que apresentou a maior queda no último ano — sete pontos percentuais. “Em geral, executivos são mais engajados do que colaboradores, mas observamos um declínio acentuado nesse último ano.”

Além disso, o estudo indica que 78% dos executivos e líderes intermediários sofrem com algum nível de ansiedade, o que acende um sinal de alerta para departamentos de recursos humanos e para a alta liderança. “Fadiga, insônia e ansiedade estão mais presentes entre líderes, o que pode gerar um efeito cascata de desengajamento sobre suas equipes.”

Segundo o professor, o quadro de saúde mental entre executivos não deve melhorar nos próximos anos. “As lideranças enfrentam cada vez mais pressões do mercado, da economia e de conselhos. As empresas precisam pensar em como engajar quem é responsável por engajar os outros.“

 

Geração Z lidera em desengajamento

Entre os diferentes grupos etários, a Geração Z aparece como a menos engajada: apenas 37% dos jovens profissionais afirmam se sentir motivados em suas funções. Enquanto isso, os Baby Boomers são a geração mais engajada, atingindo 45% de envolvimento no trabalho. “Desde o pós-pandemia, houve uma ressignificação do trabalho, e isso teve um grande impacto na Geração Z”, explica Souza. “Mais do que benefícios financeiros isolados, os jovens valorizam autonomia, saúde mental e reconhecimento, que nem sempre encontram nas empresas.”

 

Causas e soluções para a crise de engajamento

Entre as principais causas da queda no engajamento, o estudo aponta uma piora na percepção positiva do ambiente de trabalho. “Fatores como remuneração e benefícios continuam importantes, mas engajam menos do que o clima organizacional e a qualidade da gestão”, diz Souza. “Falta de autonomia, escassez de tempo para atividades além do emprego e ausência de conexões humanas explicam a maior parte da queda registrada.” Por outro lado, relações de confiança, oportunidades de desenvolvimento profissional e ambiente saudável estão entre os fatores mais determinantes para o engajamento.

Para reverter o cenário de baixo engajamento, algumas práticas podem impactar diretamente o envolvimento de profissionais no trabalho. Entre as mais eficazes, segundo o estudo, estão os benefícios de flexibilidade, como trabalho híbrido, horários livres, day off de aniversário, benefícios personalizados e redução de jornada às sextas-feiras. “São práticas relativamente simples, mas com grande potencial de engajar colaboradores.

 

 

Panvel lança canal de vendas com IA

Por Julio Mottin Neto

 

Hoje compartilhamos um marco importante na nossa jornada de transformação digital: lançamos o primeiro canal de vendas com inteligência artificial generativa do varejo farmacêutico e de beleza no Brasil, pelo WhatsApp.

No Grupo Panvel, temos a clareza de que a inovação só faz sentido quando serve ao cuidado. É com esse princípio que apresentamos a evolução da Sofia, nossa assistente virtual que nasceu como um agente de apoio no atendimento, aprendeu ouvindo nossos times e clientes – e hoje já realiza 68% dos atendimentos do SAC, com índice de satisfação superior ao do atendimento humano.

Com o uso da IA generativa, a Sofia evolui para uma versão ainda mais inteligente, empática e capaz de conversar de forma natural com os clientes no WhatsApp, tirando dúvidas, oferecendo informações detalhadas e, quando faz sentido, conduzindo a compra de forma segura e personalizada. Isso nos coloca como pioneiros ao lançar a primeira IA do setor farmacêutico brasileiro capaz de realizar vendas completas pelo WhatsApp, integrando todo o ecossistema Panvel em uma única conversa.

E o que torna tudo isso ainda mais especial é que essa solução foi desenvolvida pelos nossos times, com tecnologia proprietária e integração total aos nossos sistemas, garantindo segurança, privacidade e total aderência às normas da Anvisa. E quando há necessidade de receita médica, a jornada é automaticamente direcionada a um atendente humano, que valida o processo e assegura o cuidado necessário.

Esse avanço reforça o que acreditamos na Panvel: a tecnologia deve estar a serviço das pessoas. Meus parabéns a todos os envolvidos por materializarem nossa visão de futuro. Seguimos firmes no propósito de ser a farmácia mais digital e mais humana do Brasil. Porque inovar, para nós, é cuidar, é usar a tecnologia como meio para entregar afeto, conveniência e confiança, todos os dias.

 

 

SPR assina novo posicionamento para a Keko Acessórios

 

Um incentivo a mostrar sua personalidade para um mundo que tenta padronizar trajetos. Foi esse conceito, resultado de um aprofundado estudo de branding da marca, que norteou e inspirou a SPR na criação do novo posicionamento da Keko Acessórios, líder brasileira em acessórios para personalização automotiva.

Com 39 anos de atuação no mercado, a companhia sentiu a necessidade de evoluir o seu posicionamento para acompanhar o novo momento do mercado, os projetos de expansão e alinhar a comunicação com o negócio e as entregas. O objetivo era aumentar a lembrança da marca e construir uma identidade mais forte e emocional para o mercado de acessórios para picapes no Brasil e no exterior. E a empresa confiou à SPR essa importante missão.

O posicionamento criado pela agência conecta a marca com performance, design e identidade pessoal a partir do conceito “Faça o seu caminho”. Uma chamada para a ação em que a Keko busca resgatar o espírito de aventura e estilo de vida que a marca sempre teve, destacando de forma sutil a associação com personalidade. Sempre reforçando a Keko como uma marca para quem quer se expressar e não seguir os “padrões”. Afinal, a Keko inspira consumidores a escolherem seus próprios rumos, com produtos que combinam inovação, liberdade e identidade. A marca se posiciona como parceira de quem quer fazer sua jornada e seu caminho.

O principal desafio do trabalho confiado à agência foi encontrar uma forma de transformar a percepção da Keko no mercado, posicionando a marca como algo maior do que seus produtos. Uma marca aspiracional, que conecta e representa estilo de vida. Porque, mais do que reconhecimento, a busca foi para despertar um orgulho genuíno e um sentimento de liberdade de escolha para quem vive a aventura em qualquer lugar. Coube à SPR também criar a campanha para o lançamento do novo posicionamento da marca. “Vivemos em um mundo que estimula a conformidade, mas o consumidor da Keko quer o oposto: quer se expressar. Nosso trabalho foi dar voz a esse espírito através de um posicionamento que convida cada pessoa a traçar seu próprio caminho”, explica Gustavo Ermel, Diretor de Estratégia e Inovação da SPR.

Para Liliam Mantovani, Gerente de Marketing da Keko, o novo posicionamento abre novas possibilidades para trabalhar a comunicação e aproxima a empresa ainda mais do seu público. “A Keko carrega em seu DNA um espírito desbravador e corajoso. Nada mais natural do que convidar nossos clientes a embarcar conosco em novas descobertas”, destaca.

Ficha Técnica:

Campanha: Faça o seu caminho – novo posicionamento de marca

Cliente: Keko

Agência: SPR

Peças: Filme, anúncios, OOH, materiais para eventos, brindes, banners, painéis para lojistas, e-mail mkts e peças digitais

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz

Diretor de Criação: Fábio Henckel

Direção de Arte: Cléber dos Anjos e Alexandre Susin

Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock

Atendimento: Ritiele Medeiros

Assistente de Atendimento: Isadora Vogel Moraes e Marina Antognoli Braga

Redação: Luciano Sobrosa

Arte-Finalização: Joel Nunes

Aprovação do Cliente: Liliam Mantovani

 

 

Escrita e Processo Criativo no Jeito Critério

 

O Jeito Critério é o programa semanal de desenvolvimento e cultura da agência — um espaço dedicado a refletir sobre o que nos move e aprimorar o que nos torna únicos.

Nesta semana, o tema do encontro foi “Escrita e processo criativo”, conduzido pelo sócio-diretor executivo Tomás Adam. Ele trouxe reflexões sobre os três pilares da criatividade na relação com a comunicação: repertório, curiosidade intelectual e senso estético.

O repertório é o conjunto de referências, experiências e conhecimentos que dão forma e profundidade às ideias.

A curiosidade intelectual é o desejo ativo de compreender conceitos, explorar novos conhecimentos e fazer perguntas melhores — um traço indispensável para quem busca olhar além do óbvio.

E o senso estético dá coerência e harmonia às ideias, permitindo reconhecer o que é bem feito e entender por que algo funciona.

No Jeito Critério, reafirmamos que verdade, qualidade e amor estão no centro de tudo o que fazemos.

 

 

Panvel relança Vert e transforma natureza em cuidado

 

 

A Panvel consolida sua posição como uma das principais referências em marcas próprias de beleza com o lançamento da nova fase de Vert, agora mais sofisticada e contemporânea. Sucesso em sua primeira versão, a linha volta ao portfólio com identidade renovada, embalagens modernas e portfólio ampliado, reafirmando a estratégia da rede em desenvolver marcas autorais com propósito e alto valor agregado.

Vert traduz um cuidado que se revela nos detalhes. Cada criação equilibra perfume e textura, presença e leveza, em composições que acompanham o ritmo de quem valoriza o próprio tempo. As fragrâncias envolvem com sutileza, enquanto as fórmulas proporcionam conforto e delicadeza ao toque da pele.

Inspirada pelo conceito “É sentir para se encantar”, a marca reflete o olhar da Panvel para um autocuidado mais humano e verdadeiro, aquele que transforma o gesto mais simples em um momento de pausa e significado.

Com quatro fragrâncias corporais, Vert reúne mais de 15 produtos que combinam hidratação, perfume e praticidade.

A elegância envolvente da Ameixa aparece em itens como Body Splash, Esfoliante Corporal, Loção Hidratante, Óleo Bifásico Corporal e Sabonete Esfoliante. O frescor equilibrado da Água de Coco se revela em Esfoliante Corporal, Gel Duo Hidratante, Body Splash e Sabonete em Barra Hidratante, ideais para o cuidado diário.

A suavidade vibrante do Maracujá surge em Mousse Hidratante, Óleo Bifásico, Esfoliante Corporal, Body Splash e Sabonete em Barra Hidratante. E a Macadâmia entrega o toque mais nutritivo da coleção, com Manteiga Hidratante Corporal, Sabonete Líquido e Sabonete em Barra Hidratante, que restauram a maciez natural da pele.

“Vert é uma marca que faz parte da história da Panvel. Ela nasceu com força, conquistou os consumidores e retorna agora ainda mais alinhada à essência da companhia, reforçando o valor estratégico das nossas marcas próprias. É um projeto que traduz o quanto conseguimos unir qualidade, diferenciação e relevância dentro do nosso portfólio”, destaca Júlio Mottin Neto, CEO da Panvel.

 

 

Sabe aquela sensação de colocar algo no mundo que carrega sua própria história?

Por André Oliveira

 

Foi assim que nasceu a Impactooh e essa ideia veio de um lugar muito especial: do meu filho Patrick.

Quando decidimos criar essa marca, não era só para ocupar espaço no OOH.

Era para estar presente de verdade.

Para enxergar a cidade como um organismo vivo, cheio de histórias, encontros e movimentos.

Para acreditar que comunicar vai muito além de mostrar um anúncio: é dar sentido ao espaço, tocar quem passa por ele.

Cada projeto que criamos carrega cuidado, intenção e respeito.

Não pela grandiosidade em si, mas pelo impacto que pode gerar na rotina de alguém, na percepção da cidade, na memória de quem vê.

O que me move é ver essa presença se transformar em conexões reais.

Projetos que não passam despercebidos. Que ficam na lembrança. Que emocionam.

Afinal, presença de verdade não se impõe, se constrói.

Hoje, enquanto vejo a Impactooh ganhar vida, sinto alegria, gratidão e energia para continuar inovando, criando e respeitando o que a rua tem de mais valioso: sua alma.

Criar a Impactooh não é só meu trabalho.

É minha paixão. É minha entrega. É minha forma de olhar para o OOH e para o mundo de um jeito novo.

E é com essa alegria que compartilho a nossa marca: eu sou a Impactooh. E é só o começo.

 

Quer receber diariamente a Coluna do Nenê no seu WhatsApp?
Salve o número (51) 9440-7275 na sua agenda, nos dê um “OI” e receba, todos os dias, os artigos selecionados direto no seu celular.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Rolar para cima

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.