NOTAS DA SEMANA – 12.07.2024

turi

ENTREVISTA COM TURI

1. Quem é Turi?

Turiassú Silva — Turi Silva — 59 anos, 45 só de Propaganda.

Começou em 79, lá no século XX, como boy (na época não tinha internet, Uber Flash, whatsapp, alguém da empresa tinha que levar recados e coisas de um lado pro outro) da Símbolo Propaganda. Assim, abandonou o sonho do seu Pai de ser jogador de Futebol. Aliás, Nelson Silva,  co-autor do Turi,  foi o autor sozinho do hino do Internacional. Logo de boy foi promovido a auxiliar de Tráfego(Datilografar orçamentos e textos feitos pelos redatores) isso mesmo datilografar (também coisa do tempo da Internet lascada).

2. Qual foi a tua passagem no mercado?

Foi auxiliar e depois Coordenador nas agência de publicidade Martins e Andrade, Artefacto, Raul Moreau e Exitus.

Foi Produtor na Mercadológico e logo depois Assistente de Produção na Upper.

Produtor Gráfico e RTVC na Parla, Mixmidia, Duplo M, Brívia, Vossa e atualmente trabalha na Comfoco Endomarketing. Já deu pra perceber que não se não deu pro futebol, na propaganda ele tem muita corrida. Ah, também foi eleito em 2010 ( já nesse século) como Produtor do Ano no Salão da Propaganda Gaúcha.

3. Te considera um amante de boas ideias e de produzir?

Sempre digo que que amo boas idéias, um Redator frustrado que dá pitaco na criação! Considero a Produção o lugar que dá vida as ideias da Cração e do Planejamento.

AO LEITOR

Após colocar a nota da entrada do Ubiratan, (Bira), como sócio da agência Be Nice to People, com o Fernando e a Fernanda, todos egressos da E21 começaram a questionar se não era uma nova versão da E21.

Consultei o Bira que me respondeu que não procedia de forma alguma e que o modelo da Agencia é completamente diferente e em um formato moderno e dinâmico.

Luciano sócio da E21 não me atendeu e respondeu. Mas acho que está dirimida a dúvida.

Vida longa para as duas agências!

RSNASCE

Conseguimos baixar o valor do ingresso para o Nossas Histórias!

Quem já comprou, valerá por dois ingressos! Os demais, serão vendidos a preço único R$ 50,00 cada + taxa + 1kg de alimento ou 1kg de alimento pet – sem marcação de assento, conforme ordem de chegada.

Contamos com vocês!

MATRIZ

Matriz comanda ação exclusiva da marca Pilecco Nobre na 11ª temporada do MasterChef Brasil Atualmente, os reality shows despontam como as maiores plataformas de construção de marca na propaganda brasileira. Para as agências, eles são um verdadeiro solo fértil que impulsiona negócios em tempo recorde. Esse é o caso do MasterChef Brasil, o talent show culinário produzido pela Endemol Shine Brasil (integrante da Banijay – o maior grupo de produção e distribuição de conteúdo audiovisual do mundo), que há 10 anos revela talentos brasileiros e que chega este ano à sua 11ª edição na tela da Band com novos anunciantes dispostos a dar um grande salto na sua atuação no mercado, como o grupo gaúcho Pilecco Nobre. A marca pioneira em grãos nobres do país há anos tem uma parceira de longa data na sua comunicação: a Matriz. Uma empresa com mais de 24 anos de estrada e um portfólio que conta com grandes players no estado do Rio Grande do Sul, como a rede de supermercados Zaffari e o Banco Banrisul.

Para a equipe responsável pela inserção da Pilecco Nobre no programa de culinária de maior popularidade do Brasil, a escolha foi mais que acertada. A edição brasileira tem uma ampla variedade de distribuição, podendo ser vista com exclusividade na Rede Bandeirantes e com reprises no Canal Discovery Home & Health, no streaming Max e também no canal oficial do MasterChef Brasil no YouTube. Além disso, ela ainda possui audiência consolidada no YouTube e forte repercussão nas redes sociais. Segundo o time de mídia da Matriz, só no quarto episódio da temporada, houve um aumento de 10% na audiência. Tendo a hashtag #MasterChefBr por cinco horas entre os assuntos mais comentados no X, TikTok e YouTube. Além da média de 9,1 milhões de telespectadores na exibição inédita do show.

Esses números tendem a subir ainda mais no decorrer da atração, que teve uma prova exclusiva com os produtos Pilecco Nobre, o patrocinador oficial do reality, no episódio que foi ao ar nesta terça, 09 de julho. O movimento é símbolo de um novo momento em ambas as empresas. Para a Pilecco Nobre, é a chance de alcançar um público nacional com seus produtos de alto padrão. Já para a Matriz, a demonstração da sua essência que se reflete desde os seus primeiros passos: a de ajudar seus clientes a alçar voos ainda maiores com ideias que vão além da propaganda tradicional.

SINERGY

A Sinergy está avançando em um novo momento da mídia out-of-home (OOH) no país por meio do Widemax, unindo inovação e visibilidade. Widemax, que entrou em operação agora em julho em Porto Alegre, é o primeiro painel transparente da América Latina. Eduardo Ferreira, sócio-fundador e CEO da empresa, enfatiza que o equipamento tem uma tela central de altíssima definição (Led p5) de qualidade incomparável com qualquer outro equipamento desse tamanho no Brasil.

O painel central possui 8.000 nits de brilho. Nos painéis laterais, a Sinergy irá trabalhar com 4.000 nits, pois são telas transparentes e é esse o efeito que será aplicado durante o dia. Para o entardecer e à noite, ele fica extremamente brilhante nas três faces. A estrutura está instalada em já em operação na rótula do encontro de três semáforos, entre as principais vias de acesso ao Shopping Iguatemi e Bourbon Country.

“Trata-se do primeiro painel transparente de grande formato. Queremos trazer os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Mais espaço e plasma, como quinto elemento. A internet do equipamento é toda por Starlink. O painel é totalmente tecnológico. É o novo modelo de outdoor digital. Ele é ecológico, transparente, arquitetônico e totalmente alinhado com todas as tendências mundiais de embelezamento urbano. E esse é o DNA da Sinergy. A Sinergy não faz apenas propaganda, ela embeleza tudo que toca”, completa Eduardo. Além de Porto Alegre, o Widemax terá outros pontos exclusivos na capital gaúcha e também em Florianópolis, Santa Catarina. Também será anunciada uma nova cidade para receber a novidade ainda em 2024.

LEBES

Aconteceu ontem, em Guaíba/RS,  a inauguração do ecossistema logístico Ellosul,  empreendimento inovador do Grupo Lebes em parceria com a Habitasinos e Grepol. O evento contou com as presenças do Governador do Estado, Eduardo Leite, do Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, autoridades, entidades empresariais e mais de 400 convidados.

Localizado na BR116 KM-297, em um terreno de 63 hectares, o Ellosul contempla pavilhões logísticos para locação e infraestrutura comercial. Ao todo serão 7 pavilhões moduláveis, em uma área construída de 264 mil m². Com foco no desenvolvimento sustentável, a iluminação dos pavilhões contará com luz natural, conforto térmico e geração de energia solar através de placas fotovoltaicas.

O primeiro deles, com 38 mil m2, já está pronto, onde opera, desde 1°de julho, o novo Centro Logístico da Lojas Lebes.

Além do moderno e seguro parque logístico, o empreendimento também projeta um paradouro que vai oferecer infraestrutura comercial, com possibilidades de espaço para posto de gasolina, restaurante, hotel, home center, atacarejo e heliponto.

Em seu discurso, o presidente do Grupo Lebes, Otelmo Drebes, ressaltou a importância do Ellosul para os gaúchos e para a economia do Rio Grande do Sul, especialmente agora, após a devastação ocorrida pelas enchentes de maio. “Estamos ainda no início de um processo de reconstrução que será muito longo, e sabemos que a atuação dos empresários gaúchos, junto ao poder público, é fundamental para ajudar a reerguer o Rio Grande do Sul novamente. Precisamos da colaboração de todos para criar mais empregos, movimentar e fortalecer a economia da região e de todo o Estado, comenta Otelmo.

Para o presidente, a localização do Ellosul é ponto estratégico para o negócio. “A BR 116, que já está 90% duplicada, é uma das principais vias que liga o Estado ao Uruguai e ao norte do Brasil. Percebemos uma grande carência de investimentos nesta região.”, explica Drebes.

“Esse admirável empreendimento que celebra a história de uma empresa com trajetória de muito êxito e sucesso, projeta aqui meio bilhão de investimento em logística que não vai ser positivo apenas para o Grupo, mas para toda região metropolitana e para todo o Estado do Rio Grande do Sul” , comenta o governador Eduardo Leite.

Para Marcelo Maranata, Prefeito de Guaíba, neste momento tão importante para todo Rio Grande do Sul, de retomada do desenvolvimento, é muito importante um empreendimento desta envergadura, não só para atrair novos negócios, mas também para fomentar e gerar emprego e renda.

Um dos momentos emocionantes da tarde foi ouvir “Querência Amada”, do saudoso Teixeirinha que retrata bem o amor e o orgulho que o povo gaúcho sente pelo Rio Grande. A música foi cantada por Laura Dalmás acompanhada pelo pianista Cristian Sperandir.

E as surpresas não pararam por aí! Ao descerrar a placa de inauguração do empreendimento, o Hino Riograndense foi executado por Renato Borghetti e a sua Fábrica de Gaiteiros tocando fortemente o coração de todos os presentes.

FEDERASUL

A FEDERASUL aproveitou o Tá na Mesa com os ex-governadores para mostrar o filme que resgata o arquétipo do guerreiro heróico, um conceito de branding, que é profundamente enraizado na cultura gaúcha, e pode ser utilizado na reconstrução de marcas e negócios.” “Precisamos resgatar essa bravura, de quem luta, de quem briga,” afirmou a publicitária, destacando a resiliência e a força características do povo do Rio Grande do Sul.

Ela conectou o conceito de branding com a reconstrução do Rio Grande do Sul pós-enchentes e defendeu que uma estratégia bem estruturada pode ser fundamental para motivar e inspirar a comunidade a reconstruir e revitalizar o Estado.

Confira o vídeo no link: https://drive.google.com/file/d/1Hy1JPDsBupwlrrh0nRc2WV160cFw4MmX/view

PESQUISA AI NO MKT

O marketing é uma das indústrias que mais será transformada pela inteligência artificial generativa. São incontáveis os dados que afirmam isto. Mas, ao mesmo tempo que encontramos muitas pesquisas internacionais sobre o assunto, percebemos pouquíssima produção brasileira.

Por isso, a Cordão decidiu preencher esta lacuna pesquisando como a IA está impactando o marketing aqui no Brasil. Foram ouvidos mais de 300 profissionais em todo o país e está chegando a hora de conhecer os resultados deste estudo – cujos achados surpreenderam bastante!

Como parâmetro de comparação, na pesquisa global Contagious Radar de fevereiro de 2024 apenas 17,5% dos entrevistados afirmaram acreditar que a IA já havia transformado o marketing e 70,9% deles afirmaram que a transformação aconteceria em 5 anos.

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