ENTREVISTA COM EDUARDO AXELRUD
1. Quem é Eduardo Axelrud?
Aos 0, nasci no Hospital Moinhos de Vento.
Aos 13, encarei meu primeiro grande público, cantando em hebraico a reza do meu bar-mitzvah para uma sinagoga cheia de parentes, amigos e colegas de colégio.
Aos 15, fui chamado de Axel pela primeira vez por um colega de aula.
Aos 17, comecei a trabalhar como estagiário no programa de TV do Clovis Duarte, na TV Pampa.
Aos 20, já era Coordenador de Produção do Clovis Duarte, chefiando uma equipe de 10 pessoas.
Aos 21, larguei tudo e fui ser redator estagiário do Beto Philomena numa agência chamada Módulo.
Aos 23, fui premiado duas vezes no mesmo dia: uma peça minha ganhou Grand Prix no Salão da Propaganda, no mesmo dia em que conheci minha futura dupla na vida, a Vera.
Aos 25, entrei na Escala como redator.
Aos 27, virei Diretor de Criação da Escala, uma das maiores agências de publicidade do RS, e hoje uma das únicas remanescentes daquela época.
Aos 28, a campanha que criei com o Régis Montagna para o chocolate Bib´s virou livro e foi um dos 5 mais vendidos da Feira do Livro de Porto Alegre, rendendo uma tarde de autógrafos para um salão cheio de parentes, amigos e colegas de mercado.
Aos 33 e 35, vi nascerem meus filhos Felipe e Fernanda no Hospital Moinhos de Vento.
Aos 37, fui eleito Publicitário do Ano pela ARP, um dos mais jovens a receber esse prêmio, que era na época o maior título concedido pelo mercado gaúcho.
Aos 41, virei Diretor de Criação Nacional da Escala.
Aos 45, fui ser VP de Criação na Competence.
Aos 48, renasci no Hospital Moinhos de Vento.
Aos 49, larguei tudo de novo, e comecei a colocar todo meu conhecimento e expertise em estratégia criativa diretamente à disposição das marcas do mercado, em parceria com o Alexandre Rollin.
Aos 50, em paralelo à consultoria para as marcas dos outros, criei a minha própria marca, Muda Muda: uma startup no setor de geração de leads para empresas de mudança.
Hoje, aos 56, sigo fazendo estratégia criativa pra todas as marcas que me chamam. Sigo tocando o Muda Muda em todo o Brasil. Sigo bem feliz fazendo dupla com a Vera (na Monday e fora dela).
E sigo sendo chamado de Axel.
2. Você teve passagem como Diretor de Criação em duas grandes agências em um período que tudo era mais valorizado no processo criativo, ou seja, você acha que o talento desapareceu?
Minha carreira deslanchou em uma época em que a propaganda tinha um formato que valorizava ideias criativas, divertidas, emocionantes, não-usuais. Tive a sorte de ter um perfil criativo que dava match com essa necessidade. Mas como Diretor de Criação, sempre tive também um lado mais amplo, trazendo um olhar focado em traçar uma estratégia criativa de longo prazo, visando os resultados das marcas.
Então, por mais que a propaganda tenha começado a demandar outro tipo de talento criativo, mais ligado à performance, à rapidez, a uma narrativa mais expositiva e menos evocativa, acho que o talento estratégico segue sendo uma ferramenta valiosíssima para as marcas.
Em outras palavras, mesmo que hoje tenha mudado algo no que se refere ao “como dizer” em uma mensagem publicitária, creio que segue sendo cada vez mais fundamental o talento que permite estabelecer estrategicamente “o que dizer” para que as marcas atinjam seus objetivos de mercado.
3. Esse teu novo processo de unir o talento com a consultoria para marcas foi uma decisão de valorização pessoal?
Não acho que tenha sido uma decisão de valorização pessoal minha, foi muito mais fruto natural do meu desenvolvimento profissional. E que nasceu de uma necessidade que eu senti na pele. Nas agências que trabalhei, sempre faltava um planejamento com olhar mais criativo, e que mais do que criar um PPT para apresentar ao cliente, pudesse efetivamente apresentar aos criativos um direcionamento para seu trabalho. Com isso, fui cada vez mais me afastando do dia-a-dia da criação das peças, e me entregando mais a um tipo de direção criativa mais ampla, estabelecendo as grandes estratégias das marcas junto com os profissionais de planejamento. Tanto é que nos últimos anos dentro das agências, minha mesa de trabalho ficava praticamente dentro do Planejamento. Tenho a convicção de que consigo contribuir muito mais para as marcas juntando a capacidade criativa a esse olhar mais amplo e maduro. E muitas vezes sinto que hoje o papel que desempenho é de entregar exatamente aquilo que eu sentia falta de receber lá atrás nas agências – um olhar estratégico, criativo e direcionador, que permita à quem for criar para uma marca trabalhar com segurança, foco e consistência.
4. Axel como pai, com a família e com os amigos?
Em 1994, numa época em que universidades ainda não eram anunciantes, fui enviado para a sala do reitor da Unisinos, o Padre Bohnen, com a missão de pegar o briefing pra criar a primeira campanha da Escala pra universidade. O Padre Bohnen era um verdadeiro filósofo, mas não tinha um briefing formatado da maneira como o pessoal da agência imaginava, e o atendimento não conseguia entender o que ele queria. Foi assim que fiquei mais de duas horas sozinho com o Bohnen na sala, só escutando ele emendar um assunto no outro, dizendo coisas incríveis e altamente inspiradoras sobre como ter incertezas é a única forma de se saber que está vivo, como a vida é um dom que cada um de nós recebe, e sobre a nossa responsabilidade sobre o que resolvemos fazer com ela. Dessa conversa, criei aquele que foi o nosso primeiro slogan da Unisinos, e que é uma frase que faz total sentido pra mim até hoje. “A vida tem que valer a pena”. Então, lembrei dessa história porque essas coisas que tu citou na tua pergunta, os filhos, a família, os amigos… pra mim acima de tudo, é isso que faz a vida valer.
FEEVALE SUMMIT
Durante o Feevale Summit, evento gratuito que tem o propósito de impulsionar a carreira e os negócios e que acontece dias 14 e 15 de setembro, em Novo Hamburgo, serão realizadas diversas pocket palestras para promover a conexão e o empreendedorismo. As atividades acontecerão em dois ambientes: Palco 360, na Rua Coberta, e Palco Sicredi, no Espaço Juntos, localizados no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755).
As palestras reunirão nomes que são destaque nos mercados de criatividade, tecnologia e inovação, em uma programação focada em inspirar os participantes e apresentar as tendências do futuro. As inscrições devem ser feitas no site www.feevale.br/summit. Confira as pocket palestras confirmadas:
Dia 14 de setembro, quinta-feira
Palco 360
– 11h: Conexões que impulsionam o ecossistema local, com Manuela Bruxel, coordenadora Feevale Techpark
– 14h40min: Desmistificando o fracasso, com Flávio Steffens, entusiasta do fracasso e sócio no Vakinha
– 16h: Educação, inovação e felicidade, com Gabriel Grabowski, doutor em Educação e graduado em Filosofia
– 18h: Como se preparar para o mercado de trabalho?, com Larissa Sonalio, Monica Scheid e Laura Madeira, estudantes de Psicologia
Palco Sicredi
– 15h20min: Case de Inovação Pioneira On, com Pamela Wermann, gerente da Pioneira On
– 16h40min: Ressignificando a relação com o trabalho, com Paula Becker, gerente de Gestão de Pessoas na Sicredi Caminho das Águas
– 17h20min: Inovação e cooperativismo – Complexo.Lab, com Thiago Pandolfo, head de Inovação do Complexo.Lab
Dia 15 de setembro, sexta-feira
Palco 360
– 14h40min: Inclusão em eventos de inovação, com Letícia Francisco, empreendedora social e founder da Semearhis
– 16h: O poder da estratégia que está ganhando o mundo da comunicação: entenda o marketing de influência, com Renata Arteiro, sócia da Talenttare Conteúdo e Criatividade
– 16h40min: Porque ouvir histórias pode salvar a sua vida, com Luciano Potter, jornalista
Palco Sicredi
– 14h: Capitalismo consciente, com Solon Stahl, diretor Executivo da Sicredi Pioneira
– 15h20min: Planejamento financeiro, com Roberto Cazzeta, gerente de Captação e Investimentos da Sicredi Caminho das Águas
– 17h20min: Inovação em empresas centenárias, com Gustavo Piardi, intérprete de inovação na Sicredi Caminho das Águas, e Welington Backes, assessor de Inovação Complexo.Lab
– 18h: Inovação no Turismo, com Paola Benevenuto, assessora de Turismo Sicredi Pioneira
NOTA DE ADIAMENTO
Informamos que os shows de Caetano Veloso, marcados para ocorrer dias 19 e 20 de agosto no Auditório Araújo Vianna e com ingressos esgotados, precisaram ser adiados. Por orientações médicas, o cantor, que no momento está com uma gripe forte e febre alta, deverá permanecer em repouso até a sua total recuperação. As novas datas serão anunciadas em breve e todas as entradas adquiridas anteriormente continuarão valendo, sem a necessidade de qualquer troca. Quem optar pela devolução do ingresso deve entrar em contato pelo e-mail opiniao@opiniao.com.br. Lembramos que o valor para uma posterior recompra obedecerá o lote vigente.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 11 – Por quê eles fazem sucesso?
Foi gravado o 11º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Por quê eles fazem sucesso?” e será apresentada na segunda-feira (21) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os participantes: Adriana Schwarz, Fundadora da A Casa da Mídia, Fernando Curi, empresário de mídia, Lucas Pontes, Diretor Geral na JC Comunicações e Simone Sotille, Chief Visonary Officer da Match Conexões.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES DE PUBLICIDADE
Por Dr. Armenio Santos, Advogado e Sócio na Homrich Portinho & Associados – Advocacia Pública e Empresarial
As licitações, as contratações e os Contratos Administrativos das Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios já possui um novo marco legal, qual seja a Lei Federal 14.133/2021, publicada em Edição Extra do Diário Oficial da União – DOU em 1º de abril de 2021, data na qual entrou em vigor, nos termos do seu artigo 194.
No entanto, conforme inicialmente previsto nos seus artigos 191 e 193, ficou estabelecida uma vacatio legis de dois anos após a sua publicação, período em que os Entes Federados poderiam optar pela utilização dos regramentos antigos de licitações e contratos, sem mescla com a Lei 14.133/21, e para que houvesse a revogação completa da Lei Federal 8.666/93; da Lei Federal 10.520/02 (Lei do Pregão) e dos artigos 1º a 47-A da Lei Federal 12.462/11 (Lei do Regime Diferenciado de Contratação – RDC), data esta que era 1º de abril de 2023 e na qual a Lei 14.133/21 alcançaria a sua eficácia plena.
Porém, antes mesmo desta data, já se estabeleceu o primeiro problema advindo desta nova Lei, qual seja o de que os Entes Federados, sobretudo os pequenos municípios não conseguiram implementar os requisitos e as condições técnicas e de pessoal suficientes para atender a mesma, sendo que, por pressão de Entidades Municipalistas, principalmente a Confederação Nacional de Municípios – CNM, o Governo Federal editou e publicou no DOU de 31/03/23 a Medida Provisória – MP 1.167/23, a qual alterou os artigos 191 e 193 da Lei 14.133/21 para prorrogar a coexistência desta com as Leis Federais 8.666/93; 10.520/02 e dos artigos 1º a 47-A da Lei Federal 12.462/11 até 30 de dezembro de 2023.
Esta MP restou convalidada no Congresso Nacional pela Lei Complementar 198/2023 e, deste modo, até 30/12/23 os Entes Federados continuam tendo a possibilidade de escolher qual normativo legal podem utilizar para as suas licitações e contratos administrativos, sendo que não pode haver mescla dos normativos antigos com o novo e que as contrações efetuadas sob a égide de uma determinada lei terá seu contrato integralmente executado pelo regramento da lei pela qual ocorreu o respectivo certame licitatório.
A proposta da nova legislação foi apresentada no Congresso com o argumento de atualização e modernização do marco legal das licitações, mas entendemos que, de fato, o que foi aprovado representa um grande retrocesso na matéria, pois o texto legal, no geral, é muito ruim, não atende a propalada modernidade do sistema de licitações e não contribuirá para o aperfeiçoamento das licitações públicas, gerando enorme insegurança jurídica.
Em nossa opinião a Lei é ruim por diversos motivos, dos quais, dentre inúmeros outros, podemos citar:
- a) A técnica legislativa utilizada e sua redação é inadequada porque tem dispositivos, dentro da mesma Lei, que são confusos, contraditórios uns com os outros e com conceitos que não são claros e precisos, tal como um texto de lei precisa ser;
- b) O Pregão e seus procedimentos precisavam ser melhor definidos com a exclusão de projetos, obras e serviços de engenharia e arquitetura e todo e qualquer serviço que tenha necessidade de responsabilidade técnica por ART e RRT.
No entanto a normativa legal do art. 6º, XLI replica o que já contém a Lei 10.520/02 quando diz que o pregão é a modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns e no inciso XIII do mesmo artigo diz que bens e serviços comuns são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado
Pelo menos, no art. 29, Parágrafo único da Lei, restou estabelecido que “o pregão não se aplica às contratações de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual e de obras e serviços de engenharia, exceto os serviços de engenharia de que trata a alínea “a” do inciso XXI do caput do art. 6º desta Lei”, sendo estes últimos o que foi ali definido como “serviço comum de engenharia”. E esta parte é ruim, pois que nunca um serviço de Engenharia, o que inclui serviços de Engenheiros, Arquitetos ou de Técnicos Especializados, nos termos do Inciso XXI do art. 6º da Lei, será um serviço que não possua uma natureza intelectual e que necessite de Responsável Técnico com registro em Conselhos Profissionais com a devida ART ou RRT.
- c) O prazo para interposição de Recursos Administrativos foi reduzido de 05 (cinco) para 03 (três) dias úteis (Art. 165, I) e ainda com obrigação de manifestação de intenção de recorrer imediatamente na sessão, sob pena de preclusão, isto para qualquer modalidade licitatória.
Assim o que já era ruim no Pregão da Lei 10.520/02 restou importado para todas as modalidades de licitação com graves prejuízos aos licitantes, sobretudo em certames complexos como os de Engenharia e Publicidade, causando evidente cerceamento de defesa e do contraditório previstos no art. 5º, LV da CF/88.
No que tange especificamente às licitações de serviços de publicidade, pelo menos, a Lei 14.133/21 não previu revogação da Lei Federal 12.232/2010, mas previu no art. 186 que as suas disposições se aplicam subsidiariamente a ela.
Assim, ao menos, o julgamento das licitações para contratações de serviços de publicidade continuam sendo pelos tipos de “melhor técnica” ou “técnica e preço”, conforme o art. 5º da Lei 12.232/10, o que remete, por interpretação analógica das modalidades hoje previstas na Lei 8.666/93, ao disposto no art. 6º, XXXVIII da Lei 14.133/21, o qual prevê para estes tipos de julgamento a modalidade de Concorrência.
Por outro lado, a redução do prazo para interposição de Recursos Administrativos e a obrigação de manifestação de interesse recursal já na própria sessão causará enormes dificuldades, especialmente em grandes certames licitatórios de publicidade, pois que será necessário que se avalie as propostas da concorrentes para se saber se vai ou não interpor Recurso.
Imagine a dificuldade, por exemplo, num certame com dez agências concorrentes e os seus representantes terem de decidir na hora da sessão se vão ou não interpor Recurso!
Além disso, em um caso hipotético como este, analisar adequadamente dez propostas técnicas para interpor um recurso em 03 (três) dias úteis é quase que humanamente absolutamente impraticável para Propostas Técnicas de Publicidade, onde se tem uma diversidade de profissionais que precisam analisar os conteúdos de cada uma para que se tenha um correto, completo e adequado embasamento fático e jurídico.
Portanto, de plano, mesmo em breve e perfunctória análise da Lei 14.133/21, se vê que haverá uma perda na qualidade dos certames licitatórios, sobretudo em se tratando de serviços de publicidade, o que levará a riscos de contratação de empresas deficientes tecnicamente, de propostas técnicas com baixa qualidade e, consequentemente, com prejuízos na prestação destes serviços ao Poder Público.
Por outro lado, os editais, em uma grande parte, são, já hoje, muito mal feitos, constituindo-se em verdadeiros copia e cola, o que os torna autênticos Frankensteins, com conteúdos dúbios e conflitantes que geram insegurança jurídica e abrem toda a sorte de possibilidades de impugnações, recursos e judicializações, o que não será com esta nova Lei que vai ser solucionado, pois que este problema tem como causa a baixa qualidade técnica dos Servidores dos Entes Públicos que elaboram os Editais.
Ademais, a falta de preparo das próprias Comissões de Licitações também é algo que não será solucionado com a nova Lei se não houver treinamento e qualificação dos Servidores que atuam nos certames, como, aliás já temos hoje, e que podemos citar, por exemplo, circunstâncias de julgamentos incorretos e em desacordo com os editais pelas Subcomissões Técnicas que, não raras vezes, deixam de emitir notas individualizadamente e de fazer planilhas de julgamentos individuados com as respectivas justificativas técnicas por escrito, sem contar na própria condução das sessões, sendo que, certa vez, cheguei a ver, em um certame de publicidade na modalidade Concorrência, tipo Melhor Técnica, o Presidente de uma Comissão de Licitações pretender oportunizar lances de preços aos concorrentes como se fosse um Pregão! Algo surreal!
Igualmente, se persistirem a falta de projetos, de planejamento, de Termos de Referência e Briefings adequados e de qualificação dos Editais lançados de nada adiantará a plena entrada em vigor da Lei 14.1333/21 e a revogação da Lei 8.666/93, pois os mesmos problemas hoje existentes, dentre eles a má qualidade das obras e serviços e a agilidade nas suas execuções persistirão e, ousamos dizer que, com o texto da nova Lei, até mesmo se agravarão.
ARP
Quais as implicações jurídicas do uso da inteligência artificial no mercado da propaganda? É isso que a Associação Riograndense de Propaganda busca responder com a palestra “Inteligência Artificial: Será que tudo é legal?”, ministrada pelos advogados Eliza Cerutti, sócia-fundadora do CSMC Família e Patrimônio, e Marco Antônio Campos, sócio-fundador da Campos Escritórios Associados e entusiasta das inovações tecnológicas. O evento acontece no dia 24 de agosto (quinta-feira), às 19h30min, no Hotel Swan Generation (Rua 24 de outubro, 1611 – Auxiliadora). Os sócios que desejarem participar da atividade devem manifestar interesse pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsApp (51) 9 9872-5567. O evento é uma realização da ARP em parceria com o Gepic – Grupo de Empresas Produtoras da Indústria Criativa do RS.
ARP ACADEMY
Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o ARP Academy, concurso estudantil da Associação Riograndense de Propaganda que já está em sua 5ª edição. Nele, acadêmicos de Publicidade e Propaganda de todas as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul podem desenvolver um projeto para um cliente real com o auxílio de um professor orientador.
Nesta edição, o cliente selecionado foi a ONG Parceiros Voluntários, a qual os alunos devem desenvolver campanhas de incentivo ao voluntariado. Além de contribuírem socialmente com o mundo, trazendo a proatividade e o protagonismo de fazer o bem ao próximo como destaque, os três finalistas do concurso participarão gratuitamente do Salão ARP 2023, que será realizado em dezembro, em Porto Alegre.
“É uma alegria realizarmos mais uma edição do ARP Academy, uma construção coletiva e colaborativa. É a 5ª edição da maior premiação estudantil da propaganda gaúcha. O concurso ajuda a consolidar um espaço importante de representatividade acadêmica na ARP”, pontua o Diretor de Conexão com a Academia da Associação, Geferson Barths.
Neste ano, além de levar para casa a tão sonhada estrela do Salão ARP na categoria Estudante do Ano, o vencedor receberá uma premiação inédita: participar de três imersões em empresas premiadas no evento (nas categorias Agência do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano). Assim, o acadêmico poderá agregar novas experiências profissionais ao seu currículo e construir boas redes de relacionamento durante o primeiro semestre de 2024.
Para Barbara Martins Pires, acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria agraciada com o prêmio na última edição do concurso, a experiência foi enriquecedora. “Pra mim, uma estudante do interior, de universidade pública e sendo uma pessoa racializada, ter essa oportunidade de estar naquele lugar tão importante, que por vezes nos parece tão distante, foi algo muito especial”, avalia ela. A jovem também ressalta a importância de sua professora Juliana Petermann no processo, que a incentivou a participar da iniciativa e foi sua orientadora, recebendo o prêmio de Professora do Ano.
E os aprendizados para estudantes da área de publicidade fomentados pelo ARP Academy já estão se tornando realidade antes mesmo da inscrição dos trabalhos. A campanha de divulgação da próxima edição foi desenvolvida por acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), orientados pelo Clube de Criação do Rio Grande do Sul.
As inscrições podem ser realizadas pelo site arpacademy.com.br, onde também está disponível o regulamento. Os estudantes podem participar individualmente ou em duplas, com orientação de um professor da instituição de ensino em que estão matriculados.
Serviço
O que: Concurso ARP Academy 2023.
Inscrições: arpacademy.com.br.
Quem pode participar: Estudantes de Publicidade e Propaganda de qualquer instituição de ensino do Rio Grande do Sul, individualmente ou em duplas, os quais devem indicar um professor orientador.
Prazo de inscrição: 31 de outubro.
BAND
Jornalismo, entretenimento e interatividade. Com esses três pilares, a Band estreia ao vivo a partir da próxima segunda-feira (21), às 20h30, o Melhor da Noite sob o comando dos jornalistas Glenda Kozlowski e Zeca Camargo. O programa, que vai unir informação e diversão em um só lugar, terá ainda no elenco o rapper Thaíde, o jornalista e humorista Magno Navarro, o chef de cozinha Rodrigo Oliveira e Rodrigo Alvarez, colunista internacional na Europa.
A atração será levada ao público de forma leve e trará de realities a gastronomia, passando por games, viagens, ciência, encontros e reencontros. O público vai descobrir o Brasil e os brasileiros que não foram vistos, conhecer relatos inspiradores, lugares pouco visitados, desbravar o planeta animal e aprender receitas sofisticadas gastando pouco. Histórias do campo, de empreendedorismo, musicais com artistas famosos e com quem está começando, assuntos factuais e uma forte participação digital darão o tom do programa. A melhor idade também vai dar match no quadro “Melhor do Amor”.
Glenda está preparada – e ansiosa – para experimentar o desafio de trabalhar com entretenimento depois de 30 anos atuando no esporte. “Eu quero que as pessoas se sintam na sala da casa dos melhores amigos e que seja um encontro diário para conversar, dar risada, mergulhar em uma notícia que chamou mais atenção. Gosto muito dessa ideia de trabalhar com assuntos variados e nunca comandei uma atração com plateia, então vai ser muito gostoso ter esse olho no olho e sentir o calor humano de pertinho”, afirma ela sobre o auditório que comportará 100 pessoas para uma experiência única.
“A expectativa é de fazer um programa diferenciado, podendo criar e nos reinventar diariamente. O ritmo do ao vivo nos dá a oportunidade de ir formatando e experimentando aos poucos. Vamos estrear com tudo o que queremos, mas sempre dando espaço para novidades. Além disso, poderemos contar com a participação do público em casa, através das redes sociais, o que é muito bacana. Estamos aqui para informar e divertir, que é o mais importante”, emenda Zeca.
Os apresentadores terão a ajuda de uma Inteligência Artificial. Uma voz feminina irreverente, afiada e perspicaz vai agregar com informações, comentários, ajustes técnicos e ainda tirar dúvidas de quem estiver assistindo. “Todas as rádios e emissoras de TV do Grupo Bandeirantes espalhadas pelo país terão um papel fundamental. Vamos trabalhar em conjunto para apresentar identidades até então desconhecidas e, com isso, proporcionar uma janela da diversidade, com a mistura de sotaques e expressões culturais de todo o território nacional. No Melhor da Noite, os espectadores vão conseguir desmistificar temas complicados e trazer isso para o cotidiano”, destaca Ignácio Iglesias, diretor da atração.
A estreia acontece junto com outras novidades para o telespectador da Band. “Com a chegada do Melhor da Noite, teremos 14 horas de programação ao vivo todos os dias. Será uma opção para quem procura conteúdo de qualidade e para quem deseja ficar bem-informado em relação aos mais diferentes temas. Estamos sempre em busca de inovações para a nossa grade. Além do novo programa, teremos o Perrengue, humorístico que já tem uma audiência consolidada aos domingos e que agora será apresentado também de segunda a sexta-feira na sequência do Melhor da Noite. E na área de esportes, acabamos de fechar a transmissão do Campeonato Saudita com nomes como Cristiano Ronaldo, Benzema e vários brasileiros”, ressalta Rodolfo Schneider, diretor de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Melhor da Noite irá ao ar de segunda a sexta-feira, depois do Jornal da Band. Logo após a atração, a Band traz o Perrengue do Dia, com Tatola Godas, Dennys Motta, Angelo Campos e Ricardinho Mendonça. O humorístico também continua sendo exibido aos domingos, às 20h.
KWAI
O Kwai investiu mais de US$52 milhões em programa de parcerias com criadores de conteúdo no Brasil entre o período de março de 2022 a abril de 2023. Boa parte desse investimento foi direcionamento ao programa de mininovelas TeleKwai.
O investimento foi direcionado a cerca de 32 mil influencers e rendeu a produção de aproximadamente 6,7 milhões de vídeos. Os conteúdos produzidos pelos parceiros envolvidos alcançaram mais de 185 bilhões de visualizações, de acordo com dados divulgados pela plataforma.
Mais de mil parceiros produziram conteúdo em formato de mininovelas ou minisséries. Sendo assim, o dado representa aproximadamente 20% do investimento total da plataforma nos criadores.
Entre as marcas que já utilizaram o TeleKwai como ferramenta para alcançar o público e promover seus produtos estão ELO, Skol, Cheetos, Sorriso, Tang e Coca-Cola. Já entre os maiores criadores de conteúdo do formato estão Markelly Oliveira, Fora das Telas, Falcon Filmes, Coração Valente e As Setes Vidas de Tonny.
O TeleKwai é realizado em parceria com agências e produtoras de conteúdo como Renoir, A Gente Faz Séries, Endemol Shine Brasil e Porta dos Fundos.
Além disso, o aplicativo tem a expectativa de expandir sua atuação, explorar oportunidades em categorias como música, esportes e games e, também, investir em transmissões ao vivo em diferentes segmentos.
TRAMONTINA
Exemplo pioneiro de integração entre a academia e o setor privado, a Cátedra Tramontina Eletrik, uma parceria entre a fábrica de materiais elétricos da Tramontina e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está completando 10 anos e anuncia a renovação do seu acordo de cooperação até 2025. A iniciativa vem promovendo a educação, a inovação e o desenvolvimento de conhecimentos essenciais para os futuros profissionais do mercado.
A parceria entre a Tramontina e a Escola de Administração da UFRGS foi estabelecida a convite da universidade, como resultado do interesse mútuo em fortalecer a relação entre a academia e o setor empresarial. Desde então, a Cátedra Tramontina Eletrik tem sido um espaço para integrar conhecimento teórico e prático, envolvendo alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em projetos de inovação científica e tecnológica, inteligência artificial e ciência de dados.
A iniciativa, além de posicionar a universidade como destaque na rede internacional de pesquisas, com publicações científicas e apresentações em congressos internacionais, vem gerando conexões com professores de importantes instituições internacionais, como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of Texas, entre outras.
A Cátedra Tramontina Eletrik é a primeira parceria desse tipo na história da UFRGS e uma das poucas existentes no Brasil. A renovação do acordo de cooperação reafirma o compromisso contínuo da Tramontina e da UFRGS em investir na educação e no desenvolvimento científico. Compromisso este baseado no propósito da marca Tramontina: “Crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos”. Essa parceria única tem se mostrado uma fonte valiosa de aprendizado e inovação, fortalecendo a formação dos futuros profissionais e impulsionando avanços científicos e tecnológicos que contribuem para a busca de soluções para os desafios empresariais e sociais no Brasil.
“A Tramontina, através de seu propósito, sempre esteve presente na educação, incentivando seus colaboradores a expandirem seus conhecimentos em diversas áreas. A Cátedra Tramontina Eletrik representa uma ponte valiosa entre o mundo empresarial e acadêmico, beneficiando ambas as partes. Aprendemos com os resultados dos trabalhos desenvolvidos na universidade, aplicando esse conhecimento nos processos de transformação e inovação em todas as unidades do grupo empresarial”, informa Roberto Aimi, Diretor Executivo da Tramontina.
Para Vinícius Andrade Brei, professor associado da UFRGS e coordenador da Cátedra desde sua fundação, essa iniciativa impulsiona a educação, inovação e conhecimento para os profissionais do futuro. “A integração e colaboração entre empresas e universidades são baseadas na confiança desenvolvida ao longo dos anos e possibilitam a formação de pessoas capacitadas e com cultura crítica para atuar tanto no mundo acadêmico quanto empresarial, promovendo avanços nas áreas de processos, gestão e produtos usando métodos de ponta, como inteligência artificial”, comenta.
SBT
“Pivotar é quando você dá uma virada que modifica, completamente, a sua vida, o seu destino, e muitas vezes os seus negócios”, pontua o empresário e investidor João Kepler, apresentador do ‘Pivotando: Dos Erros aos Grandes Acertos’, novo videocast do SBT News, que estreia nesta 4ª feira (16.ago), às 10h, contando a trajetória de vida do empresário Janguiê Diniz, fundador e presidente do grupo Ser Educacional.
Na conversa, Janguiê relembra os desafios e “pivotadas” em sua vida pessoal e profissional que o ajudaram a forjar o empreendedor que é atualmente. “O preparo, a insistência, você insistir, você persistir, não desistir, foi o que eu fiz. São lições importantíssimas na vida de todo empreendedor, de todo ser humano. A constância, disciplina, compromisso com seu foco, com seu sonho, com você mesmo”, destaca o empresário.
Eleito, por 4 anos, como o melhor “Investidor Anjo do Brasil” pelo Startup Awards, João Kepler é CEO da Bossa Nova Investimentos, além de conferencista, apresentador e autor de 7 livros, sendo 2 best-sellers- ‘Smart Money’ e ‘Gestão Ágil’.
No ‘Pivotando’, o empresário coloca todo seu conhecimento à mesa, para mostrar que toda trajetória de sucesso é feita a partir de uma sequência de falhas e aprendizagens. Do outro lado, referências do empreendedorismo no Brasil, compartilhando suas histórias de vida, além de dicas e lições valiosas para quem já tem ou pretende abrir o próprio negócio.
Dentre os convidados do programa, também estão nomes como Flávio Augusto da Silva, fundador e CEO da Wiser Educação, e Carla Sarni, CEO do Grupo Salus (Sorridents-Giolaser).
O videocast ‘Pivotando’ vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no YouTube, no SBT Vídeos, nas plataformas de áudio e no “SBT News na Tv” às quintas e domingos.
A PRAÇA É NOSSA E CLARO
A praça mais famosa do Brasil está de cara nova com um painel digital de mídia out-of-home. O totem da atração humorística ‘A Praça É Nossa’, do SBT, apresentará peças de publicidade durante o programa, a fim de assemelhar-se ainda mais aos espaços públicos do cotidiano do brasileiro. A estreia deste novo formato de branded content traz a Claro como a primeira marca a explorar o espaço com a campanha de seu plano pré-pago, o ‘Prezão’. Os espectadores poderão conferir a divulgação integrada e orgânica no ambiente humorístico até dezembro de 2023.
A ação foi desenvolvida pelo SBT Solutions – time de consultoria, criação e produção de conteúdo para as marcas – em parceria com a equipe de produção do programa. “O espaço inédito na programação traz o OOH para dentro da TV aberta e será aproveitado por diversos segmentos, seja para campanhas pontuais ou sustentação de marca para diferentes anunciantes. Sempre estamos prontos para criar soluções especiais, oferecendo pacotes multiplataforma centrados nas necessidades dos clientes”, relata Luciana Valério, diretora comercial do SBT.
A Talent, agência da operadora, também esteve envolvida no projeto. “Com a Talent Street procuramos sempre soluções inovadoras de OOH para agregar valor aos nossos clientes. E enxergar inovação dentro de um programa com mais de 30 anos de existência nos motivou a levar isso para a Claro, e junto a ela, sermos os primeiros a explorar esse ativo que sabemos que será importante para todos os lados envolvidos. O posicionamento e localização do OOH dentro do cenário traz essa visibilidade para o público”, diz Eduardo Amato, Gerente de Mídia da Talent.
‘A Praça É Nossa’ é um programa que atravessa gerações e alcança todas as faixas etárias e classes sociais, sendo popularmente conhecido pela diversificação em seu humor, tendo, atualmente, mais de 20 personagens. Apresentado pelo humorista Carlos Alberto de Nóbrega, a atração humorística é transmitida pela TV, todas às quintas-feiras, às 23h, e também fica disponível no YouTube e no site da emissora.
ABAP
A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) anunciou os 10 representantes da entidade para o Conselho de Ética do Conar no biênio 2023/2025, nenhum representa o Rio Grande do Sul, infelizmente.
Essa é a primeira ação da nova gestão de Marcia Esteves na presidência da Abap. Ao todo, a associação tem 32 profissionais indicados, representando a entidade junto ao órgão.
Passam a integrar o conselho no próximo biênio: Álvaro de Carvalho, da Soul Propaganda; Bruno Panico, da Dentsu; Elise Passamani, da Lew’Lara\TBWA; Felipe Silva, da Gana Comunicação; Felipe Simi, da Soko; Fernanda Antonelli, da f+e/Cyranos; Heloísa Goldman, da Leo Burnett; Patrícia Moura, da Gut Agency; Ricardo Amaral Silveira “Chester”, da AlmapBBDO; e Ruy Dantas, do Sin Group.
Continuam representando a Abap no Conar neste próximo biênio: Adriana Machado, da Tom Comunicação; Armando Strozenberg, Átila Francucci, da Ncc-1701; Augusto Cesar Fortuna; Clóvis Speroni, da Agência3 Comunicação; Eduardo Antônio Rebelo Martins, da Talent Marcel; Eduardo Lorenzi, da Publicis Brasil; Erh Ray, da Betc Havas; José Francisco Eustachio, da Oceanconsults; Juliana Janot Vilhena Nascimento, da FCB Brasil; Laura Esteves, da DM9 ; Luiz Celso De Piratininga Jr., da Adag Comunicação; Marcela Andrade, da Marta Lima Consultoria; Marlene Bregman, da Leo Burnett; Paulo Zoéga, da Zoegas Comunicação; Priscilla Ceruti, da Energy BBDO; Rino Ferrari Filho, da Rino Publicidade; Ruy Lindenberg, da Mar Comunicação; Severino Queiroz Filho, do Grupo Duca; Zander Campos Júnior, da Imagem Única Propaganda.
Compete ao Conselho de Ética do Conar apreciar e julgar as infrações, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é responsabilidade dos integrantes recomendar alteração ou suspensão da veiculação da peça publicitária.
KOH PEE PEE
Concebido como gold/premium, o menu pode ser montado em casa para um jantar especial, sendo verdadeira réplica do que o cliente estaria degustando se estivesse no restaurante. Considerado uma experiência sensorial, seus pratos exóticos, com aromas singulares genuinamente servidos na gastronomia thai, podem ser apreciados nesta composição, incorporada ao serviço de delivery do Koh Pee Pee.
Intitulado “Menu Koh Larn”, nome que vem de uma das extravagantes ilhas da Tailândia, repleta de belezas naturais e água cristalina, traz consagrados pratos que fazem parte do cardápio do tradicional Koh Pee Pee, em Porto Alegre/RS, em seus 34 anos de existência. A novidade é composta de entrada, prato principal e sobremesa.
Para iniciar, “Kung Hom Pa”, camarão envolto em massa crocante, recheado com castanhas, porco e gengibre; o prato principal fica por conta do consolidado “Khao Pad Goong Subparrod”, arroz frito servido no abacaxi com camarão, passas de uva e castanhas, tendo como inovação o acompanhamento do abacaxi para a montagem completa da receita, aproximando ao máximo o prato do restaurante. E, para finalizar a noite, regada pelas deliciosas iguarias do país asiático, a sobremesa “Khao Neaw na Maprow”, arroz “moti” ao leite de coco natural, coberto com coco queimado em açúcar de palmeira.
A distinção e elegância da gastronomia oferecida no restaurante para quem aprecia as ousadas receitas tailandesas, primam pela excelência e bem-servir impecável na entrega. A utilização de embalagens diferenciadas garantem a temperatura dos pratos no trajeto até a casa do cliente.
Além das inovações, o Koh Pee Pee possui uma fiel diversidade de pratos tailandeses, com diferentes variedades no menu do delivery, inclusive vegetarianas. O restaurante é excelente opção para quem ama a culinária Thai e para quem deseja conhecer a deliciosa e enigmática gastronomia asiática, sem sair de sua casa ou de onde estiver. Funciona de segunda a sábado das 18h às 23h, pelo site www.kohpeepeedelivery.com.br, com entrega cortesia.
Suas especiarias, elaboradas com ingredientes importados da Ásia, renderam diversos prêmios e certificados de maestria ao local, como The Pride Of Thailand, do National Food Institute, principal entidade do setor gastronômico da Tailândia, e o selo Thai Select, concebido pelo governo tailandês. Esta certificação reconhece o Koh Pee Pee como fiel representante da autêntica culinária tailandesa.
ASIANA
O Dia do Artista do Teatro, comemorado em 19 de agosto, não é somente uma data no calendário para os sócios do Asiana, especializado em gastronomia asiática. Desde a abertura do restaurante, há dois anos no Moinhos de Vento, o grupo encontrou uma maneira também saborosa de dar apoio à cultura: foram R$ 100 mil em jantares ao elenco e aos assistentes de mais de 30 peças com temporada em Porto Alegre. Em julho, por exemplo, Vera Fischer jantou no Asiana depois de ter personificado a aristocrata Dulce Carmona na comédia “Quando eu for mãe quero amar desse jeito”. Marisa Orth – já laureada com o Prêmio Bibi Ferreira como melhor atriz em peça de teatro –, Luciana Braga, Grace Gianoukas, Mateus Solano, Luis Miranda, Susana Vieira, Luiz Fernando Guimarães e Herson Capri figuram entre os artistas de teatro cujas apresentações tiveram suporte do Asiana. A música não ficou de fora, pois os 40 anos da Bandaliera e o show “Luz Acesa” de Antonio Villeroy figuram na lista dos apoiados. “O teatro, assim como a gastronomia, é uma expressão cultural e revela a identidade e a personalidade de um povo, de uma nação. Por isso, ficamos muito satisfeitos de fazer a nossa parte pelo fortalecimento do teatro”, afirma um dos sócios do Asiana, Jocelito Laste.