ENTREVISTA COM NORTON NOAL
1. Quem é Norton Noal?
Um cara intenso e inquieto, no auge dos seus 56 anos, cheio de energia pra encarar os mais variados desafios e prazeres diários, seja no trabalho, no esporte, na música e principalmente na relação com as pessoas! Tenho um certo rótulo de ser “multi”, estar em todas e de aproveitar o máximo das coisas que acontecem ao meu redor.
2. Tua carreira, apesar de formado em Administração, sempre foi voltada para a comunicação. Foi uma cachaça que tu gostou?
Comunicação sempre fez parte das minhas relações. Nos mais de 40 anos de trabalho, sim, comecei aos 14 como empacotador de supermercado e fazendo bico de quebrador de gelo em boate (nos preparos no dia pra noite). E a caminhada foi longa. Já fui boy, militar e quase engenheiro civil, quando cursei técnico em edificações no Parobé, com direito a estágio com capacete de obra e tudo. Mas o projeto não saiu da fundação e fui direto construir meu próprio mundo encantado da publicidade, passando por vários ambientes da comunicação, incluindo ´produções e eventos culturais, até assumir o crachá de atendimento de veículo, comercial ou vendedor raiz, literalmente como se diz!
3. A mídia OOH mudou muito desde o teu começo?
A mídia OOH sempre buscou se adaptar e inovar ao longo do tempo. Seja através daquela “velha” tabuleta de OD até as modernas peças digitais, a mídia exterior faz parte dos cenários urbanos. Uma das mudanças que impulsionaram a evolução da mídia exterior é a integração de tecnologia avançada, com peças digitais, telas de LED, realidade aumentada e interatividade, além dois mais variados pontos de contatos estáticos espalhados pelas cidades. Essas inovações não apenas capturam a atenção do público consumidor, mas também oferecem novas possibilidades de divulgação criativa para os anunciantes. E assim como eu, profissional mais maduro da publicidade, a mídia OOH também se reinventa o tempo todo!
4. Norton, apaixonado pelo vôlei, pela mulher de sempre e pelos netos?
Sim, tenho várias paixões e tesões que me movem no dia-a-dia. Além do trabalho, o esporte diário e convívio social no complexo da Sogipa, da qual faço parte da diretoria de departamento, completam minhas noites e finais de semana, seja na prática do vôlei, musculação, corrida… A música também faz parte da minha vida. Sou baterista amador de uma banda de rock e percussionista e vocal em outra. Meu lado família e convívio com os amigos também dividem meu tempo de “folga”, acompanhando os filhos Luiza e Maurício e os netos Juan e Isabela à distância, e namorando minha eterna paixão Elena, num formato meio fora da caixa (após 22 anos de casados, separamos por um breve período e atualmente namoramos, cada um morando no seu espaço). Resumindo, me considero um cara de sorte por ter tantas paixões em minha volta.
GAVRS
“O Poder Transformador da Inteligência Artificial” é tema de evento promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul (GAV-RS) no dia 31 de outubro. Com a ideia de entender o impacto da ferramenta ecossistema da comunicação, as entidades convidaram nomes expressivos da publicidade gaúcha para debater o tema no Nau Live Spaces, em Porto Alegre, das 9h às 18h.
“Além das palestras, teremos uma dinâmica com a plataforma Simulacom, para prever engajamento e resultados de campanhas. Depois, haverá um almoço gratuito aos participantes, que será um momento de conexão, relacionamento e networking”, destaca o presidente da ARP, Fernando Silveira.
Entre as presenças confirmadas estão Márcio Callage (CMO Vulcabras – Olympikus, Under Armour, Mizuno) para a abertura; Claudio Oliveira, professor da ESPM e sócio da Cognitive, abordando como a IA está transformando o marketing e explorando as principais tecnologias, e Leandro Fujita, sócio-fundador e advisor da MediaPlus, Chicooh, iDigitalPlus e FSMT, discutindo o impacto da IA no ecossistema de comunicação e seu uso por veículos de comunicação.
O evento – que conta com apoio de Nau Live Spaces, FSMT Full Service Media Tech, IDP Media e Cognitive – é gratuito e exclusivo para associados e convidados da ARP e do GAV.
Evento é gratuito e exclusivo para Sócios ARP. As inscrições podem ser feitas aqui pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsARP (51) 99872-5567.
Serviço:
O quê: “O Poder Transformador da Inteligência Artificial”
Quando: 31 de outubro (quinta-feira), das 9h às 18h
Onde: Nau Live Spaces (Av. Pres. Franklin Roosevelt, 1308 – São Geraldo), Porto Alegre
Inscrições: pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsARP: (51) 9 9872-5567
SALÃO ARP
Além de categorias estreantes, o Salão ARP 2024 traz mais novidades: o regulamento foi atualizado para garantir ainda mais transparência e atender às demandas do mercado. Assim como no ano anterior, a avaliação será feita por uma comissão de jurados composta por profissionais de fora do Estado, reforçando o nosso compromisso de imparcialidade.
A categoria “Projetos de Agências” também sofreu algumas alterações. Destinada exclusivamente a agências de publicidade e comunicação, ela premiará os cases e campanhas mais criativas com ouro, prata e bronze, reforçando a relevância dessas agências no mercado publicitário gaúcho.
Além disso, essa categoria terá papel decisivo na escolha da Agência do Ano: além dos dois finalistas habituais, o terceiro finalista será a agência com melhor desempenho nos projetos inscritos, desde que tenha submetido pelo menos 10 cases. Apenas as cinco melhores notas serão consideradas para a premiação.
Outra mudança significativa está na categoria “Profissional de Atendimento de Veículo ou Representante de Veículo”. A partir deste ano, essa categoria será julgada exclusivamente por um júri técnico, sem votação pelos associados. O Grupo de Atendimento de Veículo (GAV), que antes indicava diretamente um finalista, optou por abrir mão dessa indicação em prol de um julgamento técnico mais apurado.
Ainda, a categoria “Professor do Ano” também será avaliada por um júri técnico, eliminando a votação dos associados e garantindo maior rigor na escolha. Agora, a premiação será restrita a professores de graduação e pós-graduação, desde que tenham vínculo com a graduação. Os três cases com melhor avaliação formarão o shortlist, e o mais bem avaliado será o vencedor. O júri deste ano será novamente composto por profissionais de fora do Estado, trazendo uma perspectiva mais ampla e diversa para a análise dos trabalhos.
A 6ª edição do ARP Academy – maior premiação estudantil da propaganda do Rio Grande do Sul – também está confirmada. Nesta edição, os participantes criarão uma campanha publicitária para o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Em termos operacionais, uma nova funcionalidade foi implementada no sistema de inscrições. Agora, os participantes poderão criar login e senha para acessar o sistema e inscrever cases de forma gradual, sem a necessidade de submeter tudo de uma vez. Assim, as inscrições poderão ser feitas de forma mais prática e organizada, com a opção de voltar ao sistema e finalizar a candidatura quando todos os cases estiverem prontos.
Para conferir mais informações e o regulamento completo, acesse: www.salaoarp.com.br.
O Salão ARP 2024 acontecerá no dia 5 de dezembro, às 20h, na Casa NTX. Será uma noite especial de celebração e reconhecimento aos profissionais que, mesmo diante de desafios, contribuíram para o desenvolvimento do mercado publicitário gaúcho.
Para mais informações sobre o evento ou para se tornar associado, entre em contato pelas redes sociais, pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo telefone (51) 9 9872-5567.
40 ANOS DA E21
No próximo dia 23 de outubro a agência E21 completa 40 anos tendo sempre no seu portfólio clientes de muita relevância e presença no mercado brasileiro.
Parabéns e que venham mais 40 anos dessa trajetória vencedora na comunicação.
BANRISUL
O Banrisul anunciou uma oportunidade para escritórios de contabilidade, que agora podem passar a atuar como parceiros estratégicos da instituição. A iniciativa permite que esses prestadores de serviços sejam credenciados como correspondentes de negócios do Banco, ampliando as perspectivas comerciais para ambas as partes.
Os escritórios poderão indicar novos clientes ao Banrisul, com foco em produtos como contas empresariais, soluções Vero e convênios BanriCard; e ainda receber remuneração caso sejam contratados produtos e serviços. O programa busca potencializar a capilaridade do Banco, oferecendo soluções bancárias personalizadas e ampliando a rede de contatos no segmento empresarial.
SBT RS
O “Na Beira do Fogo com El Topador” deste domingo, 20 de outubro, vai mostrar o Mestre Parrillero Antônio Costaguta assando um dos cortes mais desejados: o Vazio. Como acompanhamento, um arroz espanhol especial, preparado com três diferentes tipos de linguiça. E para o toque final, um milho na manteiga.
Em seguida, vem o “Masbah!”, mergulhando na cultura coreana em Porto Alegre para conhecer mais sobre os doramas e o k-pop. Para auxiliar a apresentadora Brunna Colossi, uma participação das influenciadoras digitais e irmãs gêmeas Ale&Jana. Elas vão experimentar a típica gastronomia coreana e participar de uma animada aula de dança, entrando no ritmo dos muitos sucessos que já conquistaram o mundo.
E você já pensou em um lanche com meio metro de comprimento? Para o “Panelando” desta semana, o “Masbah!” vai te mostrar um cachorro-quente que tem cerca de 55 centímetros! O lanche, que é perfeito para dividir com os amigos, é tão grande que o pão é feito sob medida.
O “Masbah” ainda vai receber os youtubers Luccas Neto e Giovanna Alparone no quadro “Diz Ai!”, respondendo a perguntas dos telespectadores mirins do programa.
“Na Beira do Fogo com El Topador” é exibido aos domingos, a partir das 9h45, seguido pelo “Masbah!”, a partir das 10h15, no SBT RS.
ABAJUR PROPAGANDA
A Abajur escolheu o dia 12, Dia das Crianças, para comemorar o seu “debut”. Mas a festa marcou muito mais do que a chegada dos 15 anos com inspiração em bailes tradicionais. Frente a mais de 100 amigos, colegas e parceiros comerciais a agência anunciou uma nova fase. Os convidados também foram convocados a fazer doações e contribuíram com milhares de reais ao Instituto Criança Mais Feliz RS.
A partir de agora, a Agência do Ano por dois anos consecutivos segundo o site Puta Sacada, está na Rua Dona Leonor 415. Na casa, a proposta do leque de serviços poderá ser ainda mais dinâmica, com estúdio para o núcleo audiovisual, além de diferentes espaços de reunião e trabalho colaborativo com clientes e parceiros.
O momento também foi coroado com três iniciativas criativas da agência. O novo logotipo foi apresentado, com tipografia modernizada, mas mantendo a representação icônica de um abajur dentro da letra A. Além disso, um documentário com depoimentos de pessoas marcantes na história da agência foi lançado no evento e, na próxima semana, será veiculado nas redes. Por fim, a data também marcou o início da campanha de 15 anos, que vai ao ar em mídia OOH, rádio, TV e plataformas digitais com uma estética cinematográfica e o slogan “mais histórias em menos tempo”.
ATIVA MULTICANAL
50 ANOS SE REINVENTANDO.
Em um país como o nosso completar 50 anos de presença ativa no mercado de OOH e DOOH é realmente um feito gigantesco e de muito trabalho e perseverança.
UM NOVO CONCEITO.
UMA NOVA ATIVA.
KANTAR IBOPE MEDIA
Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday desembarcou no Brasil há 14 anos. E se no começo a iniciativa era 100% online, já há um bom tempo marcas e varejistas vêm integrando tanto a experiência dos canais físicos e digitais de venda, como as estratégias de publicidade em todos os meios, para maximizar os resultados da temporada.
Esse comportamento, no entanto, gera consequências. Hoje, a fragmentação da jornada é o principal desafio das marcas. Entender a atribuição para provar o ROI (retorno sobre investimentos), por sua vez, é o benefício mais procurado nos dados.
A Kantar IBOPE Media debate esse dilema de mercado na edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente. Batizado de “A batalha pelo last click: A disputa pelo consumidor na época mais importante do varejo”, o material aborda os desafios e as estratégias de mídia dos anunciantes e como o cliente compõe sua jornada de compra às vésperas da próxima Black Friday.
Se no passado era difícil educar o consumidor para confiar na compra online, hoje o desafio é convencê-lo a adquirir um produto em determinada plataforma – e não na do concorrente. Para isso, grandes varejistas (incluindo aqueles que atuam como retail media) já investiram mais de R$ 2,3 bilhões neste ano.
A competição acirrada também implica em apostar em diversos pontos de contato. Em média, os grandes varejistas utilizaram cinco dos sete meios publicitários para divulgar suas marcas. Nesse contexto, despontaram o marketing de buscas (em que eles alocaram 64% da verba geral entre janeiro e agosto deste ano) e o TikTok (em que eles investiram mais de R$ 85 milhões no período).
Ainda vale ressaltar que, entre os consumidores de três dos principais marketplaces no Brasil, existem comportamentos e atitudes específicos ligados não apenas aos produtos e serviços adquiridos online, mas também às relações com compras e publicidade.
Os clientes do Marketplace A, por exemplo, gostam de comprar online pela variedade de escolhas (92%) e por conseguirem obter melhores preços ou descontos na comparação com lojas regulares (91%). Os consumidores do Marketplace B, por sua vez, prestam mais atenção em publicidade de sites em que confiam (69%) e preferem ver anúncios online relacionados ao conteúdo das páginas que visitam (63%). Por fim, os usuários do Marketplace C acham propagandas em vídeos online mais relevantes do que outros tipos de anúncios digitais (53%) e assistem a anúncios inteiros em vídeos online (49%).
A fragmentação de dados e, consequentemente, a necessidade de combinar múltiplas fontes para entender a jornada do consumidor é de longe o principal desafio dos anunciantes. O obstáculo é indicado em primeiro lugar por 57% dos respondentes. Em seguida, aparecem agilidade das informações (14%) e comparabilidade de tendências (13%).
Outro problema está no omnichannel. Com diferentes métricas e metodologias em cada parceiro de mídia, as marcas precisam integrar os dados sozinhas ou com terceiros. Hoje, porém, menos de 10% dos anunciantes aderiram a medições centralizadas para maior agilidade e precisão.
Por outro lado, um em cada três anunciantes enxergam na mensuração de atribuição e ROI o benefício buscado nos dados e insights. Isso significa que é essencial comprovar seus resultados através de métricas independentes e comparáveis aos concorrentes, indo além do uso exclusivo de dados proprietários.
PUCRS
A PUCRS Online, modelo de ensino que vem conquistando milhares de pessoas pela excelência em cursos de Especialização, MBA, Graduação e Certificação, com soluções digitais desenvolvidas pelo UOL EdTech, lança a campanha “Originalidade”, protagonizada por Miguel Falabella – ator, cineasta, escritor, dublador, diretor e roteirista – Embaixador da Campanha.
O objetivo da campanha é reforçar o posicionamento da instituição como uma universidade pioneira em educação online, combinando tradição, inovação e excelência para impactar carreiras. O vídeo destaca os pilares fundamentais do modelo PUCRS Online: originalidade, conhecimento e a construção de relações duradouras.
Na produção audiovisual, Falabella explora como a educação é uma força capaz de transformar vidas sem que se perca a essência individual. Ele ressalta que aprender significa fazer perguntas e buscar respostas por meio da pesquisa e da ciência. A mensagem central é o compromisso de inspirar o Brasil e o mundo a serem originais, éticos e inovadores.
São 10 cursos de graduação, centenas de certificações, mais de 50 cursos de Especialização e MBA com mais de mil professores do Brasil e do exterior, reconhecidos em suas áreas do conhecimento como Direito, Educação, Filosofia, Gestão e Negócios, Psicologia, Finanças, Marketing, Saúde, Tecnologia e muito mais.
“A oferta de cursos online vem aumentando consideravelmente, principalmente nos últimos 4 anos. Mais cursos, mais ofertas, mas também, mais preocupação com a qualidade. A PUCRS se orgulha pelo pioneirismo e abrangência de seu projeto Online, mas sobretudo pela excelência dos nossos cursos”, comentou Lidiane Lorenzoni, Diretora de Marketing e Comunicação da PUCRS.
A nova campanha está no ar, em todas as mídias online, com destaque especial para um Cutting Edge no UOL, além de todos os canais digitais da PUCRS Online. Assista o filme da campanha pelo link e confira em uma página especial link.