NOTAS DA SEMANA – 16.12.2022

salão da propaganda

ENTREVISTA COM RAFAELA ZANG

1. Quem é Rafaela Zang?

Gerente de Negócios do Grupo RBS, mãe dos gêmeos Antônio e Valentina e esposa do Ceccon. Tenho o sentimento que nasci para atuar na área comercial  resolvendo com agilidade e criatividade os desafios dos clientes. Por tradição familiar estudei no Colégio Anchieta dos 3 anos até o final do ensino médio e onde levo para vida grandes amizades. Formada em relações públicas pela PUCRS, MBA de Administração e MBA de Gestão Econômica de Negócios pela FGV. Esse ano completei 10 anos de Grupo RBS com passagem por alguns veículos: Gerente da Rádio Cidade, Gerente Rádios Floripa, Executiva Comercial Farroupilha, Comercial clientes estratégicos Rádios e Gerente de Negócios Cluster Governo. Minha família sempre foi o meu alicerce e minha grande inspiração para essa profissional que me tornei. Meu falecido avô sempre fez e faz parte destas conquistas e meu marido que me incentiva todos os dias a superar os desafios.

2. Formada em Relações públicas fostes te encontrar na área comercial de dois grandes grupos de comunicação onde te encontrastes com teus objetivos, ou foi acontecendo?

Quando entrei para faculdade de relações públicas não era para atuar com eventos e sim gestão de crise das empresas, logo no início da faculdade surgiu a oportunidade de trabalhar no Grupo RBS na rádio 102, foi quando me apaixonei por veículo de comunicação e tive a certeza que minha vocação era atuar na área comercial, que de alguma forma trabalha com crise, meu início de carreira foi como atendimento de ouvinte, produção, e depois de 2 anos na RBS surgiu a oportunidade de ir para Band como executiva de contas, abracei o desafio e foi onde ingressei no comercial, atuando diretamente na relação de confiança dos clientes e desenvolvendo a criatividade, pois também atuava no planejamento, nesse período surgiu um convite para ir para SP, mas resolvi apostar  no meu estado, sou muito próxima da família. Depois de 06 anos retorno ao Grupo RBS como Gerente da Rádio Cidade, então surge um convite de ir para Floripa, fiquei 1 ano e 6 meses, mas sabia que estava na hora de retornar para minha terra. Esse retorno foi muito gratificante, assumi o projeto piloto da grande virada da RBS comercial e desde 2017 atuo como Gerente de negócios do Grupo RBS no Cluster Governo.

3. Nestes 20 anos de mercado o que mais mudou e o que não mudou?

Passamos a ser atendimento consultivo, gerando valor para as marcas, tendo um olhar da necessidade do cliente para a melhor solução de mídia. Trabalhando mais focando no resultado do cliente através de Mesa de Performance, analisando os resultados dia a dia para gerar resultados. Não mudou o brilho no olho e a busca pela excelência.

4. A Rafa super mãe, feliz no casamento, tem o tempo livre pra todos e tudo?

O maior desafio é o tempo, mas consigo conciliar tempo para todos! O home office permitiu que as crianças participassem do trabalho e me deixaram no dia a dia deles, com o marido consigo tempo de qualidade em nossos almoços e o final de semana é de toda família, amamos ir para praia curtir nossos momentos felizes, estamos em contagem regressiva para viajar, mas dessa vez com a dupla, sempre viajamos muito, é um dos nossos vícios.

OPINIÃO PRODUTORA

2022 foi um ano agitado no mercado de eventos. A Opinião Produtora realizou 445 eventos nas casas administradas pelo grupo – Bar Opinião, Pepsi on Stage e Auditório Araújo Vianna, contando atrações de produtoras parceiras, eventos privados e datas da prefeitura.

As doações de alimentos via Ingressos Solidários vão de 1 a 6 toneladas por show e, no total, o grupo estima arrecadar cerca de 500 toneladas de alimentos até o final de  2022. “Essa é uma forma de garantir acesso à cultura com valores mais acessíveis ao público e apoiar a comunidade com as doações”, afirmam os sócios-diretores.

Imagens das doações arrecadadas nos shows do Skank, que totalizou 7 toneladas de alimentos, em parceria com o Movimento Rio Grande Sem Fome: https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/329805

2023:

A expectativa para o próximo ano é de ainda mais movimento. Não existem mais datas livres para o primeiro semestre nos espaços administrados pela Opinião Produtora, que trabalha no momento com poucos dias disponíveis no final de 2023. Com atrações nacionais e internacionais confirmadas, estão divulgados diversos shows com ingressos já à venda:

Júpiter Day

26/01/2023

Bar Opinião

Belvedere

01/02/2023

Bar Opinião

Kamelot & Turilli/Lione Rhapsody

07/02/2023

Bar Opinião

Krisiun

26/02/2023

Bar Opinião

Gilberto Gil

03/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Elvis Experience

10/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Frejat Trio

11/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Marco Luque

12/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Sonata Arctica

15/03/2023

Bar Opinião

Palestra com Pastor Cláudio Duarte

21/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Zezé di Camargo e Luciano

25/03/2023

Auditório Araújo Vianna

ANGRAFEST

26/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Rael + Rashid

30/03/2023

Auditório Araújo Vianna

Emicida

01/04/2023

Auditório Araújo Vianna

Paulinho da Viola

15/04/2023

Auditório Araújo Vianna

Baile do Nego Véio 2

20/04/2023

Auditório Araújo Vianna

Tributo a Jon Lord com Bruce Dickinson

25/04/2023

Auditório Araújo Vianna

Roupa Nova

29/04/2023

Auditório Araújo Vianna

Fito Paez

06/05/2023

Auditório Araújo Vianna

The Calling

09/05/2023

Bar Opinião

Fundo de Quintal

07/05/2023

Auditório Araújo Vianna

Marisa Monte

12/05/2023

Auditório Araújo Vianna

Baile do Magal

21/05/2023

Auditório Araújo Vianna

Snarky Puppy

24/05/2023

Auditório Araújo Vianna

Queen Celebration in Concert

26/05/2023

Auditório Araújo Vianna

BLITZ

27/05/2023

Auditório Araújo Vianna

Jorge Ben Jor

10/06/2023

Auditório Araújo Vianna

Péricles

26/08/2023

Auditório Araújo Vianna

Confira a agenda completa e atualizada no site www.opiniao.com.br

CANAL UMISS

O canal UMiss que foi lançado em agosto de 2021 é disponibilizado através de streaming de forma gratuita e interativa na plataforma Soul TV para o mundo inteiro. Sua programação pode ser acessada pelo celular (IOS e Android) ou SmartTV (Samsung ou LG).  A operação da plataforma que hospeda o canal UMiss conta com mais de 150 canais, unindo em uma única interface possibilidades de entretenimento com canais abertos, por assinatura e pay per view. Com abrangência nacional e também em 196 países, a Soul TV busca atrair novos usuários. Seu crescimento de audiência está sendo sólido e exponencial, no último mês ela já chegou próximo dos 300 mil cadastrados.

Acompanhando as tendências do mercado de streaming, o canal UMiss oferece mais de uma possibilidade para o telespectador assistir os conteúdos, seja acompanhando um programa ao vivo em sua grade ou na versão on demand. A galeria de vídeos do canal libera a programação para o usuário assistir como e quando quiser. Ainda disponibiliza uma ferramenta que permite compartilhar os links via redes sociais e aplicativos de bate-papo.

O canal nasceu com o propósito de abordar conteúdos voltados para o mercado feminino e temas para toda família. A grade do UMiss tem espaço para programas e produtos voltados para assuntos como: beleza, moda, estética, bem-estar, saúde, turismo, cultura e comportamento. O universo das misses é um ponto alto do canal, pois sempre atraiu um grande número de acessos em suas exibições, ultrapassando 100 mil espectadores em transmissões especiais do concurso e mais de 50 mil visualizações nos episódios de uma série inédita que mostra os bastidores do Miss Universo Brasil.

O objetivo do canal é levar informação, entretenimento, novidades do mercado da moda e da beleza, conectar o público com a arte, cultura, mostrar lugares e pessoas espetaculares, como também provocar reflexões sobre comportamento através de histórias inspiradoras.

Entre os conteúdos disponíveis em sua programação, a série “Behind the Crown” – que traz episódios que mesclam o formato de documentário e reality show – mostra os bastidores do Miss Universo Brasil, ela é um dos grandes cases do canal. Outro projeto importante na grade foi o “Trend Parade”, que em sua estreia exibiu episódios com uma cobertura exclusiva e diferenciada da Semana de Moda de Milão 2022. O UMiss ainda conta com a produção de um giro de notícias com um formato descontraído e ágil chamado “UNews”, sob o comando da jornalista Gabriele Torbis, que faz uma curadoria de informações e tendências do mercado da moda, beleza e celebridades.  O canal traz outros produtos próprios com grande engajamento como: Jornada Miss, Vitrine Miss e Miss Universo Brasil Tour, este último voltado ao mercado do turismo e gastronomia. Em 2022, o UMiss fechou uma parceria importante com o projeto “Aliadas”, sob o comando da apresentadora Ali Klemt, em que exibe aos sábados um programa com pautas do universo feminino, discutindo junto com convidados e colunistas assuntos variados como: saúde, bem estar, finanças, empreendedorismo, família, maternidade, beleza, entre outros.

Desde o início da sua operação, o canal UMiss que conta com Carlos Totti na Direção Geral, o mesmo montou uma equipe multidisciplinar de diversos lugares do Brasil e até mesmo do exterior. Atualmente, a Direção Administrativa e Financeira está sob comando de Lisiane Gomes, a Jornalista Gabriele Torbis – além de atuar como apresentadora de conteúdos também coordena a produção de TV – e a Coordenação Técnica está sob responsabilidade de Guaracy Tesch, que já esteve na posição de Gerente de TI da Band RS por muitos anos. Existem diversos profissionais envolvidos no projeto do UMiss, exemplo disto é a Passus, uma agência e produtora de São Paulo que atua na produção, captação, edição dos conteúdos audiovisuais e na gestão de social media das redes sociais.

Após seu primeiro ano de funcionamento, agora com a marca mais solidificada e conteúdos de qualidade em sua grade, o objetivo é explorar comercialmente o mercado. Com um trabalho construído em sinergia com profissionais do mercado publicitário, o UMiss está fechando novas parcerias e representações comerciais com empresas de diversas partes do Brasil e até mesmo do Exterior. O canal está fechando contrato com Lucas Pontes e Nenê Zimmermann para representações nos Estados de RS, SC e PR. Em breve, pretende também consolidar contratos com escritórios na região Sudeste e Nordeste.

“Neste primeiro ano de operação nosso foco foi lançar o canal, montar uma equipe de profissionais capacitados, criar conteúdos de qualidade, preencher a grade de programação com coesão, conectar com o público e nos posicionar em um segmento do mercado”, ressalta Carlos Totti. “Tivemos conquistas importantes nesse tempo, entre elas, posso frisar a transmissão do Miss Universo Brasil, a captação da série com os bastidores do concurso a bordo de um navio em Cruzeiro, as viagens para gravações de programas turísticos. A nossa primeira cobertura internacional, com a montagem de uma operação na Europa para a produção do projeto Trend Parade, o qual mostramos em três episódios as tendências da Semana de Moda de Milão, com a apresentação da Giovanna Migowski, especialista em moda”, completa o gestor do canal.

Em 2023, o canal terá ainda mais novidades em sua programação, seguirá na busca por novas parcerias comerciais, produção de conteúdo e abrindo espaço na grade para projetos que tenham aderência com o perfil do UMiss. Um dos objetivos principais nos próximos meses será a busca de novos telespectadores e clientes. “Além de contar com programas bem produzidos e com um conteúdo rico, o canal oferece diversos formatos de entregas de visibilidade para as marcas, principalmente com ações de branded content e interatividade”, pontua Totti.

Para conhecer o canal UMiss faça o download do aplicativo da SoulTV pelo celular ou SmartTV e acesse a plataforma gratuitamente.

MOOVE

A Vero, rede de pagamentos do Banrisul, está com uma nova campanha no ar neste final de ano. Desenvolvida pela Moove, *Vemm de Vero* apresenta planos e vantagens que cabem no bolso de todos os empreendedores, inclusive de pequenos e médios. Para isso, oferece taxas competitivas e, para quem concentrar as vendas na Vero, são disponibilizadas máquinas grátis/sem aluguel. O filme de 30 segundos foi ao ar na quinta-feira (15). O desafio para a Moove foi comunicar que a Vero oferece propostas personalizadas e com excelente custo-benefício para os credenciados. Para reforçar esse conceito e aproximar o serviço do público-alvo, o filme conta com relatos de duas empreendedoras que utilizam as soluções da Vero nos seus negócios. Lúcia Kalil, sócia-diretora da Convexo, relata estar sempre em busca de novidades. A Vero, segundo ela, combina com tudo isso, pois oferece o melhor custo-benefício para o seu negócio. Já a secretária da Associação das Feiras Modelo de Porto Alegre, Denise Oliveira, afirma que a Vero “cabe no bolso” porque são 112 feirantes e, juntos, eles conseguem concentrar os pagamentos nessa operação, é possível ter vantagens como máquinas grátis.

A apresentadora Cris Silva reforça o conceito que a Vero tem planos para todos os bolsos e, com seu jeito carismático, chama os novos clientes a conhecerem as opções que podem ser customizadas de acordo com as necessidades dos empreendedores. A campanha entrou no ar na quinta-feira (15) e utiliza também mídia externa digital e digital, que terão veiculação em dezembro e janeiro, abrangendo várias plataformas.

*Ficha técnica*

*Campanha*: Vemm de Vero

*COO*: Luana Rodrigues

*Gerente de Operações*: Karina Hermes

*Diretora de Núcleo*: Rosangela Lopes

*Relacionamento e Negócios*: Márcia Jerônimo

*Head de Criação*: Eugênio Lumertz

*Inteligência Criativa*: Moisés Bettim, Claudia Mainardi, Francine Massoco, Mariana Gonzalez

*Coordenação do Núcleo de Dados e Performance:* Débora Martins

*Produção*: Adriane Ávila, Carla Bildhauer e Robson Albuquerque

*Mídia*: Paula Santos e Bruna Coutinho

*Arte-Final*: Christian Vieira

*Cliente*: Banrisul Pagamentos (Vero)

*Aprovação Cliente*: Amanda Tegon (Banrisul Pagamentos (Vero) / Nathália Saldanha (Gerente de Marketing Banrisul SA)

*Produtora de vídeo: MYTHAGO PRODUÇÕES*

*Direção de cena:* Mocita

*Montagem*: Luiz Todeschini

*Finalização*: Guilherme Muxfeldt

*Produtora de áudio*: Radioativa produtora

*Direção de som*: Carina Donida

*Obtenção fotográfica*: Studio Mythos – Thiago Peraça

*Manipulação de imagem*: Studio Mythos – Zé Waxemberg

GRUPO RBS

Com o objetivo de reforçar sua conexão com o público gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento do Estado, o Grupo RBS vai ampliar sua presença no interior do Estado, onde já atua com emissoras da RBS TV e operações das rádios Atlântida e Gaúcha, além do Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul. O projeto faz parte da estratégia de expansão digital, anunciado no início do mês, e terá como foco a produção de conteúdo hiperlocal, uma vocação da RBS.

– Somo uma empresa gaúcha com foco no Rio Grande do Sul. E acreditamos que nosso futuro passa pelo digital, em integração com as mídias tradicionais. Este movimento de expansão para o Interior, que tem início na região de Passo Fundo, combina essas duas crenças. Materializa nossa vocação hiperlocal, valorizando os temas e pautas importantes para as nossas comunidades e nos levando para mais perto do público. E sinaliza mais um passo do novo ciclo digital da empresa, com foco em novos produtos e formatos, engajamento e experiência do usuário, possibilidades de segmentação e customização, de forma sempre integrada com veículos tradicionais. O interior é uma grande locomotiva de desenvolvimento do nosso Estado, um orgulho pra todos nós, gaúchos, e uma fonte permanente de grandes oportunidades de negócio e conexão com o nosso público – afirma o diretor-executivo de Digital e Transformação, Marcelo Leite, responsável pelo novo ciclo digital da RBS.

A partir do primeiro trimestre de 2023, Passo Fundo terá uma redação integrada e multiplataforma de GZH, que se soma às operações da RBS TV e da Atlântida na região.

Além do digital, a redação irá produzir conteúdos para Zero Hora e Gaúcha. Este será o primeiro passo do movimento, que se estenderá para outras regiões do Estado, valorizando um mercado com alto potencial de contribuição para a economia do Estado. Além do digital, a RBS também avaliar investir em outras plataformas de conteúdo nos próximos ciclos do projeto.

– Entendemos a força e relevância do mercado do Interior para a economia do Estado e, a partir disso, avançamos na construção de soluções conectadas com a jornada de consumo dos gaúchos. Com este movimento, a RBS oferece novas oportunidades de exposição e comunicação para as marcas se conectarem com seus públicos. Neste momento, destacamos a Região Norte e Passo Fundo como protagonistas, pela importante contribuição no desenvolvimento do RS em diferentes setores, especialmente no agronegócio – destaca Leonardo Persigo, diretor de Mercado do Interior.

Nesta primeira etapa, serão criadas sete novas vagas para reportagem, edição e chefe de reportagem por meio de um processo seletivo que se iniciará em janeiro. Esses profissionais serão liderados por Mateus Rodighero, que assume como editor-chefe de jornalismo da nova redação integrada da RBS em Passo Fundo, modelo semelhante ao que a empresa já opera atualmente em Caxias do Sul. O foco será dar mais visibilidade e alcance para temas e pautas importantes da região, ampliando e fortalecendo a conexão com o público local.

– Estamos muito felizes de poder intensificar, com GZH, a produção de conteúdo jornalístico em Passo Fundo, que hoje já é muito bem exercida pela RBS TV. Essa importante região econômica, cultural, política e social do Estado tem muitas notícias que vão ao encontro do nosso propósito na RBS: conectar os gaúchos e fazer jornalismo que desenvolva o Estado. O localismo (produção de conteúdo de uma cidade ou região) é um dos elementos importantes para que uma comunidade se una, evolua e encaminhe a solução de seus problemas – ressalta Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte.

KANTAR IBOPE MEDIA

Pela primeira vez na América Latina, a Kantar IBOPE Media anuncia que a Netflix se torna cliente da empresa para dados de medição de audiência no Brasil. A partir de janeiro de 2023, a Netflix terá acesso a uma visão multiplataforma de seu desempenho, em conjunto com emissoras de TV linear e plataformas de vídeo sob demanda.

“Nunca foi tão importante para as empresas de mídia ter acesso a uma visão única da audiência para maximizar crescimento sustentado”, diz Antônio Wanderley, CEO da Divisão de Mídia da Kantar na América Latina, Espanha, APAC e África. “A decisão da Netflix de aderir ao nosso serviço fortalece ainda mais nossa medição de audiência aceita pela indústria”.

“Como os hábitos de visualização mudam, apoiamos os esforços da Kantar para fornecer medições de audiência multiplataforma que melhorem nossa compreensão dos comportamentos do público. Estamos entusiasmados com a oportunidade de aumentar nossa participação e entreter mais assinantes com programas e filmes imperdíveis”, disse Pablo Perez De Rosso, vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix.
O anúncio de hoje marca o mais recente compromisso da Kantar IBOPE Media para mensurar e reportar o consumo de vídeo em todas as plataformas, oferecendo uma medição de audiência única e baseada em pessoas sobre o consumo, o desempenho e investimento de mídia.

CENP

O Cenp divulgou nesta quarta-feira (7) os números do mercado nos três primeiros trimestres de 2022, que apontam crescimento de 11,85% até setembro. Nesse período o faturamento do setor foi de R$ 13,6 bilhões – ante R$ 12,2 bilhões no mesmo período do ano passado.
Entre os destaques, estão a internet e a mídia out of home. A primeira, que no ano passado faturou R$ 3,6 milhões, passou para R$ 4,4 mi no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 mil para R$ 1,4 milhões (veja mais no quadro abaixo).
A amostra da nova edição do Cenp-Meios conta com a participação de 316 agências, sendo 258 matrizes e 58 filiais.
“É um crescimento consistente e reitera a importância desse setor para o desenvolvimento e injeção de investimentos na economia. Expectativa é seguir em alta, já que este último trimestre do ano deve concentrar um ânimo extra do setor de publicidade com eventos como Copa e Natal, que exigem comunicação e conexão com consumidores”, explica Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

MÍDIA DADOS

Na era do Big Data é impossível empreender sem dados. Esse é o propósito do Mídia Dados Brasil 2022, um panorama completo desse segmento no mercado brasileiro. A publicação, que pode ser acessada pelo site, consolida as melhores informações sobre todos os canais de contato de mídia no País, e avança na coleta do universo digital, uma ferramenta essencial para os profissionais desse setor, os quais há décadas são apoiados pelo meticuloso trabalho do Grupo de Mídia São Paulo.

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