ENTREVISTA COM FABIANO BONETTI
1. Quem é Fabiano Bonetti?
Pai da Luisa. Marido da Patrícia. Padrasto do João. Irmão da Mirela. Cunhado da Milene. Tutor da Nina. Publicitário há 33 anos. Diretor de Comunicação/Marketing e Vice-Presidente da Fundação Projeto Pescar. Criador da Nove_Nove, um hub de comunicação que gera empregos e ideias há 14 anos. Segue a gente: @99_play @fabiano_bonetti
2. Nesses mais de 30 anos de mercado de comunicação atendendo, criando, planejando para marcas e campanhas publicitárias/políticas, evoluímos ou retrocedemos?
A comunicação engatou marcha à ré em alguns pontos cruciais nos últimos 30 anos. O principal deles é essa busca frenética por uma métrica racional, sem lógica e sem emoção: hoje algumas marcas estão mais preocupadas com engajamentos falsos, ilusórios, do que realmente tocar o coração dos consumidores. Esqueceram que a melhor forma de estabelecer uma conexão, entre qualquer ser humano, é através do que sentimos. Em compensação, o nosso ofício ficou mais dinâmico, amplo e divertido. O cardápio de possibilidades no momento de gerar um diagnóstico enriqueceu, multiplicaram-se as ferramentas e possibilidades…
3. Já fomos grandes exportadores de talento e o RS era um mercado respeitado e importante nacionalmente. Você acha que decaímos muito e porquê?
Nessa questão é importante observar não apenas o ponto de vista profissional, mas todo zeitgeist. Os valores da geração Z não são os mesmos das gerações anteriores. Hoje, o young não tem mais as mesmas “ambições” que dominavam o mercado publicitário há anos: ninguém mais acha bonito ficar comendo pizza até a meia noite ou cruzar a madrugada para criar uma campanha de varejo.
A saúde mental começou a ser valorizada e, penso eu, essa já é uma herança positiva desses novos tempos. Portanto, “ir para São Paulo” batalhar seu espaço e brigar à unha por um leão, deixou de ter valor para a maioria. O pessoal hoje prefere trabalhar online com o seu gatinho no colo.
4. Fabiano em família, com os amigos e como COLORADO?
A maior riqueza que conquistei na vida são os meus amigos.
Penso e passo todo tempo que tenho com minha família. Mas – quanto ao Inter minha gente – já doei tempo e trabalho demais para o clube que amo. Nos últimos anos, tornou-se um amor não correspondido. E, sinceramente, não tenho a menor vocação para sofrimento e masoquismo.
Assisto aos jogos que encaixam na agenda, participo de alguns grupos no “Zap”, mas, normalmente acompanho de longe, pelo TikTok, pelo Instagram e por alguns programas de rádio e TV.
NOVA ABAP
“A nova Abap – Associação Brasileira de Agências de Publicidade -“, esse é o tema do evento promovido pela entidade representada pela presidente Marcia Esteves vai realizar um webinar destinado a associados, associações, parceiros estratégicos, diretoria, conselho, regionais e imprensa. O objetivo é trabalhar junto com o ecossistema da publicidade que é tão vasto, explica a executiva.
O evento contará com a participação especial de Marcia Esteves e Alexandre Skowronsky – Presidente Regional da ABAP RS. Será realizado de forma virtual (on-line) no dia 2 de outubro às 10:00, caso você queira participar pode entrar em contato conosco.
C-LEVEL RS
Segunda edição do C-Level RS reúne renomados CEOs em evento com organização do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo Teatro Feevale recebe oito speakers, que lideram grandes grupos empresariais, no dia 24 de setembro, a partir das 13 horas. Ingressos estão à venda na plataforma Blueticket. Superação é um tema recorrente entre os empreendedores. Após a catástrofe climática de maio, a qualidade de superar-se foi mais testada. E na reconstrução dos negócios, buscar inspiração em cases de sucesso impulsiona e anima quem está na batalha pelo crescimento. Para apoiar empresários, líderes, gestores e estudantes a seguir adiante, nada melhor que consumir conteúdo relevante. Por isso, o Grupo Sinos realiza pelo segundo ano consecutivo o C-Level RS, evento com palestras concisas e exclusivas para a ocasião, todas apresentadas por nomes referência na economia do Estado, do País e do mundo.
Desta vez, os convidados vão frisar a resiliência dos negócios em seus depoimentos, já que todos se envolveram ativamente nas cheias e alguns, inclusive, sofreram danos. Os CEOs confirmados são Germano Grings, do Grupo GG10; Aline Eggers, da Fruki Bebidas; Solon Stapassola Stahl, da Sicredi Pioneira, Cristine Grings Nogueira, da Piccadilly Company; Clovis Tramontina, da Tramontina; Claudio Luiz Zaffari, do Grupo Zaffari; Thiago Ribeiro, da South Summit Brasil; e Neco Argenta, do Grupo Argenta. Cada um deles terá 20 minutos para trazer recortes de sua trajetória e também relatar sobre o que fizeram, e estão fazendo, pela retomada da economia do Rio Grande do Sul.
De acordo com Carlos Eduardo Gusmão, diretor comercial do Grupo Sinos, o C-Level RS valoriza os talentosos CEOs gaúchos e mostra o quanto a superação está no DNA desses mega empresários. “O C-Level RS é uma excelente oportunidade para que o empresariado do Vale do Sinos possa aprender com estes cases consagrados, cujos líderes são responsáveis por grandes marcas nacionais e internacionais”, pontua Carlos Eduardo. A proposta do C-Level é valorizar o histórico dessas grandes companhias nas pautas de gestão, sustentabilidade, responsabilidade social, liderança e inovação. “São oito executivos e executivas notáveis que vão compartilhar suas estratégias e inclusive sugerir, por meio de exemplos, saídas e soluções. Será imperdível”, destaca o diretor comercial do Grupo Sinos.
A edição 2024 do C-Level RS tem apresentação da Icatu Seguros e Rio Grande Seguros e Previdência; patrocínio de Doctor Clin, STV Segurança, Sicredi Pioneira, Frattini e Unimed Vale do Sinos; e apoio da Fat Bull, Rech Sistemas de Gestão, Carburgo e DSI Defferrari. A realização é do Grupo Sinos.
Serviço:
O quê: C-Level RS – Conexões, Inspirações e Negócios – 2ª edição
Quando: dia 24 de setembro, terça-feira, a partir das 13h
Onde: Teatro Feevale (Campus II da Universidade Feevale, na RS-239, n o 2.755, em Novo Hamburgo)
Ingressos: R$ 70,00, à venda no site Blueticket. Assinantes dos jornais do Grupo Sinos e alunos, egressos e colaboradores da Feevale têm 20% de desconto
Estacionamento: no Teatro Feevale, por R$ 20,00
Realização: Grupo Sinos
Promoção: NH | VS | DC | ABC 103.3 | ABC +
GRUPO CARREFOUR
O Grupo Carrefour Brasil é um dos principais parceiros do Governo do Estado para a promoção dos Festejos Farroupilha 2024. As marcas Carrefour e Sam’s Club, bandeiras da companhia, patrocinam a retomada do Desfile Temático de 20 de setembro, que fará uma homenagem ao centenário de Jayme Caetano Braun — renomado payador e poeta do Rio Grande do Sul.
Segundo Ana Paula Turco, Gerente de Marca do Carrefour, a companhia não poderia deixar de apoiar o evento mais importante do calendário cultural do Rio Grande do Sul e uma das festas culturais mais tradicionais do país. “É mais do que uma oportunidade de negócios; é um compromisso de valorizar a cultura local, colaborar para o desenvolvimento socioeconômico e promover parcerias genuínas com a comunidade, respeitando e potencializando as características únicas do estado”, conta Ana Turco.
Para Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG), apoiar o evento é apoiar o povo gaúcho. “Por alguns anos, infelizmente não foi possível a realização dessa atividade tão rica que é o Desfile Temático. Graças à vinda de apoiadores e patrocinadores dos Festejos Farroupilha 2024, esse trabalho está sendo retomado. É um apoio fundamental para valorizar nossa cultura e preservar nossas raízes. Temos a convicção que será um momento único em que mostraremos, com orgulho, os hábitos, os costumes e os acontecimentos mais importantes da nossa história — assegurando que a cultura gaúcha continue viva e forte para as próximas gerações”, celebra.
O Grupo Carrefour Brasil também está presente no Acampamento Farroupilha. No Parque Harmonia, apoia o piquete do Grupo RBS, com as marcas Carrefour e Sam’s Club, e o piquete Tio Flor, também com a marca Nacional.
O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de lojas do Grupo Carrefour Brasil e está presente em mais de 40 cidades. A empresa reconhece as necessidades locais e mapeia constantemente soluções que dialoguem diretamente com o estilo de vida e as tradições regionais. “Apoiar e investir no Rio Grande do Sul é reafirmar o compromisso com um Brasil diverso e de grande potencial”, afirma Ana Turco.
Desde maio, o Grupo Carrefour Brasil tem desenvolvido uma série de ações para contribuir com a reconstrução do Rio Grande do Sul após a tragédia que atingiu o Estado. A companhia congelou preços por mais de um mês; fez uma doação de 500 toneladas de alimentos, água e produtos de higiene; cedeu prédios para armazenamento de doações recebidas pelos Correios; criou ações de empregabilidade — que incluem um projeto com o Governo Federal, que
prioriza a contratação de gaúchos que estão no Bolsa Família ou no Cadastro Único (CadÚnico).
Todas as ações estão conectadas ao pilar do Grupo de combate à fome e às desigualdades e contribuem de forma direta ou indireta neste sentido. Por isso, com a maior empresa de varejo do país, a companhia doou alimentos, mas também criou as ações que impulsionaram a geração de emprego e renda.
KANTAR IBOPE MEDIA
A indústria de mídia está mudando em ritmo acelerado, seja por causa do Big Data, seja pela automação, IA generativa ou a próxima grande inovação que ainda não despontou no mercado. Para acompanhar esse movimento, 72% dos executivos globais dizem que estão remodelando significativamente suas empresas, em termos de colaboradores e habilidades, de forma a se adaptar às mudanças.
Os dados da pesquisa “As Competências que Moldarão o Ecossistema de Mídia de Amanhã”, conduzida pela Kantar IBOPE Media, líder em medição de audiência e insights, também apontam que 66% dos entrevistados acham importante recrutar pessoas de fora da indústria de mídia, para obter perspectivas de outros setores relacionados, com 90% dizendo que querem contratar quem desafie o que a organização está fazendo.
Nesse contexto, habilidades de comunicação e narrativa foram vistas como a experiência mais importante para adquirir um talento (83%), seguida por análise e interpretação de dados (85%) e capacidade de explicar técnicas complexas de forma simples (76%).
Por outro lado, 67% dos executivos relatam que é difícil competir com outras empresas para recrutar os melhores funcionários, com 77% dizendo que é complicado reter os próprios talentos.
Embora a maioria das organizações de mídia que respondeu a pesquisa da Kantar IBOPE Media indique que está se saindo relativamente bem em relação às prioridades atuais de talentos, elas preveem uma lacuna significativa em habilidades no tocante da Inteligência Artificial (IA). Quase metade dos entrevistados (49%) dizem que a IA já está tendo impacto em sua organização, com 73% ressaltando que as habilidades de IA serão essenciais para os candidatos.
“A indústria de mídia está mudando em um ritmo acelerado. Seja por causa de big data, automação, inteligência artificial generativa ou a próxima grande inovação – o que funcionou ontem não necessariamente funcionará amanhã”, diz Patrick Béhar, CEO Global da Kantar Media. “Agora, mais do que nunca, contratar e reter talentos que possam se adaptar e conduzir mudanças, desafiar o status quo e trazer novas perspectivas sobre o futuro da mídia e da medição, determinará quem ganha e quem fica para trás. Na Kantar Media, estamos investindo em nossos talentos e aproveitando a oportunidade para inovar e evoluir nosso negócio principal. Estamos entusiasmados em compartilhar essas descobertas hoje para apoiar nossos colegas de mídia na compreensão da lacuna de talentos e habilidades e iniciar uma conversa sobre as ideias concretas que eles podem implementar hoje.
A pesquisa “As Competências que Moldarão o Ecossistema de Mídia de Amanhã” entrevistou executivos diretamente envolvidos com dados, pesquisas e insights. A Kantar IBOPE Media aplicou as avaliações entre abril e maio deste ano.
Para acessar um resumo dos resultados ou solicitar a análise completa, clique aqui.
W3HAUS
A Tramontina apresenta a promoção “Efeito Tramontina” que distribuirá R$1 milhão em prêmios em todo o Brasil. A cada R$50 acumulados em compras, o consumidor já pode concorrer a prêmios, basta fazer o cadastro no site oficial e enviar a foto do cupom fiscal.
A estratégia de mídia teve lançamento no Fantástico, conta com ações de Tik Tok e merchandising na Rede Globo e SBT. A criação da campanha é da W3Haus e a produção do filme é da Zepp com direção de Fernanda Rotta, arte de Bernardo Zortea, fotografia de Juliano Dutra e o áudio é da Clamp Music.
Link do Filme: https://vimeo.com/1006342432
Ficha Técnica W3Haus:
Cliente: Tramontina
Criação e Conteúdo: Daniele Almeida (ECD), Clarissa Barreto (Diretora de Criação), Diego Luz e Gabriela Duarte (Heads de Criação), Luiz Vencato (Diretor de Arte), Amanda Gomes (Redatora), Daniel Fraga (Arte finalista)
Diretora de Atendimento: Michele Adolfo
Atendimento: Andrea Cambruzzi e Mayara Garcez
Planejamento: Enéias Brum
Diretora de Mídia: Patrícia Angeletti
Mídia: Felipe Miranda
Diretora de produção: Kika Tancredo
Produção: Josiane Toniolo
Operação: Malu Chagas, Carolina Rodrigues e Thais Ferreira
Aprovação cliente: Rosane Fantinelli
Ficha Técnica Zepp Filmes
Diretora de cena: Fernanda Rotta
Assistente de Direção: Roberta Raiter
Diretor de Fotografia: Juliano Dutra
Produção Executiva: Gringo Nunes e Ricardo Baptista da Silva
Diretor de Produção: Arnoni Lenz Hostyn
Assistente de Direção de Produção: Edgar Nunes
Diretor de Arte: Bernardo Zortea
Produção de Objetos: Cláudia Pires Rita
Produção de elenco: Fabi Freitas
Produção de Figurino: Daiane Senger
Maquiagem: Val Oliveira
Finalização e color grading: Safari Post
Montagem: Kadu Mirapalhete
Atendimento: Nádia Yacoub
Comunicação: Miltinho Talaveira
Ficha Técnica Clamp Music
Atendimento: Claudia Lampert
Coordenação: Luíza Pettini
Produção e criação: Tiago Abrahão
C2 CONTENT
A C2 Content promoveu um evento que reuniu produtores de algumas das principais agências de publicidade do Rio Grande do Sul. O Happy dos Produtores ocorreu na sede da C2, em Novo Hamburgo, na noite desta quinta-feira (12/9), e contou com a presença de mais de 20 profissionais do setor.
A iniciativa foi promovida pela diretora de operações da C2, Luana Bier Hans, que ressaltou a importância de aproximar os profissionais da produção publicitária. “Já nos reunimos para confraternizar outras vezes e temos um grupo bem ativo onde trocamos experiências e insights diariamente. Pensei que neste ano seria bacana promover esse encontro aqui na produtora em comemoração à minha chegada. E aproveitando para todos conhecerem o espaço, que é maravilhoso. Estou muito feliz que todos toparam. Foi uma noite muito linda e cheinha de trocas”, comentou Luana.
O encontro proporcionou uma experiência de networking, acompanhada de hambúrguer artesanal e chope. Além da oportunidade de conhecer de perto as instalações da C2, que conta com um estúdio com estrutura completa para produções de conteúdo.
“Esse tipo de evento é fundamental para aproximar os produtores do que fazemos na C2 e, ao mesmo tempo, reforçar o networking em um ambiente descontraído. É sempre bom ver essa troca de experiências”, afirmou Cássio Caberlon, fundador, diretor criativo e fotógrafo da C2. Um dos destaques da noite foi justamente a oportunidade que os participantes tiveram para atualizar suas fotos profissionais através das lentes do Cássio.
A C2 Content é uma produtora especializada em soluções visuais completas para campanhas publicitárias e projetos de marcas. A empresa tem em seu portfólio clientes como BarraShoppingSul, Carrano, Golden Lake, Unicred, Via Marte, Rissul, Vicenza, Ipanema, NürnbergMesse e Abicalçados.
GRUPO DAIKÔ
Com a ideia de seguir inovando e surpreendendo seus clientes, o Grupo Daikô buscou no Japão inspirações e peculiaridades para produzir uma nova carta de drinks. As bebidas, que trazem os componentes perfeitos para harmonizar com os pratos clássicos da cozinha japonesa, já podem ser apreciadas nos restaurantes Daikô Higienópolis e Daikô Assunção, este último, inaugurado no início de agosto.
A carta apresenta dez coquetéis desenvolvidos exclusivamente para os restaurantes Daikô e trazem elementos da gastronomia japonesa entre os ingredientes. Entre eles estão o Yugen, composto pelo xarope de Ponzu e molho à base de limão, e seu nome significa “misterioso”; O Mono no aware possui soda de Yuzu, uma fruta cítrica, e seu nome é oriundo de uma expressão emocional do japonês em relação ao meio ambiente. Baseado na convicção da necessidade de se co-existir com a natureza, pois dela nascemos e para ela retornaremos; Já o Komorebi é produzido com sake dourado, com aroma fresco e frutado, e seu nome traduz o exato momento que raios de sol passam pelas folhas das árvores, capturando a beleza e serenidade desta luz natural. O Torii é produzido com Umeshu, licor de ameixa, e é o nome de um portão sagrado e símbolo de respeito religioso. Por último, o drink Omikuji conta com a Umeboshi, cereja japonesa, e seu nome refere-se ao “papel da fortuna” ou “papel da sorte”, muito apreciado pelos japoneses e turistas. Tradicionalmente, os dizeres escritos no papel são tratados como um conselho (ou um aviso) dos próprios deuses.
O Daikô Sushi está aberto todos os dias da semana, sempre à noite, na rua Marquês do Pombal, 1846, no bairro Higienópolis, e na rua Chavantes, 672, no bairro Assunção. Mais informações sobre horário de funcionamento e telefone para contato podem ser obtidas no site https://daikosushi.com.br.
MARATONA DE PORTO ALEGRE
A Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 entra na reta final do período de inscrições. O maior evento de atletismo do Rio Grande do Sul e entre as maiores corridas de rua do Brasil será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. A expectativa é que 20 mil atletas participem do evento esportivo, entre as provas de 42,195 km, 21,097 km, 10 km e 5 km, além da Maratoninha, a corrida para crianças de 3 a 14 anos.
Até o momento, a praticamente um mês para a realização do evento, mais de 90% do total de vagas foram preenchidas. A corrida para crianças já está com as vagas esgotadas, enquanto as corridas de 5 km e 10 km têm opção de inscrição com camiseta de outras modalidades, devido a grande procura dos atletas. As últimas vagas podem ser obtidas a partir do site oficial do evento: www.maratonadeportoalegre.com.br.
A meia maratona, com seus 21,097 km, e as corridas rústicas, de 5 km e de 10 km, além da corrida infantil, serão realizadas no dia 28 de setembro. A maratona, com seus 42,195 km, será no dia 29 de setembro.
A icônica Maratona Internacional de Porto Alegre é tradicionalmente realizada no mês de junho. No entanto, os reflexos causados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, em maio, obrigaram a organização ao adiamento neste ano. Ainda assim, a projeção se mantém no total de 20 mil atletas nos dias 28 e 29 de setembro. Dessa forma, o evento terá a maior edição da história.
“A resposta dos atletas, desde o adiamento, tem sido muito positiva. Nesta reta final de inscrições a procura tem sido elevada. E estamos muito próximos de chegar aos 20 mil atletas, limite técnico para a realização do evento. Além disso, iremos entregar uma experiência tão boa quanto, possivelmente até melhor, ao que havíamos projetado para a data original. Será uma grande festa das corridas e um marco na reconstrução do Rio Grande do Sul”, afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), organizador do evento.
Uma das novidades para a edição deste ano está no percurso da maratona. Um dos pontos simbólicos da capital gaúcha, que foi duramente atingido pelas enchentes, estará no trajeto de 42,195 km pela capital gaúcha. Os corredores vão passar pelo interior do Mercado Público, já na parte final da prova. Esta não é a única demonstração em prol da recuperação do Rio Grande do Sul. Após o adiamento, a organização reabriu as inscrições solidárias. Desde então, parte do valor de cada inscrição será destinado para a reconstrução do estado.
Programação oficial
A Feira da Maratona integra a programação oficial da Maratona Internacional de Porto Alegre 2024. A feira começa três dias antes das primeiras provas de corrida. Um espaço temático estará aberto no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Será também o local de retirada de kits pelos atletas inscritos, e ainda recebe uma série de ativações e contará com atrativos para corredores, amigos da corrida e famílias.
Em sua 39ª edição, a Maratona Internacional de Porto Alegre tem a Olympikus como marca esportiva oficial, conta com a Unimed como marca de saúde, tem o patrocínio de GO3, DaColônia, Rede Master Hotéis, Herbíssimo, KTO, Foco Radical e Droga Raia, e apoio de BarraShoppingSul, Prefeitura de Porto Alegre e Strava. A realização e organização do evento é do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA).