1. Quem é Bruna Ranzan?
Leonina, nascida em 1993, formada em Jornalismo pela PUCRS e pós graduada pelo SENAC-RS em Gestão de Moda, Mídia e Mercado e pela PUCRS em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. Venho de uma família com valores construídos a partir das origens humildes de nossos ancestrais. Meus pais, ambos netos de italianos, saíram logo cedo do interior do estado para Porto Alegre. Meu pai sempre teve espírito empreendedor e sabia onde queria chegar. Consolidou, com muita garra e determinação, uma empresa do zero. Isso moldou muito a profissional que sou hoje.
Sempre fui muito comunicativa e curiosa, o que facilitou muito minha jornada na comunicação e no marketing. Atuo neste segmento há mais de doze anos e passei por diversas áreas e empresas. Fui produtora multimídia na Rede Pampa de Comunicação – fazendo produção de rádio e TV, passei pela assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do RS, na Lojas Renner também atuei no núcleo de assessoria de imprensa, nos vieses institucionais e de moda, abrindo portas para o trabalho com influenciadores. A Renner foi uma grande escola na minha vida. Conheci profissionais extraclasse, cresci e amadureci como profissional. Na Companhia, além de imprensa, também trabalhei na área de produção de conteúdo, conduzindo ensaios fotográficos, campanhas publicitárias e atuando na frente de coordenação em diversos eventos como Planeta Atlântida e lançamento de coleção. Também fui responsável por liderar as campanhas institucionais, Live Shops, entre outros projetos especiais. Recentemente tive passagem pela área de entretenimento de Gramado, onde assumi a posição de gerente de produto dos parques temáticos Snowland e Acquamotion. Lideranças inspiradoras me impulsionaram mais uma vez para me desafiar em um novo setor e trabalhei ainda mais meu desenvolvimento atuando em frentes como PDV, desenvolvimento de produto, construção, reputação e gestão de marca. Aqui, apliquei diretamente a escola do encantamento que tive com José Galló, na Lojas Renner.
2. Tuas experiências profissionais foram bem diversificadas nesses 12 anos, issso te deu mais conhecimentos e reconhecimento?
Sem sombra de dúvidas. Além dessa jornada ter me desenvolvido uma profissional bastante generalista no quesito marketing, passar por segmentos diferentes me oportunizou ter uma bagagem muito extensa em termos de conhecimento de mercado. Ampliou muito o olhar que tenho em relação às estratégias a serem desenvolvidas e os caminhos a serem percorridos. Aprendi a ser resiliente, paciente e, principalmente, o meu valor quanto profissional.
3. As oportunidades na área de comunicação são a altura do nosso mercado no que se refere a valorização?
Percebo que, apesar de termos um mercado vibrante e repleto de talentos, há um descompasso significativo entre o potencial dos profissionais e o reconhecimento que eles recebem. Especificamente, noto que as empresas têm dado preferência a profissionais especialistas, que se concentram em áreas específicas e se limitam a ‘caixinhas’ bem definidas, em detrimento dos generalistas.
Essa tendência, embora possa parecer eficiente no curto prazo, acaba desvalorizando o papel estratégico dos profissionais que possuem uma visão mais ampla e integradora da comunicação. Os generalistas, com sua capacidade de transitar entre diferentes áreas e conectar pontos, são essenciais para a inovação e a adaptação em um mercado em constante evolução. No entanto, a falta de reconhecimento adequado limita o desenvolvimento desses profissionais e, por consequência, o próprio potencial de inovação e crescimento do setor.
É muito importante que as empresas reconheçam que a comunicação eficaz não se resume apenas a especializações pontuais, mas sim a uma visão sistêmica que profissionais generalistas podem oferecer.
Além disso, é de suma relevância que lideranças estratégicas abram espaço para a Comunicação e entendam a importância desse alinhamento com todas as demais áreas do negócio, enxergando como uma área necessária para o planejamento e não como uma consequência ou operação de algo.
Somente assim poderemos alinhar as oportunidades do mercado à altura do valor real que profissionais como nós trazem para as empresas.
4. Bruna na intimidade com a família, amigos?
Nos últimos anos me descobri muito caseira. Gosto de passar o tempo livre que tenho em casa com meu marido e cachorros. Um bom vinho, lareira no inverno.. Aos domingos, o tradicional churrasco com toda a família na casa de campo do meu pai.
ARP E PERSONA
A pesquisa da RBS depois de 07 anos mostra o comportamento de ser gaúcho numa comparação bem orientada com São Paulo e com a mentoria da empresa de pesquisa que norteou o Big Brother da Rede Globo.
Foi um evento de muito aprendizado.
SBT RS
O “Na Beira do Fogo com El Topador” deste domingo (8) vai dar início ao primeiro dos quatros episódios da “Temporada Farroupilha”, gravados no Rancho Tabacaray em Porto Alegre. Para a estreia, além de assar um delicioso matambre, o Mestre Parrillero Antônio Costaguta traz uma novidade: o quadro “Em algum setembro por aí”, que neste domingo terá como convidado Diego Müller, instrutor de danças gaúchas. Por fim, o programa apresenta um vídeo clipe do cantor e músico Joca Martins, gravado também no Rancho Tabacaray.
Em seguida, o “Masbah!” vai desvendar todos os mistérios e caminhos do subsolo do Palácio do Piratini, histórico prédio da capital que é a sede do governado do Estado. Será que as lendas urbanas das passagens secretas para outros prédios realmente são verdadeiras?
Guarda uma foto aqui, uma peça ali, um brinquedo lá… É o famoso: “Quem guarda, tem”. E o programa vai levar o telespectador para a casa de um colecionador que leva esse ditado de forma literal. A casa, que tem mais de 50 mil artefatos históricos, é recheada de memórias e histórias de várias gerações passadas.
Para quem gosta de uma gastronomia diferente, a apresentadora Brunna Colossi vai conhecer uma sorveteria que proporciona uma experiência muito saborosa: um sanduiche de sorvete com mais de duas mil opções.
O “Masbah” visita ainda um gaúcho que inventou uma obra digna do Professor Pardal: um carro equipado com uma turbina de avião. O motor, que já foi o coração de caças militares da Força Aérea Brasileira, agora é a principal atração desta obra que mistura a inovação e a curiosidade.
PLANO RIO GRANDE
O governo do Estado lançou nesta sexta-feira (6/9) o informativo Plano Rio Grande Na Tua Mão. O material passa a ser divulgado semanalmente pelos canais oficiais do governo no WhatsApp e no Instagram e faz parte da campanha Plano Rio Grande em ação, pensada para aumentar a compreensão da comunidade sobre o programa criado para reconstruir o Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio.
Todas as sextas-feiras, o Plano Rio Grande Na Tua Mão trará, de forma rápida e interativa, os principais destaques relacionados ao programa. O informativo oferece um resumo dos temas abordados e, com um simples clique, o leitor pode acessar conteúdos mais detalhados e notícias completas. Para receber o informativo, basta seguir o canal oficial do governo no WhatsApp.
O informativo integra o Plano Rio Grande em Ação, planejado pela Secretaria de Comunicação (Secom) para aumentar a visibilidade do Plano Rio Grande, que visa à reconstrução e à recuperação do Estado. A campanha inclui o uso das redes sociais do governo, peças publicitárias e o Departamento de Jornalismo.
Entre as iniciativas voltadas para redes sociais, estão em desenvolvimento conteúdos informativos que explicam o Plano Rio Grande, destacam as entregas realizadas e mostram o impacto do programa na vida das pessoas afetadas pelas enchentes. Uma delas é o Minuto do Plano Rio Grande, que trará vídeos de até um minuto com informações essenciais sobre o programa de reconstrução. O Departamento de Jornalismo tem o papel de potencializar todas as iniciativas, em um esforço conjunto com os departamentos de Redes Sociais e de Publicidade e Propaganda.
“Com essas ações, queremos mostrar à sociedade que o Plano Rio Grande, do governo de Eduardo Leite, é o caminho para reconstruir o Estado. Trata-se de um planejamento de longo prazo que transcenderá mandatos, e, para seu sucesso, é fundamental o engajamento da sociedade e seu entendimento como parte essencial do processo”, declarou o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli.
Plano Rio Grande
O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.
IMOBI
A Imobi faz um anúncio de grande impacto para o cenário publicitário nacional: a construção da maior empena digital 3D do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Contou com um planejamento de 24 meses para ser implementado, além de tecnologia importada em parceria com a empresa The Led.
Com uma área de 300 metros quadrados, este projeto foi cuidadosamente elaborado pela equipe criativa da empresa especializada em mídia exterior, após dois anos de planejamento.
Com 30 metros de comprimento e 10 de altura, medida que equivale a 4,5 ônibus coletivos, o painel 3D ficará fixado na fachada de um prédio icônico na Avenida Nilo Peçanha, 2099. A Imobi também investiu na criação de vídeos virais, tendo como referência criações oriundas do Japão, China, Europa e Nova Iorque, para inspirar as marcas e despertar a atenção da população.
“Nossa Empena 3D representa um salto significativo no mundo da publicidade, trazendo uma nova dimensão literalmente para o jogo. Com seu formato 100% 3D, o painel digital não apenas captura a atenção, mas mergulha os espectadores em campanhas dinâmicas, realistas e verdadeiramente diferenciadas”, destaca Daniel Costa, sócio fundador do Grupo Imobi.
A ascensão dos formatos de exibição digital na paisagem urbana é evidente, e a Empena 3D é a mais recente prova desse fenômeno em crescimento.
De acordo com estatísticas recentes do Kantar Ibope, entre as pessoas que se deparam com anúncios Out-of-Home (OOH), sete em cada dez agora estão se deparando com formatos digitais. Além disso, desse percentual, 93% acredita que anúncios OOH digitais são mais impactantes e chamam mais a atenção do que seus equivalentes estáticos.
O painel estará voltado para a Avenida Nilo Peçanha, ligado 24 horas por dia, e já conta com cotas fundadoras vendidas para o segmento de incorporação, educação e bet. A inovação irá impactar mais de 500 mil pessoas por mês, segundo o Geofusion.
* 300m2 no total sendo 30m de comprimento x 10 m de altura.
* 300 gabinetes
* 1800 módulos
* quase 3000 metros de cabos de energia
* aproximadamente 600 metros de cabo de lógica
* quase 11 toneladas de estrutura metálica.
* 185988 watts de potência energética.
* 3600×1200 pixels (quase 4k) de resolução.
MOOVE
Cística, promovida pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística -, com o intuito de tornar a doença rara mais conhecida em todo o país.
Os principais objetivos da mobilização são educar e informar a sociedade sobre a fibrose cística, considerada uma das mais comuns entre as doenças raras no Brasil.
Ao ampliar o diagnóstico precoce e facilitar o acesso ao tratamento, o Instituto Unidos pela Vida visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a doença e suas famílias.
Por isso, a campanha convida a população a conhecer mais sobre a patologia com o tema “Respirar juntos por uma vida melhor”, estando presente em uma série de ações durante o mês de setembro em todo o país, como a 3ª Maratona de Niterói (RJ) e a iluminação na cor roxa de mais de 25 grandes monumentos localizados em diferentes cidades do Brasil, como o Jardim Botânico, em Curitiba/PR, e o Congresso Nacional,em Brasília/DF.
Proposta Criativa
Para destacar a importância da mobilização, a Moove desenvolveu a abordagem da campanha baseada na ideia central de reforçar que, quando as pessoas se juntam, torna-se mais fácil lidar com os problemas e encarar os desafios que a vida propõe, no caso a de uma doença rara. Por isso, o protagonista do filme é o menino Miguel, que tem, de fato, fibrose cística, acompanhado pelos familiares em diversas cenas do cotidiano, mostrando que a doença não o impede de levar uma vida plena e feliz.
A mensagem central incentiva a sociedade a buscar mais esclarecimentos e informações, através do site setembroroxo.org.br, engajando-a no movimento de ampliação do conhecimento sobre a doença.
Assista ao filme de TV assinado pela agência no Youtube.
FICHA TÉCNICA:
CAMPANHA: Setembro Roxo 2024 – Mês de Conscientização da Fibrose Cística
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Nayara De Marco
ATENDIMENTO: Carolina Sartori
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques
DIREÇÃO DE ARTE: Silvia Ferreira
REDAÇÃO: Fábio Mendevas
PLANEJAMENTO: Laura Marques
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
PRODUÇÃO: Robson Albuquerque
CLIENTE: Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística
APROVAÇÃO CLIENTE: Verônica Stasiak Bednarczuk, Kamila Vintureli e Gabriel
Johnson
PRODUTORA DE VÍDEO: Mythago Produções
DIREÇÃO: Diogo Santoro e Mocita Fagundes
FOTOGRAFIA: Estúdio Mythos
PRODUTORA DE ÁUDIO: Batuque
FEEVALE
Aconteceu nesta quinta-feira, 5 de setembro, a 12ª edição do Mentes Brilhantes, evento que reconhece as melhores produções acadêmicas de cursos de área da comunicação da Universidade Feevale do ano anterior. A premiação, organizada pela Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Instituição, ocorrerá no Salão de Atos do Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), a partir das 19h30min. O evento é aberto à comunidade.
Neste ano, o Mentes Brilhantes teve 162 trabalhos inscritos, desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, entre outras cursos afins. Confira abaixo as categorias dessa edição:
– Artigo acadêmico
– Experimentação em texto
– Relatório de estágio
– Empreendedorismo e plano de negócios
– Produção de conteúdo digital
– Criação em social media
– Planejamento de mídias (eletrônica, digital, impressa e social media)
– Campanha publicitária
– Criação publicitária impressa
– Publicidade em mídias sonoras
– Fotografia publicitária ou de produto
– Fotografia experimental
– Ensaio fotográfico
– Fotojornalismo
– Jornalismo multiplataforma
– Jornalismo em mídias sonoras
– Jornalismo audiovisual
– Publicação (jornal/revista/informativo)
– Design editorial (planejamento gráfico)
– Reportagem
– Planejamento de assessoria de comunicação
– Roteiro de entrevista para diagnóstico de comunicação
– Questionário para diagnóstico de comunicação
– Planejamento estratégico de comunicação organizacional
– Produção audiovisual
– Curta-metragem
– Documentário
– Videoclipe
– Roteiro
– Pesquisa de mercado
ESPM
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) lança um curso que promete revolucionar e transformar a maneira como profissionais e empresas abordam a inteligência artificial. O programa “Inteligência Humana e Inteligência Artificial: A União do Século” é uma oportunidade única para aqueles que desejam estar na vanguarda da revolução tecnológica que está redefinindo o mundo dos negócios.
O curso acontece de 16 a 20 de setembro na ESPM Tech, de forma presencial e online. Um dos diferenciais é sua concepção 100% feminina, reunindo um time de especialistas da AI for Business na IBM, Be Intelligence e Foster do grupo WPP.
Uma Proposta Inédita no Mercado Brasileiro
O programa intensivo, parte dos cursos de extensão Dynamic da ESPM, foi meticulosamente desenvolvido para acelerar a evolução do uso da Inteligência Artificial nos negócios, fornecendo insights cruciais sobre o cérebro humano e comportamento como base para a otimização do uso das ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis (e das que ainda estarão por vir).
Em um cenário onde 85% das empresas planejam priorizar a adoção de IA nos próximos anos, segundo pesquisa da Bain & Company, a ESPM se posiciona como pioneira ao oferecer um curso que une ciências comportamentais e inteligência artificial.
Liderança Feminina na Vanguarda da Tecnologia
Um time de mulheres, especialistas renomadas, participa desde a concepção até a realização do curso, são elas:
- Elaine Coimbra: Fundadora e CEO da Foster do grupo WPP, com mais de duas décadas de experiência em transformação digital e inovação e com projetos realizados com Inteligência Artificial há mais de 9 anos.
- Perla Amabile: co-fundadora da Be Intelligence, estrategista de marcas e neurocientista com mais de 20 anos de mercado, além de apresentadora do programa EstrategicaMente no Terra.
- Terena Tamai: Co-fundadora da Be Intelligence, Expert em Consumer Voice e Processamento de Linguagem Natural, representante oficial de gigantes como Brandwatch e Hootsuite.
- Natália Godoy: Líder de AI for Business na IBM, com vasta experiência em algoritmos de redes sociais e IA Generativa, já tendo treinado Inteligência Artificial de projetos do TikTok.
Conteúdo Prático e Relevante
O curso promete oferecer:
1. Compreensão aprofundada dos conceitos-chave de Inteligência Artificial e Inteligência Humana. |
- Estratégias para unir inteligência humana e artificial, maximizando o impacto nos negócios.
- Aplicações práticas de tecnologia de ponta no cotidiano profissional.
- Análise de cases brasileiros e globais de sucesso na implementação de Inteligência Artificial.
Informações Essenciais
- Data: 16 a 20 de setembro
- Horário: 19h30 às 22h30
- Local: ESPM Tech, São Paulo ou online ao vivo
- Inscrições: Até 15/09
- CUPOM DE DESCONTO para nossos leitores: INTELIGENCIA10
Por Que Este Curso é Imprescindível?
Com a IA se tornando um dos três principais alvos de investimento para 89% das companhias globais, segundo o Boston Consulting Group, profissionais que dominarem esta tecnologia estarão posicionados para liderar a próxima onda de inovação nos negócios. Este curso da ESPM não apenas prepara os participantes para o futuro, mas os capacita a serem protagonistas desse futuro.
“Não há como ignorar novas tendências que já são realidade”, afirma Elaine Coimbra, CEO da agência Foster e uma das idealizadoras do curso. “Os profissionais precisam não apenas entender sobre Inteligência Artificial, mas dominar a relação com ela, compreendendo como tomar melhores decisões e se comunicar efetivamente neste novo contexto.”
Para mais informações e inscrições, visite: ESPM – Inteligência Humana e Inteligência Artificial
ORQUÍDEA ALIMENTOS
Motivos é que não faltam para a Orquídea Alimentos comemorar seus 71 anos. Neste ano, a empresa da Serra Gaúcha, realizou uma importante movimentação no estado de São Paulo, ampliando sua atuação no sudeste brasileiro. Com investimento de R$ 20 milhões, a empresa, agora, passa também a produzir misturas secas e líquidas de panificação e confeitaria profissional.
Os produtos compõem uma vasta linha de pré-misturas para pães salgados, doces, integrais, lights, panetones, entre outras. Já a área de confeitaria contará com misturas para bolos secos e cremosos, coberturas e recheios. A produção desses novos produtos será realizada na unidade localizada no bairro Jaguaré, primeiro moinho da Orquídea fora do Rio Grande do Sul. A área fabril do espaço foi ampliada para comportar essa nova operação. Neste mês também foi lançada a Marca Institucional Orquídea Alimentos, que abrange todas as 12 marcas do portfólio da empresa, tendo como principais Orquídea, Mirella, Sabor de France e Artigianale.
A farinha de trigo Orquídea, que representa a origem da empresa e se consolidou como a mais lembrada e preferida pelos gaúchos, assim como as massas, receberão embalagens novas para celebrar esse marco da empresa, com visual mais moderno e clean. Mesmo após sete décadas, a Orquídea Alimentos ainda se mantém como uma empresa familiar. Assim, essa data também foi escolhida para a promoção dos gerentes Marcelo Tondo Tissot e Felipe Tondo Pereira, terceira geração da família à frente da empresa, a diretores da Orquídea. “O que começou com um sonho do nosso avô, em um pequeno moinho, hoje cresceu e expandiu para outros estados brasileiros e emprega mais de mil e trezentas pessoas. Temos muito orgulho em fazer parte da família Orquídea ”, afirma o diretor Marcelo Tondo Tissot.
BARUFALDI ADVOGADOS
O Salão Solar do Marquês, do Leopoldina Juvenil, será o cenário para o lançamento do livro “Estudos de Direito para Famílias Empresárias”. A obra, coordenada pelos advogados Alexandre Barufaldi, Cristiano Barufaldi e Luís Fernando Barufaldi, reúne uma seleção de artigos que exemplificam a aplicação prática do conhecimento jurídico em diferentes ramos do Direito, com foco nas necessidades das famílias empresárias. O evento marca o aniversário de 50 anos do escritório Barufaldi Advogados, fundado em 1974, na cidade de Ibirubá(RS), pelo casal de advogados Wilson Barufaldi e Sônia Roesler Barufaldi. O evento acontece no dia 26 de setembro, das 17h às 21h, na Rua Marquês do Herval, 280, em Porto Alegre(RS).
Nesta obra, o leitor encontrará artigos que demonstram como o conhecimento jurídico, a experiência e os métodos aplicados pelos autores resultam em soluções personalizadas e fundamentadas no ordenamento jurídico para problemas concretos e atuais. Os temas abordam Direito Civil, Empresarial, Tributário e Agrário, refletindo as principais frentes de atuação dos autores. Cada capítulo traz estratégias criativas e personalizadas, sempre contemplando os aspectos subjetivos de cada situação.
Além dos coordenadores, o livro conta com a colaboração dos advogados Wilson Barufaldi (apresentação), Norberto Barufaldi (Prefácio), William Longhi, Bárbara Schmitt Alba, Natália Inez Ióra, João Vicente da Silva Pedrotti, Mateus Mendes Brand, Nicole Barzotto Frozza, Tito Duarte Santos Rocha Silva, Leonardo Machado Ramos e Virgínia Castellan de Salles.