ENTREVISTA COM MARIA HELENA PIAGETTI MÜLLER
Desde sempre lembro que fui uma pessoa de fazer, de não fugir dos problemas e enfrentá-los.
De buscar soluções e ser forte, mesmo parecendo às vezes frágil.
Tive, desde cedo, objetivos de crescer e realizar, movida por ter curiosidade em tudo.
Quando comecei na publicidade, tive um grande mestre, Clóvis Noschang, referência na propaganda e grande fazedor de marcas. Aprendi muito com ele e me dediquei totalmente à Protargetque já nascia com as marcas Ortopé , StarSax e muitas outras empresas Na época , passei a ser sócia com 20% da agência. Eu sempre fui dedicada e muito prestativa, fazendo mais do que me exigia.
Amo ser mulher, sou vaidosa, amo ser mulher do Osvaldo, que é o meu amor, grande companheiro, ser mãe é uma bênção e mais ainda ser avó. Acompanhar os meus filhos, os desafios das crianças, estar presente em todas as fases, em todas as horas.
Gosto de gente, gosto de ter amigos, ter clientes. Clientes-amigos. Parceiros-amigos.
Ser mulher e ser empresária é maravilhoso, sempre fui muito respeitada pelos homens também.
Quando se é profissional e muito comprometida, as as diferenças de gênero não aparecem tanto ou ficam em segundo plano, pelo menos. Não importa nem nunca deve importar se é Homem,x mulher, branco x preto, hetero x homo… o importante é ser competente e trabalhar muito.
A Protarget sempre foi uma realização, mas não a única. O crescimento foi de acordo com a nossa proposta de vida: trabalhar muito pelos nossos clientes, mas viver muito bem para a nossa família.
Estar presente nos almoços, viajar e curtir os fins de semana.
Acho que o tamanho da Protarget foi sempre proporcional ao nosso esforço e maneira de viver, o
Osvaldo sempre nos deu segurança para que fizéssemos o que gostamos.
Estar hoje ao lado dos nossos filhos é a maior realização, saber que eles também amam o que fazem e estão preparados para tocar o negócio e que estão mais preparados do que nós. E já está quase tudo na mão do Ricardo e da Annie, que tocam a operação e a estratégia de crescimento da PRO e dos nossos clientes. E eu e o Osvaldo estamos transferindo ainda o conhecimento e empenhados em ser o suporte para um futuro forte.
Acho que ter uma vida com a família, com os netos é o que nos é mais caro. Continuar a conhecer o mundo, suas belezas, suas diferenças é o que faz da vida ser bela todo o dia!
OLIVETTO
Você sabia que o Garoto Bombril entrou para o Guinness Book como o garoto-propaganda mais longevo da história da propaganda mundial? O personagem interpretado por Carlos Moreno, ficou no ar por 39 anos.
No total foram produzidos mais de 400 comerciais – em vários deles, Moreno interpretou personalidades que vão de Che Guevara a Barack Obama, de Pelé a Ronaldo Fenômeno, de Ana Maria Braga a Dilma Rousseff.
Mas a pergunta chave é: Por que o Garoto Bombril fez tanto sucesso?
Nas décadas de 70/80, a forma como retratavam a mulher era tomada por estereótipos da dona de casa: mãe amorosa e esposa submissa.
Olivetto e Petit queriam falar com a nova mulher brasileira, por isso, ao criarem o Garoto Bombril, modelaram ele para uma tratativa bem diferente do comum para as décadas. Buscaram então alguém delicado, tímido e bem-humorado.
E acima de tudo educado: o Garoto Bombril sempre se referia à dona de casa como “senhora”, num tom de quem parece que está pedindo licença para falar.
Quando à conta chegou à DPZ, a Bombril já tinha 80% do mercado de lã de aço no Brasil.
Após o Garoto Bombril a empresa conseguiu estender a liderança para outros segmentos, como o detergente Limpol, o desinfetante Pinho Bril e o amaciante Mon Bijou.
Você quer aprender a criar campanhas de publicidade que vão aumentar muito suas vendas?
Então coloque agora mesmo na sua agenda as 4 aulas do “Processo Criativo de Washington Olivetto”:
Aula 1 – Dia 06/03: O processo criativo de Washington Olivetto para gerar grandes ideias
Aula 2 – Dia 08/03: 10 campanhas de marketing que juntam arte com resultados
Aula 3 – Dia 10/03: O que é propaganda ruim de doer (e como criar campanhas inesquecíveis)
Aula 4 – Dia 13/03: O jeito mais rápido de você criar campanhas que vendem milhões
Washington Olivetto nunca deu (e talvez nunca mais dê) um curso online e gratuito sobre publicidade.
Não perca essa chance!
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POMPÉIA
Para ecoar as ações sustentáveis e estimular a economia circular, a Lojas Pompéia lança a marca exclusiva Eco.ar. O objetivo da nova marca, que se junta a outras seis exclusivamente vendidas nas lojas, e-commerce e APP da Pompéia, é apresentar produtos que estejam alinhados com as condutas de desenvolvimento sustentável em ESG.
E o primeiro lançamento da Eco.ar é o projeto de um tênis sustentável, realizado em parceria com o Instituto Lins Ferrão, pilar de responsabilidade social e sustentabilidade do Grupo Lins Ferrão, com a finalidade de reuso de peças e uniformes da Pompéia que seriam descartados. Foram utilizados cerca de 300 kg de peças, acumulados durante três anos, que passaram por um processo de desfibramento, transformando-os novamente em fio têxtil, usado para a confecção do cabedal, palmilha e partes internas do tênis.
O tênis sustentável da marca Eco.ar conta com três modelos, nas cores preto e cinza, sendo o masculino com numeração que vai do 38 ao 44; e o feminino do 34 ao 39; e valor de R$ 299,90. Os modelos são vendidos nas lojas Pompéia, no e-commerce e no APP.
O Grupo Lins Ferrão vem priorizando condutas de desenvolvimento sustentável e em prol ao meio ambiente. Recentemente, a Pompéia anunciou a parceria com a multinacional EDP para a migração para energia solar, quando parte de suas lojas passam a utilizar energia limpa.
A Pompéia também realiza, desde 2011, um trabalho de reaproveitamento de lonas de banners e de mídia externa. Os materiais são recolhidos e transformados em sacolas sustentáveis utilizadas em diversas ações da marca. Além disso, a Pompéia foi pioneira a adotar sacolas feitas em Plástico Verde, produzida em Polietileno Verde, fabricada a partir do etanol da cana-de-açúcar – uma fonte 100% renovável.
ANTES QUE ME ESQUEÇA
Este é o título do livro escrito por José Francisco Queiroz, um dos mais brilhantes e ativo profissional do mercado de comunicação, que por muitos anos esteve na CIN, J. Walter Thompson, GTM&C, Norton Publicidade, Bloch Editores, Editora Globo e SBT.
Este livro não está à venda pois a edição foi adquirida pelo Grupo de Mídia, que distribuiu entre seus sócios. Alguns exemplares permanecem com Zé Francisco para presentear amigos em ocasiões especiais.
Abaixo um dos capítulos mais marcantes do livro que conta a história desses profissionais que fizeram e fazem com muita dignidade a propaganda brasileira.
Na época que escreveu o livro o título deste capítulo falava em 20 anos mas hoje está próximo de completar 25 anos.
QUEM SERÁ O SEU AMIGO DAQUI A 20 ANOS?
O que segue é uma adaptação de texto publicado na abertura do livro É O Que Parece que conta a história da formação do Clube dos 100 Amigos e apresenta interessantes relatos contados pela maioria dos seus integrantes.
Empresários e profissionais da comunicação publicitária eram muito ligados, justamente por frequentarem os mesmos ambientes, quase sempre festivos ou em reuniões de trabalho. Era, enfim, uma comunidade na qual a solidariedade estava presente, principalmente nos anos 1990, considerados um período de ouro da atividade.
Certa vez um deles teve a ideia de enviar um convite anônimo para diversos companheiros de agências de propaganda, veículos de comunicação e empresas fornecedoras de serviços editoriais, produção e de promoção, agendando um almoço. O objetivo do encontro seria discutir a proposta de se criar um clube de amigos. Nesse primeiro encontro, realizado no Clube Nacional, um local reservado no bairro do Pacaembu que já era utilizado por importantes nomes da sociedade. Paletó e gravata eram obrigatórios.
Nesse primeiro encontro, realizado no dia 16 de junho de 1998, foi selada a criação do Clube dos 100 Amigos. Os membros-fundadores estabeleceram regras básicas para levar adiante aquela iniciativa. Dentre elas, que a cada dois meses fossem realizadas as reuniões-almoço, sempre coordenadas por um dos integrantes, que se encarregava da escolha da data, do cardápio e de próximas iniciativas. Entretanto, as condições básicas desses almoços deveriam ser para jogar conversa fora, sendo, portanto, proibido falar de negócios. Um momento só de papo com amigos. Outra condição limitante é que não seriam aceitos convidados, nem mulheres; só poderiam participar da confraria os integrantes do clube, uma modalidade tão conhecida como o “Clube do Bolinha”. Mesmo sendo confessadamente proposta machista, tinha como objetivo deixar o ambiente em estilo de “boteco”, onde a língua poderia correr solta, prerrogativa da época. E mais um detalhe que vinha a se somar: no Clube Nacional, a presença de mulher era proibida. O tempo veio provar que esse apartheid entre mulheres e homens não fazia sentido, mas a regra prevalece até hoje. O Clube Nacional deixou de existir e hoje em dia o papo é democrático em qualquer ambiente. Nós, do Clube, também resolvemos buscar alternativas em relação aos locais de encontro. Por que não fazer um turismo gastronômico? É o que tem ocorrido em mais de 20 anos.
Já que o Clube dos 100 Amigos só tinha 16, era preciso criar uma corrente para ampliar esse número e ao mesmo tempo cuidar para que o ambiente não perdesse seus objetivos iniciais. No “convite-anônimo” existia a proposta para que se formasse um clube com 100 participantes: os primeiros 16 indicariam dois outros nomes, portanto, chegariamos a um total de 48, No terceiro encontro, todos indicariam mais um nome, perfazendo Essa matemática de crescimento do clube não conseguiu ir adiante, pois a maioria desejava preservar mais o ambiente descontraído e, por que não dizer, fraterno? Então, daquele primeiro encontro, se estabeleceu uma forma rigorosa de inclusão de novos amigos ao clube. O processo de votação de novos nomes se dava por meio de uma papeleta onde apareciam sugestões de nomes dados pelos participantes, levando em conta relevância no meio profissional e afinidade pessoal. Em primeira votação eram apurados os três mais votados. Em segundo turno, por um período, adotou-se de forma informal no processo a inclusão do conhecido sistema de “bola preta ou bola branca”. O nome dos três apresentados que obtivesse 100% de aprovação era integrado ao time. Mas, na realidade esse sistema acabou gerando grande dificuldade para o ingresso de novos participantes. Posteriormente a norma foi “abrandada”, com a aprovação mínima de 75% dos presentes nos almoços. Na verdade, esta votação, que ocorria a cada almoço, era um momento de grande descontração. Coisa de brincadeira de criança na hora do recreio. Por esta razão, nunca atingimos os 100 participantes, mas o nome foi mantido.
Durante muitos anos havia a necessidade de um mínimo de presença: faltar três almoços seguidos sem uma justificativa plausível, não era formalmente eliminado do clube, mas não recebia mais a convocação para os próximos. Este rigoroso controle de presença sempre foi feito pelo Wagner Yoshihara, nosso “eterno coordenador”, como o apelidamos. Alguns poucos amigos passaram pelo clube, mas por qualquer razão deixaram de receber novas convocações. Alguns outros também não mais estão lá porque foram convocados para morar na eternidade. Apesar de tanto tempo de existência, o Clube dos 100 não tem a certeza de quem foi o autor daquela primeira convocação anônima. A dúvida aguça a curiosidade, mas ela é irrelevante. Não importa quem teve esta ideia, mas sim os nobres objetivos de fazer persistir essa convivência alegre e respeitosa entre todos os integrantes do clube. O fato que dá muito orgulho a todos nós é que o Clube dos 100 passou dos seus 20 anos demonstrando vitalidade e inúmeras demonstrações de amizade e de solidariedade.
Após tanto tempo, além dos que nos deixaram, muitos outros vieram. Atualmente o Clube dos 100 convive em franca e sincera amizade. Parte dos seus integrantes não tem hoje o mesmo cargo ou função profissional, que foi a base para hoje estarmos juntos. Mas restou o mais importante: um relacionamento muito agradável e humano. Saem os crachás com sobrenomes de empresas e entram as pessoas. Em determinado momento, essa situação pode trazer um vazio interior, mas quando reunidos em torno de uma mesa de almoço tudo isso fica para traz sem nenhum apego.
Na verdade, o anonimato que persiste sobre o idealizador da primeira convocação até faz bem a todos nós. Naquele 1998, existiam 16 profissionais que, de alguma forma, uns mais outros menos, se conheciam um pouco mais do que a relação causada pelo dia a dia no trabalho. Laços ali se fortaleceram entre eles, mas se o anônimo fosse revelado, sempre ficaria a impressão de que aqueles seriam sempre seus melhores 15 amigos.
O tempo passou, novas amizades surgiram, verdadeiros valores humanos foram demonstrados e a maior parte deles sequer faziam parte dos cânones do nosso Clube – é caminhando que se faz o caminho! Esse é um aprendizado de vida de que o bem que uma pessoa pode receber ou dar a outra acontece a qualquer tempo. Novas e importantes relações de carinho e amizade devem existir a qualquer tempo. Portanto, não é importante quem teve a ideia, mas sim o desejo sincero em fazer deste clube um sinal de amor à vida e da preservação na relação entre pessoas, no âmbito profissional ou fora dele.
Sempre me pergunto como seria a relação que hoje tenho com grandes pessoas, verdadeiros amigos, se este clube não existisse. A resposta é óbvia: eu seria menos feliz, teria recebido menos que já recebi em termos de carinho e afeto; teria menos pessoas a querer bem e mais: teria aprendido menos o verdadeiro sentido da vida.
O fato que dá muito orgulho a todos nós é que o Clube dos 100 continua. Em novembro último, após algumas aberturas das regras da pandemia, os confrades realizaram o almoço e elegeram mais integrantes, que foram recebidos com as boas-vindas habituais. A medida exata que comprova essa união encontra-se registrada nas 24 horas do dia, por meio da nossa “rede de amigos”, no WhatsApp, nas trocas de e-mails, telefonemas e acima de tudo na solidariedade. Um exemplo palpável e real de que no nosso clube, se não alcançarmos os 100 amigos, os que nele estiverem sentem- se como participassem de uma grande família.
O livro É O Que Parece, editado pelo editor e não menos amigo e integrante do Clube, Antoninho Rossini, serviu para comemorar os 20 anos de existência do “Clube dos 100 Amigos” (2018), apresentando histórias vividas por quase todos os participantes. Em 2008, ao completar dez anos, foi produzido um CD só com músicas que falam de amigos e amizades, para distribuição entre nós. Na abertura, a música “Todo Mundo Precisa de Um Amigo” foi criada e produzida pelo saudoso Zé Rodrix, então um dos integrantes do clube.
A foto acima é um momento marcante do último almoço realizado este mês pelo clube dos 100 Amigos que une dois ícones da mídia especializada em propaganda e marketing-Armando Ferrentine, da Editora Referência(Propaganda&Marketing) e Sales Neto, da Editora Meio&Mensagem.
Esta foto é histórica que por muito tempo esse dois gigantes disputaram o mercado como verdadeiros oponentes e não tinham um relacionamento,digamos assim,nada amistoso.. O clube do 100, conseguiu uni-los para a alegria e satisfação de todos.Cada um com seu businnes,mas agora em paz.
A propaganda brasileira deve saber que existem 50 ou 100 executivos de muito valor, que só pensam no melhor e no crescimento deste meio tão importante para o PIB nacional.Na ativa ou fora dela. Fiz questão de fazer este destaque especial porque entendo que só assim seremos grandes e melhores,com respeito e dignidade.
GRUPO RBS
Cumprindo com seu propósito de fazer jornalismo, esporte e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor, o Grupo RBS foi destaque em diferentes premiações em 2022. Marcas e profissionais tiveram sua excelência reconhecida em 194 distinções, superando em 29,3% os resultados de 2021.
O crescimento garantiu ao Grupo RBS, novamente, a primeira posição entre os grupos de comunicação mais premiados da região sul do Brasil, segundo o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira, promovido pelo Portal dos Jornalistas. Os números também reforçam a relevância da empresa no país, passando a ocupar o segundo lugar nacional entre os grupos de comunicação mais premiados, atrás somente do Grupo Globo. No mesmo ranking do ano passado, a RBS aparecia na quarta posição.
Em 2022, provamos novamente o valor essencial de nosso jornalismo, esporte e entretenimento. As premiações conquistadas ao longo do ano nos enchem de orgulho e atestam o empenho e a excelência de nossos profissionais. Estamos no caminho certo para seguir cumprindo com nosso propósito de conectar as pessoas e fazer a diferença na vida dos gaúchos – destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo.
Empatados em primeiro lugar, Gaúcha e Zero Hora foram os veículos mais agraciados da região sul em 2022. GZH, que subiu do nono para o quinto lugar, também ficou no top 5 regional.
O ranking mostra o domínio histórico das marcas da RBS: Zero Hora (1º), Gaúcha (2º) e RBS TV (3º) são os três veículos mais premiados da história na região sul. Além disso, Zero Hora (4º) e Gaúcha (7º) seguem representando a empresa no top 10 nacional.
Os profissionais do Grupo RBS foram destaque em diferentes premiações. Cid Martins, da Gaúcha, segue na terceira posição do ranking dos jornalistas mais premiados da história do Brasil. Na lista regional, o jornalista é o primeiro colocado, seguido de Giovani Grizotti (4º) e Humberto Trezzi (6º).
Ao longo do ano, o Grupo RBS teve dois cases vencedores no Top de MKT 2022, da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), e mais de 20 jornalistas premiados no 64º prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
As marcas e profissionais da empresa também foram reconhecidos em premiações como o Salão ARP, da Associação Riograndense de Propaganda, o Top of Mind, do Grupo Amanhã, e o 9º Prêmio Globo de Programação. Para ver a lista completa clique no link: https://drive.google.com/file/d/1dLfOpR38SEGYKfKPBRq6zwxUzikeKUtz/view.
E21
A Baldo é uma empresa bastante especial, pois já possui uma atuação centenária e especializada na produção de alimentos à base de erva-mate.
Concentrando sua atuação no mercado externos, principalmente no Uruguai, onde é líder com sua marca Canárias, a Baldo decidiu um movimento estratégico muito significativo ao lançar uma nova campanha para promover no Brasil a erva-
mate padrão uruguaio Baldo que, de imediato, já caiu no gosto dos brasileiros.
Mais que um produto, a agência foi atrás da identificação de estilo de vida de um perfil diferenciado do consumidor Baldo: Em vez do apelo tradicional em torno do fogo de chão de sempre, a marca visa atingir um público único, urbano e que leva em conta o sabor de um produto de sabor diferenciado e que combina com um dia-a-dia mais intenso e gostoso.
A e21, em total sintonia com o posicionamento desejado pela Baldo, explorou o fato de que, quando as pessoas bebem a erva-mate da marca, elas apreciam a companhia de quem mais importa. E aí, tudo fica melhor quando é mais intenso.
A estratégia de mídia prevê a veiculação do filme em mercados-teste, primeiramente na fronteira sul do Rio Grande Sul (onde o conhecimento de marca é, sim, mais destacado), mas terá a campanha presente também nas redes sociais da marca.
Além disso, o projeto conta com várias peças de ponto-de-venda explorando todo o potencial de varejos importantes para a marca pela sua qualificação, com uma postura de design completamente inédita no segmento.
E vem mais por aí: Baldo se prepara para invadir Porto Alegre e com uma nova etapa de campanha igualmente muito intensa. Aliás, assim como a erva-mate Baldo.
Assista ao filme da campanha clicando abaixo:
CADASTRA
A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics, promoveu a executiva Nathália Dalla Corte para a posição de vice-presidente da área de Business & Strategy.
A profissional é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS e possui MBA em Marketing Estratégico pela Unisinos. Nathália iniciou sua carreira como estagiária, na área de mídia, contribuiu para a reformular a divisão de negócios e consultoria e se tornou sócia da Cadastra em 2019.
Nathália hoje lidera uma equipe de mais de 70 pessoas e, recentemente, recebeu menção honrosa no prêmio Women in Digital Awards na categoria Rising Star, que reconhece mulheres que são protagonistas de inovações e mudanças que impactam diretamente os negócios digitais ao redor do mundo. A área de Business & Strategy é voltada a planejamento, consultoria de negócios e estratégias digitais, sendo uma das que mais cresceu na Cadastra nos últimos anos.
SBT RS
Durante a semana do Carnaval, a partir da próxima segunda-feira (20), o telejornal SBT Rio Grande (11h30) levará ao ar quatro episódios especiais e bem-humorados para divertir o telespectador nos dias de folia. “Receitas de Verão do Anonymus Double” é um quadro-piloto que satiriza o tradicional programa “Anonymus Gourmet”, apresentado por José Antônio Pinheiro Machado, aos sábados.
No quadro, o personagem “Anonymus Double” (apresentado como um primo distante do Anonymus Gourmet) invade a cozinha mais conhecida da televisão gaúcha para mostrar os bastidores e ensinar receitas de verão, mas o resultado não sai muito bem como o esperado. A série promete ainda revelar o “grande segredo” da cozinha do Anonymus.
Anonymus Double é interpretado pelo editor-chefe do SBT Rio Grande 2ª Edição, Matheus Giglio. O jornalista, que está há mais de dez anos na casa, é também comediante de stand-up e conhecido pelas boas tiradas que divertem os colegas.
“Passada uma década fazendo graça nos bastidores da TV, o nosso chefe, Israel Fritsch, me desafiou a dar vazão a esse lado cômico diante das câmeras. Uma temeridade da parte dele, mas uma oportunidade que gostei demais e espero que o pessoal de casa também goste. Importante destacar que sem a generosidade e parceria do querido Anonymus Gourmet, nada poderia ser feito. Ele entrou na onda, comprou a ideia e abraçou a causa”, diz Giglio.
Para Pinheiro Machado, “não há na tv brasileira nada parecido, nem nada com a graça e o estilo ao mesmo tempo leve e profundo. Espetacular!”.
“Pinheiro Machado entrou na brincadeira que, na verdade, é uma merecida homenagem a uma das figuras mais importantes da televisão gaúcha”, diz Israel Fritsch, editor regional de jornalismo do SBT no Rio Grande do Sul.
O SBT Rio Grande vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 11h30, no SBT RS.
SPR
Posicionada entre as principais agências de estratégia e criatividade do Rio Grande do Sul e da região Sul do Brasil, com mais de 25 anos de atuação no mercado, a SPR entende que criatividade não existe sem ética e governança. Com essa maturidade de cultura organizacional, a agência está implementando Compliance e o Programa de Integridade. O programa reforça a postura e o comportamento ético nas relações internas (com os colaboradores) e externas (envolvendo fornecedores e clientes), e coloca a SPR na vanguarda entre as primeiras agências do RS a investir e integrar a plataforma de conexão de colaboradores e a formalizar um programa de Compliance na sua gestão.
Em tempos em que o tema da ESG – environmental, social and governance – está em total evidência, muito se tem avançado nas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das organizações, principalmente nas grandes e médias empresas. “É uma visão contemporânea e de maturidade de cultura que faz sempre olhar para o mercado sem deixar de primeiro olhar para dentro do negócio”, observa Gabriela Weyh Torres, diretora administrativo-financeira da SPR.
Internamente, o programa conta com apoio da ferramenta Feedz, plataforma que aumenta a conexão, o engajamento e o desempenho dos colaboradores, possibilitando dar feedbacks e melhorar o ambiente de trabalho, especialmente na atuação híbrida. Gabriela ressalta que a SPR está implementando Compliance porque entende que ele é um diferencial competitivo e traz ainda mais segurança para os clientes e todos os stakeholders, qualificando e habilitando a agência para o atendimento de grandes contas, tanto no setor privado como no público. “Com o apoio de uma consultoria e orientação jurídica, revisamos todo o processo do nosso negócio para o desenvolvimento do Código de Conduta e Ética, e aprimoramos políticas e procedimentos internos que começam na execução individual e refletem na dimensão da empresa. Temos a certeza de que o programa é algo ‘vivo’, que estará em constante evolução e que, a partir dele, firmaremos contratos com parceiros cada vez mais qualificados”, afirma Gabriela.
Compliance é o conjunto de práticas adotadas pelas empresas para garantir que suas atividades estejam em conformidade com leis, regulamentos e normas. Isso inclui a identificação e o gerenciamento de riscos legais e regulatórios, bem como a implementação de políticas e procedimentos para mitigar esses riscos. O Compliance também inclui ações corretivas em caso de violações de leis e regulamentos.
O Código de Conduta e Ética estabelece os valores e padrões de comportamento esperados de todos os funcionários da organização, o que inclui princípios como integridade, honestidade, transparência, respeito e responsabilidade social. O Código de Conduta e Ética ajuda a garantir que a empresa atue de forma ética e responsável em todas as suas atividades, incluindo a tomada de decisões e a interação com clientes, fornecedores e demais stakeholders.
SERRA
Dados da Planne, startup que desenvolve soluções de e-commerce para cerca de 100 empresas de Gramado e Canela, revelam que os turistas gastaram mais nas duas cidades em 2022, porém, em menos atrações. No ano passado, 250 mil pessoas consumiram experiências através das plataformas criadas pela startup. O gasto médio em compras online neste período foi de R$ 411, enquanto que em 2021 foi de R$ 331.
“Houve crescimento de mais de 24%, acima da inflação média do ano. Em 2022, o ticket médio por compra para parques foi de R$ 260, para restaurantes foi de R$ 299 e para restaurantes temáticos foi de R$ 605”, revela Gregório Nardini, CEO da Planne. Segundo Nardini, uma das razões para este crescimento de consumo foi o aumento no preço dos atrativos. “Percebemos também uma redução na quantidade de atrações que os turistas visitaram. Ou seja, eles gastaram mais, mas estão indo em menos atrações. Isso mostra que os consumidores adequaram o orçamento de viagens e tiveram que ser mais seletivos, optando por uma atração ou outra”, avalia.
Outro fator destacado por Nardini é o tempo de permanência na região. “Como a estadia nas cidades gira em torno de três a quatro dias, o turista precisa limitar opções de passeio, o que se reflete no crescimento de vendas em restaurantes temáticos. Essas atrações, que tiveram crescimento de 126% em vendas, juntam entretenimento com gastronomia e assim atraem os visitantes”, explica o gestor. Conforme o levantamento da Planne, julho foi o melhor mês de vendas na região, enquanto as vendas em dezembro ficaram 30% abaixo do esperado. Houve ainda uma diminuição nas compras antecipadas de ingressos e reservas em 2022.
Cerca de 25% dos clientes que compraram através das plataformas vieram do Rio Grande do Sul, principalmente de Porto Alegre e Região Metropolitana. Em segundo lugar está São Paulo, com 18%, seguido de Santa Catarina, com 9,64%. Os turistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste consumiram 20% a menos em 2022 comparado com 2021. “Essa queda provavelmente foi alavancada pelo aumento no preço das passagens aéreas, o que sinaliza a necessidade de rever estratégias. As empresas de truísmo da região poderiam, por exemplo, focar em mercados que estão vindo mais para cá, como São Paulo, que tem um gasto médio por visitante superior aos demais estados”, completa Nardini.
CHATGPT
A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como as empresas e as pessoas lidam com informações e tomadas de decisão. Com o uso de algoritmos avançados, a tecnologia permite que máquinas realizem tarefas com velocidade e precisão, transformando completamente a indústria.
Recentemente, inteligências artificiais (IA) capazes de criar, do zero, imagens e retratos com apenas com uma sugestão escrita se popularizaram e, desse movimento, surgiu o ChatGPT. Uma solução desenvolvida pela OpenAI capaz de desenvolver textos e responder perguntas de maneira coesa e precisa.
A inteligência artificial pode compreender e gerar textos relacionados aos mais diversos assuntos, tornando-se uma ferramenta útil para chatbots, sistemas de assistente virtual e, até mesmo, geração de conteúdo.
De acordo com Samuel Pereira, especialista emnegócios digitais, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, existem quatro funções principais na execução da Inteligência Artificial da OpenAI. “A primeira delas é a criação de conteúdo. O sistema é extremamente poderoso do ponto de vista de trazer informações sobre os mais diversos assuntos, sendo uma ferramenta incrível para auxiliar no desenvolvimento de roteiros capazes de se destacar no ambiente digital, nos mais diversos formatos”, revela.
Além disso, o ChatGPT consegue responder perguntas e tirar dúvidas com alguns simples comandos textuais. “Isso acontece com base em seu treinamento em dados de texto da internet. Ele utiliza o processamento de linguagem natural e algoritmos de deep learning para compreender o contexto da pergunta e gerar uma resposta apropriada que, na maioria dos casos, apresenta um contexto extremamente humanizado, excluindo a impressão de que o texto foi feito por um robô”, relata Samuel.
Para o fundador da SDA Holding, as possibilidades apresentadas pela solução no sentido de automação também devem ser levadas em consideração. “A ferramenta é inteligente ao ponto de criar automações capazes de tornar os processos de venda ainda mais práticos, reduzindo o tempo para efetuar uma transação e otimizando o tempo de trabalho dos colaboradores”, pontua.
Samuel acredita que o ChatGPT também será fundamental para o futuro das ferramentas de suporte e atendimento. “A inteligência artificial pode ser treinada e aprender a responder, exatamente, as dúvidas apresentadas por clientes de determinadas companhias. Ela pode ser perfeita para otimizar o tempo de respostas e atender grandes demandas simultaneamente. Com o auxílio desse tipo de solução, a indústria e o mercado contam com boas perspectivas para um melhor atendimento pré e pós-venda”, finaliza.
RAFAEL GUERRA
Rafael Guerra, que por quase 4 anos esteve a frente do Departamento de Marketing do CDL POA, está indo para um novo desafio na UNIMED POA, onde vai comandar a área de Desenvolvimento de Produtos dando mais vigor a marca tão admirada pelos gaúchos.
ALMÔNDEGAS
Depois de muitos anos de espera, finalmente vai acontecer o aguardado encontro dos integrantes originais do ALMÔNDEGAS.
GILNEI, JOÃO BAPTISTA, KLEDIR, KLEITON, QUICO e ZÉ FLAVIO se reúnem em um espetáculo inédito para celebrar a banda que é um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul e relembrar canções como “Vento Negro”, “Canção da Meia Noite”, “Haragana”, “Até Não Mais”, “Sombra Fresca e Rock no Quintal” e tantas outras.
Auditório Araújo Vianna – 24 de março de 2023.
AMCHAM
Crescimento da economia brasileira (67%) e estabilidade política e democrática (56%) são os principais desafios para os negócios em 2023, segundo pesquisa inédita da Amcham Brasil, com 465 empresários de todo o País. A pesquisa foi respondida majoritariamente por líderes C-level de empresas de grande e médio porte.
Outros fatores citados pelos executivos como fonte de preocupação para este ano foram segurança jurídica e regulatória (34%), disponibilidade e custo de mão de obra (28%) e incertezas sobre o cenário internacional (24%).
“O desejo do setor empresarial por crescimento econômico combinado com um cenário político estável é uma das principais mensagens captadas pela nossa pesquisa. Ambos os fatores estão intimamente ligados e se influenciam mutuamente”, comenta Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, entidade que reúne mais de 3.500 empresas, representativas de 1/3 do PIB brasileiro.
Para 68% dos executivos, a principal medida a ser priorizada pelo novo governo para impulsionar a economia é a reforma tributária. No entanto, mais da metade dos respondentes (66%) não acreditam ou entendem serem baixas as chances de sua aprovação em 2023. Apenas 34% vislumbram média ou alta probabilidade de uma reforma tributária passar neste ano.
“O ceticismo do setor privado encontra lastro na realidade. Há anos se discute, sem sucesso, uma reforma tributária abrangente. O tema é urgente, complexo e, para avançar, demandará a liderança do governo e o engajamento ativo do setor produtivo. A Amcham tem buscado apoiar e mobilizar os seus associados nessa direção”, comenta Abrão Neto.
Segundo os participantes, na busca pelo crescimento econômico, o governo também deveria enfatizar o equilíbrio fiscal (51%), segurança jurídica e redução de burocracia (39%), fortalecimento da estabilidade política e democrática (36%) e uma política industrial eficiente e moderna (29%).
A Amcham consultou, ainda, se os empresários observam uma relação direta entre estabilidade democrática e desenvolvimento econômico do Brasil. Para a maioria (78%), a avaliação é que existe uma correlação alta entre os temas.
Agenda sustentável e prioridades de gestão
Na visão de 51% das empresas participantes, a agenda de sustentabilidade e meio ambiente possui alta relevância em 2023. Outras 31% conferem importância média para a pauta ambiental. Apenas 18% indicaram baixa relevância para o tema em seus negócios no ano.
Entre as áreas de maior interesse das empresas na agenda ambiental e de sustentabilidade, destacaram-se eficiência energética e/ou energias renováveis (62%) e reciclagem, circularidade e manejos de resíduos (40%). Foram citados, ainda, o interesse na redução de gases de efeitos estufa (22%), mercado regulado de carbono (20%) e bioeconomia (20%).
A pesquisa “Plano de Voo: Perspectivas e Análises 2023” da Amcham Brasil ouviu, de 19 de janeiro a 3 de fevereiro, importantes líderes empresariais sobre as suas expectativas para o ano corrente.
Os dados, que serão divulgados no encontro realizado pela entidade, na sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3), no dia 13 de fevereiro, estão disponíveis na integra no site da Amcham.
DETRAN RS
Está no ar a partir de 16 de Fevereiro a campanha de carnaval do Detran RS, com criação da H.O.C. – House of Creativity e filme com direção de Fernanda Rotta pela Zepp Filmes. Buscando ressaltar a importância de evitar a combinação entre álcool e direção e a gravidade que isso representa, a produção destaca de forma descontraída e com humor que o período exala as diferentes alternativas de transporte para um retorno seguro dos foliões às suas casas.
Com direção de criação de Gregório Colla Leal e Marlon Abrahão os filmes retratam diferentes caras de “fim de festa” no banco do carona, embalados por uma marchinha de carnaval alegre e divertida, assinada pela produtora de áudio Maria Viola, que convida todo mundo a “voltar bem”.
Link Vimeo: https://vimeo.com/798884208
Ficha Técnica Agência
Agência: HOC – House of Creativity
Direção de Criação: Gregório Colla Leal e Marlon Abrahão
Criação: Andrey Damo e Marlon Abrahão
RTVC: Melissa Bordin
Atendimento Ricardo Gomes
Mídia: Clarissa Dornelles
Aprovação Cliente: Tânia Moreira (SECOM/RS) / Diza Gonzaga (DETRAN/RS)
Ficha Técnica Zepp Filmes
Direção de Cena: Fernanda Rotta
Assistente de Direção: Roberta Ratier
Diretor de Fotografia: Kairo Lenz
Produção Executiva: Ricardo Baptista
Direção de Produção: Sandro Dreher
Direção de Arte: Tiago Retamal
Assistente de Produção: Pablo Lauria e Edgar Nunes
Câmera: Marcelo Ostrovski Bevilacqua, Juliano Moreira, Gabriela Bortolon
Iluminação: Cleber Kuhn e Felipe Kuhn
Key Grip / Maquinista: Leandro Nogueira da Rosa e Fábio Ticano
Contra Regra: Biel Fontoura e Anderson Santos
Figurino: Mari Collovini
Make Up Artist: Johnny Left e Eduarda Lombardi
Casting: Daniela Silveira e Pedro Sanhudo
Elenco: Diogo Verardi, Felix Azambuja, Andrea Schaeffer, Caio Lopes, Eduarda Farias, Bruna Faraco, Adalcir Brubacher, Solimar Junior, Gilmar Almeida e Simone Soares
Montagem : Kadu Mirapalhete
Assistente de Montagem: Cecilia Saraiva
Color Grading: Cora Post Studio
Catering : Andréia Jeggli Patsche (Alemoa)
Controller de Produção: Marga Unfer
Comunicação: Miltinho Talaveira
Produtora de Áudio: Maria Viola
CURSO DE MARCA PESSOAL
No próximo dia 6 de março, a Prospect Aceleradora Comercial promove mais uma aula especial gratuita do seu curso de Marca Pessoal. O curso é aplicado por Regi Andrade, Adão Casares e Fernando Dineli, que vêm desenvolvendo uma metodologia que orienta executivos a desenvolver sua Marca Pessoal através do uso de seus perfis na rede social e da produção de conteúdo nestas plataformas.
O conteúdo é resultado de pesquisas dos sócios e da experiência gerada a partir da condução de nove turmas por onde já passaram mais de 343 profissionais. Se você quer entender fatores que orientam o desenvolvimento de uma Marca Pessoal e de como impulsionar sua carreira a partir de uma atuação mais efetiva nas redes, esta é sua oportunidade.
“Sempre me surpreendo com a falta de cuidado na produção dos perfis profissionais. Muitas vezes encontro os piores textos e sempre uma foto ruim, ou antiga, ou uma que não valoriza o profissional. Em nossa caminhada por esse tema, desenvolvemos uma metodologia simples e rápida que desperta o participante para a importância do desenvolvimento da sua Marca Pessoal”, afirma Regi Andrade, diretor operacional e de conteúdo da Prospect Aceleradora Comercial.
Data – 6 de março de 2023
Horário – 19h30 às 21h30
Formato – Curso Remoto, ao vivo
Inscrições: https://doity.com.br/curso-marca-pessoal-aula-gratis-mar
DUO NAUTIC LIFE CLUB
Ter a natureza como protagonista por todos os lados. Assim é o Duo Nautic Life Club, na ERS-389, Km 21 (Estrada do Mar), entre o acesso à praia de Atlântida Sul, em Osório, e o balneário de Rainha do Mar, em Xangri-Lá. Com fundos para a Lagoa do Passo e vista para as montanhas da Serra Gaúcha, o empreendimento da Dutra Incorporações Imobiliárias, com sede em Santo Antônio da Patrulha/RS, tem à frente os sócios Gabriel e Jerônimo Dutra.
Seu principal diferencial é a própria essência do terreno, o qual contempla uma das maiores praias particulares do Litoral Gaúcho, de água salobra, balneável e cristalina. Com fundo de areia e metragem de 13.500 m² de espelho d’água, sua profundidade vai de 70 cm, na beira, à média de 3,5 metros. A faixa de areia branca já existente em seu entorno receberá um projeto paisagístico tropical, com palmeiras e calçadão, estilo orla, propiciando caminhadas e sombra natural aos moradores. Junto ao local está prevista a construção de infraestrutura esportiva, bem como a instalação de quiosques contemplativos e bar para consumo dos usuários, totalizando a extensão de cerca de 40 mil m².
Com área total de 460 mil m² (46 hectares), o Duo Nautic Life Club conta com 413 lotes de 300m² a mais de 800 m², com valores a partir de R$ 229 mil para lotes secos e R$ 359 mil para os molhados (parte dos fundos do terreno tem acesso à água, com paisagem e vista para ela). Porém, o número de lotes pode chegar a 550, pois haverá a possibilidade em uma parte do empreendimento de desmembramento da metragem dos terrenos, de acordo com a necessidade do cliente, o chamado “lote sob medida”.
O VGV é de R$ 160 milhões, podendo alcançar R$ 200 milhões quando o empreendimento atingir o número máximo de lotes comercializados. Já o investimento da Dutra Incorporações Imobiliárias é de mais de R$ 100 milhões, entre valor do terreno, obras e gastos com infraestrutura de lazer e saneamento.
O Duo Nautic Life Club terá marina, com garagem de barcos para lanchas de até 20 pés; clube náutico envidraçado com piscina térmica; complexo de piscinas adulto e infantil, esta com ativação de brinquedos dentro d’água, e quiosque de apoio com bar; além de quadras de beach esportes e poliesportivas. O empreendimento contará ainda com espaço kids e hangout para adolescentes, pier contemplativo, quiosque parrila, pista de caminhada, ciclovia, espaço picnic, redário e locais para atividades ao ar livre. Também está previsto um club house, com restaurante e salão de festas. Na portaria, espaço delivery, o delivery space, e dois pórticos de entrada, para moradores e visitantes, e prestadores de serviços, com segurança e controle de entrada e saída 24 horas, em ambos.
Em alguns lotes molhados será permitido que o morador faça seu deck flutuante e navegável para jet ski, assim como todos os terrenos na parte dos fundos possuem faixa verde. O empreendimento também contará com serviços, como cabeleireiro e pet shop, por exemplo, em uma área comercial a ser construída em seu interior.
O início da obra está previsto para 1º de março de 2023, com a etapa de terraplanagem. A entrega do condomínio, envolvendo infraestrutura de entrada, água, luz, pavimentação e possibilidade de início da construção de residências, será para 36 meses, a partir do início da terraplanagem, e 48 meses é a estimativa de entrega total do empreendimento. O Grupo Sólido assina os projetos arquitetônico, urbanístico, paisagístico e de interiores; e a Cia Lançamentos Imobiliários é a responsável pela gestão de lançamento e comercial.
BAND RS
A Band RS está com um novo colunista de tecnologia, informação e educação. É o Rafael Martins, CEO e CoFundador do Share, uma das maiores empresas de educação para o mercado de comunicação do Brasil. A Share já ganhou o prêmio de empresa de tecnologia do ano no Salão ARP 2022 e tem mais de seis mil alunos espalhados pelo mundo.
Rafael é palestrante e professor e já realizou projetos com empresas como: Facebook, Twitter, RedBull, Bradesco, Mc Donalds, entre outras.
Lisiane Russo, diretora geral da Band RS, acredita que a chegada do Rafael será uma ligação forte com as diretrizes da Band na busca por novos projetos na área da informação e comunicação. Russo completa que o Rafael vai fazer a Band se conectar com as mais recentes novidades do mercado e ajudar a na construção de novos projetos.
Para Carlos Toiller, Diretor Comercial do Grupo Band RS, a contratação de Rafael Martins reforça a crença da Band no movimento de transformação da Indústria de Comunicação de Veículo para Produção de Conteúdo Multiplataforma. “ O Rafael Martins tem a capacidade de traduzir o Mundo Tech para as mais diversas audiências e vai nos ajudar a entender cada vez melhor o Mercado.”
Rafael Martins tem uma ampla bagagem na cobertura de eventos pelo mundo. Participa da Vidcon, na Califórnia, Dmexco, na Alemanha e webSummit, em Lisboa. “É esta expertise que o Rafael vai trazerem forma de conteúdo para os nossos programas; conhecimento global sobre as novas tecnologias e projetos arrojados para o público da Band RS”, afirma Luiz Eduardo Rezende, Gerente de Telejornalismo da Band RS.
Você vai poder ver notícias e comentários do Rafael Martins no BandNews Segunda Edição, na BandNews FM, 99.3. Também nos Bastidores do Poder, das 14h às 16h na Rádio Bandeirantes FM 94.9 e nas quintas-feiras, as 18h50, no Telejornal Band Cidade, na BandTV.
DESTRAVA AÍ
O workshop “Destrava aí: simplificando o marketing da sua empresa” tem como objetivo, destravar, literalmente, os empreendedores e gestores que ainda possuem dificuldades para criar um posicionamento estratégico de marketing dos seus negócios.
A imersão visa ser objetiva e prática, focando a maior parte do tempo em uma dinâmica com o foco consultivo, em que cada participante será convidado a compartilhar alguma dor ou dificuldade. Assim, será realizado uma dinâmica para encontrar caminhos para a resolução do problema. O público-alvo do evento são empresários, gestores e líderes de setores, ou quem deseja abrir o seu negócio na região do Vale do Sinos/RS.
A ministrante, Luiza Fróes, é doutoranda e CEO da Alra Marketing e presencia em sua rotina a dificuldade dos empreendedores em fazerem a gestão de marketing “sabemos que existe muitos conteúdos e aulas com dicas e ferramentas na internet, mas a principal dor do empresário, é saber como colocar em prática tudo isso e o que fazer em cada situação” destaca a especialista.
Luiza argumenta que o workshop terá como foco realmente ajudar o empresário a aprender a colocar o conhecimento em prática “para que seja algo muito personalizado, vamos abrir apenas 10 vagas por vez, com isso cada empresário ou gestor pode ser escutado e sair com potenciais soluções” finaliza Luiza.
LIQUIDA PORTO ALEGRE 2023
A 26ª edição do Liquida Porto Alegre, realizada pela CDL Porto Alegre, entre 24 de fevereiro e 5 de março, tem campanha idealizada pela agência Integrada que trouxe para as peças a relação dos moradores da Capital com a estação mais quente do ano. Diferente das últimas edições, nas quais o Carnaval era o foco, o conceito deste ano se apropriou da expressão “Forno Alegre”, comumente conhecida entre os porto-alegrenses, para adaptar as peças produzidas. Nesta semana, inclusive, Porto Alegre esteve listada entre as cidades mais quentes do planeta, de acordo com o portal hotcities.world.
Esta é a primeira campanha da Integrada desenvolvida para a CDL POA. “Partimos da ideia de preços realmente diferenciados, no momento em que a cidade volta a pleno e que ainda está muito quente pelo verão. Unimos isso ao conceito “forno alegre” que é naturalmente utilizado pelos porto-alegrenses. Assim, nasceu o conceito aproveitando esses preços derretidos e o clima da cidade”, explica Fernando Silveira, CEO da Integrada.
De acordo com Silveira, a partir do Key Visual, a campanha foi sendo desmembrada em formato de e-mail marketing, cards para WhatsApp, template em formato de ppt para apresentações, cartazes e e-book com dicas sobre as melhores práticas para vender mais durante o período. Para o público em geral, foram desenvolvidos VT, jingle, busdoor, site, spot para rádio e redes sociais.A campanha em seus vários veículos será autorizada pela diretoria do CDL.
Ficha técnica:
Diretora de Criação: Cibele Pires
Criação: Fabrizio Baron
Gestão de projeto: Mariana Garcia e Raquel Lopes
Planejamento: Julio Mendez
Mídia: Fernanda Nascimento
Redação: Guilherme Kreiss
VT: Brava Filmes
Jingle: Audio Box Produções
Aprovação CDL POA: Leonardo Nakatani
O lançamento oficial do Liquida Porto Alegre 2023 será realizado em evento na sede da CDL POA, no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 9h, e contará com a presença de autoridades, membros de entidades representativas, lojistas participantes da campanha e profissionais de imprensa
ZENDESK CX TRENDS 2023
A mais recente edição do relatório global CX Trends 2023, apresentado pela Zendesk, mostrou não apenas que os consumidores latino-americanos são mais exigentes do mundo, mas também o quanto os líderes em Customer Experience estão preocupados em atender às expectativas desses consumidores. De acordo com o relatório, enquanto a média global é de 52%, na América Latina 74% dos consumidores mudariam para o concorrente devido a uma única experiência ruim.
“Os últimos três anos foram de grandes desafios e incertezas. A impressão é que a pandemia mudou o jogo e o cliente, que antes já possuía altas expectativas, subiu o tom das cobranças e não espera nada menos que o excepcional. Na verdade, ela apenas colocou em evidência as linhas de tendência que vêm se desenvolvendo há um bom tempo”, afirma Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk para a América Latina.
O levantamento ainda destacou que 81% dos consumidores latino-americanos gastam mais com empresas que fornecem uma experiência conversacional perfeita e integrada, 11 pontos percentuais acima da média global. Os líderes em CX, por sua vez, já perceberam esse movimento e têm buscado estratégias para atender essa expectativa. Segundo o estudo, 89% dos líderes concordam que oferecer uma boa experiência é essencial para atingir as metas e 91% concordam que o CX é a chave para se manter competitivo, enquanto a média global é de 79% para ambos.
“É fundamental que os líderes do setor se questionem sobre qual o nível de maturidade da experiência que oferecem, já que ela pode ser uma poderosa aliada para ajudar as empresas a alcançarem crescimento, além de aumentarem a retenção e fidelização em um cenário econômico ainda incerto”, diz o CTO.
O relatório também mostrou que 83% dos líderes latino-americanos estão repensando toda a jornada do cliente para criar uma experiência mais fluida, que atenda o cliente da maneira que ele precisar a qualquer momento. E 82% deles dizem que expandir o uso de IA/bots na experiência do cliente é uma prioridade importante nos próximos 12 meses.