ENTREVISTA COM MARIA EDUARDA DE LIZ PERGHER
1. Quem é a Maria Eduarda De Liz Pergher, a Duda?
A Duda é curiosa. São 28 anos sendo inconstante e inconformada – no melhor sentido das palavras. Nascida na capital gaúcha e criada em uma casa com 4 mulheres absurdamente fortes e distintas, a Duda que existe hoje carrega na personalidade um pouquinho de cada uma delas somada a uma inevitável transformação diária.
Aos 17 anos ingressei no curso de Relações Públicas mas a Publicidade me conquistou pouco tempo depois. Migrando em diferentes áreas, cada dia descobrindo novas paixões e complementando paixões antigas. Atualmente lidero o time de marketing do SBT no Rio Grande do Sul, que me permite atuar em áreas que amo e me desenvolvo diariamente: gestão de projetos, negócios e planejamento – tudo isso atrelado ao audiovisual e conteúdo de marca.
2. Ser inquieta, fazedora, pronta pra tudo, veio de onde?
Tive uma base muito sólida e muito trabalho. Minhas maiores inspirações estavam dentro de casa – minha vó, mãe e duas madrinhas – e nós nunca tivemos muito tempo pra pensar ou nos acomodar, precisávamos sempre agir. E acredito que essa tenha sido a principal influência para eu ter me tornado tão inquieta e resolvedora. Claro, ter saído de casa cedo e a jornada que eu trilhei no mercado só potencializou essas virtudes. Há 10 anos eu era Estagiária de Marketing no Totosinho – que foi o estágio que me fez trocar de curso. Depois disso, passei pelo segmento imobiliário, tecnologia e automação, agência.. para finalmente entrar em um veículo (primeiro RBS e depois SBT), onde me apaixonei ainda mais pela comunicação e entendi a responsabilidade que é fazer parte desse segmento.
3. O veículo de comunicação, com base na televisão exige mais atenção em entrega, audiência, programação, apoiado pelo marketing?
Eu costumo dizer que, na nossa realidade local, o marketing é um grande hub entre várias áreas e cada vez mais precisamos estar integrados e com uma comunicação fluída para que tudo dê certo.
Da concepção à entrega de qualquer projeto, que sai pelo marketing – seja institucional ou comercial – muitas áreas são envolvidas: produto – jornalismo e entretenimento – programação, opec, operações, comercial… enfim, é uma teia de pessoas enorme para fazer acontecer e precisamos de sinergia para realizar essas entregas.
Mas também precisamos entender que a televisão agora vai muito além da audiência em pontos! Estamos contando e construindo histórias, entregando conteúdo personalizado para as marcas e repercutindo em diversas plataformas que também fazem parte da TV e que complementam o público que antes ficava apenas assistindo do sofá. E claro, não basta construir uma narrativa linda sem entender quem é o telespectador e qual dos nossos produtos vai fazer mais sentido para cada marca. Esse é um estudo fundamental para a assertividade da mídia e para que ela traga a conexão e identificação esperada.
3. Mais do pouco e menos do mais é assim o nosso momento?
Eu acredito que no atual momento, se tem uma coisa que não podemos ter são imposições. Tudo é uma questão de objetivos, necessidades e compreender limitações. Eu gosto muito de fazer “mais do pouco”, gosto de testar ideias e processos novos. Gosto de tirar colegas e marcas da mesmice, mas é um processo que deve ser feito com cuidado, planejamento e argumentação.
O mercado e os consumidores cada vez mais nos demandam fazer diferente, mas dependendo da situação o “mais do mais” – sendo bem feito – funciona, sim. Vejo muitas marcas tentando “inovar” e se perdendo completamente do seu target e propósito. É preciso haver equilíbrio e estudo.
Sigo diariamente provocando fazermos diferente e pensarmos além do que é seguro e confortável, mas com consciência de não descartar – e sim aprimorar e reinventar – o que já foi feito para dar resultados melhores!
4. Duda na intimidade no espaço livre?
Sempre cercada de muitos amigos e da minha família – eles me motivam e inspiram para que eu siga em movimento – mas que eu também entenda que são necessários momentos de desacelerar! Se tem que organizar alguma coisa – seja viagem, aniversário, show, o que for – sempre sobra pra mim (e isso não é uma reclamação). Adoro acampar mas também sou bem urbana e rueira. Muito conectada e movida à música – praticamente todo o tempo que posso estou ouvindo alguma das milhares de playlists que fui criando – mas infelizmente nunca consegui dominar nenhum instrumento (já tentei piano, violão, pandeiro…).
Sou “ajuntada” com o Rafael há quase 5 anos, meu parceiro de vida. Temos uma gata maravilhosa, a “Clara Nunes”, mas ela atende mais por “Gata Gorda” e dinda de uma dupla que traz a leveza e alegria que preciso: O Antônio e a Maria Antônia – os melhores presentes que minhas dindas poderiam me dar. Mas uma coisa pode ter certeza: a Duda de hoje não é a mesma Duda de ontem e também é diferente da de amanhã – seguimos evoluindo!
MOOVE
Laila Spadari assumiu a Diretoria de Atendimento do Núcleo Institucional da Agência Moove. A publicitária, formada pela PUCRS, é responsável pela supervisão e pela gestão da equipe de profissionais de atendimento das contas públicas e institucionais, acompanhando os processos on e off-line em suas etapas de relacionamento, planejamento, criação, produção e entregas para os clientes. Laila Spadari atuava como executiva de Contas na Suno Paim.
“A Moove é uma agência muito respeitada no mercado. Tem marca e história, principalmente no atendimento às contas públicas e institucionais, como Banrisul, Assembleia Legislativa e Conselho Federal de Contabilidade (CFC), uma área com a qual sempre gostei de trabalhar”, relatou.
Há mais de dez anos atuando no mercado publicitário, Laila tem larga experiência na área de atendimento. Ela já trabalhou na Matriz, na Competence, no Grupo Austral, na Escala e na Paim. E, ainda, desenvolveu estratégias para importantes marcas como Senac-RS, Sesc-RS, Governo do Estado do RS, Agibank, Shoppings Almeida Júnior, Cabify, Prefeitura de Canoas, Prefeitura de Pelotas, Grupo InBetta, Grupo Herval, Cassol, Grupo AMC e brMalls.
KANTAR IBOPE MEDIA
No próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, entre 10h e 11h, a Kantar IBOPE Media fará o lançamento para a imprensa do Inside Radio 2022.
Será uma edição especial do estudo, em celebração aos 100 anos do rádio, reunindo os insights mais atualizados sobre o meio, que atualmente está em todos os ouvidos, olhos e na palma das mãos, seja no dial, no podcast, via streaming ou nas mais diferentes telas, acompanhando a evolução do consumo de mídia pelos brasileiros.
A coletiva online será conduzida por Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media, e Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da empresa.
FEEVALE
Marcando o mês da criança, em 18 e 19 de outubro acontece o VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria, com o tema Infâncias, Mídia e Violências no Século XXI. O evento busca refletir junto à comunidade acadêmica acerca dos diversos tipos de violência que acometem as crianças e que são atravessadas por sua relação com as mídias no século XXI. De abrangência internacional, a atividade é gratuita e conta com uma programação híbrida, com palestras presenciais que serão transmitidas ao vivo e apresentações de trabalhos de modo virtual, acolhendo pesquisas acadêmicas e relatos de experiência.
Iniciativa do grupo Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale, liderado pela professora Saraí Schmidt, o Seminário Criança na Mídia traz em sua programação palestrantes de renome, como Gladis Kaercher, doutora em Educação. O evento integra o I Seminário Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescência – Recria, ação com proposta itinerante da Rede Recria, formada por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia. A Recria e o Criança na Mídia são responsáveis, por sua vez, pela coordenação dos Grupos de Trabalho (GTs) – que estarão com inscrições abertas para a submissão de resumos até este domingo, 11 de setembro, pelo hotsite do evento www.criancanamidia.com.br/seminario. A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.
O VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão. São princípios norteadores os estudos que versam sobre infâncias e juventudes e suas confluências com os processos midiáticos e culturais. O encontro visa gerar a produção de conhecimento interdisciplinar entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com as culturas infantis (profissionais da comunicação, educação, direito, psicologia, marketing, sociologia, games etc). O evento acadêmico terá, ainda, participação de professores da rede pública. A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam, também, o território escolar.
Programação:
Dia 18 de outubro
19h – Conferência de abertura: Mídias, infâncias, violências de raça e gênero, com Gladis Kaercher, doutora em Educação e docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mediação de Marina Mentz, jornalista
Dia 19 de outubro
GTs simultâneos: 8h30min às 12h
GT1 Mídia, Infâncias e Gênero
GT2 Infâncias e Processos de Comunicação
GT3 Mídia, Infâncias e Raça
GT4 Infâncias e Linguagens comunicacionais
14h – Mesa: Mídia, Infâncias e Violências
Convidadas: Ângela Farah, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada ao Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Karina Barbosa, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Ingrid Martins, doutoranda em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso Argentina)
Inscrição de pesquisas acadêmicas, práticas extensionistas e relatos de experiência:
Inscrição gratuita: até 11 de setembro
Normas e submissão pelo hotsite oficial do evento:
www.criancanamidia.com.br/seminario
*A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.
Acompanhe o seminário nas redes:
Facebook: facebook.com/criancanamidia
Instagram: @criancanamidia | @rederecria
Twitter: @criancanamidia
Site oficial Criança na Mídia: www.criancanamidia.com.br
Site oficial Rede Recria: https://rederecria.com.br
SBT RS
“Anonymus Gourmet”. Quando viajamos, ele se inspira em fato spara criar a receita da vez.
Já no domingo tem “Na Beira do Fogo com El Topador” no SBT Rio Grande do Sul. O Mestre Parrillero Antonio Costagu.
O “Masbah!” é exibido aos sábados a partir das 12h no SBT Rio Grande do Sul.
“Na Beira do Fogo com El Topador” vai ao ar nos domingos a partir das 9h30, logo após a edição especial do “Masbah!”
SINAPRO RS
O 1º Encontro de Agências do Grupo Diário deve movimentar o mercado da comunicação e as agências de propaganda de Santa Maria/RS com conteúdo enriquecedor e inédito na região. Agendado para a próxima terça-feira (13/09), das 18h às 20h30min, na sede do Diário (Faixa Nova de Camobi, 4975), o encontro presencial contará com palestra do presidente do Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro RS), Juliano Brenner Hennemann. O presidente da entidade e diretor-executivo da agência SPR falará para a plateia às 18h50min sobre o tema “Como fazer do ordinário, extraordinário: a estratégia e a criatividade empoderando as marcas”.
O evento promovido pelo Grupo Diário contará, ainda, com painéis do presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Daniel Queiroz, que discorrerá sobre “Transforma: caminhos sustentáveis para a transformação das agências”, e do presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Fernando Silveira, com o tema “Vai uma dose de inteligência aí? Propaganda, estratégia, relevância: quem quer e quanto se paga por isso?” O 1º Encontro de Agências terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Diário, podendo, assim, ser acompanhado por quem não puder participar presencialmente.
“Será um momento ímpar de aproximação, troca de experiências e ampliação das conexões e da sinergia entre o Sistema Sinapro/Fenapro, a ARP e as agências do mercado da região de Santa Maria”, afirma Juliano Brenner Hennemann.
A agenda do presidente do Sinapro RS em Santa Maria contempla, ainda, a participação no evento promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na quarta-feira (14/09), às 9h. Hennemann palestrará para os acadêmicos e professores do curso de Publicidade e Propaganda da instituição sobre “Realidade de mercado em agências”, dividindo a mesa com o presidente da ARP, que abordará a “Publicidade na Atualidade”.
SHOPPING TOTAL
Já está no ar a campanha promocional do Prêmio Todo Dia, TOTAL Toda Hora, do Shopping TOTAL, de Porto Alegre (RS). A ação busca envolver os consumidores em uma promoção inédita, com prêmios diários de setembro a novembro e, em dezembro, de hora em hora. O grande vencedor será conhecido em 2 de janeiro de 2023, com o sorteio de um Jeep Compass no final da promoção.
“O diferencial desta ação é a intensidade e volume das premiações. O Prêmio Todo Dia, TOTAL Toda Hora veio para estimular as pessoas a aproveitarem e experimentarem mais as novidades do Shopping, que é conhecido pela variedade de opções e conta com um mix de mais de 350 lojas, sendo que quase a totalidade de operações participa desta ação”, diz, ao reforçar que a campanha deve aumentar em 15% o número de pessoas que circulam pelo TOTAL mensalmente, alcançando quase 1 milhão.
O material é composto por VT (https://youtu.be/8swwodhorV8), jingle, anúncio em banca de revista e peças digitais, ficará no ar até a 2 de janeiro de 2023, e pode ser visto nas redes sociais e cinema.
“A campanha quer mostrar o quanto pode ser contagiante a alegria de estar aqui dentro do TOTAL, um ambiente com muitas opções no mix para lazer e compras. Agregamos a isso uma promoção ‘fora de hora’ para contemplar as compras que são feitas em momentos que não estão no calendário oficial do comércio, como Natal, Dia das Mães, etc. É por isso que buscamos colocar tanta alegria nas cores da campanha, no jingle, na dança. Queremos que as pessoas se divirtam e brinquem com a sorte, podendo ser agraciadas com muitasTotaletas [os vales-compra do TOTAL] e, quem sabe, um carro novinho”, ressalta o diretor de arte Hermes Machado,
Mais de R$ 500 mil no Prêmio Todo Dia, TOTAL Toda Hora
Esta promoção vai premiar os clientes em R$ 1 mil em Totaletas* por dia (vales-compra para serem utilizados exclusivamente nas operações do TOTAL), de 1ª de setembro até 30 de novembro. Em dezembro, serão sorteados R$ 1 mil de hora em hora. A dinâmica é cumulativa: quem ganha pode colocar seu cupom de volta na urna para continuar concorrendo. O grande vencedor da supercampanha será conhecido em 2 de janeiro de 2023, com o sorteio de um Jeep Compass no final da promoção.
*Clientes da Unimed Porto Alegre têm direito a cupons em dobro.
Ficha técnica:
Shopping TOTAL
Criação: Hermes Machado
Produção: Vinicius Antunes
Redes Sociais: Thiago Wiedemann
Assessoria de Relacionamento: Tatiana Bandeira
Coordenação de Marketing: Luciana Dall Ago
Gerente de Marketing: Silvia Rachewsky
Equipe
Produtora: Estúdio Solo
Diretor de Cena: Gabriel Xavier
OP Câmera: Henrique Strieder
1° assistente de câmera/foquista: Bernardo Appel
Assistência: Assis Eugênio Soares Dahmer
Produção: Julia Augsten
Atendimento Comercial: Carol Freitas
Coreógrafa: Carú Arísio
Produção de Moda: Manuela Mechen
Assistente de Moda: Isabella da Silva
Produção de Beleza: Everton Carnini
Assistente de Beleza: Cristina Batista
Produção Jingle: Henrique Sommer e Mad Trilhas
Casting
Homem1: Kauê Sant’Anna Soares
Homem2: Marco Antonio Fillipin Rodrigues
Vendedora1: Fernanda Kirsch Bergonsi
Mulher1: Aline da Silva Centeno de Oliveira
Mulher2: Renata Cáceres Lorenzi
Mulher3: Mariana Catalane Arocha Frantzeski
Mulher4: Andressa Fernandes Matos
Senhora1: Rose Mary Becker
Figurante1: Cássio Iribarrem Bernardes
Figurante2: Polyana Sabini de Mello
Figurante3: Maílson Fantinel D’Ávila
Figurante4: Mateus Machado Bokerskis
Figurante5: Mariah da Costa Hartmann
FORBES BRASIL
A edição que marca a publicação número 100 da Forbes no Brasil e celebra seus 10 anos no país traz a tão esperada lista dos bilionários brasileiros. Em 2022, o ranking conta com 290 nomes, 25 a menos que em 2021. Confira abaixo os nomes dos 10 primeiros bilionários da lista:
1. Jorge Paulo Lemann: R$ 72 bilhões
2. Eduardo Luiz Saverin: R$ 52,8 bilhões
3. Marcel Herrmann Telles: R$ 48 bilhões
4. Carlos Alberto da Veira Sicupira e família: R$ 39,85 bilhões
5. Jacob, Esther, Alberto e David Safra: R$ 38,9 bilhões
6. Vicky Sarfati Safra: R$ 37,5 bilhões
7. André Santos Esteves: R$ 29,7 bilhões
8. Luciano Hang: R$ 24,5 bilhões
9. Alexandre Behring da Costa: R$ 24 bilhões
10. Joesley Mendonça Batista e Wesley Mendonça Batista: R$ 22,5 bilhões (cada)
A edição mais aguardada do ano traz ainda uma reportagem sobre empresários e filantropos que têm atuado de forma mais coordenada e unindo colaborações para causas mais específicas como combate à fome, crianças carentes e desemprego.
Também é destaque a reportagem sobre os brasileiros que vêm dominando os imóveis de luxo em Portugal. Esse mercado movimentou 30 bilhões de euros em 2021.
Forbes Agro mostra como o Brasil se prepara para ser o maior exportador global de algodão nos próximos 10 anos. Já ForbesLife traz uma entrevista com o artista Gabriel Wickbold, que acaba de abrir uma galeria em Londres e mira a internacionalização de sua carreira.
Rita Wainer, a artista que já foi estilista e enveredou para obras em grande escala, fala sobre sua estreia como atriz, ao lado de Cauã Reymond, em “A Viagem de Pedro”.
A edição já está nos aplicativos na App Store e na Play Store.
PRÊMIO COLUNISTAS SUL
Mais uma vez a agência porto-alegrense Abajur Propaganda se colocou entre as mais premiadas do Sul do país no Colunistas. O júri do mais tradicional prêmio da propaganda brasileira selecionou o spot criado pela agência para promover a própria campanha como único premiado da categoria Aproveitamento do Meio. O anúncio “O Que Você Escuta” levou o bronze na subcategoria Rádio e o júri não distribuiu nenhum outro prêmio nesta ou nas outras subcategorias relativas ao uso estratégico de mídia.
A peça utilizava por trás da locução tradicional uma frequência de 16.000 Hertz que em média só jovens podem ouvir e convidava os mesmo a acessarem um hotsite especificamente orientado para a faixa etária.
Escute: https://www.instagram.com/p/CVDuPQEAx5Q/ (Produção da Abajur e locução de Marília Feix)
Anúncios da agência ainda ficaram selecionada para o shortlist de quatro outras categorias, fazendo da Abajur a agência com campanhas classificadas para mais categorias e a segunda colocada em número de shortlists entre as concorrentes dos três estados do Sul.
As outras peças de destaque da Abajur foram: ‘Trilha do Kiwi’ em Branded Content e ‘Borboleta Monarca’ em Técnica para Silvestrin, ‘Colheres’ em Mídia Impressa e ‘Alfredo’ em Rádio para Associação Brasileira de Angus.
O filme ‘Borboleta Monarca’ foi shortlist da categoria Técnica referente a Texto ou Letra de Jingle em Filme ou Vídeo (Produção da Abajur e locução de Edo Portugal)
TV POR ASSINATURA
Desde janeiro que o serviço de TV por assinatura vem perdendo acessos, sendo que a cada mês há uma queda no número de assinantes. De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento perdeu 6,7% dos assentos de janeiro a julho deste ano.
Em janeiro, a TV por assinatura registrou 15,9 milhões de acessos, mas foi caindo ao longo do ano, restando apenas 14,8 milhões no mês de julho. Em comparação ao mês de junho, a redução foi de 1,5% e 9,3% no comparativo com o mesmo período do ano de 2021.
Atualmente, há 7 usuários para cada 100 habitantes no país, sendo que a maior produção é no Sudeste, com densidade de 9,1 a cada 100 moradores. Em seguida vem a região Sul, com 6,8 acesso a cada 100 pessoas. No percentual de queda, entre junho e julho, o Sul apresentou a maior, com 2,2%, seguida do Centro-Oeste, com uma redução mensal de 1,8%.
Confira o número de acesso de janeiro até julho:
- Janeiro – 15 920 001
- Fevereiro 15 828 771
- Março – 15 663 885
- Abril – 15 529 589
- Mao – 15 256 293
- Junho – 15 085 005
- Julho – 14 853 338
Em relação às operadoras, a Claro é a líder do mercado tendo o maior número de acessos no segmento, com 6,4 milhões, seguida da SKY com 4,1 milhões, Oi, somando 2,6 milhões e Vivo, com 1,0 milhões de assinantes.
Confira o ranking:
- Claro – 6 519 493
- Sky/At&T – 4 168 668
- Oi -2 928 941
- Vivo – 1 033 238
- Tecnoserve Provedores Digitais Ltda – 43 769
- Brisanet – 37 403
- NossaTV – 31 520
- Opção Net Informatica – 31 095
- Cabo – 24 311
- Unifique – 23 411
- Outros – 243 156
Saiba qual é a operadora que tem dominado os serviços de telecomunicações no Brasil. Preparamos um material relacionado aos principais players do mercado: TIM, Vivo, Claro e Oi.