NOTAS DA SEMANA – 01.12.2023

WhatsApp Image 2023-12-01 at 14.09.46

ENTREVISTA COM LUCAS DALENOGARE

1. Quem é Lucas Bottega Dalenogare?

Amigável, simples, calmo e na maioria das vezes bem humorado, também me permito ser adaptável conforme os ambientes em que frequento, mas sabendo que há hora e limite para tudo na vida. Sou um típico jovem-adulto de 26 anos que abraça a autonomia, compreende o valor das diferenças e aproveita as oportunidades no caminho. Nada de extremos, pois já tive experiências das quais o equilíbrio me beneficiou muito mais e me entregou possibilidades acompanhadas de autoconhecimento. Acredito no poder da mudança, interna e externa, sem conflitos com versões passadas e sem medo das transformações futuras.

2. Ser redator e gestor de conteúdo são atuações distintas ou se complementam?

Ambas as áreas se complementam, mas é profundamente essencial que se tenha compreensão de que entregam resultados diferentes para cada formato. A redação instiga e envolve a aproximação digital do público. A gestão de conteúdo retém informações deste público e analisa qual a melhor mensagem a ser entregue para que este mesmo público permaneça próximo.

3. Atingir e ressignificar o público interno é mais gratificante de que o consumidor final?

Ressignificar o público interno também é comunicar para o externo. No âmbito digital, principalmente, a cultura organizacional e os valores de uma corporação comunicam sua essência para o público, apesar da possibilidade da entrega final do produto/serviço possa haver “ruídos” ou falhas.

Por exemplo: você pode muito bem ir a um restaurante da qual você recentemente passou a acompanhar o dia a dia dos funcionários pelas redes sociais, onde todos trabalham de modo harmônico, caprichoso, higiênico, cuidadoso e ético, mas isso não garante que a sua refeição esteja nas mais perfeitas condições na hora que você for consumir, afinal, essa seria a sua primeira vez neste restaurante, porém, as probabilidades do resultado final ser positivo são maiores devido esse “conhecimento” pela estrutura interna, que vale ressaltar, é apenas uma fatia pequena de todo processo. Equipes internas capacitadas, bem instruídas/remuneradas e respeitadas em suas respectivas áreas, influenciam positivamente no resultado.

4. Como é o Lucas no lazer, com a família e com os amigos?

O lazer é praticamente um investimento ao autocuidado mental e físico. Um destaque para a minha atenção dedicada à música durante a semana também ganha um papel fundamental na construção do meu humor. Na verdade, não somente as músicas, mas a escuta em si tem se tornado uma companheira ativa, os podcasts sobre história, humor e psicologia que digam. Atividades físicas durante a semana completam as lacunas de energia acumulada.

Em relação a família, mesmo que distante geograficamente, as chamadas de vídeo reforçam e mantém o fio de carinho e apoio que permanecem intactos. Reuniões caseiras com amigos, conversas longas acompanhadas de uma boa cerveja gelada (ou café, é claro) também ganham um espacinho especial na minha vida.

AÇÃO CLEAR x NENÊ NO SALÃO ARP

O tão esperado Salão ARP 2023 está chegando e a gente não poderia deixar escapar essa oportunidade de estar ao lado dos vencedores e finalistas da premiação desse ano.

Por isso, a Clear Channel se juntou com a Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo para lançar um podcast inédito durante a realização do evento, contando com um espaço produzido pela Gorillas Play, produtora audiovisual parceira para todas as produções e que também está junto a Associação Rio Grandense de Propaganda.

O tema do podcast não poderia ser diferente, “Os Vencedores do Salão ARP”, portanto teremos a participação dos que ganharem a premiação logo após receberem a famosa estrela no stand da Clear Channel.

A Clear Channel marca presença com essa ação no Salão ARP 2023 que será realizado no dia 7 de dezembro a partir das 20h no BarraShoppingSul em Porto Alegre.

CONFRA DO GAVRS

Aconteceu em uma noite chuvosa, mas cheia de encontros, energia e bons papos. Além de muita confraternização, de momentos alegres e muita descontração. O Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul realizou sua festa de fim de ano com mais de 60 sócios presentes. Parabéns a todos que participaram e que organizaram o evento e que estiveram junto fazendo a diferença no mercado gaúcho de comunicação.

VERGONHA(?)

O fato começa com uma licitação… De um cliente que entende ser importante, mas que se não fosse o segmento que atua seu marketing e dirigente deveriam ser mais competentes e capazes de desempenhar melhor suas funções, e não estar só ocupando os cargos. Mas, amigos isso não é o mais importante… Vamos ao fato:

Dois parceiros que estavam juntos faz algum tempo numa agência da capital que entraram na licitação e trabalharam juntos até a madrugada do dia “D”.

Sendo assim, quando terminaram e fecharam os envelopes, um deles pediu que seu nome fosse omitido pelo fato de que não seria “bem visto” na empresa que estava licitando. Foi feito.

Logo, na manhã da apresentação que só o que assinou fez a presença física com outras participantes, foi notado que uma das agências ao entregar o seu envelope constava a assinatura do outro parceiro (o sócio parceiro que pediu para ocultar seu nome), o que gerou um espanto de todos e a incredibilidade do parceiro presente.

Resumo de tudo: Cada um está no seu quadrado e vem aí mais coisas…

Os nomes não serão divulgados por fim de sigilo e respeito com as empresas envolvidas.

TUPINIQUINS

Somos todos tupiniquins, vivemos num pequeno e modesto Estado. Mas, com a competência do talento, da criatividade, do sucesso e do crescimento de uma cooperativa que nasceu em Nova Petrópolis e se transformou numa das maiores do país.

Isso tudo por méritos de um trabalho vencedor  de duas agências gaúchas: a Competence e a HOC – House of Creativity – que souberam fazer a comunicação ser sempre muito bem-vinda e motivo de orgulho para todos.

Mudar e desmerecer, o que foi feito, é sem dúvida nenhuma uma grande e pura manobra vaidosa que tira do mercado não só o investimento publicitário, mas o orgulho da marca.

SBT RS

No dia 29 de novembro, o SBT realizou o Rodashow em Porto Alegre para apresentar as novidades que marcarão a programação de 2024.

Luís Cruz, Gerente Regional do SBT no Rio Grande do Sul abriu o evento, destacando a presença do SBT no Brasil, agradecendo aos mais de 112 milhões de corações brasileiros alcançados e enfatizando a forte presença regional em todo o país.

Luciana Valério, Diretora Comercial Nacional, revelou os frutos da reestruturação liderada por Daniela Beyruti, apresentando uma programação rejuvenescida, novos talentos e o lançamento do +SBT, uma plataforma de conteúdo gratuito para TV e digital.

Mayra Hassano, Head de Solutions, trouxe detalhes dos novos programas, destacando a chegada de Regina Volpato, Michelle Barros, Benja, Tirulipa, Luccas Neto, e a presença de influenciadores como Virginia Fonseca. Uma mistura de entretenimento para todas as idades.

Luís Cruz ressaltou a importância dos produtos locais no Rio Grande do Sul, destacando números expressivos de audiência e apresentando talentos locais, reforçando o compromisso com a programação regional.

Gian Marco Santamaria, Head de Vendas Digitais, anunciou o +SBT, um serviço de streaming gratuito com conteúdo sob demanda e canais ao vivo, prometendo uma experiência fácil e divertida, além das novidades do digital e formatos comerciais novos.

Mayra encerrou com a apresentação da área de Solutions, destacando a criatividade e personalização para marcas em projetos especiais.

O SBT promete um 2024 repleto de inovação, diversão e parcerias incríveis.

PANVEL

Um dos principais destinos dos veranistas no Litoral Norte gaúcho, Capão da Canoa acaba de receber mais uma loja Panvel. A sétima unidade da rede no Município está à disposição dos clientes na Av. Paraguassu 690, esquina Av. Neusa Goulart Brizola. Com estacionamento próprio e acesso facilitado, seu funcionamento será de segunda a sábado, entre 7h e 23h, além de domingos e feriados, das 7h30 e 22h.

Para ajudar na rotina de cuidados, a nova loja possui sala especial do Panvel Clinic, ecossistema de serviços que estende o papel da farmácia na prevenção de doenças e promoção da saúde. No local são oferecidos atendimentos como exames rápidos, aplicação de injetáveis, verificação de glicemia e pressão arterial e teleorientação, todos realizados por profissionais farmacêuticos capacitados. Para saber mais sobre a relação de serviços, basta acessar www.panvel.com/clinic.

Outra vantagem da loja é sua grande variedade de medicamentos e produtos, com destaque para o portfólio de marca própria Panvel com mais de 1 mil itens, deste de protetor solar a itens de cuidado e bem-estar para presentes neste fim de ano. Tudo com a possibilidade de comprar via site Panvel.com, App Panvel ou pela tele Alô Panvel e resgatar na própria loja ou mesmo receber em qualquer lugar da região que o cliente preferir.

POMPÉIA

De uma pequena loja de artigos masculinos, situada na cidade de Camaquã, no Rio Grande do Sul, a uma das maiores empresas varejistas do Sul do país, a Pompéia comemora sua trajetória de sete décadas, com muita tradição, inovação e principalmente, um forte relacionamento com seus clientes.

Inaugurada no dia 01 de dezembro de 1953, pelos irmãos Lins e Valdemar Ferrão, a marca surge com o nome A Principal, comercializando somente produtos masculinos. Entretanto, com o passar dos anos, os sócios perceberam o potencial do mercado de moda feminina e ampliaram o seu mix abrangendo itens femininos, infantis, além de produtos para cama, mesa e banho. Foi nessa época que A Principal transformou-se em Pompéia, uma rede que, atualmente, conta com 90 lojas, sendo 79 no Rio Grande do Sul e 11 em Santa Catarina e presente nacionalmente por meio de seu e-commerce.

“É uma trajetória de cuidados, avanços e muitos desafios. São três gerações da família que fazem acontecer o dia a dia e também as grandes estratégias, fundação, expansão, novos formatos de negócio e sempre atualizados com o mercado, mas sempre colocando o cliente em primeiro lugar”, afirma a empresária Carmen Ferrão.

E entre os momentos de crescimento e consolidação, um marco na história da Pompéia foi a inauguração da 90ª loja, localizada no Shopping Iguatemi, em um espaço de mais de mil metros quadrados e layout moderno e diferenciado, que segue as principais tendências na área de varejo. “Hoje, a Pompéia é vista como uma marca que vende moda acessível em diversos lugares e de diferentes maneiras. O Iguatemi é uma referência e serve de inspiração para as demais e nacionalmente”, declara Carmen.

E, para marcar as festividades dos seus 70 anos, a Pompéia lança um livro, que acompanha década a década, o crescimento e desenvolvimento da marca. No estilo coffe table book, a publicação tem um formato quadrado, com 172 páginas, reunindo depoimentos, fotos e o legado dos fundadores.

LEBES

Atento às campanhas de saúde que impactam a vida da população, o Grupo Lebes se engaja alternando as cores da iluminação da fachada Lebes Life Store, no centro histórico da capital gaúcha, para chamar a atenção da comunidade sobre diferentes causas como prevenção a doenças e a doação de sangue.

Desta forma, em novembro a Lebes já esteve com lâmpadas azuis em homenagem ao Mês de Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Próstata. No próximo sábado, dia 25 de novembro, a fachada da filial vai estar toda iluminada de vermelho, a iniciativa apoia a campanha de doação de sangue do Hemocentro e lembra os doadores da importância desse gesto. Em dezembro, a Lebes seguirá com a cor vermelha para lembrar a todos a prevenção de Aids/ISTs.

Em 2023, a Lebes participou de diversas ações como essa: na primeira quinzena de junho se coloriu de lilás em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, e no final do mês trocou para vermelho reforçando mais uma vez a importância da doação de sangue. Já em setembro, a fachada ficou roxa pelo Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

No mês seguinte, em outubro, a cor mudou primeiro para verde em lembrança ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, e na sequência para rosa prestigiando o mês de Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Mama.

E para fechar o ano, a Lebes vai também se vestir com luzes de Natal, trazendo uma mensagem de paz e esperança para toda população porto alegrense.

GRUPO RBS

O Grupo RBS faz parte, todos os dias, da vida de milhões de gaúchos e está sempre trabalhando para contribuir na união de esforços para superar desafios e impulsionar o desenvolvimento do Estado. É com esse espírito que a empresa lança, nesta sexta-feira (24), a sua tradicional campanha de fim de ano, com o conceito “viver junto o agora torna o amanhã melhor”.

Ao escutar as primeiras notas musicais, o público já reconhece a trilha Vida. Com um tom leve e emocional, o filme convida a refletir sobre momentos vividos ao longo de 2023, reiterando o otimismo com o que está por vir. O destaque fica por conta das imagens, que trazem acontecimentos do ano a partir de um olhar jornalístico.

– Partindo de uma retrospectiva de 2023, convidamos o público a refletir sobre o papel de cada um para a construção de um futuro melhor e destacamos o nosso compromisso com os gaúchos, de conectar e contribuir para essa evolução constante da vida, a partir do jornalismo, do esporte e do entretenimento. Fim de ano sempre é tempo de passar a vida a limpo, uma época de emoção e de esperança e essa é nossa mensagem para todos: juntos podemos construir um amanhã ainda melhor – destaca a diretora de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma.

Criado pela agência Escala e produzido pela Mhytago Produções, o filme pode ser conferido ao longo da programação da RBS TV. A campanha também tem desdobramentos para peças de rádio (spot 60’’), digital e jornal, além de ações especiais de endomarketing e para o público B2B.

Para assistir, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_LYklF0uBMo

IN.PACTO

O mercado de comunicação brasileiro ganha uma nova holding, e com a participação de uma empresa de Porto Alegre. A in.Pacto, principal agência de comunicação corporativa com sede em Brasília, anuncia uma mudança em sua estrutura, consolidando-se como uma holding que abrange seis empresas em diferentes estados. O movimento empresarial inclui a incorporação da agência de publicidade Euro, sediada na capital gaúcha. A formação da holding projeta uma receita de cerca de R$ 100 milhões para o próximo ano.

Operando no modelo de comunicação 360° e atuando em marketing digital, planejamento estratégico, mídia off e on, além de relacionamento editorial com a imprensa, a agência do Rio Grande do Sul manterá àfrente o seu CEO, Arthur Lencina. “É um momento único e especial para a Euro, em que subimos para outro patamar empresarial, ingressando no grupo das maiores do país. O mercado gaúcho, público e privado, será outro depois do começo das operações da holding”, diz Arthur.

A holding inclui também a participação da Santafé Ideias, uma empresa com 30 anos de tradição no mercado de relações públicas em Brasília. “Ao longo dos últimos três anos à frente da in.Pacto, nosso objetivo primordial foi diversificar, oferecendo uma abordagem de comunicação 360 para atender ainda mais às necessidades dos nossos clientes”, afirmou o jornalista gaúcho Klécio Santos, CEO da holding.

Além da Santafé Ideias e da Euro, a holding incorporou a produtora de audiovisual Movie App, a Listening, especializada em pesquisas e análise de dados, e um hub dedicado a live marketing e eventos chamadoSta.live. “A decisão de manter a marca in.Pacto à frente da holding foi estratégica, pois é a empresa mais exposta aos clientes, reconhecida e respeitada”, explicou Vitor Fortes, CFO da empresa.

A companhia já conquistou contas significativas em comunicação digital, como as do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Embratur. A empresa também expandiu suas operações para novos mercados, como o do Rio de Janeiro, além do setor privado.

A Euro atende a contas de grande relevância, incluindo governos municipais, conselhos regionais e entidades da sociedade civil, de indústrias e da construção civil. A nova marca da holding será apresentada na próxima terça-feira, 5 de dezembro, em evento na Associação Leopoldina Juvenil. “Estamos agora sob um mesmo guarda-chuva, mais robustos. Os clientes de nosso portfólio terão à disposição um cardápio de serviços amplo, com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado de comunicação”, resumiu Klécio Santos.

LEADDER

A experiente profissional Carla Lannes está divulgando sua nova empresa focada em Consultoria Financeira (BPO) na área de comunicação, principalmente agências e fornecedores.

A Leadder nasce com a expertise de quem já teve passagem por agências como E21, Gênesis Digital, Starta Redes, Feito e Pró-Hub, entre outras.

Maiores informações (51) 999.179479  contato@leadder.com.br

Instagram: @leadderagilemakers

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

A Fundação Gerações (FG) completou 15 anos em 2023 e, para celebrar, faz mais duas entregas ao terceiro setor. Nesta terça-feira, 05/12, durante evento comemorativo ao aniversário, realizará painel sobre “Cultura da confiança no setor social”, com Hermes de Sousa, fundador do Instituto Cacimba de Responsabilidade Social (SP), e mediação do diretor da FG, o cientista político e professor Fernando Schüler. E também fará o lançamento da chamada de apoio inaugural do Fundo Comunitário Porto de Todos, o primeiro de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O encontro ocorrerá a partir das 8h30min, no Café Coworking, localizado no Tecnopuc. 

Os fundos comunitários são uma estratégia para impulsionar iniciativas vindas dos territórios locais da cidade, aproximando suas demandas de potenciais doadores que busquem apoiar e ou investir em soluções para essas áreas. O diferencial do Fundo se encontra na sua arquitetura de funcionamento: elaboração de diagnósticos locais; mapeamento de iniciativas vindas dos territórios, inclusive de lideranças ou empreendedores; capacitações; monitoramento na execução e avaliação de impacto. Todo esse fluxo é mediado pelo diálogo, construção colaborativa com diferentes atores, respeito aos saberes locais, transparência e excelência na gestão. 

A coordenadora-geral da FG, Karine Ruy, destaca que esta iniciativa converte a Fundação na primeira do Rio Grande do Sul a integrar um amplo movimento, nacional e internacional, que apoia o protagonismo local e facilita o acesso a recursos para que iniciativas inovadoras, de base comunitária, ganhem força capaz de gerar impactos positivos nas comunidades onde se inserem. “Para o primeiro ciclo, os investimentos mobilizados pelo Fundo Porto de Todos serão direcionados para as causas prioritárias definidas para o período: juventudes e geração de renda”. 

Neste contexto, falar sobre a confiança no setor social não poderia ser mais apropriado e oportuno. Ainda mais com a experiência e os argumentos de Hermes de Souza, que se apresenta no LinkedIn como P.H.D. honorário em Favelês. O Instituto Cacimba, fundado em 2022 por Hermes, atua com foco inicial no bairro de União de Vila Nova, na região de São Miguel Paulista. Trata-se do terceiro maior bairro periférico de São Paulo, com cerca de 45 mil habitantes, que já foi o segundo mais violento da capital. O cearense Hermes de Sousa chegou à União de Vila Nova em 2000 e percebeu o potencial dos moradores que viviam da coleta de material reciclável no lixão a céu aberto que existia na comunidade. Promotor da arte como ferramenta de inclusão social, Hermes começou a dar aulas gratuitas de escultura em madeira retirada dos dejetos. Em 2005, ele criava o Instituto Nova União da Arte (NUA) e se convertia em uma liderança comunitária. 

O sociólogo Léo Voigt – segundo diretor-presidente voluntário da FG e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Social – destaca que um dos principais objetivos de uma instituição como a FG é a garantia de direitos e de provocar mudança social por meio da inclusão. E qual inclusão se quer? “Trazer aqueles que estão de fora para dentro, os que  estão abandonados para serem acolhidos, aqueles que estão com baixa renda trazer para a renda, aqueles que estão fora do mercado para dentro, e aqueles que estão iniciando, que estão empreendendo para que se desenvolvam. Isso é política de acesso, ingresso, permanência e sucesso”, define o ativista de várias décadas no terceiro setor. 

SORVETE SEM GLÚTEN

Um mercado dominado pelas micro e pequenas empresas que gera 200 mil empregos indiretos, fatura algo na casa dos 14 bilhões por ano e está em expansão. Estamos falando da produção de sorvetes e gelatos no país. Atentos a estes números e ao perfil dos clientes do Empório Public Market, o casal de empresários Paulo e Chris Fontana firmaram parceria com a Amoratto, fabricante de sorvetes artesanais de Santa Catarina. A sorveteria se soma ao mix de produtos oferecidos há 4 anos na Rua Pedro Chaves Barcelos, 651, Bairro Bela Vista, em Porto Alegre(RS). No cardápio, 12 sabores glúten free e opções zero açúcar. No local, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h30, ainda são oferecidos picolés e tortas de sorvete.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.