ENTREVISTA COM CAMILA CÂMARA
1. Quem é Camila Câmara?
Sou uma mulher forte, apaixonada e movida pela comunicação e pela arte, sou exigente, proativa, empática, conciliadora, uma típica libriana na busca constante pelo equilíbrio. Minha família, meus amigos, minha profissão e minha liberdade são os grandes amores da minha vida.
2. A grande inspiração da tua carreira foi o teu pai, Gilson Câmara, coordenador do antigo ZH Classificados, que na tua infância, te levava com ele nos plantões de sábado na Zero Hora. Isto te levou a cursar Propaganda na Unisinos. Passados 20 anos desta história, sempre trabalhando, continuas gostando do negócio?
Com certeza! E cada vez gosto mais! Um dos grandes “super poderes” da comunicação é sua adaptabilidade e constante evolução, transmutação. Isso me fascina e mantém apaixonada pela área.
Inclusive, foi essa paixão que me encorajou a aceitar o desafio de “passar para o outro lado do balcão”, deixando de atuar como veículo (depois de uma jornada de 10 anos) e voltando a trabalhar em agência. E está sendo in-crí-vel!
3. Ser Estrategista como Mídia nos tempos atuais, numa grande Agência, é muito mais dificil?
Eu não diria que é mais difícil, pois integrar um núcleo de estratégia é sempre desafiador, mas com certeza é muito diferente. Nós vivemos um momento onde o mercado se reinventa e está mais exigente a cada dia, então cabe a nós estarmos atentos e conectados a todos estes movimentos para sermos assertivos em nossos planos de ação, buscando sempre o novo, fugindo do óbvio, surpreendendo positivamente os nossos clientes.
4. Camila na intimidade, no seu cantinho, na sua vida simples, nas músicas inspiradoras?
A minha casa é meu templo, meu refúgio e valorizo muito os momentos de solitude, paz, de contemplar as coisas simples da vida. Por outro lado, também habita aqui uma Camila agitada, inquieta, que precisa de conexões para se sentir reenergizada, que ama trocar idéias, aprender, conhecer novas pessoas, que tem uma ligação intensa com a música e está sempre disposta a celebrar a vida cercada por seus amores.
SALÃO ARP
O Salão ARP 2022 divulgou informações sobre a premiação, que ocorrerá no dia 8 de dezembro, às 19h30, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Neste ano, sócios e não sócios da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) estão convidados a acompanhar a maior premiação da comunicação gaúcha, retomando a tradição da entidade de abrir a oportunidade para quem não faz parte da instituição.
A programação inicia com um coquetel para os participantes e, logo em seguida, às 20h30, está previsto o começo da premiação. Por fim, às 21h30, haverá uma confraternização a fim de prestigiar convidados, sócios, não sócios e o público em geral. O BarraShopping fica na Avenida Diário de Notícias, número 300, na zona sul de Porto Alegre. O Salão ARP deste ano conta com o patrocínio fundamental de marcas importantes do mercado que ajudam a viabilizar evento, como o Grupo RBS, Clear Channel, Eletromidia, Pluto TV e SBT-RS.
O preço do ingresso para quem é associado da ARP varia na comparação com não associados da associação. Enquanto sócios pagam R$ 360 — com serviço de Gastronomia, espumante Brut, drinks, caipirinhas e cerveja Heineken inclusos — o valor para não sócios é R$ 460, com o mesmo serviço de alimentação e bebidas.
O período de vendas começa nesta segunda, 28 de novembro, e vai até 8 de dezembro, entre 9h e 12h e 13h30 e 18h. Os ingressos podem ser adquiridos através da Central de Vendas da ARP (Rua Tobias da Silva, 120/401), pelos números (51) 99872-5567 e (51) 3233-3354 ou através do email arp@arpnet.com.br
PROGRAMAÇÃO
• 19h30: Coquetel
• 20h30: Premiação
• 21h30: Confraternização (Gastronomia / Bebidas / DJ)
VALOR DO INGRESSO
• SÓCIOS: R$ 360,00 (Serviço de Gastronomia + Espumante Brut + Drinks/Caipiras + Cerveja Heineken)
• NÃO SÓCIO: R$ 460,00 (Serviço de Gastronomia + Espumante Brut + Drinks/Caipiras + Cerveja Heineken)
CENTRAL DE VENDAS | SEDE DA ARP
• Rua Tobias da Silva, 120/401
• (51) 99872-5567 / (51) 3233-3354
• E-mail: arp@arpnet.com.br
• Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
PATROCÍNIOS
• Patrocínio Premium: Grupo RBS
• Patrocínio Master: Clear Channel, Eletromidia e Pluto TV
• Patrocínio VIP: SBT-RS
IMPORTANTE
• Pagamento à vista por PIX, dinheiro ou transferência
• Indispensável apresentação do convite para acesso ao evento
FINALISTAS SALÃO ARP ACADEMY
Com o objetivo de compensar a criatividade dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, o concurso estudantil ARP Academy divulgou a lista de projetos finalistas para o prêmio, que neste ano, além de escolher o “Estudante(s) do Ano” também honrará o “Professor do Ano”. O resultado será revelado durante o Salão ARP, na próxima quinta-feira, 8. Ambas as iniciativas são realizadas pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP).
A experiência fora da sala de aula possibilita que a base teórica seja aplicada na prática cotidiana do mercado de trabalho. Por isso, a edição deste ano contou com o case do Asilo Padre Cacique, em que os alunos construíram uma campanha de doação com muita originalidade. Os trabalhos inscritos foram avaliados pela própria equipe de marketing da instituição, que indicou as três propostas finalistas.
O prêmio visa reforçar este espaço da educação, especialmente na esfera de Publicidade e Propaganda, em um evento tão expressivo para a área, que é o Salão ARP. Agora, os três projetos escolhidos e seus respectivos criadores participarão do evento, que esse ano, retorna ao BarraShoppingSul. Mais detalhes sobre o ARP Academy podem ser conferidos em www.arpacademy.com.br , e sobre a noite de premiação em http://salao.arpnet.com.br/
Confira os finalistas:
Projeto – “Se sua idade fosse contada”
Estudante – Amanda Barp Duarte
Professor – Fábio Luis Kraemer
Instituição de Ensino – Univates
Projeto – “Alegria Não Envelhece”
Estudante – Barbara Martins Pires
Professora – Juliana Petermann
Instituição de Ensino – Universidade Federal de Santa Maria
Projeto – “Avós por aí”
Estudantes – Eduardo Sussermann e Gabriel Costa
Professora – Cristiane De Luca
Instituição de Ensino – Centro Universitário Ritter dos Reis
GAV RS
GAV
Com mais de 70 sócios ativos, o Grupo de Atendimento de Veículos realizou na quinta-feira (1/12) a noite o encerramento do ano com uma confraternização animada e que já projeta 2023 com muitos eventos, cursos e presença em festivais importantes do mercado.
No próximo ano o GAV quer alcançar os 100 sócios e se tornar uma força maior ainda no segmento de comunicação do país.
HOC
O núcleo de governo da agência terá Ricardo Gomes como atendimento e Clarissa Dornelles como planejamento e mídia.
GRUPO RBS
Contando com a consultoria da Meta, companhia brasileira e gaúcha de tecnologia e inovação, focada em transformação digital, em parceria com a americana Decoupling, a empresa vai revisar e ampliar a estratégia digital em busca de uma atuação ainda mais assertiva com foco em assinaturas e experiência do usuário. Cofundada pelo brasileiro radicado nos EUA Thales Teixeira, ex-professor de Harvard, a Decoupling é focada em disrupção digital, já tendo prestado serviços para empresas como Google (Youtube), Netflix e Samsung. Já a Meta atende clientes como Rede Globo, Lojas Renner e Dell.
O Grupo RBS irá promover iniciativas para atrair e desenvolver pessoas. A empresa vai implantar o processo de RH Tech para recrutamento e seleção de talentos do digital e cocriação de um programa de treinamento de desenvolvedores em parceria com empresas de tecnologia.
O responsável por liderar este movimento será o diretor-executivo Marcelo Leite, à frente agora da área Digital e Transformação, respondendo também pelas áreas de TI, dados e operações de jornais. Formado em Administração de Empresas pela PUCRS, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Leite integra o Grupo RBS desde 2010, onde atuou, entre outras funções, como diretor Comercial de Jornais e diretor-executivo de Estratégia e Transformação.
– Já temos um caminho percorrido no digital, com muitas realizações, mas, considerando o potencial de crescimento, há muito ainda a percorrer. Neste ano, preparamos o terreno para em 2023 implementarmos um novo ciclo de evolução na RBS. O melhor do digital está por vir e fico muito honrado com a missão de estar à frente de um projeto tão importante para o futuro da nossa empresa – afirma Leite.
Já na frente editorial, foi criada uma posição estratégica que garantirá ainda mais foco digital na nossa produção de conteúdo e no aprimoramento da experiência que oferecemos ao público. Membro do Conselho Editorial da RBS, com mais de 20 anos de casa e experiência em jornal, digital e TV, onde atuava até então como gerente de Produto de Jornalismo, Rodrigo Müzell assume a posição de gerente de Jornalismo Digital, sob gestão da diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, Marta Gleich. Ele terá a missão de levar a um novo patamar um produto que já é um case de sucesso: com apenas cinco anos recém-completados, GZH tem mais de cem mil assinantes exclusivamente digitais, média de 12 milhões de usuários e 58 milhões de visualizações de página mensais.
Com uma trajetória de 28 anos na RBS, atualmente desempenhando a função de gerente de Jornalismo da RBS Caxias, responsável por Pioneiro, Gaúcha Serra e RBS TV Caxias, Andreia Fontana assume como nova gerente de Produção da RBS TV. As áreas que estavam sob gestão de Andreia permanecem com suas líderes diretas: Shirlei Paravisi, coordenadora da RBS TV Caxias, e Tríssia Ordovás Sartori, editora-chefe de Pioneiro e Gaúcha Serra.
SPR
A área de estratégia digital da SPR ganha dois reforços de peso, que permitirão ampliar e qualificar ainda mais os projetos e os resultados entregues aos clientes por esse importante pilar da agência. Dois profissionais com vasta experiência em digital estão sendo incorporados ao time: Christian Schünke e Fabio Schünke (os irmãos Schünke, como são conhecidos) assumem a diretoria de digital, Christian como head de estratégia digital e Fabio como head de performance.
Eles já mantinham uma relação próxima com a SPR, tendo participado em projetos junto com a agência, e agora chegam para liderar e reforçar o time de digital. A dupla traz na bagagem 12 anos de experiência no mercado digital, com trabalhos executados para clientes no Brasil e Europa. Os irmãos Schünke também somam à sua experiência a participação em processos de aceleração e venture capital em startups. Como criadores de conteúdo digital idealizaram o Podcast Entrevista, dentro de canal no Youtube e Spotify.
Fabio é cientista da computação com pós-graduação em Comportamento Organizacional e Liderança; e Christian tem pós-graduação em Marketing Digital e mestrado em Indústria Criativa, atuando como professor de cursos de MBA e pós-graduação.
“Os primeiros clientes que tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por esses dois experts no mercado digital já puderam experimentar grandes e surpreendentes resultados. Com a chegada deles, a área digital será um pilar ainda mais forte na SPR com o qual poderemos entregar resultados de alta performance aos nossos clientes”, afirma Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.
GAMPI
Antes que o ano termine, a Gampi Casa Criativa anuncia a ampliação de seu portfólio com as contas de Comunicação do Banco Topázio e da Giordani Turismo. Dessa forma, a agência hamburguense expande a atuação nos mercados financeiro e de entretenimento.
Para a instituição financeira, a Gampi criará campanhas e atuará em branded content, mídia e performance digital. Integrante do grupo Correa da Silva, o Topázio é um banco digital com modelo B2B e atuação nacional especializada em câmbio, crédito e bank as a service (fornecimento de produtos bancários a terceiros não bancários por meio de Interface de Programação de Aplicação)
A gerente de Planejamento Comercial e Marketing do Banco, Letícia Langeloh, acredita no acordo. “Estamos muito felizes e com grandes expectativas dessa parceria entre Banco Topázio e Gampi. Temos certeza de que teremos pela frente muitos aprendizados e desafios, mas também muitos cases.”
Já para a Giordani Turismo, agência de turismo receptivo proprietária das atrações Maria Fumaça e Epopéia Italiana, a Gampi produzirá campanhas dos produtos, experiência de usuário, branded content, performance digital e ações de comunidade com influencers, creators e clientes.
A gerente de Marketing da Giordani Turismo, Cristiane Tomazini, explica que a Gampi foi escolhida pela experiência com grandes marcas, pelo atendimento humanizado e pela criatividade. “A expectativa com nossa parceria é que possamos proporcionar momentos memoráveis aos nossos visitantes, apresentando nossos serviços por meio de uma comunicação inteligente e encantando as pessoas.”
O CEO da Gampi, Maicon Dias, acredita que todos os mercados estão inquietos, seja por fatores econômicos, políticos ou comportamentais. “Entendemos que o nosso papel é trazer um outro olhar para cada uma das novas contas, traçar estratégias que orientem as decisões dos clientes e criar uma diferenciação que seja verdadeira para o consumidor.” Para o gestor, o futuro dos negócios está diretamente ligado às conexões entre pessoas. “Independente de ser B2B ou B2C, os negócios são feitos por pessoas e para pessoas, e aqui entra o conceito B2P – business to person.”
KOH PEE PEE
O Koh Pee Pee, tradicional restaurante de Porto Alegre, conhecido por proporcionar aos seus clientes experiências incríveis vindas da sua gastronomia tailandesa autêntica, está promovendo, desde o dia 28/11 até 10/12, uma ação beneficente. Os clientes que forem ao restaurante neste período terão a oportunidade de contribuir com o Instituto do Câncer Infantil, através da escolha de algumas das opções consagradas do menu, sendo que não haverá alteração no valor dos pratos do cardápio. Ciente de sua responsabilidade social e sempre com um olhar ao próximo, o Koh Pee Pee realiza mais uma das suas diversas ações de solidariedade, destinando parte da arrecadação à compra de brinquedos às crianças e adolescentes da Instituição. Participe desta campanha, pois além de provar os sabores e aromas exóticos e inesquecíveis do melhor thai do Brasil, você estará fazendo uma ação do bem!