NOTAS DA SEMANA – 18.02.2022

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ENTREVISTA COM ARTHUR LENCINA

1. Quem é Arthur Lencina?

Primeiro eu quero agradecer a oportunidade que você está abrindo para nós, dando a voz para quem está iniciando no mercado. Espero poder ajudar na motivação de quem pretende seguir na profissão, e para quem está saindo das universidades e ingressando no mercado de trabalho.

Eu escolhi a minha profissão aos quinze anos de idade fazendo uma campanha eleitoral. Gosto de política e notícia, e por isso achei que iria fazer jornalismo. Sou  um cidadão porto-alegrense, que tem a convicção que nasceu nesta cidade para cumprir um propósito e colaborar com essa grande comunidade chamada Porto Alegre. Sou publicitário formado pelo Centro Universitário Metodista do Sul – IPA, pós-graduado em Marketing Digital pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci e pós-graduando da Escola de Administração da UFRGS em Inteligência, Estratégia e Negócios. Além do propósito de colaborar com a terra onde eu nasci, sou noivo da advogada Caroline Johann, e pai do Mingau, um felino que era de rua e foi acolhido por nós, ainda bem pequeno. 

Tenho uma fé em Deus e a certeza de que ele é, e sempre será, o grande arquiteto do nosso universo. Em todos os meus passos busco  sua sabedoria para me guiar. Fui um guri criado pelos meus avós, seu Ivan e a dona Helena Lencina, com os quais eu aprendi muito, principalmente a honrar pai e mãe, pois eles me deram todo amor, carinho e ensinamentos de como a vida costuma se apresentar na nossa jornada. Não posso deixar de falar em três caras que foram e são referência para mim: Sandro Lencina, Jorge Luís Lencina e o Ivanor Lencina, meus tios que me acolheram e criaram uma memória afetiva e deram o exemplo do que é ser família. coisa que carrego até hoje. 

Além de publicitário, sou empresário e toco com muito orgulho a Agência Euro de Comunicação, que surgiu dentro da universidade, com o então colega e publicitário Leonardo Ribeiro e foi crescendo ao longo do tempo. A Euro, não nasceu grande, pelo contrário, tinha tudo para não avançar, mas com muita fé e trabalho em equipe, estamos crescendo e prosperando. Esse salto de qualidade, crescimento e aprendizado só foi possível por alguns fatos. 

O primeiro passo de todos foi o meu padrinho Cesar Cruz, ele me convidou para uma reunião e falou que estavam precisando de um publicitário e usou a  seguinte frase: ‘’pode não dar em nada mais pode dar em tudo’’. Como eu nunca fui de me esconder, fui participar da reunião pois eu sempre penso: “Dá o primeiro passo que Deus coloca o chão”. Chegando lá eu conheci o Relações Públicas e Administrador Vicente Muguerza, que era sócio da PublivarOn. Acabamos fazendo apenas um trabalho juntos, e achei que ali tínhamos encerrado a parceria, mas certo dia eu recebi uma mensagem do Vicente querendo falar comigo. Ele visitou o antigo escritório da Agência, com a  lenda Samir Salimen. Eles me apresentaram um projeto e me deram um prazo para responder. Lembro que falei com a Carol, com a Dulci, com Leo e o Gilberto Jasper (Giba), todos me deram conselhos bons, e que não vou aprofundá-los, porque eles dariam um capítulo de um livro. Mas o conselho de Jasper foi o mais emblemático, “tu que é todo moderno pode dar um Google aí e vai ver quem é o Samir Salimen.”. Bom, eu fiz isso. Logo depois o Jasper disse: “Arthur lembra que eu sempre te disse que você precisava de alguém com experiência para alavancar o seu negócio? Não perde tempo e nem essa oportunidade, pois tanto o Samir, como o Vicente, vão mudar a tua carreira profissional”. E foi o que eu fiz. 

O Vicente e o Salimen são os meus mentores e faço questão de contar parte da nossa história, pois a primeira pergunta desta entrevista é: Quem é Arthur Lencina? E é impossível definir sem incluí-los na minha retrospectiva.

Além de  tudo, sou alguém que prima por um valor básico na vida de qualquer pessoa que queira ter sucesso em tudo que faz. Sou uma pessoa grata por todos que me ajudaram e eu não estaria aqui falando com você se não fosse essas pessoas e os meus dois mentores. Gratidão é o combustível da alma. 

2. O prazer e o lazer andam juntos contigo?

Não faço o tipo workaholic, porque tanto o prazer, como o lazer fazem parte da minha rotina. Eu costumo dizer que até no lazer eu posso encontrar uma solução para um cliente nosso. Gosto de trabalhar, e com a pandemia tenho para mim que ficou comprovado que trabalho é relacionamento, não só uma relação única e exclusivamente financeira entre partes. Aprendizado, alegrias, frustrações, enfim, o trabalho é uma eterna troca entre pessoas. 

Mas como o papo é prazer e lazer, tem coisas e hábitos que fui adquirindo ao longo dos anos, como o da leitura. Antes, eu terminava um livro antes de começar outro, mas achei que isso me tomaria muito tempo e comecei a ler três livros ao mesmo tempo. Inclusive recomendo todos eles. Um é muito técnico, serve para quem é de comunicação e marketing: o Mindset: A nova psicologia do sucesso. Outro é o livro A Clínica do Bom Humor, escrito pelo Dr. Marcos Rovinski,  que traz histórias e fatos  de consultórios, hospitais e clínicas vividas pelos médicos. E por último, o livro do Tiago Brunet, especialista em pessoas: Soluções Bíblicas e Inteligentes para Lidar com Todo Tipo de Gente,que é uma leitura mais focada em pessoas, apresentando uma outra visão. 

Além da leitura, também assisto Futebol Americano, e coincidentemente, estamos na final NFL, que é um grande case em business e comunicação. Anualmente conseguimos acompanhar todo o trabalho de marketing que a NFL faz. Os comerciais apresentados no intervalo rendem milhões e atingem milhares de telespectadores de todo o mundo e são alvos de matérias. Tento manter minha saúde em dia, me alimentar bem e fazer academia sempre que posso, então busco ir fazer musculação depois que saio da sede da Euro.

E por fim, gosto de curtir muito a minha casa, pois lá é o meu refúgio e representa algumas das minhas conquistas da vida adulta.

3. Ser Agência de Propaganda nesses dois últimos anos aproximou mais a relação com os clientes?

Sim. Vivo quase diariamente ao lado do Samir e vejo muito do trabalho dele com a prospecção de clientes, além do relacionamento com os que já estão na casa, isso é praticamente uma aula. Busco me aproximar de todos os clientes que entram na Euro, até para entender como podemos fazer parte do projeto em comunicação de cada um. 

A medida que participo das reuniões, consigo me aproximar muito das pessoas, saindo um pouco do lado apenas profissional. De maneira que eu entenda suas necessidades, ambições e desejos. E também costumo consumir muito dos produtos dos clientes que a Euro atende, costumo falar que também sou cliente dos meus clientes, porque quero que eles confiem na minha agência, assim como eu confio na qualidade que eles entregam. 

4. A tecnologia tirou o talento criativo do mercado?

Não, acredito que ela tenha chegado para somar. Conseguimos buscar mais informações, mais referências e mais conhecimento de maneira mais rápida. A própria internet possibilita que possamos entender o mercado e novas tendências de uma forma mais ágil. Hoje temos relatórios que mostram quanto tempo uma pessoa ficou em determinado site, por onde seu mouse passou, onde ela clicou, e muitas outras informações. Com isso, dá pra pensar em várias formas de trabalhar determinada peça no meio digital.

Além disso, novas ferramentas possibilitam um leque de possibilidades novas, coisas que antigamente eram mais difíceis de produzir, hoje em dia em alguns clique podemos criar.

Entendo que a tecnologia veio para facilitar o uso da nossa criatividade. Podemos desenvolver e tirar nossas ideias do papel de maneira mais eficaz e simples.

FMP

Visando preparar os candidatos para a realização da 2ª Fase do Concurso para ingresso à carreira do MPRS, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) oferece o Curso Intensivo para Promotor de Justiça do RS. As aulas começaram nesta semana, mas ainda é possível fazer a inscrição até hoje (sexta-feira), pelo site da FMP: https://fmp.edu.br/cursos/ead/preparatorio/curso-intensivo-promotor-de-justica-do-rs-2a-fase-ead/
Com carga horária de 180 horas-aula (45 encontros), o conteúdo é transmitido em vídeo e ficará disponível até o dia que antecede a prova.

COMPETENCE
Depois de 18 anos uma das contas mais coloridas do mercado está de volta para a Competence, estamos falando das Tintas Renner.
Parabéns João Satt e equipe!

LEBES

O Tacobol Lebes, projeto realizado em parceria com a Re.turn e em apoio ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), desde 2017, traz mudanças no formato e na duração. O evento que normalmente acontece na beira da praia de Capão da Canoa, promovendo a reinserção social de crianças em fase final de tratamento, vai mudar de destino e espalhar diversão e informação por todo o estado.

A 6ª edição do Tacobol, chamada de Tacobol nas Escolas, vai unir brincadeira e educação para dar ainda mais voz à causa do câncer infantil. Na primeira etapa, influenciadores que participaram das edições anteriores irão autografar kits de tacos do projeto que serão enviados para escolas do RS. Além disso, o ICI ainda fará capacitações online de professores, falando sobre a importância do diagnóstico precoce.  Na próxima fase, as escolas municipais, estaduais e particulares receberão os kits autografados para realizarem jogos com seus alunos, em uma ação conjunta por todo Rio Grande do Sul. E para fechar com chave de ouro esse grande projeto, duas escolas serão escolhidas para receberem os kits de taco das mãos do Leão da Coragem, mascote do ICI.

“O Tacobol deste ano vai ser uma edição ainda mais especial. Mesmo não podendo voltar à beira da praia, vamos garantir a diversão da gurizada e ainda levar informações importantes aos professores da rede de ensino gaúcha. Desta forma nasceu o Tacobol nas Escolas, um projeto derivado do nosso tradicional evento que foi ampliado para levar conscientização para todo o Estado”, comenta Otelmo Drebes Jr., Diretor de Marketing, Vendas e Gente & Gestão da Lebes.

O Tacobol Lebes 2022 terá três meses de duração e o encerramento vai acontecer no dia 08 de Abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, com lançamento do vídeo da campanha nas redes sociais da @lojaslebes.

SINAPRO RS

Só esperamos que o novo presidente do Sinapro RS, Juliano da SPR dê continuidade ao belíssimo trabalho que o Fernando da agência Integrada fez na união de forças das poucas agências associadas criando uma entidade com respeito na luta pelos interesses do mercado e se fazendo representar com dignidade em todo o país. Uma das atitudes que mais esperamos é de que não participe com sua agência de licitações, evitando assim de criar dúvidas e polêmicas.

GUIA REFERENCIAL DE VALORES 2022

O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul – Sinapro RS lançou nesta quinta-feira (10) o Guia Referencial de Valores 2022. O documento é um balizador para todas as agências que atuam no Rio Grande do Sul, servindo como referência para os serviços e valores praticados no Estado. A atualização anual é realizada tendo como base os preços praticados e a inclusão de novos itens e serviços que fazem parte do portfólio das agências. O Guia é utilizado no atendimento de contas licitadas, mas também serve de referência para o mercado privado. As agências associadas contribuem com sugestões de novos itens para compor o Guia. 

“Esse é um documento que foi construído em conjunto com o mercado, que apresentou importantes contribuições durante o processo de revisão. Serve como referência para a negociação de valores – especialmente de custos internos – com os clientes. E sua aplicação é uma importante base orientativa e de apoio na formação de preços”, destaca Aira Regina Franciosi Favero, vice-presidente do Sinapro RS.

Os associados podem solicitar o Guia Referencial de Valores 2022 pelo e-mail sinapro@sinaprors.com.br

REGREDIMOS MUITO

O mercado do RS, que era exportador de talentos e ficava entre os três maiores do Brasil em faturamento e criatividade, passou para o oitavo lugar perdendo em muito o que necessita urgente de uma chacoalhada em todos que dele vivem e sobrevivem.

NÚMEROS

Depois de 2019 as empresas de comunicação vem colocando os números de 2020 e 2021 como muito bons… Tem como explicar e ninguém dúvida desse fato com muita certeza… DESPESAS X RECEITA!!!!!

OOH

O investimento em mídia Out of Home (OOH), exibida em locais como pontos de vendas, metrôs e até elevadores em prédios comerciais e residenciais, sofreu com o esvaziamento das ruas provocado pela pandemia de Covid-19. Com o avanço da vacinação, a retomada da mobilidade nas cidades e a digitalização dos formatos de publicidade, no entanto, o setor mostra sinais de recuperação. 

De acordo com o estudo Inside OOH 2022 da Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, houve crescimento de 29% nas inserções publicitárias em OOH no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esse crescimento é impulsionado a partir de um interesse cada vez maior das marcas em anunciar no meio. Isso ocorre porque o OOH é capaz de informar e interagir com o consumidor, que está em movimento, explorando a cidade. Consequentemente, o comportamento acelera o surgimento de novos formatos e a necessidade de planejamento por parte das empresas.

No Brasil, 85% das pessoas foram impactadas por publicidade em OOH ao longo de 2021. Isso representa aumento de 7% nos últimos cinco anos. A penetração também se mostra muito mais forte do que em países como Estados Unidos (55%), Reino Unido (60%) e Espanha (79%).

Uma das vantagens do meio é que o público pode ser atingido de diferentes formas. Segundo a Kantar IBOPE Media, 59% dos brasileiros afirmam terem sido impactados por propagandas em estabelecimentos como supermercados, shoppings e universidades. 

Esse tipo de publicidade também foi notado pela população em transportes públicos (59%), mobiliários urbanos, como relógios de rua e pontos de ônibus e táxis (58%), e grandes mídias, a exemplo de outdoors e painéis (54%).

Em relação aos formatos, a publicidade exibida nos canais digitais tem se consolidado. Entre as pessoas que consumiram propaganda OOH, 53% disseram que a viram a partir de formatos de exibição digitais (DOOH) – um incremento de 11% nos últimos cinco anos.

A mídia OOH pode ser aproveitada por diferentes setores, mas alguns apostam mais do que outros. Dados do estudo apontam que o segmento de Serviços ao Consumidor é o principal, sendo que 34,8% do investimento no meio foi feito por esse setor. O pódio é composto ainda por Comércio (14,3%) e Financeiro e Securitário (11,4%). 

É válido destacar, porém, que as marcas digitais estão intensificando sua presença em OOH. Tanto é que, entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2021, os aplicativos de delivery aumentaram 649% seus investimentos no meio. Também houve um crescimento de 355% das fintechs e 165% dos e-commerces.

SBT

A Festa da Uva 2022 terá início nessa sexta-feira, 18 de fevereiro, e se estenderá até dia 06 de março em Caxias do Sul e o SBT não poderia ficar de fora de uma das festas mais importantes do estado. Com uma casa localizada nas réplicas da vila colonial do século 19, o SBT oferecerá ao público um espaço totalmente interativo além da produção de conteúdo para a TV e para as redes sociais da emissora. 

A cobertura do evento será realizada na programação local através de reportagens e entradas ao vivo direto da Festa da Uva nos programa SBT Rio Grande e SBT Rio Grande 2ª edição. Além de matérias exclusivas no Masbah e receitas especiais no Anonymus Gourmet. “Importante a presença do jornalismo em mais um evento importante do estado e do Brasil. Vamos levar para o telespectador todas as experiências da festa com bom humor, informação, história e leveza.” afirma Danilo Teixeira, editor regional do SBT.

Já no espaço do SBT, interações com as estrelas da emissora são garantidas para o público: o famoso banco da praça com Carlos Alberto de Nóbrega, um painel para fotos com a estrela da festa: o vinho, uma mesa típica italiana com Anonymus Gourmet e um painel interativo que será personalizado junto dos visitantes eternizando a presença no event. O local funcionará de segunda a quinta-feira, das 11h às 21h, e sextas, sábados e domingos, das 10h às 21h. “O SBT tem como missão aproximar os conteúdos do seu público e com a Festa da Uva não seria diferente. Uma celebração regional que serve de exemplo para todo o país não poderia ficar de fora da nossa programação. É um orgulho e privilégio para o SBT ter um espaço para celebrar junto essa festa.”destaca Gabriel Casara, Head de Negócios do SBT.

A cobertura da Festa da Uva no SBT tem o patrocínio da IHARA, empresa de defensivos agrícolas que oferece as melhores soluções para o aumento da produtividade e para a proteção do cultivo da uva e de diversas culturas, por meio de um portfólio altamente eficiente. 

MASBAH!

O “Masbah!” de sábado, 19 de fevereiro, vai atrás de dicas de como se produzir para um Carnaval em casa. Em especial para quem precisa agradar a criançada.

Chapeú, óculos e máscaras. Gaste pouco e seja criativo.Um mergulho no passado. O programa mostra um bar em São Leopoldo com diversas máquinas de fliperama e videogames antigos. E tem mais: além de tudo, o cliente ainda pode escolher um filme para assistir em fita VHS.
Para quem pensa que o litoral só vive de praia, o “Masbah!” faz um passeio de barco pelo rio Tramandaí, para passar um tempo ao lado da natureza e mostrar as curiosidades à beira do rio. 

O programa “Anonymus Gourmet” traz uma receita inusitada. Uma sobremesa diferente e saborosa ‘A Montanha de Uvas’.
E domingo é dia de “Na Beira do Fogo com El Topador”. O Mestre Parrillero Antonio Costaguta apresenta um corte pouco consumido, mas que está se tornando bem procurado: a Entraña. Para completar tem petisco, o El “Morcipan”, acompanhado de cebola caramelizada com shoyu e mel.
E para fazer companhia na beira do fogo, Maria Luiza Benites, uma mulher que fez história na música nativista do Rio Grande do Sul. 
O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir das 13h e o “Anonymus Gourmet”, logo após, no SBT Rio Grande do Sul. Aos domingos, exibição de uma edição especial        do Masbah! e, em seguida, Na Beira do Fogo com El Topador, às 9h30!

GRUPO RBS

O Grupo RBS, mais uma vez, estará presente na Festa da Uva, uma das mais tradicionais festas do país. Através de uma cobertura integrada e de um espaço exclusivo – a Casa RBS –, a empresa reafirma o compromisso com o desenvolvimento econômico do Estado e reforça a conexão que mantém com os gaúchos. A estrutura estará de portas abertas para receber quem estará circulando pelo local, desde a abertura da Festa, no dia 18, até o encerramento, no dia 6 de março.  

O espaço montado pela RBS proporcionará experiências diferenciadas para o público. Durante todo o período de atrações, os veículos do Grupo RBS se farão presentes, apurando informações e noticiando os principais destaques, como os shows e os desfiles. A cobertura completa estará em RBS TV, Gaúcha, GZH, Zero Hora e Pioneiro, com cadernos especiais, conteúdos digitais, entradas ao vivo e apresentações de programas. 

– A Festa da Uva materializa a cultura e o espírito de Caxias do Sul e da Serra, é um orgulho para todos os gaúchos. Acreditamos muito nessa conexão e proximidade como ferramentas para construirmos uma sociedade melhor. Estamos juntos e seremos parceiros nessa e em outras oportunidades – destaca Leonardo Persigo, gerente executivo de Mercado do Grupo RBS no Interior. 

Para abrir as festividades, as jornalistas Rosane de Oliveira e Andressa Xavier, além da colunista de economia e comunicadora da Gaúcha Serra, Babiana Mugnol, estreiam a programação da Casa RBS com a transmissão do Gaúcha Atualidade, junto às Réplicas de Caxias, nos Pavilhões. No mesmo dia, o Jornal do Almoço da Serra será especial, com repórteres ao vivo diretamente do evento.  

A Casa RBS também será palco de outros dois programas locais da Gaúcha Serra, o Chamada Geral 1ª Edição e o Show dos Esportes, transmitidos diariamente dos Pavilhões até o encerramento da Festa. No sábado (19), o Supersábado contará com a Babiana Mugnol e Mariana Ceccon também de Caxias do Sul, para todo o Estado. A força da Serra ainda ganhará destaque no Globo Esporte, às vésperas do clássico entre Caxias e Juventude pelo campeonato gaúcho.   

Durante os 16 dias de evento, a RBS vive a Festa da Uva junto do público e também dos parceiros, que estarão na Casa RBS para promover ações e estar perto dos clientes. Estarão presentes Aurora, Celebrar Casa de Eventos, Ervanaria Central, Caderode, Trançados Móveis e Acefran.  

Transmissão cinquentenária  

No sábado (19), dia que completa 50 anos da primeira transmissão a cores da TV brasileira, a apresentadora Cristina Ranzolin comanda o Jornal do Almoço diretamente dos Pavilhões, ao lado de Shirlei Paravisi. Foi nesse mesmo evento que o público acompanhou, em 1972, o desfile da Festa da Uva, via Embratel para todo o país, sem ser em preto e branco, pela primeira vez. A data também será tema na Gaúcha Serra, em GZH, no Almanaque do Pioneiro e no DOC em ZH.   

A exibição do programa, em Caxias do Sul, marca o início das comemorações dos 50 anos do telejornal que já vem, diariamente, mostrando praças de Porto Alegre em celebração à data. Para festejar o aniversário do JA, também estão previstos outras ações especiais e programas fora do estúdio. Com o posicionamento “Bem Pra Ti”, a RBS TV está sempre conectada com o público e reafirma, neste momento, a relação de confiança com os telespectadores que acompanham diariamente as notícias do Estado.  

RÁDIO 92

Com o terceiro crescimento consecutivo de audiência, a 92 registrou um aumento de 11% no ranking das rádios da Grande Porto Alegre, chegando ao segundo lugar e tornando-se líder de entretenimento na região. A rádio está atrás somente da Gaúcha, que conta com uma programação de jornalismo e esporte e é líder do ranking há 83 meses. 

O recente levantamento trimestral da Kantar IBOPE Media demonstra que a 92 subiu uma posição no ranking, alcançando cerca de 593 mil ouvintes mensais no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022. Durante a semana, a 92 chega à média de 73,5 mil pessoas sintonizadas por minuto durante o programa Conecte 92 1ª Ed. No final de semana, a rádio tem pico de público nas tardes de sábado, no programa Sabadão 92, com 64,7 mil ouvintes por minuto. 

O crescimento expressivo é resultado de uma programação musical popular e eclética que acompanha os ouvintes diariamente. Quem sintoniza na 92, ouve os hits do momento, se atualiza com informações de serviço, como hora, temperatura e trânsito, e concorre a ingressos para shows e eventos, além de brindes personalizados. A marca já promoveu, no RS, atrações com mais de 30 artistas nacionais de diferentes segmentos musicais. 

– Desde o lançamento da 92, em 2018, a liderança no meio musical era nosso principal objetivo. Chegamos a ele, com muito trabalho e uma equipe 100% unida em um único propósito. Agora é seguir fazendo o melhor entretenimento com shows, prêmios e principalmente muita música boa alinhada com o que nossa audiência quer. Seguimos, pois temos muito trabalho pela frente – destaca o gerente de Programação e Produto das Rádios de Entretenimento da RBS, Martin TJ. 

O alto-astral da rádio, característico para os ouvintes, passa pelo time de comunicadores da rádio formado por Adriano Domingues, Albani, Cris Silva, Gugu Streit, Mari Araújo, Martin TJ, Hans Ancina e Vini Moura. Além do on air, a rádio está presente nas redes sociais com conteúdos que permitem ainda mais interação com o público. No Instagram e no Facebook, a marca soma mais de 480 mil seguidores. 

– Vejo a conquista da liderança no entretenimento como consequência da proposta de valor consistente da 92, que desde o início se propôs a presentear o público com muita leveza, música e alto astral. A forte conexão da rádio e dos comunicadores com os ouvintes sempre foi um diferencial para os parceiros comerciais que estiveram conosco e, com esse novo patamar de alcance, novas oportunidades se abrem para marcas que buscam participar da jornada de consumo dessa audiência cada vez maior e mais engajada – afirma a diretora-executiva de Mercado, Patrícia Fraga. 

Os ouvintes também podem acompanhar os programas da rádio por meio do site https://92radio.clicrbs.com.br/#!/home ou pelo app Rádio 92 FM, disponível para os sistemas IOS e Android. O portfólio da RBS ainda conta com outras três rádios. A Gaúcha, no segmento de news e esporte e na liderança das rádios em Porto Alegre, a Atlântida, rádio de comportamento jovem, e a 102.3, que traz a música no seu DNA. 

CRITÉRIO

Completando um ano na Critério — Resultado em Opinião Pública, Roberto Witter foi promovido a gerente de Comunicação Política. O jornalista passou a atuar como gestor na vertical liderada pelo executivo Giuliano Thaddeu. O movimento busca reforçar a estrutura dessa frente de atendimento, que registra grande expansão e se prepara para um novo aumento de demanda, devido ao período eleitoral deste ano. 

Giuliano Thaddeu — que comanda essa carteira de clientes desde o ano passado, com o estabelecimento de uma nova camada de lideranças na empresa — avalia que a novidade representa uma evolução de entrega de valor.  “Além de ser um reconhecimento por toda sua competência, a nova posição de gestão de Roberto Witter agregará ainda mais qualidade às entregas operacionais e estratégicas da Critério em um setor que está em nosso DNA”, pontua o executivo de Comunicação Política. 

Roberto Witter tem 31 anos e começou a carreira no Grupo RBS. Há nove anos, trabalha com comunicação política. Já foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, além de coordenar assessorias governamentais no Estado e a comunicação de campanhas eleitorais. 

Alinhamento e oportunidade

O jornalista está na Critério desde janeiro de 2021, onde atende sobretudo clientes políticos e institucionais. No ano passado, integrou a equipe reconhecida pelo principal prêmio de marketing político do país: o CAMP. Na oportunidade, a Critério levou três troféus, entre eles a prata na categoria Melhor Campanha Eleitoral de Entidades de Classe ou Instituições, com o case “Ministério Público – Pra avançar tem que ter força e união”.

Witter conta que, quando chegou à Critério, enxergava uma oportunidade de aprendizado e projeção na carreira. “E foi exatamente isso que aconteceu. O time é experiente, competente e, acima de tudo, compartilha os mesmos valores. Crescer profissionalmente em um ambiente assim é ainda mais gratificante”, afirma. “São pouquíssimas as empresas no Brasil que cuidam efetivamente da reputação de agentes públicos. A gente caminha lado a lado, e os clientes reconhecem isso. Não à toa nossa carteira cresce a cada dia”, conclui o gerente de Comunicação Política.

MARCA PORTO ALEGRE

Inspirada nas cores da paisagem composta pela água do Guaíba e o céu durante o pôr do sol, Horizontes foi a proposta escolhida por 60% dos votos entre três concorrentes na eleição virtual para a marca de Porto Alegre. Designers vinculados ao Pacto Alegre desenvolveram desde 2017 o conjunto de ideias, figuras e aplicações possíveis para o conceito da identidade visual que foi anunciada no Jornal do Almoço, da RBS TV, nesta quinta-feira (17).

As três opções de marca colocadas em votação escreviam a sigla POA em diferentes formatos para expressar três diferentes conceitos vinculados à cidade. A eleição recebeu mais de 10 mil votos.

Visualmente, as três letras da marca vencedora são divididas ao meio, horizontalmente, e coloridas de maneira que as bases delas sejam a água, e a parte superior, o céu alaranjado. 

A proposta da Horizontes é dizer que a capital gaúcha é um local de encontros em diferentes níveis da convivência social.

“Um lugar para se conectar. Com a natureza da qual fazemos parte. Com a cultura inquieta das nossas ruas. Com a vibração das ideias em movimento. Um horizonte para se reinventar. Como sociedade justa, plural e inclusiva. Como cidade inovadora, sustentável e acolhedora. Como pessoas que colaboram, criam e se transformam”, diz trecho do manifesto de apresentação da identidade visual, escolhida em votação encerrada em 1º de fevereiro.

A primeira aparição física da marca, que foi doada à prefeitura para incorporar material digital vinculado ao turismo da cidade, deve ser a instalação de estruturas que servirão de molduras para fotos em pontos de visitação da cidade. Tal qual o letreiro IAMsterdam, na maior cidade da Holanda, ou as camisetas e produtos estampados com “I love NY” – com um coração no lugar do verbo -, há dezenas de utilizações possíveis e diversas envolvendo a nova marca de Porto Alegre. 

Com o conjunto de cores, formatos e conceitos escolhidos, o Pacto Alegre procura empresas parceiras para patrocinarem as instalações e realizar ações tanto em ambiente digital quanto em paisagens reais da Capital. 

LAÇADOR

A Estátua do Laçador, que já está de volta ao Sítio desde o dia 11 de janeiro, será entregue para a prefeitura de Porto Alegre, completamente revitalizada, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro. O restauro do Monumento foi promovido pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil e viabilizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destinou uma verba de 900 mil reais para a intervenção na Estátua. Ainda, para que a revitalização do Laçador pelo Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico fosse possível, a Gerdau e a Sulgás atuaram como patrocinadoras e a JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários como apoiadoras. 

Durante o último mês, o Monumento ao Laçador passou por reparos finais, feitos com ele já fixado na própria base. Com o término dos restauros, a imagem que cobre a Estátua será retirada, assim como os andaimes usados para o trabalho. A formalidade contará com a presença do prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo.  A Prefeitura de Porto Alegre foi uma das apoiadoras do projeto com um aporte financeiro para a realização do restauro e fazendo o acompanhamento da revitalização através da Secretaria da Cultura, garantindo a execução de todo o projeto com a segurança necessária. 

Zalmir Chwartzmann, coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, salienta a importância da revitalização ter acontecido e a alegria em fazer parte de um projeto com essa grandiosidade: “Estamos nos momentos finais do projeto, com mais de 100 dias de trabalho fora do local, mas que ao todo tem quase cinco anos de dedicação. Tudo foi feito com muito estudo, muita seriedade e preocupação, em especial dada a importância deste Monumento para o nosso Estado. Entregamos o Laçador revitalizado no ano em que estamos completando 250 anos de Porto Alegre e isso nos traz um orgulho muito grande.”. 

Os andaimes ao redor do Laçador começam a ser retirados a partir das 17h e a entrega do Monumento para a prefeitura está prevista para às 18h30, no Sítio do Laçador, na Avenida dos Estados. Agora, fica a cargo do executivo municipal a revitalização do local, onde a Estátua está instalada desde 2007. Posteriormente, está previsto um evento festivo de entrega do Monumento para a comunidade.

FRIGORÍFICO ZIMMER

Um dos frigoríficos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Frigorífico Zimmer, de Parobé, completa 50 anos com novo slogan da marca, nova identidade visual e estratégias de diferenciação para avançar no mercado de carnes embaladas premium. A partir de 2022, a empresa passa a focar em produtos embalados de alta qualidade e distribuição em canais selecionados e qualificados. O Zimmer passou por um extenso trabalho de branding executado por Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas que resultou no novo posicionamento e na nova identidade visual da marca, assinada pelo Estúdio Gilnei Silva.

No estudo de branding, o estrategista Felipe Schmitt-Fleischer identificou que o verdadeiro propósito da marca é propiciar momentos saudáveis ao redor da carne. Com isso, o frigorífico com tradição de cinco décadas na mesa dos gaúchos e de consumidores de outros estados e países passa a adotar o slogan “Cortes que nos unem”, em uma celebração e evocação da mesa. “O slogan fala da união proporcionada pela carne, aproximando pessoas, mesmo diferentes entre si, ao redor de uma mesa, churrasqueira, parrilla ou qualquer lugar aonde os seus cortes estejam no centro. Mais do que alimentação, o Zimmer ajuda a criar vínculos entre as pessoas, entregando produtos seguros, consistentes e diferenciados. Assim, seu propósito envolve todos aqueles momentos saudáveis ao redor da carne, nos aspectos funcionais e emocionais também”, pontuaSchmitt-Fleischer.

O estrategista lembra que alguns segmentos ainda não tinham marcas até alguns anos atrás e carne era um deles. Recentemente, esse mercado se tornou competitivo, com raças, genética, novos cortes, terminações e preparos. Nesse novo cenário, as marcas passaram a ocupar a mente dos consumidores e o Zimmer, ainda que com uma longa e consolidada trajetória no segmento, precisava se reposicionar nesse mercado. “Realizamos uma aprofundada imersão de branding, envolvendo ouvir o mercado, ou seja, representantes, clientes, ex-clientes e prospects, definir orientadores, uma estratégia de crescimento e um novo posicionamento de marca com identidade visual repaginada”, conta.

Na nova identidade conceitual da marca, os conceitos de premium, agilidade, comprometimento e elegância passam a estar muito presentes. O Estúdio Gilnei Silva desenvolveu uma evolução da identidade do Zimmer para traduzir esses conceitos de forma visual. “Por ter uma construção manuscrita, a marca é casual, pessoal e quente, enquanto o acabamento levemente arredondado transmite a ideia de simpática e amigável. O lettering tem um contraste moderado, ligeiramente sofisticado, e a cor escolhida, laranja, é puro sabor”, explica o designer Gilnei Silva.

A expectativa é que o novo posicionamento no mercado fortaleça os projetos de crescimento do Frigorífico Zimmer, que planeja um incremento no faturamento entre 10% a 15% em 2022.

AMAZON

A Amazon caminha para se tornar o maior anunciante do mundo. Em seu relatório financeiro apresentado na última semana a companhia totalizou um investimento de US$ 16,9 bilhões em publicidade no ano de 2021. No documento, a gigante do comércio eletrônico detalhou que “os investimentos em publicidade e outras ações promocionais para comercializar nossos produtos e serviços” saltaram US$ 6 bilhões, o que representa um aumento de 55%.

Em 2020, no início da pandemia, a companhia reduziu seus investimentos em marketing pela primeira vez em 17 anos. Cerca de US$ 100 milhões foram reduzidos. No entanto, com a mudança nos hábitos dos consumidores, o que houve foi um aumento nas vendas. As vendas líquidas da Amazon foram de US$ 280,5 bilhões em 2019 para US$ 386 bilhões em 2020 e, por fim, totalizaram US$ 470 bilhões no ano passado.

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