ENTREVISTA COM EDUARDO RORATO
1. Quem é Eduardo Rorato?
Sou nascido em uma família que desde cedo me ensinou muito sobre trabalho duro e honesto, sobre alegria, união e amor aos amigos e família. Valores que tento passar diariamente para quem convive comigo!
Sou irmão gêmeo do Rodrigo, com quem trabalho e sou confundido praticamente todos os dias por alguém desde que nascemos – e não se preocupem, nós não nos importamos com isso!
Sou formado em Engenharia Civil, porém ainda muito jovem, em 2014, junto com um grupo de amigos, tivemos a ideia de criar um produto para solucionar o problema de falta de bateria de celular em bares e restaurantes, o Plug. Era para ser um “carregador móvel” em que as pessoas conseguissem carregar seus celulares, e acabou se tornando um produto de mídia OOH, que tivemos diversas franquias e mais de 1.500 restaurantes no Brasil.
Desde o início tivemos a sorte de pessoas especiais cruzarem o nosso caminho, uma delas foi o Daniel, da Imobi, que na época ajudou aqueles “guris”, dando conselhos, ajudando, sendo um ombro amigo e ensinando sobre o mercado da comunicação.
Em 2016, a Plug foi incorporada pela Imobi, e desde então a empresa vem crescendo bastante. Há mais de 7 anos trabalho na área comercial da Imobi, e sou um entusiasta da mídia OOH.
2. Bacharel em Engenharia Civil fostes criar um produto de mídia. A pergunta é: como você chegou a essa grande ideia?
O Plug foi pensado para solucionar o problema da falta de bateria de celular para as pessoas em locais comerciais. Conversando com os proprietários dos locais, encontramos um nicho no mercado de mídia OOH onde as marcas tinham muita dificuldade de entrar – pois as marcas queriam impactar os possíveis clientes em momento de lazer/descontração, e ao mesmo tempo entregando uma solução para ele, porém não haviam muitos meios para isso. Assim foi criado o Plug, a mídia em carregadores de celular para mesas de bares e restaurantes.
Depois de muitos testes e protótipos, colocamos o produto na rua, ainda sem clientes, e o retorno foi super positivo. Em 3 meses estávamos com campanhas de mídia das principais telefonias e universidades de Porto Alegre, em mais de 50 restaurantes da cidade.
3. Depois de se tornar sócio do Grupo Imobi absorvestes a comunicação em definitivo?
Com certeza, quando iniciamos a Plug, fui ‘’adotado’’ pela comunicação, e hoje já são quase 10 anos vivendo o mercado diariamente. É um eterno aprendizado, pois é um mercado muito dinâmico, temos que estar sempre nos aperfeiçoando e atualizando para entregarmos a melhor solução para nossos clientes e parceiros. Além disso, procuro participar de associações do mercado, como GAV, ARP, entre outros, que são super importantes para qualquer profissional do mercado.
4. Eduardo na intimidade, com os amigos e nas horas de lazer?
Sou uma pessoa simples, tranquilo, que gosta de viver o dia a dia com leveza, de dar risada, estar próximo dos amigos e família. Gosto de fazer churrasco, viajar para conhecer lugares diferentes e ver jogos do Grêmio.
INSTITUTO RSNASCE
“A recente crise climática movimentou todos os segmentos do estado do Rio Grande do Sul, na urgência de reconstrução e manutenção de sua economia. E o os setores de Turismo e Eventos, de imediato, se mobilizaram para reunir esforços na busca desta garantia. A bandeira do RS deveria, embora a triste realidade, permanecer erguida. Desse amplo e urgente movimento emerge o Instituto RSNASCE”.
Não tem como esquecer, mas temos que nos erguer. Maio, o mês que marcou o Rio Grande do Sul com muita dor não sairá de nossas mentes. Contudo, a força e atitudes de empresários, profissionais e entidades dos setores de turismo e de eventos garantiram a permanência, frente ao quadro de calamidade que atingiu o estado.
Numa ação conjunta que mobilizou mais de 40 organizações, durante os 30 dias históricos da crise climática, o movimento se constituiu e, juntamente com o poder público, na figura do Secretário Estadual de Turismo, deu início a criação de um projeto que culminou com o surgimento do INSTITUTO RSNASCE, fundado em 31 de maio, para apoiar, difundir e financiar as demandas de suas entidades e organizações e, exclusivamente, em defesa dos setores de Turismo e de Eventos do RS, assessorando os integrantes do trade, no enfrentamento dos desafios atuais e futuros, com um olhar integrativo e colaborativo no fortalecimento desse importante segmento da economia gaúcha.
Vinícius Garcia, Eliana Azeredo, Eugênio Corrêa, Márcio Callage e Rodrigo Machado são alguns dos nomes que figuram na formação do Instituto. E permanecem nesta primeira gestão.
RECOMEÇO
Com o intuito de arrecadar doações para as vítimas das enchentes, a Fresno vai promover no Auditório Araújo Vianna, no dia 22 de junho, o festival Recomeço. O evento, que reunirá diversos nomes da música gaúcha, é a sua segunda iniciativa solidária organizada pela banda, que anteriormente já angariou – e distribuiu – mais de R$2,5 milhões a ações beneficentes pelo Estado.
Atrações: Lucas Lima, Os Fagundes, Carlinhos Carneiro, Rafa Machado, Serginho Moah, Duda Calvin, Duca Leindecker, Peppe Joe, Mano Changes, Alemão Ronaldo, Tchê Gomes, Frank Jorge, Nei Van Soria, Rafa Malenotti, Humberto Gessinger, Renato Borghetti e muito mais atrações a serem confirmadas.
O evento será transmitido AO VIVO pelos canais digitais da RBS (Atlântida e GZH), além da rede PodPah. Mais canais estão entrando nessa iniciativa e também confirmarão retransmissões do sinal da live.
O Recomeço destinará a sua bilheteria aos profissionais de eventos atingidos, além do projeto RSNASCE, criado por diversas empresas locais de cultura, de entretenimento e de turismo, com o intuito de reconstruir o setor – um dos mais prejudicados pelas enchentes. Durante a transmissão, pessoas do mundo inteiro poderão fazer doações através do PIX.
O evento também procura estabelecer laços e parcerias com empresas que queiram fortalecer a reconstrução das casas dos gaúchos afetados pelas enchentes. ‘A gente só deu início a isso. O que eu gosto de ver é o resultado desse impulso inicial: as pessoas se envolvendo por vontade própria, o povo doando, empresas se envolvendo e somando forte, isso é o que mais me deixa animado e realizado’, revela Lucas Silveira, vocalista da Fresno e idealizador do Recomeço.
KARINE GODOY
Karine Godoy é formada em Administração de Empresas pela PUCRS e pós graduada em Gestão de Negócios, Marketing e Pessoas pela ESPM SUL.
Durante 24 anos atuou em algumas áreas do principal veículo de TV aberta do Brasil, a Globo. Em 2010 passou a integrar a área comercial como executiva de conteúdo/merchandising, responsável pela comercialização dos produtos nos três estados do sul, sendo a primeira executiva representante desta linha de negócios fora do eixo Rio-SP. Grandes cases foram construídos com clientes do Sul, tais como: Olympikus, Lojas Renner, Tramontina, Hering, Malwee, calçados Dakota, Ramarim, Britânia, Unicasa, Grendene, dentre tantos outros tão importantes.
No período de 2016 a 2021 atuou como executiva 360, responsável por uma consistente carteira de clientes do RS e por prospecção, em todas as frentes de negócios da emissora.
De 2021 a maio de 2024 passou a integrar o time comercial da Band TV RS, comercializando todos os produtos de TV aberta e PAYTV, construindo a carteira de maior faturamento da emissora.
“Este novo desafio na H Mídia me deixa extremamente feliz, motivada e com gás para partir para o mercado vendendo produtos de qualidade e relevância da maior rede de mídia exterior do RS. Agradeço pela oportunidade ao Alexandre, João Pedro e Ceccon.”
SBT RS
Neste domingo (09) tem novidade na programação do SBT RS. A partir das 9h45 da manhã, o programa “Na Beira do Fogo com El Topador” estreia uma temporada especial diretamente do Texas, nos Estados Unidos. Após explorar os encantos da terra natal na temporada “Fronteira”, em Sant´Ana do Livramento, o apresentador e Mestre Parrillero Antônio Costaguta, o El Topador, convida os gaúchos a viajarem em uma aventura pelos sabores, paisagens e cultura do estado conhecido como a “terra do churrasco” norte-americana.
Com quatro episódios inéditos, a missão de El Topador é dupla: mostrar o paradoxo entre o estado do churrasco nos Estados Unidos e a cultura por trás do idealizador da maior plataforma de assados do Brasil, além de participar como o único especialista estrangeiro em um seleto rol de avaliadores do “Syndicate Smokedown & Music Festival”, uma celebração que une competições de churrasco, arte e música no coração do Texas.
Ao longo da temporada, El Topador vai desbravar as cidades de Austin, capital texana que dá o pontapé inicial à temporada, conhecida pelo cenário eclético de música ao vivo e pelas famosas churrascarias; San Antonio, sede do Álamo, uma missão espanhola do século XVII conservada como museu e com uma rica herança colonial; além de Fort Worth e Dallas, epicentros da cultura cowboy.
Dos trajes típicos aos festivais de música e gastronomia, a temporada especial “Estados Unidos” desvendará os encantos das tradições norte-americanas, além dos segredos por trás dos melhores assados do país em uma viagem única pelo território texano.
E em mês de São João, “Anonymus Gourmet” entra no clima da festividade, chegando com uma receita que vai fazer sucesso entre as quadrilhas. O cozinheiro mais querido dos gaúchos convida os telespectadores do SBT RS a acompanharem o preparo de uma deliciosa “torta junina”.
Já o “Masbah!” traz uma combinação um tanto quanto inusitada. O programa conhece um restaurante, na Zona Sul da capital, onde a estrela do menu é um hambúrguer com a junção de duas paixões dos gaúchos: carne e bergamota. Qual será o resultado dessa combinação de sabores?
Com o Dia dos Namorados chegando, a atração desmistifica os romances de filmes e novelas ao mostrar que nem toda vida à dois é um conto de fadas. O programa convida o comediante gaúcho Maikinho Pereira (@maikinhop) para “lavar roupa suja” com a esposa sobre um assunto polêmico entre os casais, mas que ao mesmo tempo pode render boas risadas: quais atitudes do teu par te incomodam?
A nostalgia também vai tomar conta com as fofoletes, famosas bonecas dos anos 90 que cabem na palma da mão. A atração conhece a artesã gaúcha responsável pela confecção dessas bonequinhas e mostra os detalhes do ateliê repleto das miniaturas que têm o tamanho de uma caixa de fósforos.
Além disso, o “Masbah!” visita a oficina de uma das profissões mais antigas do mundo: o sapateiro. A apresentadora Brunna Colossi conhece a sapataria do Seu Vitor, onde a tradição e o inconfundível cheiro de couro têm dado vida nova aos pares de sapatos dos gaúchos há mais de 70 anos.
E o quadro “Cancela ou Passa Pano” é destinado aos solteiros, afinal, até mesmo quem não namora tem problemas amorosos. A polêmica da vez é para aqueles que já foram enrolados por algum pretendente e viveram desilusões no amor.
PANVEL
Um mês após o início das cheias que atingiram o Rio Grande do Sul, a Panvel segue mobilizada para auxiliar as vítimas das chuvas. Reforçando seu comprometimento no cuidado com as pessoas e a comunidade gaúcha, mais de 190 mil itens foram entregues pela rede na última semana para instituições de auxílio e a colaboradores atingidos. As doações ocorreram em parceria com empresas da indústria, que se unem ao movimento de reconstrução do Estado.
Somente para o Conselho Regional de Medicina (CREMERS), a Panvel repassou 48 mil unidades de soro fisiológico fornecidos 500 ml pelo laboratório Farmax. Já para a Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado do Sul foram entregues mais 1.500 caixas de medicamentos contra leptospirose, somando-se às 500 doadas na semana anterior. Ao Município, um dos mais impactados pelas cheias no Estado, também foram doados 200 testes de leptospirose e 1 mil testes contra a Covid, estes fornecidos pela empresa EcoDiagnóstica.
A Panvel também entregou 144 mil tiras de fraldas infantis, doadas pela Dry Lock, ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, uma das principais instituições de saúde do Rio Grande do Sul. Dando continuidade à série de ações em auxílio de seus colaboradores, a empresa está entregando mais um lote de produtos de limpeza da fabricante Ypê para contribuir na limpeza das residências atingidas. Desde o início das cheias, foram disponibilizados para os colaboradores kits com itens de saúde e higiene, cestas básicas e vale-colchão, além do adiantamento do 13º salário.
CRA-RS
O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) está lançando um programa de mentoria para micro e pequenas empresas registradas no conselho. A iniciativa, ligada ao projeto Amplifica RS — da Câmara de Micro e Pequenas Empresa —, tem o intuito de auxiliar empresários atingidos pela tragédia climática que assola o Estado desde o início de maio e que destruiu muitos negócios. Segundo o presidente da autarquia, Flávio Abreu, a proposta é verificar os que necessitam de mentoria em áreas específicas, como financeira, logística, plano de negócios e captação de recursos.
Para ministrar essas mentorias, o conselho irá montar um banco de dados com profissionais voluntários registrados e adimplentes e que possam atender esses empresários. As inscrições para os voluntários interessados já estão abertas e a expectativa é que o projeto tenha início já no mês de junho. O presidente do CRA-RS esclarece que as mentorias serão feitas de forma voluntária, sem custo e sem vínculo empregatício entre o mentor e a empresa beneficiada.
A ideia inicial era que o projeto tivesse um piloto em Bagé e Uruguaiana. Porém, com a situação de tragédia que o Estado enfrenta, o CRA-RS optou por atender todos os micro e pequenos negócios registrados e adimplentes na entidade. “Neste momento tão difícil que estamos passando, precisamos juntar esforços para fortalecer nossa economia e reconstruir o Rio Grande”, destaca Abreu.
FUNDAÇÃO GERAÇÕES
A partir desta quinta-feira, 06/06, estão abertas as inscrições para Chamada Pública Emergencial, realizada pela Fundação Gerações (FG), via Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT), com o objetivo de apoiar organizações da sociedade civil (OSC) de Porto Alegre e de Canoas que tenham sofrido danos em suas estruturas de serviços comunitários.
O apoio será realizado com recursos mobilizados via Linha emergencial do Fundo Porto de Todos, lançada pela Fundação Gerações para enfrentamento da crise provocada pela enchente. Serão selecionadas até cinco OSCs com sede nos bairros Arquipélago, Navegantes e Humaitá em Porto Alegre e Mathias Velho e Harmonia em Canoas para receberem o apoio técnico e capital semente de R$ 20 mil para reformas e melhorias nos espaços.
“Nosso propósito é, com ações ágeis, estar ao lado das organizações que estão necessitando de ajuda para retomar as atividades em apoio as suas comunidades”, explica a coordenadora-geral da FG, Karine Ruy. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho, e a divulgação das selecionadas está programada para ocorrer na metade do mês a fim de que as OSCs possam receber os recursos a partir do início de julho.
O FCPT foi lançado no final de 2023 a partir da experiência da FG no programa Transformando Territórios, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), financiada pela Charles Stewart Mott Foundation. É um instrumento para mobilização contínua de recursos e investimento em demandas estratégicas mapeadas de forma colaborativa pela FG, organizações sociais e lideranças comunitárias de Porto Alegre e Região Metropolitana.
MOLTBE
Para a noite dos namorados, a casa prepara um menu arrebatador, coberto de alquimia e pratos que são um deleite da gastronomia espanhola. Entradas, pratos principais e sobremesas fazem parte do cardápio do jantar. Com valor de R$ 350,00 o casal, é possível escolher duas opções de cada especialidade. Um presente personalizado também espera os apaixonados, que ainda desfrutarão de um ambiente aconchegante, ao som da música do pianista Osmar Souza.
Rodeado de natureza, o restaurante fica em meio à centenária Floricultura Winge, no Bairro Tristeza. Climatizado e com estacionamento no local, o MoltBe tem um colorido próprio. Pinturas que fazem alusão à arte e à cultura da Espanha se misturam a mesas adornadas com flores, além de um cantinho especial, decorado pelo reconhecido arquiteto Ivan Andrade.