NOTAS DA SEMANA – 10/05/2024

max

ENTREVISTA COM MAX ALEXANDRE RATHKE

1. Quem é Max Alexandre Rathke?

Prazer Max. Sou filho de militar do interior e de uma professora carioca. Cristão Luterano desde que me conheço por gente. Fui seminarista em São Leopoldo e nesse tempo virei ator de teatro amador. Depois reprogramei minha vida e voltei pra minha terra – Santa Maria e me formei em PP pela UFSM. No final do curso já me mudei para POA e comecei minha trajetória dentro das agência, onde passei grande parte da minha vida. Tive minha agência e fechei. Fui professor durante 7 anos na ESPM. Fui Executivo do SINAPRO. Executivo Comercial na Ativa. Fiz muita coisa após a pandemia até virei sócio de um negócio de construção e reforma e agora voltei para o negócio e estou como Head de Atendimento na Protarget, junto com uma equipe apaixonada por marcas. Me reencontrei nesse negócio.

2. Como professor e profissional sempre fostes um cara preocupado com o processo criativo?

Tiva a grata satisfação de dar aulas na ESPM e confesso que aprendi mais do que ensinei. Eu acredito que todo o profissional que atua em publicidade e, especialmente, em agência tem seu pé, sua cabeça a serviço da criatividade. Mesmo sendo tão questionada como modelo de negócio, as agências ainda trabalham orientados para o processo criativo. Todos dentro dessa estrutura trabalham para achar uma forma única, própria e relevante para se diferenciar como marca e como negócio.O desafio atual é integrar cada vez mais ferramentas nesse mosaico de possibilidades criativas para explorar e se relacionar com seus públicos e consumidores.Então, mais do que nunca, o processo criativo conta muito e faz a diferença.

3. A necessidade de empreender te motivou a ser mais conhecedor de todas as áreas da comunicação?

Nene, tu falou corretamente: “a necessidade de empreender”. Foi por necessidade. A gente quando inicia a empreender não tão a mínima ideia do que isso representa e do impacto que isso causa nas nossas vidas. E tu sabe bem disso.Mas, com certeza, quando a gente vira “dono” a gente entende na pele como funciona cada parte desse negócio e por tabela dos negócios dos nossos clientes e anunciantes.

É um aprendizado constante. E aí a gente muda a discussão com nosso clientes. A gente entende e sente na pele a questão de investir, de ter retorno, de lidar com equipe e de construir negócio com posicionamento e alma. Eu confesso que não é pra qualquer um ser um empreendedor. Mas, se quiser saber os limites pessoais e profissionais faça isso e tenha na prática um pós graduação, mestrado, doutorado… mas, é algo transformador.

4. Max em casa com as filhas, família e amigos?

Tchê, acho que mudei muito depois de casar com a Sabrina. Até então os relacionamentos que tive foram praticamentes todos com publicitárias. Como sempre ouvi e repetia – a gente pro-criava em cativeiro. Vivi anos dedicados ao trabalho e a maioria das amizades também estava bem pertinho.Logo que iniciamos o relacionamento eu a Sabrina já tivemos a supresa de uma gravidez, que não deu certo. Depois treinamos bastante e aí veio a Maria Julia, hoje com 8 anos e logo após a Maria Flor, hoje com 5 anos.Mudou tudo. Fechei a agência em meio a crise. E vi que tem vida além das agências.Sou quem põe a linha dura em casa. Mas, adoro um churrasco com a família da minha mulher que mora em Porto Alegre, ou ir para o interior visitar a minha família. E ainda mantenho os amigos e colegas da UFSM que são parte da família que está sempre ao meu lado.Acho que é um dos orgulhos que tenho nesse mercado também, os amigos e irmãos que conquistei ao longo do tempo e que é tão bom conviver e reencontrar por esse nosso mercado.

Acho que gosto dessa história de propaganda porque gosto de gente. Mas, gente de verdade. Isso vale para amigos, publicitários e clientes.

GOVTECH SUMMIT

Devido a atual situação do Rio Grande do Sul, foi decidida pela transferência do GovTech Summit, pois teremos um longo caminho na reconstrução do Estado. Portanto, sem espaço para eventos na agenda social, econômica, política e tecnológica do Estado do Rio Grande do Sul.

O evento segue com sua realização em 2025, no centro de eventos da PUCRS e logo divulgaremos a nova data. Desde já, queremos deixar nosso convite para que você siga como palestrante em 2025.

Com o GovTech Lab, temos um compromisso em conectar governos a tecnologias. Assim, até lá seguiremos em comunicação e ativos, tais como o projeto no qual estamos junto à SICT/RS realizando o mapeamento de soluções e projetos desenvolvidos para a prevenção e mitigação de danos resultantes de desastres naturais no Estado.

Em breve será divulgado o comunicado oficial da transferência do GovTech Summit e reembolso dos ingressos, mas decidimos deixar a informação antecipadamente para você.

GAVRS

O Grupo de Atendimento de Veículos do RS está pedindo a ajuda de todos através de doações para ajudar colegas e profissionais que perderam todos seus bens nas enchentes do estado num momento delicado de calamidade pública.

Ao todo são 8 pessoas já contabilizadas, independente de ocuparem cargos em veículos ou agências de comunicação/publicidade.

Contamos com a solidariedade de todos!

CHAVE PIX:
CNPJ 18.731.230/0001-96
(Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul)

Telefone para contato: +55 51 98162-9715 (Mara Bussolin)

CENTRAL SICREDI

A excelente profissional com larga e bem vivida experiência na Fecomercio e Unicredi ANNA QUADROS é a nova gerente de comunicação da Central da Cooperativa Sicredi.

Acerta em cheio o Sicredi em colocar nessa posição tão importante uma executiva altamente capacitada.

UNIMED POA

Apesar de várias entrevistas com executivos de qualidade e experiência comprovada a Unimed POA ainda não decidiu a gerência de comunicação de seus produtos de liderança incontestável no mercado.

ENCHENTES

  • O Grupo Sinos viabilizou a impressão dos jornais da RBS em seu parque gráfico não afetado pelas águas.
  • Rádio Guaíba operando no morro Santa Tereza.
  • O parque gráfico do Correio do Povo foi totalmente afetado.
  • A RDCTV sofreu o maior prejuízo e está fora do ar sem data para voltar.
  • Folha de São Paulo permite que seu chargista Jean Galvão publique charge agressiva e idiota das cheias, muito LAMENTÁVEL!
  • Várias empresas de OOH estão em baixo d’agua e seus equipamentos em observação total.
  • Bandidos estão assaltando refugiados e roubando seus pertences, assim como os veículos que de resgate.
  • Postos de gasolina, caminhões pipas, vendedores de água e produtos essenciais que estão violando e roubando.
  • A população de Porto Alegre e cidades vizinhas fugindo para o litoral enfrentando trânsito de mais de 5 horas.
  • O Grupo Imobi está colocando toda a sua frota para salvar vidas.
  • O GAVRS, mais uma vez sendo solidário e atuante, está minimizando as perdas de colegas profissionais do mercado independente de serem sócios.

PREPARE MÍDIA

Chega ao mercado uma nova agência totalmente dedicada a ações em OOH e ativação de marca. Encabeçada pelo publicitário Erikson Assis, com larga vivência nessa área, a Prepare Mídia tem como proposta trabalhar com planejamento de OOH e ações de Live Marketing.

“A Prepare Mídia terá a responsabilidade de captar as melhores soluções e oportunidades dentro do calendário brasileiro, sejam eles, patrocínio de eventos esportivos, corporativos, festivais, feiras, summits e tudo isso atrelado a entrega de mídia OOH em torno das ativações de marca”, define Erikson.

Mas, ainda segundo o executivo à frente da nova agência, “acredito que, além de trabalharmos com plataformas de Mídia Exterior, que hoje é cada vez mais forte e essencial em qualquer plano de marketing das empresas, é possível criar conexões e experiências relevantes e impactantes entre marcas e consumidores.”

Erikson Assis fez Publicidade e Propaganda pela USJT – SP, com uma carreira compreendendo a Cia de Notícias CDN, a agência McCnn Erickson, Ogilvy & Mather onde trabalhou com uma equipe exclusivamente dedicada ao OOH, Três Meios, Grupo RBS de Comunicação, Rede TV, até assumir o cargo de Diretor Comercial na TV Bandeirantes onde se projetou com alto desempenho e visibilidade junto a clientes e agências. Recentemente, retornou ao mercado de OOH, assumindo o cargo de Diretor Comercial e Novos Negócios da Sinergy Novas Mídias.

Agora, o publicitário parte para seu projeto solo, implementando, em sua nova empresa, a Prepara Mídia, seu conhecimento de mercado e sua vasta experiência em projetos de OOH.

KWAI

Na última terça-feira, 7, a banda Fresno promoveu uma live transmitida no perfil do Podpah no Kwai para arrecadar recursos para as vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana, e os números alcançados bateram recordes.

Durante as cinco horas de transmissão ao vivo, a ação resultou em R$ 2.089.355,97 arrecadados por meio de doações via PIX. A mensagem de apoio e esperança ecoou amplamente, ultrapassando as fronteiras da transmissão, com um total de 302.667 espectadores no perfil do Podpah no Kwai. A empresa contribuiu com uma doação de R$ 1 milhão para as pessoas afetadas pelas enchentes no Estado.

A live contou com a participação de artistas como Ludmilla, Seu Jorge, Pitty e outros conhecidos no cenário nacional, e a colaboração mostra o impacto positivo que a união em prol de uma causa como essa pode alcançar. Além do Kwai, a transmissão aconteceu simultaneamente no canal do Podpah no YouTube e em mais 6 canais.

GRUPO STEFANINI

O Grupo Stefanini, referência em tecnologia aplicada a negócios e presente em 41 países, terá pela primeira vez um Chief Marketing Officer (CMO) Global. A partir de agora, quem assume essa posição é Guilherme Stefanini, que também é CEO da Haus, plataforma de serviços de marketing composta pela Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal.

O executivo, que conciliará as duas funções, tem pela frente a missão de escalar a oferta das soluções de marketing globalmente e de reforçar a imagem do grupo muito além do mundo da tecnologia. Atualmente, o Grupo Stefanini está focado em seis principais áreas de negócios: Analytics e IA; Banking e Meios de Pagamento; Cibersegurança; Indústria 4.0, Marketing e Tecnologia.

“Estou muito feliz de assumir o desafio de mostrar globalmente o valor da marca e os resultados que estamos alcançando em vários clientes com soluções de ponta a ponta, impulsionadas pela inteligência artificial – tecnologia com a qual trabalhamos há mais de 12 anos. Em parceria com as equipes de marketing regionais, tenho certeza de que encontraremos oportunidades para colocar a marca em um novo patamar”, afirma Guilherme Stefanini, que

atuará com um Comitê de Marketing formado por lideranças globais e por um especialista externo a ser definido.
E para atingir esse objetivo, o CMO Global utilizará sua expertise à frente da Haus, que tem crescido cerca de 30% ano a ano, com resultados vertiginosos em vários de seus clientes. Em um grande banco brasileiro, a utilização da solução proprietária de IA do Grupo Stefanini, em conjunto com algumas ferramentas de marketing da Haus, permitiu gerar insights que resultaram na redução de 85% no tempo de processamento.

Já em uma renomada empresa brasileira de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, com forte presença no e-commerce, o Grupo Stefanini explorou a conexão entre inteligência artificial e a criatividade no marketing. Por meio de escuta ativa e insights sociais, identificou-se a oportunidade de relançar uma fragrância nostálgica, utilizando o poder emocional das memórias olfativas. A IA foi aplicada em toda a campanha, resultando em um engajamento significativo da comunidade, alcançando 42% acima da meta de desempenho em apenas 10 dias, com uma média de 17 produtos vendidos por minuto durante o ciclo de vendas.

No mercado de telecomunicações, as soluções da plataforma de marketing do Grupo Stefanini já propiciaram a uma grande operadora redução de 80% no tempo dedicado à sustentação e ações corretivas, 90% em processamento e 60% na produção de relatórios. Com o uso de IA para hiperpersonalizar a comunicação com clientes, uma das maiores operadoras com atuação no Brasil alcançou 6% de receita incremental e reduziu 9% no churn (perda de clientes em um determinado período).

“Precisamos tornar mais evidente como já atuamos de maneira colaborativa na geração de valor para os clientes, o que nos leva a ter relacionamentos muito duradouros e com resultados tangíveis que reiteram o potencial de qualidade de entrega do grupo”, destaca o CMO.

Formado em Administração de Empresas na FGV-EAESP, Guilherme Stefanini iniciou sua carreira trabalhando em Investment Banking e Consultoria Estratégica. Na Stefanini, gerenciou operações de tecnologia e desenvolvimento de novos serviços digitais. Liderou a Stefanini Ventures, braço de novos negócios da Stefanini que conta com mais de 30 empresas, alavancando – durante o período de cinco anos – as vendas em seis vezes. Também organizou o Leading Digital Tranformation Programme, uma parceria entre o Grupo Stefanini e o INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo.

FUNDAÇÃO GERAÇÕES

O Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT), criado pela Fundação Gerações em dezembro de 2023, passa a ter uma outra dimensão. Idealizado a fim de mobilizar recursos financeiros e apoio técnico capazes de potencializar iniciativas de base comunitária nas áreas mais vulneráveis de POA e Região Metropolitana, contempla atuação motivada pelos eventos climáticos extremos que castigam o Rio Grande do Sul.

O Fundo já realiza um primeiro ciclo de apoio voltado a seis negócios de impacto socioambiental periférico. “Mas, diante da calamidade que se abate sobre o RS, alteramos nosso planejamento e abrimos uma linha emergencial destinada a apoiar processos de regeneração das comunidades atingidas pelas enchentes”, detalha a coordenadora-geral da FG, Karine Ruy.

O FCPT foi elaborado a partir da experiência da FG – instituição em atividade há 15 anos – no programa Transformando Territórios, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), financiada pela Charles Stewart Mott Foundation.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.