ENTREVISTA COM DIEGO ZIMMERMANN
1. Quem é Diego Zimmermann?
Me considero um cara apaixonado pela vida, por tudo que me faz sentir vivo…
Desde pequeno, sendo o primeiro filho de três, fui muito incentivado pelo meu pai, Daniel, a jogar bola, tênis, natação, jiu-jitsu, etc. Então, esse lado “esportista” me acompanhou por muito tempo, inclusive mantendo a tradição de uma família de goleiros no futebol, com o Nenê, Dani e, por fim, eu, Diego. Mas, isso só foi possível, pois minha querida avó Bia me levou incansavelmente aos treinos, que eram longe, né vó? Mas, tudo valeu a pena…
Fui selecionado pra categoria de base onde aprendi os desafios de um atleta que almeja ser profissional e a luta de jovens que só queriam alcançar seu sonho: Ser jogador de futebol. Por lá fiz várias amizades também que levo até hoje, além de muito conhecimento e suor…
Na minha vida pessoal busco sempre adquirir mais conhecimento, sendo rodeado de pessoas que eu amo e que me deixam feliz só de poder compartilhar o precioso tempo com elas.
O judaísmo também sempre foi parte de mim. Não como uma religião estritamente a ser seguida, mas como um lado espiritual meu… Foi isso que senti quando passei quase dois meses seguidos em Israel, onde encontrei minha espiritualidade e uma parte de mim. Que foi me passado a vida inteira, como falei, mas que ainda não estavam tão claras na minha cabeça… Estudei no Colégio Israelita Brasileiro, fiz o meu Bar Mitzvah aos 13 anos e sempre mantive acesa a chama do povo judeu dentro do meu coração. Um povo sobrevivente, um povo unido, um povo feliz, alegre e justo, um povo que me faz sentir em casa em qualquer lugar do mundo, seja em Israel, seja no Brasil…
Outra paixão da minha vida, se chama “Sport Club Internacional”, esse é brabo… Me deixa com o melhor sentimento que eu poderia sentir, frio na barriga, nervosismo, gritos de “É Gol” e muita parceria com todo o pessoal do camarote Midialand/Armazém de Mídia.
Por fim, não poderia deixar de falar dessa, da Armazém de Mídia, que também faz parte de mim. A empresa que me abriu os caminhos para me tornar quem eu sou, buscar os meus objetivos e “tomar muito na cabeça”, como se diz na gíria do Surf, que também é outra coisa que eu amo fazer. Mas, assim venho aprendendo e me tornando cada vez mais perto do empresário que quero ser com tantas inspirações e referências que eu tenho a oportunidade de acompanhar de perto.
2. A difícil escolha de um jovem para o curso que melhor se enquadra com o perfil, mexeu com a tua cabeça?
Com certeza. Como sabes, Nenê, eu fiz dois anos e meio do curso de Direito na PUCRS, mas acabei trancando.
Nessa passagem pelo mundo do Direito fiz estágio no escritório de advocacia Magadan & Maltz, no qual a sócia é a minha querida dinda, Paula Maltz e seu sócio Gabriel Magadan, com os quais aprendi muito sobre interpretação e aplicação de jurisprudência, leitura e análise de agravos, assim como produzir petições para clientes de todo o país. Lá, aprendi não só sobre Direito, mas como se portar no mundo corporativo e agilizar demandas de atendimento de clientes que precisavam de um certo cuidado mais próximo, e tal. Foi um “boom” na minha vida profissional, fazendo com que eu me adaptasse aos desafios que chegavam a mim.
Entretanto, não me arrependo de ter cursado… Foi um conhecimento que adquiri e levo para a minha vida toda, além das amizades, networking e histórias que vivi naquele famoso e agitado campus da PUCRS.
Claro, foi um momento difícil e complicado de ter alguma clareza nos pensamentos quando larguei, pois a necessidade de tomar uma decisão e seguir em alguma carreira que fosse fazer sentido era amedrontadora…
Mas, como tudo na minha vida, tive que bater de frente e atravessar a maré…
Fui para o curso de Design na ESPM depois de uma conversa com a Coordenadora do Curso de Design da ESPM, Carol Bustos, mas num primeiro momento logo vi que não era esse o caminho “CERTO” a ser seguido.
Então, numa conversa com o Prof. Alessandro Souza tive certeza que iria para o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na ESPM, a casa dos profissionais de marketing do Rio Grande do Sul. Isso estava no meu sangue, e não poderia fugir. E, também após ingressar com a Armazém de Mídia no mercado de comunicação gaúcho com a honra de estar junto com verdadeiros fenômenos da publicidade, meu pai Daniel e meu avô, Nenê Zimmermann fizeram com que isso se tornasse cada vez mais interessante pra mim. Foram esses os “caras” que me deram todo o apoio e incentivo para hoje estar finalizando essa graduação.
Obrigado por tudo.
3. Mesmo cursando a faculdade já és um empreendedor que tem uma visão do mercado. Isso te estimula ou não?
É um pouco mais desafiador, eu diria.
Estar a frente da Armazém de Mídia, empresa do segmento de mídia que está completando 8 anos de existência, me fez crescer muito. Como pessoa, como profissional, como gestor e como líder. Os desafios são diários, a pressão só aumenta e cada vez mais é cobrado uma entrega não menos que excelente. Porém, damos conta. Contando com equipes de dados, de tecnologia, de produção, de design, de operação de campanhas, de checking fotográfico e comercial, a Armazém de Mídia ocupa uma posição muito sólida no mercado. Isso me deixa muito feliz e grato, por todos que me dão e deram força para seguir buscando o meu sonho e trazendo resultados positivos para os nossos clientes.
Mas, voltando ao estímulo… Empreender faz com que eu tenha que estar pronto para o dia-a-dia de marcas e agências gigantescas que tem uma necessidade de trabalhar o branding, campanhas publicitárias e outros tipos de ativações com uma rapidez e alta performance complexas e desafiadoras.
É isso o que eu gosto de fazer.
O impossível é só uma questão de opinião. Tudo tem uma solução.
Mas, também levo comigo a ideia de que existem lugares e desafios feitos pra gente… Sabe?
Se aquele desafio não te motiva, não te faz crer no propósito, ou simplesmente não te agrada. Cai fora!
Mas, se é tudo isso ao contrário. Bota pra ferver!
4. Diego em casa, na academia e no lazer?
Eu gosto de uma boa praia…
Sol, mar, natureza, areia e sal.
Isso me renova… Estou sempre viajando com a minha namorada, Duda Krieger e minha irmã Gabi Zimmermann para Santa Catarina, e lá vivemos bons momentos que sempre levaremos nas nossas memórias.
Com a família em casa, sou o irmão mais velho, então procuro ensinar para o Pedrinho, meu irmão pequeno, as coisas boas da vida, assim como também resolver os probleminhas dele (HEHEHE) e também a se virar sozinho, mas sempre apoiando ele quando preciso.
Com a minha rainha, minha mamãe Cris, venho tendo uma relação fantástica. Ela é meu porto seguro. Uma pessoa que quando eu olho sei que vamos nos encontrar quando tudo isso “acaba”.
Sem dúvidas, ela é a minha estrela da sorte.
No lazer também procuro estar lendo, me mantendo informado, descansando um pouco (porque ninguém é de ferro, kkk) e, principalmente, ouvindo um bom som com os meus amigos em volta da churrasqueira ou numa boa festa, rindo, conversando e sendo feliz, porque no fim isso que importa, para mim.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 22 – “Podcast por mulheres que fazem”
Assista o 22º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “Podcast por mulheres que fazem“. Nesse episódio incrível contamos com as presenças de, Lucia Porto, jornalista, publicitária, empresária fundadora da Navecomunica Assessoria de imprensa e co-criadora/host do podcast Quase sem Pauta Lucia Mattos, jornalista, apresentadora, empreendedora e co-criadora/host do podcast Quase sem Pauta e Alexandra Zanella, jornalista, empresária co-fundadora da Padrinho Conteúdo e Assessoria; podcaster, assessora e palestrante. Host dos podcasts Plano de Voo e Pod’Ale. Com um conteúdo fantástico, nossas convidadas falam de suas trajetórias profissionais, como entraram no mundo dos podcasts, como tornaram suas produções em um negócio lucrativo e em constante transformação, o mercado publicitário e os posts, as inúmeras possibilidades de negócio e muito mais.
SEBRAE RS
Empresários, representantes de associações, prefeitos e outras autoridades acompanharam na noite desta terça-feira o lançamento do Pacto Calçadista. O evento aconteceu no NH Hall, em Novo Hamburgo, e destacou o trabalho realizado ao longo do ano pelo Programa LIDER – Calçados e Artefatos, conduzido pelo Sebrae RS.
A analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Carolina Strack Rostirolla, destacou que esta foi uma iniciativa pioneira no País, já que focou em um setor, no calçadista, e envolveu 13 municípios: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, Sapiranga, Taquara e Três Coroas. Marco Aurélio Copetti, gerente regional do Sebrae RS, frisou que as formas de relação entre negócios e empresas estão mudando e que o Programa LIDER teve como objetivo juntar atores da iniciativa privada e pública para apresentar alternativas para fortalecer o cluster calçadista nestas regiões.
No evento, foi apresentada a trajetória e das atividades realizadas nos sete encontros do grupo ao longo do ano em diversas cidades da região. Além disso, foram apresentados os quatro eixos de trabalho do grupo: governança; pessoas, processos e produtos; comunicação interna do cluster; e marketing e internacionalização, que já trabalham com ações e metas para 2024.
CHICOOH+
A CHICOOH+, primeira consultoria trading desk de OOH/DOOH do Brasil, passa a ser representada no mercado gaúcho pela ACASAMÍDIA, hub de comunicação do Rio Grande do Sul. Comandada por Adriana Schwarz e Cristiane Garcia, a empresa passa a oferecer a expertise da CHICOOH+ para os clientes do estado interessados em expandir a comunicação em mídia exterior para outros territórios do país.
Antes da aliança, se uma empresa do Rio Grande do Sul desejasse veicular uma campanha out-of-home a nível nacional, deveria entrar em contato com as várias exibidoras a fim de atingir todos os locais de interesse. Agora, a CHICOOH+, que possui conhecimento do inventário de cada canto do Brasil, facilita esse processo, auxiliando com planejamento, inteligência, entrega e pós-venda com empresas em todo o país.
Segundo o Inside OOH 2023, estudo da Kantar Ibope Media, a mídia exterior impacta 89% da população em toda a extensão do Brasil. Adriana Schwarz, fundadora da ACASADAMÍDIA e conhecida no mercado como Xuxa, comenta sobre o crescimento do OOH na região sul. “A mídia exterior está muito forte por aqui. As empresas têm interesse em expandir território de suas campanhas, mas muitas vezes não conseguem chegar a todos os lugares que querem. O papel da ACASADAMÍDIA também é ajudar a profissionalizar o mercado e levar informação segura às marcas. Por isso a aliança com a CHICOOH+”, diz Xuxa.
ASIANA
A brisa marinha e aquele clima descontraído típico do Litoral movem e estimulam a equipe da Asiana. Pudera, ainda que esteja consolidado no coração do Moinho de Vento, o restaurante especializado na gastronomia asiática nasceu na praia no verão de 2020/2021 e só no julho seguinte abriu na Capital. A partir desta quinta-feira, 14/12, o Asiana volta a Xangri-lá, recebendo de terça a domingo, a partir das 19h, na Avenida Central, 2060.
A motivação e a inspiração são tamanhas que Victor Jongh desenvolveu um prato especialmente para esta temporada a fim de ser a “sugestão do chef”. O Gochujang Seafood tem frutos do mar salteados no wok com pasta de pimenta coreana, suco de limão, vinho branco, gengibre e crispy de alho-poró. ”Ainda que seja descomplicado, é um prato autoral, fruto de experiências e bastante bagagem, pois requer técnica de salteado e redução para alcançar o melhor resultado”, comenta Victor, com quase duas décadas de vivência na gastronomia.
O “veraneio” ainda não tem data definida para encerrar. A equipe está preparada para deliciar quem estiver no Litoral Norte até o final de fevereiro. Inclusive, eventualmente, pode abrir às segundas-feiras.
KWAI
Uma nova campanha do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, está no ar: chamada de “Celebrando 2023”, ela pretende resgatar grandes momentos e projetos feitos pelo aplicativo neste ano para impactar potenciais marcas e empresas que possam se interessar em anunciar na plataforma.
As peças das campanhas relembram parcerias icônicas, como entre o Kwai e o Porta dos Fundos, responsável pelo primeiro especial de Natal da produtora no app neste mês de dezembro, feito em formato de mininovela, já consagrado no Kwai. O patrocínio de A Fazenda, que envolve muito conteúdo dentro do app, também foi lembrado, bem como um fruto desse projeto, o programa Fala Sherazade, apresentado pela jornalista Rachel Sheherazade, ex-participante do reality show da Record TV. Outro momento importante resgatado na campanha é o Prêmio Kwai, que reuniu em setembro um grande elenco no Auditório Ibirapuera para celebrar os melhores criadores de conteúdo, mininovelas, atores e agências que movimentam a plataforma com conteúdo diverso e acessível.
Além de ações em canais digitais, a campanha também explora a comunicação com o público por meio de mídia out-of-home (OOH) e impressa.
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA
O engajamento na organização vai muito além da implementação de estratégias, antes de qualquer processo é imprescindível pensar nas melhores ações dependentes das condições do ambiente em que se deseja implementar essas ideias. Recentemente, a Santa Casa de Porto Alegre (RS), um hospital filantrópico conveniado com o SUS (Sistema Único de Saúde), aumentou em 45% o engajamento nas pesquisas de clima organizacional.
Liderada pela Pin People, HR Tech que oferece software e serviços gestão de Experiência do Colaborador e People Analytics, a pesquisa aplicada da Santa Casa mostrou um aumento de 45% na participação dos colaboradores nas pesquisas, em comparação ao levantamento realizado em dezembro de 2022, o que demonstra maior confiança e interesse no processo; houve o crescimento de 68,8% na percepção de qualidade de vida no trabalho, anteriormente, o índice foi de 56.5%. O item retrata um aspecto fundamental para a saúde física e mental dos profissionais.
Outro destaque é o aumento de 16 pontos no eNPS (Net Promoter Score) nos últimos três anos, um indicador que mede a lealdade e a satisfação dos colaboradores com a empresa. O aumento de 8 pontos no mesmo indicador, aponta para a expectativa de permanência na empresa, por mais cinco anos, o que indica o maior comprometimento e engajamento dos funcionários com a organização.
“A Santa Casa é um exemplo de como a Pin People apoia as organizações a melhorarem exponencialmente seu clima e sua cultura por meio de pesquisas que geram insights valiosos, os quais têm o potencial de se transformar em ações práticas para o desenvolvimento das pessoas e dos negócios”, diz Isabella Botelho, cofundadora e CRO da Pin People. As empresas são parceiras desde 2019.
A Santa Casa de Porto Alegre, o hospital mais antigo do Rio Grande do Sul, é um dos mais modernos do Brasil. A instituição, que atende mais de 6 milhões de pessoas por ano, é reconhecida pela qualidade e segurança de sua medicina, pelo humanismo de sua assistência, pela excelência de seus profissionais e pela modernidade de seus processos e equipamentos.
Segundo Marluci Reche, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa, o setor enfrenta desafios, especialmente para engajar os colaboradores e manter um bom clima organizacional em um cenário de grande volatilidade e impactado diretamente pelo contexto da pandemia de COVID-19. “Para isso, temos investido em iniciativas de inovação, atuação tecnológica e geração de conhecimento, buscando sempre o desenvolvimento contínuo e a valorização dos nossos talentos”, afirma.
O hospital filantrópico tem uma trajetória de pioneirismo e credibilidade, com mais de 200 anos de história. A instituição é referência nacional em diversas especialidades médicas e possui um olhar constante para o futuro, alinhado com as melhores práticas do mercado e as necessidades da sociedade.
“A Pin People se mostrou parceira desde o início”, diz a HR Business Partner da Santa Casa, Cristiane Sastre. Ela completa ainda que a participação da liderança na pesquisa de engajamento tem sido fundamental para o sucesso da parceria. “Por isso, estamos realizando diversas ações para aumentar a adesão e o alcance das pesquisas, que são ferramentas essenciais para entender as necessidades e os desafios dos nossos colaboradores”.
KOH PEE PEE
Elaboradas para serem degustadas no já tradicional ritual de requinte e sofisticação do restaurante, as novidades integram o menu do Koh Pee Pee na estação das altas temperaturas. As novas receitas reiteram a verdadeira experiência sensorial que é a culinária thai preparada pela casa.
O detalhe, a busca pela perfeita harmonização da gastronomia tailandesa, assim como a arte de mesclar sabores exóticos e insumos típicos daquele país oriental estão presentes na salada Yam Pla Muek, produzida à base de camarão com manga, rúcula, alface e especiarias como galangal, gengibre, leite de coco, capim limão e limão siciliano, acompanhando molho cítrico; e na sobremesa Ko Bamboo: uma pavlova feita artesanalmente com frutas amarelas, recheada com ganache de limão siciliano, aromatizada com capim limão. Doce propício para fechar com chave de ouro o prazer vivenciado por quem degusta um jantar regado às iguarias da cozinha do Koh Pee Pee, na capital gaúcha.
O restaurante é ótima escolha para quem se deleita com a gastronomia thai e também àqueles que ainda não conhecem a impecável alquimia da gastronomia asiática. Os sabores preparados com ingredientes originalmente tailandeses também podem ser apreciados nas mais de 40 variedades do menu, inclusive vegetarianas. Os pratos podem ser harmonizados com drinks autorais requintados com e sem álcool, manipulados detalhadamente com frutas tradicionalmente consumidas na Tailândia, insumos asiáticos diferenciados e bebidas alcoólicas tradicionais, como espumante brut, gin e licores, finalizados com flores comestíveis, além de seleta carta de vinhos e cervejas especiais.
ESPAÇO NAVE
No último dia 6/12, o casal Sara Cadore e Luciano Fernandes inaugurou o Gastrobar Espaço Nave, que reúne moda, música e gastronomia no coração do Bom Fim. O cozinheiro e a Relações Públicas, unem suas vocações e paixões num local colorido, divertido e com cardápio focado na culinária espanhola e suas vertentes. Localizado na Rua Felipe Camarão, 681, traz novos ares para a região com uma agenda de eventos culturais diversificada.
De acordo com a proprietária, a ideia de reunir múltiplas experiências em um só ambiente foi o destino natural para a trajetória de seus empreendimentos. Sara está há 9 anos no comando do brechó Casa de Desapegos, enquanto Luciano já somava quatro à frente do restaurante La Nave. “Unimos forças e transformamos nossos negócios em um espaço único para proporcionar aos clientes experiências bem diversas”, revela. “Acredito que o caminho mais saudável para o mercado da moda é o circular. Assim como na loja da Avenida Independência temos peças chegando todos os dias. A ideia é ser um ambiente democrático, acessível e plural.”
A vivência de 30 anos como cozinheiro, alguns deles atuando na Espanha, com passagens pela Itália, credenciou Luciano para montar um cardápio único, com destaque para os bocadillos e pintxos, lanches que transportam os sentidos às raízes culinárias da península ibérica. Para completar, Espaço Nave ainda proporciona um menu musical de seleção apurada. Toda a semana, DJs e músicos são convidados para assumir a trilha sonora, além das centenas de LPs disponíveis para que os clientes possam interagir com o som ambiente da casa. Na inauguração quem animou foram os renomados Flu, Joelma Terto e Benites.