NOTAS DA SEMANA – 13.05.2022

Foto Referência

ENTREVISTA COM JORGE AVANCINI

1. Quem é o Jorge Avancini?

Jorge Avancini é um porto-alegrense que tem 67 anos, casado, duas filhas, formado em Administração, colorado desde o berço. Vivo nessa cidade, gosto muito de Porto Alegre, embora tenho tido experiências em outros lugares do Brasil essa é a cidade que escolhi para morar. Sou um cara determinado e que não desiste fácil, que gosta de tudo muito certo, cumpridor dos seus compromissos, das suas obrigações. Criativo, uma pessoa que está sempre buscando descobrir novas oportunidades e uma capacidade muito grande de se reinventar. Hoje, me dedico como vice-presidente de Marketing do Internacional, na gestão do presidente Alessandro Barcellos, e também como presidente do Sindicato dos Administradores do Rio Grande do Sul, onde tenho como principal missão reposicionar e trazer o sindicato para ocupar uma posição de protagonista no mercado gaúcho, sempre na defesa da categoria dos administradores. No Inter, os projetos mais desafiadores são os 200 mil sócios e tornar um clube mais digital do Brasil. Sou um apaixonado pelas coisas que eu faço, estou sempre trocando ideias, valorizo as amizades antigas, procuro sempre conhecendo novas pessoas e também gosto de dividir um pouco da minha experiência para os mais jovens que queiram sorver daquilo que já passei nos mais de 40 anos de vida profissional, em companhias multinacionais e nacionais. Hoje tenho direcionado meu tempo na minha consultoria que é focada em gestão de negócios e jornada do cliente e em mentoria para executivos e empresários, na qual consigo utilizar da minha experiência e conhecimento para ajudar outras empresas e as pessoas a crescerem.

2. O marketing é o melhor ataque ou a melhor defesa?

As duas coisas. O marketing, dependendo do momento e da situação, ele pode ser usado para atacar, para você avançar no mercado, você propor inovações, propor ideias, atrair novos consumidores, fidelizar e engajar os seus clientes atuais. Mas, também, ele pode ser uma ferramenta de defesa no momento em que a sua organização, sua empresa ou suas marcas, são atacada por outros players do mercado. Você pode estar usando uma estratégia defensiva, tendo em vista que você já tem a sua marca mais consolidada no mercado e quer protege-la. A utilização do ataque ou da defesa depende muito do momento, da situação, onde o ambiente em que a sua empresa vive e ao momento que sendo exposta. Então, eu penso que o marketing é uma ferramenta muito importante, serve tanto para o ataque como para defesa, dependerá do momento e da situação.

3. Quando a marca não responde, o que fazer?

Todos sabemos que as marcas/produtos têm seu ciclo de vida. Quando chegamos no momento em que esse ciclo  começa a dar sinais de esgotamento e você percebe que não tem mais alternativas de estender a vida útil, é o momento de parar, repensar, estudar e avaliar os cenários. Estudar o mercado, observar que as outras marcas estão fazendo. Se valer de ferramentas, como pesquisa, ouvir clientes, ouvir consumidores. Nada melhor que ouvir e observar o mercado. Sou um dos que defendem a cultura da barriga no balcão. Eu julgo que a experiência do dia a dia, a experiência da rua, ouvindo e conversando com os clientes lá no ponto de venda, é importantíssimo. É ali muitas vezes te traz caminhos, tras respostas, te traz alternativas que você não encontra dentro das salas ou na bibliografia acadêmica. Com a velocidade que as coisas acontecem no mundo de hoje, com o surgimento do digital cada vez mais consolidado e sendo uma realidade, muitas marcas tiveram que se repensar, tiveram que se reavaliar para poderem se adequar aos novos tempos. Isso não quer dizer que tire a marca do mercado e, sim, te adequa à nova realidade. E nós temos vários exemplos aí, como como o Uber, o que aconteceu com o táxi comum? O que aconteceu com os hotéis com o surgimento do Airbnb? O que aconteceu com a indústria de computadores de mesa com o surgimento dos portáteis? O que aconteceu com os restaurantes com surgimento do iFood? E por aí vai!

Então, são momentos que você tem que se adequar a nova realidade e a pandemia mostrou que muitas empresas conseguiram, até forçados pela Covid, se adequar aos novos cenários, se adequar à nova realidade e se adequar à nova forma de consumir, conseguindo com isso sobreviver, reposicionar as marcas e, principalmente, encontrar no mundo digital uma forma de conversar, engajar e fidelizar com seus públicos, seja aqueles que já são clientes, seja os leads, os futuros. Então, para a marca, sempre é importante você tem um olhar constante para ela e sentir os sinais que o mercado dá, para que você possa fazer as devidas correções de rumo e manter essa marca sempre competitiva e atuante no mercado.

4. Avancini fora das quatro linhas

Sou um cara que gosta de estar sempre em movimento, estar com a família, com amigos, viajar, conhecer lugares novos. Gosto de ler, gosto muito de saber sobre história, sobre o passado, porque entendo que o passado traz muitos ensinamentos, traz muitas lições, não só na vida pessoal como profissional, mas também nos livros, principalmente nos livros da minha área, que é a Administração, através desses conhecimentos passados podemos evitar erros no futuro. Gosto de estar com os amigos, adoro um bom vinho, um bom churrasco e também de uma boa resenha. Esse é o Jorge Avancini, um cara que tá sempre inquieto, sempre se mexendo e, já nos meus 67 anos, tô aí me reinventando e, agora, com esse desafio que eu estou enfrentando aqui no Sindicato dos Administradores do Rio Grande de Sul, é um novo, segmento em que, embora eu já atuasse como dirigente do sindical, é um mercado e um ambiente totalmente novo e que, com certeza, eu tenho muito para aprender e muito para dar.

NOVOS DESAFIOS

“Formada em RP e publicitária de coração. Comecei minha carreira em 2006 na saudosa rádio Ipanema como assistente comercial. Depois de um empurrão desafiador do querido Edu Santos e muito apoio de toda equipe, virei executiva. A partir dai me encontrei profissionalmente, pois comecei a fazer o que mais gosto, me relacionar com as pessoas e ao mesmo tempo trabalhar de forma analítica para conectar marcas e consumidores. Ainda na Band, tive uma passagem pela TV pela qual tenho um carinho imensurável. Em 2011 veio a hora de conhecer o mundo do OOH que me conquistou na mesma hora! Foram 11 anos trabalhando com a mídia exterior de todos os tipos, formas e cores, através da CBS, JCDecaux, uma curta passagem pela Midialand e por último e não menos importante a Sinergy. Tive muita sorte de cruzar com pessoas muito queridas e competentes ao longo destes anos e que me ajudaram a aprender, me desenvolver e crescer. Agora mudando de ares, vou me desafiar no SBT, um local que sempre admirei e que estou extremamente grata por me dar essa oportunidade de iniciar uma nova etapa na minha carreira. Essa sou eu, sempre em constante evolução!” – Clarissa Muller Botin

SANGUE NOVO

A Sinergy ELOOH, dando andamento de incorpar e renovar sua área comercial nacional, São Paulo contratou a Simone Orlandi, que vem da Ótima com um curriculum invejável e com muita vontade.

UM GESTO DE AMOR COM RESPEITO

Comemorando 25 anos de mercado, sendo 12 deles dedicados ao OOH na Sinergy, é hora de mudar o rumo construir novos capítulos da minha história. Com muito amor e respeito deixo essa grande empresa que me acolhe há mais de uma década para me dedicar ao meu maior projeto de vida: meus filhos e minha familia! Será um período importante para recarregar as baterias e voltar com força total para o comercial em novos projetos! Muita gratidão pelos desafios e oportunidades que recebi do Eduardo e Guto durante nossa parceria! Sigo na Sinergy até o final da transição da nova equipe comercial, que a partir de agora terá Daniela Schenato na gestão de um grupo premium de contas. Aproveito para agradecer à Sinergy, ao mercado, clientes, agências e parceiros pelos milhares de projetos realizados durante esse período. Acredito muito no OOH e sei que muitas novidades e soluções estão por vir! Até breve!

Aline Silveira

CONTRATAÇÃO DE VALOR
Daniela Schenato e seu conhecimento, agregado a sua competência estarão na Sinergy para valorizar e incrementar o novo modelo comercial.

CANSOU
A JC Decaux e o profissional executivo Heitor Pontes acabaram acordando a saída.
Heitor vai dar um tempo e voltará ao mercado renovado.

MUDANÇAS ESTRATÉGICAS E IMPORTANTES
Leonardo Meneghetti, que com uma dedicação incrível dirigiu emissoras da Rede Bandeirantes São Paulo e Rio Grande do Sul, a partir de agora é apresentador dos programas esportivos da Band e vai aproveitar para se dedicar ao YouTube onde já é sucesso.
Lisiane Russo que conhece tudo de Band e estava na Direção Comercial assume a Direção Geral.
Um executivo que já tem raízes no Sul, mas está na emissora em SP no fim de maio assume o comercial.

MAIS UM CLIENTE
A Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) será atendida pela HOC a partir de junho desse ano.

EMBRCADEIRO
O maior cartão postal de Porto Alegre que virou atração nacional está sendo criticado por ser um local elitista, que dá prejuízo e um grande problema para o Estado.
Os caranguejos de plantão não podem ver ninguém fazer o melhor, tem que puxar para baixo e botar a culpa no empresário que assume riscos para evidentemente buscar o lucro.

SHOWS

A vontade e a gana de enfrentar os tempos de pandemia com altivez, com motivação, fazendo com que a peteca não caísse e mantivesse o espirito corajoso e vencedor fez com o que o pós pandemia tornasse os empreendedores de entretenimento da Opinião produtora um grande exemplo empresarial para o mercado brasileiro.

Esses destemidos superaram suas expectativas de 2022 com espetáculos de casa cheia, com atrações corretas e definidas para todos os targets .

As previsões ultrapassam as expectativas.

Porto Alegre junto com São Paulo e algumas cidades do Nordeste se tornou a grande geradora de shows especiais.

O Auditório Araújo Viana é hoje uma casa de espetáculos com todas as comodidades e necessidades dos espectadores.

Aguarde em breve o entorno do Auditório que será outra grande atração.

Não há dúvidas que devemos nos orgulhar da Opinião Produtora, eles são e fazem o SHOW!

Imp0rtante: Todos os shows, bem como as ações de melhorias no Araújo Viana e no Tulio Piva, são realizados com a confiança plena dos artistas em receber pela bilheteria e nos bens materiais com recursos próprios não tendo nenhum patrocínio ou incentivo.

O LOBISTA-NEGÓCIOS, POLÍTICA E JORNALISMO

Esse é o titulo do livro de um cara autêntico, verdadeiro, grande amigo e de uma inteligência acima da média FERNANDO ERNESTO CORRÊA , obra escrita pelo jornalista Márcio Pinheiro que terá lançamento no dia 07 de junho no Pocket Store, no final da tarde na rua Felix da Cunha,1167.

GAV

Você não pode perder o grande evento promovido pelo GAV com a convidada Cris Guerra, dia 31 de maio na sede da ADVB,às 19h.

Sócio do GAV inscreva-se pois para os associados o evento imperdível é gratuito.

Devido ao sucesso da adesão de apoios de agências e veículos do mercado a lotação será completa.

SINAPRO RS

Informamos que nosso evento “É hora de atualizar o sistema”, previsto para o próximo dia 17/05, terça, foi transferido para o dia 14/06 pois nosso convidado e palestrante Luiz Lara testou positivo para COVID.

Contamos com a compreensão e presença de todos.

As inscrições já realizadas permanecem válidas para a nova data:
Terça-feira, Dia 14 de Junho

IMPORTANTE: Os jornalistas e lideranças dos veículos de comunicação que tiverem interesse em participar do evento voltado à Imprensa devem se inscrever no link https://linktr.ee/sinaprors

ELETROMIDIA

Marcelo Pacheco, que deixou a RBS para ir para multinacional Warner Média, agora é o novo diretor comercial da Eletromidia empresa líder em OOH no Brasil.

No Rio Grande do Sul quem comanda a equipe comercial é o Head Guilherme Valim que atuava como Executivo de Vendas da Sinergy.

SPR

A SPR foi contratada pela SMZTO Holding de Franquias Setoriais, gestora de mais de 4 mil franquias no Brasil que tem à frente o tubarão do Shark Tank Brasil José Carlos Semenzato, para uma importante e desafiadora missão: criar uma campanha para televisão e internet com o propósito de apresentar a SMZTO e o que ela faz, instigando as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades oferecidas pelas franquias multissetoriais da holding. A agência abraçou o desafio e foi além. Criou um roteiro que não apenas deixa claro o que a empresa faz com a ampla gama de oportunidades de sucesso proporcionadas pelas franquias, mas também ajuda a fixar a marca SMZTO na mente do público que tem no horizonte empreender.

Para atingir esses objetivos, a SPR colocou em ação sua estratégia e criatividade e idealizou uma campanha que será veiculada em mídia nacional com desdobramentos no digital e nas mídias sociais. As peças incluem um vídeo de 30” para veiculação em TV, além de cinco reduções de 15”, uma versão mais completa de 1’ e um jingle que brinca com o nome SMZTO para gravá-lo na memória do público, material que poderá ser utilizado em patrocínios de podcasts. A ação publicitária valoriza a grandeza e a potência da SMZTO, que hoje conta com mais de 4 mil franquias espalhadas pelo Brasil e mais de 30 anos de expertise no setor de franchising.

Para despertar o interesse de diferentes perfis de pessoas em ter sua carreira profissional alavancada por uma franquia de sucesso, o roteiro dos vídeos explora diferentes personagens, todos eles com seus anseios profissionais. Para cada anseio, uma franquia da SMZTO entrega a melhor solução. A mensagem final reforça “A liberdade de empreender com o maior grupo de franquias do Brasil”.

“A SMZTO possui diversos perfis de negócios como principal private equity de redes de franquias do Brasil. Para mostrar tudo isso foi preciso criar algo realmente impactante e amplo, que consiga falar com públicos tão diversos quanto os que a empresa atende e se conecta”, observa Fábio Henckel, diretor de criação da SPR. Ele ressalta que a música foi uma solução criativa e lúdica para as pessoas gravarem uma marca ‘cheia de consoantes’ como é a SMZTO. “Olhamos para as diversas personas atendidas pela empresa e fomos conhecer as suas dores. Criamos, assim, formas de estabelecer empatia com esses públicos para que se vejam representados na comunicação da SMZTO. O resultado é um filme com muita velocidade e dinamismo, que utiliza recursos de animação e onde os personagens se movimentam de forma divertida, porque estamos falando de movimento na vida das pessoas. Por isso, os personagens mudam rapidamente de cenário; de um cenário mais tedioso e cansativo passam para um cenário mais inspirador e vitorioso, porque essa é a proposta da SMZTO: ajudar a alcançar os cenários que a pessoa quer para a sua vida”, destaca Henckel.

A campanha foi lançada nacionalmente em 5 de maio, com veiculação na Rede TV e na internet. Conheça o vídeo 30” em https://www.youtube.com/watch?v=q8LuQrANcIw&feature=youtu.be.

RBS

Neste sábado (14), o Grupo RBS marca presença na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, para levar às ruas uma programação especial para o município e para quem acompanha as marcas locais da empresa diariamente. Transmissões ao vivo da Atlântida, da Gaúcha e da RBS TV e gravações para o Galpão Crioulo estarão entre as atrações para o público, incluindo distribuição de brindes e interação com os comunicadores. A programação é um presente da RBS para Santa Maria, que celebra 164 anos no dia 17 de maio, e ocorre paralelamente ao encerramento da Feira do Livro da cidade.

A iniciativa é parte do projeto “Encontros Bem Pra Ti”, que tem levado a RBS TV a comunidades de todo o Estado, conectando-se com a audiência e com parceiros comerciais.

Na manhã de sábado, às 9h45min, os apresentadores Neto Fagundes e Shana Müller gravam o quadro Roda de Chimarrão, do Galpão Crioulo. A partir das 11h45min, o Jornal do Almoço será ancorado por Cristina Ranzolin, diretamente da Praça Saldanha Marinho, enquanto a reportagem fará entradas a partir de outros locais importantes de Santa Maria. Representando a rádio Atlântida, entre 13h e 16h, Fabiano Oliveira estará, ao lado de Manu Fantinel, acompanhando o evento e interagindo com o público.

Direto da Feira do Livro, com programação especial, a rádio Gaúcha Santa Maria marca o início das comemorações de seus 10 anos, que completa em 2 de julho. A cobertura começa com o Gaúcha Hoje, apresentado por Amanda Boeira, entre 7h e 8h, e é finalizada com o Chamada Geral 1ª Edição, também na voz de Amanda, entre 11h e 11h30min.

TV PAMPA

Estreia neste sábado (14), às 18h30, na TV Pampa, o novo programa de namoros da RedeTV: ‘Operação Cupido’. Apresentada por Luciana Gimenez, a atração une paquera e irreverência num formato de game show, tudo para que os participantes encontrem o seu par perfeito. Contando apenas com pistas como a voz e a silhueta de seus pretendentes, os solteiros e solteiras contam com o desempenho de seus familiares em diversas provas que irão desvendar as informações e características dos candidatos.

“Assumo que sou romântica, então juntar casais será uma delícia. Mas será ainda mais divertido com a família dos participantes, como aquela primeira vez que você leva seu par para conhecer a família em pleno almoço de domingo” – afirma a apresentadora. Ao final do programa, os possíveis casais ficam frente a frente e decidem se apostam em um futuro romance. O programa irá ao ar todos os sábados, sempre às 18h30, e pode ser conferido na íntegra na TV Pampa!

TV PAMPA:
Estreia do game show ‘Operação Cupido’
Neste sábado (14/05) às 18h30

Como assistir a TV Pampa:
TV aberta para todo o Rio Grande Do Sul
Claro Net para todo o Rio Grande do Sul
Aplicativo da TV Pampa para celulares

Redes Sociais:
Facebook: @tvpampa
Instagram: @tv_pampa
Twitter: @tv_pampa
Youtube: youtube.com/tvpampa

CDL POA

A CDL Porto Alegre acaba de ampliar a forma de criar conteúdo para se relacionar com seus diversos públicos e lança hoje (10.05) o seu Podcast ‘C[on]versão’. O projeto vem do desejo de comunicar em múltiplas linguagens os temas ligados ao seu DNA, como crédito, economia, varejo, inovação e consumo. A Entidade inicia a primeira temporada com seis episódios, que serão conduzidos pela Agência Padrinho Conteúdo. O nome ‘C[on]versão’ surgiu da ideia de que o debate e o esclarecimento levam as empresas a converterem o conhecimento em negócios. Além disso, “conversão” é uma brincadeira como “conversa grande” porque, como essência, o podcast é um espaço descontraído para um bate-papo leve, porém com profundidade. Nisso tudo, o “on” destacado, mostra a necessidade de se estar por dentro dos assuntos, atualizado e conectado.O primeiro episódio, ‘Cadastro Positivo e Open Finance: como esses sistemas estão revolucionando o mercado de crédito’ terá a participação do superintendente da CDL POA, Maico Renner, e do diretor comercial da Boa Vista, Alexandre Kanbah, com mediação da jornalista Alexandra Zanela. Os demais episódios da primeira temporada — com temas relacionados a inadimplência, inteligência e segurança de dados para a análise de crédito e também o futuro do cenário do crédito — trarão para o diálogo descontraído outros especialistas da CDL POA e do Centro de Excelência Analítica (CEA) da Boa Vista, além de nomes que são referência no mercado.O gestor de Marketing e Inovação da CDL POA, Rafael Guerra, destaca que o crédito é um dos assuntos centrais da CDL POA desde sua criação. “Temos muito conhecimento para transmitir, e a produção de conteúdos exclusivos e análises para ajudar os empresários no processo de tomada de decisão é um pilar de atuação forte da Entidade, que está atenta aos principais meios e canais para compartilhar essa informação e ajudar no desenvolvimento das empresas”, enfatiza o gestor. O ‘C[on]versão’ estará disponível em todas as plataformas de podcasts.

Um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. A pesquisa também mostra que, além das pessoas que passaram a ouvir podcasts como um hábito, quem já tinha esse costume também aumentou seu consumo: 31% dos entrevistados declararam ter ouvido mais podcasts durante a quarentena. No total, a pesquisa mostra que a maior parcela de ouvintes tem o hábito de ouvir podcasts para lazer, com um destaque geracional importante: os Millenials costumam buscar podcasts principalmente para aprender sobre novos assuntos, ao passo que a Geração Z costuma ouvi-los para acompanhar criadores específicos. Já a Geração X e os Baby Boomers os acompanham para se manterem informados.

JOVEM PAN EXPERIENCE DAY

O Grupo RIC reuniu dezenas de comunicadores durante o Jovem Pan Experience Day, realizado no Hard Rock Café Curitiba, nesta quarta-feira, para um bate papo sobre rádio, audiência, mercado publicitário e conexão. Foi o primeiro evento em torno da rádio Jovem Pan News Curitiba, que o Grupo RIC acaba de colocar no ar na capital  e em Londrina, e em breve inicia em Maringá. 

“Somos os maiores afiliados da rede Jovem Pan no país e temos orgulho de fazer também no rádio um  jornalismo transparente, aberto, relevante e próximo da comunidade paranaense. A Jovem Pan FM e a Jovem Pan News são veículos integrados à nossa estratégia multimídia, que está junto ao público em todas as plataformas”, destacou Leonardo Petrelli, presidente do grupo.

Conectada à Rede Jovem Pan News com 24 horas de notícias de todo o país, além de análise e opinião, a Jovem Pan News oferece quatro horas diárias de programação local. “Trazemos noticiário de qualidade e credibilidade em cobertura nacional, mas também queremos discutir os temas regionais. Nosso jornalismo é de alto impacto e costumo dizer que a Jovem Pan tem lado sim, o lado do ouvinte. Não é à toa que aos 80 anos de transmissões conquistamos uma marca impressionante: temos um terço da audiência do YouTube no Brasil”, disse o jornalista Carlos Aros, diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News, que veio a Curitiba especialmente para o encontro.

Cases

O debate descontraído sobre formatos publicitários para rádio de entretenimento e de notícias, mediado pelo jornalista Marc Sousa – que é âncora do Jornal da Manhã na Pan News Curitiba e Londrina – teve a participação de Carlos Abilhoa, executivo de marketing da TIM Sul. “Popularidade é quando gostam de você. Influência é quando param para te ouvir. E as pessoas param para te ouvir na rádio”, disse ele, lembrando de ações da TIM com a Jovem Pan que viraram cases de comunicação. Em uma dessas ocasiões, o desafio era atrair consumidores para lojas de shopping utilizando o rádio, nascendo aí o Boa da Pan Itinerante, que é a ação que ativa o ponto de venda com o elenco do programa. 

O papo de mercado em Curitiba contou ainda com a presença on-line do especialista em finanças pessoais Pablo Spyer, conhecido pelo jargão “Vai Tourinho”, um fenômeno de audiência na Jovem Pan News. Spyer já entrou na conferência informando em primeira mão o resultado da reunião mensal do Comitê de Política Financeira (Copom) com mais um aumento da taxa Selic. E explicou que seus resultados como apresentador e influencer se baseiam em conteúdo exclusivo, inédito e em conexão com o público.

A experiência com a marca começou à tarde, com a presença da Peruinha da Pan no estacionamento do Hard Rock, em ações de interação com o público. A partir das 16h30, o programa Boa da Pan foi realizado no palco, ao vivo, com o elenco da rádio, vários convidados e frequentadores. Um show da banda Voraz encerrou a programação.

FJORD TRENS 2022

As escolhas que fazemos impactam nosso mundo e sua estrutura das mais diversas maneiras do que podemos imaginar, e todas apontam para mudanças nos relacionamentos das pessoas – com colegas, marcas, sociedade, lugares e com aqueles com quem se importam. As pessoas também estão ficando cara a cara com o impacto que estão causando no planeta e, finalmente, aceitando que não podem continuar se comportando como se as pessoas estivessem separadas da natureza.
1 – As pessoas estão pensando de maneira diferente sobre a sua própria vida (pedidos de demissão muito altos no Brasil e EUA);
2 – Há um pensamento mais comedido sobre o consumo;
3 – As pessoas estão cada vez mais duvidando das respostas que recebem;
4 – Organizações devem definir como incorporar o cuidado em suas práticas e ofertas – para funcionários, clientes e sociedade em geral; e
5 – Tratar o cuidado como formal e informal. Definir o que o cuidado significa para sua organização. Organize sua organização a partir daquilo que mais frustra seus funcionários e clientes. Procure maneiras de minimizar o ruído (como comunicações, processos internos, produtos/serviços externos), para dar às pessoas mais tempo e espaço para as coisas que importam

POLO FILMS

A Polo Films, indústria produtora de Filmes de Polipropileno Biorientado, o BOPP, usado em embalagens de produtos alimentícios, como biscoitos e salgadinhos, lança a primeira edição da sua revista infantil ‘Turminha da Polo’. O material, que ensina sobre a importância da reciclagem do plástico, foi entregue nesta quinta-feira (05/05) à escola apadrinhada pela empresa, a Escola Municipal Bernardino Luis de Souza, que fica na área rural de Montenegro (RS) e atende cerca de 80 alunos. O objetivo é disponibilizá-la a outras instituições de ensino da região.

Indicada ao público infantil dos sete aos 12 anos, a revista mostra como é importante o descarte correto das embalagens plásticas, o papel de cada um na economia circular, reciclagem, logística reversa entre outros temas. As escolas públicas receberão um kit com revista, giz de cera ou canetinha e uma bolsinha com o mascote da Polo, que aparece em muitos momentos da jornada na historinha. Para a Escola Municipal Bernadino Luis de Souza, a Polo Films também entrega coletores de lixo reciclável e oferece aulas de educação ambiental, a partir da orientação de especialistas, que são colaboradores da empresa.

De acordo com a gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Polo Films, Camila Dantas, a publicação materializa os objetivos da empresa. “A Polo Films tem como propósito inovar e inspirar pessoas que transformam o futuro. E nada pode estar mais alinhado a isso do que fazer uma ação com as crianças. Com esta finalidade, criamos o programa Turminha da Polo, um conteúdo didático que tem como objetivo educar as crianças quando o assunto é o meio ambiente”, destaca.

Para a diretora da Escola Municipal Bernardino Luis de Souza, Larissa Kaiser, a revista somará aos recursos pedagógicos das crianças. “Este material, com certeza, será acrescido como mais um recurso didático e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem que estará ao alcance dos alunos, criando possibilidades para que, além de desenvolver as habilidades essenciais, enriqueçam suas aprendizagens”, comenta a pedagoga, especialista em Gestão Escolar e Educação Infantil, com experiência quase 10 anos na Educação.

Por ter consciência de seu papel na indústria do plástico e na cadeia na qual está inserida, a Polo Films concebeu esta iniciativa como parte do posicionamento ESG, sigla do inglês “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português), que a empresa implementa continuamente e faz parte dos seus pilares estratégicos. O projeto da revista “Turminha da Polo” está sendo liderado pelo time de  Marketing e pelo comitê ESG da empresa,  formado por colaboradores de diversas áreas que se reportam diretamente ao CEO da companhia, o engenheiro Antonio Jou Inchausti. A revista será trimestral, com quatro edições anuais. A Polo Films tem como meta ampliar para outras escolas do município esta ação.

ELEIÇÕES

O Brasil é o país que possui o maior gasto anual de dinheiro público com campanhas eleitorais e partidos. No total são gastos mais de U$789 milhões por ano.
É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br com dados do IMPA, World Bank e TSE.
O gasto no Brasil é tão grande, que chega a ser mais que 2.5 vezes o valor do segundo colocado, o México, com U$307 milhões por ano.

Com um total de 32 partidos políticos, o Brasil é o 2º país que mais possui partidos. O país fica atrás somente da Índia, que possui um total de 36 partidos.
Os países da América Latina também possuem uma quantidade relativamente alta de partidos políticos. A Argentina possui 19 partidos, e o Chile 16.
Ao comparar com os países desenvolvidos, a grande maioria possui uma quantidade significativamente menor que o Brasil: Itália (15), Suíça (11), Reino Unido (11), Portugal (10), França (9), Alemanha (6), Japão (6), Estados Unidos (2).

Além do Brasil estar em 1ª posição no ranking de gasto anual, estar em 2ª posição com a maior quantidade de partidos, o país lidera um terceiro ranking – é o país que mais gasta com parlamentares. Cada parlamentar brasileiro custa US$ 5 milhões por ano.
A pesquisa dividiu o custo médio por parlamentar, pela renda média de cada país, e chegou à conclusão de que no Brasil, o gasto por parlamentar é 528 vezes maior que a renda média da população.
O número é mais que 2 vezes maior que o gasto do segundo colocado – a Argentina, com um gasto de 228 vezes em relação à renda média.
Os países com os menores gastos, são Luxemburgo e Suíça, ambas com um gasto de 6 vezes a renda média.
Os maiores gastos com as campanhas eleitorais estão relacionados à publicidade por materiais impressos, que representam 20,9% do total das despesas.
A produção de programas (de rádio, televisão ou vídeo), está em segundo lugar, com 8,8%.
Em terceiro lugar, com 8,6% das despesas, está o custo com atividades de militância e mobilização de rua.

NEUTROGENA

Sempre atenta em atender as necessidades e desejos de seus consumidores de forma descomplicada e com base na ciência, NEUTROGENA® inicia uma série de ativações para promover seu principal lançamento do ano, a nova linha antissinais BRITGH BOOST®. E para apresentar a novidade, a marca promove uma ação itinerante e interativa exclusiva, que chega em Porto Alegre esta semana, sexta-feira e sábado (13 e 14), na Drogaria Panvel, localizada no bairro de Petrópolis.

Desenvolvida pelos cientistas de NEUTROGENA® para tratar e melhorar manchas e linhas de expressão, a linha BRIGHT BOOST tem potente ação antissinais que acelera a renovação celular, reduz linhas finas e deixa a pele lisinha, uniforme e iluminada em 4 semanas. A principal responsável por este resultado poderoso é a Neoglucosamina, um importante ativo dermocosmético que atua na renovação celular. A ideia da marca é apresentar todas as potencialidades da fórmula dos dois produtos de BRIGHT BOOST® de maneira descomplicada e tecnológica.

Esta primeira ação traz um veículo todo ambientado e com espaço instagramável para que todos possam conhecer mais a linha e testar os produtos. A van BRIGHT BOOST® trazvídeos explicativos, experimentação do produto e um totem que imprime fotos instantâneas. Quem comprar um dos produtos também irá ganhar dois acessórios especiais para ajudar na rotina de skincare: uma faixa de cabelo e um ice roller para massagem facial. A van já passou por São Paulo e Natal e a última parada é Porto Alegre.

Os dois produtos que compõem a linha possuem textura ultraleve e sensorial único. Além da Neoglucosamina, o Gel Creme traz em sua fórmula glicerina e um trio de ácidos.o Gel Creme FPS 30 tem o complemento do extrato de moringa e vitaminas C e E. Ambos estão com venda exclusiva até o final de maio nas redes DPSP, Globo e Panvel. Após este período, a linha inicia venda em todas as farmácias do País e e-commerces.

Abaixo seguem as datas e local onde a Van BRIGHT BOOST® estará estacionada das 10h às 20h:

Porto Alegre

13 de maio | Panvel – Av. Doutor Nilo Peçanha, 1737 – Boa Vista
14 de maio | Panvel – Av. Nilópolis, 543 – Lj. 5/6 – Petrópolis

Preço médio sugerido*

NEUTROGENA® BRIGHT BOOST® Gel Creme | 50ml | R$ 119,90

NEUTROGENA® BRIGHT BOOST® Gel Creme FPS 30| 30ml | R$ 99,90

REDES SOCIAIS

Estudo divulgado pela Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), plataforma líder em Social Marketing e Care, revela que os gastos com redes sociais tiveram um crescimento de 21% em relação ao mesmo período em 2021.

O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US $3.631 no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US $3.000.

“Apesar da queda nos gastos com anúncios após a temporada de festas, as marcas ainda estão gastando mais do que na época do ano passado, mesmo com taxas de cliques em declínio que agora estão abaixo de 1%”, afirmou Zarnaz Arlia, CMO da Emplifi.

Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de pouco mais de 32 interações por 1.000 impressões, um número que permaneceu relativamente consistente no ano passado.

Engajamento no Instagram Brasil
Entre os perfis com melhor performance no Instagram Brasil, a novidade no pódio é Wendell Carvalho, um perfil de coach com mais de 6 milhões de seguidores e 213 posts que, durante o trimestre, acumulou mais de 4 milhões de interações.

Os top 6 perfis brasileiros com melhor performance no Instagram são:

  1. Netflix Brasil com 68.940.468 interações em 248 posts;
  2. Obvious com 4.521.576 interações em 198 posts;
  3. Wendell Carvalho com 4.436.945 interações em 213 posts;
  4. Disney+ Brasil com 3.544.027 interações em 306 posts;
  5. Grão de Gente com 3.388.887 interações em 658 posts;
  6. HBO Max Brasil com 2.213.665 interações em 473 posts.

Engajamento no Facebook Brasil

Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.

Os top 6 perfis com melhor performance no Facebook são:

  1. Pontofrio com 3.283.116 interações em 292 posts;
  2. Netflix Brasil com 3.023.326 interações em 315 posts;
  3. Casas Bahia com 2.244.568 interações em 277 posts;
  4. Patins Cascavel com 1.183.684 interações em 88 posts;
  5. Atacado Games com 1.373.294 interações em 437 posts;
  6. Hurb com 1.124.399 interações em 676 posts.
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