BRAND DX DIVULGA AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL EM 2022 – 18.11.2022

brand_dx

A soma do valor das cem marcas mais valiosas atingiu R$ 457 bilhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A comparação com 2021 também traz um movimento mais uniforme. Das 100 marcas mais valiosas apontadas pelo ranking, 85% tiveram aumento de seu valor, enquanto 15% apresentaram queda. No período anterior, entre as 70 marcas mais bem avaliadas, 40 registraram crescimento e 30 perderam valor.

Os bancos continuam sendo o setor com maior relevância no ranking, correspondendo a 31% do valor total das marcas mais valiosas do País. O segmento financeiro é seguido pelo de veículos, responsável por 15%, bebidas alcoólicas 6% e o varejo 5%. No que tange as marcas, o Itaú manteve sua posição na liderança com valor de marca avaliado em R$ 41 bilhões. A segunda posição foi ocupada pelo Bradesco, pelo segundo ano consecutivo, com R$ 32 bilhões. Banco do Brasil também manteve a terceira colocação, com R$ 26 bilhões de valor de marca.

Entre as dez primeiras, ainda estão Caixa (R$ 19,8 bilhões), Skol (R$13,9 bilhões), Samsung (R$ 11,6 bilhões), Vivo (R$10,4 bilhões), Toyota (R$10,13 bilhões), Volkswagen (R$10,12 bilhões) e Natura (R$9,9 bilhões). A novidade foi a entrada de Volkswagen na relação e a saída de Magazine Luiza, que em 2021 ocupou a quarta posição.

Metodologia

Para chegar aos resultados, foram analisadas quatro mil marcas em 50 setores da economia, além de uma pesquisa com 24 mil pessoas entre agosto e setembro de 2022. A Brand Dx se utiliza da abordagem do uso econômico com fluxo de caixa de marca descontado pelo método do Royalty Relief. Na prática, o método se baseia em fluxos de lucros futuros que podem ser gerados pela marca. Para isso, são combinadas a força da marca e dados financeiros e de negócios. Assim, a companhia estima os lucros e o valor presente das marcas analisadas.

Na etapa de avaliação da força da marca, são considerados 29 indicadores de performance que passam pela comunicação, posicionamento e reputação até a experiência com canais, produtos e serviços. Confira o ranking completo:

quem são as marcas mais valiosas de 2022

Fonte: Meio & Mensagem

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.