VAREJO: O DIGITAL E O FÍSICO UNINDO FORÇAS PARA ATRAIR O CONSUMIDOR – 25.11.2022

Varejo-digital

A expectativa para a temporada de final de ano do varejo tem alguns elementos que reforçam um bom desempenho do setor no período, que em 2022 contempla Best Friday, Copa do Mundo e Natal. Para Camila Salek, fundadora da Vimer Retail Experience e especialista em varejo, o momento enfatiza a valorização da vida após a pandemia. “Estamos celebrando a vida, rompendo com a monotonia. Esta é a tônica que vai nortear as tendências de consumo do varejo nesses próximos eventos”.
Salek aponta que esse “mood” traz um vasto campo de experiências para o varejo físico. “É preciso se atentar para a forma como a gente se relaciona por meio das ativações, das campanhas, e do atendimento que o consumidor recebe. O relacionamento é ponto central para resultados comerciais e agora está sendo retomado com mais força por meio da experiência em torno dos diálogos que conectam consumidor e marca nos espaços físicos de loja”
Digital sem tecnologia
Entre as grandes oportunidades desta temporada do varejo, está em trazer o mindset digital, no qual o consumidor está tão imerso através do uso cada vez mais frequente das telas, para o mundo físico. “Diferente do que muitos pensam, aplicar o mindset digital, nem sempre envolve o uso da tecnologia”, diz a especialista.
Foi o que aconteceu no desenvolvimento de projetos cenográficos de lojas desenvolvidos pela Vimer para três grandes marcas neste final de ano: Shoulder e Loungerie. “São projetos de grande impacto sensorial e que ativam o campo imersivo do público, conectado com a celebração da vida. A arte invade a cena, tornando as narrativas mais expansivas e aptas a engajar o consumidor, envolvendo processos colaborativos e cocriações com artistas, outro fator que cresce com um varejo cada vez mais orientado à comunidade”.
Shoulder: contato com a Natureza
Para o fim do ano, a vitrine de uma das lojas de vestuário Shoulder resgata o protagonismo da Natureza, em particular do fundo do mar. “Exploramos muito a tendência da natureza como fonte de inspiração no report de movimentos de varejo que lançamos em 2022. Em todos os campos, reconhecemos a natureza como fonte de vida e nos inspiramos nela para criar e gerar conexão. Em especial, este projeto traz um destaque que tem sido muito explorado em diversos campos, que é a ideia de desvendar os oceanos, que ocupam mais de 70% da superfície do planeta”, descreve Camila.
Loungerie
A marca de lingerie está lançando uma collab com Chica Capeto, filha da estilista Isabella Capeto, que é apresentada em uma vitrine com forte apelo visual, que explora a descoberta e os sentidos. “A brincadeira com formas e movimentos lúdicos evoluem como aprendizados da era do ‘low touch’, somado à entrada do que chamo de varejo hiperfísico, onde as lojas físicas são ativadas pelos estímulos sensoriais”, conclui a especialista.

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